Pergunte a um esquizofrênico

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Bem vindo ao Clube!!! Obrigado pela iniciativa para esclarecer esse transtorno utilizando a sua experiência pessoal. Será de enorme valia para todos.

Acho que talvez você possa iniciar descrevendo o seu caso, sintomas e tratamento. Lembre que essas informações serão públicas na internet e que será necessário cuidado da sua parte em relação aos detalhes que possam envolver a sua privacidade e de outras pessoas.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 14:08 pm
Bem vindo ao Clube!!! Obrigado pela iniciativa para esclarecer esse transtorno utilizando a sua experiência pessoal. Será de enorme valia para todos.

Acho que talvez você possa iniciar descrevendo o seu caso, sintomas e tratamento. Lembre que essas informações serão públicas na internet e que será necessário cuidado da sua parte em relação aos detalhes que possam envolver a sua privacidade e de outras pessoas.
Obrigado pelas boas-vindas. Respondendo à sua pergunta: meu primeiro surto psicótico foi lá pelos meus 19/20 anos de idade, naquela época acho que meu psiquiatra pensava que eu não tinha esquizofrenia, acho que a opinião dele era que se tratou somente de um surto psicótico episódico, mas alguns anos depois acabei tendo mais surtos e fui diagnosticado com esquizofrenia. Sobre os meus sintomas, são basicamente parte dos grupos de sintomas chamados de sintomas "positivos", que consistem basicamente em delírios e alucinações, porém, nunca apresentei muitas alucinações, meus sintomas são mais delírios mesmo (de grandeza e persecutórios). Quanto ao tratamento, faço uso diário de antipsicóticos e me encontro estável há muitos anos, tenho uma vida normal, trabalho e estudo. Também pratico atividade física, coisa que é muito importante para nós que temos transtorno mentais.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Eu tinha um amigo que sofria de esquizofrenia. Na maior parte do tempo era bem mais normal que eu.

Você poderia pelo menos dizer de que estado do Brasil você é?

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 14:53 pm
Eu tinha um amigo que sofria de esquizofrenia. Na maior parte do tempo era bem mais normal que eu.

Você poderia pelo menos dizer de que estado do Brasil você é?
Posso falar que sou do sul do Brasil

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Esse colega era muito inteligente, tinha uma enorme habilidade esportiva e até os 18 anos não demonstrava nada que fizesse supor um diagnóstico de esquizofrenia.

Porém, mais ou menos na época do vestibular, começou a se interessar por ocultismo. Passou a ler muitos livros de Rosacruz e até frequentar as reuniões. Seu comportamento ficou diferente mas nós interpretamos como fanatismo. Não era.

No entanto eu sempre achei intrigante que a pessoa tenha plena consciência (depois de diagnosticado) de seu transtorno mental mas não consiga racionalizar o que está se passando durante um surto.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:03 pm
Esse colega era muito inteligente, tinha uma enorme habilidade esportiva e até os 18 anos não demonstrava nada que fizesse supor um diagnóstico de esquizofrenia.

Porém, mais ou menos na época do vestibular, começou a se interessar por ocultismo. Passou a ler muitos livros de Rosacruz e até frequentar as reuniões. Seu comportamento ficou diferente mas nós interpretamos como fanatismo. Não era.

No entanto eu sempre achei intrigante que a pessoa tenha plena consciência (depois de diagnosticado) de seu transtorno mental mas não consiga racionalizar o que está se passando durante um surto.
Por acaso essa mudança de comportamento foi precedida por alguma experiência estressante ou uso se substâncias psicoativas ? A tolerância ao estresse dos portadores de esquizofrenia é menor do que na população em geral ,e é muito comum uma situação estressante ser um gatilho para um surto psicótico, drogas também podem desencadear um episódio psicótico para quem já possui predisposição.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:14 pm
Pedro Reis escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:03 pm
Esse colega era muito inteligente, tinha uma enorme habilidade esportiva e até os 18 anos não demonstrava nada que fizesse supor um diagnóstico de esquizofrenia.

Porém, mais ou menos na época do vestibular, começou a se interessar por ocultismo. Passou a ler muitos livros de Rosacruz e até frequentar as reuniões. Seu comportamento ficou diferente mas nós interpretamos como fanatismo. Não era.

No entanto eu sempre achei intrigante que a pessoa tenha plena consciência (depois de diagnosticado) de seu transtorno mental mas não consiga racionalizar o que está se passando durante um surto.
Por acaso essa mudança de comportamento foi precedida por alguma experiência estressante ou uso se substâncias psicoativas ? A tolerância ao estresse dos portadores de esquizofrenia é menor do que na população em geral ,e é muito comum uma situação estressante ser um gatilho para um surto psicótico, drogas também podem desencadear um episódio psicótico para quem já possui predisposição.
Adolescência é sempre uma fase estressante. Houve também as pressões do vestibular e tudo mais que se passa internamente com uma pessoa e não sabemos.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Que tipo de alucinações? Visuais? Auditivas? Outras? Você tinha consciência de que eram alucinações? Você interagia com elas?

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm
Que tipo de alucinações? Visuais? Auditivas? Outras?
Sempre visuais, e frequentemente elas apareciam quando eu acordava de madrugada, eram geralmente aranhas gigantes escalando as paredes do meu quarto, mas também já vi pessoas na porta do meu quarto (como se fossem fantasmas) que desapareciam com rapidez .Também já tive uma alucinação recorrente onde eu via um olho na minha frente, ele sempre ficava no centro do meu campo de visão, acompanhando conforme minha cabeça e olhos mudavam de foco e direção.
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm
Você tinha consciência de que eram alucinações? Você interagia com elas?
Sim, eu tinha consciência de que eram alucinações
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm
Você interagia com elas?
Com a alucinação do olho, sim, eu conseguia influenciar a posição da íris e a dilatação das pupilas.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:43 pm
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm
Que tipo de alucinações? Visuais? Auditivas? Outras?
Sempre visuais, e frequentemente elas apareciam quando eu acordava de madrugada, eram geralmente aranhas gigantes escalando as paredes do meu quarto, mas também já vi pessoas na porta do meu quarto (como se fossem fantasmas) que desapareciam com rapidez .Também já tive uma alucinação recorrente onde eu via um olho na minha frente, ele sempre ficava no centro do meu campo de visão, acompanhando conforme minha cabeça e olhos mudavam de foco e direção.
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm
Você tinha consciência de que eram alucinações? Você interagia com elas?
Sim, eu tinha consciência de que eram alucinações
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm
Você interagia com elas?
Com a alucinação do olho, sim, eu conseguia influenciar a posição da íris e a dilatação das pupilas.
Em algum momento você buscou uma interpretação mística, ou recebeu alguma orientação desse tipo no início dessas alucinações? Você utilizou a figura de "fantasmas", lhe passou pela cabeça a possibilidade de serem "espíritos" e as aranhas alguma coisa sombria do "mundo espiritual"? Pergunto isso porque essas "coisas" também pertencem ao mundo "normal" da "mediunidade", tema que sempre aparece aqui nas nossas discussões.
Você tem religião?

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:34 pm

Em algum momento você buscou uma interpretação mística, ou recebeu alguma orientação desse tipo no início dessas alucinações? Você utilizou a figura de "fantasmas", lhe passou pela cabeça a possibilidade de serem "espíritos" e as aranhas alguma coisa sombria do "mundo espiritual"? Pergunto isso porque essas "coisas" também pertencem ao mundo "normal" da "mediunidade", tema que sempre aparece aqui nas nossas discussões.
Você tem religião?
Penso que durante o surto psicótico eu interpretava algumas coisas como "místicas" sim. Mas quando estou estável e em sã consciência, como agora por exemplo, não interpreto nada de forma mística, também nunca fui orientado por ninguém próximo a mim de que as alucinações eram de natureza sobrenatural/espiritual. Não tenho religião, apenas usei a palavra "fantasma" para auxiliar na descrição das alucinações, no sentido que elas tinham uma forma vaga e pareciam ser translúcidas ou quase transparentes.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Você tem algum problema com algum efeito colateral da medicação? Tipo sonolência, lentidão de raciocínio, etc ? Ela é de uso contínua? Você pode beber socialmente?

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 16:33 pm
Você tem algum problema com algum efeito colateral da medicação? Tipo sonolência, lentidão de raciocínio, etc ?
Não, o meu psiquiatra acertou em cheio o meu remédio, não sinto nenhum efeito colateral
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 16:33 pm
Ela é de uso contínua?
Sim, faço uso do remédio atual fazem uns 4 anos
Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 16:33 pm
Você pode beber socialmente?
Não, muito perigoso. Só posso fazer uso de substâncias psicoativas muito brandas, como cafeína (mas até com isso tenho que ter cuidado) e nicotina (porém não fumo).

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Tenho um amigo com o mesmo distúrbio que, mesmo medicado e estabilizado, desenvolveu uma fixação por alguns números que costuma identificar em placas de veículos, dinheiro, etc e também por personagens/atores parecido com o que se identifica na sintomatologia altista.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Gigaview escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 16:41 pm
Tenho um amigo com o mesmo distúrbio que, mesmo medicado e estabilizado, desenvolveu uma fixação por alguns números que costuma identificar em placas de veículos, dinheiro, etc e também por personagens/atores parecido com o que se identifica na sintomatologia altista.
Engraçado, eu tenho umas manias meio parecidas, quando eu olho um número eu sempre tento ver se ele é múltiplo de 3, em placas de carro, outdoors, número de telefone e tal.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Legal esta postagem.

Primeiramente, seja bem vindo ao fórum, e parabéns pela iniciativa. Tenho certeza que suas informações serão muito úteis para uma melhor compreensão do transtorno e até mesmo curiosidades que as pessoas (inclusive eu) normalmente tem a respeito.

Minhas dúvidas são várias, então irei dividí-las:

1. Existem outros sintomas além de alucinações e delírios?

2. Você comentou anteriormente um pouco sobre algumas experiências com alucinações, que são menos comuns. Mas em relação aos delírios, como exatamente eles ocorrem?

3. Já ocorreu de você criar memórias de coisas que não aconteceram? Como pessoas te dizendo coisas que na verdade elas não disseram, por exemplo.

4. Mesmo atualmente estando controlado, o transtorno ainda ocorre ocasionalmente? Seria de forma mais leve?

Por enquanto seria isso. Grato desde já.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Cinzu escreveu:
Qua, 21 Abril 2021 - 22:33 pm
1. Existem outros sintomas além de alucinações e delírios?
Os sintomas da esquizofrenia são divididos em três grandes grupos: positivos, negativos e cognitivos. Os sintomas ditos "positivos" são os que são mais normalmente associados ao transtorno (delírios e alucinações), se chamam "positivos" não por serem bons ou benéficos, mas porque são coisas que o portador tem que as pessoas saudáveis não tem, eu apresento basicamente só esse grupo de sintomas (que aliás são os mais fáceis de tratar). Os sintomas negativos são um pouco parecidos com os da depressão: retraimento social, anedonia (incapacidade de sentir prazer), embotamento (dificuldade ou incapacidade de sentir e expressar emoções), falta de energia e motivação, são chamados "negativos" porque são coisas que as pessoas saudáveis têm e o transtornado não tem. Os sintomas "cognitivos" são basicamente dificuldades cognitivas que resultam do dano que o surto psicótico causa nas funções cognitivas, a pessoa pode ter muita dificuldade em se concentrar, reter informação e outras coisas.
Cinzu escreveu:
Qua, 21 Abril 2021 - 22:33 pm
2. Você comentou anteriormente um pouco sobre algumas experiências com alucinações, que são menos comuns. Mas em relação aos delírios, como exatamente eles ocorrem?
Os delírios na esquizofrenia podem ser colocados em dois grandes grupos , os de grandeza e os persecutórios. Um delírio de grandeza comum é a pessoa pensar que é o "messias" ou Deus, ou que tem algum poder paranormal, é importante destacar que na minha experiência esse tipo de delírio é extremamente agradável do ponto de vista de quem o está vivendo . Os persecutórios são mais assustadores e nem um pouco agradáveis, um delírio persecutório comum é pensar que foi implantado um chip no próprio cérebro (geralmente por extraterrestres). Você me pede "como eles ocorrem", o matemático John Nash (que também sofria de esquizofrenia), quando perguntado como uma pessoa tão racional e inteligente como ele era capaz de acreditar em coisas tão absurdas ele disse "Acreditei nesses absurdos porque elas vieram a mim da mesma forma que minhas ideias matemáticas", os delírios se apresentam de forma muito convincente por algum motivo, a não ser que pessoa seja tratada com anti-psicóticos vai permanecer nos delírios
Cinzu escreveu:
Qua, 21 Abril 2021 - 22:33 pm
3. Já ocorreu de você criar memórias de coisas que não aconteceram? Como pessoas te dizendo coisas que na verdade elas não disseram, por exemplo.
Sim, em todos os surtos eu tive memórias falsas, um efeito que isso teve em mim é que sou muito mais questionador com relação à veracidade de minhas memórias, mesmo agora estando equilibrado, coisa que eu acho que todos deveriam ter, memórias falsas não são privilégio de nós que sofremos de transtornos do espectro psicótico.
Cinzu escreveu:
Qua, 21 Abril 2021 - 22:33 pm
4. Mesmo atualmente estando controlado, o transtorno ainda ocorre ocasionalmente? Seria de forma mais leve?
Tenho quadros pequenos, leves e esparsos de ansiedade, mas nada que chegue perto de um surto

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Primeiramente cumprimetá-lo pela clareza com que expõe sua experiência e, notadamente, verificar o grande conhecimento que apresenta do assunto.
Minha pergunta refere-se a um sintoma dito recorrente e persistente, que seria "ouvir vozes".
Diz-se inclusive que dos transtornos mentais a esquizofrenia é o único que apresenta este sintoma.
O que você poderia nos dizer a respeito disto?

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qui, 29 Abril 2021 - 10:56 am
Primeiramente cumprimetá-lo pela clareza com que expõe sua experiência e, notadamente, verificar o grande conhecimento que apresenta do assunto.
Minha pergunta refere-se a um sintoma dito recorrente e persistente, que seria "ouvir vozes".
Diz-se inclusive que dos transtornos mentais a esquizofrenia é o único que apresenta este sintoma.
O que você poderia nos dizer a respeito disto?
Inclusive porque há uma altíssima probabilidade de que pessoas sinceras dizendo ouvir deuses ou espíritos tenham problemas como esquizofrenia.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

JungF escreveu:
Qui, 29 Abril 2021 - 10:56 am
Primeiramente cumprimetá-lo pela clareza com que expõe sua experiência e, notadamente, verificar o grande conhecimento que apresenta do assunto.
Minha pergunta refere-se a um sintoma dito recorrente e persistente, que seria "ouvir vozes".
Diz-se inclusive que dos transtornos mentais a esquizofrenia é o único que apresenta este sintoma.
O que você poderia nos dizer a respeito disto?
Sobre "ouvir vozes", no que tange à fenomenologia do processo, a experiência de "ouvir vozes" pode se apresentar de duas formas distintas: a pessoa pode literalmente "ouvir" vozes, no sentido de que o portador do transtorno realmente ouve as vozes como eles ouvem as pessoas reais que estão a volta dele/dela, isso obviamente seria classificado como uma alucinação, de minha parte nunca ouvi vozes dessa forma. A segunda forma de "ouvir vozes" se apresenta ao portador do transtorno como um pensamento que parece não ser causado pela própria pessoa, é como se alguma outra pessoa estivesse pensando dentro da sua própria mente, penso que a psicologia classificaria esse fenômeno como um processo de dissociação, esse segundo tipo eu já vivenciei. É bom ressaltar que na maior parte do tempo o conteúdo das "vozes" é muito confuso , desconexo e caótico, não é possível delimitar uma narrativa específica e linear na maior parte do tempo. Uma curiosidade, de acordo com a literatura da psiquiatria, as vozes que as pessoas mais relatam alucinar é, em terceiro lugar, seja lá quem for que está no maior cargo do executivo no país (no nosso caso no momento seria o presidente Jair Bolsonaro), em segundo lugar o Diabo , e em primeiro lugar Deus (variando de acordo com a crença da pessoa).

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Ouvir "vozes" (como descrito acima) ou outros tipos de "sons", com algum significado ou não, é uma experiência comum. Quase todo mundo já passou por isso ou vai passar por isso.

O problema é quando as "vozes" se tornam frequentes e interferem negativamente no bem-estar, na felicidade das pessoas ou geram comportamentos desagradáveis que causam mal-estar e infelicidade a outras pessoas. Dificilmente quem escuta "vozes" e é feliz procura ajuda médica e seu comportamento que pode ser meio "amalucado" ou estranhamente "excêntrico" é tolerado pelas pessoas que não se sentem prejudicadas ou ofendidas. Esse pode ser o caso de muitos "loucos".

Cansei de ver o Profeta Gentileza ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza ) distribuindo rosas na estação das barcas em Niterói quase todos os dias de manhã bem cedo quando ia para o meu trabalho. Fora uma implicância ou outra com mulheres de mini-saia ele não era uma ameaça, pelo contrário, para muitos era até agradável ouvir daquele homem fragmentos da Palavra do Senhor. Suponho, não sei, que ele talvez tenha até conquistado uns seguidores.

Imagem

Quando morreu, as suas "profecias" pintadas sob um viaduto próximo da Rodoviário Novo-Rio foram tombadas pela prefeitura.

Imagem

E muita gente encontra sentido nas suas palavras tanto que virou até tese de mestrado.
https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/28 ... tileza.pdf

Muitas dessas pessoas felizes ouvidoras de "vozes" frequentes recebem o apoio de grupos organizados que reconhecem o "fenômeno" como um dom ou uma dávida espiritual ou divina e oferecem acolhimento e tratamento para que os ouvidores infelizes fiquem felizes ou se isso não for possível, sejam encaminhados para tratamento médico especializado porque paciência tem limite.

Em suma, o que importa é a tal da felicidade, desde que não prejudique os outros para não ser taxado de louco. :lol:


Abaixo um texto interessante:

Experiences of hearing voices: analysis of a novel phenomenological survey
https://www.thelancet.com/journals/lanp ... 1/fulltext

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Qui, 29 Abril 2021 - 20:32 pm
Cansei de ver o Profeta Gentileza ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza ) distribuindo rosas na estação das barcas em Niterói quase todos os dias de manhã bem cedo quando ia para o meu trabalho. Fora uma implicância ou outra com mulheres de mini-saia ele não era uma ameaça, pelo contrário, para muitos era até agradável ouvir daquele homem fragmentos da Palavra do Senhor. Suponho, não sei, que ele talvez tenha até conquistado uns seguidores.
Ele era muito agressivo com mulheres de saia curta, a ponto de terem que chamar a polícia em alguns casos.
Também não gostava de homens de cabelo comprido.
E achava que o Carnaval era uma orgia pecaminosa.
Mas o que ficou na memória (ou nas falsas memórias) das pessoas foi um cara simpático e gentil.

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 30 Abril 2021 - 08:35 am
Gigaview escreveu:
Qui, 29 Abril 2021 - 20:32 pm
Cansei de ver o Profeta Gentileza ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza ) distribuindo rosas na estação das barcas em Niterói quase todos os dias de manhã bem cedo quando ia para o meu trabalho. Fora uma implicância ou outra com mulheres de mini-saia ele não era uma ameaça, pelo contrário, para muitos era até agradável ouvir daquele homem fragmentos da Palavra do Senhor. Suponho, não sei, que ele talvez tenha até conquistado uns seguidores.
Ele era muito agressivo com mulheres de saia curta, a ponto de terem que chamar a polícia em alguns casos.
Também não gostava de homens de cabelo comprido.
E achava que o Carnaval era uma orgia pecaminosa.
Mas o que ficou na memória (ou nas falsas memórias) das pessoas foi um cara simpático e gentil.
Talvez as rosas que mencionei seja falsa memória...talvez esteja confundindo com outro personagem da época, não sei. :shhh: A estação das barcas atraia muita gente estranha...desde o "Beijoqueiro" até o "único homem do mundo que corria de costas"... :lol:

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Esse vídeo tem muitas informações científicas sobre esquizofrenia, recomendo


youtu.be/nEnklxGAmak

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »


youtu.be/F3Z65r0KLHU
Few people seem to worry about seeing a unicorn in a passing cumulonimbus cloud. But if you’re hearing voices in your head that are clearly not coming from someone else, that’s an issue, right? The Debrief reached out to Dr. Neil Bauman who has researched this phenomenon for decades, runs the Center for Hearing Loss Help, and has worked to help people with a variety of hearing disorders, including auditory pareidolia, and published multiple articles on the subject. It turns out that auditory pareidolia is also known in historical medical literature as apophenia or “musical ear syndrome.”
The first and most obvious question involved whether or not people experiencing the phenomenon are suffering from some sort of mental disorder. Dr. Bauman told us, “No, you are not crazy and it is not a mental condition. Rather, this is a normal phenomenon as your brain tries to come up with its best guess as to what pattern of sound it is hearing. Because these monotonous background sounds don’t have much of a distinct pattern in the first place, it is hard for it to find a good fit. However, it attempts to fit the closest pattern it already has in its memory to what you are hearing.”

Dr. Bauman went on to say, “Most of the time, it does a good job, but sometimes the closest pattern it selects isn’t close at all, but really out in left field, so to speak. Thus, you may hear a fan sound, not as a fan sound, but as some sort of music or speech or other sounds.”
Mais aqui: https://thedebrief.org/auditory-pareido ... planation/

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Adam Weishaupt
Mensagens: 33
Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por Adam Weishaupt »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Caramba, não sei como não vi esse tópico!
Seja bem-vindo e muito obrigado pela iniciativa.

A primeira pergunta que gostaria de fazer é sobre "onde" aparecem as alucinações.
Pergunto porque a maioria das pessoas são capazes de "visualizar na tela mental"
(eu, particularmente, não consigo fazer isso), mas daí me vem a inquietação:
episódios de alucinação aparecem como intrusões abruptas nessa "tela"?

Ou você os via meio à realidade "sensorial",
como se fizesse parte do mundo mesmo,
ou seja, como se não fosse algo mental?

"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."

(dem Illuminaten-Orden, 1776)

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Adam Weishaupt
Mensagens: 33
Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por Adam Weishaupt »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 14:23 pm
Obrigado pelas boas-vindas. Respondendo à sua pergunta: meu primeiro surto psicótico foi lá pelos meus 19/20 anos de idade, naquela época acho que meu psiquiatra pensava que eu não tinha esquizofrenia, acho que a opinião dele era que se tratou somente de um surto psicótico episódico, mas alguns anos depois acabei tendo mais surtos e fui diagnosticado com esquizofrenia. Sobre os meus sintomas, são basicamente parte dos grupos de sintomas chamados de sintomas "positivos", que consistem basicamente em delírios e alucinações, porém, nunca apresentei muitas alucinações, meus sintomas são mais delírios mesmo (de grandeza e persecutórios). Quanto ao tratamento, faço uso diário de antipsicóticos e me encontro estável há muitos anos, tenho uma vida normal, trabalho e estudo. Também pratico atividade física, coisa que é muito importante para nós que temos transtorno mentais.
Já chegou a acontecer de você interpretar acontecimentos contingentes como se fossem especificamente dirigidos para você?

"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."

(dem Illuminaten-Orden, 1776)

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Adam Weishaupt
Mensagens: 33
Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por Adam Weishaupt »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 15:03 pm
Esse colega era muito inteligente, tinha uma enorme habilidade esportiva e até os 18 anos não demonstrava nada que fizesse supor um diagnóstico de esquizofrenia.

Porém, mais ou menos na época do vestibular, começou a se interessar por ocultismo. Passou a ler muitos livros de Rosacruz e até frequentar as reuniões. Seu comportamento ficou diferente mas nós interpretamos como fanatismo. Não era.

No entanto eu sempre achei intrigante que a pessoa tenha plena consciência (depois de diagnosticado) de seu transtorno mental mas não consiga racionalizar o que está se passando durante um surto.
Pedro Reis, esse foi um amigo seu que certa vez você disse ter entrado para a Rosacruz Áurea?
Mas eu acho que não tem relação. Nunca tive nada disso apesar de ter me envolvido com tudo.
Puxa, por que você o deixou alienar a própria consciência e não fez nada para intervir ou ajudar?
Fosse com um amigo meu, eu faria tudo o que estivesse ao meu alcance. Alertaria ele ao máximo.

Recebeste um livro chamado EIS A ROSACRUZ E OUTRAS ILUSÕES?
É de um ex-membro de anos do Lectorium Rosicrucianum.
Seria interessante que chegasse às mãos do teu amigo.
Posso enviar para ele anonimamente, se você quiser.

Antes tarde do que nunca.
Editado pela última vez por Adam Weishaupt em Ter, 19 Abril 2022 - 14:58 pm, em um total de 1 vez.

"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."

(dem Illuminaten-Orden, 1776)

Re: Pergunte a um esquizofrênico

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Esquizofrênico "rasga dinheiro"?

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Adam Weishaupt escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 14:40 pm
Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Caramba, não sei como não vi esse tópico!
Seja bem-vindo e muito obrigado pela iniciativa.

A primeira pergunta que gostaria de fazer é sobre "onde" aparecem as alucinações.
Pergunto porque a maioria das pessoas são capazes de "visualizar na tela mental"
(eu, particularmente, não consigo fazer isso), mas daí me vem a inquietação:
episódios de alucinação aparecem como intrusões abruptas nessa "tela"?

Ou você os via meio à realidade "sensorial",
como se fizesse parte do mundo mesmo,
ou seja, como se não fosse algo mental?
Os via da mesma forma que você vê o monitor na sua frente neste momento

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Adam Weishaupt escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 14:42 pm
Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 14:23 pm
Obrigado pelas boas-vindas. Respondendo à sua pergunta: meu primeiro surto psicótico foi lá pelos meus 19/20 anos de idade, naquela época acho que meu psiquiatra pensava que eu não tinha esquizofrenia, acho que a opinião dele era que se tratou somente de um surto psicótico episódico, mas alguns anos depois acabei tendo mais surtos e fui diagnosticado com esquizofrenia. Sobre os meus sintomas, são basicamente parte dos grupos de sintomas chamados de sintomas "positivos", que consistem basicamente em delírios e alucinações, porém, nunca apresentei muitas alucinações, meus sintomas são mais delírios mesmo (de grandeza e persecutórios). Quanto ao tratamento, faço uso diário de antipsicóticos e me encontro estável há muitos anos, tenho uma vida normal, trabalho e estudo. Também pratico atividade física, coisa que é muito importante para nós que temos transtorno mentais.
Já chegou a acontecer de você interpretar acontecimentos contingentes como se fossem especificamente dirigidos para você?
Nos meus delírios de perseguição pensava que várias pessoas que via na rua estavam querendo me matar. Você provavelmente se refere a coisas do tipo pensar que a televisão estava falando comigo, esse tipo de coisa nunca me ocorreu eu acho

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Adam Weishaupt
Mensagens: 33
Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por Adam Weishaupt »

Doido legal escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 15:04 pm
Adam Weishaupt escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 14:40 pm
Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Caramba, não sei como não vi esse tópico!
Seja bem-vindo e muito obrigado pela iniciativa.

A primeira pergunta que gostaria de fazer é sobre "onde" aparecem as alucinações.
Pergunto porque a maioria das pessoas são capazes de "visualizar na tela mental"
(eu, particularmente, não consigo fazer isso), mas daí me vem a inquietação:
episódios de alucinação aparecem como intrusões abruptas nessa "tela"?

Ou você os via meio à realidade "sensorial",
como se fizesse parte do mundo mesmo,
ou seja, como se não fosse algo mental?
Os via da mesma forma que você vê o monitor na sua frente neste momento
Caramba! E você conseguia manipular essas imagens?
Ou elas invadiam abruptamente seu campo de percepção?
Elas respondiam interativamente aos pensamentos que tinha?
Já aconteceu de tentar rezar ou mentalizar para que parassem?

"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."

(dem Illuminaten-Orden, 1776)

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

O organoléptico escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 14:56 pm
Esquizofrênico "rasga dinheiro"?
Nos surtos acho que já rasguei uma nota de 5 ou 2 reais se não me engano

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Adam Weishaupt escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 15:06 pm
Doido legal escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 15:04 pm
Adam Weishaupt escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 14:40 pm
Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Caramba, não sei como não vi esse tópico!
Seja bem-vindo e muito obrigado pela iniciativa.

A primeira pergunta que gostaria de fazer é sobre "onde" aparecem as alucinações.
Pergunto porque a maioria das pessoas são capazes de "visualizar na tela mental"
(eu, particularmente, não consigo fazer isso), mas daí me vem a inquietação:
episódios de alucinação aparecem como intrusões abruptas nessa "tela"?

Ou você os via meio à realidade "sensorial",
como se fizesse parte do mundo mesmo,
ou seja, como se não fosse algo mental?
Os via da mesma forma que você vê o monitor na sua frente neste momento
Caramba! E você conseguia manipular essas imagens?
Ou elas invadiam abruptamente seu campo de percepção?
Elas respondiam interativamente aos pensamentos que tinha?
Já aconteceu de tentar rezar ou mentalizar para que parassem?
A única imagem que eu conseguia "manipular" era a alucinação do olho, eu não conseguia fazer ela aparecer, mas podia meio que "empurrar" ela em certa direção digamos, como fazer a pupila dilatar e fazer o olho se mover para cima , para baixo , para os lados e fazê-lo girar. Não mentalizava para parar pois não me assustava com elas

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Adam Weishaupt
Mensagens: 33
Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por Adam Weishaupt »

Que interessante! E o que acontecia se você tentasse uma interação?
Por exemplo, perguntar algo para uma voz ou olhar para uma imagem?
Respondiam? Reagiam? Com coerência? Sem coerência? Ou desapareciam?

"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."

(dem Illuminaten-Orden, 1776)

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Adam Weishaupt escreveu:
Ter, 19 Abril 2022 - 15:25 pm
Que interessante! E o que acontecia se você tentasse uma interação?
Por exemplo, perguntar algo para uma voz ou olhar para uma imagem?
Respondiam? Reagiam? Com coerência? Sem coerência? Ou desapareciam?
Eu nunca alucinei vozes nem algo que poderia interagir comigo dessa forma

Sobre as imagens....as aranhas pareciam ter medo de mim

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Vou relatar uma experiência um pouco estranha que eu tenho às vezes. Só para ressaltar que em momento algum estou atribuindo existência objetiva a essa experiência, é só uma experiência. Bom, às vezes, quando estou meditando e entro em um estado relativamente relaxado, sinto como se fosse um "fluido" sutil ao redor da minha cabeça, eu consigo fazer esse suposto fluido pulsar e oscilar se eu quiser. Eu adoraria entrar em uma máquina de imagem cerebral pra ver o que acontece com o meu cérebro quando sinto isso. Penso que alguém que tivesse alguma crença espiritualista/mística atribuiria essa experiência à tal da suposta "aura".

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Doido legal escreveu:
Qui, 21 Abril 2022 - 19:18 pm
Vou relatar uma experiência um pouco estranha que eu tenho às vezes. Só para ressaltar que em momento algum estou atribuindo existência objetiva a essa experiência, é só uma experiência. Bom, às vezes, quando estou meditando e entro em um estado relativamente relaxado, sinto como se fosse um "fluido" sutil ao redor da minha cabeça, eu consigo fazer esse suposto fluido pulsar e oscilar se eu quiser. Eu adoraria entrar em uma máquina de imagem cerebral pra ver o que acontece com o meu cérebro quando sinto isso. Penso que alguém que tivesse alguma crença espiritualista/mística atribuiria essa experiência à tal da suposta "aura".
Olá, Doidim...espero que este texto ajude...

http://objdig.ufrj.br/52/teses/840008.pdf
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Doido legal escreveu:
Qui, 21 Abril 2022 - 19:18 pm
Penso que alguém que tivesse alguma crença espiritualista/mística atribuiria essa experiência à tal da suposta "aura".
Não exatamente; para os místicos, a "aura" seria uma espécie de "assinatura" de "bioluminescência" que emana do corpo e entrega a sua índole entre outras coisas, já essa sensação de uma "coroa" fluida dever-se-ia à uma "expansão" dos impulsos elétricos cerebrais formando uma espécie de "rede" a fim de "captar a essência" do Universo...

(Perdoem o excesso de aspas, o assunto é muito espinhoso..."
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Só pra adicionar um pouco de risos e bom humor ao assunto. Esse aqui é um relato de um surto psicótico de um rapaz chamado Igor, ele tem um canal no youtube onde fala sobre vários assuntos, inclusive sobre seu transtorno mental. Nesse vídeo ele narra um pouco do surto psicótico que ele teve lá em Boston enquanto morava lá, acho que vocês vão achar divertido




youtu.be/Zp9im9TbPvY

Re: Pergunte a um esquizofrênico

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Doido legal escreveu:
Dom, 28 Março 2021 - 12:58 pm
Olá, pessoal do clube ceticismo, sou portador de esquizofrenia e estou disposto neste post a responder quaisquer perguntas que vocês tenham sobre esse transtorno, como é a minha experiência com ele , como essa doença afeta a minha vida, quaisquer outras perguntas correlatas ou perguntas sobre a minha vida em geral mesmo , só não me façam perguntas muito pessoais (nome, cidade etc) pois não quero me identificar. O meu objetivo com esse post é levar um pouco de informação sobre esse transtorno mental para os usuários e visitantes desse fórum, já que a informação e a educação são coisas muito importantes para ajudar a dissolver o estigma e o preconceito. Enfim. Podem perguntar! :)
Bem vindo! Eu tenho interesse sobre esse tipo de assunto. Eu tenho uma hipótese. As alucinações seriam como se você estivesse sonhando, só que acordado. Se não me engano já vi em algum lugar alguém falando que quando sonhamos, o cérebro libera um pouco da mesma substância que há no LSD para gerar os sonhos. Pode ser que durante uma alucinação, o teu cérebro esteja liberando seja esta substância ou algum neurotransmissor que esteja causando estas visões. Deixe eu perguntar algo... Quando você tem as alucinações, você se sente diferente, fisicamente falando? Tipo, você meio que se sente como se estivesse em um estado alterado de consciência ou algo do tipo? Ou você simplesmente vê a alucinação mas sem isso causar uma alteração em sua percepção de realidade? E quando você tem os surtos? Você percebe esse estado de consciência alterado? Também sei que a esquizofrenia tem causa genética, e uma delas estaria no cromossomo X relacionado ao sexo feminino. Ou seja, se você for XX você teria maior chance de ter a esquizofrenia se fosse XY, mas mesmo assim a chance de ter isso ainda existe para os homens. Pode ser que a esquizofrenia seja mais forte nas mulheres, acho.

Eu tenho um primo que é esquizofrênico e bipolar e ele já tentou suicídio. Uma vez encontraram ele mergulhado na caixa d'água do prédio com o rosto para fora, e ao lado várias notas de dólar também dentro da caixa, e o rosto estava vermelho por causa do sol batendo ali. Quando internado, ele disse ao meu pai que iria se casar com uma tenista russa na casa de um tio meu que mora no interior de São Paulo. Isso certamente é um caso grave de delírio!

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

nuker escreveu:
Dom, 28 Agosto 2022 - 14:49 pm
Também sei que a esquizofrenia tem causa genética, e uma delas estaria no cromossomo X relacionado ao sexo feminino. Ou seja, se você for XX você teria maior chance de ter a esquizofrenia se fosse XY, mas mesmo assim a chance de ter isso ainda existe para os homens. Pode ser que a esquizofrenia seja mais forte nas mulheres, acho.
Está confundindo esquizofrenia com ansiedade.
Esquizofrenia é mais comum em homens.

E quando existe doenças por causa dos cromossomos XX/XY, os mais afetados são homens, porque o cromossomo Y é menor e tem genes faltando. Então quando um gene do X vem com defeito, a mulher tem outro X onde tem um gene saudável para evitar o problema. Mas no caso dos homens, se tiver gene do X com defeito, não terá outro X para compensar. Por isso é mais comum entre homens calvície, daltonismo, hemofilia.
https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/f ... %C3%BAnico

Re: Pergunte a um esquizofrênico

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

nuker escreveu:
Dom, 28 Agosto 2022 - 14:49 pm
Deixe eu perguntar algo... Quando você tem as alucinações, você se sente diferente, fisicamente falando? Tipo, você meio que se sente como se estivesse em um estado alterado de consciência ou algo do tipo? Ou você simplesmente vê a alucinação mas sem isso causar uma alteração em sua percepção de realidade? E quando você tem os surtos? Você percebe esse estado de consciência alterado?
Como já disse anteriormente, tenho poucas alucinações. Mas sim, frequentemente no meio dos delírios eu me sinto emocionalmente alterado, quase como se estivesse num transe "místico" (perdoe o termo "místico" mas é a única palavra que consigo encontrar para descrever a sensação).
Responder