Água

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Água

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Tópico para informações gerais sobre água, desde questões mais científicas como a origem da água na Terra, os ciclos da água, as funções da água na Terra (regulação do clima, e outras), água em outros planetas, a notícias com cunho mais político e/ou ambiental como consumo de água, desperdício, poluição de fontes, degradação de bacias hidrográficas, crescimento no consumo e previsões de falta, e qualquer outra informação e/ou notícia em que a água seja o assunto principal ou muito importante.
Editado pela última vez por JJ_JJ em Qua, 26 Agosto 2020 - 21:29 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Água

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Colapso de abastecimento de água no Brasil é questão de tempo, diz especialista


© AP Photo / Andre Penner
ANÁLISE

19:55 26.08.2020(atualizado 20:02 26.08.2020) URL curta341


Segundo engenheiro sanitarista e professor da UERJ, Adacto Ottoni, a crise de abastecimento de água no país é inevitável com a contínua degradação das bacias hidrográficas brasileiras.

O Instituto Trata Brasil, especializado em estudos de saneamento e proteção ambiental divulgou uma pesquisa, revelando que o aquecimento global, o crescimento do país e o desperdício de recursos naturais poderão provocar um aumento da demanda por água potável no Brasil, até 2040, em 80%.

Sputnik Brasil conversou sobre o tema com Adacto Ottoni, engenheiro sanitarista, professor associado do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O especialista classificou a pesquisa como "preocupante", em função dos fatores opostos relatados pelo estudo.

"Ao mesmo tempo que a demanda por água está aumentando no Brasil, e vai aumentar ainda mais até 2040, podendo chegar em até 80% do valor atual, do outro lado os mananciais de água que vão sustentar esse abastecimento de água estão, de forma oposta, sendo cada vez mais degradados", alertou o engenheiro sanitarista.
O professor da UERJ apontou para o aumento do desmatamento e da poluição dos rios em todo país, o que coloca em risco o acesso à água. Para Adacto Ottoni, falta às autoridades uma visão estratégica do tema e por isso o governo somente se mobiliza para "apagar o incêndio", em vez de pensar na prevenção.

"Temos que nós preocupar seriamente com essas informações que o Instituto Trata Brasil já está projetando para que a gente possa ter políticas públicas adequadas no sentido de garantir a sustentabilidade no abastecimento de água no Brasil", disse Ottoni à Sputnik Brasil.

O engenheiro considera a degradação das bacias hidrográficas brasileiras um dos principais problemas relacionados ao futuro do abastecimento de água no país. Segundo ele, o estudo do Instituto Trata Brasil abordou o tema de forma indireta, ao apontar o desmatamento e o desmatamento como vilões.

Bacias Hidrográficas são áreas ou regiões de drenagem de um rio principal e seus afluentes. Também pode-se dizer é um território, no qual as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d'água.

"Crise hídrica não é só falta de água. Crise hídrica é também excesso de água, como aconteceu agora no Rio de Janeiro, em janeiro deste ano, com o problema da geosmina. Tinha água sobrando e a CEDAE não conseguia tratar a poluição. É o que está acontecendo hoje em dia. Durante o período chuvoso você coloca em risco o abastecimento porque a água fica mais suja em função da poluição da bacia hidrográfica que a chuva leva. E quando não há mais a floresta, porque a floresta segura 80% da chuva e filtra, quando chega o período de estiagem há o risco de não ter água, como aconteceu no sistema de Cantareira [em São Paulo], com 70% da bacia hidrográfica desmatada", explicou Ottoni.
Para o interlocutor da Sputnik Brasil, o colapso do sistema de abastecimento de água "é uma questão de tempo". Segundo ele, a sociedade, como um todo, precisa encarar o problema com ações concretas para evitar uma verdadeira crise ambiental, como a fiscalização do desmatamento e da poluição e reutilização do esgoto.

"O grande problema do nosso país é a falta de sustentabilidade nas políticas públicas. Você pensar no crescimento do país sem pensar na infraestrutura para suportar esse crescimento é a mesma coisa que dar um tiro no pé", concluiu.


https://br.sputniknews.com/opiniao/2020 ... ecialista/

Re: Água

RecargacontBR
Mensagens: 3
Registrado em: Qua, 26 Agosto 2020 - 19:09 pm

Mensagem por RecargacontBR »

Olá pessoal, em relação às informações sobre água, aqui está algo que descobri sobre a Embasa. É do ano passado, mas esta empresa tem políticas realmente ótimas, então eu gostaria de compartilhá-las com você. Além disso, gostaria de deixar um link com mais informações sobre a empresa

https://www.pagamentocontas.com.br/emba ... os-online/

Embasa entre as melhores empresas na gestão de saneamento ambiental


Este ano, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saúde (PNQS) foi concedido a nove autoridades regionais na Embasa Bayana de Aguas e Sanemento (Embasa). As unidades de Itaveraba e Jequier receberam o Troféu Prata, enquanto as unidades de Candeias, Cabra, Feira de Santana, Iresay, Itabuna e Santo Antônio de Jesus receberam o Troféu Bronze. O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Tecnologias Ambientais e de Saúde (Abes), que utiliza os critérios de excelência da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) como referência para avaliar as empresas que operam no país no campo da saúde ambiental.

A unidade da Embaixada é uma das melhores em gestão ambiental e de saúde - foto: Breno Viana
A unidade da Embaixada é uma das melhores em gestão ambiental e de saúde - foto: Breno Viana

Criado em 1997, o PNQS é uma iniciativa para encorajar organizações ativas no setor de saúde ambiental no Brasil a estudar e aplicar boas práticas de gestão, reconhecer organizações que adotaram esses métodos e obtiveram resultados competitivos, e publicar as práticas de organizações reconhecidas em seminários e publicações profissionais. . . . Os vencedores são Sabesp (SP), Corsan (RS), Deso (SE), Grupo Iguá (MT) e Águas de Pará de Minas S.A. (MG).

A unidade da Embaixada é uma das melhores em gestão ambiental e de saúde - Foto: Breno Viana
A unidade da Embaixada é uma das melhores em gestão ambiental e de saúde - foto: Breno Viana

"Além dos preços, o PNQS é uma referência importante para melhorarmos a gestão de processos. A Embaixada reintroduziu as práticas de gestão recomendadas pela FNQ em 2016 e, desde então, houve melhorias significativas em relação às partes interessadas. Em 2018, ganhamos três prêmios, o primeiro dos quais foi o primeiro da história da empresa. Este ano tivemos nove vencedores, e a Gerência da Zona Média também escreveu um relatório para o PNQS, que foi verificado por especialistas da FNQ. Claro que ainda temos muito a fazer para prestar um bom serviço aos nossos clientes, mas demos o primeiro passo há alguns anos e estamos obtendo bons resultados em termos de melhoria contínua", disse Rogelio Cedras, Presidente da Embaixada.

Re: Água

anne cunha
Mensagens: 7
Registrado em: Dom, 25 Outubro 2020 - 21:02 pm

Mensagem por anne cunha »

"Bacias Hidrográficas são áreas ou regiões de drenagem de um rio principal e seus afluentes. Também pode-se dizer é um território, no qual as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d'água."

Oi..Recarga..

Esse é o conceito técnico e,de certa tão elementar e desconhecido para alguns, mais fundamental a ser considerado, e que em nada afrontaria a responsabilidade e autonomia constitucional dada aos municípios na gestão dos serviços de água , esgoto, etc.

Por alguma iluminação "divina" foram criados, há muito tempo, no BR instrumentos de gestão denominados CBHs ( Comitês de Bacia Hidrográficas) , tripartites entre Estado, Municípios e Sociedade Civil.

Essa ferramenta de Gestão tem, em algumas regiões, e contando com a abnegada dedicação de alguns membros, exercido um papel muito interessante e fundamental na tentativa de conter a desenfreada ocupação indevida do solo e as consequências que isso acarreta.

No entanto, as estruturas de Governo , mantém, porque invariavelmente é composta de idiotas limitados ao lapso temporal de seus ridículos mandatos, o arranjo territorial e liberação de investimentos, completamente voltado às questões políticos partidárias, quando seria mais simples, prático ,inteligente e sócio economicamente mais apropriada a utilização do conceito das Bacias Hidrográficas como ferramenta de planejamento e gestão.

Portugal,é um orgulho nessa decisão. A organização territorial política e administrativa, a aplicação de recursos, não apenas na área de saneamento ( aqui no Brasil legalmente conceituado como abrangendo água, esgoto , resíduos sólidos e drenagem urbana) se faz lá baseado nessa básica e óbvia configuração natural, que são as Bacias Hidrográficas.

E onde erramos? Nessa bagunça generalizada de ausência de políticas públicas capazes de ver o óbvio. Não se pode permitir o lançamento de uma ETE (designação íntima para Estação de Tratamento de Esgoto) , isso quando existe tratamento, a montante da captação da ETA ( mais uma intimidade- Estação de Tratamento de Água) do município seguinte. E é assim que rola a coisa aqui. O curso d'água, que recebe esses efluentes, não é capaz de depurar o esgoto lançado até a próxima captação e o que temos é um sequencial e interminável aumento de custos para tratar a água para abastecimento , que vai depois, como esgoto seguir esse mesmo caminho.

É um suja, trata, suja, trata interminável!!!!

Daí...vem os iluminados legisladores e dizem agora no "festejado Novo Marco Regulatório" terão acesso à recursos públicos para aplicação em Saneamento os municípios que apresentarem soluções consorciadas. Ótimo, em tese. Só esqueceram de reconhecer simplesmente que não foram alunos da professora Nívea de Geografia, que lá no século passado generosamente me ensinou a entender um mapa geográfico e como é delicada a representação gráfica de uma Bacia Hidrográfica.

Era tão bom ser criança. ( Piegas essa parte, mas dê um desconto. Efeitos do isolamento social...rsrs)

Re: Água

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Então nós temos bacias hidrográficas degradadas e aumento do consumo. Por si só um quadro preocupante.

Mas eu gostaria de saber se as alterações no clima estão afetando também o regime de chuvas e contribuindo para o nível baixo dos reservatórios. Como já acontece, por exemplo, em São Paulo e Goiás.

Aqui no Rio começou a ter problema de abastecimento na região metropolitana. Isso não ocorria há 50 anos.

Eu tenho que começar a ver em que lugar do Brasil vai dar pra viver mais ou menos bem daqui uns dez e já planejar a mudança.

Re: Água

anne cunha
Mensagens: 7
Registrado em: Dom, 25 Outubro 2020 - 21:02 pm

Mensagem por anne cunha »

Pedro

Há uma região ainda no Estado de São Paulo que é considerado o grande ponto de recarga de aquiferos que abastecem a Baixada Fluminense.

La, nascem vários afluentes do rio Paraibuma , que desagua no Paraíba do Sul.

Como não tenho mais idade para ser a "pirralha" da Greta, resolvi comprar uma área com 3 nascentes e protege-las. Além disso a área tem 60% de mata nativa e se esse pandemônio dessa pandemia acabar logo, em 2023 terá 85% de mata .

"É a parte que me cabe nesse latifúndio"....

Precisa de mapa para localizar? rsrsrs

Re: Água

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

anne cunha escreveu:
Sáb, 12 Dezembro 2020 - 12:31 pm
Pedro

Há uma região ainda no Estado de São Paulo que é considerado o grande ponto de recarga de aquiferos que abastecem a Baixada Fluminense.

La, nascem vários afluentes do rio Paraibuma , que desagua no Paraíba do Sul.

Como não tenho mais idade para ser a "pirralha" da Greta, resolvi comprar uma área com 3 nascentes e protege-las. Além disso a área tem 60% de mata nativa e se esse pandemônio dessa pandemia acabar logo, em 2023 terá 85% de mata .

"É a parte que me cabe nesse latifúndio"....

Precisa de mapa para localizar? rsrsrs
Acho que basta um vôo.

Re: Água

anne cunha
Mensagens: 7
Registrado em: Dom, 25 Outubro 2020 - 21:02 pm

Mensagem por anne cunha »

rsrs...melhor se pousar

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Chile perde mais de 5,5 milhões de quilos de salmão morto


youtu.be/aeiaBGP4w2Y

(...)


Água de Fukushima vai ser descarregada no Pacífico


youtu.be/VEOQVokbg8g

Descarregar água de Fukushima no Pacífico cria preocupação


youtu.be/n1DBsMbGHMc

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Ma Espanha já teve protestos contra dar água a Portugal por causa duma seca.

Agricultores espanhóis contra envio de água para Portugal


youtu.be/03ORbpMXj6c

Espanha corta água ao Douro e falha cotas da Convenção de Albufeira


youtu.be/hz33ImDFLbk

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

E mais problema na questão de água entre Portugal e Espanha, por causa de seca:

Espanha acusada de não respeitar Convenção da Água com Portugal


youtu.be/OD0J_p5DfXY

Os agricultores portugueses face à falta de água


youtu.be/fmw4pABy94w

Re: Água

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

DESSALINIZAÇÃO: A Solução para falta de Água no MUNDO?

youtu.be/305JREWkkQ4

Dessalinização consome muita energia.
Mas Israel tem ótima eficiência no consumo de água, minimizando o desperdício. Isso é aplicado também na agricultura, onde a maior parte da água é usada na raiz da planta e não é perdida no solo como ocorre na agricultura tradicional.

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Dessalinização já assunto que ja tem um tempo. Mas parece ser processo caro.

Falando em problema com água:

Macron declara o "fim da abundância" de água e defende racionamento


youtu.be/hSzc7yOQVNY

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

EuronewsWitness foi a Espanha ver como os poços ilegais, abertos para irrigar a cultura de morangos, estão a desertificar o Parque Natural de Doñana.
À caça dos ladrões de água em Espanha


youtu.be/U2E_BAkkOzU

Re: Água

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 25 Maio 2023 - 14:56 pm
EuronewsWitness foi a Espanha ver como os poços ilegais, abertos para irrigar a cultura de morangos, estão a desertificar o Parque Natural de Doñana.
À caça dos ladrões de água em Espanha


youtu.be/U2E_BAkkOzU
Isto porque a Espanha toda está secando.

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O governo francês está construindo reservatórios de água gigantescos para abastecer grandes fazendas durante o verão. Os moradores locais protestam, alegando que as medidas prejudicam os pequenos agricultores.
Conflitos por água estão virando rotina na França


youtu.be/uk4NcVlwKzw

Re: Água

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 03 Junho 2023 - 00:36 am
Conflitos por água estão virando rotina na França
Off_topic:
País "civilizado", mas nada diferente de guerra tribal... :lol:
Quem está certo?
Construir uma cisterna grande para irrigar plantação, mas reduzindo a água do lençol freático; ou deixar como está para não prejudicar pessoas que tiram água do poço?

Re: Água

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Seg, 05 Junho 2023 - 13:25 pm
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 03 Junho 2023 - 00:36 am
Conflitos por água estão virando rotina na França
Off_topic:
País "civilizado", mas nada diferente de guerra tribal... :lol:
Quem está certo?
Construir uma cisterna grande para irrigar plantação, mas reduzindo a água do lençol freático; ou deixar como está para não prejudicar pessoas que tiram água do poço?
"Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão"

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Mais notícias do caso na França, sobre conflito entre ambientalistas x agricultores

Mini-documentário:
Para os grandes agricultores de regadio, são um recurso necessário em tempo de seca. Para os ambientalistas, uma ameaça aos lençóis freáticos. A contestação já degenerou em violência.
Megabacias de armazenamento de água na origem de conflitos em França


youtu.be/c-zBBcjrscE

Restrições ao consumo de água estão já a ser aplicadas em França. Mais de metade dos níveis de água subterrânea no país estão em défice.
Seca precoce atinge sul da Europa


youtu.be/CIJHIYuJycE

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 06 Junho 2023 - 10:08 am
Tutu escreveu:
Seg, 05 Junho 2023 - 13:25 pm
Agnoscetico escreveu:
Sáb, 03 Junho 2023 - 00:36 am
Conflitos por água estão virando rotina na França
Off_topic:
País "civilizado", mas nada diferente de guerra tribal... :lol:
Quem está certo?
Construir uma cisterna grande para irrigar plantação, mas reduzindo a água do lençol freático; ou deixar como está para não prejudicar pessoas que tiram água do poço?
"Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão"
Off_topic:
País "civilizado", mas nada diferente de guerra tribal... :lol:
Tinha um sujeito por aqui que sempre dizia que quando faltar comida vc verá um monte de gente civilizada se matando a tacape.
Construir uma cisterna grande para irrigar plantação, mas reduzindo a água do lençol freático; ou deixar como está para não prejudicar pessoas que tiram água do poço?
A água da cisterna não é apenas a que a chuva despeja sobre a propriedade? Se não captar ela evapora e ficam sem os dois, sem a água e sem a plantação.

Aliás, acho que na Holanda ou Bélgica querem reduzir a criação de gado em mais de 80% pela histeria coletiva contra o consumo de água, peido de vaca ou coisa do tipo, que vai fazer os preços explodirem no futuro, estão incubando uma crise alimentar que vai estourar daqui alguns anos, então penso se toda essa histeria dos ecochatos é apenas burrice ou se eles são pagos justamente para sabotar um determinado setor que vai importar comida de outro país e que por debaixo dos panos financia os ecochatos para arrebentar a concorrência em negócios que geram bilhões todo ano.

Tem um padrão aqui, ecochatos arrebentam um setor da economia em determinado país que para suprir a falta de produtos vai comprar da China, a China toca o foda-se para o meio ambiente sem qualquer oposição dos mesmos ecochatos.

Pequim é a cidade mais poluída do mundo com fumaça do trânsito, os caras mineram matéria prima para fabricação de baterias que contaminam os lençóis freáticos com metal, produzem brinquedos com plástico cancerígeno e porcarias que quebram na primeira vez que foram usados e que vira um problema nos lixões do mundo todo...

Lá na Europa ninguém minera material para baterias por causa das leis rígidas antipoluição mas todo mundo quer o tal carro elétrico que não solta fumaça apesar de que a energia deles vem da queima de carvão, a Merkel que o diga quando mandou passar o trator na floresta para minerar carvão.

Acho que a Gretinha e o Dicaprio se esconderam em algum buraco para não falar sobre as queimadas no Canadá, sobre o carvão da Merkel e sobre a sujeira da China mas vem dar palpite aqui.

E sinceridade já estou de saco cheio de ver gente dando ouvidos e levando a sério uma menina rica de 20 anos cujo maior problema na vida foi descobrir como não engravidar aos 14, quanto ao Dicaprio acho que ele nem sabia onde ficava a Amazônia antes do Bolsonaro se eleger.

Eles (Os dois citados acima e os europeus) que resolvam a falta de água na França já que eles têm solução para tudo, incluindo para a chuva que cai sobre o nosso país e para as queimadas na Amazônia.

Re: Água

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sex, 09 Junho 2023 - 17:47 pm
A água da cisterna não é apenas a que a chuva despeja sobre a propriedade? Se não captar ela evapora e ficam sem os dois, sem a água e sem a plantação.
É uma cisterna gigante, maior do que várias propriedades. Muita água deixa de infiltrar os lençóis por causa dela.
Aliás, acho que na Holanda ou Bélgica querem reduzir a criação de gado em mais de 80% pela histeria coletiva contra o consumo de água, peido de vaca ou coisa do tipo, que vai fazer os preços explodirem no futuro, estão incubando uma crise alimentar que vai estourar daqui alguns anos, então penso se toda essa histeria dos ecochatos é apenas burrice ou se eles são pagos justamente para sabotar um determinado setor que vai importar comida de outro país e que por debaixo dos panos financia os ecochatos para arrebentar a concorrência em negócios que geram bilhões todo ano.
Já tem comprovação científica de que a criação gado libera muito gás estufa.
Ou faz controle populacional, porque não tem carne bovina sustentável para todo mundo, ou limita bastante a carne.
Lá na Europa ninguém minera material para baterias por causa das leis rígidas antipoluição mas todo mundo quer o tal carro elétrico que não solta fumaça apesar de que a energia deles vem da queima de carvão, a Merkel que o diga quando mandou passar o trator na floresta para minerar carvão.
A Europa quer que a sujeira fique toda nos países subdesenvolvidos.
E sinceridade já estou de saco cheio de ver gente dando ouvidos e levando a sério uma menina rica de 20 anos cujo maior problema na vida foi descobrir como não engravidar aos 14,
A questão de Greta é simbólica por ser uma menininha ingênua dando sermão em adultos negligentes sobre coisas óbvias.
Eles (Os dois citados acima e os europeus) que resolvam a falta de água na França já que eles têm solução para tudo, incluindo para a chuva que cai sobre o nosso país e para as queimadas na Amazônia.
O problema é no mundo inteiro. Como a Europa é rica, dão mais notícias de lá do que nos países pobres.

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

É uma cisterna gigante, maior do que várias propriedades. Muita água deixa de infiltrar os lençóis por causa dela.
Porque a propriedade é grande, se ele capta a água dentro dela sem invadir vizinhos não tem do que reclamar, não chove só na casa dele.
Já tem comprovação científica de que a criação gado libera muito gás estufa.
Ou faz controle populacional, porque não tem carne bovina sustentável para todo mundo, ou limita bastante a carne.
O mundo tem mais de oito bilhões de pessoas peidando todo dia e se tiver fome generalizada o problema será muito pior que efeito estufa, é melhor reduzir a população mesmo.
A Europa quer que a sujeira fique toda nos países subdesenvolvidos.
Pois é, por isso eles não tem qualquer direito de meter o bedelho aqui.
A questão de Greta é simbólica por ser uma menininha ingênua dando sermão em adultos negligentes sobre coisas óbvias.
Quem financia as viagens dela não é.
O problema é no mundo inteiro. Como a Europa é rica, dão mais notícias de lá do que nos países pobres.
É o problema de tratar rio urbano no mundo todo como fossa de esgoto a céu aberto ao invés de construir dutos e estações de tratamento em paralelo.
A seca que houve no governo FHC, como exemplo, e agora mais recentemente no governo Bolsonaro não poderia ser pelo menos amenizada se o Tietê e Pinheiros fossem limpos como eram a 80 anos atrás? E o Tâmisa e outros rios na Europa? Lá no Oriente Médio quase deu guerra porque um rio atravessa fronteiras entre países e os caras de cima jogavam merda nele.
Eu tb ficaria puto se morasse em um deserto sabendo que toda a população do outro país barreia a água que preciso.

Pode acreditar, na França tb tem rio poluído.

Re: Água

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sex, 09 Junho 2023 - 17:47 pm
Tinha um sujeito por aqui que sempre dizia que quando faltar comida vc verá um monte de gente civilizada se matando a tacape.
"A distância entre a civilização e a barbárie é uma refeição perdida".

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Por trás de todo ecochato radical tem um mega especulador manipulando preços, o Lacron e aquele trubufu da mulher dele só se preocupou com ecologia e Amazônia no dia seguinte a um anúncio de livre comércio do agro brasileiro com a UE.
Foi quando apareceu essa de que devastaram florestas para plantar soja sendo que o Brasil tem terra sobrando e ninguém vai plantar soja no fim.do mundo sem estrada de ferro para carregar.

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Água engarrafada está a secar a região francesa de Auvergne

https://pt.euronews.com/2023/06/15/agua ... e-auvergne

Na região de Auvergne, no centro de França, a ira de quem depende da água para viver vira-se contra a Danone, gigante alimentar proprietária da Volvic.
Água engarrafada está a secar a região francesa de Auvergne


youtu.be/M9EwuZRIqho

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Bom, a Reuters publicou uma matéria explicando direitinho para onde vão os bilhões dados aos ecochatos para combater o aquecimento global.

Vale a pena assistir, principalmente se vcs ainda se preocupam com peido de vaca.

youtu.be/SVEPfDQqhuA

Quando o velho Lúcifer diz que a histeria coletiva é provocada para esconder um puta esquemão ninguém acredita.

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sex, 16 Junho 2023 - 18:48 pm
Bom, a Reuters publicou uma matéria explicando direitinho para onde vão os bilhões dados aos ecochatos para combater o aquecimento global.

Vale a pena assistir, principalmente se vcs ainda se preocupam com peido de vaca.

youtu.be/SVEPfDQqhuA

Quando o velho Lúcifer diz que a histeria coletiva é provocada para esconder um puta esquemão ninguém acredita.
Ah, Lucifer 'dono da verdade'! Ele 'sabe tudo'! Menos aí!

Curioso que no vídeo acima, é a empresa privada capitalista (direitista ?) Danone que é criticada pelos ecochato, que nesse caso é um ecochato que dá um opinião que parece de um nacionalista (coisa de direita?).

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O que importa aqui é que agora vc sabe que o dinheiro para reduzir o aquecimento global foi muito bem gasto construindo usinas a carvão, hotéis, sorveterias e afins mas tudo ecologicamente correto.😀

Não tem nada mais humanista que proteger indiozinhos da Amazônia voando em jatinho particular para passar uma temporada em hotel de luxo, tomando sorvete italiano produzido com verba destinada ao combate do aquecimento global.

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sáb, 17 Junho 2023 - 01:21 am
O que importa aqui é que agora vc sabe que o dinheiro para reduzir o aquecimento global foi muito bem gasto construindo usinas a carvão, hotéis, sorveterias e afins mas tudo ecologicamente correto.😀

Não tem nada mais humanista que proteger indiozinhos da Amazônia voando em jatinho particular para passar uma temporada em hotel de luxo, tomando sorvete italiano produzido com verba destinada ao combate do aquecimento global.
Tu ta no automático mesmo! Entendeu o que eu postei acima?
Eu não mencionei que Danone seria ecologicamente correta ou não, e sim que uma empresa tava sendo criticada por pessoas que tiveram prejuízo por ter baixado nível d'água dum rio.

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

A empresa é criticada? O que digo aqui é o seguinte, vamos ver se VC entende, a empresa está dentro da lei e se estabeleceu décadas antes da seca, décadas antes dessa turma começar a criar caso por causa das vacas, da plantação de soja do vizinho ou de sei lá mais o que que sirva a narrativa deles.

Períodos de seca sempre aconteceram na história da humanidade mesmo quando a população era muito menor a agora que temos mais de oito bilhões de calhordas pisando nessa merda de bola de lama a situação vai ficar pior e não é por causa do que vc precisa comer.

Ecochatos que voam de jatinho particular e viajam de iate acham que criar galinha ou comer churrasco é antiecológico? Pulem etapas na produção e comam capim para dar exemplo.

O que digo desde o início é que toda vez que essa turma cheirosa se mete a defender qualquer causa vc pode ter a certeza que tem algo muito sujo escondido por baixo.

Ninguém financia gastos de uma adolescente mal comida a troco de nada, financia para dar a cara dela a tapa enquanto se esconde nas sombras, qual a parte que vc não entendeu?

Re: Água

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Outro problema relacionado à escassez de água potável é o gado. Para domesticar bois você precisa de uma quantidade absurda de água para fazer crescer o pasto, por exemplo. A pecuária é uma das campeãs no consumo de água potável. Já a produção de carne artificial reduziria em 90% a necessidade do consumo de água para produzir carne. Acredito que quando começar a faltar água para alimentar o gado, os fazendeiros vão ter que migrar para produção de carne em laboratório. Além disso estão começando a fabricar carne de inseto para consumo, como carne de larva de mosca. Domesticação de insetos para culinária requer muito menos água do que o gado. Outra coisa que poderia mudar seriam as fazendas de boi se tornarem fazendas de peixe, sobretudo de peixes de água salgada, que não requerem água doce para a manutenção deles. A produção de alga para consumo humano também requer menos água do que alfaces, por exemplo. Maior produção de peixe em pisciculturas junto às algas salinas seria uma solução para reduzir o gasto de água potável. Carne artificial, carne de inseto, frutos do mar e algas serão a comida do futuro. A maior escassez de água mudará muita coisa na alimentação humana nas próximas décadas.

Já a carne bovina, suína e frango poderão se tornar raridades até o próximo século. No máximo um aromatizante com cheiro de carne bovina, suína e olhe lá!

Imagina algum dia você estar num restaurante e pedir grilo com essência de linguiça ou alcatra...

Re: Água

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

A Europa entrou o verão com recursos hídricos limitados, lagos e reservatórios em nível baixo e uma notícia alarmante: o continente está esquentando mais rápido que o resto do mundo. O que colocou os europeus diante de um dilema por muito tempo impensável: a escassez de água.
Europa vive crise antes impensável: falta de água


youtu.be/lkHXJM5S8RM

Re: Água

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Agnoscetico escreveu:
Sex, 23 Junho 2023 - 18:04 pm

Europa vive crise antes impensável: falta de água
São os caras que querem nos ensinar como cuidar da Amazônia.

Re: Água

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sáb, 01 Julho 2023 - 10:11 am
Agnoscetico escreveu:
Sex, 23 Junho 2023 - 18:04 pm

Europa vive crise antes impensável: falta de água
São os caras que querem nos ensinar como cuidar da Amazônia.
A água deles vem do derretimento das geleiras no alto das montanhas. Com o calor, já quase não há mais geleiras e os rios estão secando.

O fato de eles terem feito besteiras no passado não nos autoriza a fazer besteiras agora.

Re: Água

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O segundo maior rio do Brasil está morrendo?

youtu.be/FAkwRLiC1fc

Isso atrapalha até hidrovias para levar produtos para o interior do continente.

É a desertificação do Sudeste começando lentamente.
Responder