Superbactérias

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Superbactérias

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Uso em massa de álcool em gel pode criar superbactéria e cenário de 'Armagedom', alerta pesquisador



© Folhapress / Marcelo Chello/CJPress
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

08:10 31.08.2020URL curta 0 100


Pesquisador diz que atualmente não há provas de que o álcool em gel mate o novo coronavírus e faz alerta para cenário de Armagedom. A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso.

Dr. Andrew Kemp, chefe do conselho consultivo científico do Instituto Britânico de Ciência de Limpeza, no Reino Unido, afirma que ainda não há provas de que álcool em gel mate o vírus SARS-CoV-2 e o uso excessivo pode permitir que outras bactérias e vírus em nossas mãos se adaptem e sobrevivam ao uso do produto, relata o tabloide Daily Express.

Kemp enfatiza que a higiene das mãos é vital para lidar com a disseminação da COVID-19 e que lavar as mãos é uma arma poderosa, mas ele adverte que mesmo os desinfetantes mais potentes não destroem tudo e as bactérias sobreviventes podem ser mais resistentes ao álcool e potencialmente muito mais prejudiciais.

Movimentação de pessoas em lojas para comprar álcool em gel que está sendo limitado a venda de um frasco por pessoa na região da 25 de Março na tarde desta quarta-feira (18) em São Paulo.
© FOLHAPRESS / AGATHA GAMEIRO/FRAMEPHOTO


"Álcool em gel para as mãos só deve ser usado ​​como último recurso e como uma medida temporária de curto prazo […] Alegações em muitos produtos de que matam 99,9% das bactérias são enganosas. […] O que eles realmente querem dizer é que matam 99,9% das bactérias contra as quais testaram. No momento, não há provas publicadas de que o álcool em gel mata a COVID-19", explica o especialista.

OMS recomenda o uso

Dessa forma, o uso excessivo de álcool em gel durante a pandemia pode criar uma superbactéria e levar a um "potencial cenário de Armagedom", garante o pesquisador. Dessa forma, "nas próximas duas ou três décadas não seremos mais capazes de realizar operações de rotina com segurança, como próteses de quadril, porque temos bactérias resistentes a vários desinfetantes ao lado de bactérias resistentes a antibióticos", afirma Kemp.

Vendedor de rua oferecendo máscaras e géis de álcool no Rio
© AP PHOTO / SILVIA IZQUIERDO

Vendedor de rua oferecendo máscaras e géis de álcool no Rio

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda lavar as mãos regularmente com água e sabão e sugere o uso de um anti-séptico para as mãos à base de álcool "se você não tiver acesso imediato a água e sabão".
A OMS sugeriu que não há prova de que o desinfetante leve a superbactérias, mas estudos recentes mostram que as bactérias estão se tornando cada vez mais resistentes ao álcool.


https://br.sputniknews.com/ciencia_tecn ... squisador/

Re: Superbactérias

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Olha a indústria do medo aí...Parece que já estão querendo aposentar o álcool gel na marra para faturar com novos produtos que vão nos salvar do Armagedom.

TRUST NOBODY.
Responder