Vida: Origem? Por que ela existe?

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tópico pra discussão sobre a existência da vida, como origem, teorias (Oparin / Haldane), testes (Miller / Urey) etc.

(...)

O conteúdo comentado nesse vídeo é o que muitos religiosos costumam usar pra tentar justificar que a vida é uma complexidade irredutível e não poderia surgir como obra do acaso.

A Vida Não Deveria Existir no Universo


youtu.be/jiOBIqlxyck

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

"A vida não deveria existir no universo". Ô bubiça de modeusa! A vida tá aí, é fato. Como as pessoas são proeminentes em chafurdar na boçalidade...

Não há nada de especial na vida, trata-se apenas de um processo fisico-quimico. O que difere vida de outros processos como a chama de um fogo ou um crescimento de um cristal, e quantos outros processos se queira considerar para efeito de comparação vem a ser apenas seu grau de complexidade.

No universo hão de haver outros processos físico-químicos ainda mais complexos. Talvez não o chamem de vida, talvez sim. O que há apenas são complexidades aquém e além da compreensão.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Conceito
Mensagens: 49
Registrado em: Ter, 20 Dezembro 2022 - 18:22 pm

Mensagem por Conceito »

Acho que até onde se sabe as características básicas da vida são:

Possuir moléculas orgânicas
Possuir DNA e RNA
Possuir célula(s)
Possuir metabolismo
Possuir capacidade reprodutiva
Possuir capacidade evolutiva

Dito isso, ou a vida originou-se na Terra, fora dela, ou em ambos(dentro e fora).

Dado o que sabemos do Universo observável acho extremamente improvável que tenha surgido em ambos ou apenas fora dela e tenha chegado de alguma forma aqui.

Acho que faz mais sentido acreditar que a vida tenha surgido através de processos físico-químicos nos primórdios da Terra.

Só saberemos responder o por que a vida existe quando soubermos como ela se originou.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 20 Abril 2022 - 20:14 pm
O conteúdo comentado nesse vídeo é o que muitos religiosos costumam usar pra tentar justificar que a vida é uma complexidade irredutível e não poderia surgir como obra do acaso.
O problema do religioso é que ele dá respostas que geram mais perguntas. "qual é a origem do grande arquiteto então?"
Conceito escreveu:
Sex, 23 Dezembro 2022 - 12:46 pm
Acho que até onde se sabe as características básicas da vida são:
...
Possuir célula(s)
Vírus não tem célula.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Conceito
Mensagens: 49
Registrado em: Ter, 20 Dezembro 2022 - 18:22 pm

Mensagem por Conceito »

Tutu escreveu:
Sex, 23 Dezembro 2022 - 12:46 pm
Vírus não tem célula.
Até onde sei, apesar de não ser um consenso, vírus não é considerado um ser vivo.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Por acaso eu tava no ChatGPT e perguntei algo assim "Qual definição científica de vida?"

Essa IA (ou "IA") as vezes erra, mas ela deve ter pego pela internet um conceito simples. E a resposta dele foi:

Habilidade de organismo de crescer, responder a estímulos e reprodução.


Vírus não consegue se reproduzir por si, como par, etc, então não preenche o requisito na parte da reprodução.

E ainda tem algo que age como patógeno mas nem ao nível do vírus chega, é apenas proteína:

Príon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%ADon
Príon ou Prião é um agente infeccioso composto por proteínas com forma aberrante. Tais agentes não possuem ácidos nucleicos (DNA e/ou RNA) ao contrário dos demais agentes infecciosos conhecidos (vírus, bactérias, fungos e parasitas).[1] O termo prion (partículas infecciosas proteicas com ausência de ácidos nucléicos) foi cunhado em 1982 por Stanley B. Prusiner através de um amálgama entre as palavras proteinaceous (proteica) e infection (infecção). Os príons são responsáveis pelas encefalopatias espongiformes transmissíveis em uma variedade de mamíferos, incluindo os humanos.[2]

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Eu penso que qualquer processo que se auto replique pode ser chamado de vida. Não se limita apenas a seres baseados em carbono, penso que no futuro quando máquinas puderem se auto replicar também existirá vida baseada em metais, silício ou até outros materiais

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

A origem da vida é uma questão complexa que ainda não foi totalmente compreendida pela ciência. Existem várias teorias sobre como a vida surgiu na Terra, mas nenhuma delas pode ser considerada completamente definitiva.

Uma das teorias mais aceitas é a teoria da evolução química, que sugere que a vida surgiu a partir de moléculas simples que se combinaram de forma aleatória para formar moléculas mais complexas, como os aminoácidos que formam as proteínas. Essas moléculas podem ter se originado a partir de reações químicas que ocorreram na Terra primitiva, quando as condições eram diferentes das atuais, com uma atmosfera diferente e uma alta atividade vulcânica.

Outra teoria sugere que a vida pode ter surgido a partir de compostos orgânicos vindos do espaço, como meteoritos ou cometas, que carregam moléculas orgânicas complexas.

No entanto, ainda há muito a ser descoberto e pesquisado sobre a origem da vida. A pesquisa nessa área continua em andamento, com cientistas de diversas áreas trabalhando juntos para tentar desvendar esse mistério.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Batman escreveu:
Ter, 14 Março 2023 - 23:11 pm
A origem da vida é uma questão complexa que ainda não foi totalmente compreendida pela ciência. Existem várias teorias sobre como a vida surgiu na Terra, mas nenhuma delas pode ser considerada completamente definitiva.
Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:20 pm
Batman escreveu:
Ter, 14 Março 2023 - 23:11 pm
A origem da vida é uma questão complexa que ainda não foi totalmente compreendida pela ciência. Existem várias teorias sobre como a vida surgiu na Terra, mas nenhuma delas pode ser considerada completamente definitiva.
Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.
Entendi Gabarito. Realmente usei o chatGPT nestas últimas postagens porque achei incrível a capacidade dessa IA de fornecer respostas coerentes e ao mesmo tempo abordar alternativas dentro da própria resposta que podem ajudar no debate.

Minha intenção foi fornecer uma introdução coerente do assunto do tópico que possibilitasse futuros debates em que cada usuário pudesse expor suas opiniões a respeito.

Mas vou usar o chatGPT agora apenas para dar uma base para futuras opiniões. No mais peço desculpas se fugiu um pouco do objetivo do tópico ou do fórum.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Não lembro se já postei essa dúvida no antigo fórum CC, mas ponho aqui nesse tópico relacionado:

Se alguém aí souber de bioquímica (acima do básico) e inglês falado de forma razoável, se puder mostrar em que parte desse artigo e vídeos refutaria a origem das espécies / evolução, e, também, refutar o ateísmo provando a existência de um criador (seja lá quem for)?
"Como a ligação peptídica SOZINHA refuta o Ateísmo"

http://web.archive.org/web/202008190202 ... 6_39954461

Information embedded in DNA Proves The Existence of God

https://www.youtube.com/watch?v=77xr-OgizBg&t=872s
Information embedded in DNA Proves The Existence of God

https://vk.com/video260843446_456239190 ... 0d8254ec88


Eu usei Bing chat pra fazer uma refutação, mas como eu não entendo bioquímica bem, deixo aqui a resposta que o Bing deu a minha pergunta "Como refutar o artigo do site ...?":


O texto apresentado parece argumentar que a formação de ligações peptídicas, que são essenciais para a vida como a conhecemos, não poderia ter ocorrido espontaneamente na natureza, e portanto, refuta a possibilidade de vida surgindo sem intervenção divina ou sobrenatural.

No entanto, é importante notar que existem várias teorias científicas sobre a origem da vida, e muitas delas envolvem processos naturais que poderiam levar à formação de ligações peptídicas e à emergência da vida.

1. **A hipótese do mundo do RNA**: Esta teoria sugere que as primeiras formas de vida eram moléculas de RNA auto-replicantes⁵.
2. **A hipótese do metabolismo primeiro**: Esta teoria coloca as redes metabólicas antes do DNA ou RNA⁵.
3. **A hipótese da sopa primordial**: Esta teoria sugere que a vida começou em um "caldo" de moléculas orgânicas com a ajuda de luz solar ou descargas elétricas⁴.
4. **A hipótese das fontes hidrotermais**: Esta teoria propõe que a vida começou nas fontes hidrotermais no fundo do oceano⁴.

Cada uma dessas teorias tem suas próprias forças e fraquezas, e nenhuma delas foi definitivamente provada ou refutada. A pesquisa sobre a origem da vida é um campo ativo e emocionante, com novas descobertas e ideias emergindo regularmente.

Em relação à formação de ligações peptídicas, é verdade que elas têm um caráter parcial de ligação dupla, o que confere rigidez à ligação¹². No entanto, isso não significa necessariamente que a formação de ligações peptídicas seja um processo não espontâneo. De fato, a formação da ligação peptídica consome energia, que, em organismos vivos, é derivada do ATP². Além disso, foi demonstrado experimentalmente que os aminoácidos podem se unir para formar peptídeos na ausência de enzimas ou células vivas¹.

Portanto, embora o texto apresentado levante questões interessantes sobre a origem da vida e a natureza das ligações peptídicas, não refuta necessariamente as teorias científicas sobre a origem da vida.

Origem: conversa com o Bing, 31/10/2023

(1) Hypotheses about the origins of life (article) | Khan Academy.
https://www.khanacademy.org/science/ap- ... ns-of-life

(2) 7 Theories on the Origin of Life | Live Science. https://www.livescience.com/13363-7-the ... -life.html

(3) Peptide bond formation (video) | Proteins | Khan Academy. https://www.khanacademy.org/science/bio ... -formation

(4) Peptide bond - Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Peptide_bond.

(5) 4.3: Peptides - Chemistry LibreTexts. https://chem.libretexts.org/Courses/Bre ... A_Peptides

(6) Origin of Life Theories - ThoughtCo. https://www.thoughtco.com/origin-of-lif ... es-1224553

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 31 Outubro 2023 - 12:51 pm
Não lembro se já postei essa dúvida no antigo fórum CC, mas ponho aqui nesse tópico relacionado:

Você faz parte do grupo de Veteranos do CC e tem acesso ao Acervo.
Infelizmente, ele não tem mecanismo de busca.
Mas você sempre poderá folhear as páginas que mais lhe interessem.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Em relação ao título do tópico, a ciência se ocupa do "como" e não do "por quê" da vida existir.

Re: Vida: Origem? Por que ela existe?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Responder