Ferrovias

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 09:36 am
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 10:20 am
Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.
E que gases podem ser retirados da atmosfera e convertidos em energia motriz?
No momento não sei, mas já ouvi falar de hidrogênio, e carbono.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2201
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 02 Maio 2022 - 09:16 am
Foi o grande capital que tornou possível os trens.
Sim. O grande capital precisava de eficiência para aumentar lucros.
Mas a partir do momento em que é mais lucrativo ser ineficiente, a eficiência é abandonada.
O que faz a sociedade progredir é a eficiência.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 10:08 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 09:36 am
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 10:20 am
Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.
E que gases podem ser retirados da atmosfera e convertidos em energia motriz?
No momento não sei, mas já ouvi falar de hidrogênio, e carbono.
E de onde virá a energia para tirar esses gases da atmosfera?
Sendo que há pouquíssimo hidrogênio livre?

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 10:58 am
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 10:08 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 09:36 am
O organoléptico escreveu:
Ter, 03 Maio 2022 - 10:20 am
Uma célula de combustível biológica, por exemplo, que retire gases da atmosfera e os converta em energia motriz teria eventualmente duração indeterminada.
E que gases podem ser retirados da atmosfera e convertidos em energia motriz?
No momento não sei, mas já ouvi falar de hidrogênio, e carbono.
E de onde virá a energia para tirar esses gases da atmosfera?
Sendo que há pouquíssimo hidrogênio livre?
Não sei, só sei que foi assim... :roll:

Não, tô de zoação. Não sei se há pouquíssimo hidrogênio livre, afinal ele é uma das apostas como solução da atual crise energética. Mas num "célula combustível biológica" os atores principais seriam micro-organismos que disponibilizaram esse hidrogênio ou outros elementos do ambiente prontos para serem convertidos em energia.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 11:05 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 10:58 am
E de onde virá a energia para tirar esses gases da atmosfera?
Sendo que há pouquíssimo hidrogênio livre?
Não sei, só sei que foi assim... :roll:

Não, tô de zoação. Não sei se há pouquíssimo hidrogênio livre, afinal ele é uma das apostas como solução da atual crise energética. Mas num "célula combustível biológica" os atores principais seriam micro-organismos que disponibilizaram esse hidrogênio ou outros elementos do ambiente prontos para serem convertidos em energia.
Isto já foi inventado: são as plantas e a fotossíntese. Mas não produzem hidrogênio porque não está disponível na atmosfera.
Imagem
Imagem

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 09:56 am
O organoléptico escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 11:05 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Maio 2022 - 10:58 am
E de onde virá a energia para tirar esses gases da atmosfera?
Sendo que há pouquíssimo hidrogênio livre?
Não sei, só sei que foi assim... :roll:

Não, tô de zoação. Não sei se há pouquíssimo hidrogênio livre, afinal ele é uma das apostas como solução da atual crise energética. Mas num "célula combustível biológica" os atores principais seriam micro-organismos que disponibilizaram esse hidrogênio ou outros elementos do ambiente prontos para serem convertidos em energia.
Isto já foi inventado: são as plantas e a fotossíntese. Mas não produzem hidrogênio porque não está disponível na atmosfera.
Imagem
Imagem
É óbvio que não se trata de plantinhas, já havia delineado a ideia geral do dispositivo.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Não há futuro para uma tecnologia que pretende tirar hidrogênio da atmosfera. Mesmo que funcione.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Pra não ficar rolando esse redargumentos reincidentes, um exemplo de uma bio célula de combustivel na Wikipedia, beleza?

Célula de combustível microbiana (CCM) é um dispositivo bio-eletroquímico que converte energia química em energia elétrica pela ação de microrganismos. Existem vários tipos de CCM, no entanto, o mais comum é composto por uma câmara anódica e uma câmara catódica separadas fisicamente por uma membrana de troca de protões.[1]

Os microrganismos estão contidos na câmara anódica, onde ocorre a oxidação de um substrato orgânico levando à libertação de protões e eletrões. O termo substrato é usado para descrever compostos oxidados pelos microrganismos (glucose, sacarose ou águas residuais, por exemplo) resultando numa reação química de oxidação-redução. Na câmara catódica (onde ocorre a redução), são recebidos os eletrões (através de um circuito externo) e protões (através da membrana de troca de protões de modo a compensar o balanço de carga do sistema) resultantes da degradação do substrato.[1]

Em termos de construção, as CCMs podem ser de dois tipos, de câmara simples ou dupla. Nas de câmara simples, o cátodo e o ânodo estão numa única câmara, enquanto que nas de câmara dupla estão em câmaras separadas por uma membrana de troca de protões. As CCMs podem ser utilizados na produção de bioeletricidade, produção de hidrogénio, tratamento de águas residuais e biossensores.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9 ... microbiana

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

De qualquer maneira, dentro do âmbito da rubrica – ferrovias – ou mesmo transportes em geral, tá longe se lobrigar CCMs capazes de gerar quantidades de H₂ suficientes pra abastecer respectivos motores.
Nos meus tempos de escola muito se falava sobre células de combustível @ H₂ em automóveis.
Hoje são os @ bateria – eis que "elétricos" são ambas possibilidades, claro.
Mesmo os ônibus segundo tenho entendido não "deslancharam" ainda :think:

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Pronto, resolvido:

Imagem

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Na minha infância ainda usavam locomotivas @ vapor pra manobras de pátio.
Pelo menos é a memória que eu tenho...

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 20:59 pm
De qualquer maneira, dentro do âmbito da rubrica – ferrovias – ou mesmo transportes em geral, tá longe se lobrigar CCMs capazes de gerar quantidades de H₂ suficientes pra abastecer respectivos motores.
Nos meus tempos de escola muito se falava sobre células de combustível @ H₂ em automóveis.
Hoje são os @ bateria – eis que "elétricos" são ambas possibilidades, claro.
Mesmo os ônibus segundo tenho entendido não "deslancharam" ainda :think:
Questão de ajustes,
https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 142846.htm

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

:-BD
to generate electrical currents.
Só que no caso cá da rubrica ou transportes em geral seria gerar H₂ e não diretamente corrente elétrica...

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 22:23 pm
:-BD
to generate electrical currents.
Só que no caso cá da rubrica ou transportes em geral seria gerar H₂ e não diretamente corrente elétrica...
Não vejo óbice.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 10:38 am
Pra não ficar rolando esse redargumentos reincidentes, um exemplo de uma bio célula de combustivel na Wikipedia, beleza?
Os microrganismos estão contidos na câmara anódica, onde ocorre a oxidação de um substrato orgânico levando à libertação de protões e eletrões. O termo substrato é usado para descrever compostos oxidados pelos microrganismos (glucose, sacarose ou águas residuais, por exemplo) resultando numa reação química de oxidação-redução. Na câmara catódica (onde ocorre a redução), são recebidos os eletrões (através de um circuito externo) e protões (através da membrana de troca de protões de modo a compensar o balanço de carga do sistema) resultantes da degradação do substrato.[1]
Não existe moto-contínuo. Esta célula também precisa receber glucose, sacarose etc.
Só que este combustível tem que ser produzido de alguma forma.

Qual a eficiência do processo? Gera mais energia do que consome? Ou é apenas uma curiosidade?

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 10:16 am
O organoléptico escreveu:
Qui, 05 Maio 2022 - 10:38 am
Pra não ficar rolando esse redargumentos reincidentes, um exemplo de uma bio célula de combustivel na Wikipedia, beleza?
Os microrganismos estão contidos na câmara anódica, onde ocorre a oxidação de um substrato orgânico levando à libertação de protões e eletrões. O termo substrato é usado para descrever compostos oxidados pelos microrganismos (glucose, sacarose ou águas residuais, por exemplo) resultando numa reação química de oxidação-redução. Na câmara catódica (onde ocorre a redução), são recebidos os eletrões (através de um circuito externo) e protões (através da membrana de troca de protões de modo a compensar o balanço de carga do sistema) resultantes da degradação do substrato.[1]
Não existe moto-contínuo. Esta célula também precisa receber glucose, sacarose etc.
Só que este combustível tem que ser produzido de alguma forma.

Qual a eficiência do processo? Gera mais energia do que consome? Ou é apenas uma curiosidade?
Ninguém falou em moto contínuo.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 10:16 am
também precisa receber glucose, sacarose etc.
Só que este combustível tem que ser produzido de alguma forma.
Essas trabalham reciclando wastewater.
Qual a eficiência do processo? Gera mais energia do que consome? Ou é apenas uma curiosidade?
E produção capaz de
  • ou embarcada diretamente gerar ≈ 50kW pro respectivo ônibus (me parece inviável no atual estado das artes);
  • ou em usinas pra geração de H₂ suficientes pra alimentar 1 frota de tamanho prático pra cidade respectiva.
Obs: pelo que entendi gera a corrente elétrica e ao menos em alguns tipos desprende H₂ também. Então seria aproveitar a corrente pra comprimir o H₂ a ser abastecido nos carros.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Só pra não perder o fio da meada, o post que deu origem à degringolada era sobre células de combustível que durariam séculos.
O organoléptico escreveu:
Sáb, 19 Fevereiro 2022 - 20:03 pm
Bom, celulas de combustível que durem centenas de anos ainda poderão ser superiores ao ciclo de hidrogênio. E também têm a fusão nuclear que deve ser ainda mais formidável.

Um dispositivo abastecido com energia atômica poderia supostamente funcionar assim, portanto, possibilidade hipotética absolutamente de acordo com o teor do post.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 10:38 am
Sr. Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 10:16 am
também precisa receber glucose, sacarose etc.
Só que este combustível tem que ser produzido de alguma forma.
Essas trabalham reciclando wastewater.
Qual a eficiência do processo? Gera mais energia do que consome? Ou é apenas uma curiosidade?
E produção capaz de
  • ou embarcada diretamente gerar ≈ 50kW pro respectivo ônibus (me parece inviável no atual estado das artes);
  • ou em usinas pra geração de H₂ suficientes pra alimentar 1 frota de tamanho prático pra cidade respectiva.
Obs: pelo que entendi gera a corrente elétrica e ao menos em alguns tipos desprende H₂ também. Então seria aproveitar a corrente pra comprimir o H₂ a ser abastecido nos carros.
O link fala em
possibilidade prática,
https://www.sciencedaily.com/releases/2 ... 142846.htm

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

:-BD
a questão é que "prática" depende de cada escala (finalidade específica) de uso.
No caso da rubrica o tema é (generalizando ferrovias...) transporte coletivo.
0.66 milliwatts per square centimeter
Pra cada carro de, say, 50kW seriam necessários ≈ 7576 m² de biofilmes. Claro, distribuídos em placas empilhadas.
E tem a energia necessária pra repor a wastewater que certamente será maior que a necessária pras bombas injetoras diesel, eis que a densidade energética por litro é bem menor.
Certo :?:
Obs:
0,66mW * 10000 = 6,6W
50kW/6,6 ≈ 7576

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 11:56 am
:-BD
a questão é que "prática" depende de cada escala (finalidade específica) de uso.
No caso da rubrica o tema é (generalizando ferrovias...) transporte coletivo.
0.66 milliwatts per square centimeter
Pra cada carro de, say, 50kW seriam necessários ≈ 7576 m² de biofilmes. Claro, distribuídos em placas empilhadas.
E tem a energia necessária pra repor a wastewater que certamente será maior que a necessária pras bombas injetoras diesel, eis que a densidade energética por litro é bem menor.
Certo :?:
Obs:
0,66mW * 10000 = 6,6W
50kW/6,6 ≈ 7576
São questões de ajustes, como eu disse. Imagino que, por exemplo, a questão da potência necessária para impelir uma locomotiva equivalha em arquitetura de bio célula ao volume das locomotivas atuais, e otimizando. Já o substrato pode ser obtido concentrando previamente o que interessa da água suja, e por aí vai...

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

E uma "bateria atômica"(na verdade desde lixo nuclear) que pode durar milênios? Poderia mover locomotivas?

https://www.ipen.br/portal_por/portal/i ... ampo=14779

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. O organoléptico escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 12:16 pm
São questões de ajustes, como eu disse.
Então... assim fica tautológico:
SE a tecnologia for viabilizada em termos práticos
ENTÃO ela será viável pro uso prático cogitado.
C’est le serpent qui se mord la queue.
Me faz lembrar do Kardec na #222 d'O Livro dos Espíritos:
[...] Perguntar-lhes-emos apenas se imaginam que Deus lhes pediu o parecer, ou consultou os gostos, para regular o Universo. Uma de duas: ou a reencarnação existe, ou não existe; se existe, nada importa que os contrarie; terão que a sofrer, sem que para isso lhes peça Deus permissão. [...]
Claro: SE existir... existe :-BD
Já o substrato pode ser obtido concentrando previamente o que interessa da água suja
Desde que não gaste demasiada energia pra concentrar. Por simples evaporação solar não seria viável nessa escala requerida, penso :think:
E uma "bateria atômica"(na verdade desde lixo nuclear) que pode durar milênios? Poderia mover locomotivas?
Energia nuclear é coisa conhecida, gerando grandes quantidades de energia.
Editado pela última vez por Gorducho em Sex, 06 Maio 2022 - 13:04 pm, em um total de 5 vezes.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Aí você pega a bio célula por hidrogênio e aprimora pra deutério, e pá, pode fazer voar a nave estelar Enterprise da Jornada das Estrelas. Imagina se não funcionava uma locomotiva?

https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... 0160220425

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

A questão é que pra spaceships o custo de produção do combustível e dos motores não é o condicionante, e sim
  • capacidade específica de produzir energia por peso e volume pro engenho;
  • durabilidade.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 13:09 pm
A questão é que pra spaceships o custo de produção do combustível e dos motores não é o condicionante, e sim
  • capacidade específica de produzir energia por peso e volume pro engenho;
  • durabilidade.
Senhor Gorducho, como diz o apotegma, aquele que não sabia que era impossível foi lá e... fezzzzz!

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Veja os exemplos dados:
  • medicamentos;
  • moderador pra centrais nucleares;
  • na composição de combustíveis pra essas;
  • telas de TV.
Basicamente se encaixa no que eu falei. No caso de reatores nucleares a sofisticação – e consequente custo, claro – se compensa pelas altas energias extraídas.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 13:33 pm
Veja os exemplos dados:
  • medicamentos;
  • moderador pra centrais nucleares;
  • na composição de combustíveis pra essas;
  • telas de TV.
Basicamente se encaixa no que eu falei. No caso de reatores nucleares a sofisticação – e consequente custo, claro – se compensa pelas altas energias extraídas.
Os caras falam isso pra embasar, senhor Gorducho, pra embasar. Obviamente o conceito funciona muito além disso.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Então... mas temos que cuidar pra não se cair em tautologia:
SE for viabilizado pra uso em transportes coletivos
ENTÃO será viável o uso neste setor.
e... fezzzzz
SE fez, fez ⇒circularidade.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 13:44 pm
Então... mas temos que cuidar pra não se cair em tautologia:
SE for viabilizado pra uso em transportes coletivos
ENTÃO será viável o uso neste setor.
e... fezzzzz
SE fez, fez ⇒circularidade.
Reclame com o cara que criou adágio.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Neste nosso contexto cá: se for possível "fazer" a viabilização do uso dessa tecnologia CCMs pra transportes coletivos = ok – óbvio.
Nada tenho a discordar do adágio.
Editado pela última vez por Gorducho em Sex, 06 Maio 2022 - 14:59 pm, em um total de 3 vezes.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Gorducho escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 14:54 pm
Neste nosso contexto cá: se for possível "fazer" a viabilização do uso dessa tecnologia CCMs pra transportes coletivos = ok – óbvio.
Nada tenho a discordar do adágio.
Demorou, já é.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O organoléptico escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 13:17 pm
Senhor Gorducho, como diz o apotegma, aquele que não sabia que era impossível foi lá e... fezzzzz!
Aquele que não sabia que era impossível foi lá e ... quebrou a cara.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Usinas nucleares não duram milhares de anos. O combustível tem que ser trocado de tanto em tanto.

Re: Ferrovias

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 07 Maio 2022 - 08:09 am
Usinas nucleares não duram milhares de anos.
Na imaginação duram.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5162
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4543
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Dom, 29 Maio 2022 - 09:21 am
Países ricos têm mais ferrovias?
Imagem

https://www.reddit.com/r/MapPorn/commen ... the_world/
Não consegui ver o mapa ampliado pois ficou muito pesado pra memória RAM aqui. Mas dá pra concluir o quê com os dados do mapa?
Uma questão: A necessidade de ter ferrovias não compensaria dependendo do tamanho do país? Em países desenvolvidos pequenos talvez nem compensasse ter malha ferroviária, talvez só metroviária, e malha rodoviário poderia conta já que seria pra curtas distâncias, a não ser que fosse uma malha ferroviária cobrindo longas distâncias entre mais de um país.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2201
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 29 Maio 2022 - 17:55 pm
Não consegui ver o mapa ampliado pois ficou muito pesado pra memória RAM aqui. Mas dá pra concluir o quê com os dados do mapa?
Uma questão: A necessidade de ter ferrovias não compensaria dependendo do tamanho do país? Em países desenvolvidos pequenos talvez nem compensasse ter malha ferroviária, talvez só metroviária, e malha rodoviário poderia conta já que seria pra curtas distâncias, a não ser que fosse uma malha ferroviária cobrindo longas distâncias entre mais de um país.
Japão, Coreia e Europa são pequenos, mas estão cheios de ferrovias.
América Latina tem pouco. A única exceção nos pobres é a Índia, que infelizmente está crescendo mais do que o Brasil. A malha da África é recente.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4543
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Dom, 29 Maio 2022 - 18:04 pm
Agnoscetico escreveu:
Dom, 29 Maio 2022 - 17:55 pm
Não consegui ver o mapa ampliado pois ficou muito pesado pra memória RAM aqui. Mas dá pra concluir o quê com os dados do mapa?
Uma questão: A necessidade de ter ferrovias não compensaria dependendo do tamanho do país? Em países desenvolvidos pequenos talvez nem compensasse ter malha ferroviária, talvez só metroviária, e malha rodoviário poderia conta já que seria pra curtas distâncias, a não ser que fosse uma malha ferroviária cobrindo longas distâncias entre mais de um país.
Japão, Coreia e Europa são pequenos, mas estão cheios de ferrovias.
América Latina tem pouco. A única exceção nos pobres é a Índia, que infelizmente está crescendo mais do que o Brasil. A malha da África é recente.
Japão e Coréia ainda são relativamente grandes. Esqueci de especificar, me referi a países muito pequenos e com terrenos não muito bons, onde malha ferroviária talvez não tivesse tanto peso na economia; se considerar ferrovia usada como transporte de cargas de produtos pra importação / exportação e não de passageiros. E no caso da Europa, um continente, se juntar vários países já tem distância relativamente grande. Mônaco é um país pequeno mas tem ferrovia até a França, não sei se tem malha ferroviária que compensasse apenas esse país inteiro.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1763
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 29 Maio 2022 - 17:55 pm

Não consegui ver o mapa ampliado pois ficou muito pesado pra memória RAM aqui. Mas dá pra concluir o quê com os dados do mapa?
Mapa em resolução mais baixa, para que seja possível carregar, mesmo com limitação de recursos: 👇

World_Passenger_Rail-1658x800.jpg
(clique para ampliar)

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2201
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Em poucos anos, China se torna a terra do trem-bala
A China tem 2 terços da malha de trem-bala do mundo.

youtu.be/hQwVSowv5B0

A China consegue expandir facilmente porque não tem o problema para desapropriar e realocar pessoas. O Ocidente protege a propriedade privada como ideologia e como consequência isso leva à especulação; em que o proprietário vende por preço superfaturado quando surge uma obra.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1111
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Saiba mais sobre o projeto da nova ferrovia - FERROESTE
Consulta Pública
Com o objetivo de obter subsídios e sugestões para o projeto de construção de uma nova ferrovia ligando Dourados (MS) ao Porto de Paranaguá/Pontal do Paraná (PR), o Governo do Estado do Paraná, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e a Estrada de Ferro Paraná Oeste - Ferroeste prepararam um ciclo de Consultas Públicas com a finalidade de ampliar o debate em torno da necessidade de atualizar o modal ferroviário paranaense.

As Consultas Públicas estão definidas para acontecer nas cidades de Curitiba, Guarapuava e Cascavel, no Paraná, onde a Ferroeste tem sua sede e terminais ferroviários, e na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, área de concessão da ferrovia.

Introdução
O crescimento do Paraná, Estado com um PIB de US$ 115 bilhões que representa a quarta ou quinta maior economia do país, não pode prescindir de uma solução ferroviária.

Nas últimas décadas, a produção agrícola e o Porto de Paranaguá se modernizaram, mas a ligação campo-porto continua com a mesma infraestrutura ferroviária obsoleta.

Devido às suas características, o Paraná tem forte participação no setor do agronegócio.
O Estado detém 33% da produção brasileira de soja e milho, 25% da produção de carne de frango e 16% da produção de carne suína.

O escoamento da produção do Oeste do Paraná está limitado por dois grandes gargalos fora da área de concessão da Ferroeste. Em alguns segmentos, a ferrovia está com a sua capacidade saturada, principalmente na Serra da Esperança (entre Guarapuava e Ponta Grossa) e na descida da Serra do Mar (entre Curitiba e Paranaguá).

A deficiência na infraestrutura ferroviária Oeste-Leste também prejudica o escoamento da produção de Mato Grosso do Sul, que em 2016, era o maior produtor nacional de grãos, e do Paraguai, país produtor de grãos.

Para assegurar a continuidade do desenvolvimento dessa enorme região produtora, que atravessa fronteiras, é preciso um novo traçado ferroviário para o mar, o maior projeto paranaense dos últimos seis anos.

O trem é a melhor alternativa para reduzir custos e tornar o produto brasileiro mais competitivo no mercado internacional. Por isso, a inversão na matriz regional de transporte favorece as rodovias e encarece o frete das commodities, graneis e produtos de baixo valor agregado, cargas típicas do modal ferroviário, que exigem o transporte de grandes volumes em longas distâncias.

Os produtores querem uma nova ferrovia, o Porto de Paranaguá precisa, o Governo do Estado e a União, por intermédio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do Ministério da Agricultura, já deixaram claro que também aprovam a obra paranaense. O projeto ferroviário promoverá a fundação de um novo ciclo de investimentos e a proliferação de vários polos de desenvolvimento ao longo da nova ferrovia.


Exportações
Atualmente o total da movimentação de produtos no Porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil, é de 45 milhões de toneladas, sendo que 80% de toda demanda de importação e exportação do terminal é transportada pelo modal rodoviário.

O volume de cargas ferroviárias atualmente corresponde a somente 9 milhões de toneladas, ou seja, 20% da produção do terminal.

Para 2030, o volume total de cargas projetado pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do terminal paranaense será de 80 milhões de toneladas, quase o dobro do atual, sendo que o volume ferroviário, no cenário mais pessimista, continuará sendo o mesmo de 9 milhões de toneladas, reduzindo para 11% a sua participação na produção total do Porto.

Somente a região Oeste produz 14 milhões de toneladas/ano, mas apenas 440 mil toneladas desta produção é transportada por ferrovia até o porto. Estima-se a produção de 21 milhões de toneladas/ano em 2035 para a região Oeste.

É necessário um conjunto de ações no sistema de transporte para que a cadeia logística funcione sem grandes gargalos que estrangulem as importações e exportações portuárias. O sistema ideal para o aumento de capacidade do agronegócio é a ferrovia, uma vez que não há margem para aumento de capacidade da BR 277, que já é duplicada, e, além disso, a implantação de uma terceira faixa na Serra do Mar é bastante complexa.

A ferrovia que atende o Porto de Paranaguá atualmente é operada pela concessionária Rumo. Trata-se de uma ferrovia histórica, centenária e de interesse cultural e turístico, construída entre 1880 e 1885. A sua geometria, antiga, não favorece a uma boa performance operacional dos trens de carga que circulam até Paranaguá.

É preocupante que haja somente essa via ferroviária de chegada ao Porto de Paranaguá, suscetível a bloqueios em caso de queda de barreiras na Serra do Mar.

Projetos
A necessidade e a urgência da construção de um corredor ferroviário Leste-Oeste, unido Dourados a Paranaguá, são reconhecidas pelo Programa de Investimentos em Logística – PIL do Governo Federal.

O projeto da nova ferrovia entrou no PIL 1 e no PIL 2, mas foi excluído no PIL 3, em 2015, deixando de ser prioridade logística da União.

Em 2017, entrementes, estudo da Embrapa realizado a pedido do Ministério da Agricultura reabilitou o projeto de construção da ferrovia numa lista de 31 obras prioritárias para garantir a competitividade e a expansão da produção de grãos no Brasil pelos próximos dez anos.

PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse
Regionalmente, o Governo do Paraná buscou alternativas para o problema ferroviário do corredor Oeste. Foi constituído, por meio da Resolução nº 04/2016 do Conselho Gestor de Concessões - CGC, um Grupo de Trabalho destinado ao desenvolvimento de novos projetos ferroviários no Estado do Paraná.

O Grupo de Trabalho concluiu pela necessidade da realização de estudos técnico-operacionais, econômico-financeiros e ambientais para a estruturação do novo projeto ferroviário.

Os estudos técnico-operacionais, econômico-financeiros e ambientais para a estruturação do projeto serão licitados mediante a publicação de Edital público de chamamento a empresas interessadas.

O valor estimado do estudo é de R$ 24 milhões, sendo que é de R$ 10 bilhões, aproximadamente, o custo médio para a implantação da nova ferrovia e do novo ramal que juntos devem alcançar a extensão de mil quilômetros de trilhos.

A nova ferrovia será composta por dois trechos ferroviários: Trecho 1 - Guarapuava ao Porto de Paranaguá, no Paraná (concessão estadual). O artigo 21 da Constituição Federal diz que só é concessão federal os serviços que ultrapassam os limites estaduais ou liguem portos às fronteiras; Trecho 2 - Dourados, no Mato Grosso do Sul, a Guarapuava, no Paraná (a subconcessão federal deste segmento já é da Ferroeste).

O Trecho 1 da nova ferrovia de concessão estadual ligando Guarapuava ao porto terá 400 km de extensão, descendo a serra em paralelo à BR-277. A concessão desse trecho será estadual.

O Trecho 2 prevê a extensão de um ramal de Cascavel a Maracaju (MS) com a construção de 350 km de ferrovias.

O projeto prevê ainda a revitalização do trecho de 250 km já existente e operado pela Ferroeste entre Guarapuava e Cascavel. Este trecho também será subconcessionado.




O traçado da nova ferrovia não poderá utilizar a malha ferroviária já existente operada pela Rumo, nem mesmo a sua Faixa de Domínio. Também oferece reserva de capacidade operacional para operadoras ferroviárias independentes e estabelece regras de interoperabilidade entre os dois novos trechos e a malha já existente.

Os documentos que dão suporte técnico ao projeto são: o PDZ do Porto de Paranaguá; as Tomadas de Subsídios 9 e 16 da ANTT; o PELT (Plano Estadual de Logística de Transporte) do Fórum Futuro 10 Paraná; e o Estudo “Corredor Oeste de Exportação” do Governo do Estado do Paraná.

Paralelamente, o Governo do Estado desenvolve o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado – BID I Integração, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para a criação de novos centros logísticos no Paraná. Os investimentos são de US$ 435 milhões (R$1,4 bilhão).

O terminal de cargas da Ferroeste deve ser o primeiro centro logístico a receber os investimentos do BID que se destinam a áreas estratégicas de armazenagem.
Fonte: https://www.ferroeste.pr.gov.br/Pagina/ ... a-ferrovia

Traçado:
Imagem

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2201
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

🚧PORQUE A UNIÃO EUROPEIA está construindo um TÚNEL de 11 BILHÕES de DÓLARES❓

youtu.be/8tP6u2wwcX8
Se tem muita inclinação, a construção de linha férrea de carga é inviável. Então tem que construir túnel.

Enquanto isso na América Latrina...
O Insano Plano do Brasil para transformar a América do Sul

youtu.be/NG2GjvdyTKg
É rodovia que passa pela Bolívia até o Chile chegando ao Pacífico. É uma ideia idiota. Tem que ser ferrovia. E furar túnel onde a inclinação do paredão dos Andes for alta.


Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?

youtu.be/DOXaJblrljI
Transporte de carga é 6 vezes mais barato por ferrovia do que por rodovia. Consome 13 vezes menos energia também.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4543
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Essa caminhoneira, que diz ter votado no Bozo porque era do agro, entre outras coisas, falou sobre a parada que caminheiros fizeram e sobre demérito que muita gente faz da classe caminhoneira que não ganha tanto quanto artistas e esportistas que não são úteis pra sociedade [só faltou mencionar políticos].
Ela comentou sobre o que andaram falando que seria melhor ter ferrovias, mas ela disse que trem não faz entrega na casa das pessoas [acho que ela ignorou que vários veículos que faz entrega na casa das pessoas sem ser caminhão, e, mesma que ela tenha razão em muita coisa, se fosse aumentada malha ferroviária, talvez entregas por caminhões ia ficar mais restrito a rodovias de distâncias mais curtas, sem parar o país inteiro].

OBS: Se for assistir, não se distraiam com outras coisas.

"Orgulho da minha classe.. Não admito que falem mal deles…"
CANAL Aline Füchter Ouriques
TRANSCRIÇÃO

Boa tarde galerinha tava aqui limpando
meus tanques gente pensando no assunto
de como a minha classe ela é importante
né gente como é importante tirando
política de lado vocês olha só como o
Brasil para sem os caminhoneiros meu
Deus nós aqui movimentamos quase tudo né
Praticamente tudo é movimentado pelos
caminhoneiros uma classe dessa
importante né e é sempre deixada de lado
realmente quem tem importante na vida
sempre é deixado de lado as pessoas vão
lá dão tudo por jogador por jogo por
artistas de televisão música novela né e
não dão a real importância aí para nós
que movimenta o mundo até gente o Gari
que as pessoas assim ninguém quer ser
carinho né mas ele é super importante
porque imagina amanhã depois não tendo
mais o Gari para recolher o lixo da
nossas portas né Então essas profissões
elas não são valorizadas e elas são
super importante né mas quem ganha bem é
o jogador de futebol é o artista né
é essas pessoas que realmente ganham bem
como é grande a inversão de valor nesse
cenário
e eu convido vocês gente vamos parar de
babar ovo nesse pessoal e realmente dá
valor ao que interessa né
e sabe quando a gente acorda lá 8 horas
da manhã vai lá comer aquela fruta
gostosa vai no supermercado na padaria
com meu pão quentinho
quando a gente chega lá às 8 horas da
manhã
a gente não vê caminhão né aí a gente
nem sabe a importância que eles têm mas
as três da madrugada eles já chegaram lá
e antes do mercado abrir ele já deixaram
tudo prontinho lá a sua fruta né Já tá
tudo pronto para quando você chegar já
tá tudo lá e ele já foi embora ele já
cumpriu a missão ali daquele dia né
e é ele mesmo com sono ele se esforça e
dá o máximo de si para carga não atrasar
e Naquele dia não faltar comida na tua
mesa uma das coisas que me deixou muito
triste é o pessoal chamando os
caminhoneiros de preguiçosos galera
caminhoneiro de preguiçoso não tem nada
a gente acorda para trabalhar Antes do
Sol Nascer é 3 da manhã é cinco e a
gente vai dormir 10 11 meia-noite né
quem ali não tem um horário a cumprir
que as empresas exigem muito até nem
dorme gente então
a nossa classe aqui é pressão de
preguiça a gente não tem nada e uma
coisa é certa a gente não é o exército
Mas
independente de partido esquerda ou
direita se der algum problema grave aí
que o Brasil fica ruim
vai ser os caminhoneiros praticamente né
que vai começar aí tentar salvar o nosso
país né e vocês aí sociedade vai vir
tudo atrás porque eu acho que se chegar
a um ponto de ficar ruim né o povo vai
acordar e vai fazer alguma coisa né
Independente de ser direita ou ser
esquerda a gente é igual qualquer um que
está em casa a gente é trabalhador a
gente não vive de políticas e a gente
não vive de auxílio com vocês pensam
gente eu que tenho um caminhão eu não
ganhei o auxílio vocês têm ideia e tem
gente que diz que os caminhoneiros estão
na pista porque ganhar auxílio eu tenho
um caminhão eu não ganhei entendeu
porque eu sou CNPJ e ganhar Quem era
autônomo Então você só vê a diferença né
e eu só tenho um caminhão Então não é
por isso que as pessoas estão na pista
hoje eu estava tendo esses pensamentos e
eu estava pensando como eu tenho orgulho
da minha profissão né como a minha
profissão era importante e a gente ela
classe mais unida Olha eu nunca vi
classe tão unida como os caminhoneiros
né E olha que tem motorista que diz que
não é a classe não é unida gente é unida
Sim a gente às vezes se briga né mas a
gente se ama seus lindinhos
e o tanque tá ficando bom né ele já tava
Limpo mas é a poeirinha mesmo da terra
quase tudo pronto galera aí para mim
viajar bastante água aqui na caixa que é
essencial porque no caso de uma
paralisação ou até quando não tem
rumores de nada sempre carrego muita
água vamos supor um acidente com
combustível que a gente tem que ficar o
dia inteiro parado na pista a água ela é
essencial na geladeira aqui também
essencial fiquei muitos anos sem como eu
falei várias vezes para vocês faz apenas
o que um ou dois anos que eu tenho na
geladeira mas eu consegui me virar bem e
às vezes eu até dou dica de quem não tem
geladeira coisinhas para fazer sabe e
água pronta né comida na geladeira é
quase tudo pronto gente quase tudo
pronto para mim sair e agora o que que
eu vou fazer
eu ia carregar o caminhão segunda-feira
daí não deu quase que quando eu sair
para carregar Parou tudo né eu vou ter
que carregar amanhã né e assim ó belinha
vai ficar em casa vou lá no sítio levar
ela porque o seguinte ela tá com aquele
problema ela já tem 13 anos tá com
aquele problema de saúde essa tosse que
não para é o dia inteiro a noite inteira
à noite gente não me deixa dormir e não
tem como eu levar ela porque eu
trabalhava no caminhão algo extremamente
perigoso eu preciso dormir né durante a
noite e ela não tá mais me deixando
dormir ela vai ter que ficar com a minha
mãe
até então porque se precisar de Socorro
na estrada já mal tem Socorro para nós
que a gente imagina para um bichinho né
Então dessa viagem aí ela vai ficar
porque eu já gastei horrores de dinheiro
e não tem cura isso a gente dá remédio
já tá todo entupida de remédio ela chega
até dormir impede tanto remédio e essa
tosse não para a gente exame geral já
foi feito dizem que é colapso da
traqueia junto com a doença do coração
mas assim é uma coisa que essa tem dias
que não faz nada mas tem dia que parece
que vai morrer então vou deixar ela em
casa
Então galera É isso aí né valorizem os
caminhoneiros os carreteiros os
motoristas de caminhão que levam as
coisas até a sua casa a sua mesa muita
gente valoriza um jogador de futebol que
gente se amanhã não tiver mais futebol
não vai mudar nada na tua vida essa
manhã não tiver mais ai o artista da
novela não vai mudar nada na tua vida o
que vai mudar são as coisas essenciais a
polícia o caminhoneiros a gente é leva a
comida até você você olha só o que
acontece quando acontece uma paralisação
eu tava vindo para cá tipo a fila de 2
Km no posto de gasolina Porque é o único
posto da cidade que tinha gasolina né e
assim dois dias de greve já acabou tudo
nem greve era manifestação né E
já acabou tudo imagina a gasolina né
muitas coisas e o acabar durante a
semana tal e olha o caos que gera alguns
dias sem o caminhão e sem o Caminhoneiro
aí tem aqueles lá que fala ai tem que
trocar o caminhão por trem como se o
trem fosse até a porta da tua casa né
não tem como não tem não tem como fazer
trem a cada cidade né então o caminhão
ele é muito modal muito importante gente
tá emprego a gente sustenta várias
famílias na estrada e o tiozinho
vendendo cafezinho é a mocinha vendendo
docinho então a gente sustenta várias
famílias que vai lá na porta do posto
vender coisa para nós um pneu uma
lanterna uma luz uma lona tudo é nós que
sustentamos as concessionárias as
mecânicas tudo vem no caminhão as
borracharia olha quanta família
envolvida nisso aqui né então não é só
uma pessoa só é um grande modal tanto
que se algum dia tirar caminhão e trocar
para outra coisa ó o Brasil vai virar
uma favela porque olha que vai ter de
gente desempregada Vocês não tem ideia
Um dia teve uma cidade de
passava BR dentro sabe a BR passava
dentro daí fizeram o projeto da BR
passar por fora da cidade O que teve de
gente que fechou as portas porque ali
era movimentava muito Vendendo coisa
para caminhoneiro Até que a prefeitura
pegou fez várias casinhas do lado de
fora né lá na BR para aquelas pessoas
que tava ali que viviam daquilo ali ir
para lá porque elas não tava aguentando
a cidade ia quebrar se não fizesse isso
né só para vocês ver a importância que
tem um caminhão né um caminhão não
vários que a gente é um monte então
valorizem a gente sai de casa naquele
dia eu acordei 5 horas da manhã gente
vai lá carregar piso gente a piso para
casa de vocês e daí tá tudo fechado não
deu certo né mas agora já liberou tudo a
gente já pode voltar a vida normal e
trabalhar novamente se Deus quiser né Um
beijo até mais até o próximo vídeo e
tamo junto galerinha tamo junto se
encontramos aí na rodagem né


youtu.be/rCpuMXr-M1c

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4543
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Porque os EUA não tem trem bala e porque FRACASSOU o projeto de implantação na CALIFÓRNIA?


youtu.be/JaYiGsyKJNA

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2201
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Como o Brasil destruiu suas ferrovias – e por que isso não deve ser superado tão cedo

youtu.be/Bp_LNqJmZ9w
Políticos não pensam no longo prazo.

Re: Ferrovias

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2201
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Por que o Brasil quase não tem Metrôs?

youtu.be/48Q88WHRzRE

O metrô é mais barato no longo prazo. As tentativas de obras no Brasil são atrasadas e cheia de corrupção.

Os políticos de Floripa estão com desculpa esfarrapadas dizendo que a cidade precisa de ter pelo menos 1 milhão de habitantes para poder viabilizar o metrô. A necessidade e viabilidade existe visto que o trânsito de Floripa é péssimo.

Algumas cidades, como Curitiba, usam uma bizarrice chamada BRT, que simula trem urbano ou metrô usando ônibus em pistas exclusivas.

O cara do vídeo morou em Toronto e elogiou o metrô de lá, mas ele não sabe que atualmente o metrô de lá está terrível.
Responder