Poluição (ar, solo e água)

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Árvores descontaminam solos poluídos


youtu.be/AoUNihA__Ls

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

A bactéria que “come” garrafas PEThttps://revistapesquisa.fapesp.br/a-bac ... rafas-pet/

"Uma nova espécie de bactéria, denominada Ideonella sakaiensis, pode quebrar as moléculas e digerir plásticos do tipo poli (tereftalato de etileno), conhecido como PET, material utilizado em garrafas de refrigerantes e água (Science, 13 de março). Um filme fino do plástico, de 60 microgramas, foi degradado em seis semanas pelo microrganismo, que foi descoberto pelo grupo de Kohei Oda, do Instituto de Tecnologia de Kioto, no Japão. A bactéria utiliza duas enzimas, a petase e a metase, para degradar e processar o PET. Foi necessário ir a campo para descobrir a bactéria. Primeiro, os cientistas coletaram em um centro de reciclagem 250 garrafas PET com todo tipo de resíduo, como água, lama e sedimentos do solo. Em seguida, no meio desse material, identificaram vários microrganismos, entre os quais a Ideonella sakaiensis. O descarte de artefatos de PET é um grande problema ambiental. Apenas em 2013 foram produzidas cerca de 56 milhões de toneladas do plástico em todo o mundo. Oda esteve no Brasil, em 2007, em visita financiada pela FAPESP, a convite de Luiz Juliano Neto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele veio estudar bactérias presentes nas fezes de animais que pudessem ter uso industrial, principalmente na decomposição de PET, e também para participar de pesquisas sobre enzimas proteolíticas, que ajudam a degradar proteínas (ver Pesquisa FAPESP nº 142)."
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Hipatia escreveu:
Seg, 28 Junho 2021 - 14:19 pm
A bactéria que “come” garrafas PEThttps://revistapesquisa.fapesp.br/a-bac ... rafas-pet/

"Uma nova espécie de bactéria, denominada Ideonella sakaiensis, pode quebrar as moléculas e digerir plásticos do tipo poli (tereftalato de etileno), conhecido como PET, material utilizado em garrafas de refrigerantes e água (Science, 13 de março). Um filme fino do plástico, de 60 microgramas, foi degradado em seis semanas pelo microrganismo, que foi descoberto pelo grupo de Kohei Oda, do Instituto de Tecnologia de Kioto, no Japão. A bactéria utiliza duas enzimas, a petase e a metase, para degradar e processar o PET. Foi necessário ir a campo para descobrir a bactéria. Primeiro, os cientistas coletaram em um centro de reciclagem 250 garrafas PET com todo tipo de resíduo, como água, lama e sedimentos do solo. Em seguida, no meio desse material, identificaram vários microrganismos, entre os quais a Ideonella sakaiensis. O descarte de artefatos de PET é um grande problema ambiental. Apenas em 2013 foram produzidas cerca de 56 milhões de toneladas do plástico em todo o mundo. Oda esteve no Brasil, em 2007, em visita financiada pela FAPESP, a convite de Luiz Juliano Neto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele veio estudar bactérias presentes nas fezes de animais que pudessem ter uso industrial, principalmente na decomposição de PET, e também para participar de pesquisas sobre enzimas proteolíticas, que ajudam a degradar proteínas (ver Pesquisa FAPESP nº 142)."
Há algumas décadas, li um livro sobre um futuro em que uma bactéria, criada para consumir o petróleo derramado nos mares, acabou consumindo todo o petróleo disponível no planeta.
E a civilização acabou.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Bom, com o ritmo atual de 60 microgramas em 6 semanas, deve demorar algum tempo para consumir todo o plástico de planeta... ;)
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Hipatia escreveu:
Seg, 28 Junho 2021 - 14:19 pm
A bactéria que “come” garrafas PEThttps://revistapesquisa.fapesp.br/a-bac ... rafas-pet/

"Uma nova espécie de bactéria, denominada Ideonella sakaiensis, pode quebrar as moléculas e digerir plásticos do tipo poli (tereftalato de etileno), conhecido como PET, material utilizado em garrafas de refrigerantes e água (Science, 13 de março). Um filme fino do plástico, de 60 microgramas, foi degradado em seis semanas pelo microrganismo, que foi descoberto pelo grupo de Kohei Oda, do Instituto de Tecnologia de Kioto, no Japão. A bactéria utiliza duas enzimas, a petase e a metase, para degradar e processar o PET. Foi necessário ir a campo para descobrir a bactéria. Primeiro, os cientistas coletaram em um centro de reciclagem 250 garrafas PET com todo tipo de resíduo, como água, lama e sedimentos do solo. Em seguida, no meio desse material, identificaram vários microrganismos, entre os quais a Ideonella sakaiensis. O descarte de artefatos de PET é um grande problema ambiental. Apenas em 2013 foram produzidas cerca de 56 milhões de toneladas do plástico em todo o mundo. Oda esteve no Brasil, em 2007, em visita financiada pela FAPESP, a convite de Luiz Juliano Neto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele veio estudar bactérias presentes nas fezes de animais que pudessem ter uso industrial, principalmente na decomposição de PET, e também para participar de pesquisas sobre enzimas proteolíticas, que ajudam a degradar proteínas (ver Pesquisa FAPESP nº 142)."
Eu tinha ouvido falar sobre uma bactéria chamdo de biossoma (ou algo assim) no filme "Fantasmas" (1998), mas acho que naquela época era só sci-fi mas achava que já existia isso.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Toneladas de peixes mortos dão à costa no rio Oder


youtu.be/17PvuhxMn2g

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 17 Agosto 2022 - 00:25 am
Toneladas de peixes mortos dão à costa no rio Oder
Parece que foi um produto químico despejado pela Polônia.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 17 Agosto 2022 - 07:43 am
Agnoscetico escreveu:
Qua, 17 Agosto 2022 - 00:25 am
Toneladas de peixes mortos dão à costa no rio Oder
Parece que foi um produto químico despejado pela Polônia.
É mas até a época de notícia parece que ainda tavam investigando.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Letónia e a Lituânia colaboram na luta contra a poluição do mar Báltico


youtu.be/CH6VI8styX4

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Panela antiaderente: um único arranhão pode liberar milhões de partículas tóxicas, diz estudo
Os chamados de ‘produtos químicos para sempre’ são associados a vários tipos de câncer, autismo e infertilidade

https://oglobo.globo.com/saude/medicina ... tudo.ghtml
O conhecimento do mal que plásticos estão fazendo enquanto se espalham por todos os biomas e organismos está ficando cada vez mais robusto.

Há uns dois anos que eu abandonei panelas "anti-aderentes" e utensílios de silicone. Tenho usado só panelas de ferro e utensílios de madeira para cozinhar, e tenho gostado bastante.

Sabendo usar, são bem fáceis de limpar, esquentam rápido, vão ao forno também, não tem frescura, e se soltar alguma coisa, é ferro só.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Titoff escreveu:
Ter, 15 Novembro 2022 - 16:50 pm
e utensílios de silicone.
Mas, utensílio de silicone seria cancerígeno como plástico é também?

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Ter, 15 Novembro 2022 - 16:50 pm
Panela antiaderente: um único arranhão pode liberar milhões de partículas tóxicas, diz estudo
Os chamados de ‘produtos químicos para sempre’ são associados a vários tipos de câncer, autismo e infertilidade

https://oglobo.globo.com/saude/medicina ... tudo.ghtml
O conhecimento do mal que plásticos estão fazendo enquanto se espalham por todos os biomas e organismos está ficando cada vez mais robusto.

Há uns dois anos que eu abandonei panelas "anti-aderentes" e utensílios de silicone. Tenho usado só panelas de ferro e utensílios de madeira para cozinhar, e tenho gostado bastante.

Sabendo usar, são bem fáceis de limpar, esquentam rápido, vão ao forno também, não tem frescura, e se soltar alguma coisa, é ferro só.
O ferro, ao contrário do alumínio ou cobre, não conduz bem o calor, o que faz com que ele fique concentrado no fundo e queime a comida se o fogo estiver alto. Tem que saber usar, ou seja, quando ferver, baixar bem o fogo. Foi por isso que aquelas panelas de vidro saíram do mercado: o povo usava errado e queimava tudo.

Imagem

Algumas panelas são de cobre, mas com uma fina camada de ferro para evitar este problema.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 16 Novembro 2022 - 00:26 am
Titoff escreveu:
Ter, 15 Novembro 2022 - 16:50 pm
e utensílios de silicone.
Mas, utensílio de silicone seria cancerígeno como plástico é também?
Não que eu saiba, mas teflon já foi considerado tranquilo também...

Eu via minhas espátulas de silicone ficando mais finas ou faltando pedacinhos com o tempo. "Para onde está indo isso?," pensei.

Então, por via das dúvidas, passei a cozinhar que nem a tia nastácia.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 16 Novembro 2022 - 08:27 am
Titoff escreveu:
Ter, 15 Novembro 2022 - 16:50 pm
Panela antiaderente: um único arranhão pode liberar milhões de partículas tóxicas, diz estudo
Os chamados de ‘produtos químicos para sempre’ são associados a vários tipos de câncer, autismo e infertilidade

https://oglobo.globo.com/saude/medicina ... tudo.ghtml
O conhecimento do mal que plásticos estão fazendo enquanto se espalham por todos os biomas e organismos está ficando cada vez mais robusto.

Há uns dois anos que eu abandonei panelas "anti-aderentes" e utensílios de silicone. Tenho usado só panelas de ferro e utensílios de madeira para cozinhar, e tenho gostado bastante.

Sabendo usar, são bem fáceis de limpar, esquentam rápido, vão ao forno também, não tem frescura, e se soltar alguma coisa, é ferro só.
O ferro, ao contrário do alumínio ou cobre, não conduz bem o calor, o que faz com que ele fique concentrado no fundo e queime a comida se o fogo estiver alto. Tem que saber usar, ou seja, quando ferver, baixar bem o fogo. Foi por isso que aquelas panelas de vidro saíram do mercado: o povo usava errado e queimava tudo.

Imagem

Algumas panelas são de cobre, mas com uma fina camada de ferro para evitar este problema.
Nem tinha me tocado na física do ferro, mas, sim, queimei umas comidas no início. Tem que ser em fogo mais baixo que panelas "comuns." Mas depois, não tem mistério! E vai fo fogão para o forno, e volta pro fogão, sem frescura.

Mas essas panelas pirex foram puxadas da memória agora! Meus primos usavam essas décadas atrás.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Qua, 16 Novembro 2022 - 17:35 pm
as essas panelas pirex foram puxadas da memória agora! Meus primos usavam essas décadas atrás.
Ainda uso. Gosto de ver o que está acontecendo dentro da panela sem ter que destampar. Também economizam gás porque dá para baixar bem o fogo, já que não se perde tanto calor pelas laterais.

Aliás, ganhei várias do pessoal que desistiu delas.

Nota: panelas de alumínio deixam a comida com gosto ruim. Para comprovar, basta ferver água numa panela de alumínio e numa diferente e comparar o gosto. O ideal é deixar o alumínio ficar preto com a oxidação. Fica feio, mas é mais saudável.

Re: Poluição (ar, solo e água)

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Mas ai o oxido de Aluminio poderia ser liberado nos alimentos tal qual o teflon.
Aqui usamos panelas de aço inox.
Mas tambem temos umas 3 com anti-aderente.

Talvez as unicas seguras sejam as de pyrex, aço ou ferro e sem nenhuma camada de anti-aderente ou outra coisa

No nivel microscópico sempre deve haver alguma transferência (devo estar vendo muito CSI).
Acho que usar recipientes e copos de plástico deve ser ruim até mesmo quando nao se aquece o recipiente.
So o atrito de talheres com a peça ja liberaria particulas.

E va saber qual o efeito cumulativo disso no corpo após anos ou decadas.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Ter, 22 Novembro 2022 - 04:21 am
Mas ai o oxido de Aluminio poderia ser liberado nos alimentos tal qual o teflon.
Aqui usamos panelas de aço inox.
Mas tambem temos umas 3 com anti-aderente.

Talvez as unicas seguras sejam as de pyrex, aço ou ferro e sem nenhuma camada de anti-aderente ou outra coisa

No nivel microscópico sempre deve haver alguma transferência (devo estar vendo muito CSI).
Acho que usar recipientes e copos de plástico deve ser ruim até mesmo quando nao se aquece o recipiente.
So o atrito de talheres com a peça ja liberaria particulas.

E va saber qual o efeito cumulativo disso no corpo após anos ou decadas.
Pelo que percebi, o óxido de alumínio não se desprende. Pelo contrário, a panela vai ficando cada vez mais escura.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O que estamos fazendo com o mar é absurdo

youtu.be/vKALPSF7tbc

Metilmercúrio e microplásticos no faz mal. Poluição sonora na água, pode causar hemorragia em peixes a km's de distâncias.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sáb, 26 Novembro 2022 - 14:10 pm
Metilmercúrio e microplásticos no faz mal. Poluição sonora na água, pode causar hemorragia em peixes a km's de distâncias.
A água resultante da lavagem de roupa está cheia, não só de produtos químicos, mas também de microplásticos que se desprendem.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Titoff escreveu:
Qua, 16 Novembro 2022 - 17:32 pm
Agnoscetico escreveu:
Qua, 16 Novembro 2022 - 00:26 am
Titoff escreveu:
Ter, 15 Novembro 2022 - 16:50 pm
e utensílios de silicone.
Mas, utensílio de silicone seria cancerígeno como plástico é também?
Não que eu saiba, mas teflon já foi considerado tranquilo também...

Eu via minhas espátulas de silicone ficando mais finas ou faltando pedacinhos com o tempo. "Para onde está indo isso?," pensei.

Então, por via das dúvidas, passei a cozinhar que nem a tia nastácia.
Uma questão me veio: Mesmo que tente se livrar de plásticos, teflon, etc, se se consume água que vem passando por canos de plásticos e torneiras, que muitas vezes passam água quente, que podem dissolver alguma camada de material do plástico que vai ser carregado pela água. Então, nesse caso ia adiantar ter algum filtro?

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

o Perigo Invisível do PLÁSTICO que a Ciência ACABOU DE DESCOBRIR

youtu.be/H7-F6vowoZQ

Microplásticos são ubíquos agora.
Tanto plástico que eles estão acumulando nas rochas de período geológico que indicarão no futuro como foi o antropoceno.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Como se livrar do plástico a essa altura? Eu já penso no uso do silicone (que derivado basicamente de areia) desde os anos 2000, mas não sei se silicone é menos danoso pra saúde e meio-ambiente do que o plástico tradicional, já que desconheço se os silicones com textura plástica são só areia transformada ou se tem adição de produtos cancerígenos, tóxicos, etc.

E falando nisso...

Cadeias de comida rápida resistem a acabar com embalagens de uso único
A Comissão Europeia quwe proibir embalagens descartáveis até 2030, incluindo as usadas por este tipo de restauração para servir a comida.

youtu.be/RDBi2_f2ZJI

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Como escapar da poluição por microplásticos no ar, terra e águas?

o Perigo Invisível do PLÁSTICO que a Ciência ACABOU DE DESCOBRIR


youtu.be/H7-F6vowoZQ


(...)

PRODUTO de LIMPEZA COMUM AUMENTA 500% o RISCO de DOENÇA DE PARKINSON | Saiba se VOCÊ está em RISCO!


youtu.be/d3rZ6gz1cp8

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O problema do microplástico está indo de mal a pior. Está até no corpo humano.

A Reciclagem de Plástico Não Funciona

youtu.be/nYOeMLtSj-8

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sex, 28 Abril 2023 - 21:27 pm
O problema do microplástico está indo de mal a pior. Está até no corpo humano.
Lavar roupa gera micro-plástico. A não ser que seja de algodão ou linho.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Nos arredores da cidade francesa de Lyon, a fábrica da Arkema é acusada de largar químicos PFAS no ambiente circundante
A difícil batalha contra os "poluentes eternos"


youtu.be/a3f4cSUCIVA

Re: Poluição (ar, solo e água)

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

🚢 SAIBA o que acontece POR TRÁS do LUXUOSO mundo dos CRUZEIROS‼️

youtu.be/PtjryacLNhI

Produz muita poluição e conseguem driblar leis ambientais por estar em território de outro país ou em alto-mar, em área que pertence a país nenhum. Frequentemente, o cruzeiro é registrado em país distante sem leis ambientais. As leis dos países envolvidos nas viagens deveriam ser aplicadas também.

A solução torna o cruzeiro mais caro do que já é...

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Sáb, 16 Setembro 2023 - 14:09 pm
🚢 SAIBA o que acontece POR TRÁS do LUXUOSO mundo dos CRUZEIROS‼️

youtu.be/PtjryacLNhI

Produz muita poluição e conseguem driblar leis ambientais por estar em território de outro país ou em alto-mar, em área que pertence a país nenhum. Frequentemente, o cruzeiro é registrado em país distante sem leis ambientais. As leis dos países envolvidos nas viagens deveriam ser aplicadas também.

A solução torna o cruzeiro mais caro do que já é...
Se tivesse um órgão internacional de defesa ambiental em águas internacionais, como uma ONU do oceano ou algo assim, TALVEZ amenizasse esse problema.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A assustadora descoberta sobre a infestação de microplástico no planeta

youtu.be/pZkDkBrMr5U

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qui, 05 Outubro 2023 - 21:36 pm
A assustadora descoberta sobre a infestação de microplástico no planeta

youtu.be/pZkDkBrMr5U
Sim, estamos. Comendo, bebendo, respirando.
Nossas roupas soltam micropartículas no ar que respiramos e elas se depositam em nosso pulmão.
Ao lavá-las, a água leva um monte de micropartículas para o meio ambiente.
Tudo isto acaba nos animais e vegetais que comemos.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Brasil despeja 3,44 milhões de toneladas de plástico nos oceanos

Há acumulado nas águas de 86 a 150 milhões de toneladas desses lixos plásticos, que podem demorar séculos para a decomposição

Por Estella Abreu, editado por Lucas Soares 16/10/2023


Imagem
(Imagem: Larina Marina/iStock)

O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos oceanos todos os anos, segundo um estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

O que você precisa entender:

O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de lixo plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Segundo um estudo do Blue Keepers, há acumulado nas águas de 86 a 150 milhões de toneladas desses resíduos.
Em março, a ONU aprovou um acordo para a criação de um tratado global da poluição por plástico.
No entanto, o problema continua crescendo na escala local e global, sendo necessário adotar diversas medidas.

O estudo aponta que há acumulado nas águas de 86 a 150 milhões de toneladas desses resíduos, em inúmeros formatos, composições, tamanhos, que podem demorar séculos para a decomposição.

“A poluição por plásticos aumenta os riscos à saúde humana devido à sua ingestão pelos animais marinhos e à liberação de substâncias químicas que se acumulam nas cadeias alimentares”, explica a professora Sylmara Dias, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.
Plástico e materiais sólidos

Além dos plásticos, o lixo marinho é composto de materiais sólidos fabricados, utilizados e descartados no ambiente marinho. Nesse quesito, fazem parte materiais plásticos, metais, madeiras, borrachas, vidros e tecidos, que não são biodegradáveis e que, têm um impacto negativo na qualidade do oceano.

Segundo a professora, cerca de 80% do lixo despejado no oceano vem de atividades realizadas em terra, como, por exemplo, em indústrias, residências ou espaços públicos como ruas e praças. Já o restante é natural de atividades realizadas no mar, como a pesca e o transporte marítimo.
https://olhardigital.com.br/2023/10/16/ ... s-oceanos/

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Com a falta de abelhas, as flores estão se voltando para a autofecundação.
Com isto, flores grandes, com muito néctar, se tornam desnecessárias. Flores pequenas e com pouco néctar gastam menos recursos das plantas.
Por não precisar esperar pelos insetos e devido ao aquecimento global, elas também murcham mais rápido.

A autofecundação diminui a variedade genética e a capacidade de resistir a doenças, predadores e mudanças climáticas, o que pode levá-las à extinção.
O desaparecimento das abelhas pode acabar com a produção de mel.

Algumas flores, entretanto, estão fazendo o contrário e se tornando maiores numa tentativa de ficarem mais visíveis aos insetos.

O texto é longo. Segue o link:
https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e- ... enda.ghtml

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 05 Janeiro 2024 - 14:56 pm
Com a falta de abelhas, as flores estão se voltando para a autofecundação.
Com isto, flores grandes, com muito néctar, se tornam desnecessárias. Flores pequenas e com pouco néctar gastam menos recursos das plantas.
Por não precisar esperar pelos insetos e devido ao aquecimento global, elas também murcham mais rápido.

A autofecundação diminui a variedade genética e a capacidade de resistir a doenças, predadores e mudanças climáticas, o que pode levá-las à extinção.
O desaparecimento das abelhas pode acabar com a produção de mel.

Algumas flores, entretanto, estão fazendo o contrário e se tornando maiores numa tentativa de ficarem mais visíveis aos insetos.

O texto é longo. Segue o link:
https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e- ... enda.ghtml
Uma coisa que já pensei faz um tempo: Se for o jeito, o ser humano vai ter que fazer papel das abelhas em levar pólen de uma flor pra outra.

Re: Poluição (ar, solo e água)

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O Problema DESCONHECIDO de uma SIMPLES CALÇA JEANS

youtu.be/7IRtTh_X_DY

A indústria da moda é a segunda maior poluidora. Roupas baratas são descartadas rápido e geram mais lixo. Elas também tem impacto ambiental na produção. As empresas lucram com essa troca constante.

O problema é que nunca sabemos se um marketing é greenwashing ou não, mas geralmente é. Se a empresa põe no marketing ecológico junto com ESG ou esquerdismo, poderá causar a repulsa de muita gente. A solução só pode que vir de forma autoritária de um governo honesto.
Responder