Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O que vocês acham de canais que ensinam, por exemplo, a combater miopia, etc, através de exercícios com os olhos, como esse canal chamado "Tatiana Gebrael"?


https://youtube.com/c/DraTatianaGebrael


youtu.be/zYwEBhLBpPQ

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O Edir Macedo já prometeu a mesma coisa sem exercício.
Edir Macedo: Quem lembra deste fato acontecido no Maracanã?

Edir Macedo, num culto com uma imensa multidão num grande estádio, ordenou que as pessoas, em virtude da “cura” que ele estava operando, jogassem seus óculos em sacos que eram passados pelos obreiros. Recolheram-se centenas de óculos; certamente de pessoas que tiveram dificuldade em comprá-los, pessoas que tinham alguma necessidade deles para enxergar bem, obviamente. E o bispo os despejou no palco e ia pisando, pulando sobre eles, até quebrá-los todos, afirmando que estava, com aquele gesto, repreendendo o demônio da cegueira que oprimia a multidão. Muita euforia, muita emoção e todos foram “quase curados” para casa... talvez como aquele cego de Betsaida (cf. Mc 8,23) que, “depois de abrir os olhos, dizia: percebo as pessoas, vejo-as como árvores, mas caminham”. Descobriram que foram ludibriados quando viram, algum tempo mais tarde, o próprio Edir Macedo usando seus habituais óculos para ler os versículos em sua pregação televisionada. Edir Macedo então passou por uma cirurgia para correção da vista e hoje não usa mais os oculos.
https://br.answers.yahoo.com/question/i ... FXIQLhfJLP

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O Físico e a Pororoca

José Colucci Jr., Ph.D.

É notória a má-vontade dos especialistas para com os jornalistas que se encarregam da divulgação científica. É comum rotularem-se de superficiais as matérias sobre ciência e tecnologia, e de inconseqüentes as sobre medicina e saúde. O que dizer, no entanto, de matéria como a que publicou A Folha de S.Paulo (8/2/01) sobre a homeopatia? A repórter que a assina usou dados da associação máxima da especialidade, consultou profissionais credenciados e ouviu o relato de empresas e pacientes em apoio à homeopatia. O que faz o leitor crítico diante desta e de muitas outras reportagens sobre a medicina dita alternativa? É fácil acusar de levianas matérias que divulguem terapias obscurantistas e carentes de valor científico, mas o que dizer da que promove uma especialidade médica que tem a benção do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira, é utilizada na rede pública, conta com 15 mil profissionais cadastrados no país e ganha adeptos a cada dia?

Pedir que a imprensa seja mais responsável do que as duas entidades oficiais citadas seria ingênuo, mas não descabido. Quando os interesses mercadológicos de uma categoria falam mais alto do que o interesse público, a imprensa deveria ser a primeira denunciá-los – porque só interesses mercadológicos explicam o reconhecimento oficial da homeopatia. Se a homeopatia estiver certa, e existir no universo um princípio cujo efeito seja maior quanto mais diluído esteja, estão erradas a química, a física e a medicina modernas. No resto deste artigo, convido o leitor que não esteja disposto a abandonar as conquistas do pensamento científico a considerar as bases físicas da homeopatia.

O Físico e a Homeopatia

Em minha juventude tive a felicidade de conviver com Mário Schenberg, o grande astrofísico brasileiro. Num daqueles dias, surpreendi-o, de pijama e chinelos, na cozinha de sua casa na Avenida Dr. Arnaldo, em São Paulo, a separar, contar e colocar com todo o cuidado debaixo da língua vinte e tantos glóbulos brancos de um remédio homeopático. Tentei mostrar-lhe a incoerência: ele, um cientista famoso, utilizando-se de um método terapêutico para o qual não há qualquer comprovação científica. Falei das diluições extremas, da constante de Avogadro, da impossibilidade estatística de existir naquele produto uma molécula sequer do princípio ativo, e, em pouco tempo, lá estava eu, na petulância de meus vinte e poucos anos, a dar lições de química elementar ao homem que desenvolveu, com Chandrasekhar, o modelo estelar com núcleo isotérmico. Sempre bondoso, Mário não se aborreceu com a insolência. Disse apenas que se eu pretendia aplicar o método científico deveria antes inteirar-me de suas limitações, pois o método científico testa a validade da hipótese e mais nada. Não revela se a hipótese a ser testada é a única possível, ou sequer se é razoável. Para formular hipóteses é preciso imaginação, pois fazer ciência é um ato criativo. Minha hipótese, Mário esclareceu, era a de que o efeito terapêutico devia-se ao princípio ativo. Sob esse ângulo o raciocínio era perfeito: sem a presença do princípio ativo o remédio não funcionaria. O que eu não considerava era que o efeito terapêutico poderia dar-se através de outro fenômeno qualquer, por exemplo, pela modificação da estrutura molecular do solvente por ação do soluto.

Segundo essa hipótese alternativa, o solvente – água ou álcool – transformar-se-ía pelo simples contato com as moléculas do princípio ativo, e a eficácia do remédio não dependeria mais da presença daquelas moléculas. Mário disse essas coisas com um sorriso maroto nos lábios, o que, na época, imaginei dever-se ao prazer de confundir a cabeça do moleque impertinente. Hoje sei que não, mas essa é outra história [Mário Schenberg comprazia-se em questionar verdades aceitas e estabelecidas. Tinha sempre um ponto de vista original a contribuir. Toda e qualquer discussão era para ele um laboratório onde idéias eram ensaiadas e, então, descartadas ou selecionadas para futuro exame, conforme seu potencial. O fascínio de Mário pela arte e filosofia orientais e a ênfase que colocava na intuição como instrumento para o conhecimento foram usados como licença para atribuir-lhe uma vocação mística bem maior do que a que verdadeiramente tinha. Se tinha afinidade com alguma religião, era com o Budismo, uma religião sem Deus.

Por razões que são fáceis de entender, o fato de Mário ter sido um dos primeiros a divulgar no Brasil Fritjof Capra e seu The Tao of Physics ganha mais ênfase entre os muitos que o conheceram superficialmente do que suas contribuições teóricas para a teoria dos dielétricos, teoria da ionização e da radiação de Cernkob, teoria clássica e quântica dos campos, relatividade geral, mecânica clássica e raios cósmicos].

Aprendi, graças a minha impertinência, que o método científico – ou, mais propriamente, o indutivo – também tem suas limitações. Tivesse eu, além da impertinência, um pouco mais de espírito crítico, teria percebido a falácia da hipótese alternativa sugerida por Mário. Teria usado Popper, recém-estudado no curso de pós-graduação, para contra-argumentar. Sendo como era, aceitei o argumento da autoridade. Se vinha de Mário Schenberg, tinha de estar correto. Meu único consolo é encontrar-me em boa companhia. A suspensão da razão crítica com relação a correntes filosóficas místicas, terapias alternativas, pseudociência, fenômenos paranormais e dogmas religiosos tem afetado gente melhor e mais preparada do que eu. Com o presente artigo procuro retificar – um tanto tardiamente, reconheço – aquela omissão da juventude.

Hahnemann, Pai da Homeopatia

Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), o criador da doutrina homeopática, foi um grande médico. Quando começou a formular os princípios da homeopatia (do grego homeo, semelhante, e pathos, sofrimento ou doença), em fins do século 18, o horror que nutria pela medicina tradicional de seu tempo era justificado. Entre os recursos médicos da época contavam-se a aplicação de sanguessugas, os enteroclismas (lavagens intestinais), as sangrias, a administração maciça de drogas perigosas e outros métodos invasivos que geralmente faziam mais mal do que bem. Hipócrates foi a inspiração de Hahnemann para a lei dos semelhantes. Disse ele: "Há doenças que são tratadas pelo similar, outras pelo contrário. Tudo depende da natureza da doença". A noção de que a maioria das doenças pode ser curada pelos mesmos agentes que a causam também é encontrada na medicina chinesa. Se a cura do semelhante pelo semelhante prenunciava-se em Hipócrates, em Paracelso ela era explícita. Foi ele o autor da frase similia similibus curantur, erroneamente atribuída a Hahnemann. Como Hahnemann conhecia perfeitamente o latim e o grego antigo, podemos crer que bebeu de primeira mão dessas fontes clássicas, embora haja quem discorde.

Partindo de observações feitas a partir do uso do extrato de quinino, que, usado em pessoas sadias, parecia produzir os mesmos sintomas da doença que era usado para tratar a malária – chamada então de febre dos pântanos –, Hahnemann formulou o primeiro axioma da homeopatia, conhecido como Lei dos Semelhantes. Outros dois axiomas da homeopatia são a Lei do Remédio Único, que estabelece que o remédio mais eficaz é a substância pura que produza os mesmos efeitos da doença a combater, aplicada em dose única; e a Lei da Dose Mínima, ou dos Infinitesimais, que diz respeito à diluição do princípio ativo, o famoso e controverso princípio do "quanto mais diluído mais forte".

Sem Paralelo

A diluição, chamada em homeopatia de potencialização ou dinamização envolve uma seqüência progressiva de diluição e agitação rítmica, a chamada sucussão. A primeira diluição é obtida adicionando-se uma parte do princípio ativo a nove partes de solvente, geralmente água ou álcool. Faz-se em seguida a sucussão percutindo-se ritmicamente o frasco com a solução contra um anteparo, geralmente uma tira de couro. A potência da solução obtida é de 1DH na escala decimal hahnemanniana, ou seja, uma parte em dez. Para obter-se a potência 2DH, no mesmo sistema decimal, mistura-se uma parte da solução anterior em nove de água, o que resulta em solução com uma parte de soluto em 100 (1 seguido de dois zeros) de solvente.

Similarmente, obtém-se as potências seguintes, de 3DH até diluições extremas como 30DH, ou seja, 1/1030, uma parte de soluto em volume de solvente representado pelo número um seguido de trinta zeros.

Embora as diluições mais usadas estejam entre 6DH e 30DH, a coisa não pára por aí – há diluições ainda maiores. Além da escala decimal, representada por DH, existem outras. A escala centesimal hahnemanniana, por exemplo, representada por CH, é bastante usada. Na escala centesimal, uma solução 1CH é 1/100, 2CH é 1/10.000, 3CH é 1/1.000.000, e assim por diante. São comercializados remédios homeopáticos que vão até 200CH, ou 1/100200. Diluições tão altas escapam à compreensão, por não terem paralelo em nossa experiência comum. Os exemplos das seções seguintes talvez ajudem e surpreendam.

Hahnemann e Avogadro

Hahnemann foi contemporâneo de Amadeo Avogadro (1776-1856) mas certamente não conheceu o trabalho do grande químico e físico italiano. O Organon foi publicado um ano antes da formulação da hipótese de Avogadro; muitos anos antes, portanto, da determinação do número que veio a ser conhecido por Constante de Avogadro. Avogadro descobriu que o número de átomos ou moléculas em um mol de uma substância qualquer é constante.

Esse número – determinou-se mais tarde – é igual a 6,022137 x 1023. Um mol, ou molécula-grama, é o equivalente em gramas da massa molecular da substância. A massa molecular da água, por exemplo, é 18, pois a molécula da água, H2O, contém dois átomos de hidrogênio, de massa atômica 1, e um átomo de oxigênio, de massa atômica 16. Assim, há exatamente 6,022137 x 1023 moléculas em 18 gramas de água.

As leis da química permitem determinar a solução mais diluída que pode ser preparada sem a eliminação completa da substância original. Estatisticamente, só é garantida a presença de pelo menos uma molécula do princípio ativo em soluções mais concentradas do que uma parte de soluto por volume equivalente à constante de Avogadro de partes de solvente, ou seja, 1 parte de soluto por 6,022137 x 1023 partes de solvente. Isso quer dizer que a partir das potências homeopáticas 24DH ou 12CH, ou 1 parte em 1024, a chance de existir uma única molécula do princípio ativo no medicamento é quase nula, e diminui ainda mais com a elevação da potência.

Sucussão da Pororoca

O Amazonas, maior rio do mundo, por onde passa um quinto de toda a água da superfície do planeta, descarrega no mar cerca de 175 mil metros cúbicos de água por segundo. O volume é tanto que a 150 km de sua foz as águas do mar ainda são menos salgadas devido ao enorme volume de água despejado pelo rio. Fazendo as contas, verificaremos que a vazão do Amazonas é igual a 1,75 x 1011 centímetros cúbicos por segundo. Um centímetro cúbico de água contém aproximadamente quinze gotas; a vazão em gotas por segundo é, portanto, de 2,63 x 1012. Na diluição homeopática 30DH, uma parte de princípio ativo – digamos, uma gota – é diluída em 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 gotas de água. Para despejar essa quantidade de gotas, o Amazonas levaria cerca de 3,81 x 1017 segundos, ou seja, 12.079.920.756 anos. Imagine que fosse possível arranjar um meio de conter toda essa água, que é equivalente a milhares de vezes o volume de todos os oceanos da Terra. Para chegar à diluição 30DH seria só pegar um conta-gotas, ir até a foz do Rio Amazonas, no Pará, pingar uma gota de princípio ativo no rio e aguardar pouco mais de 12 bilhões de anos até a diluição final. E esperar que a pororoca se encarregue da sucussão.

O Pato de 20 Milhões de Dólares

Se o leitor ficou surpreso com o cálculo acima, apresento outro ainda mais surpreendente, este de Robert L. Park, físico da Universidade de Maryland, nos EUA. Um produto chamado Oscillococcinum, produzido a partir de fígado e coração de pato, é comercializado na potência 200CH. Se uma única molécula da substância original pudesse estar presente no produto final, sua diluição seria de 1 por 1 seguido de quatrocentos zeros – um número maior do que o número estimado de átomos em todo o universo conhecido, que não é mais do que um mísero googol, ou seja, 1 seguido de apenas 100 zeros.

O Oscillococcinum é vendido como tratamento para os sintomas de gripes e resfriados. A revista americana U.S. News & World Report (17/2/97) observou que um único pato seria suficiente para fabricar o estoque anual do produto [o fígado de apenas um pato poderia, na verdade, servir para fabricar todo o estoque do produto até o fim dos tempos], cuja venda total foi de 20 milhões de dólares em 1996. Como se vê, a popularização do uso do Oscillococcinum não chega a ameaçar os patos de extinção.

Os remédios homeopáticos para uso interno são ingeridos na fórmula de glóbulos, tabletes, pó ou diretamente na forma de solução hidroalcóolica ou aquosa. As formas sólidas – glóbulos, tabletes e pós – são fabricadas pingando-se uma gota da solução diluída sobre um veículo inerte, geralmente sacarose ou lactose. Park calculou que, para ter certeza de ter ingerido uma única molécula da substância medicinal presente na potência 30DH, seria necessário ingerir dois bilhões de tabletes, cerca de mil toneladas de lactose mais as impurezas que a lactose porventura contenha.

Os fatos apontados acima são entendidos e aceitos pelos homeopatas. O próprio Hahnemann percebeu que provavelmente nenhuma molécula da substância original restaria após essas diluições extremas – as chamadas diluições ultramoleculares. Hahnemann acreditava, no entanto, que a ação vigorosa da sucussão deixa no solvente uma "essência espiritual imperceptível aos sentidos" que estimularia as "energias vitais" do corpo. Se hoje esse tipo de linguagem soa pouco científica, no tempo de Hahnemann ela podia-se justificar. Basta lembrar que seus colegas de profissão ainda falavam em extrair o sangue mau e balancear humores.

Mais do Que Uma Vaga Lembrança

Alguns proponentes atuais da homeopatia, incapazes de contestar a realidade física da constante de Avogadro, afirmam que mesmo quando desaparece a última molécula do principio ativo, sua "memória" permanece na solução. O assunto, antigo, ganhou vida nova em 1988 quando Jacques Benveniste e seus colegas publicaram na prestigiosa revista Nature um trabalho que parecia indicar que anticorpos diluídos em soluções de até 30DH – bem acima do limite teórico de Avogadro – ainda conseguiam produzir respostas biológicas (Nature 333: 816, June 30, 1988).

Benveniste atribuiu essa propriedade à "memória" da água, que, após a sucussão, ainda se "lembrava" dos anticorpos que encontrara antes embora não existisse uma molécula sequer deles na solução diluída. Diante do ataque da comunidade científica ao artigo, o editor da revista, John Maddox, disse em editorial duvidar do acerto das conclusões de Benveniste, mas que as publicara assim mesmo em nome do livre intercâmbio de idéias.

A controvérsia gerada levou a Nature a nomear uma comissão científica para investigar o caso. Concluiu-se que os procedimentos de Benveniste careciam dos procedimentos rigorosos que devem orientar a pesquisa científica. O experimento de Benveniste nunca foi reproduzido com sucesso por pesquisadores sérios e, com o tempo, Benveniste começou a cair em desgraça. Na percepção de seus colegas, Benveniste passou de cientista respeitado a doido varrido, perdendo verbas de pesquisa e seguidores fora do círculo de homeopatas radicais. O próprio Benveniste não coopera muito com os que tentam resgatar-lhe a imagem, pois sua última descoberta é que a vibração das moléculas pode ser captada, gravada e enviada por telefone, produzindo efeitos à distância. Por essa contribuição, Benveniste ganhou o Prêmio IgNobel da Universidade Harvard, atribuído anualmente a pesquisas estapafúrdias.

A Falta de Memória da Água

Concedendo o benefício da dúvida aos que acreditam que Benveniste seja mais um mártir da arrogância da ciência oficial, esforcemo-nos para acreditar, por um breve momento, que a água consiga, de alguma forma, "lembrar-se" de outras moléculas com que tenha tido contato. O que deveria nos surpreender neste caso não é a memória, mas a falta de memória da água. A água que existe no mundo já viu muita coisa; já foi nuvem, mar e rio; já foi arrastada em enxurradas desde a cidade de Ur na Mesopotâmia até a favela da Rocinha; já passou pela banheira de Cleópatra e pela bexiga de Júlio César; já escorreu pela fronte de Napoleão e pelas cachoeiras da Casa da Dinda. Espanta que tenha se esquecido de tudo o que viu. Continuemos, no entanto, a demonstrar a nossa boa vontade para com os homeopatas e assumir que a destilação faça a água "esquecer" as moléculas que tenha encontrado em seu passeio através dos tempos. Vamos também fazer de conta que a destilação elimina todas as substâncias dissolvidas na água, o que não é verdade. O que dizer então da contaminação no momento do preparo? O que acontecerá se uma partícula de impureza atingir a água no momento anterior à sucussão? É fácil imaginar como isso pode acontecer no laboratório de manipulação. Vamos a um exemplo.

A fabricação de semicondutores exige extrema atenção quanto ao nível de partículas presentes no ambiente. As salas limpas são classificadas como classes de pureza 1, 10, 100, 1000, 10.000 ou 100.000, dependendo do número de partículas de até 0.5 ?m por pé cúbico de ar. Para se ter uma idéia o que isso significa, o limite de visibilidade do olho humano é de 50 ?u, cerca de metade da espessura de um fio de cabelo. Semicondutores são fabricados em salas limpas de classe de pureza melhor do que 100, onde a exposição de qualquer parte do corpo humano não é tolerada. A razão dessa precaução somos nós humanos, animais sujos, que deixamos um rastro de resíduos por onde passamos. Estima-se que em sessenta segundos uma pessoa imóvel gere cerca de 100 mil partículas – fragmentos de pele, sal, gotículas de óleo, umidade, desodorante e cosméticos – de tamanho suficiente para danificar um circuito integrado em fabricação. Pois bem, ainda que os remédios homeopáticos fossem preparados numa sala limpa de classe de pureza máxima, a chance de haver mais partículas estranhas do que moléculas do princípio ativo na preparação final seria grande. E os laboratórios de manipulação, como se sabe, estão longe de rivalizar com a Intel em matéria de limpeza. Como é que a água sabe distinguir o que é princípio ativo e o que é uma molécula de enxofre do xampu da preparadora? Como distingue, na memória, a molécula do fígado de um pato das milhões de moléculas orgânicas que o preparador despeja no ar pelo mero ato de respirar?

É melhor retomarmos aqui o nosso ceticismo científico, pois a crença nos axiomas da homeopatia exige o abandono do pensamento que conduziu a ciência e a tecnologia a onde se encontram hoje. Retomemos também a reportagem da Folha de S.Paulo.

O Que Dizem os Homeopatas

Quanto a reação à crítica científica da especialidade, há homeopatas que dizem ter tirado de sua experiência clínica com a homeopatia demonstrações suficientes de sua eficácia como método terapêutico e há os que insistem em achar um arremedo de explicação científica para essa crendice do século dezenove. Os primeiros beneficiar-se-iam da revisão de alguns conceitos de estatística, método duplo-cego e efeito placebo. É fato conhecido que em experimentos duplo-cego – em que nem o experimentador nem os sujeitos do teste sabem quem está tomando o medicamento e quem está tomando o placebo – uma parte significativa dos que tomam o placebo apresentam melhora de seu quadro clínico. Quanto ao segundo tipo, os que tentam justificar cientificamente a homeopatia, não há o que dizer – a posição é insustentável. As explicações oferecidas para o mecanismo de ação da homeopatia não passam pelo escrutínio de um aluno de primeiro ano de física. Teorias difíceis e mal compreendidas como a física quântica e o princípio da incerteza de Heisenberg são misturadas a crendices extemporâneas e oferecidas como explicação. Isso quando não falam de "forças ainda não descritas pela ciência, que só agora começam a se compreender".

Os especialistas ouvidos pela Folha não parecem ser radicais e recomendam a homeopatia em associação com outros tratamentos. Esse é um bom conselho. O tratamento homeopático não oferece perigo algum quando se trata de gripe branda ou resfriado: o que medicina cura em uma semana, a homeopatia cura em sete dias, já que o tratamento convencional também é ineficaz para aqueles males. O caso é outro, porém, quando se usa a homeopatia para tratar de doenças que possam deixar sequelas ou mesmo causar a morte. Um dos websites homeopáticos que consultei para escrever este artigo aconselha, num raro momento de sabedoria: "Nas doenças infecciosas graves como na meningite, tuberculose, febre tifóide, é conveniente a utilização concomitante com os antibióticos". Não poderíamos deixar de concordar, com uma pequena mudança na redação. Em caso de doenças graves aconselha-se usar o remédio indicado pela medicina científica. Se a crença do paciente exigir, o tratamento pode ser complementado com homeopatia, simpatia, florais de Bach, promessas a Ossanha ou orações a Nossa Senhora de Aparecida.
____________________________________
José Colucci Jr. é engenheiro mecânico pela Unicamp, mestre e doutor em bioengenharia, ex-professor da USP, vive atualmente em Boston., Estados Unidos. Leia também o artigo Aquém do Pensamento Crítico, do mesmo autor.
Homeopatia O Maior de Todos os Embustes ||| Notas sobre um Congresso de Homeopatia
Quackwatch em português
Artigo publicado originalmente no Observatório da Imprensa,
publicado no Quackwatch em 18 de ferereiro de 2001.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

PARA CRIANÇAS - Manual do homeopata mirim

José Colucci Jr., de Boston (*)

Amiguinho, na matéria "O que é a homeopatia", publicada na seção Ciência do caderno Estadinho (O Estado de S.Paulo, 24/11/01), você aprendeu como a homeopatia funciona e como são feitos os remédios homeopáticos. Com este artigo aqui no Observatorinho você irá, brincando, ampliar os conhecimentos adquiridos naquela leitura. Vamos brincar de homeopata. A diferença é que, ao contrário do Estadinho, eu acho que você já pode exercitar o pensamento crítico. Pensar é coisa que se aprende em criança, como se aprende a nadar e andar de bicicleta. Vamos à brincadeira.

O remédio de mentirinha

Quando pequeno eu gostava muito de brincar de médico com as minhas primas. Meu tio, o pai delas, ficava bravo quando nos pegava brincando, e acabava logo com a brincadeira – talvez por medo que alguém se machucasse. Não se preocupe. Brincar de homeopata é seguro, pois, como você verá, na homeopatia não há injeções.

Primeiro é preciso preparar o remédio de mentirinha. Arranje uma porção de frascos de plástico, com tampa, e uma colher. Não use vidro. Vidro pode quebrar e machucar a sua mão. Os frascos têm de estar bem limpos. Coloque cem colheres de água no primeiro frasco e acrescente uma colher do remédio. Que remédio? Ora, que pergunta! Você aprendeu no Estadinho que "o que pode fazer mal também pode curar". Assim, pegue uma substância que cause em pessoas sadias os mesmos sintomas da doença a ser tratada. Por exemplo, para curar doenças que causem vômito, use uma substância que cause vômito em pessoas sadias, como, por exemplo, creolina – aquele desinfetante fedido que a sua mãe usa na casinha do cachorro. Daqui em diante vamos chamar essa substância de princípio ativo. Não use veneno para matar rato como princípio ativo. Não é que tenha perigo; nas diluições que usaremos nada tem perigo. É que você pode errar na receita e matar algum amiguinho.

Pois bem, como dizíamos, coloque cem colheres de água no primeiro frasco e junte uma colher de princípio ativo. Tampe e chacoalhe bem. Não se esqueça dessa parte, pois os homeopatas atribuem a ela uma grande importância. É a chamada sucussão, que faz as moléculas da água absorverem a "essência" do princípio ativo em sua memória. Se você não sabia que a água tem memória, ficou sabendo agora. Tem, e é muito boa; tanto que só se lembra do que quer. A melhor maneira de fazer a sucussão, segundo os homeopatas, é golpear o frasco cem vezes contra um objeto macio. Eles usam uma tira de couro, nós podemos usar um travesseiro. Essa é a primeira diluição, chamada C1. Vamos às próximas diluições.

Junte uma colher da solução diluída do primeiro frasco, C1, a cem colheres de água no segundo frasco. Agite o segundo frasco cem vezes. Essa é a diluição C2. Coloque cem colheres de água no terceiro frasco, junte uma colher da diluição C2 e agite cem vezes. Essa é a diluição C3. Prossiga assim, diluindo cada vez mais. Quando você chegar ao sexto frasco, C6, a solução estará tão diluída quanto a água de uma piscina olímpica onde pingou-se uma gota de Creolina. Nessa concentração, a piscina tem mais moléculas do xixi do seu irmãozinho do que de creolina. Não pare por aí. Como futuro homeopata você tem de aprender que "quanto mais diluído, mais cura". Aumentando a diluição, aumentamos a potência do remédio. Vejo pela sua cara que você não acredita. Até parece que você não lê o Estadinho. Se continuar a pensar racionalmente você nunca será um bom homeopata.
Evite respirar

Continue diluindo. Evite respirar, pois daqui para a frente a sua respiração introduz no frasco mais moléculas ativas do que as já presentes na solução. Pare quando chegar ao décimo segundo frasco. Olhe para a água. Você vê alguma coisa diferente? Não? Experimente umas gotas. Sente algum gosto estranho? Claro que não, pois na diluição C12 não existe uma só molécula do princípio ativo na solução. Essa diluição equivale aproximadamente a uma gota de princípio ativo dissolvida na água de todos os oceanos da Terra. Se você prosseguir diluindo, como fazem os homeopatas, estará misturando água com água.

Mas aí vem o chato do Juquinha, aquele seu amigo que gosta de ciência. Se ele duvidar da eficácia do nosso remédio, responda à altura. Mostre o quanto ele é limitado em sua visão convencional dos conceitos de química e biologia. Explique que o processo de sucussão "promove o armazenamento de energia da região infravermelha do espectro nas ligações moleculares do solvente" e que essa energia é "liberada pelo contato do solvente com a água dos organismos vivos". Eu sei que nem você nem eu entendemos essa explicação. O nosso consolo é que o homeopata que a formulou também não, do contrário jamais teria dito tamanha asneira.

Deixe o Juquinha de lado. Esses escravos da lógica não tem futuro. Quando crescer, aposto que ele será um desses médicos que só aceitam a medicina baseada em evidências. Certamente passará a vida trabalhando num hospital do SUS.

O remédio que acabamos de preparar é muito parecido com o remédio homeopático chamado Kreosotum. Arranje um rótulo para o frasco da última diluição e escreva nele: Kreolinum C12, pois a homeopatia usa nomes em latim. O remédio chamado Natrum Muriaticum, por exemplo, é cloreto de sódio, ou sal de cozinha. Aposto que você, com a sua cabecinha de criança, nunca imaginou que, bem diluído, o mesmo sal que a sua mãe põe nas batatas pode ser usado para curar doenças como úlcera, anemia, febre, tosse comprida e varizes. Não faça essa cara de cético, menino. Desse jeito você vai virar colega do Juquinha no corpo clínico de algum hospital público.

A consulta homeopática

Agora que você já tem o remédio de mentirinha, é preciso arranjar um livro de mentirinha. Pegue um bem antigo, de preferência com as páginas já amareladas. Escreva na capa, em letras caprichadas, Materia Medica. A primeira Materia Medica homeopática foi publicada por Samuel Hahnemann, o criador da doutrina, há exatamente cento e oitenta anos. Na época de Hahnemann, os tratamentos médicos convencionais incluíam drogas perigosíssimas, lavagens intestinais, sangrias e aplicação de sanguessugas. Eu não sei você, mas se eu vivesse naquela época preferiria me tratar com o Dr. Hahnemann. Afinal, a maioria das doenças acaba se curando sem tratamento algum. Tenho calafrios só de pensar em uma porção de vermes grudados nas minhas costas, a me chupar o sangue.

Felizmente, a medicina mudou bastante desde 1821. Eu nunca fui tratado por médico que usasse sanguessugas, e olha que eu sou bem mais velho do que você. Os homeopatas, porém, não mudaram muito. Para eles, os princípios de Hahnemann continuam valendo. A Materia Medica que tenho em mãos – escrita por Clarke em 1900, mas ainda bastante usada – diz que o próprio nome latino materia é inapropriado, pois o homeopata lida com "forças de ordem muito mais alta do que as conhecidas da velha física". Não sei por quê, mas a frase me faz lembrar da minha tia Suzi, cuja casa cheira a incenso de patchuli.

O remédio que acabamos de preparar, como eu disse, é parecido com o Kreosotum. Vamos ver lá na Materia Medica para quê serve. O Kreosotum é indicado para dentes cariados, doenças das gengivas, vômitos, certas doenças do estômago e feridas que sangrem muito. Como o remédio é de mentirinha, receite-o para alguém de mentirinha, como uma boneca ou um ursinho de pelúcia. Não!, melhor, receite-o para a sua avó, que está sempre imaginando doenças. A homeopatia é comprovadamente eficaz na cura da hipocondria.

Boca fechada

Percebo pela sua cara que você está começando a desconfiar que uma gota de remédio dissolvida em várias vezes o volume de água do Rio Amazonas não pode ter efeito fisiológico. Admiro o seu raciocínio, bem mais arguto do que o de muitos adultos, mas fique de boca fechada. Se você quer ser médico, tem que aprender a não falar mal dos colegas de profissão. É que a homeopatia, como você aprendeu no Estadinho, é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. A grande maioria dos médicos não acredita nela, mas evita falar mal dos homeopatas para não ferir a ética profissional.

Esse negócio de não poder falar mal dos colegas de profissão é realmente estranho. Coloca-se com isso o interesse de uma classe acima do interesse público. Dou um exemplo. Quando eu estava terminando este artigo, a Revista IstoÉ de 27/11/2001, publicou a matéria de título "Seleção Esotérica". A matéria explica como a numerologia e a astrologia estão sendo usadas na seleção de candidatos a emprego. Isto é, tem gente competente sendo discriminada porque foi batizada com o número errado de letras, ou porque o obstetra atrasou a cesariana. Segundo a IstoÉ, várias empresas se utilizam de técnicas esotéricas na seleção de pessoal e administração. Entre os especialistas das "técnicas alternativas" de recursos humanos citados na reportagem estão dois engenheiros e uma arquiteta. Eu gostaria muito de dizer o que acho desses picaretas, mas não posso. É a ética, entende?

Vamos parar de brincar, que a sua mãe está chamando. Na semana que vem inventaremos uma brincadeira nova. Estou pensando em algo assim como o Manual do Pequeno Numerólogo, ou O Guia da Criança Astróloga. Por enquanto, vá providenciando a parte mais importante: os clientes. Arranje uma porção de crianças bobas, mas bem bobas mesmo. Peça para trazerem o dinheiro da mesada. Um abraço do tio Zezé.

(*) Engenheiro. E-mail: j.colucci@rcn.com
Observatório da Imprensa - Feitos & Desfeitas - 05.12.2001

Leia também
O físico e a pororoca – José Colucci Jr. [publicado no Observatório da Imprensa nº 108 (14/2/01)]
A homeopatia funciona? – por Renato Sabbatini

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Pra quem é leigo, se ver algum conselho oficial de medicina dar apoio a homeopatia fica perdido, pois pode achar que poe ser aprovado, seria medicina real.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Nem tudo o que é natural será forçosamente benéfico...

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/pla ... /8207/168/
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 16 Março 2021 - 10:40 am
Pra quem é leigo, se ver algum conselho oficial de medicina dar apoio a homeopatia fica perdido, pois pode achar que poe ser aprovado, seria medicina real.
O leigo se orienta pelos resultados de experiências anedóticas próprias ou de outras pessoas. Ele não está muito interessado no que a "medicina real" acha. Temos até o exemplo do Bozo que alega que a cloroquina funciona porque "todo mundo no prédio que tomou não foi internado". O Bozo é uma caricatura da ignorância popular.

O problema é que a homeopatia é empregada para uma série de doenças simples que possuem um ciclo natural de recuperação espontânea. Quando se associa algum medicamento ou procedimento homeopático inócuo ao ciclo o resultado natural positivo é sempre atribuído ao medicamento ou procedimento. Para o leigo foi a homeopatia que funcionou e isso basta como "evidência". Logo, funciona e vai sempre funcionar para quem está desinformado ou tem problemas com o raciocínio crítico.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Gigaview escreveu:
Ter, 16 Março 2021 - 11:59 am
Agnoscetico escreveu:
Ter, 16 Março 2021 - 10:40 am
Pra quem é leigo, se ver algum conselho oficial de medicina dar apoio a homeopatia fica perdido, pois pode achar que poe ser aprovado, seria medicina real.
O leigo se orienta pelos resultados de experiências anedóticas próprias ou de outras pessoas. Ele não está muito interessado no que a "medicina real" acha. Temos até o exemplo do Bozo que alega que a cloroquina funciona porque "todo mundo no prédio que tomou não foi internado". O Bozo é uma caricatura da ignorância popular.

O problema é que a homeopatia é empregada para uma série de doenças simples que possuem um ciclo natural de recuperação espontânea. Quando se associa algum medicamento ou procedimento homeopático inócuo ao ciclo o resultado natural positivo é sempre atribuído ao medicamento ou procedimento. Para o leigo foi a homeopatia que funcionou e isso basta como "evidência". Logo, funciona e vai sempre funcionar para quem está desinformado ou tem problemas com o raciocínio crítico.
Mas me refiro quando senso comum recebe aval de instituições científicas ganhando apelo a autoridade.
Hipatia escreveu:
Ter, 16 Março 2021 - 11:56 am
Nem tudo o que é natural será forçosamente benéfico...

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/pla ... /8207/168/
Sim, é que nem veneno de cobra, por exemplo, é natural e pode matar, mesmo que se use princípios ativos do veneno pra uso medicinal.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Lendo essa descrição (nos posts do giga), me veio a duvida se homeopatas e "laboratorios" homeopaticos fazem tudo conforme a letra da própria homeopatia...
Dá muito trabalho dividir, separar, diluir trocentas vezes e ficar agitando entre cada passo, para cada frasco.

De qualquer modo continua a ser tão bullshit quanto sempre foi e será.
E o texto escancara isso de uma forma irrefutável. e indiscutível.

A não ser que voce acredite que moléculas tem memória seletiva...

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Hipatia escreveu:
Ter, 16 Março 2021 - 11:56 am
Nem tudo o que é natural será forçosamente benéfico...

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/pla ... /8207/168/
Veneno de cobra é natural. E já vem com aplicador "natural".

Cogumelo venenoso é natural.

Etc.

ao

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Ter, 16 Março 2021 - 11:59 am
O problema é que a homeopatia é empregada para uma série de doenças simples que possuem um ciclo natural de recuperação espontânea. Quando se associa algum medicamento ou procedimento homeopático inócuo ao ciclo o resultado natural positivo é sempre atribuído ao medicamento ou procedimento. Para o leigo foi a homeopatia que funcionou e isso basta como "evidência". Logo, funciona e vai sempre funcionar para quem está desinformado ou tem problemas com o raciocínio crítico.
O que funciona na homeopatia é que os médicos homeopatas costumam se preocupar com o paciente como um todo: seus hábitos, sua alimentação, outros sintomas etc.

E recomendam dietas, exercício físico, bons hábitos. Isto ajuda.
Mas o mérito acaba sendo das pílulas de farinha e dos vidrinhos de água da torneira com nomes metidos a besta em latim.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Casos como esses de fazer exercícios pra anular efeitos maléficos de doenças degenerativas faz eu ficar desconfiado:


youtu.be/SR38ZvRkQMU

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Esse aqui não toma jeito, acho que nem que o Youtube excluísse o canal dele:

https://www.youtube.com/post/UgyfUCx-mk0g_A7Teph4AaABCQ
Boa noite, teria um minutinho para ouvir a palavra do dr Dráuzio careca?
Imagem

(...)

Aqui podia ser boa resposta pra ele:

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA vs INDÚSTRIA ALTERNATIVA • QUIROPRAXIA E HOMEOPATIA • Física e Afins


youtu.be/DhP6c4Qq2j0


E mais...

ACUPUNTURA FUNCIONA? • É CIÊNCIA? ACUPUNTURA QUÂNTICA? • Física e Afins


youtu.be/wulqli2R7vA

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Parece que tá na moda um tal de Medicina Integrativa (outro nome pra homeopatia e medicina alternativa coisa do tipo?).
Ainda tô pesquisando sobre isso. E parece que isso ta no SUS e mantido com dinheiro público.


https://en.wikipedia.org/wiki/Alternati ... e_medicine


O SUS CONTRA A CIÊNCIA • PRÁTICAS INTEGRATIVAS no SUS


youtu.be/YY4R-ydj5Wc

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Acupuntura funciona? Depende. Só espetar agulhas não adianta. É preciso aplicar uma corrente elétrica na intensidade certa.
Também não adianta espetar um monte de agulhas. Tem que ser no lugar onde há um nervo que vai mandar o choque até o cérebro.
Tratamento milenar - Os mistérios da acupuntura

Por Roberto Lent 004/11/2021

A acupuntura, como todos sabem, é um tratamento milenar da medicina tradicional chinesa, baseado na estimulação do corpo com finas agulhas inseridas em pontos específicos. Esses pontos de estimulação não são aleatórios: formam um mapa de linhas chamadas meridianos.

Como se originou há mais de 2 mil anos e se manteve até hoje, sua prática motiva considerável controvérsia à luz da ciência. É frequentemente utilizada no alívio de dores, e também em várias outras condições clínicas, mas não há consenso científico sobre sua eficácia, e muito menos sobre seus mecanismos de ação. Por isso mesmo, torna-se objeto de experimentos rigorosos, capazes de iluminar a acupuntura e quem sabe separar os seus contornos folclóricos, religiosos ou como queiram chamar, das evidências científicas de boa qualidade.

A isso se propôs um grupo de pesquisadores chineses, que realizou um trabalho bastante esclarecedor, publicado há poucas semanas. O desafio que enfrentaram foi revelar os mecanismos pelos quais agulhas inseridas no acuponto chamado Zusanli, 2 cm abaixo do joelho, conseguem aliviar condições inflamatórias sistêmicas.

Exemplo dramático é o da sepse, uma das maiores causas de morte em hospitais (em torno de 11 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS). De que modo a estimulação sensorial de um ponto na perna consegue repercutir no sistema imune de uma pessoa com inflamação generalizada?

O problema não é fácil. O sistema de meridianos não ajuda, porque não tem relação com a organização anatômica das fibras nervosas que conectam o corpo com o cérebro. A solução veio com o uso de modelos animais (camundongos), nos quais a estimulação elétrica (eletroacupuntura) no acuponto Zusanli conseguia aliviar o efeito inflamatório de toxinas bacterianas injetadas.

Os pesquisadores utilizaram técnicas moleculares para identificar os neurônios que fazem a ponte entre a perna, o cérebro e a glândula suprarrenal, imaginem. Regulando a intensidade da estimulação elétrica era possível alcançar as regiões mais profundas da pata dos animais, bem perto do nervo certo.

Descobriram que os neurônios sensoriais levam à medula espinhal a informação gerada pela agulha, e dela o alarme sobe até o cérebro, chegando a uma região de nome poético: núcleo do trato solitário. No circuito foram identificados neurônios de um subtipo molecular específico, que se comunicam com o nervo vago, cujas fibras vão direto à glândula suprarrenal. Resulta um chuveiro químico que segue pela circulação até o baço, inibindo a reprodução de células inflamatórias. Caminho tortuoso, mas eficaz.

No experimento, quando os neurônios desse circuito eram estimulados diretamente, tchau inflamação. Quando eram eliminados, a eletroacupuntura falhava e a inflamação se alastrava.

Quando acupontos diferentes eram usados, idem. Inclusive alguns que fariam mais sentido anatômico, situados no abdome. Finalmente, quando vários pontos eram estimulados ao mesmo tempo, prática corrente na acupuntura humana, resultado zero. Até a variação na intensidade de estimulação produzia diferenças, podendo causar efeitos colaterais. O trabalho permite separar o joio do trigo na acupuntura: a ciência revela o que funciona e o que não funciona, e por quê.

E vejam como são as coisas. A perspectiva agora, com a identificação precisa dos acupontos eficazes, dos estímulos certos e das vias neuroimunes envolvidas, é possível visualizar uma evolução automatizada da acupuntura. Ou seja: as tradicionais agulhinhas poderão ser substituídas por chips implantados sob a pele, capazes de manter o paciente sob estimulação persistente, até que a inflamação cesse. Menos sepse, menos mortes. Diretamente da medicina tradicional chinesa para a medicina bioeletrônica do futuro.
https://blogs.oglobo.globo.com/a-hora-d ... ntura.html

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 06 Novembro 2021 - 08:32 am
Acupuntura funciona? Depende. Só espetar agulhas não adianta. É preciso aplicar uma corrente elétrica na intensidade certa.
Também não adianta espetar um monte de agulhas. Tem que ser no lugar onde há um nervo que vai mandar o choque até o cérebro.
Tratamento milenar - Os mistérios da acupuntura

Por Roberto Lent 004/11/2021

A acupuntura, como todos sabem, é um tratamento milenar da medicina tradicional chinesa, baseado na estimulação do corpo com finas agulhas inseridas em pontos específicos. Esses pontos de estimulação não são aleatórios: formam um mapa de linhas chamadas meridianos.

Como se originou há mais de 2 mil anos e se manteve até hoje, sua prática motiva considerável controvérsia à luz da ciência. É frequentemente utilizada no alívio de dores, e também em várias outras condições clínicas, mas não há consenso científico sobre sua eficácia, e muito menos sobre seus mecanismos de ação. Por isso mesmo, torna-se objeto de experimentos rigorosos, capazes de iluminar a acupuntura e quem sabe separar os seus contornos folclóricos, religiosos ou como queiram chamar, das evidências científicas de boa qualidade.

A isso se propôs um grupo de pesquisadores chineses, que realizou um trabalho bastante esclarecedor, publicado há poucas semanas. O desafio que enfrentaram foi revelar os mecanismos pelos quais agulhas inseridas no acuponto chamado Zusanli, 2 cm abaixo do joelho, conseguem aliviar condições inflamatórias sistêmicas.

Exemplo dramático é o da sepse, uma das maiores causas de morte em hospitais (em torno de 11 milhões de pessoas por ano, segundo a OMS). De que modo a estimulação sensorial de um ponto na perna consegue repercutir no sistema imune de uma pessoa com inflamação generalizada?

O problema não é fácil. O sistema de meridianos não ajuda, porque não tem relação com a organização anatômica das fibras nervosas que conectam o corpo com o cérebro. A solução veio com o uso de modelos animais (camundongos), nos quais a estimulação elétrica (eletroacupuntura) no acuponto Zusanli conseguia aliviar o efeito inflamatório de toxinas bacterianas injetadas.

Os pesquisadores utilizaram técnicas moleculares para identificar os neurônios que fazem a ponte entre a perna, o cérebro e a glândula suprarrenal, imaginem. Regulando a intensidade da estimulação elétrica era possível alcançar as regiões mais profundas da pata dos animais, bem perto do nervo certo.

Descobriram que os neurônios sensoriais levam à medula espinhal a informação gerada pela agulha, e dela o alarme sobe até o cérebro, chegando a uma região de nome poético: núcleo do trato solitário. No circuito foram identificados neurônios de um subtipo molecular específico, que se comunicam com o nervo vago, cujas fibras vão direto à glândula suprarrenal. Resulta um chuveiro químico que segue pela circulação até o baço, inibindo a reprodução de células inflamatórias. Caminho tortuoso, mas eficaz.

No experimento, quando os neurônios desse circuito eram estimulados diretamente, tchau inflamação. Quando eram eliminados, a eletroacupuntura falhava e a inflamação se alastrava.

Quando acupontos diferentes eram usados, idem. Inclusive alguns que fariam mais sentido anatômico, situados no abdome. Finalmente, quando vários pontos eram estimulados ao mesmo tempo, prática corrente na acupuntura humana, resultado zero. Até a variação na intensidade de estimulação produzia diferenças, podendo causar efeitos colaterais. O trabalho permite separar o joio do trigo na acupuntura: a ciência revela o que funciona e o que não funciona, e por quê.

E vejam como são as coisas. A perspectiva agora, com a identificação precisa dos acupontos eficazes, dos estímulos certos e das vias neuroimunes envolvidas, é possível visualizar uma evolução automatizada da acupuntura. Ou seja: as tradicionais agulhinhas poderão ser substituídas por chips implantados sob a pele, capazes de manter o paciente sob estimulação persistente, até que a inflamação cesse. Menos sepse, menos mortes. Diretamente da medicina tradicional chinesa para a medicina bioeletrônica do futuro.
https://blogs.oglobo.globo.com/a-hora-d ... ntura.html
A pergunta é: Acunputura funciona de fato pra tudo aquilo que dizem ser o propósito, ou seria um tipo de placebo, amenizador de sintomas (dores, incômodos, etc) mas sem combater a causa, etc? Tem que saber se acupuntura passou pelo filtro de testes científicos e não apenas empíricos, etc.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Se tudo é natural e tudo é químico, o conceito de "remédio natural" ou "tratamento natural" seria um tratamento que não usa medicamentos industriais ou feitos pela indústria farmacêutica. Uma motivação é a existência de corrupção na indústria farmacêutica, o preço do medicamento e os possíveis efeitos colaterais indesejáveis. Às vezes ocorre erro médico também na indicação do medicamento.

Sobre a medicina alternativa, a motivação é que não é fácil marcar uma consulta em menos de uma semana e muitas vezes temos dúvidas em casa e nenhum contato médico para perguntar. Alguns tratamentos funcionam enquanto outros são charlatanismo e deveriam ser banidos. Não sei se acumputura funciona, mas sei que homeopatia é uma imensa baboseira e nem pode ser chamada de medicina.

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

A ÁGUA ALCALINA PODEROSA QUE CURA DOENÇAS*


youtu.be/zmKDoB7XjmY

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tina Turner e a homeopatia

Após passar pelo processo de diluições, o que sobra em geral é só água, sem nenhuma molécula de princípio ativo

Por Natalia Pasternak 29/05/2023


Durante uma festinha de criança, conversando com outros pais e mães, me sugeriram usar homeopatia para um problema de saúde da minha filha. Perguntei se sabiam o que era um remédio homeopático, e me responderam, que sim, claro, era remédio natural. Alguém arriscou que era feito de extratos de plantas.

Pesquisa conduzida pelo Center for Inquiry (CFI), associação sem fins lucrativos baseada nos EUA, mostrou que a maior parte das pessoas que consome produtos homeopáticos não sabe exatamente como são feitos, no que diferem de medicamentos convencionais e nem quais são os princípios da homeopatia. A pesquisa mostrou que, quando os consumidores foram apresentados a estes dados, sentiram-se enganados e frustrados. Achavam que a homeopatia havia sido testada e aprovada pela FDA (agência regulatória de medicamentos e alimentos dos EUA), da mesma maneira que qualquer outro medicamento..

Mas afinal, o que é homeopatia, essa prática que se tornou tão popular no Brasil, a ponto de ser ensinada nas faculdades, endossada pelo Conselho Federal de Medicina, e oferecida no Sistema Único de Saúde? É uma forma de medicina alternativa baseada em dois princípios. Um, semelhante cura semelhante: algo capaz de provocar, numa pessoa saudável, sintomas análogos aos de uma doença deve ser capaz de curar essa mesma doença; dois, diluição infinitesimal – quanto mais diluído o princípio ativo, maior a sua potência curativa. Inventada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1790, quando os conhecimentos sobre microrganismos e anatomia humana eram precários, a homeopatia tem um processo de diagnóstico que não considera as causas da doença, apenas sintomas.

Remédios homeopáticos não são avaliados com o mesmo rigor dos medicamentos convencionais. E nem poderiam, porque após passar pelo processo de diluições infinitesimais, o que sobra em geral é só água, sem nenhuma molécula de “princípio ativo”. Dá para entender a frustração dos participantes da pesquisa do CFI, e dos meus amigos na festinha quando descobriram a verdade.

O desconhecimento, aliado à glamourização da medicina alternativa, revestida do rótulo equivocado de “natural”, atrai muita gente para este mercado. Não faltam celebridades entre os adeptos. Alguns, como Steve Jobs, pagaram com a própria vida por escolher tratamentos alternativos no lugar de medicina de verdade.

A morte recente da cantora Tina Turner trouxe à tona a história de como a homeopatia lhe custou um rim. Tina sofria de pressão alta, e em 2013, sofreu um derrame. Iniciou tratamento, mas convencida de que os remédios estavam lhe “fazendo mal”, consultou um homeopata francês, que substituiu tudo por preparados homeopáticos, e disse que a hipertensão era causada por “toxinas na água”. Além de abandonar o tratamento correto, a cantora mandou trocar o encanamento e “purificar” a água com “cristais energéticos”. Em 2017, os rins, sobrecarregados com a hipertensão descontrolada, começaram a falhar, e ela precisou de um transplante.

Embora Tina reconheça que errou ao tratar pressão alta com homeopatia, não se convenceu de que a prática é inútil. Seguiu acreditando que, para males menores, diluições infinitas podem ser úteis.

Tina Turner deixa saudades como artista e mulher. Não foi a homeopatia que a matou, mas certamente a falha renal deteriorou sua saúde. O episódio do transplante faz dela mais uma vítima (por sorte, sobrevivente) da medicina alternativa. Muitas dessas vítimas têm algo em comum: o silêncio. Os mortos não falam porque não podem; os vivos, porque não querem romper alianças ideológicas, afetivas, religiosas. E assim, a homeopatia e outras práticas alternativas seguem iludindo, lucrando, e matando.
https://oglobo.globo.com/blogs/a-hora-d ... atia.ghtml

Re: Tratamentos naturais: Homeopatia ou medicina de fato?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Homeopatia é feita de nada!

Por Natalia Pasternak 18/04/2022

Imagine a seguinte situação hipotética: você vai ao médico homeopata com um resfriado forte e dor de garganta. Você ouviu dizer que a homeopatia é uma medicina natural, mais gentil e que “trata o paciente como um todo”. O médico, muito atencioso, faz perguntas sobre todos os aspectos da sua vida, escuta com atenção e interesse genuínos. Ao fim da consulta, receita um remédio. Você vai à farmácia de manipulação mais próxima, manda fazer o remédio, e uma semana depois está curado.

Segunda situação: você vai a um otorrino que respeita a ciência, mas talvez não seja um cara tão legal, tão interessado nos detalhes da sua vida, quanto o homeopata. Ele diz que é apenas uma infecção viral e recomenda tomar muito líquido e repousar. Uma semana depois, você está curado.

Terceira situação: idêntica à primeira, mas ao final da consulta, o médico homeopata resolve abrir o jogo. Explica que receitou um remédio feito a partir de fígado de pato, tão diluído em água que não sobrou nada do pato ali. Ele explica que não existe análise possível que seja capaz de distinguir uma bolinha de açúcar comum da bolinha homeopática de fígado de pato. Mas que a “memória” do fígado está ali. E é essa memória que vai curar o seu resfriado.

Ele também explica que a homeopatia é exatamente a mesma há 200 anos, não levou em consideração, por exemplo, a descoberta da existência de vírus e bactérias, nem a do DNA. E que vários estudos já demonstraram que não funciona melhor do que um placebo, aquelas pílulas de mentira que os cientistas usam em testes clínicos de medicamentos. Mas insiste que tem certeza de que funciona, porque vê pacientes satisfeitos na sua clínica. E, se a ciência não explica, não há problema, porque ela não tem todas as respostas, e a homeopatia não pode ser testada pelo método científico, porque opera em outra dimensão.

Os princípios da homeopatia foram inventados por um médico que não acreditava que seria um dia possível saber como o corpo humano funciona por dentro, e que por isso só o que a medicina poderia tocar seriam os sintomas tais como descritos pelo paciente. Outros médicos achavam que entendiam o funcionamento do corpo, mas estavam errados — e prescreviam coisas como sangrias, vômitos e laxantes, que na prática acabavam sendo piores do que água limpa ou bolinhas de açúcar.

Isso foi séculos atrás. Todo mundo estava errado, mas o erro homeopata causava, na época, menos dano. O problema é que, de lá para cá, os não homeopatas tiveram a humildade de aprender com seus equívocos e lançar uma medicina de base científica.

Falamos muito em ética, e consentimento esclarecido do paciente. Mas a verdade é que não existe esclarecimento sem informação. E essa informação nem sempre está presente nos consultórios homeopáticos. Apela-se a outras dimensões, energias quânticas ou espirituais para tentar escapar do fato que a homeopatia foi testada pela ciência e falhou.

Mas por que, às vezes, a homeopatia parece funcionar? Porque, assim como o resfriado que passou em uma semana com ou sem homeopatia, muitas doenças são cíclicas, têm picos de sintomas e depois voltam naturalmente ao padrão, ou se resolvem sozinhas com o tempo, como tantas doenças da infância e da puberdade. Para completar, temos o efeito placebo que geralmente acompanha um condicionamento: tomar uma pílula, receber uma injeção, ou mesmo receber carinho e atenção costuma surtir efeito nas pessoas, aliviando sintomas e reduzindo dor.

Por isso usamos o grupo placebo em testes clínicos: para distinguir esses efeitos dos que são de fato causados pelo medicamento. Quando a comparação é bem feita, o saldo homeopático é zero. Isso não é surpresa, já que se trata justamente de um placebo. É apenas água, ou açúcar. A homeopatia não funciona, porque ela é feita de nada.
https://oglobo.globo.com/blogs/a-hora-d ... nada.ghtml
Responder