Riquezas minerais da Amazônia brasileira

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Riquezas minerais da Amazônia brasileira

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Conheça as principais riquezas minerais da Amazônia brasileira

Cerca de 40% dos territórios da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam potencialidades para os depósitos de 13 minerais

A região amazônica corresponde a uma das maiores regiões, ainda desconhecidas, com potencialidades para descobertas de minerais. Os programas de geologia revelam uma considerável variedade de ambientes geológicos de minerais, desde os mais utilizados na indústria até os mais valiosos.

Cerca de 40% do território da Amazônia estão na área do pré-cambriano, que apresentam grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.

Tanto que a Amazônia foi e até hoje é palco de grandes debates e exemplos da mineração, como Serra Pelada, que atraiu milhares de garimpeiros para o Pará do século passado, e as constantes invasões de garimpeiros ilegais à Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Nos últimos cinco anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desativou 81 garimpos ilegais que funcionavam no norte de Mato Grosso, no sul do Pará e no Amazonas, na região da Transamazônica.

Como a atual corrida do ouro é muito recente, os dados ainda são precários e os órgãos oficiais não têm uma contagem global. Na década 1990, depois da corrida do ouro de Serra Pelada, foram feitos levantamentos que apontaram cerca de 400 mil garimpeiros em atividade no Brasil.

No infográfico abaixo, você conhece algumas das principais riquezas minerais da Amazônia brasileira:

Imagem

https://portalamazonia.com/amazonia/con ... brasileira

A defesa da floresta e do meio ambiente é válida sempre. Mas ao mesmo tempo nós precisamos extrair a riqueza de nossas terras. Uma nova tecnologia de garimpo e extração poderia enriquecer mais o país, que vive na defensiva quando o assunto é a floresta amazônica. Um garimpo adequado nos melhores pontos e um protecionismo das riquezas naturais poderiam ser um marco econômico do Brasil.

Re: Riquezas minerais da Amazônia brasileira

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Eu penso assim... Empresas BRASILEIRAS, sejam elas privadas ou estatais deveriam sim explorar a região da floresta, mas somente com uma tecnologia de garimpo mais avançada. Por exemplo, uma forma de garimpo ou mineração em que a parte explorada seja isolada do resto da floresta, ao contrário do que ocorre na praticamente totalidade dos garimpos! Então eu só concordaria com a exploração mineral na região se apenas fosse feita de forma adequada. Se for para explorar de qualquer jeito, então neste caso é melhor deixar a floresta intacta. E no caso de construir fazendas, prefiro que sejam apenas fazendas verticais, e não extensas fazendas de monocultura. Aliás, fazendas verticais numa floresta é melhor até para permitir um melhor controle de pragas.

Re: Riquezas minerais da Amazônia brasileira

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A floresta é, em si, uma riqueza e talvez valha mais economicamente que os minérios.
Além do dinheiro do turismo que ela atrai, garante chuvas regulares no resto do país.
Essas chuvas são importantes para a lavoura e também para o fornecimento de água para as cidades e indústrias.
Além de manter cheios os reservatórios das hidrelétricas, reduzindo o gasto de combustível com as termelétricas.

Re: Riquezas minerais da Amazônia brasileira

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Nós sabemos a importância geográfica da floresta. Ao mesmo tempo em que se existir uma maneira de extrair recursos sem afetar a floresta de maneira agressiva seria uma opção econômica viável. Seria possível ou é uma contradição nos termos extrair riqueza da floresta sem afetá-la em sua própria riqueza natural?

Re: Riquezas minerais da Amazônia brasileira

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

nuker escreveu:
Sex, 24 Dezembro 2021 - 16:50 pm
Então eu só concordaria com a exploração mineral na região se apenas fosse feita de forma adequada. Se for para explorar de qualquer jeito, então neste caso é melhor deixar a floresta intacta.
Exato. Com uma atualização na tecnologia de garimpo existiria maneiras adequadas. Muitos tabus em cima disso são ditos por ambientalistas que não entendem nada de economia.

Re: Riquezas minerais da Amazônia brasileira

Avatar do usuário
f0rest2.0
Mensagens: 45
Registrado em: Qui, 12 Maio 2022 - 16:26 pm

Mensagem por f0rest2.0 »

Responder