Imaginação

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Imaginação

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

There was a debate, in the late 1800s, about whether "imagination" was simply a turn of phrase or a real phenomenon. That is, can people actually create images in their minds which they see vividly, or do they simply say "I saw it in my mind" as a metaphor for considering what it looked like?

Upon hearing this, my response was "How the stars was this actually a real debate? Of course we have mental imagery. Anyone who doesn't think we have mental imagery is either such a fanatical Behaviorist that she doubts the evidence of her own senses, or simply insane." Unfortunately, the professor was able to parade a long list of famous people who denied mental imagery, including some leading scientists of the era. And this was all before Behaviorism even existed.

The debate was resolved by Francis Galton, a fascinating man who among other achievements invented eugenics, the "wisdom of crowds", and standard deviation. Galton gave people some very detailed surveys, and found that some people did have mental imagery and others didn't. The ones who did had simply assumed everyone did, and the ones who didn't had simply assumed everyone didn't, to the point of coming up with absurd justifications for why they were lying or misunderstanding the question. There was a wide spectrum of imaging ability, from about five percent of people with perfect eidetic imagery to three percent of people completely unable to form mental images.


resumo:
quem é capaz de formar cenas, imagens, filmes na mente, pensa que todo mundo o faz.
Assim se explicam aquelas "meditações guiadas" (tu está numa praia, sentindo o mar etc etc.)
ou experimentos da AMORC etc. "visualize uma luz azul ou não sei o quê..."
Sem falar em toda a população fascinada por romances, e que reclama que os filmes não são fiéis às cenas que montaram.

Sintam-se profundamente invejados.

Re: Imaginação

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Curiosidade: lembro de, quando eu era criança, caso jogasse algum jogo novo em um videogame que nunca havia jogado, digamos, a primeira vez que joguei "pokemon crystal" no "gameboy color", ou quando joguei "digimon world" no "playstation 1", ou "sonic" no "mega drive", o jogo ficar "rodando na minha cabeça" na hora de dormir, como se fosse um emulador. Lembro de fechar os olhos e ver cenas do jogo, inclusive conseguindo interagir mentalmente com aquilo. Não sei se isso é normal, se já tiveram isso também. Mas não tenho mais isso.

Re: Imaginação

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Se a informação (sons, imagens, ações) está na cabeça, ela pode ser processada da mesma forma que a informação que nos chega em tempo real pelos 5 sentidos.

Isto acontece todas as noites nos sonhos e nada impede que aconteça quando estamos despertos.

Alguns terão mais habilidade que os outros em sonhar acordados.
Responder