6. Empresas de avião tem mais flexibilidade de escolher trajetos e mudar as linhas, enquanto ferrovias tem caminhos e estações fixos, sem flexibilidade.
Não é bem assim, acompanho um canal sobre aviação.
A companhia aérea tem um número limitado de vagas no aeroporto que limita o número de vôos e tem a obrigação de cumprir todos eles mesmo que a demanda de passageiros não pague o custo de alguns vôos ou a empresa pode perder a linha.
Para assumir a linha de outra companhia só se ela falir ou for comprada e o grosso da arrecadação não é com passagens mas com a carga no porão, então durante a pandemia de covid muitos aviões foram estocados em um deserto nos EUA até a situação normalizar, muitos foram convertidos em cargueiros.
Empresa alguma pode simplesmente decidir abandonar a linha X para assumir a Y com mais demanda, o que as empresas fazem na verdade é usar avião alugado e se a demanda cair e não cobrir custos simplesmente devolvem o avião e pegam outro menor.
Tb tem o problema de capacidade do aeroporto que só aceita determinadas aeronaves até um certo tamanho ou peso máximo por causa da pavimentação da pista e tamanho dela.
O finado Antonov 225 muito já pousou em Cumbica mas nunca poderia pousar em Congonhas pela localização, capacidade de carga superior ao máximo permitido para o aeroporto e tamanho da pista, então não é só decidir instalar uma linha aérea no aeroporto Y e acabou.