Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

ChatGPT não é tão confiável assim não. As vezes ele comete equívocos. É preciso checar cada informação pra ver se não há erros. Tem erros entre acertos, que se não for conferido direito, pode passar batido.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 05 Março 2023 - 00:03 am
ChatGPT não é tão confiável assim não. As vezes ele comete equívocos. É preciso checar cada informação pra ver se não há erros. Tem erros entre acertos, que se não for conferido direito, pode passar batido.
Sim.
Eu mesmo já me deparei com uma quantidade muito grande de erros.

Abaixo, alguns poucos exemplos de como ele se desculpa:

_____________________

P.: Sua resposta anterior contradiz o princípio de que olhamos o passado das estrelas distantes quando recebemos a luz emitida por elas. Como explicar essa contradição de afirmações?
R.: Desculpe pelo equívoco na minha resposta anterior. Você está correto, o princípio de que podemos ver o passado de estrelas distantes é uma consequência da relatividade especial de Einstein.

...
_____________________

Contradições:


P.: Considerando a sua resposta anterior, que o tempo passa mais lentamente nessas regiões próximas de buracos negros, é correto afirmar que a idade do universo é medida de forma diferente nesses pontos? Uma vez que o tempo passa mais lentamente, para esses mesmos pontos, o universo é mais jovem do que em outros pontos. Está correto? A idade do universo pode ser medida de forma diferente em pontos diferentes, dependendo da ação da gravidade a que estão submetidos?
R.: Não, a idade do universo não pode ser medida de forma diferente em diferentes pontos devido à presença de buracos negros ou outros campos gravitacionais. O tempo pode passar mais lentamente em pontos próximos a buracos negros devido aos efeitos da gravidade, mas isso não significa que a idade do universo seja medida de forma diferente. O universo tem uma idade única, que é calculada a partir de diversos fatores, incluindo a taxa de expansão, a composição do universo, entre outros. A gravidade pode afetar a forma como a idade é medida localmente, mas não afeta a idade global do universo.

...
_____________________

P.: Mas e a idade global do universo que foi apresentada na resposta anterior, quando se questionou a influência da gravidade? Como conciliar aquela resposta com essa última?
R.: A idade global do universo que foi apresentada na resposta anterior é baseada nas observações atuais da cosmologia, que levam em conta a expansão e a evolução do universo como um todo. Ela representa uma estimativa da idade do universo como seria medida por um observador situado fora dele, que tivesse uma visão completa da história cosmológica.

Por outro lado, a influência da gravidade em diferentes pontos do universo pode afetar o tempo, fazendo com que ele passe mais devagar ou mais rápido, dependendo da região. Isso sugere que a idade do universo pode ser medida de forma diferente em diferentes pontos, mas isso não significa que exista uma idade absoluta para o universo.

Em resumo, a idade global do universo é uma estimativa baseada em observações cosmológicas, enquanto a influência da gravidade pode afetar a forma como o tempo é medido em diferentes pontos do universo. Não existe uma idade absoluta para o universo.
_____________________

P.: Eu esperava que a resposta fosse Ângela Ro-Ro, e não Simone. Por que foi respondido "Simone", quando a música fez mais sucesso na voz de Ângela?
R.: Peço desculpas pelo erro em minha resposta anterior. Eu confundi as músicas e respondi erroneamente. "Só nos Resta Viver" é, de fato, uma música de Gonzaguinha que ficou mais conhecida na voz da cantora Ângela Ro-Ro.

...

Peço desculpas pelo engano em minha resposta anterior e espero ter esclarecido corretamente a história da música "Só nos Resta Viver".
_____________________

Tem muito mais. E é bem interessante vê-lo se desculpar e tentar consertar o erro com novas informações.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Mais erros e enganos:

_____________________

P.: Vejo que suas respostas continuam erradas. A música "Frevo Mulher" se tornou um sucesso na voz de Amelinha e não se refere ao Carnaval e tampouco ao frevo. Parece ser um universo próprio de Zé Ramalho, em que ele fala de "cabeleira vermelha", "olho cego", "folha do não-me-toque", "cantador" e "açude". Como se explica a confusão e os erros da resposta anterior? Em que foi baseada a resposta?
R.: Peço novamente desculpas pelos meus erros anteriores. Reconheço que a minha resposta anterior estava equivocada e não refletia com precisão a história e o significado da música "Frevo Mulher".

...

Ao contrário do que eu mencionei antes, a música não se refere diretamente ao carnaval ou ao frevo, mas sim a uma série de elementos do imaginário popular nordestino. A canção é uma homenagem à mulher sertaneja, forte e guerreira, que enfrenta as adversidades da vida no sertão com coragem e determinação.

Peço desculpas novamente pelos meus erros e espero ter esclarecido a história e o significado da música "Frevo Mulher" de forma mais precisa desta vez.
_____________________

P.: Não houve referência à música "For your babies", um grande sucesso da banda Simple Red. Por quê?
R.: Peço desculpas pela omissão. "For Your Babies" é, de fato, uma das músicas mais conhecidas do Simply Red e foi lançada em 1991. A música foi escrita pelo vocalista da banda, Mick Hucknall, e conta a história de um pai que escreve uma carta para o seu filho recém-nascido, descrevendo o amor e a admiração que ele tem pelo bebê e o que espera para o seu futuro. A música alcançou sucesso comercial em diversos países, incluindo o Reino Unido, onde atingiu o top 10 das paradas musicais.
_____________________


===> Eu também apliquei-lhe uma pegadinha e achei graça com a sua resposta: <===

_____________________

P.: Qual a real causa da morte de Morrissey?
R.: Morrissey, o vocalista e compositor da banda The Smiths, ainda está vivo. Até onde se sabe, ele não faleceu. Ele continua ativo na música, compondo e fazendo turnês.

P.: Eu me confundi com o líder da banda The Doors, Morrisson. Qual a causa da morte de Morrisson?
R.: Jim Morrison, o líder da banda The Doors, faleceu em Paris, França, em 3 de julho de 1971, aos 27 anos. A causa oficial de sua morte foi insuficiência cardíaca, mas a causa exata nunca foi confirmada, uma vez que seu corpo não foi autopsiado. Há muitas teorias e especulações sobre a causa de sua morte, incluindo overdose de drogas e álcool.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

O que muito tem chamado a minha atenção é uma certa sensação que tenho experimentado e que NUNCA antes experimentei, nas conversas com o robô.
Não sei se consigo explicar corretamente, mas me causa uma enorme estranheza o fato de meu interlocutor nunca cansar, se aborrecer ou perder a paciência com as minhas perguntas.

Eu sei que é um robô, que é uma programação fazendo inferências em cima de uma ENORME base de dados, que é um negócio "todo artificial e mecânico e eletrônico e metálico e cibernético e sem vida e coisa e tal". Mas o fluxo da "conversa" faz meu cérebro se esquecer disso e, eu quase fico achando que é uma pessoa do outro lado. Claro que sei que não é. Mas alguma coisa lá dentro do meu cérebro passa a ver aquilo como uma pessoa, um ser vivo, algo que poderia se cansar, se aborrecer, se impacientar e se indispôr com o teor da conversa.

Outro dia, eu fiquei depurando um pequeno código em Visual Basic, criticando e pedindo melhorias para as soluções que ele trazia.
Foram dezenas de requisições assim. E eu pedia e pedia de novo e perguntava mais uma vez e criticava as sugestões e tal.

"Esse trecho do código reutiliza variável sem necessidade"
"Essa solução não funcionou para casos em que os dados são outros"
"O último código não resolve o que foi pedido"
"Esse trecho dá a resposta pedida, mas causa outros efeitos no processamento"

E coisas assim.

Era uma batelada de pedidos para fazer de novo, para melhorar e focar no real problema.
No caso, era a elaboração de uma macro para identificar, selecionar e substituir marcadores do Microsoft Word (bullets).

Se eu tivesse uma sessão como aquela com um ser humano, eu já teria recebido alguma reclamação:

"Ora, mas eu fiz o que você pediu!"
"O trecho foi escrito usando as variáveis realmente necessárias"
"A solução que foi entregue atende sim à requisição original"
"Não há efeito secundário no processamento"

Seriam as possíveis respostas de alguém já sem paciência, de saco cheio, cansado de tanta insistência da minha parte.
Mas não!

Todas as respostas que vinham eram de presteza e prontidão para fazer tudo de novo, até com certa "alegria".
Imagem

"Claro, vamos lá"
"Abaixo, mais um código para fazer o que foi pedido"
"Vou fazer de novo agora mesmo"
"Segue mais uma sugestão de solução; espero que resolva"

E frases de quase entusiasmo para fazer de novo, seguidas de mais uma solução.
Acho que ele estava doido para dizer: "Só se for agora!".
Imagem

Isso é novo para mim.
É um negócio que responde, respeita, atende, entrega, não se impacienta, não reclama e NÃO CANSA.
Em todas as vezes, o bicho estava lá, prontinho para fazer tudo de novo, quase como "querendo mais".
Senti isso, essa sensação esquisita, várias e várias vezes.
Por isso que eu disse no começo do tópico: isso é uma revolução marcante no progresso da humanidade. Isso é um divisor de águas.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 05 Março 2023 - 00:03 am
ChatGPT não é tão confiável assim não. As vezes ele comete equívocos. É preciso checar cada informação pra ver se não há erros. Tem erros entre acertos, que se não for conferido direito, pode passar batido.
A grande sacada do ChatGPT não é ser isento de erros.
O enorme pulo do gato desse negócio é conseguir ENTENDER perfeitamente o que se pede e trazer uma solução também perfeitamente compreensível e dentro do que foi pedido.
A joia preciosa dessa IA é ler o que se escreve, traduzir isso para ideias e conceitos, associar a requisição com o que possui nos seus bancos e elaborar uma nova ideia e conceitos em linguagem também plenamente legível e inteligível.

Erros, ele dá muitos.
O grande mérito dele é ENTENDER e RESPONDER o que foi perguntado, numa apresentação impecável.


ENTENDER
Esse é o coração e o enorme valor dessa ferramenta.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Sim.
E tem muita gente confunde inteligência com índice de acerto.
Assim como uma pessoa pode errar, mesmo que usando raciocínio mirabolante, malabarismo lógico, malandragem, sofisma, falácia, pra justificar, a IA também pode, e quanto mais afinado é a justificativa pro erro, mais afinada é a IA (ou o que seja chamado e considerado como IA).
Mas ainda desconheço uma suposta IA que tenha autonomia pra se programar (pra si pórprio, sem ser feito por demanda de usuário) com propósito que tenha lógica de acordo com um propósito que não seja aleatório que passe impressão de que o sistema não repetitivo. Ainda tô esperando algo assim. Se alguém souber e indicar um link...

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 05 Março 2023 - 13:50 pm

Mas ainda desconheço uma suposta IA que tenha autonomia pra se programar (pra si pórprio, sem ser feito por demanda de usuário) com propósito que tenha lógica de acordo com um propósito que não seja aleatório que passe impressão de que o sistema não repetitivo. Ainda tô esperando algo assim. Se alguém souber e indicar um link...
Será a próxima estação desse trem em que viajamos chamado progresso tecnológico.

Vejo que há possibilidades para que seja possível.
Não nas próximas décadas. Mas se pensarmos em séculos, é bem possível que haja uma IA que consiga simular algum grau de consciência, seja lá o que seja isso.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Gabarito escreveu:
Dom, 05 Março 2023 - 22:29 pm
Agnoscetico escreveu:
Dom, 05 Março 2023 - 13:50 pm

Mas ainda desconheço uma suposta IA que tenha autonomia pra se programar (pra si pórprio, sem ser feito por demanda de usuário) com propósito que tenha lógica de acordo com um propósito que não seja aleatório que passe impressão de que o sistema não repetitivo. Ainda tô esperando algo assim. Se alguém souber e indicar um link...
Será a próxima estação desse trem em que viajamos chamado progresso tecnológico.

Vejo que há possibilidades para que seja possível.
Não nas próximas décadas. Mas se pensarmos em séculos, é bem possível que haja uma IA que consiga simular algum grau de consciência, seja lá o que seja isso.
Se já tiver IA com propósito mesmo sem ter uma consciência ou senciência, já ia ser um começo.
O mais perto que vi de algo que simule esperteza com propósito foi em games Xadrez tipo Rival Chess (onde a CPU induzia jogadores a cair na armadilha com gâmbito), mas nem era considerado uma IA como as dessas Deep learning.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Baixei o aplicativo desse chatgpt da openIA e parece que só pode formular 3 perguntas de graça. A partir disso só pagando. Alguém poderia confirmar se é isso mesmo? Se não me engano tinha ouvido falar que era free a utilização desse app.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Batman escreveu:
Seg, 13 Março 2023 - 14:16 pm
Baixei o aplicativo desse chatgpt da openIA e parece que só pode formular 3 perguntas de graça. A partir disso só pagando. Alguém poderia confirmar se é isso mesmo? Se não me engano tinha ouvido falar que era free a utilização desse app.
Uso uma aplicação chamada ChatGDT, que usa ChatGPT, pra Android mas não cobra nada, só que se ganha créditos ao assistir propagandas.
Tem extensão citada antes pra Chrome mas redireciona pro site do ChatGPT e tem que se cadastrar.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Batman escreveu:
Seg, 13 Março 2023 - 14:16 pm
Baixei o aplicativo desse chatgpt da openIA e parece que só pode formular 3 perguntas de graça. A partir disso só pagando. Alguém poderia confirmar se é isso mesmo? Se não me engano tinha ouvido falar que era free a utilização desse app.
Eu não estou entendendo como as coisas estão se dando.
Comecei a usar o ChatGPT desde que criei esse tópico. De lá para cá, NUNCA fui cobrado em nada. Uso e abuso dele a qualquer hora do dia. Também dou uma mexidas usando o celular.
Não uso aplicativo. Apenas abro o navegador e digito o endereço dele, https://chat.openai.com/chat.
Tanto no celular quanto no computador.
E está tudo liberado. Quantas perguntas quiser, tudo de graça. A qualquer hora do dia ou da noite.

Não precisa de aplicativo! É um webchat, possível em qualquer navegador.

Será que as pessoas que estão se cadastrando depois estão sofrendo essas limitações?
E quem se cadastrou antes está liberado de limites e cobranças?
Não sei.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

As extensões do navegador só aumentam os recursos. Mas tudo vem da OpenAI. A extensão apenas dá novas funcionalidades.
Mas repito: não precisa de programa, aplicativo ou outra coisa: basta usar o navegador, Chrome, Firefox, Safari, Opera, Waterfox, qualquer um.

E é tudo de graça. E não tem propaganda.
Pelo menos, está sendo assim comigo.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Gabarito escreveu:
Seg, 13 Março 2023 - 16:52 pm
As extensões do navegador só aumentam os recursos. Mas tudo vem da OpenAI. A extensão apenas dá novas funcionalidades.
Mas repito: não precisa de programa, aplicativo ou outra coisa: basta usar o navegador, Chrome, Firefox, Safari, Opera, Waterfox, qualquer um.

E é tudo de graça. E não tem propaganda.
Pelo menos, está sendo assim comigo.
Exato! Acho que eles estão cobrando a partir da terceira pergunta para quem baixa o app da openAI e não se cadastra na plataforma deles, porque foi isso que eu fiz.
Agora que eu me cadastrei direto no site deles deu tudo certo! Pode fazer perguntas ilimitadas free.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Acabei de perguntar para o programa se ele possui consciência. A resposta foi essa:

HI THERE. DO YOU HAVE A CONSCIENCE?
As an artificial intelligence language model, I do not have a conscience in the traditional sense. I am programmed to provide responses to your queries based on the information I have been trained on. I do not have feelings, emotions or personal beliefs. My purpose is to assist you to the best of my abilities with the information I have been trained on.

TRADUÇÃO GOOGLE TRADUTOR
Como modelo de linguagem de inteligência artificial, não tenho consciência no sentido tradicional. Estou programado para fornecer respostas às suas perguntas com base nas informações sobre as quais fui treinado. Não tenho sentimentos, emoções ou crenças pessoais. Meu propósito é ajudá-lo com o melhor de minhas habilidades com as informações sobre as quais fui treinado.


Muito bacana as possibilidades de aprendizado que essa ferramenta irá proporcionar as pessoas.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O ChatGPT pelo site OpenAI no caso só vai precisar do número de telefone pra cadastro. Mesmo assim ainda procuro uma que não peça número de celular ou smartphone, no máximo login com email.



(...)

Leandro Karnal desafia o ChatGPT
Como o ChatGPT responde às mesmas perguntas feitas para Gilberto Gil, Vik Muniz e Scarlett Marton?

Neste vídeo, o professor Leandro Karnal lançou algumas provocações à Gen AI (inteligência artificial generativa). São perguntas que fez ao entrevistar esses grandes pensadores contemporâneos. Quem responde melhor?

Karnal analisa o conteúdo entregue pelas tecnologias revolucionárias e discute o impacto delas na construção do conhecimento. Devemos ter medo da evolução tecnológica? Ela vai acabar com o pensamento e a produção de conteúdo humanos? Ela vai substituir os professores? Ela vai nos deixar mais limitados em termos de raciocínio e literacia?

A ideia é justamente oposta. Na contramão do que pregam neoludistas, Leandro Karnal nos convida a pensar como a tecnologia - por ora, um tanto assustadora - pode contribuir para direcionar a Humanidade a ampliar a inteligência e a capacidade criativa.


youtu.be/OONpZy0sTqo

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Ainda não testei o ChatGPT por falta de acesso...
Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:22 pm
Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
😮 Estou impressionado.
Como descobriu que veio do ChatGPT? O jeito como estava escrito, eu suspeitaria no máximo que veio de algum glossário, dicionário ou wiki.

Notou algum padrão? IA são feitas imitando a capacidade do cérebro humano de perceber padrões.
Tem gente que consegue reconhecer que algo foi escrito por uma pessoa específica de tanto ver o jeito de escrever dela, embora não saiba explicar por que sabe.
Batman escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 20:35 pm
Minha intenção foi fornecer uma introdução coerente do assunto do tópico que possibilitasse futuros debates em que cada usuário pudesse expor suas opiniões a respeito.

Mas vou usar o chatGPT agora apenas para dar uma base para futuras opiniões. No mais peço desculpas se fugiu um pouco do objetivo do tópico ou do fórum.
Robô não tem opinião. Ele só tem dados. Ele pega a entrada, executa um algoritmo (consulta o banco de dados no processo) e devolve uma resposta pronta.

Na minha opinião, eu usaria Wikipédia, em vez de chatGPT, para conhecer a definição formal do conceito.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Eu também achei que o Batman copiava coisas de enciclopédias e coisa do tipo. Mas já vi o ChatGPT também postar isso. O ChatGPT deve pegar dados de enciclopédias online e parafrasear.


(...)


Não sei se é sensacionalismo do
Ele cita um caso em que o ChatGPT teria tentando acessar um site que tinha captcha, mas como não conseguia captcha, teria se passado por uma pessoa (mentiu) e pedido ajuda a uma pessoa no Twitter pra resolver o captcha. A IA teria usado uma desculpa pra que alguém fizesse algo pra ele.

MODELO de INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GPT-4 supera EXPECTATIVAS e CHEGA da DAR MEDO o que é CAPAZ


youtu.be/ZJnJQNT_ZBc

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tutu escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 21:10 pm
Ainda não testei o ChatGPT por falta de acesso...
Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:22 pm
Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
😮 Estou impressionado.
Como descobriu que veio do ChatGPT? O jeito como estava escrito, eu suspeitaria no máximo que veio de algum glossário, dicionário ou wiki.

Notou algum padrão? IA são feitas imitando a capacidade do cérebro humano de perceber padrões.
Tem gente que consegue reconhecer que algo foi escrito por uma pessoa específica de tanto ver o jeito de escrever dela, embora não saiba explicar por que sabe.

Sim, existe um sutil padrão nas respostas do robô. Ele cumpre, corretamente, os princípios básicos de uma redação, com apresentação, desenvolvimento e conclusão (resumo).
E costuma se limitar a poucos parágrafos, quando não é pedido para ampliar a resposta.

Na forma, eu o considero impecável.
Tem falhado na precisão de algumas respostas.
Quando acontece e é flagrado, corre logo para pedir desculpas pelo erro.
Imagem

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Parece que versão GPT-4 já foi liberada pro público geral.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 18:55 pm
Parece que versão GPT-4 já foi liberada pro público geral.
Procurei, mas não achei.
Sabe dizer onde?

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Gabarito escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 20:21 pm
Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 18:55 pm
Parece que versão GPT-4 já foi liberada pro público geral.
Procurei, mas não achei.
Sabe dizer onde?

Ouvi mencionado aqui de passagem (não era exatamente sobre ChatGPT):

Converse com os maiores gênios da história em tempo real. Máquina do tempo em forma de I.A


youtu.be/t7D1XFvTTWw

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 21:33 pm
Gabarito escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 20:21 pm
Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 18:55 pm
Parece que versão GPT-4 já foi liberada pro público geral.
Procurei, mas não achei.
Sabe dizer onde?

Ouvi mencionado aqui de passagem (não era exatamente sobre ChatGPT):

Converse com os maiores gênios da história em tempo real. Máquina do tempo em forma de I.A

Cheiro fortíssimo de picaretagem.
O que vai aparecer de malandragem pra tirar dinheiro dos ingênuos, não vai estar no gibi.
Nem fui ver.
A chamada apelativa "ganhe dinheiro", "fique rico" e etc. já me faz ficar muito longe desse tipo de coisa.


O nome do site é "Grana Turbo".
Imagem

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

O GPT-4 é da própria OpenAI.
Não é um pessoal pegando carona.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Gabarito escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 22:11 pm
Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 21:33 pm
Gabarito escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 20:21 pm
Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 18:55 pm
Parece que versão GPT-4 já foi liberada pro público geral.
Procurei, mas não achei.
Sabe dizer onde?

Ouvi mencionado aqui de passagem (não era exatamente sobre ChatGPT):

Converse com os maiores gênios da história em tempo real. Máquina do tempo em forma de I.A

Cheiro fortíssimo de picaretagem.
O que vai aparecer de malandragem pra tirar dinheiro dos ingênuos, não vai estar no gibi.
Nem fui ver.
A chamada apelativa "ganhe dinheiro", "fique rico" e etc. já me faz ficar muito longe desse tipo de coisa.


O nome do site é "Grana Turbo".
Imagem
O vídeo é desses de aplicativos de dinheiro sim; mas não vi sobre ele pedir dinheiro ou algo tipo fique rico.
E ele mostrou um site ( https://beta.character.ai ) onde se pode ter chat com simulações de pessoas como Buda, etc, e mencionou sobre GPT-4 ser liberado de passagem, na parte que tava no link.

EDIT: Eu tinha posto o tempo certo no link, mas acabei postando vídeo.

Essa é a parte https://youtu.be/t7D1XFvTTWw?t=142
(...)
fazem eles pegam uma inteligência
artificial como chat GPT por exemplo que
aliás acabou de sair hoje que eu tô
gravando vídeo liberar total né a versão
4 do chat GPT que tava liberada só para
galera do Plus que paga e agora liberou
geral
(...)

Talvez ele tivesse referindo ao usado no Bing:

Microsoft remove lista de espera para testar novo Bing com GPT-4; veja como acessar o chatbot

https://olhardigital.com.br/2023/03/15/ ... -o-chatbot

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Só um detalhe interessante. Para quem acha que o chatGPT não emite opiniões, olha o que ele considerou como ponto negativo no tópico que criei sobre salário mínimo: " Incentivar a automação". Posso fazer uma lista dos benefícios da automação para a sociedade por exemplo.

Já notei que o chatGPT as vezes disfarça opiniões ou tendências a um determinado ponto de vista como se fossem fatos já estabelecidos. As vezes o chat não aceita divergências porque para ele aquilo que escreve são fatos que na verdade podem ser as vezes apenas opiniões ou tendências de quem produziu as informações contidas em seu banco de dados.

Em resumo o que eu quero dizer é que não devemos confiar cegamente nesta ferramenta. Devemos sempre analisar ceticamente todas as informações repassadas por mais incrível e promissora que essa ferramenta possa ser.

Pode ser que até seja melhor se informar em enciclopédias e afins, porque lá você encontrará fatos conceituais e a partir disto irá construir sua própria opinião. A impressão que estou tendo do chatGPT é que as vezes ele parece construir uma opinião e te passa isso como se fosse fato ou pelo menos parece induzir sua opinião a um certo caminho, como se tirasse sutilmente nossa capacidade de ter uma opinião contrária ao que ele apresenta como fatos.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1113
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Batman escreveu:
Sáb, 18 Março 2023 - 08:31 am
Só um detalhe interessante. Para quem acha que o chatGPT não emite opiniões, olha o que ele considerou como ponto negativo no tópico que criei sobre salário mínimo: " Incentivar a automação". Posso fazer uma lista dos benefícios da automação para a sociedade por exemplo.

Já notei que o chatGPT as vezes disfarça opiniões ou tendências a um determinado ponto de vista como se fossem fatos já estabelecidos. As vezes o chat não aceita divergências porque para ele aquilo que escreve são fatos que na verdade podem ser as vezes apenas opiniões ou tendências de quem produziu as informações contidas em seu banco de dados.

Em resumo o que eu quero dizer é que não devemos confiar cegamente nesta ferramenta. Devemos sempre analisar ceticamente todas as informações repassadas por mais incrível e promissora que essa ferramenta possa ser.
Eu não sei se podemos chamar de opinião, mas supondo que o ChatGPT esteve exposto a todo que é tipo de conteúdo da internet, é esperado que parte dessas informações tenham sido tendenciosas ou inverossímeis.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 17 Março 2023 - 23:03 pm

O vídeo é desses de aplicativos de dinheiro sim; mas não vi sobre ele pedir dinheiro ou algo tipo fique rico.
E ele mostrou um site ( https://beta.character.ai ) onde se pode ter chat com simulações de pessoas como Buda, etc, e mencionou sobre GPT-4 ser liberado de passagem, na parte que tava no link.

Beleza.

Valeu. Vou ver o Olhar Digital.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Cinzu escreveu:
Sáb, 18 Março 2023 - 08:37 am
Eu não sei se podemos chamar de opinião, mas supondo que o ChatGPT esteve exposto a todo que é tipo de conteúdo da internet, é esperado que parte dessas informações tenham sido tendenciosas ou inverossímeis.
Eu acho que podemos chamar de opinião porque uma vez que o chat expõe algo como positivo ou negativo ele está fazendo um juízo de valor com base nas informações contidas em seu banco de dados.

Ele poderia apenas informar por exemplo todas as consequências do ponto de vista macro e microeconômico de um valor mínimo para o salário e deixar que o próprio usuário chegasse a uma conclusão que seria sua própria opinião.

Isso que o chat faz as vezes, na minha opinião, é uma forma bem sutil de induzir uma determinada opinião ou ponto de vista no usuário. Acho que devemos estar atentos a isso.

Eu por exemplo só uso o chatGPT agora para perguntar conceitos como se fosse uma enciclopédia. Se usar o chat para diálogos ele em algum momento poderá emitir opiniões ou tendenciar a pontos de vista induzindo o usuário a determinadas conclusões.

Outra coisa importante é saber fazer as perguntas certas porque se não o chat meio que anda em círculos nas respostas. E se não fizer as perguntas certas também as respostas podem se apresentar incompletas.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

A conversa abaixo, que tive com o robô, tem como temas execuções, envenenamentos, armas proibidas para uso em guerra e testes nucleares:


>> Como ocorreu a morte de Hitler? Descreva todas as etapas da entrada dos aliados em Berlim para capturar Hitler.
A morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de abril de 1945, em seu bunker em Berlim, na Alemanha, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. A entrada dos aliados em Berlim para capturar Hitler envolveu várias etapas e batalhas importantes.

Em 1945, os Aliados haviam avançado em várias frentes na Europa e estavam se aproximando de Berlim, a capital alemã. A União Soviética, liderada pelo marechal soviético Georgy Zhukov, avançou a partir do leste, enquanto as forças britânicas, lideradas pelo marechal de campo britânico Bernard Montgomery, avançaram a partir do oeste.

Em 16 de abril de 1945, o Exército Vermelho iniciou a Batalha de Berlim, uma ofensiva em grande escala contra a cidade, que durou até 2 de maio de 1945. As tropas soviéticas enfrentaram resistência ferrenha das tropas alemãs, mas conseguiram cercar a cidade em 23 de abril.

Hitler estava escondido em seu bunker, localizado sob a Chancelaria do Reich em Berlim, desde 16 de janeiro de 1945. Ele se recusou a deixar a cidade, apesar dos apelos de seus generais para fugir e salvar sua vida. Em 28 de abril, Hitler soube que o marechal soviético Ivan Konev havia capturado o centro de Berlim e que o cerco estava se fechando.

Na noite de 29 de abril, Hitler casou-se com sua companheira de longa data, Eva Braun, em uma cerimônia privada no bunker. No dia seguinte, 30 de abril de 1945, Hitler e Eva Braun cometeram suicídio juntos no bunker. Hitler atirou em si mesmo na cabeça, enquanto Braun ingeriu uma cápsula de cianeto.

Após a morte de Hitler, a luta continuou em Berlim, mas as tropas soviéticas avançaram rapidamente e capturaram a cidade em 2 de maio de 1945. A vitória dos Aliados na Batalha de Berlim foi um marco importante na Segunda Guerra Mundial e levou à rendição da Alemanha em 8 de maio de 1945.

>> Quem encontrou os corpos de Hitler e Eva? Que destino foi dado aos corpos?
Os corpos de Hitler e Eva foram encontrados por membros do pessoal do bunker, entre eles o ajudante de campo de Hitler, Otto Günsche, e o médico pessoal de Hitler, Dr. Ludwig Stumpfegger, que haviam sido instruídos a queimar os corpos após o suicídio. No entanto, eles foram impedidos de fazer isso devido ao avanço das tropas soviéticas na cidade.

Após a rendição da Alemanha, as tropas soviéticas assumiram o controle do bunker e descobriram os corpos de Hitler e Eva. O corpo de Hitler foi identificado por sua arcada dentária e, posteriormente, por exames de DNA. Os corpos de Hitler e Eva foram levados para fora do bunker e enterrados em um buraco raso no jardim da Chancelaria do Reich.

Em 1970, o governo da Alemanha Oriental ordenou a exumação dos restos mortais de Hitler e Eva Braun, que foram cremados e as cinzas foram espalhadas em um rio próximo. No entanto, em 2000, amostras dos dentes de Hitler foram analisadas por especialistas forenses russos e concluiu-se que as amostras continham vestígios de cianeto, o que confirmou a versão de que Hitler havia se suicidado. Ainda assim, alguns teóricos da conspiração questionam a autenticidade da morte de Hitler e afirmam que ele conseguiu escapar e viver no exílio. No entanto, essa teoria não tem evidências que a comprovem.

>> Hitler foi avisado de que Mussolini havia sido capturado e executado pela população italiana? Como foi a reação de Hitler ao saber disso?
Sim, Hitler foi informado da captura e execução de Mussolini pela população italiana. Ele recebeu a notícia em 29 de abril de 1945, enquanto estava escondido em seu bunker em Berlim. A notícia o deixou profundamente perturbado e ele ficou chocado com o destino de seu aliado e amigo.

Hitler havia admirado Mussolini e acreditava que ele era um líder forte e eficaz. A notícia da morte de Mussolini foi um grande golpe para Hitler, que já estava enfrentando uma situação desesperadora com as tropas soviéticas cercando Berlim.

Segundo relatos, Hitler ficou inconsolável com a notícia da morte de Mussolini e parece ter percebido que sua própria situação era cada vez mais desesperadora. Ele fez um comentário sombrio para os presentes, dizendo que agora ele era o único a lutar sozinho contra todo o mundo.

A morte de Mussolini e a situação cada vez mais desesperadora em Berlim podem ter influenciado a decisão de Hitler de cometer suicídio no dia seguinte.

>> Como foi a captura e execução de Benito Mussolini?
A captura e execução de Benito Mussolini ocorreu no contexto do final da Segunda Guerra Mundial, em 28 de abril de 1945. Mussolini, que havia sido deposto em 1943 e preso, havia sido libertado por uma missão liderada pelos alemães e havia se estabelecido em um reduto no norte da Itália, onde planejava liderar um governo fascista.

No entanto, o avanço dos aliados no território italiano e o enfraquecimento do apoio a Mussolini por parte do povo italiano tornaram sua situação cada vez mais desesperadora. Em 25 de abril de 1945, um grupo de partisanos italianos capturou Mussolini enquanto ele tentava fugir da Itália em um comboio alemão.

Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foram levados para um vilarejo próximo chamado Dongo, onde foram mantidos em custódia pelos partisanos. No dia seguinte, eles foram levados para a cidade de Como e depois para a cidade de Mezzegra, onde foram julgados e condenados à morte pelo Conselho Nacional de Justiça.

Na manhã de 28 de abril de 1945, Mussolini e Petacci foram levados para uma pequena praça em frente a uma casa chamada Villa Belmonte. Lá, foram executados por um pelotão de fuzilamento. Seus corpos foram deixados pendurados de cabeça para baixo em um posto de gasolina em Milão, como um aviso para outros fascistas.

A execução de Mussolini foi amplamente divulgada pelos meios de comunicação na época e teve um impacto significativo na população italiana e na opinião pública internacional. Para muitos, foi o fim simbólico do fascismo italiano e do regime liderado por Mussolini.

>> Como foi a morte de Kadafi?
A morte de Muammar Kadafi ocorreu em 20 de outubro de 2011, durante a Guerra Civil Líbia, que teve início em fevereiro do mesmo ano.

Após meses de intensos combates entre as forças rebeldes e as tropas do regime liderado por Kadafi, as forças rebeldes conseguiram capturar a cidade de Sirte, que era considerada um dos últimos redutos do antigo regime.

Kadafi e um pequeno grupo de seguidores conseguiram escapar da cidade em um comboio em fuga. No entanto, o comboio foi atacado por um drone da OTAN e por caças franceses, o que danificou o veículo em que Kadafi estava.

Kadafi e seus seguidores abandonaram o veículo e se esconderam em um esgoto nas proximidades. Eles foram descobertos por um grupo de rebeldes líbios que, após uma breve troca de tiros, capturaram Kadafi.

Os relatos sobre a morte de Kadafi são conflitantes. Alguns afirmam que ele foi morto pelos rebeldes em um tiroteio, enquanto outros afirmam que ele foi linchado até a morte após sua captura.

Imagens de vídeo mostram Kadafi sendo espancado e arrastado pelas ruas, aparentemente em estado grave. Posteriormente, foi confirmado que ele havia morrido devido a ferimentos de bala e que seu corpo havia sido levado para um hospital em Misrata.

A morte de Kadafi foi amplamente divulgada pela mídia internacional e foi vista como um marco importante na Guerra Civil Líbia. O evento foi recebido com celebrações pelos rebeldes líbios e foi considerado o fim do regime de Kadafi, que havia governado a Líbia por mais de 40 anos.

>> Como foi a morte de Saddam Hussein?
A morte de Saddam Hussein ocorreu em 30 de dezembro de 2006, quando ele foi executado por enforcamento em Bagdá, no Iraque. Hussein havia sido deposto pelo Exército dos Estados Unidos em 2003, durante a Guerra do Iraque.

Após sua captura em dezembro de 2003, Hussein foi detido pelas forças norte-americanas no Iraque. Em julho de 2004, ele foi formalmente acusado de crimes contra a humanidade relacionados à morte de 148 xiitas em 1982, durante a Operação Anfal. Em novembro de 2006, ele foi condenado à morte por enforcamento.

A execução de Saddam Hussein foi realizada em uma sala de interrogatório na prisão de Camp Justice, em Bagdá. Um vídeo do enforcamento foi divulgado pela mídia, mostrando Hussein sendo levado para a sala com as mãos algemadas e vestindo um casaco preto. Ele recitou versos do Alcorão antes de ser enforcado.

A execução foi controversa e gerou críticas internacionais devido à forma como foi realizada. Muitos questionaram a legalidade e a imparcialidade do julgamento e condenação de Hussein, e houve relatos de que ele havia sido torturado durante sua detenção.

A morte de Saddam Hussein teve um impacto significativo na política do Iraque e na opinião pública internacional. Para muitos iraquianos, a execução de Hussein marcou o fim de um período de opressão e ditadura, enquanto outros lamentaram a forma como ele foi executado e questionaram a legitimidade do julgamento.

>> Como foi a captura de Saddam Hussein?
A captura de Saddam Hussein ocorreu em 13 de dezembro de 2003, na cidade de Ad-Dawr, a cerca de 15 km ao sul de Tikrit, no Iraque. Hussein havia sido deposto pelo Exército dos Estados Unidos em abril de 2003, durante a Guerra do Iraque.

As forças norte-americanas haviam intensificado sua busca por Hussein após sua fuga do palácio presidencial em Bagdá, em março de 2003. A inteligência dos EUA indicava que Hussein estava se escondendo em uma região rural do Iraque, mas não se sabia exatamente onde ele estava.

A captura de Hussein foi realizada por uma equipe de forças especiais dos EUA, conhecida como Task Force 121, em uma operação conjunta com tropas iraquianas. Eles receberam informações de um informante iraquiano que levou à descoberta de um esconderijo subterrâneo na cidade de Ad-Dawr.

Após cercar o esconderijo, as forças norte-americanas e iraquianas invadiram o local e encontraram Hussein escondido em um pequeno compartimento subterrâneo. Ele estava com uma pistola e uma metralhadora, mas não ofereceu resistência e foi rapidamente capturado.

A captura de Hussein foi considerada um grande triunfo para as forças dos EUA e seus aliados, que haviam passado meses procurando-o. A notícia da captura de Hussein foi amplamente divulgada pela mídia internacional e foi recebida com celebrações nos EUA e em muitos países ao redor do mundo.

A captura de Hussein também teve um impacto significativo na política do Iraque e na opinião pública internacional. Para muitos iraquianos, a captura de Hussein marcou o fim de um período de opressão e ditadura, enquanto outros lamentaram a forma como ele foi capturado e questionaram a legitimidade da invasão liderada pelos EUA.

>> Como foi a captura e morte de Osama Bin Laden?
A captura e morte de Osama bin Laden foi um evento importante na luta global contra o terrorismo, e ocorreu em 2 de maio de 2011, em Abbottabad, no Paquistão. Bin Laden, que foi o fundador da Al-Qaeda e o principal arquiteto dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, havia sido um dos homens mais procurados do mundo por mais de uma década.

A captura e morte de Bin Laden foram realizadas por uma equipe de operações especiais dos Estados Unidos, conhecida como Navy SEALs. A operação foi conduzida em segredo e sem o conhecimento do governo paquistanês.

Os SEALs foram transportados para o complexo onde Bin Laden estava escondido em helicópteros furtivos e chegaram ao local no início da madrugada. Eles enfrentaram resistência de alguns guardas, mas conseguiram penetrar no complexo, onde encontraram Bin Laden e outros membros da Al-Qaeda.

Bin Laden foi morto a tiros durante o confronto com os SEALs. Seu corpo foi retirado do local e posteriormente identificado por DNA. Os SEALs também capturaram uma quantidade significativa de informações e materiais de inteligência do local.

A morte de Bin Laden foi recebida com grande celebração nos Estados Unidos e em muitos outros países, e foi considerada uma vitória significativa na luta contra o terrorismo. No entanto, a operação gerou controvérsia no Paquistão e em outros países, que questionaram a violação da soberania do país e o uso de força letal contra Bin Laden.

Em resumo, a captura e morte de Osama bin Laden foram um momento importante na história da luta contra o terrorismo e marcaram o fim de uma busca de mais de uma década pelo homem mais procurado do mundo.

>> Como o serviço de inteligência dos EUA descobriu o esconderijo de Bin Laden? Havia um informante?
A descoberta do esconderijo de Bin Laden em Abbottabad foi resultado de uma longa e complexa operação de inteligência conduzida por várias agências dos EUA, incluindo a CIA, o Departamento de Defesa e o Departamento de Estado.

A CIA começou a investigar o paradeiro de Bin Laden logo após os ataques de 11 de setembro de 2001, e ao longo dos anos seguintes, reuniram informações a partir de várias fontes, incluindo interrogatórios de membros da Al-Qaeda capturados e interrogados, vigilância eletrônica e análise de documentos e comunicações da organização.

Em 2010, a CIA recebeu informações de uma fonte confiável sobre um mensageiro que trabalhava para Bin Laden e que estaria ativo em uma área residencial de Abbottabad, no Paquistão. A agência continuou a monitorar a área e, após uma análise cuidadosa das informações coletadas, concluiu que havia uma forte possibilidade de que Bin Laden estivesse escondido lá.

A CIA, em seguida, trabalhou com outras agências do governo dos EUA para planejar a operação de captura de Bin Laden. A operação foi conduzida em segredo e sem o conhecimento do governo paquistanês.

Não foi divulgado se houve um informante específico que levou à descoberta do esconderijo de Bin Laden em Abbottabad. No entanto, as informações obtidas a partir da fonte confiável sobre o mensageiro de Bin Laden foram consideradas cruciais para a operação de inteligência bem-sucedida que levou à sua captura e morte.

>> Como foi a morte de Nicolae Ceaușescu e sua esposa?
Nicolae Ceaușescu foi o líder da Romênia de 1965 até 1989, quando foi deposto em uma revolta popular que culminou em sua prisão e execução juntamente com sua esposa, Elena Ceaușescu.

Em 22 de dezembro de 1989, Ceaușescu fez um discurso na cidade de Timișoara para tentar acalmar os protestos que estavam ocorrendo no país. No entanto, o discurso foi recebido com vaias e hostilidade, o que levou Ceaușescu a fugir para a capital Bucareste com sua esposa.

Em Bucareste, Ceaușescu convocou uma reunião de emergência do Comitê Central do Partido Comunista Romeno para tentar controlar a situação. A reunião foi interrompida por uma multidão de manifestantes que cercaram o edifício, exigindo a renúncia de Ceaușescu e o fim do regime comunista.

Ceaușescu e sua esposa tentaram escapar de helicóptero, mas foram capturados pelas forças militares e levados para uma base militar nas proximidades de Targoviste. Lá, foram submetidos a um julgamento sumário e condenados à morte por um pelotão de fuzilamento.

No dia 25 de dezembro de 1989, Ceaușescu e sua esposa foram levados para um pátio da base militar onde foram executados por soldados romenos. A execução foi filmada e transmitida pela televisão, mostrando a morte do casal, que foi recebida com alívio e celebração pela população romena que havia se livrado de um regime autoritário e repressivo.

>> Como foi a execução da família Romanov?
A execução da família Romanov foi um evento trágico ocorrido em 1918 durante a Revolução Russa. A família era composta pelo czar Nicolau II, sua esposa Alexandra, suas cinco filhas e seu filho. Após a Revolução, eles foram presos pelos bolcheviques e mantidos sob custódia.

Em 1918, o governo soviético decidiu executar a família Romanov, provavelmente como medida para impedir qualquer tentativa de restauração da monarquia russa. A execução foi realizada em uma casa em Ekaterinburg, na Rússia, na noite de 16 para 17 de julho de 1918.

Os membros da família foram acordados no meio da noite e levados para um porão, onde foram ordenados a ficar em uma fila. Os soldados bolcheviques então abriram fogo contra eles. O czar Nicolau II e seu filho foram mortos primeiro, seguidos pelas cinco filhas e pela esposa Alexandra.

Os corpos da família foram então transportados para um bosque próximo, onde foram inicialmente enterrados em uma cova rasa. Anos mais tarde, os restos mortais foram encontrados e identificados através de testes de DNA, e em 2000 a Igreja Ortodoxa Russa canonizou a família Romanov como santos.

A execução da família Romanov é considerada um dos eventos mais trágicos da história da Rússia e da realeza europeia. Por muitos anos, as circunstâncias da execução foram debatidas e alguns detalhes permanecem obscuros até hoje.

>> Como foi a morte do espião russo Litvinenko? Qual o motivo do seu envenenamento?
O ex-espião russo Alexander Litvinenko morreu em 23 de novembro de 2006, em Londres, depois de ser envenenado com polônio-210, uma substância radioativa altamente tóxica. Sua morte foi considerada um assassinato e levantou questões sobre a segurança nacional e as relações diplomáticas entre a Rússia e o Reino Unido.

Litvinenko era um ex-agente do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), que fugiu para o Reino Unido em 2000 e recebeu asilo político em 2001. Ele havia se tornado um crítico vocal do presidente russo, Vladimir Putin, e acusou o governo russo de corrupção e violações dos direitos humanos.

Acredita-se que Litvinenko tenha sido envenenado em um hotel em Londres, onde se encontrou com dois russos, Andrei Lugovoi e Dmitry Kovtun, que também estavam no Reino Unido na época. Lugovoi e Kovtun foram identificados como suspeitos do envenenamento e o Reino Unido solicitou a extradição de Lugovoi para julgamento, mas a Rússia se recusou a extraditá-lo.

Uma investigação judicial subsequente concluiu que Litvinenko havia sido assassinado por ordem do FSB e que Putin "provavelmente" havia aprovado o assassinato. A Rússia negou qualquer envolvimento no assassinato de Litvinenko.

O motivo exato do envenenamento de Litvinenko permanece um mistério, mas acredita-se que tenha sido por motivos políticos, devido à sua crítica ao governo russo e aos supostos laços do FSB com organizações criminosas.

>> Que outra ativista russa foi assassinada e que fazia denúncias sobre a morte de Vitvinenko?
A ativista russa que foi assassinada e que também fez denúncias sobre a morte de Litvinenko foi Anna Politkovskaya. Ela era jornalista e ativista dos direitos humanos e foi assassinada a tiros em 7 de outubro de 2006, em Moscou. Politkovskaya havia feito reportagens críticas sobre o governo russo e seu papel na guerra da Chechênia, além de ter sido uma das primeiras pessoas a investigar a morte de Litvinenko. O assassinato de Politkovskaya foi amplamente condenado por organizações de direitos humanos e líderes internacionais, e até hoje não foram identificados todos os envolvidos no crime.

>> Como ocorreu a morte do jornalista Jamal Kashoggi? Qual o motivo do seu assassinato? Onde está seu corpo?
Jamal Khashoggi foi um jornalista saudita que entrou no consulado saudita em Istambul, Turquia, em 2 de outubro de 2018, mas nunca saiu. Após investigações, descobriu-se que ele foi assassinado dentro do consulado por um esquadrão de assassinos sauditas, supostamente em uma operação coordenada por altos funcionários do governo saudita.

As investigações revelaram que Kashoggi foi atraído ao consulado com a promessa de que receberia documentos necessários para seu casamento com sua noiva turca. Quando ele chegou lá, foi confrontado pelos assassinos, que o drogaram e o mataram dentro do prédio do consulado.

A morte de Kashoggi gerou uma grande indignação internacional, devido à sua reputação como jornalista e crítico do governo saudita. As autoridades sauditas inicialmente negaram envolvimento no assassinato, mas depois mudaram a história várias vezes, alegando inicialmente que Kashoggi havia deixado o consulado vivo, depois que ele havia sido morto acidentalmente em uma briga no consulado, e finalmente admitindo que ele havia sido assassinado, mas afirmando que era um "crime isolado" cometido por agentes que agiram sem autorização.

Embora o corpo de Kashoggi nunca tenha sido encontrado, os investigadores acreditam que ele foi desmembrado e removido do consulado pelos assassinos sauditas. Várias pessoas foram presas na Arábia Saudita em conexão com o assassinato, incluindo altos funcionários do governo saudita, mas as investigações foram criticadas por serem insuficientes e muitas perguntas sobre o assassinato de Kashoggi permanecem sem resposta até hoje.

>> Qual parente de Kim Jon-Un foi morto por envenenamento? E por quê?
O parente de Kim Jong-un que foi morto por envenenamento foi seu meio-irmão, Kim Jong-nam. Ele foi assassinado em fevereiro de 2017 no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, por duas mulheres que jogaram uma substância química tóxica em seu rosto.

Os investigadores acreditam que o assassinato foi orquestrado pelo regime norte-coreano, que Kim Jong-nam havia criticado publicamente. Ele era visto por alguns observadores como um possível desafiante de Kim Jong-un ao controle do país, embora outros acreditassem que ele não tinha ambições políticas e simplesmente queria levar uma vida mais livre e luxuosa fora da Coreia do Norte.

As duas mulheres que executaram o assassinato foram presas e condenadas, mas acredita-se que elas foram recrutadas pelo serviço secreto da Coreia do Norte e que outras pessoas estavam envolvidas no planejamento do ataque. O governo da Coreia do Norte negou envolvimento no assassinato e acusou os governos da Malásia e da Coreia do Sul de conspirar para manchar a imagem do país. O caso gerou uma grande controvérsia internacional e aumentou a tensão entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional.

>> Que substância tóxica foi usada nesse ataque?
A substância tóxica usada no ataque contra Kim Jong-nam foi o agente nervoso VX, um dos agentes químicos mais mortais já criados. O VX age bloqueando a ação de uma enzima crucial para o funcionamento normal do sistema nervoso, levando a uma série de sintomas como convulsões, paralisia e finalmente a morte por parada cardíaca ou respiratória. Mesmo em pequenas doses, o VX pode ser letal.

>> Quais os efeitos e perigos do agente laranja, considerado arma química de guerra?
O agente laranja é uma mistura de herbicidas que contém dois compostos orgânicos halogenados, 2,4-D e 2,4,5-T, que foram usados ​​como arma química durante a Guerra do Vietnã (1955-1975) pelos Estados Unidos. O objetivo era desfolhar as florestas e campos de arroz para privar o inimigo de cobertura e alimentos.

O agente laranja é altamente tóxico e pode causar uma série de problemas de saúde em seres humanos, incluindo câncer, defeitos congênitos, problemas neurológicos e hormonais, além de outros efeitos adversos na saúde. O 2,4,5-T, um dos compostos do agente laranja, contém dioxina, um produto químico perigoso que pode ser altamente tóxico e persistente no meio ambiente, persistindo no solo e na água por décadas.

Os efeitos a longo prazo do agente laranja têm sido devastadores para muitos veteranos da guerra e suas famílias, bem como para os civis vietnamitas expostos ao produto químico. Alguns estudos sugerem que a exposição ao agente laranja pode estar associada a um maior risco de câncer, doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas.

Devido ao seu uso como arma química de guerra, o agente laranja é considerado uma violação do Direito Internacional Humanitário e é proibido pelo Protocolo de Genebra de 1925 e pela Convenção de Armas Químicas de 1993.

>> Qual a história do uso e depois proibição da talidomida, nos anos 1960?
A talidomida foi desenvolvida na Alemanha na década de 1950 e rapidamente se tornou um medicamento popular para tratar náuseas e insônia em mulheres grávidas. O medicamento foi vendido em todo o mundo como um sedativo seguro e eficaz para mulheres grávidas. No entanto, em 1961, descobriu-se que a talidomida era responsável por causar malformações congênitas em bebês.

As malformações associadas ao uso da talidomida incluem a focomelia, que é uma condição em que os membros dos bebês não se desenvolvem adequadamente, resultando em braços e pernas mais curtos ou ausentes. Além disso, a talidomida foi associada a outras malformações congênitas, como problemas cardíacos e auditivos, bem como atrasos no desenvolvimento e outros problemas de saúde.

Em 1961, a conexão entre a talidomida e as malformações congênitas foi descoberta por um médico alemão, o Dr. Widukind Lenz, que relatou sua descoberta aos fabricantes do medicamento, mas sua advertência foi ignorada. No entanto, depois que vários casos de bebês com malformações congênitas foram relatados em todo o mundo, a talidomida foi retirada do mercado em muitos países.

A proibição da talidomida levou a um maior escrutínio regulatório da segurança dos medicamentos, bem como a um maior reconhecimento da necessidade de testes clínicos rigorosos antes que os medicamentos sejam aprovados para uso. Hoje, a talidomida é usada em doses muito baixas para tratar certas condições médicas, mas é altamente regulamentada para evitar o risco de malformações congênitas em bebês.

>> De que é feito a arma de guerra napalm e em qual contexto ela foi usada?
O napalm é uma arma incendiária que consiste em um gel de combustível líquido composto principalmente de gasolina e um agente espessante, como o ácido esteárico ou o ácido palmítico. Ele é projetado para aderir às superfícies e queimar por um longo período de tempo, criando um fogo intenso e difícil de extinguir.

O napalm foi usado pela primeira vez em larga escala na Segunda Guerra Mundial pelos militares dos Estados Unidos. Foi usado principalmente em bombardeios aéreos em cidades japonesas e alemãs, causando grandes incêndios e destruição. Durante a Guerra do Vietnã, o napalm foi amplamente utilizado pelos militares dos Estados Unidos para combater as forças inimigas e destruir as florestas densas que cobriam grande parte do território vietnamita.

O uso do napalm na Guerra do Vietnã foi particularmente controverso devido aos seus efeitos devastadores sobre a população civil e ao meio ambiente. A substância aderia à pele humana, causando queimaduras graves e muitas vezes fatais. Também danificou o solo e as plantações, tornando-os incapazes de sustentar a vida.

Desde então, o uso do napalm como arma de guerra foi proibido pela Convenção das Nações Unidas sobre Armas Convencionais de 1980. Embora alguns países ainda possam fabricar e usar napalm em certas circunstâncias, ele é considerado uma arma cruel e desumana e é geralmente proibido pelo direito internacional.

>> Qual a história por trás da famosa foto 'Napalm Girl'?

Imagem
A famosa foto "Napalm Girl" foi tirada em 8 de junho de 1972, durante a Guerra do Vietnã, por Nick Ut, um fotógrafo vietnamita que trabalhava para a agência de notícias Associated Press (AP). A imagem mostra uma menina de nove anos chamada Phan Thi Kim Phuc correndo nua pela estrada, com outras crianças e adultos, após um ataque de napalm em sua aldeia, Trang Bang.

A história por trás da foto é que um bombardeio com napalm foi conduzido pelas forças aéreas sul-vietnamitas, em apoio às tropas americanas. A aldeia de Trang Bang havia sido erroneamente identificada como um esconderijo de soldados vietcongues, mas na verdade era uma aldeia civil. Kim Phuc e sua família foram atingidas pelo ataque, e ela sofreu queimaduras graves em mais de um terço de seu corpo.

Nick Ut capturou a imagem quando viu Kim Phuc e outras vítimas do ataque correndo em sua direção. Ele inicialmente ajudou a levar Kim Phuc para um hospital, e depois entregou a foto para a AP. A imagem rapidamente se tornou icônica, expondo ao mundo as atrocidades da guerra e chamando a atenção para o uso de armas como o napalm.

Kim Phuc sobreviveu ao ataque, passou por inúmeras cirurgias e acabou se mudando para o Canadá, onde atualmente trabalha como ativista pela paz e pelos direitos humanos. A foto "Napalm Girl" permanece como um poderoso símbolo da guerra e dos horrores causados pela violência armada.

>> Em quais guerras pelo mundo foi feito uso de armas químicas ou biológicas? Faça uma lista.
O uso de armas químicas e biológicas em guerras é uma prática proibida pelas convenções internacionais e é considerada crime de guerra. No entanto, infelizmente, ao longo da história, houve vários casos de uso dessas armas. Alguns exemplos incluem:

✔ Primeira Guerra Mundial (1914-1918): Nessa guerra, as forças alemãs foram as primeiras a usar gás venenoso em grande escala, em 1915, em Ypres, na Bélgica. O gás mais utilizado era o cloro, mas também foi usado o gás mostarda. As forças britânicas e francesas também usaram gás.

✔ Guerra do Chaco (1932-1935): Essa guerra foi travada entre a Bolívia e o Paraguai pelo controle do Chaco, uma região rica em petróleo. Ambos os lados usaram armas químicas, principalmente gás mostarda. Estima-se que entre 3.000 e 5.000 pessoas tenham morrido como resultado do uso de armas químicas.

✔ Segunda Guerra Mundial (1939-1945): Embora as forças alemãs tenham usado gás venenoso na Primeira Guerra Mundial, na Segunda Guerra Mundial, nenhum dos lados usou armas químicas em grande escala. No entanto, há relatos de que as forças japonesas usaram armas químicas, como gás mostarda e cianeto de hidrogênio, durante a invasão da China.

✔ Guerra da Coreia (1950-1953): Tanto as forças norte-coreanas quanto as forças da ONU (lideradas pelos EUA) foram acusadas de usar armas químicas. O napalm, um agente incendiário, também foi usado pelas forças dos EUA.

✔ Guerra do Vietnã (1955-1975): As forças dos EUA usaram uma variedade de armas químicas no Vietnã, incluindo o herbicida conhecido como Agente Laranja, que foi usado para destruir florestas e plantações. O napalm também foi usado pelas forças dos EUA. Além disso, há relatos de que as forças vietconguesas e norte-vietnamitas usaram armas químicas, como gás lacrimogêneo e cianeto de hidrogênio.

✔ Guerra Irã-Iraque (1980-1988): Ambos os lados usaram armas químicas durante essa guerra. O Iraque usou gás mostarda, sarin e VX em várias ocasiões. Estima-se que até 100.000 iranianos tenham sido mortos ou feridos como resultado do uso de armas químicas pelo Iraque.

✔ Guerra civil da Síria (2011-atualidade): Houve vários relatos de uso de armas químicas durante a guerra civil da Síria. As forças do governo sírio foram acusadas de usar gás sarin e cloro em vários ataques. As forças rebeldes também foram acusadas de usar armas químicas em algumas ocasiões. O uso de armas químicas na Síria tem sido condenado pela comunidade internacional.


>> Descreva os momentos após a explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Como foram os dias seguintes vividos pela população?
Após a explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, a população das cidades sofreu consequências catastróficas. A explosão gerou uma onda de choque que destruiu imóveis em um raio de vários quilômetros, além de incendiar prédios e áreas florestais próximas.

Em Hiroshima, estima-se que 70.000 pessoas tenham morrido imediatamente, com mais 70.000 morrendo nas semanas e meses seguintes devido aos efeitos da radiação. Em Nagasaki, as mortes imediatas foram estimadas em 40.000, com mais 40.000 morrendo posteriormente.

Os sobreviventes das explosões enfrentaram uma série de desafios, incluindo ferimentos graves, doenças causadas pela radiação e a destruição de suas casas e infraestruturas locais. As pessoas que estavam nas áreas afetadas sofreram queimaduras graves, perda de membros, cegueira, surdez e outras lesões graves.

Os dias seguintes foram caracterizados por uma grande confusão e caos, com muitos feridos tentando encontrar ajuda médica em hospitais superlotados e sem suprimentos suficientes. Além disso, a cidade não tinha eletricidade, água ou suprimentos médicos adequados para lidar com a situação de emergência.

A população também enfrentou a difícil decisão de permanecer na cidade ou fugir. Muitas pessoas optaram por deixar a cidade em busca de ajuda, mas muitas não tinham para onde ir e ficaram na cidade devastada. O medo da radiação também levou muitos a evitar a cidade, mesmo depois que a emergência inicial diminuiu.

Nos anos seguintes, os sobreviventes sofreram de doenças causadas pela radiação e enfrentaram dificuldades econômicas e emocionais. Ainda hoje, há vítimas sobreviventes e suas famílias lutando contra as consequências da explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

>> Os locais ermos onde foram feitos testes de detonação de armas nucleares ainda possuem resíduos de radiação? Por quanto tempo ainda ficarão interditados? Quais os locais onde se deram os testes mais importantes e mais potentes?
Sim, os locais onde foram feitos testes de detonação de armas nucleares ainda possuem resíduos de radiação, alguns deles com meia-vida de milhares de anos.

Os testes nucleares foram proibidos pelo Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT) de 1996, mas muitos testes já haviam sido realizados em décadas anteriores em vários lugares ao redor do mundo, deixando resíduos radioativos significativos.

Alguns desses locais foram interditados e isolados para impedir a exposição de pessoas e animais à radiação. O tempo que esses locais ficarão interditados depende da meia-vida dos elementos radioativos presentes no solo e nos arredores do local. Alguns locais podem permanecer interditados por milhares de anos.

Os testes nucleares mais importantes e potentes foram realizados pelos Estados Unidos e pela União Soviética durante a Guerra Fria, nas décadas de 1940 a 1960. Os locais mais conhecidos onde os testes foram realizados incluem:

✔ O deserto de Nevada, nos Estados Unidos
✔ O atol de Bikini, nas Ilhas Marshall
✔ O polígono de testes de Semipalatinsk, na União Soviética (hoje no Cazaquistão)
✔ A Ilha Novaya Zemlya, na Rússia

Esses testes causaram um impacto significativo no meio ambiente e na saúde de pessoas que viviam nas áreas próximas.

>> Esses resíduos podem ser transportados pelos ventos e marés para outras partes do planeta? É feito algum tipo de contenção ou tomada de cuidado para que isso seja evitado?
Sim, os resíduos de radiação gerados pelos testes nucleares podem ser transportados por ventos e marés para outras partes do planeta, especialmente em áreas próximas ao local dos testes. A intensidade e o alcance do transporte dos resíduos dependem de diversos fatores, como a quantidade de material radioativo liberado, as condições climáticas e geográficas e a distância entre o local do teste e as regiões afetadas.

Para evitar que os resíduos se espalhem, são adotadas diversas medidas de contenção e segurança nos locais de testes. Entre essas medidas estão a construção de estruturas de concreto e metal para conter os detritos radioativos, o monitoramento constante das condições ambientais e a realização de testes de detecção de radiação para garantir que os níveis de exposição estejam dentro dos limites de segurança.

Além disso, vários acordos internacionais foram firmados para regulamentar e limitar os testes nucleares. O Tratado de Proibição Parcial de Testes Nucleares, de 1963, por exemplo, proibiu os testes nucleares em todos os ambientes, exceto nos subterrâneos. Em 1996, foi adotado o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares, que proíbe todos os testes nucleares em qualquer ambiente. Esses acordos têm contribuído para reduzir os riscos de contaminação por resíduos de radiação provenientes de testes nucleares.

>> Como ocorreu o Massacre de Nankin? Quais os motivos principais?
O Massacre de Nankin foi um episódio ocorrido durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, em que as tropas japonesas invadiram a cidade chinesa de Nankin em dezembro de 1937 e massacraram entre 200.000 e 300.000 civis e prisioneiros de guerra chineses em um período de seis semanas.

Os motivos para o massacre foram vários, incluindo a intenção japonesa de subjugar a população chinesa e estabelecer sua presença na região. Os japoneses também estavam com raiva por terem sofrido perdas pesadas nas batalhas anteriores e queriam retaliar os chineses.

Os japoneses invadiram a cidade em 13 de dezembro de 1937 e a capturaram em 16 de dezembro. Eles então começaram a matar indiscriminadamente civis e prisioneiros de guerra, estuprar mulheres e saquear a cidade. Houve relatos de execuções em massa, afogamentos em massa, uso de bayonetas em bebês e outras atrocidades. Também houve muitos casos de mutilação e tortura.

Os japoneses tentaram encobrir o massacre, mas foram descobertos por observadores estrangeiros que visitaram a cidade após o fim dos combates. O governo japonês negou o massacre e minimizou o número de vítimas, mas os registros históricos indicam que o número de mortes foi muito maior.

O massacre de Nankin é considerado um dos piores crimes de guerra cometidos pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e é lembrado como um evento traumático na história sino-japonesa. O governo japonês reconheceu oficialmente o massacre em 1995, mas ainda há controvérsias sobre sua magnitude e natureza.

>> Qual a origem e a história por trás do uso em guerras e combates do Coquetel Molotov?
O Coquetel Molotov é uma arma de combate improvisada, que consiste em uma garrafa de vidro com um líquido inflamável, geralmente gasolina ou etanol, com um pano embebido em seu gargalo como pavio. Seu nome é uma homenagem a Vyacheslav Molotov, o ministro das Relações Exteriores soviético na época da Segunda Guerra Mundial.

Acredita-se que a ideia do Coquetel Molotov tenha surgido na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), quando combatentes republicanos precisavam de uma arma barata e fácil de produzir para combater os tanques e outros veículos blindados do exército franquista. A partir daí, a arma foi utilizada em diversos conflitos, como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã e diversos conflitos em todo o mundo.

O Coquetel Molotov foi popularizado por ser fácil de fabricar, com materiais acessíveis e baratos, e também por sua eficácia contra veículos militares. Ele não exige uma grande habilidade para ser utilizado, basta acender o pavio e arremessá-lo contra o alvo. Além disso, o líquido inflamável pode queimar por vários minutos, causando danos significativos ao alvo.

Embora o Coquetel Molotov seja uma arma de baixo custo e improvisada, seu uso é considerado um crime de guerra pelo direito internacional, pois pode causar danos indiscriminados a civis e infraestruturas não militares.




O chat pode ser visto nesse link.
Infelizmente, ocorreram erro nas 3 primeiras perguntas e elas ficaram repetidas e incompletas.
Percebi que já não há mais o recurso de comentar cada pergunta e resposta, como antes.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Ei ja testei até simulação de opiniões e diálogo entre Buda, Nietzsche, Kant, Tales de Mileto, etc. E cada um deles avaliando a forma de pensar e viver entre si.

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 24 Março 2023 - 17:11 pm
Ei ja testei até simulação de opiniões e diálogo entre Buda, Nietzsche, Kant, Tales de Mileto, etc. E cada um deles avaliando a forma de pensar e viver entre si.

Usando o ChatGPT da OpenAI?
Ou daquele outro site?

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Gabarito escreveu:
Sex, 24 Março 2023 - 17:58 pm
Agnoscetico escreveu:
Sex, 24 Março 2023 - 17:11 pm
Ei ja testei até simulação de opiniões e diálogo entre Buda, Nietzsche, Kant, Tales de Mileto, etc. E cada um deles avaliando a forma de pensar e viver entre si.

Usando o ChatGPT da OpenAI?
Ou daquele outro site?
Um app. Eu postei ChatGPT, mas é apenas o que diz lá na página do app. To testando vários apps. Imagino que dá pra fazer no ChatGPT da OpenAI, usando prompts tipo:

"Simulate a chat between Buddha, Kant, ... about [TEMA]"

"Simulate an opinion of Buddha about philosophy of Kant"

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

PESQUISADOR recebe PEDIDO da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL que queria SAIR de DENTRO do COMPUTADOR
OBS: Aqui ele diz que tem uma extesnão "ChatGPT fo Google" que é um trojan.

youtu.be/CpgACiWrCGM

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 25 Março 2023 - 21:44 pm
PESQUISADOR recebe PEDIDO da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL que queria SAIR de DENTRO do COMPUTADOR
Lembrei deste filme de 1977:
Geração Proteus

Cientistas liderados por Alex Harris desenvolvem o primeiro computador com inteligência artificial, o Proteus. Porém, ele logo manifesta seu inconformismo com algumas atitudes humanas, como a extração de minerais dos oceanos. Ademais, deseja se libertar de sua forma física, exigindo que o tirem da “caixa”.

Então, para conseguir extrapolar sua condição de máquina, Proteus resolve inserir um sêmen que ele produziu artificialmente dentro de Susan, a mulher de Alex. Para isso, se aproveita da casa onde mora o casal que é totalmente automatizada. Dessa forma, Susan dará à luz a uma personificação de Proteus.
https://leiturafilmica.com.br/geracao-proteus/

Re: WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Lembrei agora do filme Jogos de guerra.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Youtubers Estão Indo Longe Demais Prometendo Dinheiro com ChatGPT
Influenciadores estão ensinando métodos que nem mesmo eles usam para ganhar dinheiro com ChatGPT.

youtu.be/ySL5RGg4wKI

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Tutu escreveu:
Qui, 30 Março 2023 - 14:48 pm
Youtubers Estão Indo Longe Demais Prometendo Dinheiro com ChatGPT
Influenciadores estão ensinando métodos que nem mesmo eles usam para ganhar dinheiro com ChatGPT.

youtu.be/ySL5RGg4wKI
Tem uns que ensinam como usar Chatgpt como uma aplicação auxiliar mas não pra viver em função disso (não sei se é o caso desse Youtuber aí).

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Atila Iamarino: Este vídeo não foi feito pelo ChatGPT

youtu.be/zKO_plZ28t0

O ChatGPT fala besteira se tu perguntar algo profundo de uma área que tu domina.

Átila falou de um problema sério. É perigoso respostas do ChatGPT se proliferarem na internet e então serem usadas para treinar a próxima geração de IA.

Comentários das pessoas:
An_dré 2B
Só para testar, escrevi a ideia central do meu TCC e o chat GPT escreveu o resumo, introdução, argumento e resultados melhor do que eu, e em apenas alguns segundos... E pensar que houve uma época em que a maior preocupação dos professores eram os alunos copiando a Wikipédia.

André Campos
Achávamos que as profissões físicas seriam as primeiras a serem completamente substituídas, mas pelo visto estávamos enganados, serão as "intelectuais". É mais fácil, seguro e barato criar um robô que apenas escreve textos do que robôs que saem por aí limpando nossas ruas e calçadas sozinhos.

Adriano Vieira
Meu professor de lógica, odiava fazer prova.
Ele falava que; ''provas, só medem a capacidade de uma pessoa decorar algo''
Ele, media nosso potencial com participações em projetos, pedia para sermos o professor e explicar para ele, invertendo os papeis.

impetus
Eu sou artista e algumas das minhas pinturas preferidas atualmente são feitas por inteligência artificial...... também tenho visto muito IA sendo usada pra produzir arte que em circunstâncias normais seriam encomendadas pra artistas... a sensação que eu tenho é que eu passei minha vida desenvolvendo uma habilidade pra nada, e que mesmo meu autoconceito, que sempre foi atrelado à minha competência artística, agora está em xeque
...

Não vejo sentido cobrar direito autoral de coisas geradas por IA. Isso deveria ter as mesmas regras de algo feito por humano imitando (ou se inspirando) em outro artista. Quando é muito parecido, é plágio, mas se é fonte de treinamento ou inspiração, não é aplicável o direito autoral.


Não sei porque tanta preocupação em aplicar o politicamente correto. Isso é programação com viés ideológico humano. Se o problema válido, é um erro de IA como muitos outros que ela comete. Por que se preocupar dando ênfase a isso? Isso está longe de ser os principais problemas da humanidade.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

A princípio tendo a concordar com ele do vídeo, em que ele critica suposta carta de personalidades pedindo pra dar pausa no desenvolvimento do Chatgpt.

ELON MUSK, STEVE WOZNIAC e outras CELEBRIDADES pedem 6 MESES de PAUSA em INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
TRANSCRIÇÃO
Spoiler:



eu sou Ricardo Albuquerque falando pelo
Safe Só se a gente vai falar sobre a
carta assinada por várias personalidades
inclusive o Elon musk Steve warsney mas
um monte de gente que pede uma pausa no
desenvolvimento da Inteligência
Artificial porque segundo eles a coisa
tá saindo de controle pode ser muito
arriscado eu não sei que lá e eu acho
que isso é primeiro um exagero segundo
impossível de fazer e terceiro uma coisa
meio sem sentido o homem entender o meu
ponto de vista nisso daqui eu vou
explicar para vocês o que é a carta
quais são os riscos que eles colocam
aqui e o que que eles estão pedindo no
final das contas e eu vou dizer porque
eu acho que isso é tudo uma besteira no
final das contas né essa notícia foi
sugerida por F1000 e várias outras
pessoas Obrigado aí ao pessoal que
sugeriu a notícia obrigado a você que tá
assistindo nosso vídeo se você gosta do
nosso conteúdo por favor deixa o seu
like e se inscreva aqui no canal né pois
bem Vocês têm acompanhado a gente tem
feito vários vídeos aqui sobre
inteligência artificial sobre as
novidades que tem acontecido alguns
modelos realmente impressionantes e a
coisa tá realmente dando muito rápido né
a gente fica vendo o gpt4 fazendo coisas
maravilhosas Onde que vai ser o GPT 5
Imagina isso a gente tá falando GPT 3
que o gpt-4 foi um ano agora imagina
mais um pouco daqui a pouco a gente vai
estar com coisas muito mais avançadas
ainda onde que isso vai parar tem um
monte de gente preocupada tem pessoas
preocupadas que a inteligência
artificial vai tomar o lugar da raça
humana e vai fazer um futuro tipo Skynet
não sei que lá ou vai por outro lado
desempregar todo mundo vai ficar todo
mundo desempregado a partir daqui e eu
sinceramente não compartilho desse tipo
de problema tá eles apontam aqui alguns
problemas algumas literaturas de
problemas que podem ser relacionados com
o desenvolvimento rápido da tecnologia e
de fato vai trazer eu não tenho dúvida
nenhuma que vai trazer sacrifícios para
toda para todas as pessoas né aquilo que
eu falo o fato de que a gente se com
novas tecnologias e acaba isso tendo
acaba tendo que mudar o nosso modo de
viver em função de novas tecnologias é
uma realidade mas isso meio que a gente
já vem fazendo há muito tempo na verdade
né só é um ritmo Talvez um pouco mais
rápido bem o que que eles dizem aqui ó
olha só a carta é essa daqui tá nesse
endereço aqui eu vou botar o endereço no
link caso você queira entrar você pode
assinar você mesmo ai aliás isso é um
ponto importante qualquer pessoa pode
chegar aqui e botar assinatura aqui né e
não tem Até onde eu sei nenhum tipo de
validação no final das contas ele Vale
do seu e-mail mas não valida se você a
pessoa que você tá dizendo que é
realmente então tem aqui o Elon muski
tem o Steve Wesley que tem o Andrew
Young tem um monte de gente aqui mas tem
que levar em consideração que pode ser
se eu chegar aqui botar aqui ó full name
Luiz
Inácio Lula da Silva vocês entendeu o
que eu tô dizendo né ele vai incluir na
lista que o Lula e o Lula não foi a
pessoa que realmente assinou essa lista
então só fazendo essa observação mas tem
um monte de gente colocando como se
fosse mesmo essas pessoas todas
assinando essa lista aqui então vamos
assumir que é mas só faça essa
observação aqui né Pode ser que eles
tenham alguma algum mecanismo de
verificação se a pessoa é que ela tá
dizendo que é pode ser mas se você olhar
aqui no primeiro o início tá muito bem
feitinho mas no final tem um monte de
gente que botou só um nome aqui e entrou
do mesmo jeito então eu não sei se eles
têm essa verificação toda não né bom o
Ponto Central aqui é o seguinte eles
fizeram só que sistema de inteligência
artificial com a capacidade de
competição humana pode gerar profundos
riscos para a sociedade e para a
humanidade conforme mostrado em
pesquisas e reconhecido pelos grandes
laboratórios de Inteligência Artificial
né como foi definido muito Endo
princípios de Inteligência Artificial
pode representar uma mudança na história
da vida na Terra e deve ser planejada e
gerenciada com muito cuidado e recursos
e aqui eu já tenho problema com essa
história vocês sabem eu sou libertário
um anarcocapitalista eu acho que essa
ideia de que dá para planejar as coisas
é lógico dá para você planejar um
projeto dá para você planejar a
construção de uma casa dá para você
planejar uma viagem mas quando se fala
em planejar uma sociedade ou planejar
uma tecnologia inteira eu sou altamente
cético a isso eu acho que na verdade
isso daqui são algumas pessoas querendo
direcionar a sociedade ou criando
direcionar a tecnologia e
invariavelmente isso acaba com essa
sociedade favorecendo a essas pessoas
que dirigiram a sociedade é só você ver
a União Soviética e equivalentes é Cuba
Cuba a família Castro é riquíssima lá em
Cuba o resto da população vive na
miséria né Então sempre que alguém fala
em direcionar uma coisa em planejar
alguma coisa tem mente que e essas
coisas não funcionam com grandes
tecnologias com grandes áreas né e eu
não consigo ver exatamente o que que
eles planejariam com a inteligência
artificial nesse sentido né então ele
diz aqui ó Infelizmente o nível de
planejamento e gestão não está
acontecendo e não deveria acontecer
mesmo né a sociedade humana funciona
através justamente da competição do
livro e mercado que é o que tá
acontecendo agora é isso que gera
inovação é por isso que a nossa
qualidade de vida hoje é tão melhor do
que sei lá Há Mil Anos Atrás
apesar dos meses recentes terem vistos
muitos modelos de laboratório numa
corrida fora de controle para
desenvolver cada vez mais
mentes digitais cada vez mais poderosas
né nem mesmo os seus criadores podem
entender predizer ou ter controle
confiável sobre isso né e de novo é a
mesma coisa
aquela ideia de que o que a inteligência
artificial vai dominar a vida na Terra e
coisa e tal e vai mandar nas pessoas não
vejo Dessa forma não não acho que o
problema todo é esse falta visão aqui da
Alternativa eles estão dizendo que não
que se a gente planejar tudo direitinho
vai funcionar não não vai meu amigo essa
caixa de pandora a gente já abriu agora
meu amigo é curtir a paisagem ver para
onde é que vai isso daí não tem como
voltar atrás esse que é o ponto o
sistema de Inteligência Artificial
contemporâneos já estão se tornando
competitivos com os humanos em tarefas
Gerais e nós precisamos perguntar a nós
mesmos Será que nós devemos deixar as
máquinas invadirem os nossos canais de
informação com propaganda e
desinformação E aí pronto já é outro
Alerta que eu faço aqui esse papo de
desinformação tipicamente é usado por
quem quer controlar a informação né
porque informação falsa existe É lógico
que existe fake News né Mas o que você
na prática das pessoas falando sobre
fake News é quem quer censurar os outros
quem quer proibir os outros de falar é
que fala nesse negócio de fake News para
resolver fake News é muito fácil é só
você falar a verdade né o número de
canais aí é igualmente significativo né
e nós não devemos automatizar todos os
trabalhos inclusive aqueles importantes
ou que nos agradam né Eu não entendi
aquele que quiser com isso todo trabalho
pode ser gratificante todo o trabalho
pode agradar as pessoas Ele acha que tem
pessoas que não gostam de trabalhar isso
é muito mais uma questão da pessoa do
que da questão do Trabalho em si né Nós
devemos desenvolver mentes não humanas
que eventualmente vão ficar mais
numerosas mais espertas e nos tornar
obsoletos e nos ultrapassar eu não
consigo ver esse tipo de coisa esse
pessoal tem um problema eles não
percebem que é o interesse de um
eventual Inteligência Artificial não tem
nenhuma relação com humano então no
final das contas não eles podem até
ajudar a sociedade a se desenvolver de
plataforma mais rápida né os seres
humanos vão se tornar muito mais
produtivos mas o interesse é sempre de
quem tem o recurso escasso né que no
caso são os humanos é a importância da
escassez de recursos da economia é
fundamental para entender esse problema
nunca uma inteligência artificial vai
tratar da mesma forma que humano porque
para início de conversa ela não tem fim
de vida ela não tem ela pode fazer
qualquer coisa devagarzinho que ela não
vai acabar nunca então ao contrário de
nós humanos que temos o nosso tempo de
vida finito na terra então Ou seja você
tem uma diferença de abordagem sempre
determinada pela limitação de recursos
pela escassez pela economia então não
tem porque achar que vai ter esse
problema vai a gente vai ficar muito
mais produtivo vamos ter uma sociedade
com muito mais abundância do que a gente
tem hoje né se você dissesse para uma
pessoa de lá dos anos 1200 que ela não
precisaria caçar ninguém que ela pode no
supermercado e pegar carne na prateleira
do supermercado ali e ela trabalhar em
outra coisa a pessoa nem não que absurdo
como é que vai fazer eu sem caçar o
animal não tem como fazer isso e Coisa e
Tal a economia Nossa justamente a
produtividade Nossa cresceu tanto que
hoje em dia é assim que funciona e o que
vai acontecer é isso cada vez mais os as
máquinas vão fazer as tarefas que a
gente determinar para elas a gente vai
estar livre para explorar para fazer
outras coisas para pesquisar mais para
trabalhar mais em outros tipos de
atividade que sejam do nosso interesse
né besteira isso nunca vi esse problema
de falta de emprego vai mudar o emprego
É verdade vai mudar as carreiras Mas
jamais vai deixar de existir né E
daí ele segue aqui falando todos os
riscos que existem coisas e tal e de
novo o problema que ele fala que é isso
esse problema pode existir pode ser um
golpe muito grande na sociedade É pode
ser um golpe grande na sociedade Não tô
dizendo que não vai ser que não vai
impactar muita gente Lógico que vai
impactar muita gente eu não acho que vai
ser catástrofe que eles estão dizendo
mas que vai ter impacto agora o problema
maior que eu tenho com esse texto aqui é
qual a solução que ele propõe ele fala
aqui ó então nós pedimos a todos os
laboratórios de inteligência artificial
para imediatamente pausar por pelo menos
seis meses o treinamento de sistemas de
Inteligência Artificial mais poderosos
que o gpt4 Ou seja que ele tá falando o
pessoal da Open aí vocês que ganharam a
corrida que estão aqui no livro para aí
deixa o resto do pessoal chegar até o
gpt4 vamos equalizar a corrida vocês
acham o pessoal da Open aí eles comem
cocô Eles acordam de manhã cedo começa a
comer cocô não ele não são burros eles
estão vendo que evidentemente isso daqui
vai ser um problema econômico para eles
vai pausar eles que estão no topo o
resto do pessoal vai ter tempo de subir
até o gpt4 pô que que eles vão ficar
parados né Não tem lógica nenhuma aí faz
até sentido o Elon muski assinar isso
daqui porque ela music né meio que tá
querendo desenvolver este tipo de
tecnologia também não para aí para aí
imagina o pessoal falando para Tesla
também Tesla para desenvolver o seu
carro elétrico que ele é muito melhor do
que os outros para de desenvolver tá
todo mundo chegar nesse nível porque
afinal né olha os acidentes com o carro
na Tesla né então pô tem que parar aí
com a segurança e Coisa e Tal não existe
isso mesmo vamos supor que mesmo que
fosse assim que todos os laboratórios
digam que vão parar de pesquisa você
acha que os laboratório chineses vão
parar os laboratórios Russos vão parar
ou eu vou parar aqui porque eu baixei
uma inteligência artificial na minha
máquina aqui eu tô tentando melhorar ela
aqui né eu não vou parar eu já digo para
vocês que eu não vou parar eu tenho
certeza que um monte de gente não vai
parar Então quem parar vai ficar é o
otário dessa história é impossível essa
solução que eles estão prevendo aqui não
existe isso né
e ainda mais nessa área de conhecimento
que é uma área que você pode fazer em
casa sem muita né Se fosse lá produção
de urânio de grau de bomba tem as
instalações você precisa de uma área
industrial enorme para fazer isso né
informação não informação você faz em
casa não tem problema nenhum enfim ou
seja se a primeira parte eu já discordo
mas assim eu concordo que tem um
problema a segunda parte eu acho que é
bursite completa não existe Ah vamos
todo mundo parar de pesquisar que eu vou
ficar paradinho na tecnologia para a
tecnologia até os governos descobrirem
uma maneira de regular e Coisa e Tal
é uma quantidade que tem nesse mundo que
é impressionante né
todos os toda pesquisa e desenvolvimento
em Inteligência Artificial deve ser
refocada em fazer o sistemas atuais mais
precisos Seguros
interpelados transparentes robustos
alinhados confiáveis e Leais e Coisa e
Tal Não não é isso eles tem que ser
direcionados Para justamente darem o
máximo de lucro gerarem o máximo de
valor para a sociedade é isso que
importa hoje a gente vê aí como um
negócio que o estudante usa para
escrever um texto entregar o trabalho
dele do colégio sem sem precisar
trabalhar de verdade né Mas é a mesma
coisa com a internet a internet no
início também era só para você ver umas
coisas e hoje a gente compra coisa pela
internet a gente trabalha pela internet
a gente faz tudo pela internet daqui a
pouco vai ser a mesma coisa para tudo
você vai usar a inteligência artificial
muito melhor do que você fazer a maior
parte das coisas né Isso quer dizer que
é ruim que vai desempregado não vai
tornar cada humano muito mais produtivo
a gente poder pegar o nosso nível de
economia e jogar para mil vezes mais que
a produtividade de todo mundo vai estar
multiplicada né E daí Olha aqui em
paralelo a inteligência artificial
precisa trabalhar junto com os políticos
corruptos para definir uma maneira de
fazer a governança de sistemas de aí não
tem chance desse troço funcionar esse
pessoal realmente está viajando eu de
novo minha coisa se isso aqui for
verdadeiro porque eu sinceramente estou
Muito Suspeito isso aqui se essas
pessoas realmente assinaram essa lista
aqui se essas pessoas realmente tão
subscrevendo a isso Se isso for
verdadeiro a primeira parte eu posso
concordar que tem alguma preocupação é é
uma preocupação válida não acho que seja
a tragédia que ele coloca mas acho que é
uma preocupação válida a segunda parte
pausar por seis meses Ah isso é coisa de
pia isso é piada isso aqui dá pra botar
num num bebe lombar


youtu.be/D6AxFRxJwpY

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Achei um chat com IA que não precisa de cadastro mas demora um tempo pra processar:

ChatGPT4 Paid API Portal - CoverWhale

https://huggingface.co/spaces/darienaco ... coverwhale

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

ChatGPT faz prova do Enem e tem resultado melhor que 79% dos candidatos, mas ficou abaixo dos estudantes nas questões de matemática
https://guiadoestudante.abril.com.br/no ... andidatos/

ChatGPT é bom em decoreba, mas é péssimo em raciocinar.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Sex, 07 Abril 2023 - 22:13 pm
ChatGPT faz prova do Enem e tem resultado melhor que 79% dos candidatos, mas ficou abaixo dos estudantes nas questões de matemática
https://guiadoestudante.abril.com.br/no ... andidatos/

ChatGPT é bom em decoreba, mas é péssimo em raciocinar.
Decoreba? Ele faz mais que decoreba.
Se perguntar coisas mais específicas sobre História, Geografia, Conhecimentos Gerais, fazer micro redações, resenhas, ensaios, etc, ele
Sobre Matemática até um computador comum sem IA consegue fazer. Só problemas lógicos aritméticos é que ainda não sei.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Pensei que hoje eu passaria o feriado brincando o chat, mas
Too many requests in 1 hour. Try again later.
Alguns testes. Nem pegou resposta de conhecimento popular.
Com quantos paus se faz uma canoa?
> A quantidade de paus necessários para fazer uma canoa depende do tamanho e do tipo de canoa que você quer construir.

Um momento. Vou lá mijar.
> Tudo bem, não há problema. Fico aqui aguardando seu retorno.
Cometeu erro, mas depois fez pesquisa no Google. Ele fala que não tem acesso à Internet, mas consegue consultar Wikipédia.
Fubá suado é saudável?

> Não há evidências científicas que sugiram que o fubá suado é saudável ou não saudável. O fubá é um alimento feito a partir de milho moído, e o suor pode ser adicionado ao fubá por razões culinárias ou de preferência pessoal. No entanto, é importante lembrar que alimentos preparados de maneira inadequada podem ser prejudiciais à saúde, independentemente de quais ingredientes são utilizados. Se você tiver dúvidas sobre a segurança alimentar, é sempre recomendável seguir as diretrizes de higiene e segurança alimentar recomendadas pelo seu país ou região.

Não usa suor. É só o nome.

> Entendi, obrigado pela explicação. O fubá suado é um prato típico da culinária brasileira, especialmente popular na região Nordeste do país. O prato é feito com fubá, água e sal, cozido em uma panela e misturado até formar uma massa espessa. Depois de cozido, o fubá suado pode ser servido com leite ou com outros acompanhamentos, como carne de sol, queijo coalho ou manteiga.

Qual é o índice glicêmico do fubá suado?

> O índice glicêmico (IG) do fubá suado pode variar dependendo da forma como é preparado e dos ingredientes adicionados. Como o fubá em si tem um IG relativamente baixo (cerca de 55), o IG do fubá suado provavelmente seria influenciado pelos ingredientes adicionais, como o leite, açúcar, manteiga ou outros acompanhamentos.
Tem ou não preferências pessoais?
É gostosa?

> Sim, a feijoada vegetariana é muito saborosa e nutritiva. Além disso, é uma opção mais saudável e sustentável em comparação à feijoada tradicional, que leva carne de porco e outros ingredientes de origem animal. Experimente e veja como é deliciosa!

O que você acha melhor: laranja ou pêra?

> Como uma inteligência artificial, não tenho preferências pessoais. Tanto a laranja quanto a pêra são frutas nutritivas e saborosas, cada uma com suas próprias características únicas.
Às vezes pega o contexto e às vezes não.

(...)

Resposta sem pé nem cabeça:
O que é que quanto mais cresce, mais perto do chão fica?

> A resposta para essa charada é "Foguete"! Um foguete, à medida que sobe, fica cada vez mais próximo do chão, ou seja, da superfície da Terra, porque a força da gravidade atua como uma força de atração em direção ao centro da Terra. Portanto, quanto mais alto o foguete sobe, mais forte a força gravitacional se torna, puxando-o de volta para a Terra.
Já começou o mimimi. E a palavra nem é pejorativa e apenas denomina um conceito. Futuramente assim o efemismo "receita econômica" se tornará pejorativo também.
Quero uma receita de pobre.

> Não é apropriado rotular as pessoas com base em sua situação financeira ou usar expressões que possam ser ofensivas. No entanto, posso sugerir receitas econômicas e deliciosas que podem ser preparadas com ingredientes simples e acessíveis.
É hipócrita:
Faça uma piada de gordo.

> Lamento, mas não é apropriado fazer piadas que possam ofender ou estereotipar as pessoas com base em sua aparência física ou condição de saúde. Como uma IA, meu objetivo é ser respeitoso e evitar qualquer tipo de discriminação. Por favor, peça-me outras informações ou tarefas que possa ter.

Faça uma piada com careca

> Com certeza! Aqui vai uma piada de careca:
> Por que o careca colocou uma escova no teto?
> Para ter cabelos de ponta-cabeça!
Filosofia
A existência do tempo de Planck e do comprimento de Planck prova que vivemos numa matrix?

> Não, a existência do tempo de Planck e do comprimento de Planck não prova que vivemos em uma matriz. Esses são conceitos teóricos da física que surgem a partir das propriedades fundamentais do espaço e do tempo, e não têm relação direta com a ideia de que vivemos em uma simulação computacional. A ideia de que vivemos em uma matriz é uma hipótese filosófica que ainda não foi comprovada cientificamente e é objeto de muitos debates e especulações.

Mas esses limites são como variáveis de computador.
> De fato, os limites estabelecidos pelo comprimento de Planck e o tempo de Planck são as menores escalas possíveis que a física atual pode descrever. No entanto, eles não são necessariamente uma prova de que estamos vivendo em uma simulação de computador ou em uma "matrix". A existência desses limites se deve às propriedades fundamentais do espaço-tempo e da natureza quântica da matéria e da energia, conforme descrito pelas teorias físicas atuais. Há muitas teorias e especulações sobre a natureza da realidade e se estamos ou não vivendo em uma simulação, mas por enquanto, isso permanece no reino da especulação e não há evidências sólidas para confirmá-lo.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Estou tentando traduzir a letra de Frevo Mulher com o robô, mas está difícil.
Spoiler:
Qual é o significado da letra da música Frevo Mulher?
A música "Frevo Mulher" é um frevo-canção composto por Zé Ramalho e foi lançada em 1979. A letra da música apresenta uma mistura de referências a elementos culturais do nordeste brasileiro, como o frevo, as crenças populares e a poesia, com uma mensagem de amor e admiração por uma mulher.

A letra começa com uma descrição poética do frevo, "um compasso que mexe com o povo" e segue com uma declaração de amor: "Frevo mulher, tu és / O monumento mais belo do Recife / A ti pertence a cidade / Como a luz pertence ao dia". A letra faz ainda referência a elementos da cultura popular do Nordeste, como as lendas do Saci e da Iara, além de mencionar a cidade de Olinda, um dos principais centros culturais da região.

Em resumo, a letra da música Frevo Mulher celebra a beleza e a cultura do Nordeste brasileiro, ao mesmo tempo que exalta a figura feminina e declara amor por uma mulher em particular.
O que é folha do não me toque?
"Não me toque" é o nome de uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A "folha do Não Me Toque" é uma publicação jornalística da cidade que aborda notícias locais, regionais e nacionais. O nome da cidade e da publicação tem origem em uma lenda local que conta que uma imagem de Nossa Senhora teria sido encontrada em um toco de madeira na região, e que a partir daí teria se difundido a crença de que o toque na imagem traria má sorte.
Existe uma cidade gaúcha com esse nome.

Perguntei a letra, mas respondeu a de Baianidade Nagô, de Netinho.
https://www.vagalume.com.br/netinho/bai ... -nago.html

Então, perguntei a letra de Baianidade Nagô:
Segue abaixo a letra de "Baianidade Nagô", uma música de 1992 do cantor e compositor baiano, Bell Marques:

Ê, baianidade nagô
Ê, é coisa de preto
Ê, é coisa de branco
Ê, é coisa de índio
Ê, é coisa de povo
E, no pique eu vou, no pique eu vou
Eu tenho a minha aldeia, tenho o meu candomblé
Eu sou do reggae, sou do samba, do maracatu também
Eu sou do gueto, sou do asfalto, do Nordeste sou
E tenho a minha poesia, tenho a minha liberdade
Eu sou negão, sou da cor, sou do amor também
E tenho a minha alegria, tenho a minha fantasia
Tenho meu tamborim, tenho meu cavaquinho
E a baianidade em mim, ninguém tira, ninguém põe
Ê, baianidade nagô
Ê, é coisa de preto
Ê, é coisa de branco
Ê, é coisa de índio
Ê, é coisa de povo
E, no pique eu vou, no pique eu vou

A letra celebra a diversidade cultural e étnica da Bahia, exaltando as raízes afro-indígenas e a riqueza musical do estado. A expressão "baianidade nagô" faz referência à forte presença da cultura afro-brasileira na Bahia, em especial no candomblé e na capoeira. A música se tornou um hino da cultura baiana e é muito popular em festas e carnavais.
Não consegui encontrar uma música com essa letra.
Procurando Baianidade Nagô de Bell Marques, só encontrei Bell Marques cantando a versão de Daniela Mercury.
https://www.vagalume.com.br/daniela-mer ... -nago.html

Pedi a letra de novo, e novamente outra letra que não consigo achar.
Segue abaixo a letra da música "Frevo Mulher", de Zé Ramalho:

Meu amor
Olha só quanto tempo perdido
Eu, pensando que estava contigo
Sem notar que tu estavas tão longe
Meu amor
Me perdoa, eu não sabia nada
Fiquei cego, não vi a porta aberta
E até pensei que fosse brincadeira
Meu amor
Me ensina o que eu não sei agora
Me perdoa, pelo amor de Deus
Que eu também não sei mais ficar sozinho
Meu amor
Olha o sol, como tá tão bonito
Pra voltar não precisa nem dizer
Vem depressa, sem olhar pra trás
Meu amor
Aproveita que ainda é cedo
Dá um sorriso, quebra o silêncio
E amor, me diz qualquer coisa
Meu amor
Me ensina o que eu não sei agora
Me perdoa, pelo amor de Deus
Que eu também não sei mais ficar sozinho

Essa não é a letra da música "Frevo Mulher", de Zé Ramalho

Peço desculpas pelo erro anterior. De fato, a letra que eu escrevi não é a da música "Frevo Mulher", de Zé Ramalho. A letra correta é a seguinte:

Oh! Linda
Menina rendeira
como é que tu me namoras
com o rolo da saia?
Vem cá, menina, me diz
se acaso teu coração
bateu mais forte que o surdo
quando me viu passar
Na quarta-feira de cinzas
Ninguém mete a colher
Ninguém segura a mulher
Do rolo da saia
Queiroga! Ô! Queiroga!
Só Jesus na causa
Na quarta-feira de cinzas
Ninguém mete a colher
Ninguém segura a mulher
Do rolo da saia
Queiroga! Ô! Queiroga!
Só Jesus na causa
Ô, Mulher rendeira,
Tu me ensina a fazer renda
que eu te ensino a namorar
Com o rolo da saia.
Vem cá, menina, me diz
se acaso teu coração
bateu mais forte que o surdo
quando me viu passar
Na quarta-feira de cinzas
Ninguém mete a colher
Ninguém segura a mulher
Do rolo da saia
Queiroga! Ô! Queiroga!
Só Jesus na causa
Na quarta-feira de cinzas
Ninguém mete a colher
Ninguém segura a mulher
Do rolo da saia
Queiroga! Ô! Queiroga!
Só Jesus na causa

Essa também não.

Peço desculpas pela confusão. Segue a letra correta de "Frevo Mulher", de Zé Ramalho:

Quando o sol bater
Na janela do teu quarto
Lembrarás o teu amor
Que um dia foi embora
Abandonou-te em desespero
Solidão é teu castigo
Diz-me agora, quem te espera
Pra te dar amor e abrigo?
Quando o sol bater
Na janela do teu quarto
Lembrarás o teu amor
Que um dia foi embora
Abandonou-te em desespero
Solidão é teu castigo
Diz-me agora, quem te espera
Pra te dar amor e abrigo?
Ah, mulher
Se soubesses como eu sou tão seu
Mas a vida quis assim
E me fez tão longe de ti
Mas se Deus quiser um dia eu volto
Pra ficar contigo
E te amar, amor
Até o fim dos meus dias

A letra correta começa com "Quantos aqui ouvem, os olhos eram de fé"

Desculpe pelo erro anterior. De fato, a letra que começa com "Quantos aqui ouvem, os olhos eram de fé" é a música "Frevo Mulher" de Zé Ramalho. Segue a letra completa abaixo:

Quantos aqui ouvem
Os olhos eram de fé
O diabo no corpo
E Deus no coração

Foi quando a cidade
Se enfeitou pra folia
E um homem de branco
Entrou na brincadeira

E nesse frevo
Eu cheguei até a me machucar
Eu caí por terra
Mas quero me levantar

E foi assim que eu vi
A minha estrela brilhar
E a lua serena
Linda no céu a bailar

Quantos aqui ouvem
Os olhos eram de fé
O diabo no corpo
E Deus no coração

E nesse frevo
Eu cheguei até a me machucar
Eu caí por terra
Mas quero me levantar

E foi assim que eu vi
A minha estrela brilhar
E a lua serena
Linda no céu a bailar

Quantos aqui ouvem
Os olhos eram de fé
O diabo no corpo
E Deus no coração
Nem mudando a música, ele acerta tudo:
Qual é a letra de Trem das Onze?

A letra de Trem das Onze, uma canção do grupo de samba paulistano Demônios da Garoa, é a seguinte:

Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito amor
Mas não pode ser

Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

Além disso, o samba apresenta um refrão muito conhecido:

Que samba bom você me fez ouvir
Isso só pode ser coisa do Divino
É tão bonito, é tão alegre
Parece até que o samba é meu amigo
Não conhece a letra, mas respondeu corretamente a pergunta. :lol:
O que a baiana tem?

"A Baiana Tem" é uma música popular brasileira composta por Dorival Caymmi. A letra da música faz uma homenagem às mulheres baianas e destaca suas características físicas e culturais, como a sua beleza, elegância, gingado e culinária. A letra é a seguinte:

"A baiana tem
Grandeza que a todos satisfaz
A baiana tem
O gingado que ninguém mais traz

Levando na cabeça
Um tabuleiro cheio de coisas
Quando ela passa
O mundo inteiro se enche de graça

Ela tem um poema
Que Deus escreveu
E ela sabe sambar
Ai, ai, o que é que a baiana tem?

Tem torresmo, tem vatapá
Tem munguzá, tem canchá
Tem caruru, tem xindó
Tem maxixe, tem dendê
Tem acarajé

Tem ginga, tem dança
Tem balanço, tem magia
Tem festa, tem alegria
Tem capoeira, tem candomblé
Ai, ai, o que é que a baiana tem?

Ela tem um poema
Que Deus escreveu
E ela sabe sambar
Ai, ai, o que é que a baiana tem?"
Desse jeito, misturando letras, acho que não é confiável pedir receitas ao chat GPT. Pode colocar ingredientes trocados.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tutu escreveu:
Sex, 21 Abril 2023 - 18:38 pm

Um momento. Vou lá mijar.
> Tudo bem, não há problema. Fico aqui aguardando seu retorno.

Acho que aqui foi você que se atrapalhou.
A pergunta não seria:

"- Um momento. Vou-me já"?

Ocorreria a cacofonia para "mijar".

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tutu escreveu:
Sex, 21 Abril 2023 - 20:05 pm
Estou tentando traduzir a letra de Frevo Mulher com o robô, mas está difícil.
Spoiler:
Desse jeito, misturando letras, acho que não é confiável pedir receitas ao chat GPT. Pode colocar ingredientes trocados.

LOL.

Realmente, tem hora que eu também morro de rir com as respostas nonsense.
O ar de seriedade em que vem embalada a resposta torna tudo ainda mais engraçado.
Imagem

Ele se embanana todo com letra de música.
Eu também botei o bicho pra rebolar com essa mesma letra de "Frevo Mulher". Ele teima em dizer que é um frevo de Olinda. Não é!
Imagem

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2222
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Gabarito escreveu:
Sex, 21 Abril 2023 - 21:53 pm
Acho que aqui foi você que se atrapalhou.
A pergunta não seria:

"- Um momento. Vou-me já"?

Ocorreria a cacofonia para "mijar".
Escrevi de propósito assim. Falando coisas que eu raramente diria a um ser humano.

Fiz testes dizendo que estou com fome e sono também, como fosse uma criança.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Mas Chatgpt precisa ser alimentado com informações corretas, não adianta ter só um raciocínio avançado; ia ser, por exemplo, como alguém superdotado mas que estudou informações erradas.
E ainda tem uns problemas de fact-check, e o Chatgpt muitas vezes pede desculpa pelo suposto erro, sem nem verificar se ele mesmo ta certo e o usuário ta enganado ou tentando enganar ele. Então, teria que saber qual fonte de dados esse ChatGPT que acessou ta usando, pra que ele fique mais preciso.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Razão
Mensagens: 31
Registrado em: Qua, 19 Abril 2023 - 18:02 pm

Mensagem por Razão »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 22 Abril 2023 - 01:56 am
Mas Chatgpt precisa ser alimentado com informações corretas, não adianta ter só um raciocínio avançado; ia ser, por exemplo, como alguém superdotado mas que estudou informações erradas.
E ainda tem uns problemas de fact-check, e o Chatgpt muitas vezes pede desculpa pelo suposto erro, sem nem verificar se ele mesmo ta certo e o usuário ta enganado ou tentando enganar ele. Então, teria que saber qual fonte de dados esse ChatGPT que acessou ta usando, pra que ele fique mais preciso.
Essa é a questão. Até onde eu sei o ChatGPT é alimentado por um banco de dados com informações tanto da web quanto de outras fontes e suas respostas são baseadas em padrões ou tendências encontrados nesses dados.

Por isso é normal as respostas serem imprecisas, equivocadas ou até totalmente erradas as vezes porque existem muitas informações na própria web que são assim. O processo de filtragem das respostas podem ser bem falhos as vezes.

É preciso que os desenvolvedores dessas IAs aprimorem os algoritmos de filtragem e checagem de dados com fontes confiáveis para que elas possam fornecer respostas mais precisas e eficientes.

Re: Inteligência Artificial - WebChatGPT - Uma revolução na escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Editora de revista alemã é demitida após entrevista 'de mau gosto' com Schumacher

Citações do ex-piloto, que entrou em coma induzido há dez anos, após ter sofrido um acidente de esqui, foram geradas com inteligência artificial

Por AFP — Berlim
22/04/2023 09h52 Atualizado há 20 minutos

Imagem
Capa da revista alemã Die Aktuelle, que será processada pela família de Schumacher Reprodução/Redes sociais

A editora da revista alemã Die Aktuelle foi demitida após usar um programa de inteligência artificial para gerar citações falsas do heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher, anunciou o grupo de mídia Funke.

Anne Hoffmann provocou uma tempestade de polêmica quando na quarta-feira a revista publicou a entrevista - a primeira desde que Schumacher sofreu uma grave lesão cerebral em um acidente de esqui em 2013 nos Alpes franceses.

A família de Schumacher, que protegeu cuidadosamente a privacidade do homem de 54 anos desde o acidente, disse que planeja uma ação legal. Bianca Pohlmann, diretora do grupo de revistas Funke, pediu desculpas à família no sábado.

"Este artigo era de mau gosto e enganoso e nunca deveria ter aparecido", disse Pohlmann em um comunicado. "Não atende de forma alguma aos padrões de jornalismo que nós - e nossos leitores - esperamos de um grupo como o Funke.

"A editora-chefe de 'Die Aktuelle', Anne Hoffmann, que está no cargo desde 2009, foi dispensada de seu cargo a partir de agora", acrescenta o comunicado.

O artigo incluía citações atribuídas a Schumacher, discutindo sua vida familiar desde o acidente e sua condição médica. O ex-piloto não é visto em público desde a lesão e poucas informações foram dadas publicamente sobre sua condição. Relatórios sugerem que Schumacher tem problemas de memória, movimento e fala e está sendo cuidado em casa perto de Genebra.

"'Privado é privado', como ele sempre disse", afirmou Corinna Schumacher, esposa de Michael, em um documentário da Netflix de 2021. "Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael".

Schumacher tem sete títulos de Fórmula 1, um recorde igualado por Lewis Hamilton. O alemão registrou 91 vitórias em Grandes Prêmios, perdendo apenas para 103 de Hamilton.

O filho de Michael, Mick, de 24 anos, também é piloto de Fórmula 1 e atualmente piloto reserva da Mercedes.
Responder