Como incentivar o Pensamento Científico?
- Adam Weishaupt
- Mensagens: 33
- Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
- Localização: Santa Maria (RS)
Não digo no sentido de mais projetos de pesquisa universitários, ou algo fechado assim.
Digo num sentido de popularizar o pensamento crítico, para o vulgo mesmo, estimulá-lo.
Como fazer com que isso alcance mais pessoas, tendo em vista que o obscurantismo,
o fanatismo, a ignorância, a superstição, o negacionismo, se alastram como incêndio?
Digo num sentido de popularizar o pensamento crítico, para o vulgo mesmo, estimulá-lo.
Como fazer com que isso alcance mais pessoas, tendo em vista que o obscurantismo,
o fanatismo, a ignorância, a superstição, o negacionismo, se alastram como incêndio?
∴
"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."
(dem Illuminaten-Orden, 1776)
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- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."
(dem Illuminaten-Orden, 1776)
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- Mensagens: 806
- Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm
O "pensamento científico" ocorre sob demanda adaptativa, e quando há outros meios adaptativos ele sempre é protelado. A coisa é que nem a cruz da qual o Diabo foge, se tiver opção, tamanha é a improbabilidade que ocorra sem uma conjuntura que o demande, por que é a tal da "porta estreita" da passagem bíblica.Adam Weishaupt escreveu: ↑Ter, 19 Abril 2022 - 00:39 amNão digo no sentido de mais projetos de pesquisa universitários, ou algo fechado assim.
Digo num sentido de popularizar o pensamento crítico, para o vulgo mesmo, estimulá-lo.
Como fazer com que isso alcance mais pessoas, tendo em vista que o obscurantismo,
o fanatismo, a ignorância, a superstição, o negacionismo, se alastram como incêndio?
- Adam Weishaupt
- Mensagens: 33
- Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
- Localização: Santa Maria (RS)
Como assim sob demanda adaptativa?O organoléptico escreveu: ↑Ter, 19 Abril 2022 - 00:54 amO "pensamento científico" ocorre sob demanda adaptativa, e quando há outros meios adaptativos ele sempre é protelado. A coisa é que nem a cruz da qual o Diabo foge, se tiver opção, tamanha é a improbabilidade que ocorra sem uma conjuntura que o demande, por que é a tal da "porta estreita" da passagem bíblica.Adam Weishaupt escreveu: ↑Ter, 19 Abril 2022 - 00:39 amNão digo no sentido de mais projetos de pesquisa universitários, ou algo fechado assim.
Digo num sentido de popularizar o pensamento crítico, para o vulgo mesmo, estimulá-lo.
Como fazer com que isso alcance mais pessoas, tendo em vista que o obscurantismo,
o fanatismo, a ignorância, a superstição, o negacionismo, se alastram como incêndio?
Você diz quando a necessidade obriga?
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"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
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(dem Illuminaten-Orden, 1776)
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- Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm
Basicamente é isso.Adam Weishaupt escreveu: ↑Ter, 19 Abril 2022 - 15:08 pmComo assim sob demanda adaptativa?O organoléptico escreveu: ↑Ter, 19 Abril 2022 - 00:54 amO "pensamento científico" ocorre sob demanda adaptativa, e quando há outros meios adaptativos ele sempre é protelado. A coisa é que nem a cruz da qual o Diabo foge, se tiver opção, tamanha é a improbabilidade que ocorra sem uma conjuntura que o demande, por que é a tal da "porta estreita" da passagem bíblica.Adam Weishaupt escreveu: ↑Ter, 19 Abril 2022 - 00:39 amNão digo no sentido de mais projetos de pesquisa universitários, ou algo fechado assim.
Digo num sentido de popularizar o pensamento crítico, para o vulgo mesmo, estimulá-lo.
Como fazer com que isso alcance mais pessoas, tendo em vista que o obscurantismo,
o fanatismo, a ignorância, a superstição, o negacionismo, se alastram como incêndio?
Você diz quando a necessidade obriga?
Quando estava no Ensino Médio tive uma breve introdução a questão de argumentação e falácias, algo que achei deveras interessante, mas foi uma empolgação não compartilhada pelos demais.
Não sei como está agora, com as mudanças no currículo, mas foi algo que realmente foi proveitoso.
Essas noções de pensamento/criticidade é algo que para ser dado importância, por vezes depende mais de quem está aprendendo do que de quem está ensinando.
Material existe e é de fácil acesso, fora os muitos livros, alguns mais conhecidos como os de Sagan ou Dawkins contribuem nessa área.
https://pt.wikibooks.org/wiki/L%C3%B3gica
Quando tinha mais tempo livre costumava assistir alguns canais no Youtube, mas que também hoje em dia não estão mais tão ativos.
Por fim, apesar de ser algo bom e necessário, o ato de pensar criticamente é dispensável para alguns e é difícil mudar convicções.
Não sei como está agora, com as mudanças no currículo, mas foi algo que realmente foi proveitoso.
Essas noções de pensamento/criticidade é algo que para ser dado importância, por vezes depende mais de quem está aprendendo do que de quem está ensinando.
Material existe e é de fácil acesso, fora os muitos livros, alguns mais conhecidos como os de Sagan ou Dawkins contribuem nessa área.
https://pt.wikibooks.org/wiki/L%C3%B3gica
Quando tinha mais tempo livre costumava assistir alguns canais no Youtube, mas que também hoje em dia não estão mais tão ativos.
Por fim, apesar de ser algo bom e necessário, o ato de pensar criticamente é dispensável para alguns e é difícil mudar convicções.