Depoimento de um dos reféns que foi libertado do inferno criado pelos terroristas do Hamas.
O discurso completo de Eli Sharabi ao Conselho de Segurança da ONU:
Meu nome é Eli Sharabi. Tenho 53 anos. Voltei do Inferno. Voltei para contar minha história.
Eu morava no Kibutz Be'eri com minha esposa britânica, Lianne, e minhas filhas, Noiya e Yahel.
Era uma comunidade linda.
Éramos todos apaixonados por criar a melhor vida para nossos filhos e para nossos vizinhos. Aos 16 anos, deixei Tel Aviv para Be'eri, buscando um lar tranquilo longe da cidade de concreto. Encontrei uma comunidade amorosa e sabia que criaria minha família lá.
Muitos perguntaram por que morávamos perto de Gaza – mas para mim, Be'eri era o paraíso. Lianne veio de Bristol, Reino Unido, como voluntária. Ela deveria ficar alguns meses, mas me conheceu e nos apaixonamos. Fomos casados por 23 anos e tivemos duas filhas maravilhosas e um cachorro, Mokka.
Em 7 de outubro, meu Céu se transformou em Inferno.
As sirenes soaram, os terroristas do Hamas invadiram e eu fui arrancado da minha família para nunca mais vê-los.
Por 491 dias, fui mantido principalmente no subsolo em túneis de terror do Hamas, acorrentado, faminto, espancado e humilhado. Fui mantido cativo na escuridão – isolado do mundo – por terroristas do Hamas. Eles tinham prazer em nosso sofrimento. Sobrevivi com restos de comida, sem atenção médica e sem misericórdia.
Quando fui liberado, eu pesava apenas 44 quilos. Eu tinha perdido mais de 30 quilos, quase metade do meu peso corporal. Por 491 dias, eu me agarrei à esperança. Eu imaginei a vida que nós reconstruiríamos.
Sonhei em ver minha família novamente. Somente quando voltei para casa, descobri a verdade. Minha esposa e minhas filhas foram massacradas por terroristas do Hamas em 7 de outubro.
Estou aqui hoje, menos de seis semanas após minha libertação, para falar por aqueles que ainda estão presos naquele pesadelo. Por meu irmão, Yossi, assassinado em cativeiro do Hamas, seu corpo ainda mantido refém.
Por Alon Ohel, ainda 50 metros abaixo da terra. Jurei a ele que contaria sua história. Por Hersh, Ori, Eden, Carmel, Almog e Alexander, assassinados a sangue frio por seus captores. Por cada refém ainda nas mãos do Hamas. Estou aqui para contar toda a verdade.
Na manhã de 7 de outubro, às 6h29, os alertas vermelhos começaram a chegar no telefone de Lianne. Eu disse a ela para não se preocupar. "Isso vai acabar logo", eu disse. Minutos depois, ouvimos que terroristas estavam se infiltrando em nossa comunidade. Eles estavam dentro do kibutz.
Novamente, eu a tranquilizei. “O exército virá, eles sempre vêm.” Ouvimos tiros, gritos, explosões. E então, ouvimos os terroristas na nossa porta. Não tínhamos armas, nenhuma maneira de revidar.
Lianne e eu tomamos uma decisão: não resistiríamos.
Esperávamos poder salvar nossas filhas. A porta se abriu. Nosso cachorro latiu. Os terroristas abriram fogo.
Lianne e eu nos jogamos sobre nossas filhas, gritando para os terroristas pararem. De repente, dez terroristas estavam dentro da minha casa. Eles pegaram nossos telefones.
Dois deles me agarraram. Levaram minha esposa e minhas filhas para a cozinha. Eu não conseguia mais vê-las. Eu não sabia o que estava acontecendo com elas. Eu gritava seus nomes, e elas gritavam o meu. Eu disse a Lianne para não ter medo.
Mas esse era um medo que estava além de tudo que eu já havia sentido.
Então eu soube que elas estavam sendo levadas. Enquanto me arrastavam para fora, gritei para minhas meninas: “Eu voltarei.”
Eu tinha que acreditar nisso. Mas essa foi a última vez que as vi. Eu não sabia que deveria ter dito adeus, para sempre.
Lá fora parecia uma zona de guerra. Minha casa pacífica – meu pedaço do Céu – tinha sumido. Vi mais de cem terroristas se filmando celebrando, rindo, festejando em nossos jardins enquanto massacravam meus amigos e vizinhos.
Eles me arrastaram até a fronteira, me espancando o caminho todo. Meu rosto estava inchado, minhas costelas machucadas. Quando chegamos em Gaza, uma multidão de civis tentou me linchar. Eles me tiraram do carro, mas os terroristas me levaram às pressas para uma mesquita. Eu era o troféu deles. Pensei em Lianne, Noiya e Yahel. Elas ainda estavam vivas?
Nos primeiros 52 dias, fiquei preso em um apartamento. Fui amarrado com cordas. Meus braços e pernas estavam tão apertados que as cordas rasgavam minha carne. Quase não me deram comida, nem água, e não conseguia dormir. A dor era insuportável. Às vezes, eu simplesmente desmaiava de dor, apenas para acordar com essa dor repetidamente.
Então, em 27 de novembro de 2023, o Hamas me levou para um túnel. Cinquenta metros abaixo da terra. Novamente, as correntes estavam tão apertadas que rasgaram minha pele. Eles nunca as tiraram. Nem por um único momento. Essas correntes me rasgaram até o dia em que fui solto. Cada passo que eu dava não passava de dez centímetros. Cada caminhada até o banheiro levava uma eternidade. Não consigo começar a descrever a agonia. Foi um inferno.
Eu era alimentado com um pedaço de pão pita por dia. Talvez um gole de chá.
A fome consumia tudo. Eles me espancavam. Eles quebravam minhas costelas. Eu não me importava. Eu só queria um pedaço de pão. Nunca havia comida suficiente. Às vezes, se implorássemos o suficiente, recebíamos algo extra.
Tínhamos que escolher: um pedaço extra de pita ou uma xícara de chá. Às vezes, eles nos jogavam tâmaras secas, e parecia o melhor presente do mundo.
Tínhamos que implorar por comida, implorar para usar o banheiro.
Implorar era a nossa existência. Nós criávamos estratégias em cada refeição. Um dia, eu me cortei com uma navalha, só para fazê-los acreditar que eu estava ferido. Eu desmaiei no meu caminho para o banheiro para que eles pensassem que eu estava muito fraco e os encorajassem a nos dar mais comida. Funcionou. Eles nos deram mais comida. Nós sobrevivemos dessas pequenas vitórias.
Você sabe o que significa abrir uma geladeira?
É tudo. Ser capaz de alcançar e pegar um pedaço de fruta, um ovo, um pedaço de pão. Eu sonhava com esse ato simples todos os dias.
Durante meses, vivemos assim. Parei de contar os dias. Vivendo como refém, você não sabe como o dia vai começar, nem como vai terminar. Se você vai viver ou morrer. A qualquer momento, eles podem te bater. A qualquer momento, eles podem te matar. Você acorda todos os dias e não sabe quando vai poder comer. Pode ser meio-dia, 17h, 23h. Essa seria a única refeição que teríamos.
Você espera e reza para que não haja surpresas com os captores. Você pensa em quão desesperadamente você quer tomar banho. Nós só tomamos um banho por mês, com meio balde de água fria. Pasta de dente? Papel higiênico? Esqueça.
O terror psicológico era constante. Todos os dias, eles nos diziam: 'O mundo abandonou vocês. Ninguém está vindo.'
Na época em que conheci Alon Ohel, que agora tem 24 anos, já tínhamos suportado um cativeiro terrível. Dependíamos um do outro para sobreviver.
Alon é um pianista muito talentoso e eu me lembro de como ele fingia tocar piano em seu corpo para se manter são. Um dia, um terrorista descontou sua raiva em mim. Ele invadiu e me espancou tanto que quebrou minhas costelas.
Não consegui respirar direito por um mês. Alon tentou me proteger com seu próprio corpo. Você não conseguia acreditar na sorte que tive quando Alon me disse que tinha guardado um comprimido de analgésico. Ele me deu para passar a noite. Alon ainda tem estilhaços no olho direito desde o dia em que foi sequestrado. Ele nunca recebeu atendimento médico. Ele nunca viu a Cruz Vermelha. Até hoje, ele é cego daquele olho. Quando fui solto, ele se agarrou a mim, com medo de ser deixado para trás. Ele me disse que estava feliz por mim. Eu prometi a ele que era apenas uma questão de dias até que ele também voltasse para casa. Eu estava errado.
Pouco antes da minha libertação, o Hamas teve o prazer de me mostrar uma foto do meu irmão, Yossi. Eles me disseram que ele estava morto. Foi como se tivessem jogado um martelo enorme em mim. Eu me recusei a acreditar. Meu irmão Yossi era todo coração. Aqueles que estavam com ele em cativeiro me disseram que ele dava sua comida para os outros.
Em 8 de fevereiro de 2025, fui libertado. Eu pesava 44 quilos. Isso é menos do que o peso corporal da minha filha mais nova, Yahel, que sua memória seja uma bênção. Eu era uma casca do meu antigo eu. Ainda sou. Eu não conseguia acreditar em como eu parecia.
Fiquei naquela cerimônia doentia do Hamas, cercado por terroristas e uma multidão de civis supostamente não envolvidos, esperando que minha esposa e minhas filhas estivessem me esperando. Na entrega, conheci uma representante da Cruz Vermelha. Ela me disse: "Não se preocupe, você está seguro agora." Seguro? Como eu poderia me sentir seguro cercado por monstros terroristas? Onde a Cruz Vermelha esteve nos últimos 491 dias?
Então cheguei em casa. Eles me disseram que minha mãe e minha irmã estavam me esperando. Eu disse: "Tragam minha esposa e minhas filhas." E foi então que eu soube. Elas tinham ido embora. Elas tinham sido assassinadas. Estou aqui hoje porque sobrevivi e prevaleci. Mas isso não é o suficiente. Não quando Alon Ohel ainda está lá. Não quando 59 reféns ainda estão lá.
Agora mesmo, Alon está preso no subterrâneo, sozinho, cercado por terroristas que o atormentam. Ele não sabe se verá sua mãe, seu pai, sua amada família inteira novamente.
Não o deixarei para trás.
Não deixarei ninguém para trás.
O tempo deles está quase acabando.
Estou aqui diante de vocês agora para dar meu testemunho.
E perguntar: onde estavam as Nações Unidas?
Onde estava a Cruz Vermelha?
Onde estava o mundo?
Eu sei que você discute a situação humanitária em Gaza com muita frequência. Mas deixe-me dizer, como testemunha ocular – eu vi o que aconteceu com aquela ajuda. O Hamas ROUBOU.
Eu vi terroristas do Hamas carregando caixas com os emblemas da ONU e da UNRWA para dentro do túnel. Dezenas e dezenas de caixas, pagas pelos seus governos, alimentando terroristas que me torturaram e assassinaram minha família.
Eles faziam muitas refeições por dia com a ajuda da ONU que nos era oferecida, e nós nunca recebíamos nada.
Quando falar de ajuda humanitária, lembre-se disto:
O Hamas come como reis enquanto reféns morrem de fome. O Hamas rouba de civis. O Hamas bloqueia a ajuda de chegar àqueles que realmente precisam.
491 (quatrocentos e noventa e um) dias. Foi quanto tempo passei fome, quanto tempo fiquei acorrentado, quanto tempo implorei por minha humanidade. E em todo esse tempo, ninguém veio. E ninguém em Gaza me ajudou.
Ninguém. Os civis em Gaza nos viram sofrendo. Eles aplaudiram nossos sequestradores. Eles estavam definitivamente envolvidos. Fui libertado há menos de seis semanas. Conheci o presidente Trump na Casa Branca e agradeci por garantir minha libertação e a de muitos outros. Agradeço seus esforços para libertar aqueles que ainda são mantidos reféns pelo Hamas.
Eu disse a ele: TRAGA TODOS PARA CASA.
Eu me encontrei com o Primeiro Ministro Starmer no número 10 da Downing Street. Eu disse a ele: TRAGA TODOS PARA CASA.
Agora, estou aqui diante de vocês nas Nações Unidas para dizer: TRAGAM TODOS PARA CASA.
Chega de desculpas.
Chega de atrasos.
Se você defende a humanidade, prove isso.
Traga-os para casa.
Meu nome é Eli Sharabi.
Não sou um diplomata. Sou um sobrevivente.
TRAGA TODOS PARA CASA. AGORA.
Obrigado.