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Electric car batteries with five-minute charging times produced
Exclusive: first factory production means recharging could soon be as fast as filling up petrol or diesel vehicles
O problema é que baterias elétricas poluem mais do que combustível fóssil. O processo de fabricação e extração de matéria-prima não é limpo.
Carros com combustível fóssil poluem por toda parte.
Baterias poluem em locais centralizados onde sua poluição pode ser controlada, filtrada ou até eliminada.
O problema é que baterias elétricas poluem mais do que combustível fóssil. O processo de fabricação e extração de matéria-prima não é limpo.
Carros com combustível fóssil poluem por toda parte.
Baterias poluem em locais centralizados onde sua poluição pode ser controlada, filtrada ou até eliminada.
Baterias poluírem mais que extração de petróleo e combustão onipresente é algo contestável. Não é tão simples.
E a tecnologia do motor a combustão está aí há mais de 100 anos, inúmeras gerações, e poluindo mais do que uma tecnologia bem mais recente.
Parece que a reciclagem de baterias (além do aumento de eficiência) são bem promissores. Isso pode mitigar os problemas da exploração do lítio, e em conjunto com uma matriz energética mais limpa e eficiente, pode enterrar de vez o carro com motor de combustão.
Diferentemente de outros tantos vídeos do Boston Dynamics, esse está parecendo CGI (Computer Graphic Imagery).
Então seria inovação tecnológica de CGI e Realidade Aumentada.
Parece CGI mas não é. É possível ver pessoas assistindo a demonstração dos robots em algumas partes e não faria sentido perder tempo reproduzindo a mesma sala com computação gráfica que aparece nos vídeos abaixo.
Ainda assim pode ser uma mistura de CGI com técnicas de cinema:
De qualquer modo a tecnologia é nova e fantástica e chega a dar medo só de pensar que no futuro poderão serão soldados e guardas encarregados de cumprir as determinações de um ditadorzinho....
Teve uma suposta invenção de uma placa (ou algo do tipo) de invisibilidade (ou de transparência) que, se não me engano, teria sido criado lá pelo começo ou pela metade dos anos 2000 e passou em algum jornal ou esses num quadro desses programas genéricos tipo Gugu. Mas só achei isso mesmo:
- Manto da invisibilidade agora é 3D e aproxima-se do olho humano
(e como próximo passo picar ditadorezinhos filadapuctas ao redor do mundo com formulações letais com possibilidade de reversão com antídoto só mediante renúncia incondicional )
Re: Novas tecnologias
Enviado: Ter, 18 Janeiro 2022 - 14:27 pm
por Agnoscetico
Tô pensando em criar tópicos mais específicos sobre novas tecnologias e novos tipos de moradias que não sei se caberiam nesse tópico genérico sobre novas tecnologias.
Quando eu criar, aviso aqui.
Re: Novas tecnologias
Enviado: Dom, 20 Fevereiro 2022 - 18:45 pm
por Tutu
Alterar o DNA de uma criatura, como Aedis Egypt, para que se reproduza e nova variante seja a mais comum.
Pode fazer o mosquito ter só macho como filho e assim entrar em extinção, ou sempre herdar um gene que bloqueia vírus de doenças.
Talvez isso amenize alguma crise de combustíveis que pode vir como consequência da guerra Rússia x Ucrânia:
China consegue produzir primeira gasolina a partir da captura de CO2 do mundo e já atingiu a marca de 1.000 toneladas/ano do combustível - CPG Click Petroleo e Gas
Talvez isso amenize alguma crise de combustíveis que pode vir como consequência da guerra Rússia x Ucrânia:
China consegue produzir primeira gasolina a partir da captura de CO2 do mundo e já atingiu a marca de 1.000 toneladas/ano do combustível - CPG Click Petroleo e Gas
Talvez isso amenize alguma crise de combustíveis que pode vir como consequência da guerra Rússia x Ucrânia:
China consegue produzir primeira gasolina a partir da captura de CO2 do mundo e já atingiu a marca de 1.000 toneladas/ano do combustível - CPG Click Petroleo e Gas
Com essa tecnologia se poderia perfurar o chão até onde a temperatura corresponda a seus parâmetros de funcionalidade gerando energia limpa!
Re: Novas tecnologias
Enviado: Sáb, 21 Maio 2022 - 10:13 am
por Fernando Silva
Um artigo de 2004 que noticia a queda nas vendas do computadores de mão (palmtop ou handheld) e a disparada dos smartphones, junção dos handheld com celular, com acesso à Internet. A ideia não era nova e já havia outros modelos, mas a virada só veio mesmo com os Blackberries. A partir daí, os outros fabricantes também lançaram seus smartphones, todos diferentes entre si até que veio o iPhone e virou o formato padrão, acabando com a variedade.
As maquininhas que só faltavam falar estão cada vez mais próximas
B. Piropo - O Globo 22/11/2004
[...]
Um exame dos números de ambos os artigos não mostra diferenças significativas nas vendas de cada fabricante. Mas olhando melhor para os números do Gartner descobre-se um novo contendor nem um pouco desprezível. Isso porque, enquanto o IDC considera “computadores de mão” (handheld computers) apenas os dispositivos que processam dados, aquelas maquininhas tão perfeitas que só faltam falar, o Grupo Gartner inclui na mesma categoria também as que falam, ou seja, essa trapizonga que não se sabe se é um computador que se comunica como telefone ou um telefone celular que computa. E é aí que mora a diferença: quase oitocentas mil maquinetas a mais.
E que maquinetas são essas? Talvez o melhor exemplo seja a linha BlackBerry, da canadense RIM (Research In Motion) que, sozinhos, venderam quase seiscentas mil unidades no trimestre, infiltrando-se no mercado de micros de mão e abocanhando vinte porcento dele.
Uma visita ao sítio do fabricante, em < www.blackberry.net/ >, mostra que há mais de quinze modelos disponíveis, dos quais a jóia da coroa e a nova série 7100. Todos funcionam seja como micros de mão tradicionais, seja como telefones celulares. Usam o padrão GSM, mas muitos modelos são “QuadBand”, ou seja, operam em quaisquer das quatro freqüências adotadas pelo padrão. Precisam, é claro, de uma operadora para que possam funcionar como telefones celulares, por isso (ainda) não apareceram por aqui. Mas já se espalharam pela América do Norte (EUA, Canadá e México), Europa e Ásia.
Como qualquer outro telefone celular, os aparelhos BlackBerry falam e trocam mensagens curtas tipo SMS. Como qualquer micro de mão, oferecem agendas de endereços e compromissos, lista de afazeres e anotações rápidas (“memo pad”), além de dezenas de programetos que vão desde joguinhos a armazenamento de imagens e coisas que tais. Mas sua potencialidade só se mostra por inteiro quando misturam as duas funções. A começar pela capacidade de navegar na Internet (com um navegador bastante razoável em uma tela colorida de alta definição, ou seja, navegar mesmo e não tentar decifrar o conteúdo de telas ininteligíveis que usam o padrão WAP) e gerenciar correio eletrônico de qualquer provedor usando a tecnologia “push”, que envia a mensagem para o aparelho assim que ela chega no provedor, sem que o usuário seja obrigado a “baixá-la”. E, graças à capacidade de processamento do dispositivo e aos programas que a ele podem ser agregados, se a mensagem contiver um anexo, seja uma foto, um documento gerado, digamos, pelo Word, ou uma planilha Excel, ele pode ser “baixado” e consultado no próprio aparelho.
Em suma: a discrepância entre os dados do IDC e Gartner esconde uma nova tendência. Porque o IDC tem razão: o mercado dos micros de mão “mudos” está definhando.
Nem de longe o preço do celular 5G é o principal obstáculo para se ter acesso a conexão 5G no Brasil; se esse fosse o único problema, o obstáculo seria quase insignificante para a maioria dos consumidores brasileiros. Basta ver o menor preço com cashback desses modelos:
“R$ 250 por mês em faturas pós-pagas, além de contar com restrição de dados.”
Além disso, o 5G Standalone e de alta velocidade, mesmo nas capitais, depende de um processo gradativo, que é o aumento no número de antenas emitindo sinal na frequência 5G. Como já disseram… “Uma rede 5G não-standalone permite a disponibilização mais rápida do 5G, já que o que acontece é a reutilização da rede de core 4G. Em uma arquitetura 5G de tipo standalone, não há dependência alguma do 4G”: https://www.amti.com.br/blog/5g-standalone/
Re: Novas tecnologias
Enviado: Qui, 16 Junho 2022 - 07:07 am
por Arcanjo Lúcifer
É a primeira vez que vejo um carro elétrico que aparentemente pode ser o caminho para substituir os convencionais sem.depender de baterias que pesam 500 quilos .
Usa água salgada para gerar energia.
É a primeira vez que vejo um carro elétrico que aparentemente pode ser o caminho para substituir os convencionais sem.depender de baterias que pesam 500 quilos .
Usa água salgada para gerar energia.
O que eles não dizem é que essa "água salgada" é especial. E são duas "águas salgadas" diferentes que reagem entre si.
Ou seja, é como abrir uma pilha, trocar o conteúdo e dizer que está nova.
Pode ser muito eficiente, mas ainda vai requerer o reabastecimento dessas "águas salgadas".
A vantagem pode ser a autonomia, a duração do material e a rapidez do reabastecimento.
Como funciona o abastecimento do veículo
A diferença mais importante para um carro elétrico convencional movido a bateria é que a célula de fluxo nanoFlowcell do Quantino não é carregada com eletricidade, mas é reabastecida com eletrólitos bi-ION.
Ou seja, o reabastecimento do carro é semelhante ao de um carro veículo convencional com motor de combustão.
Porém, ao contrário dos combustíveis fósseis, o fluido eletrolítico bi-ION não é inflamável, não é explosivo e, além disso, não é prejudicial à saúde ou ao meio ambiente.
O modelo já percorreu mais de 500.000 quilômetros, o equivalente a 12,5 viagens de volta ao mundo com 100% de sucesso.
Durante o período de teste, o consumo médio foi de cerca de 16 litros de fluido eletrolítico bi-ION por 100 quilômetros, o que equivale a 10kWh.
O carro possui dois tanques de 95 litros cada, sendo um reservatório abastecido com eletrolítico bi-ION carregado positivamente e outro negativamente. Através da junção, o modelo tem um alcance de cerca de 1.140 quilômetros.
É a primeira vez que vejo um carro elétrico que aparentemente pode ser o caminho para substituir os convencionais sem.depender de baterias que pesam 500 quilos .
Usa água salgada para gerar energia.
O que eles não dizem é que essa "água salgada" é especial. E são duas "águas salgadas" diferentes que reagem entre si.
Ou seja, é como abrir uma pilha, trocar o conteúdo e dizer que está nova.
Pode ser muito eficiente, mas ainda vai requerer o reabastecimento dessas "águas salgadas".
A vantagem pode ser a autonomia, a duração do material e a rapidez do reabastecimento.
Como funciona o abastecimento do veículo
A diferença mais importante para um carro elétrico convencional movido a bateria é que a célula de fluxo nanoFlowcell do Quantino não é carregada com eletricidade, mas é reabastecida com eletrólitos bi-ION.
Ou seja, o reabastecimento do carro é semelhante ao de um carro veículo convencional com motor de combustão.
Porém, ao contrário dos combustíveis fósseis, o fluido eletrolítico bi-ION não é inflamável, não é explosivo e, além disso, não é prejudicial à saúde ou ao meio ambiente.
O modelo já percorreu mais de 500.000 quilômetros, o equivalente a 12,5 viagens de volta ao mundo com 100% de sucesso.
Durante o período de teste, o consumo médio foi de cerca de 16 litros de fluido eletrolítico bi-ION por 100 quilômetros, o que equivale a 10kWh.
O carro possui dois tanques de 95 litros cada, sendo um reservatório abastecido com eletrolítico bi-ION carregado positivamente e outro negativamente. Através da junção, o modelo tem um alcance de cerca de 1.140 quilômetros.
Sim, eu sabia disso mas em relação ao carro elétrico convencional tem um monte de vantagens e não ser inflamável como as atuais baterias são já justifica o investimento.
Esse elétrico pegou fogo do nada sem que estivesse sendo carregado e já vi acontecer com um ônibus estacionado.
No caso do ônibus acho que nem teria sobreviventes se estivesse em uso.
O vídeo a seguir não é do ônibus a que me referi, aquele estava ao lado de outros em uma garagem.
Eu criei um tópico chamado "Sustentabilidade: Energias alternativas, etc." sobre tecnologias que não desgastariam ou desgastariam menos possível a natureza, e pus um exemplo, pois fiquei na dúvida se se encaixaria nesse tópico aqui ou se seria melhor um tópico a parte, pois aqui fala sobre novas tecnologias e não ficou claro se pra novas tecnologias no geral ou especificamente aquelas que tem foco em sustentabilidade.
Eu criei um tópico chamado "Sustentabilidade: Energias alternativas, etc." sobre tecnologias que não desgastariam ou desgastariam menos possível a natureza, e pus um exemplo, pois fiquei na dúvida se se encaixaria nesse tópico aqui ou se seria melhor um tópico a parte, pois aqui fala sobre novas tecnologias e não ficou claro se pra novas tecnologias no geral ou especificamente aquelas que tem foco em sustentabilidade.
Re: Novas tecnologias
Enviado: Qui, 16 Junho 2022 - 21:53 pm
por Arcanjo Lúcifer
Bom, quando criei o tópico não me referia a algo específico, achei que poderiam postar sobre qualquer assunto de interesse.
Sim, eu sabia disso mas em relação ao carro elétrico convencional tem um monte de vantagens e não ser inflamável como as atuais baterias são já justifica o investimento.
O problema aqui são essas manchetes enganosas, tipo esta do "carro movido a água salgada". Ou aquela do "carro movido a ar comprimido".
Esse elétrico pegou fogo do nada sem que estivesse sendo carregado e já vi acontecer com um ônibus estacionado.
É possível que venham a consertar esse problema, assim como consertaram, na maioria dos casos, as baterias de celular e notebooks que queimavam ou explodiam. E que, inclusive, aconteciam com modelos específicos.
Re: Novas tecnologias
Enviado: Sáb, 18 Junho 2022 - 11:18 am
por Arcanjo Lúcifer
O problema aqui são essas manchetes enganosas, tipo esta do "carro movido a água salgada". Ou aquela do "carro movido a ar comprimido".
Sim , passa a impressão que é sal comum apesar de ter um israelense que está desenvolvendo uma bateria com sal marinho.
É possível que venham a consertar esse problema, assim como consertaram, na maioria dos casos, as baterias de celular e notebooks que queimavam ou explodiam. E que, inclusive, aconteciam com modelos específicos.
Possivelmente será resolvido mesmo, ontem eu vi uma entrevista com o Musk em que ele promete resolver o problema do custo, a meta dele é produzir um carro popular elétrico de cinco mil dólares.
Nesse cara eu acredito.
Re: Novas tecnologias
Enviado: Qui, 19 Janeiro 2023 - 09:44 am
por Fernando Silva
Um gráfico que mostra como as câmeras digitais tiveram um breve período de sucesso e logo praticamente desapareceram devido aos smartphones.