Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Traduzido pelo Tradutor Google, do meu artigo no ResearchGate:
https://www.researchgate.net/publicatio ... _Math_book


Pela primeira vez, os físicos de partículas conseguiram medir com precisão o tamanho e a estrutura do próton usando neutrinos, conforme explicado neste artigo publicado em 1º de fevereiro de 2023:

A new way to explore proton’s structure with neutrinos yields first results
https://news.fnal.gov/2023/02/a-new-way ... t-results/

A partir da década de 1950, os físicos de partículas usaram elétrons para medir o tamanho e a estrutura do próton. Os elétrons são carregados eletricamente, o que significa que eles interagem com a distribuição de força eletromagnética no próton. Ao disparar um feixe de elétrons acelerados em um alvo contendo muitos átomos, os físicos podem observar como os elétrons interagem com os prótons e, assim, como a força eletromagnética é distribuída em um próton. Realizando experimentos cada vez mais precisos, os físicos agora mediram o raio da carga elétrica do próton em 0,877 femtômetros.

A colaboração MINERvA alcançou seu resultado inovador usando partículas chamadas neutrinos em vez de elétrons. Especificamente, eles usaram antineutrinos, os parceiros de antimatéria dos neutrinos. Ao contrário dos elétrons, neutrinos e antineutrinos não têm carga elétrica; eles só interagem com outras partículas através da força nuclear fraca. Isso os torna sensíveis à distribuição de “carga fraca” dentro de um próton.

Para medir a estrutura do próton com alta precisão, os cientistas idealmente enviariam neutrinos ou antineutrinos para um alvo muito denso feito apenas de hidrogênio, que contém prótons, mas não nêutrons. Isso é experimentalmente desafiador, se não impossível de alcançar. Em vez disso, o detector MINERvA contém hidrogênio que está intimamente ligado ao carbono na forma de um plástico chamado poliestireno. Mas ninguém jamais tentou separar os dados de hidrogênio dos dados de carbono.

Cai e Arie Bodek, professor da Universidade de Rochester, propuseram usar o alvo de poliestireno do MINERvA para medir a dispersão de antineutrinos de prótons em núcleos de hidrogênio e carbono para o Ph.D. de Cai. conselheiro, Kevin McFarland. Juntos, eles desenvolveram algoritmos para subtrair o grande fundo de carbono, identificando nêutrons produzidos a partir de antineutrinos espalhados por átomos de carbono.


Raio do próton interpretado pelos autores

Cai e seus colaboradores usaram o MINERvA para registrar mais de um milhão de interações de antineutrinos ao longo de três anos. Eles determinaram que cerca de 5.000 deles eram eventos de dispersão de neutrino-hidrogênio.

Com esses dados, eles inferiram que o tamanho do raio de carga fraca do próton é de 0,73 ± 0,17 femtômetros. É a primeira medição estatisticamente significativa do raio do próton usando neutrinos. Dentro de suas incertezas, o resultado se alinha com o raio de carga elétrica medido com espalhamento de elétrons.


Raio do próton dentro dos núcleos atômicos, calculado no livro Subtle is the Math

No livro Sutil é a matemática é considerado que o raio do próton diminui dentro dos núcleos atômicos. O encolhimento do raio do próton depende do defeito de massa e da estrutura do núcleo
Na página 184 é calculado o raio do próton dentro da estrutura do dêuteron.

O valor calculado é Rp= 0,644 fm.
1.jpg

Na página 186 é calculado o raio do próton dentro da estrutura do trítio H3.

O valor calculado é Rp= 0,7388 fm.
2.jpg

Na página 189 é calculado o raio do próton dentro da estrutura do hélio He3.

O valor calculado é Rp= 0,64154 fm.
3 - Copia.jpg

O raio de He4 foi medido no Instituto Paul Scherrer em 2021.

O valor medido foi RHe4= 1,67824 fm.

Na página 489 do livro Sutil é a Matemática é calculado que, dentro do He4 com raio RHe4= 1,67824 fm o raio do próton deve ser 0,69515 fm. E esta é uma confirmação de que o raio do próton realmente diminui dentro dos núcleos atômicos.


A verdadeira interpretação para o raio do próton medido com neutrinos, no Fermilab

Cai e seus colaboradores consideraram que o raio do próton é o mesmo para o próton nos átomos de hidrogênio e para os prótons dentro dos núcleos de carbono, de modo que todos os prótons do detector de plástico poliestireno tenham o mesmo raio 0,73 fm.

Porém o raio dos prótons nos átomos de hidrogênio tem uma contração muito pequena, pois sua energia de ligação é com os elétrons que ligam o hidrogênio ao átomo de carbono. Portanto, o raio do próton no hidrogênio é muito próximo de 0,877 fm (valor medido nos experimentos onde o próton interage com o elétron).

Mas os prótons dentro do núcleo de carbono têm um grande encolhimento, porque eles têm fortes interações dentro dos núcleos de carbono.

Portanto, os algoritmos para subtrair o grande fundo de carbono identificando nêutrons produzidos a partir do espalhamento de antineutrinos dos átomos de carbono estão sendo interpretados erroneamente, porque existem dois raios diferentes: 0,877 fm dos prótons dos átomos de hidrogênio e o raio próximo a 0,73 fm dos prótons dos núcleos de carbono.

Conseqüentemente, o raio do próton dos núcleos de carbono deve ser um pouco menor que 0,73 fm. Provavelmente em torno de 0,70 fm, que é próximo ao raio do próton na estrutura de 2He4, cujo valor é 0,695 fm, calculado na página 489 do livro Sutil é a Matemática.

2He4 e 6C12 têm a mesma energia de ligação.

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Duas observações periféricas, porque eu não entro no mérito da questão.

1
Não seria melhor ter publicado no artigo do Research Gate os textos e figuras originais do seu livro? Ao invés de fotografias das páginas do impresso?
As fotografias falham em ângulo e iluminação, não exibem corretamente os detalhes pequenos, etc.
Pareceu-me amadorismo.
Você deve ter o material original, que foi enviado para a gráfica. Ou não tem mais?

2
O artigo ainda não sofreu revisão. Quando será analisado e revisto?

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Gabarito escreveu:
Qua, 08 Fevereiro 2023 - 09:37 am
Duas observações periféricas, porque eu não entro no mérito da questão.

1
Não seria melhor ter publicado no artigo do Research Gate os textos e figuras originais do seu livro? Ao invés de fotografias das páginas do impresso?
As fotografias falham em ângulo e iluminação, não exibem corretamente os detalhes pequenos, etc.
Pareceu-me amadorismo.
Gabarito
pra quem sabe ler, um pingo é letra.
E pricipalmente quando se trata de matematica

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

1.jpg
2.jpg

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Gabarito,
eu até entendo esses fisicos.
E me solidarizo com o drama deles, com essa situação horrível e desperada, pela qual eles passam.

Mas eles tem essa capacidade reconfortante de fingir que nada está ameaçando as teorias deles.
Pois o que importa é ser feliz.
O resto que se dane.
Que se danem principalmente essas experiencias filhas da puta, que ficam boicotando a fisica atual

Veja por exemplo esse Dr. Gustavo Guerreiro, pesquisador da UFMG.

O cara tá feliz.
Tá na sua zona de conforto.
Protegido pela voluntária cegueira de se recusar a ver o está acontecendo.

Porra,
mas aí vem uma experiencia, e dá uma cacetada mortal nas teorias deles.
Ah, que se foda essa experiencia.
O que importa é ser feliz, e ignorar essa experiencia maldita.

Mas aí vem uma outra experiencia, e dá outra cacetada mortal.

E depois vem outra...

Haja saco, ne?

É irritante...

Essas experiências tem um tremendo espírito de porco.
São super sádicas.
Elas tem o prazer sádico de torturar esses físicos.
Elas ficam emporcalhando as teorias atuais, e o único recurso que os físicos, como esse Gustavo Guerreiro, tem é desligar o desconfiômetro, e fingir que nada está acontecendo.

Eu admiro a tenacidade desses físicos.
A tenacidade com que se agarram à Mentira Científica.
Tem que ter muito poder de convencimento próprio, pra conseguir enganar a si mesmo.

Tenho que admirar esse dom, esse talento, que eles tem.

Dou minha cara a tapa.
Eu não dou à felicidade o valor que ela merece.
Poxa, eu gostaria de ser como esses físicos. E ficar ligando o foda-se a toda hora.
Ah... que inveja que eu tenho deles.
:D

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

ResearchGate.jpg

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Gustavo está sendo claro e coloca o seu pedido com educação.
Na minha opinião, deve ser prontamente atendido.
Num gesto ainda mais benevolente e compreensivo, você lhe deveria um pedido de desculpas, Wlad.

É assim que funciona o mundo civilizado.

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Gabarito escreveu:
Sáb, 11 Fevereiro 2023 - 21:01 pm
Gustavo está sendo claro e coloca o seu pedido com educação.
Na minha opinião, deve ser prontamente atendido.
Num gesto ainda mais benevolente e compreensivo, você lhe deveria um pedido de desculpas, Wlad.

É assim que funciona o mundo civilizado.
Gabarito,
um cientista que trai o método científico não merece respeito.

Principalmente um cientista de uma universidade federal, que vive às nossas custas. É voce, somos nós, que pagamos imposto de renda, que sustentamos esse traidor do método científico.

A verdade científica incomoda o coitadinho?
Pois eu, que contribuo para pagar o salário dele, me incomodo de ver esse safado traindo o método científico, porque a Verdade Científica o incomoda.
:evil:

A obrigação dele seria investigar, já que apresentei provas matemáticas suficientes para encorajar uma investigação.

Mas ele quer é ficar na sua zona de conforto. Pois se ele verificar que eu estou certo, e as teorias atuais estão erradas, o que ele vai dizer aos alunos dele?
:lol:

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Se voce, Gabarito,
se sente feliz em ser enganado por cientistas que, ao invés de cumprirem sua obrigação de perseguirem a busca da Verdade Científica, se esforçam em impedir que ela prevaleça, tudo bem.
Seja feliz em ser enganado por esses cientistas-de-araque, que através da Conspiração do Silêncio tentam impedir que a Verdade Científica prevaleça.

Infelizmente eu não consigo enganar a mim mesmo.
Não consigo me sentir feliz assim.
Editado pela última vez por wlad em Sáb, 11 Fevereiro 2023 - 21:33 pm, em um total de 1 vez.

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

O raio do próton é uma quantidade que não pode ser determinada com precisão absoluta. Isso ocorre porque o próton não é uma esfera sólida, mas sim uma partícula subatômica com uma distribuição de carga elétrica que se estende por uma região chamada de nuvem de carga. No entanto, os físicos usam modelos teóricos para estimar o tamanho do próton.

Atualmente, o valor mais aceito para o raio do próton é de aproximadamente 0,87 × 10^-15 metros. Esse valor é obtido a partir de experimentos de espalhamento de elétrons em núcleos atômicos e de outras medidas precisas. No entanto, é importante notar que o valor exato do raio do próton ainda é objeto de pesquisa e pode mudar à medida que novas técnicas de medição e novos modelos teóricos são desenvolvidos.

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Batman escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 01:14 am
O raio do próton é uma quantidade que não pode ser determinada com precisão absoluta. Isso ocorre porque o próton não é uma esfera sólida, mas sim uma partícula subatômica com uma distribuição de carga elétrica que se estende por uma região chamada de nuvem de carga. No entanto, os físicos usam modelos teóricos para estimar o tamanho do próton.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.

Re: Fermilab reforça raio do próton calculado no livro “Sutil é a matemática”

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:25 pm
Batman escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 01:14 am
O raio do próton é uma quantidade que não pode ser determinada com precisão absoluta. Isso ocorre porque o próton não é uma esfera sólida, mas sim uma partícula subatômica com uma distribuição de carga elétrica que se estende por uma região chamada de nuvem de carga. No entanto, os físicos usam modelos teóricos para estimar o tamanho do próton.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.
Entendi Gabarito. Realmente usei o chatGPT nestas últimas postagens porque achei incrível a capacidade dessa IA de fornecer respostas coerentes e ao mesmo tempo abordar alternativas dentro da própria resposta que podem ajudar no debate.

Minha intenção foi fornecer uma introdução coerente do assunto do tópico que possibilitasse futuros debates em que cada usuário pudesse expor suas opiniões a respeito.

Mas vou usar o chatGPT agora apenas para dar uma base para futuras opiniões. No mais peço desculpas se fugiu um pouco do objetivo do tópico ou do fórum.
Responder