Embalagens e utensílios que intoxicam

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Embalagens e utensílios que intoxicam

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Esse é um post para alertar para o debate sobre o uso de materiais tóxicos à saude.

A suspeita de que embalagens pet são um caso real de intoxicação vai por conta de meu próprio caso de reiteradas vezes experimentar alterações respiratórias após usar produtos embaladas com pet, desde sucos de fruta concentrados até catchup e adoçantes. Alguém tem que ver isso!

Re: Embalagens e utensílios que intoxicam

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Nota: depois que parei com os PETs, quando passei a usar ou vidro, ou outros plásticos, quando parei de usar pet de refrigerante e depois pra estocar água gelada acabaram-se os episódios de intoxicação.

Re: Embalagens e utensílios que intoxicam

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tem silicone. Não sei se serve como substituto do plástico. Já li alguns comentários que silicones usados em espátulas, etc, não são puros tem mistura com plástico. Mas não sei.

Re: Embalagens e utensílios que intoxicam

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Alguém aí sabe de lâmpadas de led? Pois teve uma reportagem sobre lâmpada fluorescente ser tóxica por causa do mercúrio. Aí propuseram lâmpada de led como subsitituto, mais teve um comentário de que lâmpada de led faz mal pra saúde - achei isso em pesquisa no Google em alguns, mas também achei informação de que é falso (ou não é algo tão exagerado quanto alguns fazem parecer) quem alega que faz mal a saúde. Eu que não sou expert em efeitos de lâmpadas led na saúde, não sei o que pensar.
Se você já ouviu falar que lâmpada LED faz mal à saúde, você precisa ler esse post

https://www.foxlux.com.br/blog/curiosid ... al-a-saude



Lâmpadas fluorescentes estão com os dias contados por oferecerem riscos à saúde
O mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes pode causar uma série de doenças graves, incluindo problemas nos rins, no cérebro e nas funções neurológicas, principalmente em mulheres grávidas.

Com prazo final até 2025 para retirá-las do mercado, nenhuma ação significativa foi tomada até o momento para cumprir esse compromisso no Brasil. Ainda há muito a ser feito para substituir o modelo de lâmpada por outras mais seguras e sustentáveis.
@TheYah00netstar
há 7 horas

O temerário...e contraditório é que estudos revelaram que iluminações a LED podem ser imenso prejudicial a saúde...Então o que realmente fazer...já que é a opção mais econômica disponível no mercado consumidor popular...Pois existem tecnologias avançadas que não são prejudiciais...e que requerem mínima manutenção...porém...de custo elevado na sua instalação...sendo mais apropriado as construções de alto padrão...São equipamentos coletores de luz do dia...que através de túneis de espelhos...armazenam a claridade...iluminando a residência quando necessário...


youtu.be/H8EKbW_uVDU

Re: Embalagens e utensílios que intoxicam

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 03 Julho 2023 - 17:48 pm
Alguém aí sabe de lâmpadas de led? Pois teve uma reportagem sobre lâmpada fluorescente ser tóxica por causa do mercúrio. Aí propuseram lâmpada de led como subsitituto, mais teve um comentário de que lâmpada de led faz mal pra saúde - achei isso em pesquisa no Google em alguns, mas também achei informação de que é falso (ou não é algo tão exagerado quanto alguns fazem parecer) quem alega que faz mal a saúde. Eu que não sou expert em efeitos de lâmpadas led na saúde, não sei o que pensar.
Se você já ouviu falar que lâmpada LED faz mal à saúde, você precisa ler esse post

https://www.foxlux.com.br/blog/curiosid ... al-a-saude



Lâmpadas fluorescentes estão com os dias contados por oferecerem riscos à saúde
O mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes pode causar uma série de doenças graves, incluindo problemas nos rins, no cérebro e nas funções neurológicas, principalmente em mulheres grávidas.

Com prazo final até 2025 para retirá-las do mercado, nenhuma ação significativa foi tomada até o momento para cumprir esse compromisso no Brasil. Ainda há muito a ser feito para substituir o modelo de lâmpada por outras mais seguras e sustentáveis.
@TheYah00netstar
há 7 horas

O temerário...e contraditório é que estudos revelaram que iluminações a LED podem ser imenso prejudicial a saúde...Então o que realmente fazer...já que é a opção mais econômica disponível no mercado consumidor popular...Pois existem tecnologias avançadas que não são prejudiciais...e que requerem mínima manutenção...porém...de custo elevado na sua instalação...sendo mais apropriado as construções de alto padrão...São equipamentos coletores de luz do dia...que através de túneis de espelhos...armazenam a claridade...iluminando a residência quando necessário...


youtu.be/H8EKbW_uVDU
Se a luz azulada faz mal, a solução é usar lâmpada LED amarelada, que simula a incandescente.

Quando ao mercúrio da fluorescente, só fará mal se a pessoa quebrar a lâmpada e entrar em contacto com o material interno.
Responder