O livro Quantum Ring Theory: relíquia para colecionadores

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

O livro Quantum Ring Theory: relíquia para colecionadores

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

:clap:
Preço na Amazon do livro Quantum Ring Theory : R$ 785,00.
:clap:
QRT na Amazon.jpg

O livro Quantum Ring Theory foi publicado em 2006 nos EUA pelo Bauu Institute Press, cujo Editor era Peter Jones. Segundo o Contrato firmado entre as partes, o livro só podia ser publicado pelo Bauu Institute.

Peter Jones faleceu há cerca de 10 anos, e mais exemplares do livro não podem mais ser publicados.
Os exemplares publicados tornaram-se relíquia para colecionadores, e a tendência é que, com o passar dos anos, o valor de cada exemplar aumente a cada ano.
E dentro de algumas décadas, pegar um exemplar desse livro nas mãos causará a mesma sensação que temos hoje de ter nas mãos os livros originais de Copérnico, Galileu, e Newton.

Já vimos no tópico Os ETs estão aqui que no livro Quantum Ring Theory havia sido proposto um novo modelo nuclear, e que pelas propriedades desse modelo os núcleos com quantidades pares de protons e neutrons tem formato elipsoidal, e que uma experiencia realizada em 2012, publicada pela Nature, confirmou essa previsão.

Mas na pagina 133 do livro há ainda uma outra previsão, que foi confirmada por experiencias em 2013.

Pelo principio da simetria, do qual foi desenvolvido o modelo nuclear vigente, os nucleos atomicos com quantidade pares de protons e neutrons não podem ter qualquer eixo privilegiado, que tenha alguma propriedade que qualquer outro eixo não tenha.

No novo modelo nuclear proposto no livro há um 2He4 central, o qual produz um fluxo chamado n(o)-flux que divide o núcleo em duas partes, e um eixo Z vertical divide as duas partes.
Os protons e neutrons se distribuem em torno desse eixo Z, e como consequencia dessa distribuição preferencial em torno do eixo Z, os nucleos com quantidades pares de protons e neutrons distribuem-se simetricamente em torno desse eixo Z.
Essa propriedade dos protons e neutrons se distribuirem em torno do eixo Z é descrita na página 133 do livro, com a seguinte frase:

A distribuição em torno do eixo Z é uma propriedade até agora desconhecida na Física Nuclear

A seta vermelha na figura indica a a frase
pg 133.jpg
Pelos modelos nucleares atuais essa propriedade era absurda, porque os modelos nucleares atuais foram desenvolvidos a partir do principio da simetria, e portanto os protons e neutrons não podem ter essa distribuiçao em volta de um eixo Z.

Mas o jornal Nature publicou em 2013 um artigo sobre um experimento que detectou que o Ra224 tem formato de pêra: “Estudos de núcleos em forma de pêra usando feixes radioativos acelerados, Nature, 497, 199–204”.

Esse experimento forçou os teóricos nucleares a concluir que os núcleos atômicos devem ter um eixo Z, em torno do qual prótons e nêutrons se distribuem.

De acordo com a descoberta de 2013, enquanto o Radium 224 tem forma de pêra, o Radon 220 não assume a forma fixa de uma pêra, mas sim vibra em torno dessa forma, e tal descoberta está em contradição com o que se espera dos fundamentos que regem o comportamento dos modelos nucleares. Além da descoberta ser muito importante para o entendimento sobre a estrutura do núcleo, os teóricos nucleares acham que tal quebra-cabeça também pode estar relacionado a questões referentes às interações fundamentais responsáveis pelo funcionamento da estrutura do universo. E o Dr. Timothy Chupp, professor de física da Universidade de Michigan, explicou como os teóricos estão lidando com o quebra-cabeça. Ele acha que a forma de pêra é especial, sugerindo que nêutrons e prótons dentro do núcleo assumem posições diferentes ao longo de um eixo interno. Em outras palavras, a forma de pêra de Ra224 implica que os núcleos atômicos têm um eixo Z especial, em torno do qual prótons e nêutrons têm uma distribuição preferencial, cuja existência é impossível, de acordo com os modelos nucleares atuais.
Na figura a seguir, o Prof. Peter Butler, um dos físicos que trabalhou no experimento, fala sobre o eixo Z.
Prof Butler.jpg
Responder