Ferrovias

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tópico sobre prós, contras, histórico, etc, sobre ferrovias.
Eu, por exemplo, a princípio, sou a favor, andei lendo que transportar cargas e pessoas por ferrovias sai mais barato. Mas vi opiniões tipo "Manter a manutenção dos trilhos sai extremamente cara, com o preço do metal, a graxa, furtos...etc..." no caso do Brasil pode ser um problema que comprometa isso. Além da questão de impactos ambientais pra construção de ferrovias, ainda preciso ler mais sobre isso.

Pra começar, esse pequeno documentário da BBC sobre ferrovias no Brasil:

4 momentos que contam a história da destruição das ferrovias no Brasil
Texto que serviu de base pro vídeo:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59242402


youtu.be/AKJlXW988nY

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Transporte ferroviário pode transportar muita carga de maneira barata, mas tem a questão da manutenção e o congestionamento do trânsito nos cruzamentos. Quem pode optar por bitrem é a melhor opção. Um outro ponto é sobre a fiscalização das cargas ferroviárias, que não deve ter a mesma eficiência.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

f0rest escreveu:
Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:41 pm
Transporte ferroviário pode transportar muita carga de maneira barata, mas tem a questão da manutenção e o congestionamento do trânsito nos cruzamentos. Quem pode optar por bitrem é a melhor opção. Um outro ponto é sobre a fiscalização das cargas ferroviárias, que não deve ter a mesma eficiência.
Esse tipo bitrem não lembro se já com esse nome...
Mas outro tipo de transporte ferroviário que vi faz muito tempo era o monotrilho, mas não andei pesquisando muita coisa. Nem sei qual eficiência dele pra transporte de cargas e a longas distâncias entre cidades, etc.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:28 pm
"Manter a manutenção dos trilhos sai extremamente cara,
No longo prazo é mais barata do que rodovia. Os trilhos se desgastam menos e a operação do transporte é mais barata por ter menos motoristas por tonelada transportada, além de ser mais eficiente do que o consumo de diesel nas rodovias.
furtos...etc..." no caso do Brasil pode ser um problema que comprometa isso.
No Brasil o povo rouba até cobre de fiação elétrica...


Mas o Brasil tem o problema de ter uma costa muito montanhosa, dificultando o transporte. Como por exemplo faríamos uma ferrovia ligando o porto de Santos até a São Paulo?

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Qua, 22 Dezembro 2021 - 21:47 pm
No Brasil o povo rouba até cobre de fiação elétrica...

Mas o Brasil tem o problema de ter uma costa muito montanhosa, dificultando o transporte. Como por exemplo faríamos uma ferrovia ligando o porto de Santos até a São Paulo?
Sim, eu sei.
Mas isso foi o que li por aí.
Mas comparado com o caso de fios roubados, que dariam prejuízo mais local (na área que abrange a rede elétrica interligada), dependendo da carga roubada, o prejuízo poderia ser maior.

Ladrões fazem furto 'de cinema' e levam carga de trem em movimento no litoral de SP; VÍDEO

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/p ... ideo.ghtml

Sobre trens em áreas montanhosas, tem locais onde trens passam em túneis feitos em áreas montanhosas e por cima, mas aí deve depender da inclinação e irregularidade do relevo.

Outra vantagem:
Poderia ser alternativa a dependência de caminhoneiros, caso fizessem greve e paralisações; só se eles fizessem bloqueio em ferrovias por não aceitar perder o poder que tem quando fazem chantagens.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Alguém que entende mais de processos de privatizações, poderia dizer o que há de errado no geral e na crítica que ele fez a privatização de ferrovias? Entre várias coisas ele disse foi que setor de água e transportes não deveria ser privatizado, citando exemplo de privatizações de ferrovias no Reino Unido na era Thatcher que seria, segundo ele, causa de incidentes ferroviários; disse, também, que só privatizam quando empresa tá no lucro e estatizam no prejuízo.


Ferrovias e Privatização - Vídeo 336


youtu.be/BoKt0QJWDbU

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Não tenho como opinar, mas em geral, fora UK, me parecem serem estatais...
As que eu "conheço", fora UK, são estatais QUE EU SAIBA.
Não sei se é viável privadas :think:

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O transporte ferroviário servirá para distâncias curtas demais para um avião.
Já ouvi dizer que na Europa, o avião é mais barato do que o trem.
Assim não entendo o que encarece o trem.
O avião por outro lado tem o problema de ter toda burocracia de aeroporto por causa da paranoia de terrorismo. Assim, as pessoas acabam aguardando muito tempo.


youtu.be/RiNnJgtolCY

Para mim, o mais importante é o custo, principalmente em termos de eficiência energética, que é mais ecológica.

Enquanto isso, já existe no papel a ideia do Hyperloop de Elon Musk. Será que é mais ecológico e eficiente?

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Antes da Covid-19 tava rolando na Europa essa questão das emissões causadas pelos aeroplanos, e propostas pra revigoramento dos comboios de médio curso, say os noturnos couchettes.
Claro, a pandemia paralisou esses assuntos de viagens, então desde fins de 2019 não devem ter evoluído essas proposições :think:

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Uma coisa que eu queria saber do ponto de vista da engenharia, o que é mais sustentável, trem ou avião? Qual consome menos combustível por kg transportado?

Trem-bala na China

youtu.be/50Dr_5gDnXQ

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Tutu escreveu:
Ter, 08 Fevereiro 2022 - 13:41 pm
Uma coisa que eu queria saber do ponto de vista da engenharia, o que é mais sustentável, trem ou avião? Qual consome menos combustível por kg transportado?

Trem-bala na China

youtu.be/50Dr_5gDnXQ
Não sei qual limite que avião teria pra peso de cargas pra se manter no ar comparado a trens. Aviões poderiam causar prejuízos maiores com queda das cargas do que trens, se esses sofrem menos acidentes.
Então teria que ver isso.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 08 Fevereiro 2022 - 15:59 pm
Spoiler:
Tutu escreveu:
Ter, 08 Fevereiro 2022 - 13:41 pm
Uma coisa que eu queria saber do ponto de vista da engenharia, o que é mais sustentável, trem ou avião? Qual consome menos combustível por kg transportado?

Trem-bala na China

youtu.be/50Dr_5gDnXQ
Não sei qual limite que avião teria pra peso de cargas pra se manter no ar comparado a trens. Aviões poderiam causar prejuízos maiores com queda das cargas do que trens, se esses sofrem menos acidentes.
Então teria que ver isso.
Já vi cargueiros com 50 vagões de 100 toneladas cada um puxados por cinco locomotivas a Diesel, não existe avião que chegue perto de carregar tanto peso e se não estiver enganado o Antonov 225 que é o maior cargueiro do mundo só carrega 180 toneladas por vez.

Muita carga para um avião mas pouca comparada a um trem, acho que a escolha entre um e outro se baseia no tempo e na distância total da viagem, talvez no volume total que no avião é maior que um container.

Tem carga que ocupa um volume muito grande, maior do que um trem conseguiria transportar em um túnel mas que cabe em um avião como o Antonov ou o 747 que hoje só é usado como cargueiro.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 08 Fevereiro 2022 - 21:57 pm

Já vi cargueiros com 50 vagões de 100 toneladas cada um puxados por cinco locomotivas a Diesel, ...

Fiquei curioso: como é que se planeja o freio de um negócio desses?
Depois que se põe em movimento, toda essa carga de 5.000 toneladas + as locomotivas, nada pode passar na frente, pois não tem como parar.
E, mesmo assim, quando estiver perto da chegada, vai ter que começar a frear bem antes.

Deve ser uma operação muito arriscada.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 08 Fevereiro 2022 - 13:41 pm
Uma coisa que eu queria saber do ponto de vista da engenharia, o que é mais sustentável, trem ou avião? Qual consome menos combustível por kg transportado?
Imagem

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Locomotiva a Diesel na verdade tem motores elétricos de 400 HP cada um, eu já vi um desmontado e tem o tamanho de um tambor de aço de 200 litros, o motor diesel só movimenta um gerador gigante.

Se eu não estiver enganado só reduzem a velocidade com o freio motor é acionam o freio a ar quando está quase parado, eu sei que trem.de passageiros precisa de 120m no mínimo para freio de emergência.

Eu tb gosto de ver essas máquinas, tem um pátio de materiais aqui no trabalho com dormentes de concreto para via, tem a capacidade de carga gravada neles com 300 toneladas de máxima já que a carga maxima do vagão é 100 toneladas .

Cada locomotiva tem.um reservatório de 12.500 litros de diesel

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Legal foi um caminhão guincho que veio aqui no pátio retirar uma locomotiva de cima de um vagão de carga, ele tinha capacidade de 220 toneladas.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Aliás, se a dúvida for com o maquinista sabe onde parar, na beira da via tem placas de velocidade máxima, sinais vermelhos e verdes, placas de desvios, placas de cruzamentos, gente trabalhando na via, sinalização de passagem de pedestres e curvas.

Não é feito a olho, eles tb tem.contato por rádio com o pessoal que controla tudo e sabe onde o trem está no.momento.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Em relação a combustível, não sei se avião é mais barato do que trem. O avião só sofre com resistência do ar, o trem-bala também, mas o comum tem atrito. Existe também a questão da eficiência do motor de alta potência e o custo de manutenção da tecnologia.

Na Europa, avião é mais barato do que trem. Acho que o que encarece o trem seja o turismo e uma alta densidade demográfica, que torna preferível que trens sejam usados para curtas distâncias e avião para longas.

Para passageiros, acho que não compensa fazer trem-bala para longa distância quando o preço do avião é barato. Se o trem custa 150 e o avião 300, mas o avião é metade do tempo. Então a maioria dos passageiros escolherão o avião. Mesmo que fosse 500 reais de diferença, reduzir o tempo de 8 para 4 horas compensa para muitos.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qua, 09 Fevereiro 2022 - 11:55 am
Em relação a combustível, não sei se avião é mais barato do que trem. O avião só sofre com resistência do ar, o trem-bala também, mas o comum tem atrito. Existe também a questão da eficiência do motor de alta potência e o custo de manutenção da tecnologia.
Imagem
Imagem

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 10 Fevereiro 2022 - 08:43 am
Tutu escreveu:
Qua, 09 Fevereiro 2022 - 11:55 am
Em relação a combustível, não sei se avião é mais barato do que trem. O avião só sofre com resistência do ar, o trem-bala também, mas o comum tem atrito. Existe também a questão da eficiência do motor de alta potência e o custo de manutenção da tecnologia.
Imagem
Imagem
Tem que levar em consideração também a capacidade de quantidade e peso de cargas de cada um ora ter um quadro geral.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O A380 não é mais fabricado e estão sucateando os que existem justamente pelo custo do combustível não ser economicamente viável.
Não dá lucro.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 10 Fevereiro 2022 - 11:29 am
Tem que levar em consideração também a capacidade de quantidade e peso de cargas de cada um ora ter um quadro geral.
Não está claro. Diz joule por metro passageiro.
Para moto ser 1730 e carro 1750, só pode significar que o carro está com 5 passageiros. Mas mais da metade dos carros na rua só tem o motorista.
E carro varia muito, tem carro de 1 tonelada 1.0 e carro gordo de 2 toneladas 1.8.

Ônibus tem 200% de margem de erro, porque não especifica se inclui passageiros de pé.

A surpresa é ver carro elétrico muito mais eficiente do que o de combustão, mesmo sendo mais pesado. Imagino como ficaria um ônibus elétrico então, porque eles sofrem com o peso da bateria.


Avião poderia ser muito mais eficiente e barato se não tivesse tanta burocracia e paranoia, como paranoia de terrorismo, assentos numerados, proibição de passageiros de pé nas viagens de 1 hora, etc. Então esse 2940 cairia para metade. Estatísticas dizem que avião é 1000 vezes mais seguro do que transporte terrestre, apesar de ser contra-intuitivo. A segurança está na tecnologia e não nos comportamentos.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Talvez mais um ponto pra transporte aéreo comparado ao ferroviário:

Startup cria avião hipersônico capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em 2 horas
A ‘Destinus’ desenvolveu um avião hipersônico movido a hidrogênio e sem emissão de carbono que pode chegar a velocidades maiores que a do som.
https://br.financas.yahoo.com/noticias/ ... 08359.html

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 11:44 am
Talvez mais um ponto pra transporte aéreo comparado ao ferroviário:

Startup cria avião hipersônico capaz de chegar a qualquer lugar do mundo em 2 horas
A ‘Destinus’ desenvolveu um avião hipersônico movido a hidrogênio e sem emissão de carbono que pode chegar a velocidades maiores que a do som.
https://br.financas.yahoo.com/noticias/ ... 08359.html
No canal Aviões e Músicas do Lito Souza tinha um vídeo sobre uma turbina sendo desenvolvida que basicamente queima ar e funciona com microondas, pelo que entendi ela funciona com eletricidade e gera um plasma aquecido com microondas.


youtu.be/rid02bZlRSY

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

O trem em todos os aspectos é mais chique que avião, a num sê quando o avião é mais chique. Viagem de trem é turística, de avião zero. Trem tem paradas no meio do caminho, é altamente conectador. Se o avião pose ficar mais barato com novas tecnologias o trem também pode, um trem subterrâneo à vácuo será o paradigma da modernidade, eficiência e chiqueza.
Editado pela última vez por O organoléptico em Seg, 14 Fevereiro 2022 - 23:04 pm, em um total de 1 vez.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Por falar nisso já tá na hora de inventarem novos sistemas de trilhos para o trem.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:57 pm
O trem em todos os aspectos é mais chique que avião, a num sê quando o avião é mais chique. Viagem de trem é turística, de avião zero. Trem tem paradas no meio do caminho, é altamente conectador. Se o avião pose ficar mais barato com novas tecnologias o trem também pode, um trem subterrâneo à vácuo será o paradigma da modernidade, eficiência e chiquesa.
Mais confortável deve ser, pelo menos os trens de viagem ganham nisso.
Preferiria passar um dia inteiro em um trem com vagão restaurante e espaço sobrando para andar que quatro horas em um banco de avião.
Fora o tempo de espera no banco do aeroporto.

A questão passa a ser tempo de viagem, não dá para atravessar o Brasil em um trem sendo que vc faz a mesma coisa em poucas horas de vôo.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 23:09 pm
O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:57 pm
O trem em todos os aspectos é mais chique que avião, a num sê quando o avião é mais chique. Viagem de trem é turística, de avião zero. Trem tem paradas no meio do caminho, é altamente conectador. Se o avião pose ficar mais barato com novas tecnologias o trem também pode, um trem subterrâneo à vácuo será o paradigma da modernidade, eficiência e chiquesa.
Mais confortável deve ser, pelo menos os trens de viagem ganham nisso.
Preferiria passar um dia inteiro em um trem com vagão restaurante e espaço sobrando para andar que quatro horas em um banco de avião.
Fora o tempo de espera no banco do aeroporto.

A questão passa a ser tempo de viagem, não dá para atravessar o Brasil em um trem sendo que vc faz a mesma coisa em poucas horas de vôo.
Seria possível fazer longas viagens com vantagem se for um trem supersônico dentro de um tubo de vácuo, que nem aquele sistema de tubos que há nas empresas para envios de pequenos pacotes internamente.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:59 pm
Por falar nisso já tá na hora de inventarem novos sistemas de trilhos para o trem.
O trem-bala que levita?

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Tutu escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 11:02 am
O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:59 pm
Por falar nisso já tá na hora de inventarem novos sistemas de trilhos para o trem.
O trem-bala que levita?
Não, né? Isso já há. Estava imaginando um sistema mais fácil, mais resistente e mais barato para talvez novos tipos de trens inclusive.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O organoléptico escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 00:07 am
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 23:09 pm
O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:57 pm
O trem em todos os aspectos é mais chique que avião, a num sê quando o avião é mais chique. Viagem de trem é turística, de avião zero. Trem tem paradas no meio do caminho, é altamente conectador. Se o avião pose ficar mais barato com novas tecnologias o trem também pode, um trem subterrâneo à vácuo será o paradigma da modernidade, eficiência e chiquesa.
Mais confortável deve ser, pelo menos os trens de viagem ganham nisso.
Preferiria passar um dia inteiro em um trem com vagão restaurante e espaço sobrando para andar que quatro horas em um banco de avião.
Fora o tempo de espera no banco do aeroporto.

A questão passa a ser tempo de viagem, não dá para atravessar o Brasil em um trem sendo que vc faz a mesma coisa em poucas horas de vôo.
Seria possível fazer longas viagens com vantagem se for um trem supersônico dentro de um tubo de vácuo, que nem aquele sistema de tubos que há nas empresas para envios de pequenos pacotes internamente.
Para concorrer com aviação que teria sempre um custo mais baixo? Trem bala já tem preço de passagem tão ou mais cara que um avião, trem bala entre Rio e São Paulo já tem um custo de operação tão alto que ninguém se interessou em fazer um no governo Dilmão, imagine o custo de operação de um tubo de vácuo com a mesma distância.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Imagine que o trem que vc imaginou vai precisar de trilhos mesmo que sejam magnéticos como o do trem bala japonês e que passa por revisões de segurança diárias, que o túnel tem que ser vedado a vácuo e que as cabines precisariam ter a mesma resistência e segurança que um avião moderno tem porque afinal o túnel é fechado a vácuo, que o tal trem então teria que passar pela mesma revisão periódica que um avião com os mesmos sistemas de segurança da pressurização com máscaras de oxigênio, que precisaria ter sistemas anti incêndio dentro dele tal qual um avião, que precisaria de um segundo túnel de emergência tal qual o Eurotúnel tem com toda uma equipe de emergência disponível a intervalos regulares de distância...

Financeiramente é totalmente inviável mesmo que tecnicamente seja perfeitamente possível fazer um sistema assim.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O organoléptico escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 11:19 am
Tutu escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 11:02 am
O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:59 pm
Por falar nisso já tá na hora de inventarem novos sistemas de trilhos para o trem.
O trem-bala que levita?
Não, né? Isso já há. Estava imaginando um sistema mais fácil, mais resistente e mais barato para talvez novos tipos de trens inclusive.
O maior custo é energia elétrica mas na Alemanha já desenvolvem um trem movido a células de hidrogênio.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 08:08 am
O organoléptico escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 11:19 am
Tutu escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 11:02 am
O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:59 pm
Por falar nisso já tá na hora de inventarem novos sistemas de trilhos para o trem.
O trem-bala que levita?
Não, né? Isso já há. Estava imaginando um sistema mais fácil, mais resistente e mais barato para talvez novos tipos de trens inclusive.
O maior custo é energia elétrica mas na Alemanha já desenvolvem um trem movido a células de hidrogênio.
É isso aí.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 07:57 am
O organoléptico escreveu:
Ter, 15 Fevereiro 2022 - 00:07 am
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 23:09 pm
O organoléptico escreveu:
Seg, 14 Fevereiro 2022 - 21:57 pm
O trem em todos os aspectos é mais chique que avião, a num sê quando o avião é mais chique. Viagem de trem é turística, de avião zero. Trem tem paradas no meio do caminho, é altamente conectador. Se o avião pose ficar mais barato com novas tecnologias o trem também pode, um trem subterrâneo à vácuo será o paradigma da modernidade, eficiência e chiquesa.
Mais confortável deve ser, pelo menos os trens de viagem ganham nisso.
Preferiria passar um dia inteiro em um trem com vagão restaurante e espaço sobrando para andar que quatro horas em um banco de avião.
Fora o tempo de espera no banco do aeroporto.

A questão passa a ser tempo de viagem, não dá para atravessar o Brasil em um trem sendo que vc faz a mesma coisa em poucas horas de vôo.
Seria possível fazer longas viagens com vantagem se for um trem supersônico dentro de um tubo de vácuo, que nem aquele sistema de tubos que há nas empresas para envios de pequenos pacotes internamente.
Para concorrer com aviação que teria sempre um custo mais baixo? Trem bala já tem preço de passagem tão ou mais cara que um avião, trem bala entre Rio e São Paulo já tem um custo de operação tão alto que ninguém se interessou em fazer um no governo Dilmão, imagine o custo de operação de um tubo de vácuo com a mesma distância.
Tudo tem que ser desenvolvido. A principio talvez seja dispendioso mas ao longo do tempo poderá se tornar viável.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Nem sempre, tudo gira ao redor do custo e do retorno financeiro.
Depois que inventaram o computador não dá para desenvolver uma máquina de escrever que já não seja obsoleta ainda no projeto.

Se fizerem um trem eficiente movido a hidrogênio com baixo custo de operação o que inventarem depois já nasce morto no projeto.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Bom, celulas de combustível que durem centenas de anos ainda poderão ser superiores ao ciclo de hidrogênio. E também têm a fusão nuclear que deve ser ainda mais formidável.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Uma coisa que li na internet a respeito de tecnologia afirmava que as empresas tb têm interesse em desenvolver tecnologias alternativas pelo custo, por exemplo, de produzir um carro a combustão cada vez menos poluente e mais potente.
Tecnologia para produzir um carro a combustão com todas as peças do motor, muitas vezes com turbo compressor ou quatro válvulas por cilindro com transmissão e todas suas engrenagens é muito mais caro que produzir um carro com motor elétrico que não precisa de nada disso.

O maior problema realmente é a fonte de energia.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Por que trem é mais caro do que avião?
https://simpleflying.com/flying-vs-rail-travel/
https://www.independent.co.uk/travel/ne ... 69291.html
https://wanderwisdom.com/travel-destina ... let-Trains

Resumo:
1. Burocracias legais. Empresas de avião vendem a passagem online enquanto a de trem é vendida com funcionário. Quando o trem cruza a fronteira de um país para outro, há troca de funcionários.
2. Privatização corrupta. Aviões tem concorrentes enquanto trem é geralmente um monopólio natural.
3. Empresas de avião fazem todo tipo de desconto para vender a passagem no último dia, enquanto trem viaja vazio com frequência.
4. Uma má gestão no trem coloca preço fixo independente da distância. As pessoas pagam o mesmo preço independente da estação onde ficará.
5. Se a viagem demora muitas horas, existe a necessidade de trocar de funcionários.
6. Empresas de avião tem mais flexibilidade de escolher trajetos e mudar as linhas, enquanto ferrovias tem caminhos e estações fixos, sem flexibilidade.


Comprar avião e combustível é mais caro do que dar manutenção em estradas de trem (onde não há vandalismo). Trem é mais ecológico.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

6. Empresas de avião tem mais flexibilidade de escolher trajetos e mudar as linhas, enquanto ferrovias tem caminhos e estações fixos, sem flexibilidade.
Não é bem assim, acompanho um canal sobre aviação.
A companhia aérea tem um número limitado de vagas no aeroporto que limita o número de vôos e tem a obrigação de cumprir todos eles mesmo que a demanda de passageiros não pague o custo de alguns vôos ou a empresa pode perder a linha.
Para assumir a linha de outra companhia só se ela falir ou for comprada e o grosso da arrecadação não é com passagens mas com a carga no porão, então durante a pandemia de covid muitos aviões foram estocados em um deserto nos EUA até a situação normalizar, muitos foram convertidos em cargueiros.

Empresa alguma pode simplesmente decidir abandonar a linha X para assumir a Y com mais demanda, o que as empresas fazem na verdade é usar avião alugado e se a demanda cair e não cobrir custos simplesmente devolvem o avião e pegam outro menor.

Tb tem o problema de capacidade do aeroporto que só aceita determinadas aeronaves até um certo tamanho ou peso máximo por causa da pavimentação da pista e tamanho dela.

O finado Antonov 225 muito já pousou em Cumbica mas nunca poderia pousar em Congonhas pela localização, capacidade de carga superior ao máximo permitido para o aeroporto e tamanho da pista, então não é só decidir instalar uma linha aérea no aeroporto Y e acabou.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Imagem

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2131
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Quando o grande capital influencia o governo em nome do lucro acima do interesse público.

youtu.be/xYtlQF8MlLE

Não é por ser velho que uma tecnologia é pior. As empresas automobilística se juntou para comprar os sistemas de bonde e sucateá-los. O lobismo hoje, junto coma indústria petroquímica, alimenta o poderio deles.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 20:03 pm
Bom, celulas de combustível que durem centenas de anos ainda poderão ser superiores ao ciclo de hidrogênio. E também têm a fusão nuclear que deve ser ainda mais formidável.
Células de combustível, como diz o nome, precisam de combustível para funcionar.
A célula em si pode ser que dure séculos, mas, sem fornecimento constante de combustível, vai parar.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Dom, 01 Maio 2022 - 20:49 pm
Quando o grande capital influencia o governo em nome do lucro acima do interesse público.

youtu.be/xYtlQF8MlLE

Não é por ser velho que uma tecnologia é pior. As empresas automobilística se juntou para comprar os sistemas de bonde e sucateá-los. O lobismo hoje, junto coma indústria petroquímica, alimenta o poderio deles.
Foi o grande capital que tornou possível os trens.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 02 Maio 2022 - 09:14 am
O organoléptico escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 20:03 pm
Bom, celulas de combustível que durem centenas de anos ainda poderão ser superiores ao ciclo de hidrogênio. E também têm a fusão nuclear que deve ser ainda mais formidável.
Células de combustível, como diz o nome, precisam de combustível para funcionar.
A célula em si pode ser que dure séculos, mas, sem fornecimento constante de combustível, vai parar.
É, Fernando, é. Assim como em um copo d'água se supõe haver a água. :drool:

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Seg, 02 Maio 2022 - 11:30 am
Fernando Silva escreveu:
Seg, 02 Maio 2022 - 09:14 am
O organoléptico escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 20:03 pm
Bom, celulas de combustível que durem centenas de anos ainda poderão ser superiores ao ciclo de hidrogênio. E também têm a fusão nuclear que deve ser ainda mais formidável.
Células de combustível, como diz o nome, precisam de combustível para funcionar.
A célula em si pode ser que dure séculos, mas, sem fornecimento constante de combustível, vai parar.
É, Fernando, é. Assim como em um copo d'água se supõe haver a água. :drool:
Então qual é a vantagem?

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 09:18 am
O organoléptico escreveu:
Seg, 02 Maio 2022 - 11:30 am
Fernando Silva escreveu:
Seg, 02 Maio 2022 - 09:14 am
O organoléptico escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 20:03 pm
Bom, celulas de combustível que durem centenas de anos ainda poderão ser superiores ao ciclo de hidrogênio. E também têm a fusão nuclear que deve ser ainda mais formidável.
Células de combustível, como diz o nome, precisam de combustível para funcionar.
A célula em si pode ser que dure séculos, mas, sem fornecimento constante de combustível, vai parar.
É, Fernando, é. Assim como em um copo d'água se supõe haver a água. :drool:
Então qual é a vantagem?
Não ficou muito claro o rumo do seu redarguimento, se não considere-se:

Uma pilha comum por exemplo, é uma célula de combustível que tem um arranjo que dura em uso regular, X dias Uma pilha alcalina dura X + y dias. Uma pilha atômica durará séculos se for suficientemente eficiente. Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 10:20 am

Não ficou muito claro o rumo do seu redarguimento, se não considere-se:

Uma pilha comum por exemplo, é uma célula de combustível que tem um arranjo que dura em uso regular, X dias Uma pilha alcalina dura X + y dias. Uma pilha atômica durará séculos se for suficientemente eficiente. Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.

Bancando o chato, super chato e se reconhecendo chato, peço licença para interromper repetições em série de um erro: "redarguição".

Imagem

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gabarito escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 16:11 pm
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 10:20 am

Não ficou muito claro o rumo do seu redarguimento, se não considere-se:

Uma pilha comum por exemplo, é uma célula de combustível que tem um arranjo que dura em uso regular, X dias Uma pilha alcalina dura X + y dias. Uma pilha atômica durará séculos se for suficientemente eficiente. Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.

Bancando o chato, super chato e se reconhecendo chato, peço licença para interromper repetições em série de um erro: "redarguição".

Imagem
Aí seria a redarguicão, Gabarito, só que eu me referi ao re-argumento dele.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 10:20 am
Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.
E que gases podem ser retirados da atmosfera e convertidos em energia motriz?
Responder