Oceano Pacífico e Theia

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Oceano Pacífico e Theia

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Desde há um tempo atrás eu notava como a região do Oceano Pacífico é diferente das demais regiões continentais e oceânicas. A maior parte da região é profunda, com apenas algumas poucas terras acima do nível do mar. Estive pensando... Essa é uma região bem grande, tendo em torno de 25% da área do planeta. Daí me lembrei daquela teoria de que um planeta teria se chocado com a Terra. Eu estive pensando que pode ser que tal planeta, chamado Theia, poderia ter se chocado com a Terra justamente onde hoje é o Oceano Pacífico. Quero dizer que durante a colisão, pode ser que parte da crosta da Terra tenha sido lançada ao espaço e que parte da Lua seria formada por esta parte da crosta terrestre. Daí que como a Terra teria perdido parte de sua crosta continental, o que restou ficou como uma gigantesca cratera, e como essa parte da crosta ficou em um nível mais baixo que as demais partes, pode ser que aí a água tenha se acumulado mais para formar o Oceano Pacífico. Que nesta parte que teria perdido a crosta continental restou apenas uma fina camada de crosta. Será que isso procede?

Re: Oceano Pacífico e Theia

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Sua hipótese é bastante criativa e poderia ter sido assim mesmo que ocorreu.

Eu não sou geólogo e não entendo do assunto.
Mas creio que o choque de outro planeta com a Terra não causaria uma cratera como foi descrita.
A superfície da crosta terrestre é finíssima (70 Km) e a profundidade máxima do Oceano Pacífico ainda bem menor (11 Km).
Para se ter noção da ordem de grandeza, o raio da Terra é de mais de 6.000 quilômetros.

Uma possível colisão de um PLANETA teria provocado uma cratera MUITO mais profunda e devastadora, e não apenas uma leve diferença de nível.

Claro, isso é a opinião de um completo leigo nesse assunto.
Posso estar errado e essa diferença de nível tenha decorrido da colisão de Theia com a Terra.
Vai saber...

¯\_(ツ)_/¯

Re: Oceano Pacífico e Theia

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Eu acho estranha essa teoria, já que o estrago que ela deveria causar na Terra é maior do que o que se observa. A não ser que com o passar do tempo, a crosta, que teria ficado mais funda, acabou nivelando mas ainda assim a parte atingida teria se mantido mais fina do que as demais que não foram diretamente atingidas pelo suposto astro. Ou pode ser que simplesmente a Lua teria se formado junto com a Terra e desde então começou a se distanciar. Plutão tem uma lua com metade de seu tamanho e não se teoriza em tal o que teria ocorrido na Terra.

Re: Oceano Pacífico e Theia

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Imagem

Imagem

Re: Oceano Pacífico e Theia

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Será que pode ser que a causa do Oceano Pacífico ser pobre em crosta continental seja pela própria forma da placa tectônica do mesmo, ou mesmo algo no interior da Terra?

Re: Oceano Pacífico e Theia

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Talvez tenha sido pelas peculiaridades da cisão e do afastamento das placas, desde a Pangeia.
Isso talvez seja muito bem explicado pelos geólogos. Não é o meu caso.

Vai lá no GPT e pergunta pra ele.
Imagem
Responder