Manter ou resgatar linha/número de telefone expirado

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Manter ou resgatar linha/número de telefone expirado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4545
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

OBS: Não achei a seção mais apropriada pra esse tópico e pus nesse aqui mesmo.


Aguém aí sabe algum meio legal de como manter ou reaver um linha/número de telefone, mesmo depois de perdida devido a não recarregar saldos (por esquecimento ooutro motivo)?
Andei vendo informação num site ou outro mas queria também saber de experiência pessoal com esse problema, se conseguiu ou não manter ou resgatar a linha/número.


Desde que serviços como Gmail, Yahoo, etc, passaram a usar envio de código de SMS como um fator dfe autenticação extra além de login e senha. Mas é um problema quando alguém tem várias contas (ou até mesmo uma conta) de email, etc, em que mantém certa linha/número já expirada (podendo ter sido cancelado ou passado pra outra, o que pode ser outro pronlema) como telefone de confirmação, mas, caso ele tente mudar, o sistema (do Gmail, Yahoo, etc) acuse de alguém ter tentado entrar na sua conta, sendo que era você mesmo que tava tentando.

O caso é que se alguém mudar de provedor de internet, que vai ter um IP diferente, e os sistemas de email reportar como se fosse outra pessoa tentando entrar na conta. Então quanto se for usar código de confirmação via SMS, pode ir pra outra pessoa (se a linha já tiver sido transferida) ou perdida (se já foi cancelada). E, mesmo que recadastrar um número novo pra recuperação de conta de email, o sistema rejeita, mesmo tendo enviado SMS com código pra esse número novo (não entendo então porque eles dá essa opção de cadastrar novo telefone pra recuperação); foi o que aconteceu com uma das minhas conta de email.

Bem que número de telefone poderia ser que nem RG, CPF, etc, ou algo que fosse intransferível. Ia evitar muitos problemas.

Re: Manter ou resgatar linha/número de telefone expirado

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Se quiser reaver, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora. Com certeza vai precisar, no mínimo, de um pós-pago para reaver.
Se não conseguir acesso aos serviços que você utiliza nem mudar as ancoragens de confirmação, vai precisar enviar um contato com seus documentos para o provedor.

Re: Manter ou resgatar linha/número de telefone expirado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4545
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

f0rest escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 16:24 pm
Se quiser reaver, o primeiro passo é entrar em contato com a operadora. Com certeza vai precisar, no mínimo, de um pós-pago para reaver.
Se não conseguir acesso aos serviços que você utiliza nem mudar as ancoragens de confirmação, vai precisar enviar um contato com seus documentos para o provedor.
Esqueci de mencionar que me referi a pré-pago também.

Talvez fosse melhor a Anatel ter algum controle sobre isso, mantendo a linha pra o cliente, independente de qual operadora ele tivesse se tornado cliente. Mas isso é opinião leiga minha. Não sei se seria viável, mas foi uma idéia o que pensei por ora

Essas empresas (Google, etc) deveria ter em mente o problema de que alguém poderia esquecer de ter que ficar atualizando cadastro de linha telefônica por causa de problemas com sistemas de autenticação de usuário por SMS.

Re: Manter ou resgatar linha/número de telefone expirado

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 17:15 pm
Esqueci de mencionar que me referi a pré-pago também.
No caso, eu quis dizer que se você perdeu o número pré-pago, pode entrar em contato com a telefonia e ver se pode recuperar como pós-pago -- e em outras operadoras.
Agnoscetico escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 17:15 pm
Talvez fosse melhor a Anatel ter algum controle sobre isso, mantendo a linha pra o cliente, independente de qual operadora ele tivesse se tornado cliente. Mas isso é opinião leiga minha. Não sei se seria viável, mas foi uma idéia o que pensei por ora
Um pré-pago sem recarga recebe serviços de telefonia receptiva e pode ser usado em aplicativos, o que faz a telefonia pagar pra trabalhar. Por isso cancela.
Essas empresas (Google, etc) deveria ter em mente o problema de que alguém poderia esquecer de ter que ficar atualizando cadastro de linha telefônica por causa de problemas com sistemas de autenticação de usuário por SMS.
É preciso contatar os serviços que você não consegue mais acessar com seus antigos dados. Muito provavelmente pedirão seus documentos. Não é irreversível, mas pode levar alguns dias.

Re: Manter ou resgatar linha/número de telefone expirado

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4545
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
f0rest escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 17:54 pm
Agnoscetico escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 17:15 pm
Esqueci de mencionar que me referi a pré-pago também.
No caso, eu quis dizer que se você perdeu o número pré-pago, pode entrar em contato com a telefonia e ver se pode recuperar como pós-pago -- e em outras operadoras.
Agnoscetico escreveu:
Sex, 12 Novembro 2021 - 17:15 pm
Talvez fosse melhor a Anatel ter algum controle sobre isso, mantendo a linha pra o cliente, independente de qual operadora ele tivesse se tornado cliente. Mas isso é opinião leiga minha. Não sei se seria viável, mas foi uma idéia o que pensei por ora
Um pré-pago sem recarga recebe serviços de telefonia receptiva e pode ser usado em aplicativos, o que faz a telefonia pagar pra trabalhar. Por isso cancela.
Essas empresas (Google, etc) deveria ter em mente o problema de que alguém poderia esquecer de ter que ficar atualizando cadastro de linha telefônica por causa de problemas com sistemas de autenticação de usuário por SMS.
É preciso contatar os serviços que você não consegue mais acessar com seus antigos dados. Muito provavelmente pedirão seus documentos. Não é irreversível, mas pode levar alguns dias.
Ok. Vou ver se consigo isso.
Responder