Mudança no sistema educacional brasileiro

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Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Na verdade, o gráfico mostra que as verbas para pesquisa já começaram a cair durante o governo do Poste.

Imagem

https://cartacampinas.com.br/2019/10/de ... -pesquisa/

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

nuker
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Mensagem por nuker »

Governo socialista/progressista é sempre pior, mas nem tudo são flores no governo Bolsonaro, infelizmente ele ainda está longe do que eu chamaria de ideal, tanto por inconsistências em seu governo quanto por causa de muitas pérolas que ele acaba soltando e que por causa delas acaba sendo atacado. Há pouco agora o PT fez uma campanha de difamação contra o Bolsonaro, pegando um vídeo em que ele fala algo sobre índio e dizendo que ele come carne humana. Se fosse comigo eu decretaria uma investigação criminal através da PF e uma vez descoberto quem, eu processaria o engraçadinho que veiculou tal difamação.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Por que o Brasil não é um País de Primeiro Mundo?

youtu.be/b_X1yh2Ce6Y

Nem sempre a educação é responsável pelo crescimento econômico. Sistema com educação embalada onde todos pensam igual não funciona. A educação é inútil sem liberdade econômica e empreendedorismo. Argentina tem boa educação e está no buraco.

A Coreia cresceu por causa da educação, mas hoje ela é muito excessiva e não traz ganhos econômicos, tendo um grande tempo extra de estudo que serve só para disputar vestibular.

Re: Educação

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Como assim eu nunca fui à escola? | Homeschooling, Socialização e +

youtu.be/eYD22HHu7U0

Educação no Brasil tem três opções:
1. Escola pública - onde há violência, drogas, sexo, péssimo ensino que forma analfabetos funcionais.
2. Escola privado - onde há segurança, organização, ensino aceitável, mas tem um preço muito alto.
3. Escola pública com orçamento alto - são escolas vinculadas a instituições universitárias federais ou escolas militares. Tem boa qualidade, mas tem desordem. É o ideal, mas precisa passar num concurso para entrar.

O EAD seria bom ser legalizado, para que a criança tenha mais alternativas de ensino. Pesquisas na pandemia até mostram que os alunos preferem o ensino presencial, mas muita gente tem problema com deslocamento.

Embora o EAD de educação básica não funcione para maioria dos brasileiros, proibir para todo mundo é injusto para aqueles que se beneficiariam. A menina só pode receber o certificado de conclusão do ensino médio com 18 anos enquanto para o presencial é 16 anos.

A menina do vídeo teve socialização e educação física, apesar de ser difícil nos dias de hoje sem o presencial. O que faltou esclarecer é a questão da disciplina e capacidade de cumprir horários e prazos e seguir regras.

(Comentário de uma moça)
Estou iniciando o homeschooling com meu filho de 6 anos, estou tirando ele da escola por vários motivos. Eu sofri booling por maior parte dos anos de escola, cheguei a não querer mais ir a escola e tive depressão, quando contei pra minha mãe e ela foi na escola, piorou e foi horrível. Tenho muito mais motivos pra educar meus filhos em casa e estou tão feliz e empolgada e amei seu depoimento.

(Um moço)
Estou no terceirão e a escola só serve para eu me encontrar com meus amigos mesmo. Durante as aulas eu morro de tédio, já que cada matéria é um professor e metodologia diferente e eu não consigo aprender da maneira que eu queria(apesar de tirar notas boas). Eu sinceramente prefiro muito mais aprender os conteúdos estudando por conta, mas eu preciso do certificado do ensino médio.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

O que é Homeschooling - Um vídeo para TODAS as suas dúvidas!
(canal sobre dicas de educação domiciliar)

youtu.be/SgRWFDtyi88

Tudo o que você precisa saber sobre homeschooling
(canal conservador, que costuma ser alarmista)

youtu.be/OD_SUdyg5sg


Eu pensava que educação familiar fosse o mesmo que EAD, mas deixar os pais como educadores não é uma coisa confiável. Embora método de educação familiar traga o melhor resultado, o uso desse método pelas massas será desastroso por causa da negligência brasileira. Tem a vantagem de não ter doutrinação ideológica, como incentivo ao sexo, lacração e ideologia de gênero.

Os defensores da educação familiar são iguais papagaios dizendo que "escola não é o único lugar de socializar", mas considerando a era atual, dos games e redes sociais, duvido muito que a criança moradora de apartamento urbano saia de casa com alguma frequência. O governo poderia nessa regulamentação exigir que a esteja matriculada em algum ginásio ou academia para fazer educação física duas vezes por semana.

Minha defesa do EAD é a melhora de qualidade de ensino e redução de custos. Não tem necessidade nenhuma de pagar professores para repetir a mesma aula todo ano em vários lugares, quando podemos fazer vídeo-aulas com imagens uma vez para repetir para todo mundo. Ainda tem as vantagens de não pagar o transporte (tem gente que mora muito longe) e o risco de más amizades na escola.
Sociedade dos Poetas Vivos
Não sei porquê tanta contenda por causa do ensino domiciliar, haja vista que boa parte dos pais no Brasil já se utiliza de professores pra dar aula de reforço, quando seus filhos evidenciam dificuldades específicas em alguma disciplina. Eu mesmo, algumas vezes, sou solicitado pra dar aulas de reforço a filhos de amigos meus. A única coisa que justifica tanta inquietação governamental com relação ao ensino domiciliar é querer controlar cada vez mais a população, indivíduo por indivíduo, induzindo a mudanças de comportamento. É a ingerência estatal na educação das crianças. Lamentável.


Rerouting Life
Homeschooling e a melhor opcao para uma familia saudavel, parei para analizar que nos dias de hoje os pais dedicam a vida a trabalhar, muitos somente por materialismo, e os filhos sao entregues ao sistema e assim a familia e destruida, entao eu e meu esposo resolvemos que eu passaria de trabalhar e homeschool nosso filho e filha, diminuimos nossos gastos, e estamos ivestindo no ensino das criancas, minha filha com 10 anos conversa sobre fisica quantica, calculos, sobre vivaldi, Beethoven, historia, escreve redacoes que eu fico encabulada...meu filho tem 6 anos e esta na terceira serie com meritos altissimos, gracas ao homeschooling, sem contar a liberdade de nossos filhos nao serem obrigados a apreder tantas mentiras na escola, sao saudaveis, onde chegam as pessoas ficam impressionadas
com a inteligencia deles, os dois jogam xadrez com adultos e sempre ganham, os dois estao aprendendo espanhol, russo, querem tambem aprender hebrew e alemao tambem, homeschooling e uma bencao de Deus.
Espero que a perseguicao as familias que preferem homeschooling e educacao opcional no Brasil tenha fim

(Resposta ao comentário acima. Tem gente que comenta mentira. Como saber se é verdade?)
Nina Santos
3/10 pra fic

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Não creio que a maioria dos pais tenha conhecimentos e competência didática para ensinar aos filhos.
Ou disciplina para dar aulas todos os dias e seguir um método ou currículo.
Sem falar em que não terão tempo, a menos que um deles abdique de trabalhar.

Citar casos isolados de sucesso não serve como argumento.

Imagino também que habilidades sociais terão essas crianças que só se comunicam com outras pela Internet.
A escola pode ser um lugar hostil e selvagem? Sim, mas o mundo que as crianças enfrentarão mais tarde também.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Você Precisa de Diploma?

youtu.be/pI6JYsGBFsI
Passei por isso. O que é ensinado na faculdade é muito diferente das demandas do mercado e o treinee é onde o funcionário realmente aprende coisas práticas.
As faculdades precisam mudar e se alinhar mais ao mercado de trabalho.

Recomenda entrar na faculdade, construir relacionamentos profissionais, participar de empresa jr, mas priorizar minicursos externos e projetos pessoais em vez da meta de concluir a faculdade para ganhar diploma.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

O Ensino brasileiro têm um GRAVÍSSIMO Problema.. (e a consequência é devastadora)

youtu.be/YxHAqvoQ4aE

Aprovação automática e ensino péssimo.

Por outro lado, não podemos elogiar escolas com exame de admissão, porque não é a escola que é boa e sim o aluno.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Adolescentes tem uma aprendizagem melhor quando as aulas começam a partir das 8:30.
https://www.cdc.gov/sleep/features/scho ... early.html
https://publications.aap.org/pediatrics ... redirected

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Trazendo de outro tópico, porque o assunto passou a ser o que deve ou não deve ensinar na escola básica (ensino fundamental e médio).
Huxley escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 00:38 am
A- Essa proibição é válida somente em escolas onde há crianças de todos os tipos. Mas se uma empresa quiser ofertar um curso extra-curricular de sexologia, ela pode.
O "governo autoritário" não deveria proibir também o professor de ensinar como usar uma arma de fogo?
O professor não é proibido de fazer pregação religiosa na escola?

B- Releia o que escrevi. Eu disse que teoria da evolução não deveria estar na educação básica. O link só fala da utilidade para ciências biológicas/médicas e em alguns casos muito específicos (cruzar moléculas ou algoritmo evolucionário). Quem for trabalhar nessas áreas aprenderá a teoria no curso superior. Para aluno que não for trabalhar nessas áreas, é completamente inútil. A educação básica deve ensinar o que é importante para a vida prática de todos os alunos. Um comerciante, advogado, administrador de empresa, músico, etc, não precisam dessa teoria na vida cotidiana. Se for assim, por que não ensinar equações diferenciais na educação básica também?
A- Você está errado. A lei diz que um professor da Flórida NÃO PODE ensinar algo sobre esses temas às crianças; nada diz sobre permissibilidade em grades extra-curriculares. E a justificativa racional para isso é nada.

B- É nada menos do que risível a ideia de que “Um comerciante, advogado, administrador de empresa, músico, etc, não precisam dessa teoria na vida cotidiana”. Se o que você falou tivesse significância, os menores de verdade só precisariam aprender línguas e matemática no ensino fundamental/ensino médio e poderíamos excluir todas as principais ciências naturais básicas do ensino escolar (Física, Química, Biologia). Algum incauto poderia perguntar: “Se alguém não será engenheiro ou especialista de alguma área biomédica, para que estudar essas coisas no ensino básico?”. Eu perguntaria: “Como é que você sabe que um menor qualquer, na vida adulta, não será engenheiro e nem um especialista de alguma área biomédica?”. E finalizaria assim: “Nem os próprios menores de idade sabem disso com certeza, quanto mais você.”
Parece distorção do que falei.
O aluno não aprende conteúdo não universal no ensino básico. Mas ao entrar no curso de biologia/medicina deverá aprender tudo que precisa lá. Se ele sabe nada de química, aprende no curso superior. O mesmo vale para engenharia.

Biologia tem muita coisa importante para vida cotidiana (ecologia, corpo humano, saúde, nutrição) e tem utilidade universal. Mas passa do limite ao falar de criaturas marinhas (que nunca vi e nem verei) e estudo aprofundado no metabolismo de plantas.
Quase tudo de química não tem utilidade universal no cotidiano. E já esqueci quase tudo. Para que ensinar o que será esquecido? Quem for estudar medicina/biologia que aprenda química na faculdade.
As fórmulas de física são piores, porque ninguém faz esses cálculos no cotidiano e eles são inúteis porque são idealizados (gás ideal, ignorar o atrito com o chão ou ar, sem impureza, constantes arredondadas, etc).

Por que a educação básica (de utilidade universal) não tem noções básicas de direito, primeiros socorros e saúde mental? Mas a preocupação é coisas profundas de ciência natural ou ciência humana, ou temas polêmicos.

Veja uma simples pesquisa sobre "o que a escola não nos ensina" retorna. Até um canal de humor e um canal amador falam algo óbvio.

4 habilidades importantes que as escolas não ensinam
https://www.codebuddy.com.br/blog/4-hab ... o-ensinam/

Coisas Que A Escola NÃO Te Ensinou | Mas Que COM CERTEZA Você Vai Precisar

youtu.be/2XNsmRLTj48

A REALIDADE OBSCURA DAS ESCOLAS BRASILEIRAS | VOCÊ NÃO APRENDE NADA e ainda se torna MEDÍOCRE

youtu.be/X4hS6GcAx3I

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

Huxley
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Mensagem por Huxley »

Parece distorção do que falei.
O aluno não aprende conteúdo não universal no ensino básico. Mas ao entrar no curso de biologia/medicina deverá aprender tudo que precisa lá. Se ele sabe nada de química, aprende no curso superior. O mesmo vale para engenharia.

Biologia tem muita coisa importante para vida cotidiana (ecologia, corpo humano, saúde, nutrição) e tem utilidade universal. Mas passa do limite ao falar de criaturas marinhas (que nunca vi e nem verei) e estudo aprofundado no metabolismo de plantas.
Quase tudo de química não tem utilidade universal no cotidiano. E já esqueci quase tudo. Para que ensinar o que será esquecido? Quem for estudar medicina/biologia que aprenda química na faculdade.
As fórmulas de física são piores, porque ninguém faz esses cálculos no cotidiano e eles são inúteis porque são idealizados (gás ideal, ignorar o atrito com o chão ou ar, sem impureza, constantes arredondadas, etc).
Você acha mesmo que um analfabeto científico funcional que aprendeu quase nada de Física, Química e Biologia (aprendeu apenas o que é "útil para todos") não estaria em situação de desvantagem em relação a uma versão dele que aprendeu tais disciplinas no ensino escolar quando fizesse um curso superior de engenharia ou de alguma área biomédica?

É engraçado ver gente que nunca conseguiu uma realização pedagógica digna de nota querer dar palpite para a educação pública dos países desenvolvidos que produzem os melhores engenheiros e especialistas biomédicos do mundo e/ou para as universidades que produzem os melhores engenheiros e especialistas biomédicos do mundo.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Huxley escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 11:05 am
Você acha mesmo que um analfabeto científico funcional que aprendeu quase nada de Física, Química e Biologia (aprendeu apenas o que é "útil para todos") não estaria em situação de desvantagem em relação a uma versão dele que aprendeu tais disciplinas no ensino escolar quando fizesse um curso superior de engenharia ou de alguma área biomédica?
Qual deveria ser o propósito da educação? Embora o propósito original seja diferente, ele deveria ser: preparar o ser humano para a vida e mercado de trabalho.
E a educação está cumprindo muito mal esse papel.

O momento de aprender detalhes das disciplinas básicas de engenharia ou medicina, se é na educação básica ou superior, não faz diferença. Mas essas disciplinas serão inúteis para quem não irá para áreas que as usa e é um desperdício de recursos com aluno desinteressado que esquecerá o conteúdo depois da prova. Os professores de física/química/etc seria, mais bem aproveitados abrindo mais vagas de engenharia ou medicina para ter mais profissionais qualificados.
É engraçado ver gente que nunca conseguiu uma realização pedagógica digna de nota querer dar palpite para a educação pública dos países desenvolvidos que produzem os melhores engenheiros e especialistas biomédicos do mundo e/ou para as universidades que produzem os melhores engenheiros e especialistas biomédicos do mundo.
A Finlândia deu uma reduzida no currículo básico e a educação melhorou.

Japão e Coreia por outro lado tem currículo extenso voltado para vestibular e realmente produziu os melhores engenheiros e especialistas biomédicos. O grande problema lá é a massa que não consegue entrar no curso superior, porque aprende tudo em vão. Como consequência grave, o empreendedorismo não é comum lá e isso acaba afetando a economia.

Muitos aprendem multiplicar matrizes, teoria da relatividade e eletroquímica para trabalhar como vendedor de loja.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

Huxley
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Mensagem por Huxley »

Qual deveria ser o propósito da educação? Embora o propósito original seja diferente, ele deveria ser: preparar o ser humano para a vida e mercado de trabalho.
E a educação está cumprindo muito mal esse papel.

O momento de aprender detalhes das disciplinas básicas de engenharia ou medicina, se é na educação básica ou superior, não faz diferença. Mas essas disciplinas serão inúteis para quem não irá para áreas que as usa e é um desperdício de recursos com aluno desinteressado que esquecerá o conteúdo depois da prova. Os professores de física/química/etc seria, mais bem aproveitados abrindo mais vagas de engenharia ou medicina para ter mais profissionais qualificados.

A Finlândia deu uma reduzida no currículo básico e a educação melhorou.

Japão e Coreia por outro lado tem currículo extenso voltado para vestibular e realmente produziu os melhores engenheiros e especialistas biomédicos. O grande problema lá é a massa que não consegue entrar no curso superior, porque aprende tudo em vão. Como consequência grave, o empreendedorismo não é comum lá e isso acaba afetando a economia.

Muitos aprendem multiplicar matrizes, teoria da relatividade e eletroquímica para trabalhar como vendedor de loja.
Como assim não faz diferença "se é na educação básica ou superior" que começa o aprendizado das ciências naturais? As universidades são vanguarda do conhecimento das nações e um processo de filtragem ruim dos alunos universitários rebaixa o nível delas. Grande desenvolvimento de tecnologia de ponta em escala nacional e maximização da qualidade da equipe de engenheiros e especialistas biomédicos no país estão umbilicalmente ligados.

Quanto à Finlândia, eu D-U-V-I-D-O que ela reduziu o currículo de ciências naturais apenas ao que "é útil para todos". Fiz uma pergunta interessante ao Bing Chat e ele me respondeu que a Finlândia ficou em quinto lugar em ciências no último ranking do PISA.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 11:54 am
O momento de aprender detalhes das disciplinas básicas de engenharia ou medicina, se é na educação básica ou superior, não faz diferença. Mas essas disciplinas serão inúteis para quem não irá para áreas que as usa e é um desperdício de recursos com aluno desinteressado que esquecerá o conteúdo depois da prova. Os professores de física/química/etc seria, mais bem aproveitados abrindo mais vagas de engenharia ou medicina para ter mais profissionais qualificados.
A criança tem que saber um pouco de química, de física, de matemática, de geografia etc.
Só assim ela poderá decidir o que lhe interessa e o que vai cursar na universidade.

E, de qualquer modo, mesmo um médico deveria ter uma ideia da história das civilizações, de geografia, astronomia ou geometria.
Isto se chama cultura geral. A partir dessa base, a pessoa mais tarde poderá pesquisar sobre qualquer assunto.
Como ela poderia sequer pensar em pesquisar algo que ela nem sabe que existe?

Como ela vai entender as notícias no jornal e na TV se ela não faz ideia de como é o mundo e o que aconteceu no passado?
Vai acabar como esses americanos que não sabem nem indicar onde ficam os EUA num mapa.

Eu vejo a coisa como frequentar uma academia de ginástica: a pessoa corre quilômetros e não sai do lugar ou levanta pesos durante um tempão para, no final, eles ficarem onde estavam. A função ali não é fazer alguma coisa com seu esforço e sim adquirir músculos para, mais tarde, ser capaz de usá-los quando necessário.

Claro que ela vai esquecer das datas históricas, dos nomes dos rios, das substâncias químicas, mas a base ficará.
O esforço que ela fez para aprender geometria ou álgebra, por exemplo, vai formatar seu cérebro para lidar com números.
Eu, pelo menos, não gostaria de ter que usar calculadora até para as contas mais simples. Ou não entender o conceito de regra de três. Ou calcular a área de um retângulo.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Huxley escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 14:18 pm
Como assim não faz diferença "se é na educação básica ou superior" que começa o aprendizado das ciências naturais? As universidades são vanguarda do conhecimento das nações e um processo de filtragem ruim dos alunos universitários rebaixa o nível delas. Grande desenvolvimento de tecnologia de ponta em escala nacional e maximizar a qualidade da equipe de engenheiros e especialistas biomédicos no país estão umbilicalmente ligados.

Quanto à Finlândia, eu D-U-V-I-D-O que ela reduziu o currículo de ciências naturais apenas ao que "é útil para todos". Fiz uma pergunta interessante ao Bing Chat e ele me respondeu que a Finlândia ficou em quinto lugar em ciências no último ranking do PISA.
O que houve na Finlândia foi só uma redução da carga horária total dos alunos. Não falei de redução a apenas do que é útil.
E mesmo com redução, o desempenho lá melhorou.
O ser humano tem uma carga cognitiva, que é o limite de informação que ela é capaz de aprender de uma vez e manter por tempo.
Mas só de ter redução já prova que no Brasil (e países desenvolvidos como Coreia e Japão) estão com coisas desnecessárias no currículo básico.

Não falei em remover 100% de ciências naturais e ciências humanas. Mas sim de diminuir consideravelmente.


Perguntei do propósito da educação básica e falei nada de universidades. Mas considero que o propósito da educação básica não tenha a universidade como objetivo, por vários motivos. Nem todos querem ir para lá, não tem vagas para todos e mais da metade dos universitários buscam somente qualificação profissional sem se importar em ser "vanguarda do conhecimento".
Mas os alunos "filtrados" nas universidades não são bons assim. Tem muita lacração, políticas de cotas, ideologia de gênero e consumo de drogas. Os aluno sempre estiveram do lado da esquerda desde muito antes da agenda woke, e hoje abraçam ideologia anti-científica.
Fernando Silva escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 15:04 pm
A criança tem que saber um pouco de química, de física, de matemática, de geografia etc.
Só assim ela poderá decidir o que lhe interessa e o que vai cursar na universidade.

E, de qualquer modo, mesmo um médico deveria ter uma ideia da história das civilizações, de geografia, astronomia ou geometria.
Isto se chama cultura geral. A partir dessa base, a pessoa mais tarde poderá pesquisar sobre qualquer assunto.
Como ela poderia sequer pensar em pesquisar algo que ela nem sabe que existe?

Como ela vai entender as notícias no jornal e na TV se ela não faz ideia de como é o mundo e o que aconteceu no passado?
Vai acabar como esses americanos que não sabem nem indicar onde ficam os EUA num mapa.

Eu vejo a coisa como frequentar uma academia de ginástica: a pessoa corre quilômetros e não sai do lugar ou levanta pesos durante um tempão para, no final, eles ficarem onde estavam. A função ali não é fazer alguma coisa com seu esforço e sim adquirir músculos para, mais tarde, ser capaz de usá-los quando necessário.

Claro que ela vai esquecer das datas históricas, dos nomes dos rios, das substâncias químicas, mas a base ficará.
O esforço que ela fez para aprender geometria ou álgebra, por exemplo, vai formatar seu cérebro para lidar com números.
Eu, pelo menos, não gostaria de ter que usar calculadora até para as contas mais simples. Ou não entender o conceito de regra de três. Ou calcular a área de um retângulo.
Você está certo.

Eu estava questionando os pontos em que há excesso de ensino e que precisa ser revisado. E também a falta de muitos conhecimentos para a vida.
Mas a base é importante.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

Huxley
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Mensagem por Huxley »

O que houve na Finlândia foi só uma redução da carga horária total dos alunos. Não falei de redução a apenas do que é útil.
Ah, falou sim sobre o "limitado ao útil para todos". Disse: “Para aluno que não for trabalhar nessas áreas, é completamente inútil. A educação básica deve ensinar o que é importante para a vida prática de todos os alunos. Um comerciante, advogado, administrador de empresa, músico, etc, não precisam dessa teoria na vida cotidiana. (http://www.clubeceticismo.com.br/viewto ... a2#p311510 ) ”.

Contradizendo isso, eu digo que a educação básica TAMBÉM deve ensinar o que NÃO SERÁ importante para a vida prática de todos os alunos, mesmo que os autointitulados "futuros comerciantes", "futuros advogados", "futuros administradores de empresa" e "futuros músicos" achem isso ruim por alegarem que "não precisam dessa teoria na vida cotidiana". E aposto que a educação básica da Finlândia atualmente faz isso também.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Huxley escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 17:04 pm
Ah, falou sim sobre o "limitado ao útil para todos". Disse: “Para aluno que não for trabalhar nessas áreas, é completamente inútil. A educação básica deve ensinar o que é importante para a vida prática de todos os alunos. Um comerciante, advogado, administrador de empresa, músico, etc, não precisam dessa teoria na vida cotidiana. (http://www.clubeceticismo.com.br/viewto ... a2#p311510 ) ”.

Contradizendo isso, eu digo que a educação básica TAMBÉM deve ensinar o que NÃO SERÁ importante para a vida prática de todos os alunos, mesmo que os autointitulados "futuros comerciantes", "futuros advogados", "futuros administradores de empresa" e "futuros músicos" achem isso ruim por alegarem que "não precisam dessa teoria na vida cotidiana". E aposto que a educação básica da Finlândia atualmente faz isso também.
Há uma confusão.
Eu disse duas coisas separadas:
1) Defesa da redução do currículo básico mantendo somente "o que é importante".
2) A Finlândia tem um currículo básico menor em comparação com o dos demais países. Em nenhum momento falei que a Finlândia reduziu a apenas "o que é importante".

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

Huxley
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Mensagem por Huxley »

Tutu escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 18:13 pm
Huxley escreveu:
Ter, 11 Julho 2023 - 17:04 pm
Ah, falou sim sobre o "limitado ao útil para todos". Disse: “Para aluno que não for trabalhar nessas áreas, é completamente inútil. A educação básica deve ensinar o que é importante para a vida prática de todos os alunos. Um comerciante, advogado, administrador de empresa, músico, etc, não precisam dessa teoria na vida cotidiana. (http://www.clubeceticismo.com.br/viewto ... a2#p311510 ) ”.

Contradizendo isso, eu digo que a educação básica TAMBÉM deve ensinar o que NÃO SERÁ importante para a vida prática de todos os alunos, mesmo que os autointitulados "futuros comerciantes", "futuros advogados", "futuros administradores de empresa" e "futuros músicos" achem isso ruim por alegarem que "não precisam dessa teoria na vida cotidiana". E aposto que a educação básica da Finlândia atualmente faz isso também.
Há uma confusão.
Eu disse duas coisas separadas:
1) Defesa da redução do currículo básico mantendo somente "o que é importante".
2) A Finlândia tem um currículo básico menor em comparação com o dos demais países. Em nenhum momento falei que a Finlândia reduziu a apenas "o que é importante".
Esse “somente o que é importante” não tem significado algum. É só um chavão, isto é, uma expressão desprovida de rigidez de sentido.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

nuker
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Mensagem por nuker »

Eu também acho que tem coisas que não precisam ser ensinadas nas escolas e que é melhor que fossem ensinadas na faculdade, na área que a pessoa escolheu trabalhar. Mas isso não significa que nenhuma teoria deva ser ensinada. Eu penso assim, o foco da educação básica não é ensinar conhecimento avançado, mas conhecimento que vai permitir o entendimento de conhecimentos mais avançados e voltados a determinadas áreas. Por exemplo, não faz sentido ensinar matriz na escola, mas faz muito mais sentido ensinar fatoração e matemática financeira. No português sou a favor de se ensinar fonemas nas escolas, pois isso não só abrangeria o português como vários outros idiomas, facilitaria o aprendizado linguístico. Ou seja, maior foco nos fonemas dos idiomas latinos e menos pessoas falando errado. E isso deveria já ser ensinado desde o primário por sinal.

Na biologia até pode sim ensinar o básico da evolução, mas faz mais sentido estudar anatomia, fisiologia, microbiologia, ecologia e até mesmo patologias... coisas mais práticas por assim dizer, conhecimentos que terão mais utilidade prática quando haver necessidade, principalmente voltados à saúde humana. Na história, preferiria que houvesse maior foco na história brasileira e o básico na mundial. Pois como vivemos no Brasil, é mais útil estudar nossa história do que de países não relacionados ao nosso, exceto se fossem países que tivessem tido alguma relação histórica com o nosso, como Portugal e outros que tentaram invadir o Brasil no passado. Na história mundial seria mais útil saber coisas que levaram à criação do Brasil. Já para países europeus faria mais sentido estudar sobre Idade Média e Império Romano... Não que isso não devesse ser ensinado, mas apenas o básico, para ao menos sabermos como foi o mundo no quadro geral antes do Brasil existir.

Outra coisa em história que deveria ser ensinada nas escolas é sobre as culturas indígenas, como eram tais tribos e como são hoje.

Já em geografia faz mais sentido estudar mais cartografia e sobre a Terra do que geopolítica. Em física deveria haver maior foco na teórica, pois como o aluno é leigo, fica mais fácil do que só ficar ensinando cálculos. A física no ensino médio deveria ser ensinada mais como teórica e os cálculos como complemento, para entender a teoria. Não o contrário. Por isso que tem muito reprovado em física, porque o povo tende a ser fraco em matemática. O brasileiro médio é fraco em matemática. Já química é mais difícil substituir conteúdos, porque normalmente o que já é ensinado é importante. Por exemplo, para entender a tabela periódica você tem que saber orbitais. Sem isso fica difícil entender porque os elementos são categorizados da forma como são. Tive duas disciplinas de química no ensino médio (orgânica e inorgânica). Então a química deixa do jeito como está. Já educação física e artística deveriam ser opcionais no ensino médio, assim como literatura, mas redação ainda teria que ser obrigatória, só que junta com o português.

Se você não aprende redação, você não vai aprender interpretação de texto e nem a escrever textos grandes e complexos. Tinha que haver maior foco nisso. Aliás, a disciplina de redação poderia, no ginásio, ser uma mescla entre redação e literatura, por sinal. Se juntasse redação com literatura, acredito que seria melhor. Redação não deve ser só escrever qualquer texto, mas, por exemplo, o professor te dar um texto pronto e a partir daquele texto, você fazer uma dissertação sobre o que está ali ou relacionado, já que isso é uma coisa que cai em muitos concursos públicos por aí. É muito importante saber escrever um texto argumentativo por sinal. Já no ensino médio, a redação ficaria junto com o português, já que literatura ficaria como uma disciplina opcional para quem quiser graduar em letras. Neste caso, a redação ficando junto com o português você aprenderia mais a fundo a relação entre regras gramaticais com dissertação de texto, por exemplo, em abranger vocabulário, em fazer textos com palavras mais incomuns, coisas do tipo.

O que quero dizer é que certos conhecimentos ensinados deveriam ser substituídos por outros. Filosofia e sociologia nas escolas brasileiras é pura doutrinação política, logo são descartáveis. Ao invés destes dois, seria muito mais útil ensinar Direito, ao menos a Constituição Federal. Até porque quase todos os concursos públicos que tem por aí cobram conhecimento de leis em diversas áreas do direito, como constitucional, administrativo, previdenciário, etc. Ensinar direito na escola prepararia melhor o aluno para vários concursos, enquanto que filosofia e sociologia é pura doutrinação militante woke para tornar o povo idiota. Esse negócio de "pensamento crítico" nas escolas é muito voltado ao pensamento woke, que é lixo. Se não tivesse militância envolvida, aí sim seria bem útil e valeria a pena estudar essas coisas. Eu mesmo gosto de filosofia!

Outra coisa que poderia ser ensinada no ensino médio são coisas relacionadas às burocracias, sobre sistemas de governo, instituições de governo, cartórios, bancos, etc, tudo isso dentro de uma disciplina.

Ah e claro, uma disciplina de empreendedorismo que incluiria nela matemática financeira.

A questão é que a escola não deve só servir para o aluno se preparar para a faculdade, mas também para a vida adulta...

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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nuker escreveu:
Qui, 13 Julho 2023 - 16:02 pm
No português sou a favor de se ensinar fonemas nas escolas, pois isso não só abrangeria o português como vários outros idiomas, facilitaria o aprendizado linguístico.
Concordo.
Muita gente aprende inglês, mas fala mal demais porque não sabe IPA.
Já em geografia faz mais sentido estudar mais cartografia e sobre a Terra do que geopolítica.
Assuntos de geopolítica, economia e história são muito complicados para pessoas com menos de 14 anos entenderem. Não tem maturidade e conhecimento sobre o mundo para entender de forma correta. Cria vulnerabilidade para doutrinação.
Em física deveria haver maior foco na teórica, pois como o aluno é leigo, fica mais fácil do que só ficar ensinando cálculos. A física no ensino médio deveria ser ensinada mais como teórica e os cálculos como complemento, para entender a teoria.
Concordo. Está aprendendo física ou resolvendo problema matemático?
Já educação física e artística deveriam ser opcionais no ensino médio
Antes de inventarem o smartphone ou a vida em apto com computador/videogame, eu era a favor de abolir a educação física.
Hoje é algo de extrema importância. Os jovens passam muito tempo no smartphone e não brincam mais em pátios e ruas de bairros seguros. Estamos na era da obesidade onde a falta de exercitação é um problema grave.
assim como literatura, mas redação ainda teria que ser obrigatória, só que junta com o português
Não sei o que quer dizer com literatura (livro de ficção?), mas é muito importante que o aluno pratique leitura de diversos gêneros e estilos de linguagem para aprender interpretação de texto.

Naturalmente, é desnecessário coisas radicais como Guimarães Rosa, textos cheio de palavras desconhecidas e linguagem que não é comum nos dias hoje.

Atualmente, a escola obriga alunos desinteressados a lerem clássicos da literatura e eles acabam tomando repulsa. Então quando crescem vive longe dos livros.
Se você não aprende redação, você não vai aprender interpretação de texto e nem a escrever textos grandes e complexos.
É o oposto. Pode aprender a escrever de uma maneira prórpaia, mas ter dificuldade de compreender os outros, que existem de várias maneiras.
Filosofia e sociologia nas escolas brasileiras é pura doutrinação política, logo são descartáveis. Ao invés destes dois, seria muito mais útil ensinar Direito, ao menos a Constituição Federal.

Até porque quase todos os concursos públicos que tem por aí cobram conhecimento de leis em diversas áreas do direito, como constitucional, administrativo, previdenciário, etc.

Ensinar direito na escola prepararia melhor o aluno para vários concursos, enquanto que filosofia e sociologia é pura doutrinação militante woke para tornar o povo idiota.
Respondido aqui sobre Filosofia e o brasileiro gostar de concurso.

Sociologia de verdade é Estudar Interpretivismo, Relativismo, Socioconstrutivismo, Materialismo Histórico-Dialético, mas o resultado é um fracasso por causa do viés woke.
Pode até ser bom suspender ciência sociais temporatiamente até a ideologia woke ser expurgada do meio profissional e educacional de ciências humanas.
Esse negócio de "pensamento crítico" nas escolas é muito voltado ao pensamento woke, que é lixo. Se não tivesse militância envolvida, aí sim seria bem útil e valeria a pena estudar essas coisas. Eu mesmo gosto de filosofia!
Pensamento crítico é anterior ao woke e sempre fez parte da filosofia. Woke não tem pensamento crítico. Só critica coisas que não seguem a cartilha woke.
Ceticismo é pensamento crítico.
Ah e claro, uma disciplina de empreendedorismo que incluiria nela matemática financeira.
Empreendedorismo não é para todos, mas deve sim ser acessível.

A grande crítica mundial sobre o sistema de educação é formar trabalhador contratado, tendo foco zero em iniciativa, criatividade e comunicação de ideias/projeto. Essa é uma das maiores críticas ao sistema japonês e coreano. Brasil está tão mal nas bases que esse quesito nem é avaliado. :(

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Vídeos de jovens que descobriram que quase tudo que aprenderam na escola foi inútil. Só gostou das amizades, que tem o risco de perder o contato nos anos seguintes.
Dica deles: "Não deixe a escola atrapalhar seus estudos."

O que mais comentam é por preparar para ser funcionário obediente e não preparar para a vida. A escola prepara para o vestibular, que mede a capacidade de decoreba da pessoa. O que mais comentam é falta de aulas de primeiros-socorros (isso me faz muita falta). Também falam da falta de educação financeira. Eu incluiria o básico de sistema político também. O que se valoriza no mercado de trabalho é criatividade, comunicação e colaboração. Isso não existe na escola.

Lugares ruins tem falta de professor, aula cancelada por causa de tiroteio e matérias canceladas por causa de laboratório quebrado por deslizamento de terra.
O que ensinam nas Escolas é INÚTIL?

Livro sobre o assunto:
Emburrecimento Programado: O Currículo Oculto Da Escolarização Obrigatória
https://casadoestudo.com/emburrecimento-programado/

O Sistema de Ensino é Pior do que você Pensava...

youtu.be/rTojhcBwd6Y
@K_Ton09
Desde sempre me falaram que a escola te prepara pra vida, que eu não ia ser ninguém se eu reprovasse e que se eu colasse estaria enganando a mim mesmo. Hoje eu to na faculdade e quase nada do que eu aprendi na escola ta sendo util pra mim agora. Pensando na quantidade de vezes que eu bati a cabeça pra passar em uma única matéria que fiquei de recuperção pq tinha dificuldade pra no final ela não estar me servindo hoje, me arrependo muito de não ter colado mais vezes. Se eu pudesse dar uma dica pro meu eu do passado, primeiro diria pra ele aprender a estudar pq a escola não ensina, segundo eu diria pra ele não ter pena de colar e terceiro pra ele saber a hora certa de colar, pq uma coisa e vc colar em algo que não vai agregar, outra coisa é vc colar em algo que será util para oq vc quer fazer, neste caso sim eu acho que vc estaria se enganando.


(...)

Falando de países onde a educação é boa e as pessoas tem ótima qualificação profissional. Existe o problema de ter o vestibular como objetivo.

O Sistema escolar Alemão funciona deste jeito e você não vai acreditar!!!

youtu.be/So-iNP13nTo

Assunto polêmico:
Isso me faz questionar a existência de universidade pública. Se o número de vagas é limitado, o sistema é injusto por forçar pessoas que nunca serão beneficiadas a pagar por meio de impostos. Tem gente que reclama de faculdade pública ter predominância de classe média alta, sustentando a desigualdade, mas se considerarmos que eles pagam uma alíquota maior de impostos, então é justo. Pessoas que fazem múltiplos cursos tomam vaga dos outros. Por causa desses problemas, é melhor que as universidades sejam privatizadas. O governo deveria ter foco em cursos curtos e mais baratos para prover qualificação profissional.

O sistema de divisão na Alemanha é estranho, por dividir a base comum das pessoas.
Na minha opinião, a base comum deveria ser unificada e as pessoas deveriam ser divididas por perfil psicológico para cada escola ou turma aplicar um método pedagógico diferente para elas. Deveriam ensinar habilidades e não decoreba. Depois na hora de selecionar se elas farão ensino superior ou técnico, deveriam avaliar o histórico para saber em que disciplinas foram boas e também em que tipos de inteligência elas são boas, para encaixar no curso certo. Se ela não ficar satisfeita ou querer mudar de curso depois, ela então poderia procurar faculdade privada em qualquer idade.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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🚨ESCOLA é uma PERDA de TEMPO | O PROBLEMA da educação no Brasil

youtu.be/E8MtS5Mloxk
O vídeo diz que o importante; matemática básica, língua portuguesa e interpretação de texto; pode ser aprendido em apenas um ano. Isso é mentira. Um intensivão não é eficiente para fixar o conhecimento. A língua portuguesa é cheia de complexidade e precisa de anos estudando aos poucos por causa da carga cognitiva.

A crítica do vídeo é inutilidade ensinada num período de 14 anos. Só decoreba. O cérebro apaga o que é inútil e não é repetido. A escola está preparando não para a vida e sim para a própria escola.

Ao chegar aos 18 anos, está preparado para nada. E a faculdade não ajuda.

O vídeo diz que a escola tem que ensinar vendas. Na minha opinião, não deveria ser obrigatório para todos, mas concordo que esse curso deveria estar acessível para todos. O mesmo vale pare empreendedorismo.

Primeiros socorros, negócios e carreiras, educação financeira, inteligência emocional.

Comentários:
@condeklaus2773
Quando cursada o terceiro ano do ensino médio, tive que estudar sobre "socialismo de mercado da China", até hoje nunca utilizei esse conhecimento para absolutamente nada! Até nas provas do Enem que já participei, nunca caiu nada sobre isso!

@ghinagonzalezdeoliveirahon3432
Acho que uma matéria indispensável seria nutrição e conhecimento sobre medicina natural, conhecer plantas e como mexer com a terra, consciência sobre auto cuidado e organização pessoal.

@joaomatos9270
Penso que um dos grandes problemas das escolas e faculdades que eles não preparam os alunos pra vida e também procuram resultados a curto prazo tipo vc tem que decorar o conteúdo do capítulo 2 sobre globalização pra ir bem na prova blz,e depois? desde cedo a gente cresce com essa ideia aí quando chega no mercado de trabalho o entevistador pergunta vc tem alguma experiência profissional?, não.tem criatividade pra criar novas ideias e é articulado pra falar em público?não, sabe trabalhar em equipe? não, porque a escola colocou na sua cabeça que é mais importante decorar o conteúdo pra ir bem na prova do aprender como realmente é a vida.

@gilbertoantonioheinzmann2105
Video perfeito. Simples e objetivo. O Sistema mundial dá o curriculo planejado e direcionado para formar empregados e não empreendedores. Educação Financeira e Empreendedorismo são essenciais.
@Visaodemundo-andre
Muito obrigado! É exatamente isso! E nem para formar trabalhadores estão prestando... Já que grande parte sai da escola sem rumo, sem preparo para funções básicas.

@josemariasouza7817
Olha, também tenho essa percepção acerca do ensino médio. Penso que há coisas úteis, coisas inúteis e coisas neutras dentro do conhecimento e aprendizado; formar, preparar e moldar o ser, o cidadão, o indivíduo é extremamente desafiador e delicado mas não impossível. Ensinar para o sistema é uma coisa, ensinar para a vida é outra. Pra mim, vejo que faltam conhecimentos e disciplinas como inteligência espiritual ( abrange a emocional, não é sobre religião e tampouco é uma, não tem a ver com Deus diretamente e não, os pais não sabem ensinar isso em casa e mto. menos conhecem ), responsabilidade social e ambiental, um pouquinho pelo menos de psicologia, neurociência e filosofia para a criatura se autoconhecer, ter senso crítico e senso de dúvida e entender o funcionamento da mente de modo a poder refletir, ponderar e questionar. Bom, essa é apenas a minha opinião e visão. Ótimo conteúdo, parabéns pelo seu trabalho !

@rodneyoliveira2649
Ótimo vídeo parabéns...
Poderiam ensinar :
Oratória
Direitos Civis
Direitos do Consumidor
Agora imagina um jovem com 18 anos sabendo falar se comportar sabendo dos seus direitos e deveres..
Seria um perigo pro sistema alienado né 😅
Discordando de @joaomatos9270, minha escola tinha atividade informal de trabalhar em equipe e fazer apresentação para a própria sala, mas sem ensinar, os alunos tinham que se virar como isso fosse habilidade natural.

BRASIL: POR QUE OS ALUNOS ESTÃO DESISTINDO DA FACULDADE

youtu.be/MNlgcNKn2aw

55% Dos Alunos Desistem Antes De Completar O Ensino Superior. A procura por ensino superior caiu também.

O ensino superior não ensina algo útil para o mercado de trabalho. É só teoria aplicada para a área acadêmica. Os professores dizem que bacharelado não para todo mundo e não é curso profissionalizante para o mercado.

OS CURSOS DE FACULDADE QUE NÃO VALEM A PENA FAZER

youtu.be/YtoTXyjQYzA

Um mestre de obras médio ganha mais do que um advogado médio. Direito é o curso mais difundido no Brasil, mas a maioria é de péssima qualidade já que 75% são dos alunos não são aprovados pela OAB.

O erro do vídeo é colocar pesquisa americana no final sobre quais as graduações que as pessoas mais arrependeram. Os americanos estão satisfeitos com engenharia, ao contrário do desindustrializado Brasil. Mas lá tem muitos cursos que também não entregaram resultado.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Vídeo de 8 anos atrás e já falava da necessidade de ensinar primeiros socorros a crianças. Nada mudou.

(Post original)

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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A EDUCAÇÃO estatal FUNCIONA perfeitamente! para o objetivo para o qual foi criado

youtu.be/Go_V5YxS4NA

A Alemanha conseguiu grandes avanços tecnológicos e econômicos por causa do pioneirismo nesse sistema. Mas isso acabou levando a liberdade. Depois os demais países copiaram.

O problema de doutrinação é antigo. O sistema foi feito para criar uma identidade nacional na população e ensinar alunos a obedecer sem questionar.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Dificuldades no mercado de trabalho após a conclusão do curso superior

youtu.be/9X_Q3UKBcNU
Motivo: Falta de conexão entre as demandas do mercado e as universidades

Percentual de pessoas que trabalham na área depois de formado:
Pedagogia: 12%
Direito: 9%
Enfermagem: 7%
Administração: 3%

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Tutu escreveu:
Sex, 09 Fevereiro 2024 - 17:03 pm
Dificuldades no mercado de trabalho após a conclusão do curso superior
Motivo: Falta de conexão entre as demandas do mercado e as universidades

Percentual de pessoas que trabalham na área depois de formado:
Pedagogia: 12%
Direito: 9%
Enfermagem: 7%
Administração: 3%
Eu já sabia do aumento de desemprego em pessoas com nível superior, mas essas taxas ainda assim me surpreenderam.

A verdade é que o MEC facilitou muito a abertura de novas faculdades e hoje em dia qualquer um compra um diploma nessas faculdades EAD.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Agnoscetico
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Mensagem por Agnoscetico »

Cinzu escreveu:
Ter, 13 Fevereiro 2024 - 14:31 pm
Tutu escreveu:
Sex, 09 Fevereiro 2024 - 17:03 pm
Dificuldades no mercado de trabalho após a conclusão do curso superior
Motivo: Falta de conexão entre as demandas do mercado e as universidades

Percentual de pessoas que trabalham na área depois de formado:
Pedagogia: 12%
Direito: 9%
Enfermagem: 7%
Administração: 3%
Eu já sabia do aumento de desemprego em pessoas com nível superior, mas essas taxas ainda assim me surpreenderam.

A verdade é que o MEC facilitou muito a abertura de novas faculdades e hoje em dia qualquer um compra um diploma nessas faculdades EAD.
Mas já vi também sobre pessoas diplomadas de países de primeiro mundo trabalhando em 'subempregos' por não ter vagas disponíveis no mercado de trabalho,

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 13 Fevereiro 2024 - 15:30 pm
Cinzu escreveu:
Ter, 13 Fevereiro 2024 - 14:31 pm
Tutu escreveu:
Sex, 09 Fevereiro 2024 - 17:03 pm
Dificuldades no mercado de trabalho após a conclusão do curso superior
Motivo: Falta de conexão entre as demandas do mercado e as universidades

Percentual de pessoas que trabalham na área depois de formado:
Pedagogia: 12%
Direito: 9%
Enfermagem: 7%
Administração: 3%
Eu já sabia do aumento de desemprego em pessoas com nível superior, mas essas taxas ainda assim me surpreenderam.

A verdade é que o MEC facilitou muito a abertura de novas faculdades e hoje em dia qualquer um compra um diploma nessas faculdades EAD.
Mas já vi também sobre pessoas diplomadas de países de primeiro mundo trabalhando em 'subempregos' por não ter vagas disponíveis no mercado de trabalho,
Por outro lado, há escassez de profissionais para certos tipos de emprego.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Escolas suecas redescobrem livros – e alunos se surpreendem

youtu.be/iksGOSIfU28

Qual é o problema com material digital? Distrações de aplicativos?
Se é mais barato estudar com materiais digitais, é algo que vale a pena.
Estudar com livro físico e celular do lado, não seria a mesma coisa?

Tela travando é coisa de software muito ruim.

@fabriciohenriquebc
Agora vamos fingir que não foi a Suécia que convenceu todo mundo a entrar no rolê de estudar usando telas

@anthony.suport
lá se tem os notebooks para o ensino, aqui ainda está limitado ainda pra tentar comprar um ao menos funcional pra dentro de casa, mesmo assim a suécia ainda está anos luz a frente dos brasileiros.
...
@eduardodanereslemos
Quando nos daremos conta disso aqui no Brasil? A neurociência já alertou sobre os efeitos das telas para as crianças em fase de alfabetização. E também para as outras fases de desenvolvimento...
Isso é verdade?

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Sex, 23 Fevereiro 2024 - 11:53 am
Escolas suecas redescobrem livros – e alunos se surpreendem

youtu.be/iksGOSIfU28

Qual é o problema com material digital? Distrações de aplicativos?
Se é mais barato estudar com materiais digitais, é algo que vale a pena.
Estudar com livro físico e celular do lado, não seria a mesma coisa?

Tela travando é coisa de software muito ruim.

@fabriciohenriquebc
Agora vamos fingir que não foi a Suécia que convenceu todo mundo a entrar no rolê de estudar usando telas

@anthony.suport
lá se tem os notebooks para o ensino, aqui ainda está limitado ainda pra tentar comprar um ao menos funcional pra dentro de casa, mesmo assim a suécia ainda está anos luz a frente dos brasileiros.
...
@eduardodanereslemos
Quando nos daremos conta disso aqui no Brasil? A neurociência já alertou sobre os efeitos das telas para as crianças em fase de alfabetização. E também para as outras fases de desenvolvimento...
Isso é verdade?
Livro digital ou físico dá na mesma. O problema ta por causa de tela causar cansaço visual maior que livro e passar muito tempo com visão pra perto sem pausas e tempo em áreas externas com luz solar poderia aumentar grau de miopia (mas aí também ler livro de perto por muito tempo deveria ter mesmo efeito) - pelo menos assisti oftalmologistas falarem isso.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 23 Fevereiro 2024 - 17:48 pm
Livro digital ou físico dá na mesma. O problema ta por causa de tela causar cansaço visual maior que livro e passar muito tempo com visão pra perto sem pausas e tempo em áreas externas com luz solar poderia aumentar grau de miopia (mas aí também ler livro de perto por muito tempo deveria ter mesmo efeito) - pelo menos assisti oftalmologistas falarem isso.
A tecnologia da tela do Kindle é diferente da convencional. Não depende de emitir luz e tenta simular um livro de papel.

Agora não sei se tem problemas psicológicos ou déficites de aprendizagem o mero uso de livro digital.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 23 Fevereiro 2024 - 17:48 pm
Livro digital ou físico dá na mesma. O problema ta por causa de tela causar cansaço visual maior que livro e passar muito tempo com visão pra perto sem pausas e tempo em áreas externas com luz solar poderia aumentar grau de miopia (mas aí também ler livro de perto por muito tempo deveria ter mesmo efeito) - pelo menos assisti oftalmologistas falarem isso.
Os leitores tipo Kindle ou Kobo, entre outros, não emitem luz. Precisam de luz externa como qualquer livro em papel (a menos que se queira ler no escuro e se ligue a iluminação traseira).

Quanto à miopia, não há diferença entre livro eletrônico e de papel.

Uma vantagem do livro eletrônico é que é possível mudar o tipo de fonte e seu tamanho, o que pode ser útil para quem tem problemas de visão.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 24 Fevereiro 2024 - 08:55 am
Agnoscetico escreveu:
Sex, 23 Fevereiro 2024 - 17:48 pm
Livro digital ou físico dá na mesma. O problema ta por causa de tela causar cansaço visual maior que livro e passar muito tempo com visão pra perto sem pausas e tempo em áreas externas com luz solar poderia aumentar grau de miopia (mas aí também ler livro de perto por muito tempo deveria ter mesmo efeito) - pelo menos assisti oftalmologistas falarem isso.
Os leitores tipo Kindle ou Kobo, entre outros, não emitem luz. Precisam de luz externa como qualquer livro em papel (a menos que se queira ler no escuro e se ligue a iluminação traseira).

Quanto à miopia, não há diferença entre livro eletrônico e de papel.

Uma vantagem do livro eletrônico é que é possível mudar o tipo de fonte e seu tamanho, o que pode ser útil para quem tem problemas de visão.
Me referi a aumento da miopia entre jovens, em que os olhos ainda continuariam em formação até uns 21 anos. Já assisti oftalmologistas comentarem sobre pesquisa que associa passar muito tempo entre aumento de miopia ao uso visão pra perto por muito tempo. Se tela tem iluminação própria ou luz natural seria indiferente, pois a questão é o uso do foco visão pra perto por muito tempo, que não estimula o olhos e causando mais rigidez pra mudança de foco.
Claro que tem caos de pessoas que já nascem com miopia, ou tem propensão genética maior.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Por que os CHINESES estudam TANTO?

youtu.be/yL6GaXZxhlM
O sistema japonês é insano. O coreano é mais radical. E o chinês ultrapassa todos os limites. Isso é pior do que o trabalho infantil criticado pela ONU.

As crianças são escravas do vestibular. O sistema não prepara para a vida e nem para o trabalho. Falta amizade de pessoas da mesma idade.

O problema de pensamento uniforme já é conhecido há tempos e perceptível por brasileiros que passam um tempo lá. As pessoas são todas iguais e sem criatividade. Dão as mesmas respostas em entrevistas. Não tem originalidade e nem características únicas.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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10 MOTIVOS PARA NÃO FAZER FACULDADE NO BRASIL

youtu.be/mFRWOKurrSE
1- O ensino fundamental/médio é precário. 40% dos alunos de faculdade são analfabetos funcionais.
2- Dificuldade por exigir fazer trabalho e leitura, além de concentração e silêncio.
3- É muito caro e sem garantia.
4- Dura muito tempo.
5- Qualidade ruim de unisquinas querendo capitalizar. Frequência de prédios ruins e quentes, professores ruins, alunos vagabundos, greves.
6- Sendo uma fábrica de imprimir diplomas não sendo mais diferencial para conseguir emprego. O mercado enxado e engenheiros dirigindo Uber.
7- O ambiente pode ser ruim: playboys, modernetes, malandros, alcoólatras, maconheiros, sacanagem em banheiro e escada, militantes do grêmio
8- Ideologia de metidos a intelectuais. Sendo de esquerda e que não aceitam quem pensa diferença.
9- Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é uma vida horrível.
10- Despreparado para o mercado de trabalho depois de formar, onde o mundo é muito diferente.
Está exagerado, mas alguns motivos são válidos.
@moysessilva4635
Faculdade na maioria das vezes é mais pra quem esta com dinheiro sobrando, e gosta de ter o ego massageado com um pedaço de papel pendurando na parede.

@giovanni7998
Seu pai é advogado e tem um escritório renomado? Sim? Então faça faculdade.
Seu pai e médico renomado e você vai seguir a carreira dele? Faça faculdade.
Seu pai e político e tem influência para te colocar em um bom cargo? Faça faculdade.
Ou seja, se você tem um estrutura familiar e um legado no seu colo, faça uma faculdade.
Agora se você é um pobre fudido, sem legado algum, sem estrutura alguma, não jogue seu dinheiro fora!!!!, não é um curso qualquer que vai te dar um futuro melhor.
O pobre tem que ser inteligente, fazer um curso técnico e já iniciar o trabalho e ser um bom profissional, levar uma vida frugal e minimalista, entender o mínimo de investimentos e como o dinheiro funciona, e talvez, eu disse talvez! Você tenha um futuro menos pior ...

@paulomaltner3286
E o pior: O vagabundo que não estudava, só ficava no buteco em frente ao campus, não ia às aulas, vivia bêbado, só assinava a lista e ia embora foi o que está riquíssimo hoje. Sabe como? O pai dele é o dono de um dos mais renomados escritórios de advocacia da minha cidade. Todo ano troca de BMW e viaja pra fora várias vezes ao ano. Eu, ao contrário, tive que penar para ter uma vida razoável.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Leo Kruger escreveu:
Sex, 22 Março 2024 - 07:39 am
Pera aí, as pessoas pagam impostos que fomentam as universidades, o estado não é atrativo para viver e o direito constitucional de ir e vir é cessado? :lol:

Universidades públicas brasileiras são péssimas:

• Baixo investimento se comparado a países de primeiro mundo;
• Dificuldade na geração de patentes (10 anos no mínimo);
• Ideologização na área de humanas;
• Irrelevância em artigos científicos principalmente na área de humanas;
• Produção excessiva de profissionais para áreas já saturadas;
• 1/3 dos alunos chegam as universidades com analfabetismo funcional.

Nossa educação é uma piada. Pobres pagam pra ricos estudarem em federais que mudam pra fora do país porque o país não é atrativo, uma proposta interessante recém-lançada é a da cobrança para alunos que podem pagar. Mas o lobby da esquerda foi maior porque sabem que foram as universidades que criaram esta geração que a elegeu.
As universidade públicas brasileiras já tem um investimento muito alto. O problema é que elas são muito ineficientes. O governo gasta mais com universidades do que com a educação básica.

A ideologização na área de humanas, a produção de artigos irrelevantes e a produção de profissionais em áreas saturadas é um problema que também ocorre nos países ricos.


Numa situação dessas, acho que seria melhor que universidades sejam divididas em unidades. Não vejo motivo para áreas tão diferentes compartilhando o mesmo espaço. E os cursos com ideologização precisam ser suspensos por 10 anos, porque do jeito que estão, são completamente inúteis e desperdiçam dinheiro público.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Leo Kruger
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Registrado em: Seg, 18 Março 2024 - 11:34 am

Mensagem por Leo Kruger »

Tutu escreveu:
Sex, 22 Março 2024 - 12:30 pm
As universidade públicas brasileiras já tem um investimento muito alto. O problema é que elas são muito ineficientes. O governo gasta mais com universidades do que com a educação básica.
Para quase todas as respostas sobre o governo Brasileiro a resposta é essa mesmo, o grande problema não é o dinheiro e sim eficiência. Brasil peca por eficiência em todas as instituições. Faltou complementar com baixa eficiência, estrutura arcaica, salários totalmente desproporcionais (professores com piso altíssimos) e caixa dois, e vamos lembrar que educação e saúde são os primeiros a terem cortes quando o governo passa apuros. Mas sim, o governo brasileiro investe pouco em comparação a países de primeiro mundo, não consigo mostrar agora pois estou no trabalho, mas o Brasil investe algo como 3% do PIB e EUA uns 8% .Tendo em mente que as universidades recebem muito dinheiro com o desenvolvimento de patentes, doações e crédito estudantil. Mas, nem precisaria de mais dinheiro, apenas de mais eficiência. Concordo totalmente.
A ideologização na área de humanas, a produção de artigos irrelevantes e a produção de profissionais em áreas saturadas é um problema que também ocorre nos países ricos.
Sim, mas lá há uma produção científica quali-quantitativa, embora o tanto de artigo woke deve ter baixado e muito a credibilidade :lol:
Numa situação dessas, acho que seria melhor que universidades sejam divididas em unidades. Não vejo motivo para áreas tão diferentes compartilhando o mesmo espaço. E os cursos com ideologização precisam ser suspensos por 10 anos, porque do jeito que estão, são completamente inúteis e desperdiçam dinheiro público.
Pra mim privatizava tudo, educação é um serviço, não um direito.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Justificativa para privatizar universidades públicas:
https://www.reddit.com/r/PergunteReddit ... faculdade/
https://www.reddit.com/r/desabafos/comm ... articular/

Se são o quarto mais rico da população que faz faculdade pública (que nem é tão rico assim), não faz sentido manter universidade pública, porque podem pagar.
Como eles pagam mais impostos, eles deveriam ter mais direito.
Mas se coisas gratuitas do Estado existem para ajudar os pobres, a ajuda não está ocorrendo.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Entenda o desemprego de mestres e doutores no Brasil

youtu.be/CmCpiXnJnr8

Quem tem doutorado tem mais chances de estar desempregado no Brasil. A taxa de desemprego é 25%. Isso promove fuga de cérebros. O ambiente também é ruim para eles empreenderem.

Entre cursos superiores de graduação, até 1996 o governo proibia ensino superior privado. Mas a liberação não funcionou. Considero que o motivo seja a falta de avaliação rígida, tornando-se um sistema pagou-passou.

A lei deve atuar na avaliação e não na forma de ensino. Se tem EAD ou salas grandes, pode ser um impacto negativo. O que importa são as avaliações. Se é difícil ser aprovado com EAD ou salas grandes, então as empresas terão que diminuir o tamanho das salas e limitar o EAD. Desse jeito, poderão descobrir uma forma viável de ensinar. O exame da OAB é um exemplo de filtro que barra unisquinas.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

O organoléptico
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Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Tutu escreveu:
Dom, 30 Junho 2024 - 14:44 pm
Entenda o desemprego de mestres e doutores no Brasil

youtu.be/CmCpiXnJnr8

Quem tem doutorado tem mais chances de estar desempregado no Brasil. A taxa de desemprego é 25%. Isso promove fuga de cérebros. O ambiente também é ruim para eles empreenderem.

Entre cursos superiores de graduação, até 1996 o governo proibia ensino superior privado. Mas a liberação não funcionou. Considero que o motivo seja a falta de avaliação rígida, tornando-se um sistema pagou-passou.

A lei deve atuar na avaliação e não na forma de ensino. Se tem EAD ou salas grandes, pode ser um impacto negativo. O que importa são as avaliações. Se é difícil ser aprovado com EAD ou salas grandes, então as empresas terão que diminuir o tamanho das salas e limitar o EAD. Desse jeito, poderão descobrir uma forma viável de ensinar. O exame da OAB é um exemplo de filtro que barra unisquinas.
Pra mim, fuga de cérebros de humanas tá de boa. O pobrema é se for de exatas. Porque haja paciência.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Apagão de professores no Brasil

youtu.be/Yp5zEIefBfI
Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/crise ... enciatura/



Pouca gente está tendo interesse em ser professor no Brasil.
Poucos entram na faculdade e dos que entram só 1 terço se torna professor.

Quais as causas? Salário baixo? Desrespeito ao professor? Jovens menos sociais por causa das redes sociais?

Uma solução é investir em EAD, mas é necessário provas que avaliam de verdade e isso nem o ensino presencial tem. As preocupações do EAD são socialização e educação física. Além disso, se for professor IA, a situação pode piorar.


O Novo Ensino Médio amplia a carga horária mínima de 2.400 para 3.000 horas, sem necessidade.

As disciplinas foram agrupadas em 4 grandes:
* linguagens e suas tecnologias (arte, educação física, língua inglesa e língua portuguesa);
* matemática;
* ciências da natureza (biologia, física e química);
* ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, sociologia e filosofia).

É até melhor assim, exceto a primeira, que mistura 4 coisas completamente diferentes, que não faz sentido misturar. A única coisa misturável é linguística para facilitar o estudo de português e inglês, mas os vocábulos são unificadas pelas gramáticas tradicionais, como o es termos tense-aspect-mood de verbos. Mas o objetivo de cada ensino de língua é muito diferente e ficar fazendo paralelos entre as duas línguas não é uma boa estratégia de ensino.

Português pode apoiar filosofia e ciências naturais e sociais. Os alunos tem que aprender a ler e escrever, então os temas poderiam ser de outras disciplinas para poder reforçar a aprendizagem.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Jubilut vai ser ODIADO pelos PROFESSORES depois desse corte

youtu.be/4zbbGzBHFgc
@mayaraalves2038
O prof. Jubilut teve a história da docência dele baseada em escola particular, depois disso ele foi para a internet, onde ele controla todos os fatores que são determinantes no foco dos alunos, influenciando na qualidade do ensino. Ou seja, é fácil de ele falar em desempenho pois ele sempre teve condições minimamente boas para ter condições de aplicar metodologias que, aí sim, só cabiam ao desempenho dele o sucesso de suas habilidades. Nada disso se aplica a um escola pública, por exemplo.

Estou comentando, neste momento depois de 10 horas de aulas (foram deslocamento até a escola) separando a hora do almoco, onde dei 5 tempos de manhã e 4 a tarde, antes do 5° tempo da manhã, minha garganta estava completamente dolorida, pois metade do tempo era pedindo pra aluno calar a boca, guardar o celular, parar de conversa em sala que atrapalhava qualquer mínima coisa que eu podia dizer. Nem se quer A CHAMADA dava pra fazer por causa da conversa em sala. No ultimo tempo da tarde pedir para o coordenador do corredor liberar minha última turma pois não tinha mais condições de falar qualquer coisa.

Agora repita o que eu falei nesse ultimo parágrafo todos os dias, todos os 10 meses de aula durante toda sua vida profissional e vc vai descobrir que o professor é a maior vitima de todo esse sistema educacional/social desse país. Pois nem entrei no mérito dos país que ameaçam professores pq o filhos dele tirou nota vermelha, da coordenação que sempre da razão para o aluno e da secretaria de educação que prioriza os números de aprovados "a todo custo".

Prof Jubilut é excelente na sua área de atuação, eu como professor, assino a plataforma dele para sempre ter as informações mais frescas para que eu possa ensinar melhor os meus alunos. Mas ele falhou em ter o entendimento maior da realidade do que é ser um professor nesse país e como uma "bonificação por desempenho" só terminaria de destruir essa classe que, por décadas, é marginalizada por governos (seja direita ou esquerda) e pela própria sociedade, como aos montes podem ser vistos nos comentários aqui
@LucasAlves-uu6fv
Fui professor por 10 anos da rede pública. Sempre quis ser professor, gostava do que fazia. Entretanto a desvalorização salarial me fez migrar para outra carreira, onde ganho o dobro. A verdade é que professor de alto nível tem capacidade de passar em qualquer outro concurso que lhe vai remunerar 2x ou até 3x mais. Bons cargos (bem remunerados) atraem profissionais de alto nível.
@ogromon
O voto de pobreza não é feito pelo professor, é algo imputado pelo estado e sociedade. Dar menos aulas e se aprimorar não é escolha do professor que precisa dar mais aulas para ter um salário digno. É obvio que só pagar bem aos professores não melhoraria a qualidade do ensino, mas pagar bem aos professores atrairia um profissional mais qualificado dando aula e isso é apenas uma engrenagem. Não existe país no mundo que tenha educação de qualidade com professores na miséria e sem investimento estrutural para se trabalhar.
@arasconcursos
Tem um detalhe: a base da ideia dele é que aprender depende somente do professor. Uma sala cheia de alunos, desmotivados, com a família toda ferrada e sem perspectivas de vida conta muito. O que tenho visto é que muitos professores têm prazer de ensinar, mas cansam, porque o problema vai além do que eles podem fazer.
@profpaulovicente
Eu nunca sonhei em ser professor, mas este ano vou completar 20 anos de formado em Licenciatura em Física. Passei pela rede particular, estadual e já tenho 16 anos na rede federal. Os problemas na educação são vários, o salário do professor é apenas um deles.

Já trabalhei em escola particular que tinha alunos terríveis, para a escola esses alunos eram clientes. Eu tinha que dar um jeito de lidar com eles. O melhor professor em uma turma de delinquentes juvenis de classe média terá muito trabalho e muito stress. Por sorte, passei logo em concurso público ou tentaria vender minha arte na internet. Já ouvi Jubilut contando como começou a dar aulas online e o motivo.

Muitas escolas não tem a infraestrutura mínima para ser chamada de escola. Muitas escolas públicas estão em regiões dominadas pelo crime organizado. É tenso lecionar sabendo que seu aluno faz ou pode fazer parte de alguma facção. Muitos alunos tem famílias desestruturadas, falta o pai, a mãe, ambos. Vivem em situação de pobreza extrema e a primeira refeição é a merenda escolar. Não dá pra colocar a culpa do fracasso da educação somente no professor, mas também não dá pra negar que existem péssimos professores, que fazem da escola um "bico". Conheci um que dizia que ia dar aula a noite só pra colocar combustível no carro. Conheço alguns que nunca dão aula e aprovam todos os alunos com nota alta, sem corrigir uma avaliação sequer.

São muitos fatores para serem levados em consideração.
@ogaith
Comecei dar aula em 2020, com 20 e poucos anos. Primeiro ponto: realmente me assustei muito com o que eu vi: muitos professores (não todos, eu diria que na minha experiência aqui no centro-sul do Brasil era algo em torno de 20-30%) são assim, encostados, fazem as coisas de qualquer jeito, empurram o emprego com a barriga, mas eu gostaria de alterar a visão: o problema não é o professor, o professor ruim é um dos sintomas de uma carreira má desenhada e porcamente executada. Só que eu comecei a mergulhar melhor nesse assunto para entender as causas disso. Depois de três anos cheguei a algumas conclusões:

I - A sobrecarga de trabalho faz com que muitos optem por trabalhar de qualquer jeito. Eu, no começo da minha carreira ganhava cerca de 6 mil reais por mês, salário foda, mas precisei ter dois empregos: 20 horas numa escola e 30 horas na outra toda semana, além de mais 20 horas em casa semanalmente (sem remuneração) corrigindo, planejando, estudando. Eu ganhava 6 mil reais trabalhando, em média, 70 horas semanais. Eu resisti muito em não cair nessa onda de empurrar com a barriga, inclusive adoeci, por isso entendo por que muitos agem assim. Esse cenário de sobrecarga de trabalho fazem muitos professores levarem as coisas dessa forma.

Como resolve o problema da sobrecarga? Simples, para começar, em vez de pagar 4-5 mil reais pra um professor dar 32 aulas por semana, pague o mesmo para ele dar seilá, 16 aulas por semana. Esse esquema de garantir mais tempo remunerado para estudo e preparo já funciona muito bem nas universidades e os institutos federais, se não me engano. Só que para executar isso, você precisa dispender um gasto público alto, algo que qualquer país desenvolvido faz. Todo mundo quero viajar para o Reino Unido, Japão e EUA, mas ninguém está afim de lutar para financiar uma educação como nesses países.

II - A formação de professores ana Universidade precisa ser revista. Os meus maiores aprendizados sobre educação foi no improviso mesmo, lidando com situações que os doutores do ensino superior não sabem abordar. Eu diria que existe uma segunda formação: aquela que o professor faz sozinho, no desespero de lidar com coisas que o ensino superior passou bem longe. Eu passei 4 anos na faculdade de educação sem si quer aprender sobre como lidar com os diferentes tipos de transtornos e deficiências. Imgina um professor, seja iniciante ou com mais de uma década de carreira, tendo que improvisar a lidar om questões como essa? Essas coisas não podem ser trabalhadas na base do improviso; o improviso gera, muitas vezes, péssimos resultados. As universidades precisam formar esse professor para a realidade escolar.

III - O penúltimo ponto é uma continuação do primeiro: Salário. É uma lei essencial do trabalho, se você remunera um profissional com ensino superior de forma porca, incongruente em relação a utras profissões que tem o mesmo grau de importância, e ainda exige dele uma alta carga de trabalho, o resultado SEMPRE vai ser ruim. É necessário repensar o salário, não tem como uma pessoa ganhar 6 mil reais trabalhando 70 horas por semana (muitos trabalham isso por menos, eu dei sorte).

Sobre o comentário do Jubilut contra o aumento salarial: Eu concordo com a métrica da bonificação pro resultado, desde que ela seja implantada para TODO funcionalismo público, inclusive o judiciário (até porque ele não pode usar a força da lei para obrigar uma rede privada a seguir certos parâmetros). Só que antes disso é necessário elevar o salário padrão, inicial de carreira, a um valor convidativo.

Um médico não escolhe sua profissão por amor, ele até pode se identificar com ela intimamente, mas todo mundo sabe que o salário é muito convidativo e dá a palavra final nessa escolha, com o professor é a mesma coisa. Sem um salário atrativo no início da carreira, jamais vai resolver essa questão. Hoje um médico começa a carreira ganhando 8-10 mil por mês; um professor chega a esse patamar depois de 25 anos como funcionário público, só que na hora de calcular a média para aposentadoria, ele nao vai receber os 8 mil que ele ralou para atingir depois de 25 anos, vai dar seilá, 4 ou 5 mil, no máximo, enquanto o médico servidor se aposenta ganhando 5 dígitos.

Quando ele diz "ganhar pouco não atrai talentos [final do corte]", ele entra em contradição. Se é para atrair talentos, como fazer isso sem aumentar salário base, de início de carreira?

Aliás, o Jubilut erra ao se opor ao aumento do salário do professor. A inflação, por mínima que possa ser, come o poder de compra a médio e longo prazo, é imprescindível repor o salário para recuperar esse poder de compra. Não sei quem chamou ele de esquerdista, já que essa mentalidade revela que ele tem traços bem liberais.
Professores de escola pública ganham mais do que os de escola privada. Os de privada que ganham mais são os das escolas caras, que só rico e classe média alta podem pagar.
Um problema do salário é colocarem o mesmo salário em todos os lugares. Dentro da mesma cidade, haverá bairros que muitos vão querer evitar e isso precisa de incentivo.

Avaliar seria uma boa solução, mas o sistema de avaliação de desempenho que existe no funcionalismo público é uma ilusão. Não presta para nada. Mas pode-se fazer o que países asiáticos fazem, periodicamente (semestralmente?) todos os alunos de todas as escolas do país fazem a mesma prova (como um Enem). O sistema de quem avalia ser diferente de quem ensina funciona muito melhor, porque se forem os mesmos, a escola terá o interesse de aprovar o máximo. No leste asiático, existe ranking de escolas competindo pelas melhores notas. As escolas com resultados ruins acabam tomando bronca do governo e costumam ter a imagem denegrida.

Não vejo que a prioridade seja aumentar o salário do professor ou a carga de aula dos alunos. Para mim, deveria diminuir o número de alunos por professor e classificar os alunos por método pedagógico diferente. Cada um aprende de um jeito, por ser psicologicamente diferente.

É preferível uma grade curricular mais curta e enxuta. Ter aula de temas polêmicos, ou indústria açucareira do período colonial ou de bioquímica enquanto o aluno é analfabeto funcional e não sabe primeiros socorros é dinheiro jogado fora.

Uma perda de tempo que existe até hoje é professor fazendo chamada. Hoje é possível ter cartão de acesso à escola e parece que as escolas que tem não registram isso, é somente para liberar a entrada.

E professor de universidade tem uma hierarquia horrível. O professor novato é um especialista na área do departamento onde ele está associado, mas não tem formação nenhuma em pedagogia ou licenciatura. Ele então começa tendo que dar aula sobre assuntos sobre os quais ele não tem domínio, tendo que estudar o assunto e dar um semestre inteiro de aula sobre esse assunto. É sofrível para o professor. Depois ele vai recebendo progressão interna. Então ele diminui a carga de aula, dando somente 8 horas de aula por semana, e participa mais de "projetos de pesquisa" financiados com dinheiro público, e que muitas vezes dá lucro pessoal para ele e amigos de fora. Os professores adoram isso e muitos odeiam a parte de ter que dá aula. O professor pode pedir afastamento para fazer doutorado ou pós-doutorado. Quando chega na progressão máxima, fazendo concurso onde só ele participa, tem muita mamata. Passa a assumir cargos de gerência e direção sem tem formação em administração e ganhando uma gratificação bem gorda. Antigamente tinham até férias-prêmio.



(...)

VISÃO de um professor sobre GÊNERO nas ESCOLAS

youtu.be/IvrFd-xvk18
@gabriellima4361
"A tolerância chegará a tal ponto que as pessoas inteligentes serão proibidas de fazer qualquer reflexão para não ofender os imbecis", essa frase resume bem os tempos atuais

@WyzeWolfBR
esse foi definitivamente um dos cortes mais tristes que eu já vi. lamentável professores passarem por esse tipo de situação.

@greyssy
É visível o medo que eles tem de falar alguma coisa e serem cancelados por isso. É triste isso.

@LeoAndreazzi
Quando vemos um professor pedir desculpas a cada frase, vemos que há algo de errado com a sociedade.

@raphaelmonteiro4833
Eis q vc é mulher e do nada começam a te chamar de Pessoas Que Menstruam. Se tu n fica bolada com isso, eu n sei mais o que pode te deixar bolada kkkkkkkkkkkkkkkkk

@user-nk2lb7gu3w
Imagina o cara passar 4 anos no bacharelado e depois ter que negar o conhecimento.

@chamas90
É muito triste e bizarro ver pessoas que evidentemente entendem do que estão falando, com tanto medo de serem cancelados/corrigidos por gente que certamente não entende nada. É uma inversão de valores assustadora

@beatrizsofia3015
Meu professor de cursinho deu a cara msm, ele tava lá para ensinar e nós para aprender, quando começou a aula de genética falava: na biologia que vamos estudar só tem o sexo F e M, não tem haver com sexualidade X ou Y ou outros generos, a biologia é isso, e todo mundo concordou. Pra quem quer aprender a ignorância nunca vai ser maior que a sabedoria.

@brunnasilvavieira6303
Tenho 16 anos e amo o fato de podemos ter conhecimento sobre a nossa natureza humana, podemos ate estar evoluindo tecnologicamente mas socialmente estamos regredindo uma prova disso é o fato de assuntos como esses serem botado em pauta ao invés de assuntos que de fato agrega valor na vida do ser humano
A educação é um caso perdido. A polarização chegou nas salas de aula. O professor não sabe se usa o termo correto ou o politicamente correto, porque pode ser chamado de lacrola ou machista/homofóbico, dependendo do aluno.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Muitas pessoas já sabem do problema do modelo de escola usado hoje.

Comentário do cara do Redcast
fonte
Escola não serve para nada. As crianças não aprendem. Não são alfabetizadas e quando aprendem, aprendem coisas que não vão usar na fase adulta. E você já parou para imaginar que realmente você fica pelo menos 11 12 anos só na escola sem falar de Universidade. Nada disso. Enfim, o que eu posso dizer para vocês é que a universidade é pior ainda em questão de coisas que você aprende. Sim cara, é tanta é tanta teoria, falta prática, e principalmente a escola não foi criada para ensinar para realmente te dar um conhecimento que seja um conhecimento que você pode falar assim: "isso aqui mudou minha vida". Entendeu?

A escola ela foi formada, principalmente essa escola é geral onde bota 30 40 alunos numa sala. Ela é pública e ela é obrigatória. Essa escola é um modelo Frankfurtiano (prussiano). Isso daí tem a ver justamente com aquela Alemanha que no século XIX pro 20 tava passando por algumas transformações e uma das formas de você, eh, digamos unificar a a sociedade e unificar até a forma de pensar, a forma de agir e a forma de realmente condicionar as pessoas desde os pequenos aos mais velhos. É você fazendo com que eles obedeçam algumas diretrizes. E a pior, a primeira diretriz é toda criança precisa ser matriculada. E aí toda a criança vai pra escola com a prerrogativa de que aquilo
é importante, de que aquilo vai fazer a diferença pro futuro dela, onde ela vai aprender, de que ela vai ficar inteligente, assim, mas isso não acontece e ninguém, ninguém questiona. Por quê? Porque você foi moldado a acreditar nisso.

E aí primeiramente, todo Pai coloca o filho na escola. Aí o filho na escola não aprende e ele ainda quando aprende algo, aprende algo como, por exemplo, você tem que obedecer, você tem que seguir regras, você tem que permanecer quase 5 horas sentado sem conversar, sem se mexer, sem levantar. Não sei o quê, porque senão o professor briga você. Tem que respeitar a autoridade do professor e tal.

Não tô dizendo que a escola ela é 100% ruim. Eu tô dizendo que é o seguinte mesmo, quando ela se propõe a fazer algo bom e ela entrega um conteúdo bom, quando você tem bons professores que te que te estimulam e tudo mais, ela faz isso de um modo que ela mata a sua criatividade, ela mata a sua liberdade e ela também te condiciona a aceitar coisas, aceitar regras, tá matando a sua criatividade e você fica aceitando e o que que ela vai te ensinar, ela vai te ensinar justamente uma forma de você continuar sendo é um cidadão perfeito, o cidadão perfeito. Ele é uma pessoa submissa aos interesses do Estado. O estado não quer que você seja inteligente Próspera e forte, quer que
você seja dependente pagador de imposto.
Acho importante aprender a ter disciplina e respeitar a hierarquia, mas não deveria haver doutrinação e aprender a respeitar uma estrutura estatal corrupta.
Mas também é importante que o aluno aprenda a ter criatividade e capacidade empreendedora.


(...)

Como Funciona a DOUTRINAÇÃO nas Escolas?

youtu.be/7W8qBMFhRto

Isso já está em prática nos EUA e na Europa.

Fazem a escola ser um ambiente muito acolhedor para a criança (isso é mais fácil com o ensino em período integral). Eles são abusados (como bully) para a "confessar" que são racistas, machistas e homofóbicos, e que a culpa é dele. Discordância é rechaçada. O objetivo é fazer constrangimento para criar trauma para que tenham vulnerabilidade. Se o aluno continua fazendo usando as roupas "impostas pela sociedade opressora", frequentando igreja e tendo amigos conservadores. Então depois que ele passa a andar na linha, ele é parabenizado e aliviado, passando assim a participar da seita. Como consequência acabam até abrindo mão do próprio gênero.

Re: Mudança no sistema educacional brasileiro

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Agnoscetico
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Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Sáb, 24 Agosto 2024 - 17:57 pm
Muitas pessoas já sabem do problema do modelo de escola usado hoje.

Comentário do cara do Redcast
fonte
Escola não serve para nada. As crianças não aprendem. Não são alfabetizadas e quando aprendem, aprendem coisas que não vão usar na fase adulta. E você já parou para imaginar que realmente você fica pelo menos 11 12 anos só na escola sem falar de Universidade. Nada disso. Enfim, o que eu posso dizer para vocês é que a universidade é pior ainda em questão de coisas que você aprende. Sim cara, é tanta é tanta teoria, falta prática, e principalmente a escola não foi criada para ensinar para realmente te dar um conhecimento que seja um conhecimento que você pode falar assim: "isso aqui mudou minha vida". Entendeu?

A escola ela foi formada, principalmente essa escola é geral onde bota 30 40 alunos numa sala. Ela é pública e ela é obrigatória. Essa escola é um modelo Frankfurtiano (prussiano). Isso daí tem a ver justamente com aquela Alemanha que no século XIX pro 20 tava passando por algumas transformações e uma das formas de você, eh, digamos unificar a a sociedade e unificar até a forma de pensar, a forma de agir e a forma de realmente condicionar as pessoas desde os pequenos aos mais velhos. É você fazendo com que eles obedeçam algumas diretrizes. E a pior, a primeira diretriz é toda criança precisa ser matriculada. E aí toda a criança vai pra escola com a prerrogativa de que aquilo
é importante, de que aquilo vai fazer a diferença pro futuro dela, onde ela vai aprender, de que ela vai ficar inteligente, assim, mas isso não acontece e ninguém, ninguém questiona. Por quê? Porque você foi moldado a acreditar nisso.

E aí primeiramente, todo Pai coloca o filho na escola. Aí o filho na escola não aprende e ele ainda quando aprende algo, aprende algo como, por exemplo, você tem que obedecer, você tem que seguir regras, você tem que permanecer quase 5 horas sentado sem conversar, sem se mexer, sem levantar. Não sei o quê, porque senão o professor briga você. Tem que respeitar a autoridade do professor e tal.

Não tô dizendo que a escola ela é 100% ruim. Eu tô dizendo que é o seguinte mesmo, quando ela se propõe a fazer algo bom e ela entrega um conteúdo bom, quando você tem bons professores que te que te estimulam e tudo mais, ela faz isso de um modo que ela mata a sua criatividade, ela mata a sua liberdade e ela também te condiciona a aceitar coisas, aceitar regras, tá matando a sua criatividade e você fica aceitando e o que que ela vai te ensinar, ela vai te ensinar justamente uma forma de você continuar sendo é um cidadão perfeito, o cidadão perfeito. Ele é uma pessoa submissa aos interesses do Estado. O estado não quer que você seja inteligente Próspera e forte, quer que
você seja dependente pagador de imposto.
Acho importante aprender a ter disciplina e respeitar a hierarquia, mas não deveria haver doutrinação e aprender a respeitar uma estrutura estatal corrupta.
Mas também é importante que o aluno aprenda a ter criatividade e capacidade empreendedora.


(...)

Como Funciona a DOUTRINAÇÃO nas Escolas?

youtu.be/7W8qBMFhRto

Isso já está em prática nos EUA e na Europa.

Fazem a escola ser um ambiente muito acolhedor para a criança (isso é mais fácil com o ensino em período integral). Eles são abusados (como bully) para a "confessar" que são racistas, machistas e homofóbicos, e que a culpa é dele. Discordância é rechaçada. O objetivo é fazer constrangimento para criar trauma para que tenham vulnerabilidade. Se o aluno continua fazendo usando as roupas "impostas pela sociedade opressora", frequentando igreja e tendo amigos conservadores. Então depois que ele passa a andar na linha, ele é parabenizado e aliviado, passando assim a participar da seita. Como consequência acabam até abrindo mão do próprio gênero.
Ta cheio de achista sobre educação brasileira (que não é uniforme e tem vários graus de qualidade). E muitos dos que criticam se formaram nessa mesma educação brasileira e se acham os feras pra opinar. O Brasil mesmo com defasagem educacional, ainda consegue ter profissionais e técnicas na área de saúde que se destacam no mundo.
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