Internet 5G - A tecnologia 5G pode fazer mal à saúde?

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Internet 5G - A tecnologia 5G pode fazer mal à saúde?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Re: A 5G pode fazer mal à saúde?

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Como é uma tecnologia nova é normal haver certa preocupação.

Se, porventura fosse realmente identificado fatores nisso que fossem sem dúvidas, incontestavelmente causar problemas de saúde, isso já estaria em discussão de abolição/adaptação dessa tecnologia e não haveria tal disputa sobre a aplicação desta tecnologia. O que no momento há, são incertezas.

De uma forma ou outra, somos bombardeados por ondas eletromagnéticas constantemente, havendo ou não o 5G.

Supondo que haja problemas nessa demasiada exposição, talvez isso somente será visto daqui a muitos anos, os resultados. Entretanto, visto que essa ondas não são ionizantes, ou seja que não tem energia suficiente para separar o DNA e causar danos celulares, podemos em parte ficar mais tranquilos.¹

Sobre o caso da mulher do vídeo que teve de se afastar devido aos problemas de saúde, isso de praxe sabemos que não necessariamente é causa e efeito.

No mais, para algo mais concreto, a opinião de algum engenheiro eletricista com enfase em telecomunicações ou algum outro profissional (ou de alguém com mais tempo para pesquisar sobre esse assunto), seria bom, mas não tenho contato.

Re: A 5G pode fazer mal à saúde?

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Re: A 5G pode fazer mal à saúde?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Há mais de um século que nascemos imersos em ondas eletromagnéticas de 50Hz ou 60Hz da energia elétrica.
Há um século, mais ou menos, que vivemos imersos em ondas de rádio AM e, há muitas décadas, ondas de TV e FM.
Há uns 20 anos que temos os celulares, telefones sem fio, pagers e sei lá mais o quê.
Não sei por que essa frescura com o 5G. Antes de reclamarem, apresentem fatos.

Re: A 5G pode fazer mal à saúde?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 22 Setembro 2020 - 07:43 am
Há mais de um século que nascemos imersos em ondas eletromagnéticas de 50Hz ou 60Hz da energia elétrica.
Há um século, mais ou menos, que vivemos imersos em ondas de rádio AM e, há muitas décadas, ondas de TV e FM.
Há uns 20 anos que temos os celulares, telefones sem fio, pagers e sei lá mais o quê.
Não sei por que essa frescura com o 5G. Antes de reclamarem, apresentem fatos.
Talvez por alguma questão ideológica e competição pois a China taria despontando nessa área?

Re: A 5G pode fazer mal à saúde?

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Pode fazer mal sim. Pode fazer mal à saúde de quem comprou um smartphone com modem 5G no Brasil com muita antecipação:

“Pensando em comprar um celular 5G? Veja por que essa escolha ainda é arriscada”:
https://6minutos.uol.com.br/minhas-fina ... arriscada/

:lol: :lol: :lol: :lol:

Internet 5G

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Estranhei o desinteresse geral, já que não consegui achar um tópico sobre este assunto nesta área do fórum. Alguém aí já conseguiu captar um sinal 5G? Mais sobre isso…

“5G no Brasil: o que você precisa para aproveitar a nova tecnologia de rede móvel? | Detetive TC”:

https://www.tudocelular.com/vivo/notici ... ve-tc.html

Re: Internet 5G

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Off_topic:


Sugestão a todos: existe um tópico, recentemente criado, que lista todos os tópicos do Sub-fórum DEBATES.
Isso facilita localizar algum tópico já previamente criado sobre determinado assunto, o que pode evitar ser criado mais um.

Sobre 5G, existe um que aborda a sua influência sobre a a saúde.
Talvez seja o caso de fusão, de forma a se manter apenas um tópico.

Re: Internet 5G

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Off_topic:


Já procedi a fusão.
O antigo tópico deixou de existir e temos apenas esse aqui, que abrange tudo sobre 5G e não apenas os aspectos sobre a saúde.

Re: Internet 5G

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Huxley escreveu:
Qui, 04 Agosto 2022 - 22:30 pm
Estranhei o desinteresse geral, já que não consegui achar um tópico sobre este assunto nesta área do fórum. Alguém aí já conseguiu captar um sinal 5G? Mais sobre isso…

“5G no Brasil: o que você precisa para aproveitar a nova tecnologia de rede móvel? | Detetive TC”:

https://www.tudocelular.com/vivo/notici ... ve-tc.html
Segundo os jornais de hoje, a cobertura ainda é de apenas 25% na cidade de S.Paulo, portanto varia muito para quem está se deslocando, por exemplo.

Não tenho celular 5G e nem pretendo comprar num futuro previsível, mas consta que a procura está aumentando por causa das pessoas que trabalham com celular o tempo todo e precisam de maior velocidade.

Re: Internet 5G

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Meu celular também não é 5G, e só comprarei outro quando o meu desintegrar, como de costume.

No meu dia a dia eu estou sempre perto de uma rede wifi, então não sinto lá muita falta. Até acho o LTE bem rápido já.

Re: Internet 5G - A tecnologia 5G pode fazer mal à saúde?

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

“TC Ensina: como verificar a cobertura do sinal 5G na sua cidade”:

https://www.tudocelular.com/mercado/not ... idade.html

Re: Internet 5G - A tecnologia 5G pode fazer mal à saúde?

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Estamos a todo instante expostos a ondas cujas frequências são imperceptíveis a nós.

Meu celular não tem 5G, mas alguns colegas que conectaram relataram que o sinal ainda não está estável aqui em Curitiba. Só conecta em alguns horários do dia. Outro ponto, é que parece que o aparelho consome mais bateria com o uso do 5G, e isso já me desinteressou.
Responder