o que vai acontecer na física?

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

o que vai acontecer na física?

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

" A determinação de Rovelli em tornar a física quântica acessível e suas prodigiosas vendas de livros o levaram a ser chamado de 'o novo Stephen Hawking' " :
https://www.bbc.com/portuguese/geral-57216160

Sobre a questão do tempo não existir, Carlo Rovelli está certo. Quanto ao resto da fisica, o LSD não abriu sua mente o suficiente para entender o que está se passando com a física... nem com a matemática...
https://observador.pt/especiais/carlo-r ... nha-mente/

Agora imaginem que em 2022 as experiencias do Projeto Muse detectem que o raio do proton é inferior a 0,80 fm.
Há duas alternativas:

1- Ou os físicos continurão embromando, e vão inventar um monte de teorias mirabolantes para justificar essa contração do raio do proton, de uma forma que sejam preservados os fundamentos atuais sobre os quais se respaldam as teorias vigentes... a fisica quantica, a física nuclear, o Modelo Padrão...,

2- Ou a ficha vai cair, e eles irão reconhecer que é preciso repensar a física sobre uma ótica inédita, a de que muitos princípios fundamentais - tais como a de que a simetria seja uma lei fundamental - não existem na natureza.

E o que Rovelli irá dizer em suas palestras?

Será que ele vai dizer:

"Sinto muito, prezados ouvintes. O que eu lhes transmiti em palestras anteriores estava errado. A matemática nos pregou uma peça. Ela nos levou a acreditar que estávamos no caminho certo, já que através dela obtivemos resultados que foram comprovados por experiências, mas isso foi um erro, porque na verdade nós não tínhamos uma idéia de quanto sutil é a matemática, que nos enganou durante mais de um século. Nós adotamos certos princípios fundamentais na física, e a partir deles desenvolvemos nossa matemática aplicando-a em consonância a tais princípios. O resultado foi excelente, do ponto de vista tecnológico. Obtivemos resultados magníficos. Mas alguns dos verdadeiros princípios da Natureza continuam escondidos, e não são esses dos quais nós partimos para desenvolver nossas teorias. Em consequência, o resultado é o seguinte: esqueçam as interpretações sobre o universo, que nós temos transmitido em palestras, e em livros. Essas interpretações estão equivocadas. Temos que recomeçar tudo de novo, para entender o que realmente acontece no íntimo da Natureza".

Será que Rovelli diria isso?

Ora, claro que não.
Nem Rovelli, nem nenhum desses figurões da física.

A situação é deveras delicada.
O prestígio da comunidade de físicos estará em jogo.
Imaginem o vexame que seria a comunidade científica reconhecer que as conclusões, a que eles chegaram através do desenvolvimento da matemática - sobre as leis universais do universo - estão totalmente equivocadas.
E quanto ao volume de dinheiro? ... que ganham esses jornais mainstreams como o European Physical Journal, o International Journal of Modern Physics, o Foundations of Physics, e tantos outros? E o volume de dinheiro ganho com livros de divulgação científica para o público leigo? Qual será a reação do público leitor?... diante da confissão dos físicos, de que eles (leitores) estiveram lendo livros que não transmitem a verdade sobre as leis do universo?

Muito complicado.
Enfim... vamos aguardar, pra ver no que vai dar...

Re: o que vai acontecer na física?

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

wlad escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 09:05 am


Sobre a questão do tempo não existir, Carlo Rovelli está certo.

Tempo é axioma. Se ele nao existe como deveria ser para que existisse? É muito radical uma afirmação dessas...

Re: o que vai acontecer na física?

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

O organoléptico escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 11:01 am
wlad escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 09:05 am


Sobre a questão do tempo não existir, Carlo Rovelli está certo.

Tempo é axioma. Se ele nao existe como deveria ser para que existisse? É muito radical uma afirmação dessas...
Organoléptico,
vou te responder num novo tópico: "What is wrong with the time in physics?", o qual também é parte introdutória do livro "The New Nuclear Physics", que pretendo publicar em 2022.

Na verdade ando de saco cheio dessa palhaçada dos físicos, que ficam querendo tampar o sol com a peneira, boicotando o método científico e cuspindo na matemática, quando ela demonstra que suas teorias estão erradas.

A publicação do meu livro depende de eu encontrar uma editora. Já submeti a algumas, mas se elas recusarem, não vou mais procurar por outras. Cansei.
Que fiquem os fisicos nucleares masturbando essas suas teorias que a cada dia levam porrada de uma nova experiência que as desmente.

Haja saco...

Re: o que vai acontecer na física?

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

wlad escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 11:57 am
O organoléptico escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 11:01 am
wlad escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 09:05 am


Sobre a questão do tempo não existir, Carlo Rovelli está certo.

Tempo é axioma. Se ele nao existe como deveria ser para que existisse? É muito radical uma afirmação dessas...
Organoléptico,
vou te responder num novo tópico: "What is wrong with the time in physics?", o qual também é parte introdutória do livro "The New Nuclear Physics", que pretendo publicar em 2022.

Na verdade ando de saco cheio dessa palhaçada dos físicos, que ficam querendo tampar o sol com a peneira, boicotando o método científico e cuspindo na matemática, quando ela demonstra que suas teorias estão erradas.

A publicação do meu livro depende de eu encontrar uma editora. Já submeti a algumas, mas se elas recusarem, não vou mais procurar por outras. Cansei.
Que fiquem os fisicos nucleares masturbando essas suas teorias que a cada dia levam porrada de uma nova experiência que as desmente.

Haja saco...
Sim, sempre essas mesmas barreiras. Mais disjuntores, só. Mas afinal, pra que ainda hoje é preciso se submeter às editoras? Qual é o mérito de se publicar um livro? Isso é bater palma pra maluco beleza dançar. Cara, já os músicos, por exemplo, não lançam mais LPs... A Ciência tem que queimar seus soutiens!

.

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Sim, sempre essas mesmas barreiras. Mais disjuntores, só. Mas afinal, pra que ainda hoje é preciso se submeter às editoras? Qual é o mérito de se publicar um livro? Isso é bater palma pra maluco beleza dançar. Cara, já os músicos, por exemplo, não lançam mais LPs... A Ciência tem que queimar seus soutiens!
Organoléptico,
tenho um ex-amigo, Claudio Nassif, que tem uma teoria revolucionaria, no campo da cosmologia. Já publicou nos jornais mais importantes, como o International Journal of Modern Physics, Canadian Journal of Physics, Pramana, General Relativity and Gravitation, e outros.

Depois que rompemos nossa amizade, ele me enviou um email dizendo:
"Eu vou continuar publicando nas revistas mais importantes e renomadas da física, enquanto que voce vai continuar publicando nesses jornais de araque".

Antes de rompermos, o Claudio havia enviado um email com cópia para vários amigos, entre os quais eu. Passados os anos, depois que meu livro Subtle is the Math foi publicado, aproveitei aquele email do Claudio, para lhe enviar uma mensagem comunicando o convite que eu fiz para o Reitor da UFJF, sobre testar o conceito de acoplamento da eletrodinamica quantica.
Minha mensagem era encabeçada por esse indireta ao Claudio (com cópia para os nossos amigos):

Se você tem uma teoria revolucionária,
e conseguiu publicá-la nos mais conceituados mainstreams jornais de física,
tais como Pramana, International Journal of Modern Physics, Canadian Journal of Physics,
etc e tal...
então sua teoria não é tão revolucionária quanto você supunha


Ou seja, eu não consegui publicar nas mais renomadas revistas de fisica porque minha teoria é revolucionária demais. É muita dose para os fisicos tragarem. E como não tinham argumento para rejeitar a matemática exposta nos meus artigos, tiveram que boicotar a revisão por pares, conforme já relatei aqui no primeiro topico que publiquei aqui.

Então me restou publicar o livro.

E quanto ao mérito de publicar um livro, voce deve perguntar isso a Newton, Copérnico, Galileu, e tantos outros, que publicaram livros antes de inventarem essa fraude de revisão por pares.

E se eu não tivesse publicado meu livro, prezado organoléptico, como eu poderia estar lhe expondo as minhas idéias? Voce não levaria a sério, uma teoria que nunca tivesse sido publicada, pelo menos na forma de livro, não é?

Re: o que vai acontecer na física?

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Organoléptico,
ainda há dois motivos que tive para publicar meus livros:

1- Primeiro motivo - Se eu não tivesse publicado o livro Quantum Ring Theory, como eu poderia provar para voce que, em 2006, eu havia previsto que os nucleos atomicos com quantidade pares de protons e neutrons tem forma elipsoidal? Como eu poderia provar que, seis anos antes da Nature publicar em 2012 a experiencia, eu havia previsto esse formato eliposoidal?
E como eu poderia provar para voce que, em 2006, eu havia proposto que os nucleos atômicos tem um eixo-Z, que uma experiencia de 2013 fez os fisicos nucleares chegarem à mesma conclusão a que eu havia chegado 7 anos antes?


2- Segundo motivo- As idéias que eu proponho são muito boas. Por exemplo, um revisor do Foundations of Physics, que avaliou meu artigo "The philosophy of mathematical physics", disse o seguinte no começo do Report dele:

• “The topic of the paper sounds promising and interesting”.

E no final do Report ele enfatizou, dizendo:
• “Let me repeat again that I find the topic of the paper extremely interesting”.

O motivo pelo qual esse artigo não foi publicado no Foundations of Physics é explicado na página 67 do livro Subtle is the Math.


Eu tinha consciencia de que minhas idéias eram muito boas. E o fato de estarem confirmadas por calculos matemáticos as tornava ainda mais interessantes.
Por isso, ao me defrontar com as rejeiçoes dos meus artigos nos mais importantes jornais de fisica, me passou pela mente o seguinte pensamento:

"Alguns desses editores, que estão rejeitando meus artigos, devem estar achando super interessantes muitas de minhas idéias. E podem estar alimentando a esperança de que, no caso dos meus artigos nunca serem publicados, eles poderão utilizá-las para escrever artigos como sendo autores de tais idéias".

Esse também foi um motivo para publicar meu livro Subtle is the Math. Estando meus artigos já publicados, nenhum desses editores, que rejeitaram meus artigos, jamais poderá plagiar minhas idéias, publicando-as como se fossem autores delas.

Re: o que vai acontecer na física?

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Caramba faz sentido. Diabólico, né?

Re: o que vai acontecer na física?

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

wlad escreveu:
Seg, 27 Dezembro 2021 - 11:57 am
A publicação do meu livro depende de eu encontrar uma editora. Já submeti a algumas, mas se elas recusarem, não vou mais procurar por outras. Cansei.
Que fiquem os fisicos nucleares masturbando essas suas teorias que a cada dia levam porrada de uma nova experiência que as desmente.
Haja saco...
Publique na Amazon, o critério é a qualidade. Eu tenho um livro na Amazon, mas é de humanas. Sobre a questão das teorias da física, é estruturado pela filosofia da ciência de Popper e Kuhn que os paradigmas mudam e transformam os antigos, com novas formas de ver e analisar a objetividade.
Responder