Escaneamento cerebral

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Escaneamento cerebral

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Gostaria de criar um tópico sobre uma tecnologia que não sei se existe, certamente não, baseada em um sonho que eu tive hoje.

Basicamente estava em uma sala com alguns computadores, e um deles estava ligado com algo em minha cabeça, mas sem conexão com fios, era um dispositivo capaz de enviar sinais a outro à distância, através de bluetooth ou algo assim. Havia uma equipe e uma mulher mexendo naquele computador. Na tela haviam estranhos gráficos e rabiscos, com várias informações escritas e uma interface complexa, em que você selecionava vários itens a serem analisados pelo dispositivo. Então, se tratava de um dispositivo de varredura cerebral. Não era meramente um eletroencefalograma, era bem mais do que isso. Na tela do computador apareciam figuras estranhas e coloridas, como se fosse uma forma de mapeamento, e junto à imagem apareciam informações que diziam algo sobre algum aspecto da minha mente. Na interface, cada opção que você selecionava era sobre algum aspecto de sua cognição cerebral ou personalidade. O dispositivo fazia uma leitura de todos os seus potenciais e tendências, como tendência à agressividade, resposta ao estresse, habilidades de diversos tipos, entre outras coisas. Não era você que ia até um lugar para fazer a varredura cerebral, era a equipe que ia até onde você mora.

Aquilo na verdade era até capaz de fazer uma espécie de leitura de sua própria alma, como varredura de informações guardadas no subconsciente e inconsciente, como traumas aprendidos e memórias afetivas, além de fazer uma leitura de sua aura, uma espécie de campo eletromagnético ao redor de seu corpo. O dispositivo ainda era capaz de fazer uma estatística entre suas características com a de outras pessoas, e em fazer uma estatística de uma população com outras populações, a respeito de seus cérebros. Um dos objetivos do dispositivo era em permitir fazer uma análise estatística da mente de várias populações pelo mundo, e em finalmente descobrir se existe diferença cognitiva entre pessoas de etnias muito distintas, além de vários outros objetivos que a equipe me disse mas do qual não me recordo agora. O computador emitia um estranho som durante as varreduras, cada varredura tinha um sonho diferente. Cada varredura analisava uma parte diferente do seu cérebro e as informações neuronais. As informações neuronais me pareciam que eram traduzidas através de um algoritmo que formava as imagens e então fazia aparecer informações escritas. Estas informações técnicas eram interpretadas, e então se fazia o "laudo".

Quando perguntei sobre as informações, eles apenas me puderam responder de prontidão algumas coisas a respeito de minha mente. O traçado vermelho na tela indicava tendência à agressividade, por exemplo. Mas acontece que eles me responderam coisas com termos complexos que não me recordo, e olha que acabei de acordar agora a pouco! Me lembro que havia um desenho colorido e complexo, e esse se tratava de uma interpretação que o aparelho fazia a respeito de minhas ligações afetivas ao longo da vida, por exemplo, do quanto eu tinha ligação afetiva com algum vínculo. Cada vínculo tinha um traço e cor diferente (parente, amigo, colega, etc). No esquema apareciam traços coloridos junto com manchas coloridas, poderia ter a ver com determinados eventos relevantes, relacionados a tais vínculos. A mulher da equipe me disse que aquela cor mais forte, com maior número de manchas relacionadas, tinham relação com a minha mãe, que de fato é o meu vínculo afetivo mais forte. Os outros vínculos de cores mais fortes eram outros parentes próximos, como meu pai e avós. Vamos dizer que o traço em determinada cor está relacionado a um vínculo, a intensidade da cor com a intensidade da relação e as manchas com o número de situações afetivas.

Me lembrei que os gráficos mostravam a intensidade dos vínculos afetivos em determinados graus, e que a partir destes graus, de fraco a intenso, e relacionado também à origem das linhas e manchas no gráfico, não era difícil saber quem nela eram parentes ou de fora. Por exemplo, se a linha vem do ponto inferior no gráfico (vínculo criado desde que você nasceu), significa que se trata da mãe, que é o primeiro laço afetivo construído em um indivíduo. O segundo da linha em origem normalmente seria o pai. Quanto mais próximo da origem no gráfico a linha, mais forte o vínculo, associado a um maior número de vivências relacionadas a tal. Por exemplo, se você tem um irmão que nasceu junto contigo, o laço afetivo será mais forte do que se ele nascer anos depois de ti, já que são as primeiras vivências construídas que definem a intensidade do vínculo até o fim da vida do indivíduo. Amigos, irmãos nascidos após certo tempo e colegas geralmente seriam linhas originando em posição mais distante da parte inferior do gráfico. Os sons emitidos na varredura também indicariam certas coisas, mas que não me lembro. Ainda me lembro que na tela do computador, após determinadas varreduras, apareciam as suas memórias visuais e sonoras.

Não eram somente gráficos que apareciam no monitor, mas as suas memórias em forma de imagem e som, pela tradução dos impulsos nervosos em sons e imagens.

Não somente suas memórias, mas também seus pensamentos mais recorrentes e relevantes, que definem sua personalidade e preocupações do dia-a-dia.

A experiência foi bem sinistra e aquilo tudo parecia bem real. Aquilo foi apenas uma parte do sonho, com acontecimentos estranhos e que são irrelevantes. Depois no sonho meu computador começou a pegar fogo sozinho e sonhei que acordei e falei para minha irmã a respeito disso e procurei algo no computador, e então daí acordei de verdade. Foi um sonho dentro do outro, e isso é bem raro de acontecer comigo! Antes da equipe chegar, tinham algumas pessoas mexendo em meus computadores, que eram 3 no sonho, mas apenas tenho 1 na vida real. E o apartamento era diferente em relação ao que moro, na verdade parecia mais ser uma casa, mas que era sim apartamento, em que as paredes tinham uma cor levemente esverdeada, quando na vida real as paredes de meu apartamento são brancas. Estranhezas desse tipo que se costuma ter durante um sonho. Uma coisa que noto nesses sonhos é que às vezes, quando envolve computadores, eles começam a pegar fogo sozinhos sem causa aparente. E noto que a física é ligeiramente diferente, é como se as coisas funcionassem de um jeito levemente diferente do que acontece no mundo real. Vai ver que a física em um universo paralelo real possa tornar as coisas um pouco diferentes mesmo.

É como se fosse um mundo paralelo em que vivo uma realidade paralela, sei lá! :roll:

Para terminar, descobri agora que existe sim uma tecnologia parecida, mas que é bem mais primitiva se comparada a do sonho e se trata de uma bandana de sensor cerebral, o MUSE S! Trata-se de um sensor cerebral feito para lhe ajudar durante sua meditação, em que você pode configurá-lo usando seu celular através de bluetooth. É uma bandana que você usa na testa e durante a meditação, através de um fone de ouvido, o som ou música toca respondendo às suas ondas cerebrais em tempo real, em que te permite perceber me tempo real o estado de sua mente, facilitando o foco, meditação e sono. No sonho a bandana era bem mais complexa do que tal aparelho e estava associada a um computador com software de algoritmo específico para a leitura cerebral. Não era meramente um leitor de ondas cerebrais, é como se o próprio dispositivo de alguma forma entrasse no seu cérebro e verificasse neurônio por neurônio, por um método que acho que ainda não deve existir. Pode se tratar, talvez, de uma futura tecnologia que quem sabe usasse campos magnéticos direcionados a regiões específicas do cérebro, e que permitisse se fazer tais leituras neuronais, ou mesmo algo relacionado a frequências específicas em micro-ondas, que interfere no funcionamento do cérebro.

Ao menos já existe uma tecnologia que poderá ainda levar a isso ao qual sonhei!

Aqui vai o link para o produto em questão: https://choosemuse.com/muse-s/

Imagem
Muse S.

Além disso, já existe algo parecido voltado para tratamento de casos como depressão, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).

Imagem
Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).

Aqui vai outra tecnologia, desta vez sobre captação de sonhos em imagens: https://exame.com/ciencia/tecnologia-e- ... -memorias/

Outra, em que ondas cerebrais são transformadas em texto: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/0 ... 11216.html

E mais uma, relacionada à reconstrução de imagens mentais: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia ... ilmes.html,

youtu.be/6FsH7RK1S2E

Aqui vai outro vídeo sobre reconstrução de imagem mental, no TEDx Talks:

youtu.be/Ecvv-EvOj8M

Agora junte todas essas tecnologias e além, e então você terá a tecnologia que tive no sonho!

Se eu tiver acertado nessa minha aposta, acho que vou merecer um prêmio Nobel! :lol: Porque se eu tive tal sonho, então em teoria eu é que tive tal ideia.

Re: Escaneamento cerebral

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Imagine viver em uma sociedade em que as pessoas usam um dispositivo capaz de decodificar seus próprios pensamentos, da mesma forma como usamos os smartphones!

Estaríamos até próximos em desenvolver uma tecnologia de telepatia artificial!

Re: Escaneamento cerebral

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

nuker escreveu:
Qua, 19 Outubro 2022 - 18:49 pm
Imagine viver em uma sociedade em que as pessoas usam um dispositivo capaz de decodificar seus próprios pensamentos, da mesma forma como usamos os smartphones!

Estaríamos até próximos em desenvolver uma tecnologia de telepatia artificial!
Isto fatalmente levará à polícia do pensamento.
Pensou errado, vai preso.
Responder