Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tópico para debate sobre a possibilidade de uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem.


A Microsoft considera ir eliminando as licenças físicas para uso das futuras versões do Windows.
O motivo seria forçar a prática de assinatura para uso de seus Sistema Operacional mais famoso.
Assim, os usuários não precisariam mais investir tanto em hardware, pois bastaria um dispositivo mais modesto que lhe permitisse acessar a sua Nuvem pessoal, onde poderia trabalhar como antes, quando usava tudo localmente.

Audiência da FTC confirma que Microsoft quer levar Windows para a nuvem

Vazamentos e mudança em seus serviços indicavam que a Microsoft tem planos de transformar o Windows em um sistema operacional baseado na nuvem

Por Felipe Freitas
27/06/2023 às 11:43

Durante a audiência sobre a fusão entre Activision e Microsoft, foi revelado um documento confirmando os planos da empresa de Bill Gates para transformar o Windows em um sistema operacional baseado na nuvem. A informação veio de uma apresentação confidencial da Big Tech, que acabou vazada nas últimas horas.

Queda na venda de PCs fez Microsoft lucrar menos com Windows 10 e 11.

Todavia, não há muita surpresa em relação aos planos da empresa. Há um bom tempo a Microsoft está desenvolvendo serviços baseado na nuvem e dependentes de conexão com internet. Por exemplo, a companhia de Redmond possui um Windows 365, cloud PC para empresa e anunciou vagas de empregos para o desenvolvimento da versão desse serviço para consumidores.


Windows 11 na nuvem será diferente de cloud PC Windows 365

Enquanto o Windows 365 é um cloud PC para empresas, permitindo que funcionários acessem um computador através de Mac, Linux ou outro dispositivo Windows, a ideia do Windows 11 na nuvem é baratear o acesso ao sistema operacional.

Com uma versão baseada em cloud computing, os usuários e as fabricantes de notebooks e desktops economizarão na licença, já que é provável que o Windows 365 para consumidores seja um serviço de assinatura — não comprado uma única vez.

Outro fator que reforça essa ideia é a mudança de marca do pacote Office para Microsoft 365, refletindo o seu foco em serviços de assinatura e encerramento das vendas de licenças físicas. Você até pode encontrar o pacote em versões físicas ou compra única, mas a Microsoft está empurrando a versão por assinatura quando você acessa o site do Windows 365.

“Por tabela”, o Windows 11 na nuvem também barateará os dispositivos. Por ser executado na nuvem, os laptops e PCs de mesa não necessitarão de hardwares potentes — e nem do TPM 2.0. As fabricantes de computadores poderão lançar produtos com hardwares básicos, entregando o desempenho “mínimo” para rodar o launcher do Windows — e claro, um bom Wi-Fi.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:02 am
Tópico para debate sobre a possibilidade de uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem.


A Microsoft considera ir eliminando as licenças físicas para uso das futuras versões do Windows.
O motivo seria forçar a prática de assinatura para uso de seus Sistema Operacional mais famoso.
Assim, os usuários não precisariam mais investir tanto em hardware, pois bastaria um dispositivo mais modesto que lhe permitisse acessar a sua Nuvem pessoal, onde poderia trabalhar como antes, quando usava tudo localmente.
E tudo o que ele fizer ficará visível para a MS.
De certa forma, já é assim. O Windows 10 espiona tudo o que fazemos e os arquivos pessoais ficam guardados na nuvem (OneDrive), embora pareçam estar no seu PC.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:13 am
E tudo o que ele fizer ficará visível para a MS.
De certa forma, já é assim. O Windows 10 espiona tudo o que fazemos e os arquivos pessoais ficam guardados na nuvem (OneDrive), embora pareçam estar no seu PC.

Eu sei que um dia terei que abrir mão dele, mas esse dia ainda não chegou.
Estou falando do Windows 7.

Ainda sou um feliz usuário do Windows 7.
Faço tudo o que faço, que não é pouca coisa, e mais um pouco, usando o "jurássico" Windows 7.
Muitas coisas nunca mudam. E essa sofreguidão de atualizar, atualizar e atualizar muitas vezes leva a pioras e degradações de performance.
Nunca gostei.

Ah, o programa tal tem atualização?
Estou fora.
Ele já faz tudo o que quero sem atualização.

Não foram poucas vezes em que atualizei para me arrepender e voltar à versão anterior.

Eu sei que pode não ser seguro em alguns aspectos, mas eu já conheço um bocado do sistema para não pisar em casca de banana.
E ainda mais essa de espionagem...
Quero não.

O danado é quando forçam a atualizar.
Recentemente, o WhatsApp Desktop deu um prazo para todo mundo atualizar para Windows 10 ou superior, sob pena de seu executável não funcionar mais no Windows 7. Tinha até contagem regressiva, avisando quando ia acabar a festa.

Imagem

Só que existe livre mercado. E algum iluminado criou o Altus, um cliente WhatsApp para qualquer sistema.
E a ameaça e a coação deixaram de existir.

Foi até bom isso tudo ter acontecido, porque descobri que o Altus é MELHOR do que o WhatsApp Desktop.
Imagem

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:29 am
Foi até bom isso tudo ter acontecido, porque descobri que o Altus é MELHOR do que o WhatsApp Desktop.
Imagem

Altus is an Electron-based WhatsApp client with themes and multiple account support, available for Windows, Mac and Linux!
Features

Altus uses the GitHub-produced Electron framework to wrap around WhatsApp Web and add extra features to it.
  • Multiple Account Support: As of v2.0, you can use multiple WhatsApp accounts simultaneously!
  • Native notification support for all of the platforms. Clicking the notification opens that specific chat!
  • Online Indicator: Shows an indicator at the bottom-left corner of the chats that are online!
  • Dark mode for when you need to chill out your eyes in the night (or even in the day)
  • Custom Theme Support: Write your own CSS theme for WhatsApp or use the in-built Theme Customizer to create a new one just by picking colors!
  • Available for most desktop platforms including Windows (7 or above), Linux and MacOS.
  • Tray icon so you can minimize the app completely and still receive notifications.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:29 am
Foi até bom isso tudo ter acontecido, porque descobri que o Altus é MELHOR do que o WhatsApp Desktop.
Você pode se conectar diretamente ao Whatsapp ou ainda precisa do celular para ler o QR code?

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:55 am
Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:29 am
Foi até bom isso tudo ter acontecido, porque descobri que o Altus é MELHOR do que o WhatsApp Desktop.
Você pode se conectar diretamente ao Whatsapp ou ainda precisa do celular para ler o QR code?

Ainda é necessário o QR code, afinal é ele quem identifica a conta e o chip do celular.
Mas uma vez que se faz o login, não mais é necessário fazer novamente.
A não ser que se queira, deliberadamente, fazer o logout.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 14:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:55 am
Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:29 am
Foi até bom isso tudo ter acontecido, porque descobri que o Altus é MELHOR do que o WhatsApp Desktop.
Você pode se conectar diretamente ao Whatsapp ou ainda precisa do celular para ler o QR code?
Ainda é necessário o QR code, afinal é ele quem identifica a conta e o chip do celular.
Mas uma vez que se faz o login, não mais é necessário fazer novamente.
A não ser que se queira, deliberadamente, fazer o logout.
Então prefiro continuar usando o Chrome em vez de instalar algum aplicativo.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2226
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Recentemente tentaram fazer algo parecido com games. Tentaram o Google Stadia, que acabou, e o Microsoft Xcloud, que se tornou um nicho.
A experiência mostrou que stream de aplicações em tempo real, como games, com a tecnologia atual tem um problema de latência, que acaba tendo um atraso para envia um comando e receber uma atualização.
Em áreas com baixa densidade populacional, como o interior dos EUA, a Internet nem é boa para isso.

Hoje quem usa conexão a desktop remoto (como Remmina, VNC ou KRDC) consegue usar aplicativos de escritório tranquilamente.
O atraso no tempo de resposta não atrapalha. Mas existe umas travadinhas de rede.
Se ficar um bom tempo usando isso e depois usar o computador local, vai perceber uma grande diferença na velocidade.

Assistir vídeo com o player (stream) remoto não é bom, porque tem poucos FPS e atrasos. O player tem que ser local e vídeo tem que ser fornecido por stream.
Games só são viáveis se não for de ação em tempo real, mas mesmo assim o áudio pode engasgar.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 16:04 pm
Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 14:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:55 am
Você pode se conectar diretamente ao Whatsapp ou ainda precisa do celular para ler o QR code?
Ainda é necessário o QR code, afinal é ele quem identifica a conta e o chip do celular.
Mas uma vez que se faz o login, não mais é necessário fazer novamente.
A não ser que se queira, deliberadamente, fazer o logout.
Então prefiro continuar usando o Chrome em vez de instalar algum aplicativo.

Mas usar o WhatsApp Web, o do navegador, tem um pequeno problema que o Altus não tem:
Se você faz como eu, que configura o navegador para limpar o cache toda vez que o fecha, isso força o WhatsApp Web a pedir o código QR toda vez que você voltar.
E isso é uma chateação.

Usando o Altus, não existe esse problema.
Eu continuo limpando o cache toda vez que saio do navegador, mas nunca preciso aplicar código QR quando volto ao WhatsApp. Porque o Altus não depende de cache do navegador.


Dica:
Se não configurar para limpar o cache a cada vez que sai do navegador, é bom fazer isso periodicamente, pois ele tende a aumentar demais, comprometendo a performance e atulhando o HD com cache que nunca mais será usado.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 16:20 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 16:04 pm
Gabarito escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 14:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 10:55 am
Você pode se conectar diretamente ao Whatsapp ou ainda precisa do celular para ler o QR code?
Ainda é necessário o QR code, afinal é ele quem identifica a conta e o chip do celular.
Mas uma vez que se faz o login, não mais é necessário fazer novamente.
A não ser que se queira, deliberadamente, fazer o logout.
Então prefiro continuar usando o Chrome em vez de instalar algum aplicativo.
Mas usar o WhatsApp Web, o do navegador, tem um pequeno problema que o Altus não tem:
Se você faz como eu, que configura o navegador para limpar o cache toda vez que o fecha, isso força o WhatsApp Web a pedir o código QR toda vez que você voltar.
E isso é uma chateação.

Usando o Altus, não existe esse problema.
Eu continuo limpando o cache toda vez que saio do navegador, mas nunca preciso aplicar código QR quando volto ao WhatsApp. Porque o Altus não depende de cache do navegador.

Dica:
Se não configurar para limpar o cache a cada vez que sai do navegador, é bom fazer isso periodicamente, pois ele tende a aumentar demais, comprometendo a performance e atulhando o HD com cache que nunca mais será usado.
Entendi, mas, no meu caso, que uso pouco, não chega a incomodar.

Quanto à dica, sim. Eu navego sempre em modo incógnito e limpo tudo periodicamente.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2226
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 23 Julho 2023 - 08:38 am
Quanto à dica, sim. Eu navego sempre em modo incógnito e limpo tudo periodicamente.
Faço o oposto. Prefiro não ter que ficar digitando senhas e manter o histórico para facilitar buscar algo lá.
Até copio o arquivo places.sqlite do Firefox para instalação nova.
Com 300 GB de armazenamento, navegador com 1 GB de cache no disco não é problema. :lol:
Para segurança, uso Linux e adblocker no navegador.

O último Windows que usei foi XP. Ele funciona em computador com 512 MB de RAM. Depois o Rwindows foi se tornando mais pesado sem necessidade.
O Linux é mais leve, mas também deu uma engordada. Antigamente era possível executar KDE com 512 MB de RAM, mas hoje precisa de pelo menos 2 GB.

Tem coisa que funciona bem e não precisa mudar, mas gostam de mudar só para dizer que estão trabalhando e isso acaba engordando o software. Sistema operacional e ambiente gráfico são coisas básicas e não precisam ser pesados.

O que mais piorou foi navegador web. Hoje um navegador aberto consome mais de 1GB e quem tem 2GB tem dificuldade de ter várias abas abertas.
Entre as versões 40 e 50, o Firefox dobrou o consumo de memória.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Julho 2023 - 13:48 pm
Fernando Silva escreveu:
Dom, 23 Julho 2023 - 08:38 am
Quanto à dica, sim. Eu navego sempre em modo incógnito e limpo tudo periodicamente.
Faço o oposto. Prefiro não ter que ficar digitando senhas e manter o histórico para facilitar buscar algo lá.
O que facilita para você também facilita para o bandido.

Re: Uso de computador com o Sistema Operacional na Nuvem

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Julho 2023 - 13:48 pm
Fernando Silva escreveu:
Dom, 23 Julho 2023 - 08:38 am
Quanto à dica, sim. Eu navego sempre em modo incógnito e limpo tudo periodicamente.
Faço o oposto. Prefiro não ter que ficar digitando senhas e manter o histórico para facilitar buscar algo lá.
Até copio o arquivo places.sqlite do Firefox para instalação nova.
Com 300 GB de armazenamento, navegador com 1 GB de cache no disco não é problema. :lol:
Para segurança, uso Linux e adblocker no navegador.


Acho que não ficou claro.
Limpar o cache NÃO implica em apagar histórico e cookies.
Eu mantenho histórico e cookies. Apago somente o cache, que são imagens e páginas previamente carregadas.
A limpeza pode ser através da própria interface ou nas pastas do perfil, "doomed" e "entries", que ficam dentro de "cache2", no Firefox.

E também tenho uma "coleção" de places.sqlite, de acordo com o ano, para consultas futuras.
Esse arquivo pode ser aberto e folheado com o programa "DB Browser for SQLite" ou qualquer outro de banco de dados.
É importante manter também o "favicons.sqlite", que armazena os favoritos e os ícones das páginas.
Responder