Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Há uma hipótese que postula que o chumbo presente na gasolina, tintas, etc. explicaria a ascensão do crime ao longo do século XX e seu posterior declínio.

O chumbo é altamente tóxico para o cérebro (além de outros tecidos). Crianças expostas a tal contaminação desenvolvem QI inferior, deficit de atenção, dificuldades de aprendizado, e problemas relacionados ao controle de impulsos. Uma boa fórmula para se tomar más decisões.

Ao longo do século XX as taxas de criminalidade aumentaram, e alguns governos reagiram com aumento do encarceiramento, outros com diminuição. Independente da estratégia adotada, cerca de vinte anos depois da retirada do chumbo da gasolina, tintas, troca de canos velhos de chumbos nas casas, soldas, etc., as taxas de criminalidade diminuíram. Parece até que serial killers não estão mais surgindo como antes.

Imagem

Alguns chegam a fazer a previsão de que a violencia e terrorismo no norte da África e Oriente Médio irão cair bastante entre 2020 e 2040, pois alguns países começaram a abandonar o chumbo na gasolina (que parece ser a pior fonte deste tipo de contaminação) a partir do começo dos anos 2000.

Imagem

Claro que correlação não significa casualidade necessariamente, e a hipótese tem seus críticos. Além disso seus proponentes não negam que há inúmeros outros fatores que levam a uma sociedade a ser mais violenta ou a ter sucesso no diminuição dos crimes. Mesmo assim, há grande dificuldade de se encontrar dados que consigam prever e explicar bem as taxas de criminalidade, e aparentemente a adoção e posterior abandono do chumbo em diversos produtos consegue fazer isso.

https://en.wikipedia.org/wiki/Lead%E2%8 ... hypothesis
https://www.bbc.com/news/magazine-27067615
https://leisureguy.wordpress.com/2017/0 ... -gasoline/

Queria trazer isto há mais tempo e de forma mais detalhada, mas me falta disponibilidade. Já ouviram falar nisso ou tem algo a acrescentar?

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Confesso que me surpreendi bastante com estes dados. Não sabia que dos anos 90 pra cá, a criminalidade diminuiu tanto. Pelo visto, Brasil é uma das exceções no mundo.

Sobre a hipótese: acho muito audacioso tentar explicar algo complexo e de causas multifatoriais por um único fator. Mas é plausível que possa ter alguma influência sim.

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Parece que ainda não tiraram o chumbo da gasolina na A.L. No Brasil, no México, na América Central... já deve ser mais chumbo que gasolina.

Tô brincando, mas é uma dessas conjecturas que a princípio se é difícil levar a sério.

Pelo menos pra mim as razões da violência são bastante claras.

No velho CC as causas da criminalidade foram discutidas e eu escrevi:
Pedro Reis escreveu:
Eu escreveria uma tese sobre isso. Uma tese que poucos vão entender e ninguém vai concordar.

Quase obviamente não se deve esperar que um fenômeno social como a violência urbana tenha uma única causa; concorrem para isso um conjunto de fatores. Naturalmente as causas são tão complexas quanto sua consequência: a criminalidade.

Mas enumeraria como principais:

1 - O tráfico de drogas

2 - O surgimento, como efeito colateral da LSN, das facções criminosas nos presídios do RJ, que hoje já se espalham por outros estados.

3 - Leis defasadas e contraproducentes, como o ECA.

4 - A brutalização das condições de vida das camadas menos favorecidas nos grandes centros urbanos.

5 - O aparecimento do que eu chamo de "cultura do crime". O crime e o criminoso socialmente valorizados em determinadas comunidades carentes, o criminoso paulatinamente passando a ser visto como um modelo positivo. Mas a cultura do crime ( como qualquer cultura ) implica não apenas no compartilhamento de valores mas também na disseminação de informação. Se torna cada vez mais fácil, acessível, à medida em que essa cultura se arraiga, obter os meios e o conhecimento necessário para ser um criminoso.

Não basta você querer roubar um carro; para ser um ladrão de carros você tem que saber como roubar um. Não basta você querer clonar um cartão de banco para fazer isso; você precisa saber como.

6 - Uma mudança sutil porém contínua, desde os anos 80, nos valores da sociedade brasileira. Que está cada vez materialista, consumista e competitiva. As pessoas são cada vez mais valoradas não pelo que são ou produzem, mas pelo tipo de bens e serviços que consomem. Essa mudança passa quase desapercebida mas fica evidente se você for capaz de comparar a mentalidade das pessoas de hoje com a mentalidade que havia nos anos 80. Quando se vive em uma cultura onde a auto-imagem ( e consequentemente a auto-estima ) é forjada pelo status daquilo que o indivíduo consome, isto pode levar a uma pressão para delinquir naqueles que não possuem as condições para consumir.

Estas são, a meu ver, as principais causas do AUMENTO da criminalidade violenta. Porque além destas a criminalidade tem outras causas, como a pobreza e desigualdade social. Mas são causas que já existiam antes dessa explosão de criminalidade que se viu nas últimas 3 décadas.

Portanto não devem ser causas do aumento da violência. Para entender este processo devemos procurar pelo que mudou nos últimos 30 anos.
Especialmente influenciam os fatores 1, 4, 5 e 6.

Enquanto o desemprego se torna uma condição comum, o tráfico, sozinho, sustenta milhões de criminosos. E milhões não é estimativa exagerada porque no Brasil a população carcerária já bate na casa dos 700 mil e a maioria por crimes relacionados com tráfico de drogas. Supondo que haja mais criminosos na rua do que nos presídios, estamos falando de um exército de bandidos em grande parte já associados às facções que possuem o tráfico como principal atividade e fonte de financiamento.

Se resolverem o problema da poluição do ar, nem por isso esse pessoal vai procurar emprego nos classificados.

Outro ponto é que a brutalização da vida embrutece o Homem, o que acarreta em um perfil de criminalidade mais violento. Quando as próprias condições são brutais, quando o ambiente já é em si uma violência, ocorre a normalização da violência.

E a vida cotidiana se brutalizou muito, inicialmente nas periferias das capitais e outros grandes centros urbanos, e posteriormente, consequentemente, esse embrutecimento se irradiou para o interior.

É difícil perceber essa realidade porque não é capturável em números, estatísticas, dados coletáveis pelo IBGE. Ao passo que é uma realidade comum para quem está inserido nela (porque o peixe é o último a saber que vive dentro d'água), é uma realidade invisível pra quem desta não faz parte.

O IDH, no Brasil, tem melhorado. Mas IDH é só um número que mede o percentual de casas de alvenaria, de redes de esgoto e água, o fornecimento de energia elétrica, a quantidade de crianças na escola sem considerar a qualidade e o ambiente nestas escolas, e assim por diante.

Não mostra, nas periferias, as pessoas morando cada vez mais longe do local de trabalho, gastando um quarto de suas vidas em um transporte torturante. Vivendo nesses lugares cada vez mais quentes, apinhados, sujos onde lixo transborda por toda parte, barulhentos, feios, horrendos, sem espaços livres, sem árvores, sem lazer, na insegurança da informalidade, na completa ausência de segurança pública, sem ter o que fazer quando eles próprios, ou um filho, adoece... enfim, se você visitar hoje uma periferia você vai ver um lugar brutal e todas se parecem muito.

Enquanto que há décadas atrás estes subúrbios podiam ser até mais pobres mas eram lugares bucólicos repletos de casinhas verde e rosa com quintal, de criançada brincando nos espaços livres, nos campinhos de pelada, soltando pipa, jogando pião. Lugares onde os vizinhos tinham tempo para um prosa demorada, quando, no fim da tarde, punham as cadeiras na calçada...

Números não exprimem essa transformação no estilo e na qualidade da vida. Na maneira de viver. Mas a arte, o poeta, tem essa capacidade.

A franja na encosta cor de laranja, capim rosa chá

O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar

O ouro ainda não bem verde da serra, a prata do trem

A lua e a estrela, anel de turquesa

Os átomos todos dançam, madruga, reluz neblina

Crianças cor de romã entram no vagão

O oliva da nuvem chumbo ficando pra trás da manhã

E a seda azul do papel que envolve a maçã

As casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver passar

Os dois lados da janela

E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há

Azul que é pura memória de algum lugar

Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos lábios

Ou pra ser exato, lábios cor de açaí

E aqui, trem das cores, sábios projetos, tocar na central

E o céu de um azul celeste celestial

Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos lábios

Ou pra ser exato, lábios cor de açaí

E aqui, trem das cores, sábios projetos, tocar na central

E o céu de um azul celeste celestial
/i]


Escute. Ao que te remete esta canção?


youtu.be/c6iJ4F73us0

Isso é Caetano Veloso e Sônia Braga, em alguma manhã dos anos 70, percorrendo subúrbios do Rio de Janeiro em um passeio de trem da central.

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Você não listou dentre os principais fatores a educação de ensino básico e médio, Pedro Reis. Teria esquecido, ou é por que você não acha um fator tão relevante quanto os demais ali mencionados?

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 01:32 am
Parece que ainda não tiraram o chumbo da gasolina na A.L. No Brasil, no México, na América Central... já deve ser mais chumbo que gasolina.
No Brasil, o chumbo foi substituído pelo álcool em 1989.
https://alunosonline.uol.com.br/quimica ... olina.html

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cinzu escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 04:19 am
Você não listou dentre os principais fatores a educação de ensino básico e médio, Pedro Reis. Teria esquecido, ou é por que você não acha um fator tão relevante quanto os demais ali mencionados?
Então... educação de qualidade seria uma prevenção contra alguns dos fatores.

Por exemplo: em um país com uma população altamente educada , em tese, haveria mais organização e planejamento, melhor qualidade também na administração pública e consequentemente menos crescimento desordenado das grandes cidades.

Educação é fundamental mas as minhas conjecturas são sobre as causas da explosão da criminalidade violenta em um país deseducado e pobre como o nosso.

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 08:40 am
Pedro Reis escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 01:32 am
Parece que ainda não tiraram o chumbo da gasolina na A.L. No Brasil, no México, na América Central... já deve ser mais chumbo que gasolina.
No Brasil, o chumbo foi substituído pelo álcool em 1989.
https://alunosonline.uol.com.br/quimica ... olina.html
Então aqui o chumbo fazia efeito inverso.

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 11:00 am
Fernando Silva escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 08:40 am
Pedro Reis escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 01:32 am
Parece que ainda não tiraram o chumbo da gasolina na A.L. No Brasil, no México, na América Central... já deve ser mais chumbo que gasolina.
No Brasil, o chumbo foi substituído pelo álcool em 1989.
https://alunosonline.uol.com.br/quimica ... olina.html
Então aqui o chumbo fazia efeito inverso.
Não sei se tal hipótese é verdadeira, mas caso seja, é obviamente apenas um dos fatores que tentam explicar a violência em uma sociedade. E o que não faltam no Brasil são fatores contribuindo para a violência.

Mesmo assim, se pegar a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil, a ascensão deu uma quebrada pelos meados dos anos 2000, retomando o crescimento posteriormente.

https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/dados-series/20

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Pedro Reis escreveu: Mas enumeraria como principais:
1 - O tráfico de drogas

Enquanto o desemprego se torna uma condição comum, o tráfico, sozinho, sustenta milhões de criminosos. E milhões não é estimativa exagerada porque no Brasil a população carcerária já bate na casa dos 700 mil e a maioria por crimes relacionados com tráfico de drogas. Supondo que haja mais criminosos na rua do que nos presídios, estamos falando de um exército de bandidos em grande parte já associados às facções que possuem o tráfico como principal atividade e fonte de financiamento.
O problema é a guerra as drogas. Grande parte dos presidiários são vendedores de maconha que nunca pegaram em arma. Os presídios lotados dificultam muito a reabilitação e os novatos acabam saindo pior do presídio por causa das más influências lá dentro.

Não sei do impacto da cocaína, mas a América Latina é a fonte dessa porcaria de planta.
Pedro Reis escreveu: 3 - Leis defasadas e contraproducentes, como o ECA.
Um outro problema que vejo é essa bizarrice tupiniquim de militarização da polícia e separação da civil. É muito ineficiente e inadequado para crime urbano. Crime urbano não é guerrilha, em que precisa de poder bélico para sair atirando num exército e capturar a base dos guerrilheiros.
Pedro Reis escreveu: 2 - O surgimento, como efeito colateral da LSN, das facções criminosas nos presídios do RJ, que hoje já se espalham por outros estados.

4 - A brutalização das condições de vida das camadas menos favorecidas nos grandes centros urbanos.

5 - O aparecimento do que eu chamo de "cultura do crime". O crime e o criminoso socialmente valorizados em determinadas comunidades carentes, o criminoso paulatinamente passando a ser visto como um modelo positivo. Mas a cultura do crime ( como qualquer cultura ) implica não apenas no compartilhamento de valores mas também na disseminação de informação. Se torna cada vez mais fácil, acessível, à medida em que essa cultura se arraiga, obter os meios e o conhecimento necessário para ser um criminoso.
Eu não usaria o termo "cultura" e sim legado do crime. Favorece um ciclo vicioso. Presídios lotados, máfias e milícias já são problemas crônicos e difíceis de combater.

Regiões violentas, como favelas, acabam sendo controladas por bandidos e o povo local aprende a respeitar por medo. Por ser disperso, a polícia não consegue prender todos, e se prende um líder, outro logo se levanta. Bandidos também marcam território de influência, proibindo traficantes concorrentes e isso acaba levando a guerras de quadrilhas.
Pedro Reis escreveu: 6 - Uma mudança sutil porém contínua, desde os anos 80, nos valores da sociedade brasileira. Que está cada vez materialista, consumista e competitiva. As pessoas são cada vez mais valoradas não pelo que são ou produzem, mas pelo tipo de bens e serviços que consomem. Essa mudança passa quase desapercebida mas fica evidente se você for capaz de comparar a mentalidade das pessoas de hoje com a mentalidade que havia nos anos 80. Quando se vive em uma cultura onde a auto-imagem ( e consequentemente a auto-estima ) é forjada pelo status daquilo que o indivíduo consome, isto pode levar a uma pressão para delinquir naqueles que não possuem as condições para consumir.

Estas são, a meu ver, as principais causas do AUMENTO da criminalidade violenta. Porque além destas a criminalidade tem outras causas, como a pobreza e desigualdade social. Mas são causas que já existiam antes dessa explosão de criminalidade que se viu nas últimas 3 décadas.
Essa cultura da ostentação não é exclusividade do Brasil. Tem isso também nos EUA.
A violência é influenciada pela sensação de injustiça e exclusão social. Se há uma percepção de grande desigualdade social, tenderá a aumentar a violência e a cultura de ostentação torna a percepção de desigualdade mais visível. Além disso, a sociedade não tem caminhos realistas para o injustiçado melhorar de vida.
Pedro Reis escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 01:32 am
Se resolverem o problema da poluição do ar, nem por isso esse pessoal vai procurar emprego nos classificados.
A falta de educação, qualificação profissional e oportunidade levam ao desemprego. E condições econômicas ruins também. Se o país fosse bom, quem não gosta de obedecer ordens poderia ser freela, autônomo ou microempreendedor.

Bandidagem não é preguiça ou afim, porque a carreira de bandido exige o esforço de trabalho. O que acontece é que a educação e economia ruins fazem eles verem a bandidagem como caminho viável.

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 23 Agosto 2020 - 01:32 am
Parece que ainda não tiraram o chumbo da gasolina na A.L. No Brasil, no México, na América Central... já deve ser mais chumbo que gasolina.
Interessante verificar as datas em que a gasolina sem chumbo foi introduzida nos diversos países e regiões. Parece que na Venezuela só veio gasolina sem chumbo em 1999, por exemplo. No México veio nos anos 90 também.

Em São paulo, a gasolina sem chumbo foi introduzida entre 1980 e 85, e os números de homicídios começaram a cair cerca de 20 anos depois.
https://www.motherjones.com/kevin-drum/ ... d-ethanol/

Não explica tudo (e nem é esta a proposta), mas é algo que manterei em mente como um possível fator.

Re: Hipótese Chumbo-Crime explicaria criminalidade?

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Começaram a cair porque em 1992 o massacre do Carandiru deu origem ao PCC.

Essa organização cresceu e passou a controlar a criminalidade em São Paulo. Ironicamente o PCC, sem rival em SP, trouxe um tanto de ordem para as periferias. Estudiosos se referem ao fenômeno como "fator PCC". No mesmo período o oposto se verifica no RJ, onde uma miríade de facções travam uma guerra eterna.
Responder