Eutanásia

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Eutanásia

A favor
9
100%
Contra
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 9

Eutanásia

Avatar do usuário
Pasteur
Mensagens: 101
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:12 am

Mensagem por Pasteur »

Decida! Você é a favor de permitir que a pessoa decida sobre a sua propria morte para aliviar um sofrimento de uma doença incurável ou prefere deixá-la sofrer até que Deus resolva convocá-la?

Re: Eutanásia

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Kant e a Eutanásia: Como um clássico da filosofia responderia a um problema colocado pela medicina contemporânea?
http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/COGNI ... 235910.pdf

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Plenamente a favor.

Faz tempo que eu já faço campanhas pela morte assistida e pela doação de órgãos.
São assuntos muito importantes, mas sempre esquecidos.

Depois de minha morte, não quero que meu corpo siga para a destruição debaixo da terra ou em cremação.
Melhor que vá para a mesa de uma faculdade de medicina para estudo dos alunos e que todos os meus órgão que possam ser aproveitados que sejam.

É um desperdício enorme jogar fora órgãos e mais órgãos funcionais quando muitas e muitas pessoas amargam anos numa fila de transplante.

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Gabarito escreveu:
Qua, 04 Março 2020 - 14:39 pm
Depois de minha morte, não quero que meu corpo siga para a destruição debaixo da terra ou em cremação.
Melhor que vá para a mesa de uma faculdade de medicina para estudo dos alunos e que todos os meus órgão que possam ser aproveitados que sejam.
Minha esposa e familiares já sabem do meu desejo.

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Deixar a pessoa sofrendo horrores até morrer quando ela não quer mais viver é tortura.

A gente pode motivar um suicida para que ele desista e enfrente seus problemas. Quem sabe a vida melhora depois?

Mas o que dizer para motivar alguém que já não tem esperança de nada?
"Aguenta firme" ?
"Oferece seu sofrimento pelas almas do purgatório" ?

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Pasteur escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 23:31 pm
Decida! Você é a favor de permitir que a pessoa decida sobre a sua propria morte para aliviar um sofrimento de uma doença incurável ou prefere deixá-la sofrer até que Deus resolva convocá-la?

O final desta sua pergunta: "ou prefere deixá-la sofrer até que Deus resolva convocá-la?" já está caprichosamente preparada para um fórum com nome "clube ceticismo" . :D

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Morte transmitida ao vivo


youtu.be/sqkPgBxxnv4

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Pasteur escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 23:31 pm
Decida! Você é a favor de permitir que a pessoa decida sobre a sua propria morte para aliviar um sofrimento de uma doença incurável ou prefere deixá-la sofrer até que Deus resolva convocá-la?
Sim.
Mas se fosse eu, eu escolheria resistir até o fim.


A discussão é mais complicada quando a pessoa em coma não pode responder. Como decidir?
E outra questão é se ela permanece em coma por muito tempo, o estado deve continuar tendo despesas com ela.

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qua, 26 Janeiro 2022 - 19:20 pm
Pasteur escreveu:
Ter, 03 Março 2020 - 23:31 pm
Decida! Você é a favor de permitir que a pessoa decida sobre a sua propria morte para aliviar um sofrimento de uma doença incurável ou prefere deixá-la sofrer até que Deus resolva convocá-la?
Sim.
Mas se fosse eu, eu escolheria resistir até o fim.
Se você não viveu esta situação, não tem como fazer afirmações tão definitivas.

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Já foi feito:


Morte transmitida ao vivo | AFP
A expectativa de Alain Cocq, de 57 anos, é que sua morte seja transmitida ao vivo no Facebook a partir deste sábado. O francês sofre de uma doença incurável e tomou a decisão depois que o presidente Emmanuel Macron disse que não poderia ajudá-lo a morrer.

youtu.be/sqkPgBxxnv4

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Ator Alain Delon pede para morrer por eutanásia: "Envelhecer é uma merda"

https://br.vida-estilo.yahoo.com/ator-a ... 26630.html

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 21 Março 2022 - 18:51 pm
Ator Alain Delon pede para morrer por eutanásia: "Envelhecer é uma merda"

https://br.vida-estilo.yahoo.com/ator-a ... 26630.html
Acho que todo mundo deveria ter o direito de decidir sobre seu próprio fim, é melhor fazer em um hospital com anestesia e acompanhamento médico do que com algum método doloroso que pode falhar e deixar sequelas permanentes.

Não falo de eutanásia para gente com doença tratável ou com depressão suicida, falo de gente que tem doença terminal e que só vai sentir dor até o fim.
Tenho uma vizinha idosa com Alzheimer agonizando a muito tempo, mais de dois anos, acho que ela deveria ter tido o direito de escolher por um fim rápido depois do diagnóstico quando ainda poderia decidir por ela mesma, eu vejo pelo que ela e a família passam tanto pela doença quanto pela situação de falta de paz por cuidar de alguém que precisa de cuidados 24 horas por dia enquanto precisam ao mesmo tempo cuidar da própria sobrevivência financeira.

Vcs sabem onde acaba, não vejo motivo para prolongar o tempo por algo que vai acontecer de um modo ou de outro.

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Godard e nosso direito de morrer

A quem pertence nosso corpo? Há quem responda Deus ou o Estado. Não é minha visão

Por Ruth de Aquino 15/09/2022 12h17


O suicídio assistido de Jean-Luc Godard, aos 91 anos, na Suíça abriu debate na França sobre a legalização dessa escolha.

Godard não queria virar um vegetal empurrado num carrinho de mão. A imagem é cruel, mas está longe de ser ficção. Quando vejo alguém decidindo morrer dignamente, penso em nossos pais idosos ou nos limites de nossa própria velhice. São duas situações de impotência. Reais. Lembro uma crônica minha sobre os gritos que ouvi no play de meu prédio.

“Engole...engole! É só água. Tua boca tá cheia d’água. Engole. Então cospe. Aqui, cospe. Cospe!” Era uma cuidadora uniformizada. Quem era a mulher na cadeira de rodas? Ela cresceu, estudou, amou, trabalhou, teve filhos, viajou, discutiu, chorou, riu. E agora, sem conseguir mais deglutir, estava à mercê de alguém sem preparo e sem sensibilidade. A filha, fora de casa, no trabalho, achava que a mãe era bem cuidada. Pagava por isso. Privilégio de uma minoria.

Pensei se eu gostaria de estar viva nas condições dessa senhora. Não gostaria. Por autoestima, por amor próprio, para não dar trabalho aos outros. E por falta de prazer. Godard, o cineasta do genial ‘Acossado’, estava lúcido aos 91 anos, mas com “múltiplas patologias incapacitantes” que o deixavam exausto. Em vez de se matar com requintes de drama, recorreu à lei para “ir embora tranquilamente”, na Suíça, onde o suicídio assistido é permitido. O mesmo desejo já foi expresso por Alain Delon.

O desejo de morrer com dignidade e não prolongar a vida artificialmente é cada vez mais aceito no Brasil. Aqui é ilegal a eutanásia – quando um médico abrevia uma vida de dor e sofrimento. Também é considerado crime o suicídio assistido ou morte assistida – quando o paciente, por opção pessoal e sob supervisão médica, toma um remédio que faz seu coração parar de bater. Dorme e não acorda mais.

O que é legal no Brasil? Já podemos fazer o testamento vital ou as Diretivas Antecipadas de Vontade. Um documento que se baixa na internet, registrado ou não em cartório. A pessoa declara que, em caso de perda de lucidez ou doença terminal, não quer ser mantida em ventilação mecânica ou hemodiálise ou qualquer prolongamento de uma vida sem recuperação. Deixa-se a cópia com um parente ou um amigo e com um médico.

Também é legal a ortotanásia, que significa sedar pacientes idosos em sofrimento. São os chamados cuidados paliativos, sem tratamentos invasivos, até ocorrer a morte natural. Assim se foram meus pais com mais de 90 anos. Nós, as filhas, não queríamos interná-los em hospitais quando não houvesse mais saída. Minha mãe não podia mais decidir por ela. Meu pai era muito lúcido, adorava viver, mas não suportou as limitações e dores de um câncer súbito e terminal e queria distância de hospital. Não se podia contrariar meu pai.

“Tenho muitos documentos deixados por pacientes meus”, afirma a Dra Margareth Dalcolmo. “Nem sempre a família inteira compreende, mas o desejo do paciente precisa ser respeitado. O direito de ter uma morte digna e humana precisa ser debatido e disseminado. O Brasil será a partir de 2040, ou seja, amanhã, um país de idosos, está envelhecendo muito rapidamente. Sou francamente favorável à morte assistida e acompanhei uma amiga numa despedida em Zurique, na Suíça”. (Na América Latina, essa opção, também chamada suicídio assistido, só é legal na Colômbia).

Recomendo um filme francês, de François Ozon, chamado ‘Tout s’est bien passé’. Um homem mais velho, inteligente e ativo, sofre um derrame que paralisa parte do rosto e do corpo e pede a sua filha favorita (Sophie Marceau): “Me ajude a acabar com isso”. Ela desaba no início, mas acaba convencida pelo pai. A história tem beleza e humor. Como na França é ilegal, ele vai para a Suíça num carro e ali toma o remédio para dormir para sempre. “Preferiria champagne” são suas últimas palavras.

Ninguém está falando aqui que todo paciente terminal deve morrer. Mas deve existir possibilidade de escolha quando a vida passa a ser um imenso e doloroso sacrifício nos detalhes mais prosaicos do cotidiano. Essa discussão – como muitas outras – bate na questão moral e religiosa. A quem pertence nosso corpo? Há quem responda Deus ou o Estado, ou mesmo a Família. Não é meu caso. É sim complexo e difícil encarar a morte. Mas às vezes é mais difícil e sofrido encarar a vida. Ou a dor incurável de quem amamos muito, se essa pessoa quiser dizer adeus.
https://oglobo.globo.com/cultura/ruth-d ... rrer.ghtml

Re: Eutanásia

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Morreu Paul Alexander - Homem do 'pulmão de ferro', que teria ficado paralítico e respirava através de máquina desde 1952.
Alguém pode usar o caso como argumento contra eutanásia e como exemplo de resistência, mas cada pessoa deve saber até que ponto pode aguentar.

Homem que viveu em 'pulmão de ferro' por sete décadas morre aos 78 anos nos EUA


youtu.be/fZAm0KpkkDc

COMO É A VIDA DO HOMEM QUE ESTÁ PRESO HÁ MAIS DE 60 ANOS EM UMA MÁQUINA


youtu.be/iM-hWV-D_Oc
Responder