2022, a próxima revolução na física

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

2022, a próxima revolução na física

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Tradução (pelo Google) de uma das partes introdutórias do livro "The New Nuclear Physics", cujo manuscrito está sendo submetido a editoras do exterior, e cuja publicação deve ocorrer em meados de 2022.


O valor do raio do próton no espalhamento próton-muon será anunciado no final de 2022 e dará início a uma nova revolução na física teórica. Em 16 de junho de 2021 foi anunciado o status do Projeto Muse:

Plano e cronograma atuais

• Iniciaremos os dados de produção em setembro/dezembro de 2021
• O plano adicional inclui 6 meses de coleta de dados em 2022 e 3 meses em 2023

Está na página 20 deste link:
https://indico.jlab.org/event/446/contr ... tation.pdf

Na página 023.5 de "MUSE: The MUon Scattering Experiment", por E. Cline1, J. Bernauer1,2, E. J. Downie3 e R. Gilman4, disponível em
https://scipost.org/SciPostPhysProc.5.023/pdf
a previsão da divulgação do valor medido do raio do próton é apresentada, como segue:

Um teste do sistema MUSE completo em dezembro de 2019 levou a várias atualizações planejadas para tornar o sistema mais robusto. Devido à contínua crise de saúde pública internacional e seu impacto resultante nas viagens internacionais, só pudemos concluir parcialmente as atualizações em 2020. Planejamos concluir as atualizações e iniciar a produção de dados do MUSE em 2021. Com 12 meses de coleta de dados e análise a ser realizada, prevemos a publicação dos primeiros resultados em 2023/24. O MUSE será o primeiro experimento a medir o espalhamento elástico múon-próton em uma região cinemática apropriada, com uma precisão suficiente para resolver o quebra-cabeça do raio do próton. Os resultados correspondentes para o espalhamento de elétrons medido simultaneamente, colocarão uma forte restrição nas incertezas sistemáticas potenciais e podem ajudar a resolver as discrepâncias entre os resultados de Mainz e PRad. O MUSE será o único experimento que pode medir diretamente com seus próprios dados a diferença entre as extrações de elétrons e múons do raio, tornando-o altamente atraente.”



Um valor medido pelo Projeto MUSE, abaixo de 0,80 fm, exigirá novos alicerces para a física, implicando em uma profunda revolução.

Mas a comunidade dos físicos está convencida de que o valor do raio do próton, medido pelo espalhamento próton-muon, ficará entre 0,875 e 0,83 fm. E que esse resultado não será o gatilho para uma nova revolução na física. Então, de onde o autor deste livro obtém sua certeza de que os resultados do Projeto MUSE vão desencadear uma nova revolução na física?

No artigo do autor "Calculation of a proton radius to be measured in the Project MUSE", publicado pela revista Physics Essays em 2018, são apresentados cálculos que prevêem que o raio medido pelo espalhamento próton-muon ficará entre 0,616 fm e 0,722 fm. Mas não são esses cálculos do autor, no artigo publicado em 2018 pela Physics Essays, que dão ao autor a certeza de que o raio do próton, medido pelo espalhamento próton-muon, ficará abaixo de 0,80 fm.

A certeza do autor de que o raio medido pelo espalhamento próton-muon será inferior a 0,80 fm vem de duas fontes:

1- Cálculos do raio do próton nas estruturas de 1H2, 1H3 e 2He3, a partir do defeito de massa desses três núcleos, procedimento inexistente na física atual, na qual o defeito de massa é um fenômeno fantasmagórico, pois na física atual não há nenhum mecanismo físico a partir do qual ocorra o defeito de massa. Na física atual, o defeito de massa é apenas calculado, usando a equação de Einstein E = mc², mas os físicos não sabem de qual mecanismo físico o defeito de massa vem. O autor descobriu que o defeito de massa conecta o encolhimento do raio do próton (dentro dos núcleos atômicos) ao defeito de massa, ao momento magnético e à massa isotópica, e provou isso por cálculos no artigo "Calculation of proton's radius from the well-known equation alpha=Ke²/hc", expostos no livro Subtle is the Math, publicado em outubro de 2021.

2- Experimento realizado no Instituto Paul Scherrer, publicado pela Nature em 2021, que mediu o raio do hélio-4, obtendo o valor 1.67824 fm. Na página 487 do livro Subtle is the Math, um cálculo é apresentado mostrando que, para o hélio-4 ter esse raio, o raio do próton dentro da estrutura do hélio-4 deve ser igual a 0,69515 fm. Este valor está próximo do raio do próton dentro das estruturas dos núcleos 1H2, 1H3 e 2He3, cujos valores são respectivamente 0,6644 fm, 0,7388 fm e 0,64154 fm, calculados nas páginas 184, 187 e 190 do livro. O artigo "Calculation of proton's radius from the well-known equation alpha=Ke²/hc", em que esses cálculos são apresentados, foi rejeitado pela revista de física nuclear European Physical Journal A, em 14 de dezembro de 2019, conforme mostra a página 177 do livro, conforme se vê no dashboard:
1.jpg
Quando os resultados do Projeto MUSE forem divulgados, os físicos perceberão que os fundamentos da física terão que mudar. E compreenderão que terão de levar a sério as descobertas do autor e que serão úteis para decidir quais leis fundamentais adotadas nas teorias atuais devem ser rejeitadas e quais novas leis fundamentais devem ser adotadas.

Re: 2022, a próxima revolução na física

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Oragnoplégico,
discutiremos sobre insigths em 2022... rsss
Responder