Emigração

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Emigração

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Pessoal,

Se tiver alguem ai que tecla de longe e ja passou pelo processo todo, se tiver alguem que pensa em fazer o mesmo e esteja bem-informado,
gostaria de ouvir suas opiniões.
Já faz um tempo que to planejando deixar o brasil, mas não é nada fácil.
Pois quero entrar pela porta da frente, legalmente, com emprego na minha área (TI), pois já não sou tão jovem e tenho que sustentar esposa e 2 filhos.
Considerem que nunca sai do país, nem para uma disneylandia, nem para o Paraguai encher sacolas de muamba, nem pra lugar nenhum.

Comecei a aprimorar o ingles fazendo conversação e melhorei um pouco avançando pro nivel B2/C1. Estou quase no avançado.
Mas tive que dar um tempo nas aulas por causa da alta do dolar.
E tem o covid que ferrou bonito com todo mundo. Acho que esse é um ano perdido.

Meu nivel técnico em geral é bom, sou considerado senior onde trabalho. Tenho um CV cheio de cursos e certificações.
Estou na TI, desenvolvedor Java.
No entanto, ainda preciso melhorar em muita coisa, pois perdi 2 vagas por motivos técnicos e tive que
ouvir de um entrevistador que não era senior e sim pleno... nada bom, isto.
To tentando correr atrás estudando umas coisas por conta própria para tentar sanar algumas deficiências, mas quem esta na TI
sabe que nossa área é dose, com modinhas que vem e vão (e as vezes ficam) e um montante de conhecimento acumulado maior
que a conta bancária do Jeff Bezos. Não é nada fácil escolher o que estudar!

Estou visando algum país europeu ou o Canadá. Australia e NZ tambem seriam opções, já que falam inglês.
Talvez devesse considerar algum país na America Latina e ampliar o leque de opções.
Por ser neto de italianos eu conseguiria tirar cidadania, mas o processo é longo e não tenho muita
vontade de ir pra Itália, que não recebe bem estrangeiros (não ser que venham de algum país do 1o mundo).
Sem chance de ir para os EUA, ao menos enquanto o Trump estiver lá.

O que fariam se estivessem na minha pele?

P.S. Uma pequena contribuição para quem tem os mesmos interesses:
https://nomadlist.com/places-for-expats

Re: Emigração

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

É bom ter passaporte europeu, mesmo que seja apenas uma carta na manga. Além disso, seus filhos talvez possam ser contemplados no futuro com o mesmo direito de obter cidadania e usufruir de oportunidades que poderão ser interessantes para eles. Então, não pense duas vezes, entre logo com o pedido e depois você decide o que fazer como italiano/europeu, mesmo que isso demore uma eternidade.

Em relação à sua dúvida, deixe a chaleira esfriar. Não faça análises baseadas num mundo que está acabando. Tudo vai mudar de uma forma ou de outra após a pandemia. Acho que vai ficar cada vez mais difícil a emigração para alguns países. Outros, porém podem se revelar mais receptivos, principalmente à mão de obra mais especializada. Não acho que é o momento para pensar em "oportunidades" que não existem mais, mas de ir acompanhando atentamente as tendências do que pode vir por aí.

Tente relaxar um pouco essa ansiedade, é hora de uma perspectiva estóica. :D

Re: Emigração

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Dom, 26 Abril 2020 - 09:53 am
Estou visando algum país europeu ou o Canadá. Australia e NZ tambem seriam opções, já que falam inglês.
Talvez devesse considerar algum país na America Latina e ampliar o leque de opções.
Por ser neto de italianos eu conseguiria tirar cidadania, mas o processo é longo e não tenho muita
vontade de ir pra Itália, que não recebe bem estrangeiros (não ser que venham de algum país do 1o mundo).
Sem chance de ir para os EUA, ao menos enquanto o Trump estiver lá.

O que fariam se estivessem na minha pele?
Tente Portugal. Sei de programadores que foram para lá e ficaram, só que já foram com emprego garantido. Sem nada em vista, pode complicar em qualquer lugar do mundo.

Re: Emigração

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Boas idéias, Giga
E nada como o estoicismo para trazer alguma tranquilidade a uma mente ansiosa.

Fernado,
Rebebi uma oferta de lá e declinei por conta do valor. Lisboa é uma excelente cidade pra morar. Ouço falar muito bem de lá.
Os valores são mais baixos, porem o custo de vida é menor. No entanto, vi em outras fontes que os custos não são bem assim tão baixos.
Se receber outra oferta, não vou descartar de pronto.

Inclusive, Portugal tem um outro apelo: acho que seria menos traumático para minha esposa, que só sabe o Português.

Re: Emigração

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Sei que Canadá tem alta demanda por profissionais de TI.

Para azeitar o ingles, recomendo escutar algumas horas por dia de algum podcast nesta língua. Pode voltar 100 vezes o mesmo trecho para tentar entender o que o que o cara falou, mas uma hora vai ganhar fluidez, ainda mais quando aprender um número x de expressões novas.

Isso resolve a habilidade de escutar o idioma, mas não necessariamente de falar ou escrever, mas já é um começo.
Responder