Mudanças Climáticas

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Achei que estava faltando um tópico sobre o assunto.
Groenlândia dobrou perda de gelo em 2019
Derretimento de 600 bilhões de toneladas em dois meses elevou o nível do mar em 2,2 mm no verão do ano passado, aponta estudo

DO OC – Em apenas um verão, no ano passado, o manto de gelo da Groenlândia perdeu 600 bilhões de toneladas de água, que elevaram o oceano no mundo inteiro em 2,2 milímetros. A conclusão é de uma nova análise de dados de satélite, publicada nesta quarta-feira (18) por um grupo internacional de cientistas.

O derretimento de 2019 só é comparável ao recorde absoluto de 2012, quando a segunda maior massa de gelo da Terra perdeu 650 bilhões de toneladas. A perda anual entre 2002 e 2019 na ilha foi de 268 bilhões de toneladas. Para dar ideia do que isso significa, o Brasil produz por ano 245 milhões de toneladas de grãos.

Olhando para a Antártida, maior manto de gelo do planeta, os pesquisadores tiveram uma notícia menos ruim: embora três regiões do continente tenham tido perdas de gelo somadas de 3 trilhões de toneladas desde 2002, a partir de 2009 uma quarta área no leste antártico passou a ganhar gelo, acumulando 980 bilhões de toneladas e desacelerando a taxa de perda anual. Atenção, negacionistas: não é que a Antártida tenha parado de derreter; é que a velocidade com que o derretimento cresce arrefeceu.

O estudo foi conduzido por um grupo liderado pela pesquisadora italiana Isabella Velicogna, da Universidade da Califórnia em Irvine, e publicado no periódico Geophysical Research Letters. Mais do que medir perda de gelo, a cientista e seus colegas estavam tentando resolver um problema com uma ferramenta.

Eles queriam verificar se dois satélites gêmeos enviados ao espaço em 2018 haviam conseguido substituir com sucesso equipamentos idênticos que pifaram no ano anterior.

Os satélites em questão são a missão Grace (Experimento de Recuperação de Gravidade e Clima). Trata-se de um par de satélites que voam perfeitamente alinhados. Sempre que ocorre uma variação do campo gravitacional da Terra, um deles é puxado com mais ou menos força que o outro e um desalinho quase imperceptível acontece. Esse desalinho é convertido em massa.

Quando o gelo dos polos derrete, o campo gravitacional fica mais fraco naquela região, e os dados do Grace permitem estimar a quantas toneladas de gelo equivale a diferença no puxão.

O Grace teve uma pane na bateria em 2017 e parou de funcionar. Uma missão de becape, a Grace-FO, foi lançada em 2018. O que Velicogna e colegas queriam saber era se era possível comparar as séries de dados dos dois sistemas. A resposta foi sim.

O degelo dos mantos polares hoje é o principal fator de elevação do nível do mar. Desde os anos 1990 ele é observado de forma acelerada na Groenlândia. Neste século, a Antártida passou a acelerar seu degelo também, especialmente na porção oeste. O oeste antártico é hoje a principal preocupação dos cientistas em termos de elevação dos oceanos, já que quatro de suas geleiras – que, juntas, poderiam acrescentar 3 metros ao nível global do oceano – já dão sinais de colapso irreversível.

Nesse ponto, disse Velicogna em um comunicado, o acúmulo de gelo visto no leste antártico (que é mais alto e mais frio do que o oeste, portanto responde ao vapor extra aportado pelo aquecimento da Terra com mais precipitação de neve) não chega a ser um alívio. “Na Antártida, a perda de massa no oeste continua irrefreável, o que é muito ruim para o nível do mar”, afirmou. “Mas também observamos um ganho de massa no setor atlântico da Antártida Oriental causado por um aumento na queda de neve, o que ajuda a mitigar a enorme perda de massa que vimos nas últimas duas décadas em outras partes do continente.”

http://www.observatoriodoclima.eco.br/g ... o-em-2019/

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Desmatamento explode na Amazônia e já é quase dobro do ano anterior
APRIL 08, 2020
BRASÍLIA - A extração ilegal de madeira corre em ritmo acelerado na Amazônia, fazendo com que o volume do desmatamento acumulado de agosto de 2019 a março deste ano já chegue ao dobro do verificado no mesmo intervalo anterior, quando a derrubada recorde da floresta virou alerta global. Uma área superior a três vezes a cidade de São Paulo já foi abaixo neste período.

Os números são do próprio governo federal. O Estado fez um levantamento dos dados captados na região amazônica pelo Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real (Deter), ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que serve para orientar ações de fiscalização contra o desmate. Foram checados os cortes feitos de agosto (mês que começa a medição oficial) até o 26 de março deste ano, data mais atual disponível pelo sistema.

Os dados mostram que o desmatamento nesses últimos oito meses atingiu uma área de nada menos que 5.076 quilômetros quadrados da Amazônia, mais de três vezes o tamanho da capital paulista, com seus 1.521 km². Esse volume de corte na floresta é quase o dobro do que foi verificado no mesmo intervalo anterior, de agosto de 2018 a março de 2019, quando 2.649 km² de floresta foram devastados. Se observado o intervalo de agosto de 2017 a março de 2018, o número era ainda menor, de 2.433 km².

Uma das situações mais críticas é a do Pará, que concentrou 44% de todo o desmatamento amazônico no ano passado. Os satélites do Deter mostram que, entre 1º de fevereiro e 26 de março, 65 km² de mata foram devastados no Pará, ante 62 km² verificados nos dois meses completos do ano passado. Em Rondônia, outro Estado que lidera os índices de desmatamento, o corte ilegal também já supera o de fevereiro e março de 2019 e chega a 43 km² nos dois meses deste ano.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sustenta que os alertas do desmatamento são apenas uma referência da situação e que têm inconsistências, devido à incidência de nuvens no período chuvoso. Ocorre que os dados consolidados e usados pelo governo como a informação mais precisa sobre o desmatamento – o sistema Prodes, que também é do Inpe e tem seus dados divulgados anualmente – sempre resulta em um volume muito maior de área devastada. Em média, o volume confirmado fica 33% acima do verificado pelo sistema de alertas do Deter. No ano passado, o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de críticas de cientistas do Brasil e do exterior ao questionar a veracidade dos dados produzidos pelo Inpe, o que culminou na saída do diretor do instituto, Ricardo Galvão.

No período de agosto de 2018 a julho de 2019, por exemplo, quando o Deter captou 6.839 km² de área devastada, o Prodes detalhou a situação e concluiu que o desmate total na região havia atingido 10,1 mil km², maior volume dos últimos 11 anos. Mantida a média de alertas verificados até agora, portanto, tudo indica que o intervalo de agosto de 2019 a julho deste ano vai registrar novo volume recorde de desmatamento no País.

Governador do Pará pede apoio ao governo federal

Ao Estado, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que pediu apoio ao federal imediato. “É um volume assustador de desmatamento. Se não houver uma medida drástica e imediata de fiscalização, não haverá mais tempo. Vamos ter um ano de 2020 pior que o ano passado”, disse o governador. “É preciso lembrar que estamos no período chuvoso e que, portanto, é retirada de madeira, não é queimada. Na hora em que o período chuvoso acabar, poder ter um crescimento absurdo.”

Questionado, o Ibama informa que tem mantido as operações em campo na região, mas priorizando algumas ações consideradas prioritárias. A Amazônia Legal integra os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Conforme Barbalho, o Ibama conta com apenas 48 servidores para cuidar de todo o território do Pará. “Isso, em um Estado do tamanho do nosso, equivalente a uma área de Portugal, Espanha e França juntos. É uma presença absolutamente rarefeita”, afirma. “Se continuar desse jeito, quando acabar o coronavírus, o nível de derrubada da floresta será estratosférico.”

Na próxima segunda-feira, 13, começa a operar no Pará a Força Estadual de combate ao desmatamento, criada em janeiro. Um grupo de 100 agentes ambientais será remunerado para entrar na floresta, pagos por recursos repatriados pela Operação Lava Jato, por meio da Petrobrás.

O vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, tem feito reuniões com os governadores da região para “tratar das medidas urgentes contra o desmatamento na região”, como Mourão publicou no Twitter. Questionado sobre que medidas são essas, não comentou até o fechamento desta reportagem.

https://sustentabilidade.estadao.com.br ... 265328.amp
Aaaah, esses satélites comunistas querendo novamente derrubar o governo do MESSIAS no país de DEUS!

E o antiministro do MA passando pano...

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

E por falar no antiministro...


Ricardo Salles demite analista que foi contra exportação de madeira sem autorização

Brasil exportou carregamentos da Amazônia sem liberação do Ibama durante o último ano


9.abr.2020 às 8h53
Jake Spring

BRASÍLIA | REUTERS
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles demitiu um analista do governo que se opôs ao relaxamento da revisão ambiental da exportação de madeira. A demissão foi anunciada em uma nota oficial na segunda (6).

Em março, a Reuters mostrou em reportagem que o Brasil exportou milhares de carregamentos de madeira da Amazônia durante o último ano sem a autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Depois que os carregamentos foram descobertos, em meio à controvérsia sobre o desmatamento da floresta amazônica sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, o presidente do Ibama anulou uma regra que exigia a autorização da agência para todos os carregamentos de madeira.

O fim da regra contrariou um grupo de analistas liderados por André Sócrates de Almeida Teixeira, coordenador-geral para o monitoramento do uso da biodiversidade e comércio exterior.

De acordo com a nota publicada no Diário Oficial, Salles removeu Teixeira de seu posto e o substituiu por Rafael Freire de Macêdo, que trabalhava em uma área relacionada.

Teixeira se negou a comentar o assunto e Macêdo não respondeu ao pedido por um comentário.

Segundo o Ibama, a troca faz parte da rotina e está dentro das regras. O ministro do Meio Ambiente não respondeu ao pedido por um comentário.

Uma fonte que trabalha no setor e que preferiu não se identificar disse à Reuters que a demissão de Teixeira aconteceu como uma retaliação por sua divergência.

“Foi mais uma mudança política para indicar alguém que é mais flexível… para aliviar os controles e facilitar as exportações”, disse a fonte.

O Ibama disse anteriormente que carregamentos de madeira devem receber liberação de exportação da Receita Federal, que só concede a autorização após cruzar as informações com o sistema que verifica a origem da madeira.

Assim, o Ibama ainda pode realizar inspeções na madeira destinada à exportação.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e sua preservação é considerada vital para conter as mudanças climáticas devido à quantidade de gases do efeito estufa que ela é capaz de absorver.

A destruição da Amazônia teve crescimento no último ano, provocando reações no mundo todo, com alguns ambientalistas e líderes culpando as políticas de Bolsonaro por encorajar madeireiros ilegais, fazendeiros e negociadores.

Bolsonaro diz que a pobreza na Amazônia é a culpada pelas transações ilegais e que ele é injustamente demonizado.

https://www1.folha.uol.com.br/amp/ambie ... acao.shtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Com recorde em maio, alertas de desmatamento na Amazônia indicam que temporada pode ter devastação maior que a anterior
Taxa de desmatamento oficial, medida de agosto a julho, poderá ser maior na temporada que termina em 2020. A dois meses do fim do período, números atuais já indicam elevação de 78% nos alertas.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2 ... rior.ghtml

Onda de calor recorde atinge o Ártico, enquanto Rússia viu o inverno mais quente de todos os tempos
https://www.indiatimes.com/technology/s ... 14043.html

Onda de calor recorde no Ártico faz temperatura chegar a 30°C na paisagem gelada

Imagem

https://www.thescottishsun.co.uk/news/5 ... te-change/
Nada será impune.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Junho costumava ser um mês frio, mas temos tido temperaturas em torno de 33⁰C a poucos dias do começo do inverno.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Imagem

Este livro trata do tema sob vários aspectos. Li já há alguns meses.

Bastante científico, mas não recomendo se você procura esperanças.

A superpopulação em demanda crescentemente rápida por produtos industrializados vai consumir todo planeta antes de todos se darem conta do problema climático.
A máquina ficou grande demais para emperrar. Se ela quebrar muita gente morre, se continuar funcionando, também. :/
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Acho que foi essa a mensagem que ficou da leitura, pelo menos para mim.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Frencisco Toucinho escreveu:
Sex, 19 Junho 2020 - 20:19 pm

Este livro trata do tema sob vários aspectos. Li já há alguns meses.

Bastante científico, mas não recomendo se você procura esperanças.

A superpopulação em demanda crescentemente rápida por produtos industrializados vai consumir todo planeta antes de todos se darem conta do problema climático.
A máquina ficou grande demais para emperrar. Se ela quebrar muita gente morre, se continuar funcionando, também. :/
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Acho que foi essa a mensagem que ficou da leitura, pelo menos para mim.
Acho que o grande e enorme problema será o lixo, os resíduos, os descartáveis.
Antes que a camada de ozônio, emissões de carbono e outros problemas decorrentes dos combustíveis fósseis entrem em colapso, temos as sacolas plásticas, o isopor e os rejeitos eletrônicos invadindo todos os espaços e comprometendo a vida e o planeta.

Realmente, temos um problemão pela frente.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Gabarito, estava no outro tópico, que fala sobre a juventude atual. Estou próximo da meia vida. Uma parte já foi. Meus tempos de luta estão passando. O cérebro já não é tão ágil, a força vai decaindo e cada dia, por necessidade de sobrevivência, fico mais velhaco. Para mim, já não está muito conveniente apostar na mudança. Mesmo assim, sei lá, por um pouco de idealismo, não consigo disseminar essa mentirada que forçam guela abaixo dos jovens, colocando todo o futuro em rota de colisão com o desastre. Alguém tem que falar sério com essa nova geração, deixando claro que não vai ser fácil.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Toucinho, acabei de responder lá o julgamento que você faz dos jovens de hoje.
Você está passando a mão na cabeça deles, os mesmos que terão um mundo de desafios pela frente.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Frencisco Toucinho escreveu:
Sex, 19 Junho 2020 - 20:19 pm
Imagem

Este livro trata do tema sob vários aspectos. Li já há alguns meses.

Bastante científico, mas não recomendo se você procura esperanças.

A superpopulação em demanda crescentemente rápida por produtos industrializados vai consumir todo planeta antes de todos se darem conta do problema climático.
A máquina ficou grande demais para emperrar. Se ela quebrar muita gente morre, se continuar funcionando, também. :/
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Acho que foi essa a mensagem que ficou da leitura, pelo menos para mim.
Boa dica. Vou procurar sobre.
Eu quando me aprofundei um pouquinho mais sobre o assunto foi usando este aqui:

Imagem

Ele não fala apenas sobre mudanças climáticas, mas apresenta os principais sistemas da Terra, sejam nos oceanos, atmosfera, criosfera, etc. É complexo, mas apresenta de forma didática.
Daí que você começaa perceber como uma coisa vai afetando a outra, e pode nos empurrar para um novo ponto de equilíbrio (danoso para quem já está adaptado para o equilíbrio atual).

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Gabarito escreveu:
Sex, 19 Junho 2020 - 20:35 pm
Frencisco Toucinho escreveu:
Sex, 19 Junho 2020 - 20:19 pm

Este livro trata do tema sob vários aspectos. Li já há alguns meses.

Bastante científico, mas não recomendo se você procura esperanças.

A superpopulação em demanda crescentemente rápida por produtos industrializados vai consumir todo planeta antes de todos se darem conta do problema climático.
A máquina ficou grande demais para emperrar. Se ela quebrar muita gente morre, se continuar funcionando, também. :/
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

Acho que foi essa a mensagem que ficou da leitura, pelo menos para mim.
Acho que o grande e enorme problema será o lixo, os resíduos, os descartáveis.
Antes que a camada de ozônio, emissões de carbono e outros problemas decorrentes dos combustíveis fósseis entrem em colapso, temos as sacolas plásticas, o isopor e os rejeitos eletrônicos invadindo todos os espaços e comprometendo a vida e o planeta.

Realmente, temos um problemão pela frente.
Talvez, mas uma coisa não anula a outra. Digo, tem de haver ações em todos esses fronts. Por exemplo, se continuar diminuindo a criosfera, você muda o albedo da Terra. Com isso as temperaturas dos oceanos mudam, e pode desestabilizar ou até colapsar a chamada Correia Transportadora Oceânica. Ela é responsável por levantar os nutrientes que estão no fundo dos oceanos; acabe com isso e podemos ver extinções em massa por quebrar-se a base da cadeia alimentar.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Titoff, o livro parece recomendado para profissionais técnicos ambientalistas. Por enquanto vou ficar só com a divulgação, mesmo. Se uma versão mais popular sair, eu compro. Não posso parar tudo que faço na vida para destrinchar uma área que não é minha formação. Tenho que me virar com textos mais abrangentes, feitos por jornalistas e outros divulgadores.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Frencisco Toucinho escreveu:
Dom, 21 Junho 2020 - 14:46 pm
Titoff, o livro parece recomendado para profissionais técnicos ambientalistas. Por enquanto vou ficar só com a divulgação, mesmo. Se uma versão mais popular sair, eu compro. Não posso parar tudo que faço na vida para destrinchar uma área que não é minha formação. Tenho que me virar com textos mais abrangentes, feitos por jornalistas e outros divulgadores.

De fato este é um livro didático, mas começa com o feijão com arroz, caso contrário eu não teria como entender também.

A introdução começa com modelos didáticos simples, como o "Mundo das Margaridas:"

youtu.be/vvUpwIOGJ1M

É uma forma interessante de explicar algumas noções, e pode (e vai) ficando mais complexo conforme se solidificam os conceitos e acrescentam-se outros fatores no exercício.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 Junho 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

tenho uma pilha de livros por terminar, mas quando sair a edição popular, mais em conta, eu compro. Só não garanto que vá ler tão já, porque ainda não terminei de ler "darwin´s dangerous idea" do Dennett.

Re: Mudanças Climáticas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 13 Junho 2020 - 09:49 am
Junho costumava ser um mês frio, mas temos tido temperaturas em torno de 33⁰C a poucos dias do começo do inverno.
Fernando, já fiz este comentário no CC: sou do Rio de Janeiro como você e na minha infância morei na mesma casa onde morou minha mãe na própria infância dela. Casa que meu avô arquiteto construiu.

Todos os anos, no inverno, eu acordava de manhã para ir à escola e não dava pra ver o morro escondido pela cerração. O morro que estava a dois quarteirões da nossa casa. Era muito frio, uma nuvem de vapor escapava da boca quando as pessoas falavam.

O Banzai comentou que estas lembranças individuais não passam de evidências anedóticas, mas são impressões consistentes com relatos semelhantes que chegam de todas as partes do mundo. E, como disse, minha mãe e tios moraram naquela mesma casa e assim sempre foram os dias mais frios do inverno.

Só que de meados dos anos 90 pra cá houve apenas um ou dois invernos com este padrão.

Ontem o segundo ciclone que se tem notícia desde o tempo das capitanias hereditárias atingiu o sul do país. Os dois ocorreram neste século.

Há uma catástrofe à vista no horizonte.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Pedro Reis escreveu:
Qua, 01 Julho 2020 - 23:57 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 13 Junho 2020 - 09:49 am
Junho costumava ser um mês frio, mas temos tido temperaturas em torno de 33⁰C a poucos dias do começo do inverno.
Todos os anos, no inverno, eu acordava de manhã para ir à escola e não dava pra ver o morro escondido pela cerração. O morro que estava a dois quarteirões da nossa casa. Era muito frio, uma nuvem de vapor escapava da boca quando as pessoas falavam.

O Banzai comentou que estas lembranças individuais não passam de evidências anedóticas, mas são impressões consistentes com relatos semelhantes que chegam de todas as partes do mundo. E, como disse, minha mãe e tios moraram naquela mesma casa e assim sempre foram os dias mais frios do inverno.

Só que de meados dos anos 90 pra cá houve apenas um ou dois invernos com este padrão.
A última vez que me lembro de ter saído vapor da boca foi por volta de 1976.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Calor na Sibéria e no Ártico seria 'praticamente impossível' sem aquecimento induzido pelo homem, diz estudo

Verão no Polo Norte registra temperatura de 38 graus; Região russa tem picos de incêndio, enquanto solo gelado e libera gases de efeito estufa

O Globo 15/07/2020

Nos últimos seis meses, a Sibéria registrou temperaturas consideradas amenas para a região. No Ártico, por sua vez, os termômetros bateram 38 graus Celsius em junho. As mudanças em áreas tradicionalmente gélidas foram analisadas em um estudo divulgado esta quarta-feira pelo projeto World WeatherAttribution. Estes eventos seriam praticamente impossíveis se não houvesse o aquecimento global induzido pelo homem, segundo reportagem do "Washington Post".

O levantamento foi feito através de uma colaboração de várias instituições na França, Alemanha, Holanda, Rússia, Suíça e Reino Unido. A partir da análise do pico de incêndios na Sibéria e no Ártico, os cientistas concluíram que estes eventos seriam 600 vezes mais prováveis na presença do aquecimento global induzido pelo homem, comparada à possiiblidade de que acontecessem sem qualquer interferência humana no meio ambiente.

A análise mostra que os seis meses de temperaturas muito acima da média na região ocorreriam menos de uma vez em 80 mil anos sem as mudanças climáticas causadas pelo homem.
[...]
As temperaturas prolongadas e extraordinariamente amenas na Sibéria estão tendo impactos claros nos ecossistemas, nos assentamentos humanos e até no próprio clima. Os incêndios no Ártico começaram extraordinariamente cedo este ano por causa das condições quentes e secas na Sibérias. Tais incêndios aumentaram o aquecimento global, emitindo dióxido de carbono e fuligem e desestabilizaram o solo gelado, liberando antigas reservas de dióxido de carbono e metano.
https://oglobo.globo.com/sociedade/sust ... o-24534546

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Realmente há uma reação em cadeia nesse nosso "sistema planetário", os místicos acreditam em Gaia, um grande organismo vivo, quase como em Pandora (Avatar), quase acertando em constatar a complexa relação entre todos que na Terra habitam, humanos inclusos.

Há uma palavra interessante, criada para considerar nossa humana influência, Antropoceno, a saber:

"Antropoceno é um termo formulado por Paul Crutzen, Prêmio Nobel de Química de 1995. O prefixo grego “antropo” significa humano; e o sufixo “ceno” denota as eras geológicas. Este é, portanto, o momento em que nos encontramos hoje: a Época dos Humanos." https://www.google.com/search?q=antropo ... =firefox-b

Eu vejo a Terra como uma gigantesca espaçonave viajando com a galáxia ao desconhecido, então me preocupo até onde poderemos ir sem um suporte de vida bem ajustado, sem um bom motor de propulsão e sem escudos de proteção.

Mas nem tudo são lágrimas no aquecimento global, existem algumas notícias que demandam que nos debrucemos sobre elas a analisar sua importância, como essa abaixo:

"A Passagem de Lendbreen: Antiga ‘Autoestrada’ Viking Revelada Por Degelo

Imagem

Ferraduras, trenós e ferramentas com mil anos de idade estão a surgir numa zona em degelo na Noruega, revelando a história de ascensão e queda de um desfiladeiro e das pessoas que o percorreram.
Os artefactos, que datam de cerca de 300 a 1500 d.C., contam a história de um desfiladeiro que serviu como uma zona vital de passagem para colonos e agricultores que se deslocavam entre os assentamentos permanentes de inverno, ao longo do rio Otta, no sul da Noruega, e as quintas de verão de alta altitude, ainda mais para sul. Quando atravessaram este terreno acidentado, os antigos viajantes deixaram inúmeros vestígios para trás, desde ferraduras, utensílios de cozinha e peças de roupa. À medida que a neve se foi acumulando ao longo dos séculos, estes objetos esquecidos ficaram preservados naquilo que acabou por se tornar na mancha de gelo de Lendbreen."
https://www.natgeo.pt/historia/2020/04/ ... por-degelo

Nas palavras do próprio texto "linkado": "com a criosfera da Noruega a desaparecer devido às alterações climáticas e a uma série de verões extremamente quentes, todas estas descobertas têm um sabor agridoce".
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Qual o impacto da Floresta Amazônica na economia?

Ela integra o sistema climático que sustenta a agricultura e o PIB. Vem da Amazônia boa parte da umidade, as chuvas, das quais dependem o Brasil e a América do Sul. É um sistema que existe há milhões de anos e está sob ataque.

Imagem

Qual o papel dos chamados rios voadores?

Os rios voadores são canais de umidade que se formam quando os ventos vindos do Atlântico atravessam a Amazônia e são encharcados pela umidade gerada pela floresta. Eles seguem por um corredor junto aos Andes e descem em direção ao sul do continente. São interações complexas na atmosfera. Mas há evidências de que a umidade da floresta chega até o Sul.

A floresta é exuberante. Por que sem ela só há terra arrasada?

A floresta só existe porque existe a floresta. Ela recicla vida e água, num sistema extremamente eficiente em que nada é desperdiçado. Oitenta por cento do solo são paupérrimos, exauridos por milhões de anos de chuvas torrenciais. Quando uma simples folha cai, ela é imediatamente reciclada. Nada se perde. A floresta recicla a água, e cerca de 25% de toda a chuva da Amazônia são produzidos por ela própria. Essa dinâmica frenética, complexa e delicada só começou a ser conhecida nos anos 1970.
https://oglobo.globo.com/economia/desma ... e-24540086

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Derretimento das camadas de gelo da Groenlândia já é irreversível, indica estudo

Se geleiras inteiras da região forem derretidas, nível do mar irá aumentar até 6 metros, marca suficiente para deixar muitas cidades costeiras ao redor do mundo submersas

Reuters 14/08/2020

As camadas de gelo da Groenlândia podem já ter derretido a um ponto irreversível, e as probabilidades é que continuem neste processo independentemente da velocidade com que o mundo reduza as emissões que causam o aquecimento global, concluiu um novo estudo.

Os cientistas estudaram 234 geleiras em todo o território ártico por 34 anos até 2018 e descobriram que as nevascas anuais já não eram mais suficientes para reabastecer os blocos de gelo perdidos no derretimento durante o verão.

Esse derretimento já está fazendo com que o oceano suba cerca de um milímetro por ano. Se todo o gelo da Groenlândia for eliminado, a água liberada elevaria o nível do mar em uma média de 6 metros, o suficiente para inundar muitas cidades costeiras ao redor do mundo.

— A Groenlândia vai ser o canário na mina de carvão (expressão que se refere a qualquer sinal que indica um perigo iminente), e o canário já está praticamente morto neste momento — disse o especialista em glaciares Ian Howat, da Ohio State University. Ele e seus colegas publicaram o estudo nesta quinta-feira na revista Nature Communications Earth & Environment.

O Ártico tem se aquecido pelo menos duas vezes mais rapidamente do que o resto do mundo nos últimos 30 anos, um fenômeno conhecido como "amplificação do Ártico". Em julho, o gelo marinho polar atingiu sua menor extensão em 40 anos.

O novo estudo sugere que a camada de gelo que cobre o território só ganhará massa apenas uma vez a cada 100 anos, um indicador sombrio de como é difícil fazer crescer novamente as geleiras depois que elas apresentam um alto nível de derretimento.
https://oglobo.globo.com/sociedade/derr ... o-24587720

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

A direita brazuca b tem um herói brazuca que luta bravamente contra o climatismo globalista esquerdista malvadão:


Professor contesta aquecimento global e diz que ação do homem não influencia temperatura do planeta
Da Redação - Vinicius Mendes

20 Out 2019 - 10:05


Professor contesta aquecimento global e diz que ação do homem não influencia temperatura do planeta
O professor doutor em Geografia Física – área de climatologia antártica, Ricardo Felício, que esteve em Mato Grosso na última semana, afirma que a ação do homem no planeta terra não influencia a temperatura e que aquecimento global é um mito propagado por países ricos na tentativa de atrasar o desenvolvimento de países emergentes como o Brasil. Ele explicou que, historicamente, as temperaturas do planeta sempre oscilaram, que a própria ideia de clima é variabilidade e que existe diferença entre o clima planetário e os microclimas que sentimos nos ambientes urbanos.


Ricardo Felício tem um currículo acadêmico de peso. Ele é bacharel cientista em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em meteorologia antártica pelo INPE, doutor em Geografia Física, área de climatologia antártica pela USP. Ele afirmou que o clima sempre muda e que o planeta já passou por um período relativamente mais frio no passado recente, sendo este período utilizado como referência pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) para defender o aquecimento global.

O professor disse que neste período houve uma menor atividade solar, mas que ela foi aumentando até o ano de 1957, aproximadamente. Depois disso, ele explicou, a atividade do sol diminuiu novamente, fazendo com que as temperaturas caíssem.

“Isto faz parte do ciclo natural do planeta terra, atribuir este fenômeno à atividade humana é disparate, porque não tem isso registrado na história do planeta, sempre são ciclos naturais em que você tem aumento e diminuição de temperaturas, mexe no ciclo hidrológico e nada disso tem interferência do ser humano. O ser humano sofre as ações do clima e tem que sempre se adaptar, tanto os métodos produtivos quanto a sua sobrevivência”, disse.

Felício também rebateu a teoria de que a atmosfera da terra trabalha como uma “estufa”. Ele defende que, na verdade, a atmosfera da terra é um grande “amortecedor”, que não deixa que o planeta resfrie absurdamente e nem esquente absurdamente.

“A atmosfera é radiativa na estratosfera, onde se forma ozônio, onde tem outros processos, mas próximo à superfície, onde tem a troposfera, o processo é convectivo, ou seja, a troposfera trabalha do quente que está embaixo para o frio que está em cima, então é uma impossibilidade física que um fluido frio esquente uma superfície quente, é física básica, então não dá para admitir que a atmosfera trabalha como uma estufa”, disse.

Ricardo garante que a ação humana não provoca qualquer influência nas alterações de temperaturas do planeta. Ele afirma que o aumento de CO2 na atmosfera, liberados pelo homem, não é maior do que o que já é liberado naturalmente, portanto não causa qualquer impacto.

“O que a gente observa, não só no agronegócio, mas em qualquer atividade humana, a relação escalar do homem com o meio ambiente é muito pequena, então se tem algum problema ambiental é de micro escala, que a gente usa a tecnologia para resolver. Falar que emitir CO2 muda a composição química da atmosfera, isso é mito, completo, porque todos os gases da atmosfera trabalham de forma convectiva, e as maiores fontes de CO2 que nós temos na natureza são de forma natural, os oceanos, vulcões. Então não tem como a gente falar que a ação humana muda a composição química da atmosfera, porque a física que está envolvendo isso não se sustenta”.

O doutor acredita que o argumento do aquecimento global é propagado por interesses geopolíticos. Ele diz que países ricos tem interesse em atrasar o desenvolvimento de países emergentes como o Brasil e por isso tentam impor esta visão.

“Sociedades emergentes, que são os países subdesenvolvidos, cada vez têm mais dificuldades em se desenvolver, porque são colocados sempre estes entraves em cima dos métodos produtivos. Por exemplo, estão lá falando que vão taxar o G20, vocês acham que o pessoal dos países ricos vão fazer isso? Não vão, a exemplo está aí a Alemanha, encerrando as usinas nucleares, tendo altas dificuldades em gerar energia com eólicas e está queimando carvão, que solta enxofre na atmosfera, isso sim é tóxico. A França, por exemplo, tem 77% de sua matriz energética nuclear, e os reatores nucleares franceses estão dando muitos problemas, então no final das contas eles vão voltar a queimar carvão”.

Ele cita que até mesmo líderes que se posicionam contra as teorias do aquecimento global, como nos Estados Unidos e Rússia, não querem que o Brasil saia dos acordos ambientais internacionais, como o acordo de Paris, que rege medidas de redução de emissão de gases estufa.

“Por exemplo, Putin e Trump são dois grandes estadistas nos seus países, eles falam categoricamente que aquecimento global é fraude, eles não concordam com o acordo de Paris, mas nenhum deles apóia que o Brasil saia, então isso é evidente, eles falam isso porque eles fazem nos países deles, mas nenhum deles defende que o Brasil saia, porque eles têm interesse em cima da gente, como a China também tem interesse. China e índia inclusive também não defendem esta hipótese e adiam todos os protocolos o máximo que podem, o Brasil aceita todos”.

O professor não nega que existam alterações climáticas, porém afirma que nenhuma delas tem relação com a ação do homem no planeta. Ele diz ainda que até mesmo desmatamento e expansão de cidades não provocam qualquer alteração na temperatura do planeta como um todo.

“Amazônia representa 1% da superfície do planeta terra, então você não está queimando e destruindo a Amazônia inteira, então não é nem 1% total, isso não influenciaria a temperatura, então a gente tem que tomar muito cuidado com estas relações escalares. Por exemplo, cidades mudam o clima da terra? Ridículo isso, porque as cidades do planeta representam 0,05% da superfície. A maior parte da população, nos últimos 20 anos, está nas cidades, aí você tem esta sensação de microclima urbano e acha que isto está no planeta, mas não está, tem que tomar cuidado para diferenciar o que é microclima e clima planetário”.

Felício também afirma que não é contra a preservação do meio ambiente, apenas defende que a temperatura do planeta não é influenciada pela ação do homem. Ele diz que a sociedade deveria focar em problemas ambientais reais, como a poluição de fontes hídricas.

“Tem que descolar o discurso, uma coisa é falar de aquecimento global, que o homem está mudando o clima, e outra coisa são os cuidados que nós temos que ter com o meio ambiente, por exemplo, algo que ninguém fala é saneamento básico, que o Brasil ainda carece absurdamente, e 90% dos nossos problemas ambientais estão relacionados a saneamento básico”.


https://www.agroolhar.com.br/noticias/e ... a&edicao=1

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Produtores de soja promovem em MT palestras de professor que contesta aquecimento global


Da Redação - Vinicius Mendes

16 Out 2019 - 16:36


O professor doutor em Geografia Física – área de climatologia antpartica, Ricardo Felício, veio a Mato Grosso para participar de um ciclo de palestras, promovido pela Associação dos produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em universidades de Cuiabá e do interior do Estado. “Aquecimento global, mito ou realidade?” é o tema do Circuito Universitário 2019 realizado pela Aprosoja entre os dias 14 e 31 de outubro. Felício defende que a ação do homem na terra, com produção agrícola, industrial ou em qualquer outro meio, não afeta as mudanças climáticas no planeta.


O encontro é direcionado para acadêmicos do curso de agronomia, de universidades públicas e privadas, e será realizado em duas etapas. Nesta semana, dos dias 14 a 17, o evento percorrerá os municípios de Diamantino, Nova Xavantina, Cuiabá, Várzea Grande e Campo Novo do Parecis. Já de 28 a 31 passará por Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tangará da Serra. O tema da palestra é polêmico e a intenção do professor Ricardo Felício é desmistificá-lo.

“A gente aborda quais são as questões técnicas sobre o efeito do homem no clima do planeta terra, e como a gente percebe, não existe esta relação de CO2 com o clima da terra ou com a temperatura da terra, porque isso nunca foi verificado na história do planeta. Então a gente desmistifica este tema e mostra como, na verdade, ele é usado como instrumento geopolítico internacional”.

Felício defende que o discurso do aquecimento global é endossado por países ricos na tentativa de frear o avanço de países emergentes como o Brasil. Ele afirma que, por exemplo, práticas ambientais que são exigidas do Brasil não são praticadas por vários destes países.

“Hoje a gente vê que eles afrontam os nossos métodos produtivos, eles afrontam nosso tipo de vida e ao mesmo tempo, já ficou muito claro, eles afrontam nossa soberania, então a gente traz estes elementos para as pessoas entenderem o cenário internacional geopolítico e como a questão ambiental serve como método coercivo em cima de países como o Brasil”.

O professor Ricardo Felício tem um currículo acadêmico de peso. Ele é bacharel cientista em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em meteorologia antártica pelo INPE, doutor em Geografia Física, área de climatologia antártica pela USP. Este é o sexto ano consecutivo que a Aprosoja Mato Grosso realiza o evento e, este ano, para discutir aquecimento global, decidiram trazer o doutor.


https://www.agroolhar.com.br/noticias/e ... nto-global

.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

JJ_JJ escreveu:
Dom, 16 Agosto 2020 - 12:12 pm

O professor Ricardo Felício tem um currículo acadêmico de peso.
Mais ou menos, né? A produção dele se concentra no youtube... :roll:

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JJ_JJ escreveu:
Dom, 16 Agosto 2020 - 12:10 pm
Felício também rebateu a teoria de que a atmosfera da terra trabalha como uma “estufa”. Ele defende que, na verdade, a atmosfera da terra é um grande “amortecedor”, que não deixa que o planeta resfrie absurdamente e nem esquente absurdamente.
Não sei o que ele chama de "absurdamente", mas já houve umas 5 extinções em massa causadas por resfriamentos e aquecimentos.
99% das espécies que já existiram desapareceram.
Talvez ele não veja como absurdo o desaparecimento da espécie humana.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Titoff escreveu:
Dom, 16 Agosto 2020 - 13:27 pm
JJ_JJ escreveu:
Dom, 16 Agosto 2020 - 12:12 pm

O professor Ricardo Felício tem um currículo acadêmico de peso.
Mais ou menos, né? A produção dele se concentra no youtube... :roll:
Dos poucos artigos publicados que pude encontrar em seu lattes, todos são em periódicos com classificação C ou B5 pela Capes. Ou seja: relevância acadêmica zero.

Aliás, de um total de 10 artigos publicados, 8 foram em um único periódico: Fórum Ambiental da Alta Paulista, que mais parece ser um anal de congresso regional, do que uma revista científica.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Re: Mudanças Climáticas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Felício e Molion são pessoas patrocinadas pelos gigantescos interesses econômicos por trás da propaganda do negacionismo climático.

É leviana essa afirmação? De jeito nenhum. Pesquise como foi a ofensiva anti-científica da indústria do tabaco porque o padrão é o mesmo.

Existem pessoas com currículos mais ou menos respeitáveis ensinando que o mundo foi feito em 7 dias (Dra. Márcia, por exemplo) e até que a Terra é plana, como o picareta ridículo do Dr. Afonso.

Por trás de todo esse movimento anti-cientificista há um esforço organizado e conjunto de diversos interesses político-econômicos que se associaram em prol da disseminação da ignorância e do preconceito contra a Ciência. Mesmo o terraplanismo e o antivaxismo foram originalmente insuflados de maneira artificial.

Algumas informações esclarecedoras podem ser encontradas nesse link.

viewtopic.php?f=25&t=197&p=7050#p7050

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Eu coloquei as notícias sobre o excelso Felício, mas acho que deu para perceber que eu não acredito nele, e que foi para mostrar apenas o que a direita brazuca tipo b (talvez as outras também) tem de melhor para mostrar, nestes gloriosos tempos de volta do perigo vermelho conforme ensina o magnífico olá vô do alho, o guru da new direita brazuca.


:lol:

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Pedro Reis escreveu:
Seg, 17 Agosto 2020 - 18:27 pm
Felício e Molion são pessoas patrocinadas pelos gigantescos interesses econômicos por trás da propaganda do negacionismo climático.
Já eu penso que fazem isso pela publicidade. Teorias da Conspiração vendem muito e dão muita visibilidade.

Re: Mudanças Climáticas

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Cinzu escreveu:
Ter, 18 Agosto 2020 - 12:23 pm
Pedro Reis escreveu:
Seg, 17 Agosto 2020 - 18:27 pm
Felício e Molion são pessoas patrocinadas pelos gigantescos interesses econômicos por trás da propaganda do negacionismo climático.
Já eu penso que fazem isso pela publicidade. Teorias da Conspiração vendem muito e dão muita visibilidade.
O pioneiro nessa guerra anti-ciência foi um cara chamado Frederick Seitz, que ao contrário de Felício tinha um currículo invejável.

Seitz fazia muito barulho na mídia desqualificando dezenas de estudos que relacionavam o hábito de fumar a diversos problemas de saúde. O problema é que Seitz, depois de se aposentar como Físico, passou a trabalhar como consultor para multinacional do tabaco R.J. Reynolds.

Esse cara descobriu um filão para cientistas sem escrúpulos, e com o know how adquirido como soldado da indústria do tabaco ele fundou o George Marshall Institute. Que tinha por função, unicamente, produzir propaganda anti-ciência por demanda toda vez que o consenso científico contrariasse algum poderoso interesse econômico. O GMI foi muito profícuo ao rebater as críticas da comunidade científica norte-americana ao programa Guerra nas Estrelas do Reagan e depois atuou a soldo das empresas que lucravam produzindo CFC. Um dos financiadores do GMI foi o grupo petrolífero ExxonMobil.

Porém um outro cientista chamado Fred Singer seguiu os passos de Seitz mas tomou o cuidado de tentar esconder suas ligações com seus patrocinadores. Por algum tempo conseguiu, mas por fim vieram à tona seus vínculos com grandes empresas de petróleo e tabaco.

Singer foi o cara que criou esse mesmo estilo assertivo, irônico e provocativo que Molion e Felício usam. De fato ele fez escola, todos os atuais negacionistas usam as mesmas técnicas de retórica empregadas por Fred Singer.

No link que eu pus no meu comentário há um artigo que conta melhor essa história.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Negacionistas do aquecimento global fizeram comentários, alguns tipo:

"Aquecimento global não existe, na Sibéria tá melhor agora"
Como se o mundo todo tivesse clima igual da Sibéria.


youtu.be/yfkVOkyJ-Vo

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 20 Agosto 2020 - 22:14 pm
Negacionistas do aquecimento global fizeram comentários, alguns tipo:

"Aquecimento global não existe, na Sibéria tá melhor agora"
Como se o mundo todo tivesse clima igual da Sibéria.
Só esqueceram de mencionar que as florestas da Sibéria estão secas e queimando. Idem as do Canadá e outros países.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49633696

Alguns desses incêndios são normais no verão, mas não com a frequência e extensão atuais.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um artigo sobre como o aquecimento leva ao maior uso de ar condicionado, o que leva a um maior consumo de energia:
https://spectrum.ieee.org/green-tech/bu ... man-beings
Imagem
Anexos
Aquecimento_global-negacionismo.jpg

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Achei esse serviço de hospedagem de mapa com vários recursos interativos (imagens, vr, dados e gráficos estatísticos, etc). E um deles é sobre queimadas, pena que só achei nos EUA por ora.

https://livingatlas.arcgis.com/wildfire


https://storymaps-classic.arcgis.com/en ... -disasters

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Maior produtor mundial, Brasil terá importação recorde de soja, que pode chegar a 3 milhões de toneladas

Preço alto leva governo a zerar, temporariamente, imposto de importação

Henrique Gomes Batista e Eliane Oliveira 17/10/2020

O clima quente e seco em diversas regiões produtoras do país começa a gerar atrasos na plantação de soja, o que levará o Brasil, maior produtor do mundo, a importar um volume recorde do grão este ano. Para enfrentar a alta de preços, o governo decidiu ontem reduzir a zero, temporariamente, as alíquotas do imposto de importação sobre o complexo soja (grão, farelo e óleo), além do milho.

[...]

O atraso no plantio da soja pode comprometer a produção futura de milho e de algodão. A safrinha destes produtos, realizada no intervalo entre as duas safras de soja, precisa ser plantada em fevereiro. Mas, com a soja atrasando, esta janela pode ser perdida.

[...]

— O que já é consenso é que a degradação ambiental, seja por queimadas ou desmatamento, tem alterado o clima ao longo dos anos, tornando o período de chuvas na região Norte e no Mato Grosso mais curto e tardio. Isso afeta a produtividade da soja no longo prazo e a capacidade de ter as safrinhas.
https://oglobo.globo.com/economia/maior ... s-24697789

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Após dois furacões devastarem a América Central, região deve levar uma década para se recuperar

Já afetada pela pandemia do coronavírus e pela crise econômica, população agora enfrenta destruição em massa dos furacões Eta e Iota, que aconteceram em sequência no mês passado

Natalie Kitroeff, do New York Times 05/12/2020

Líderes dos dois países pediram às Nações Unidas no mês passado que declarassem a América Central a região mais afetada pela mudança climática, com o aquecimento das águas oceânicas tornando muitas tempestades mais fortes, e a atmosfera mais quente tornando as chuvas dos furacões mais nocivas.

— A fome, a pobreza e a destruição não precisam esperar anos — disse o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, pedindo mais ajuda externa. — Se não quisermos ver hordas de centro-americanos procurando países com melhor qualidade de vida, temos que criar muros de prosperidade na América Central.
https://oglobo.globo.com/mundo/apos-doi ... r-24780981

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Em vídeos como esse aparece muitos pra questionar o aquecimento global. Muita gente acha que aquecimento global é tipo filmes onde há derretimento das calotas polares e água começa cobrir muitas partes da Terra.
Uma vez vi reportagem mostrando o calor cada vez maior na Europa e parece que muitos negacionistas ignoram ou desconsideram isso.


youtu.be/zUIcEA6fF3M

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Sáb, 09 Janeiro 2021 - 16:05 pm
Em vídeos como esse aparece muitos pra questionar o aquecimento global. Muita gente acha que aquecimento global é tipo filmes onde há derretimento das calotas polares e água começa cobrir muitas partes da Terra.
Uma vez vi reportagem mostrando o calor cada vez maior na Europa e parece que muitos negacionistas ignoram ou desconsideram isso.
Invernos anormalmente frios também são um indício de que as coisas estão erradas.
Além do quê, esse frio está acontecendo onde não deveria, enquanto na Sibéria, Escandinávia e norte do Canadá, próximos ao Polo Norte, os invernos estão muito menos rigorosos, com pouca ou nenhuma neve.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Bjorn Lomborg escreveu:Ao discutir as mudanças climáticas, muitos fazem uma afirmação simples, mas errada: eles insistem que se não fizermos tudo para reduzir o CO₂ tanto quanto possível, o resultado será nada menos que desastroso.

O presidente eleito Biden afirma que “as mudanças climáticas são uma ameaça existencial para a humanidade”, e o Secretário-Geral da ONU acredita que a humanidade está “caminhando para a beira do abismo”.

No entanto, essa narrativa catastrófica está basicamente errada. A mudança climática é um problema real, mas seus impactos totais costumam ser muito exagerados.

O último relatório do Painel do Clima da ONU estima que o impacto negativo total da mudança climática na década de 2070 seja equivalente a cada pessoa perdendo 0,2% a 2% de sua renda.

Dado que a ONU espera que a pessoa média então seja 363% mais rica que hoje, isso significa que o clima fará com que sejamos "apenas" 356% mais ricos. Um problema, mas claramente não é o fim do mundo.

Para muitos, esse resultado parece errado. Continuamos ouvindo sobre como a mudança climática está aumentando os furacões, inundações, secas e incêndios florestais. Essa impressão incorreta é causada por notícias cada vez mais sensacionalistas. No entanto, os dados em sua maioria contradizem as reportagens de catástrofes.

Read more in my latest WELT op-ed:
https://www.welt.de/wirtschaft/plus2220 ... logie.html

To see data on hurricanes, floods, droughts and wildfires, see my latest peer-reviewed article: https://www.sciencedirect.com/science/a ... 2520304157

Or see it presented see the figures directly:
Hurricanes: https://twitter.com/bjornlomborg/status ... 3859112964
Floods: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 4301471745
Droughts: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 5857756161
Wildfire: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 9599547392
Não vou dizer que concordo com o autor do texto, mas é um ponto relevante a ser discutido. O tema de mudanças climáticas muitas vezes é superestimado quando usado com finalidades políticas e por ativistas. Basta lembrarmos do discurso de Greta na ONU.
Editado pela última vez por Cinzu em Dom, 10 Janeiro 2021 - 14:18 pm, em um total de 1 vez.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Cinzu escreveu:
Dom, 10 Janeiro 2021 - 12:36 pm
Bjorn Lomborg escreveu:Ao discutir as mudanças climáticas, muitos fazem uma afirmação simples, mas errada: eles insistem que se não fizermos tudo para reduzir o CO₂ tanto quanto possível, o resultado será nada menos que desastroso.

O presidente eleito Biden afirma que “as mudanças climáticas são uma ameaça existencial para a humanidade”, e o Secretário-Geral da ONU acredita que a humanidade está “caminhando para a beira do abismo”.

No entanto, essa narrativa catastrófica está basicamente errada. A mudança climática é um problema real, mas seus impactos totais costumam ser muito exagerados.

O último relatório do Painel do Clima da ONU estima que o impacto negativo total da mudança climática na década de 2070 seja equivalente a cada pessoa perdendo 0,2% a 2% de sua renda.

Dado que a ONU espera que a pessoa média então seja 363% mais rica que hoje, isso significa que o clima fará com que sejamos "apenas" 356% mais ricos. Um problema, mas claramente não é o fim do mundo.

Para muitos, esse resultado parece errado. Continuamos ouvindo sobre como a mudança climática está aumentando os furacões, inundações, secas e incêndios florestais. Essa impressão incorreta é causada por notícias cada vez mais sensacionalistas. No entanto, os dados em sua maioria contradizem as reportagens de catástrofes.

Read more in my latest WELT op-ed:
https://www.welt.de/.../Kosten-des-Klimawandels-Bjoern...

To see data on hurricanes, floods, droughts and wildfires, see my latest peer-reviewed article: https://www.sciencedirect.com/.../pii/S0040162520304157

Or see it presented see the figures directly:
Hurricanes: https://twitter.com/bjornlomborg/status ... 3859112964
Floods: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 4301471745
Droughts: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 5857756161
Wildfire: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 9599547392
Não vou dizer que concordo com o autor do texto, mas é um ponto relevante a ser discutido. O tema de mudanças climáticas muitas vezes é superestimado quando usado com finalidades políticas e por ativistas. Basta lembrarmos do discurso de Greta na ONU.
E subestimados por aqueles que acham que não é nada, que pode queimar a floresta geral e emitir gás carbônico sem se preocupar, que a natureza vai se recuperar sem problema, como, por exemplo, por aqueles tipos que dizem "Combustíveis fósseis é PQP" (um certo "filósofo" na Virginia)

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 10 Janeiro 2021 - 13:02 pm
Cinzu escreveu:
Dom, 10 Janeiro 2021 - 12:36 pm
Não vou dizer que concordo com o autor do texto, mas é um ponto relevante a ser discutido. O tema de mudanças climáticas muitas vezes é superestimado quando usado com finalidades políticas e por ativistas. Basta lembrarmos do discurso de Greta na ONU.
E subestimados por aqueles que acham que não é nada, que pode queimar a floresta geral e emitir gás carbônico sem se preocupar, que a natureza vai se recuperar sem problema, como, por exemplo, por aqueles tipos que dizem "Combustíveis fósseis é PQP" (um certo "filósofo" na Virginia)
Isso eu nem considero como subestimar, pois para minimizar as consequências das mudanças climáticas teria que em primeiro lugar entender que elas ocorrem. Isso aí é delírio e negacionismo puro, apenas.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Cinzu escreveu:
Dom, 10 Janeiro 2021 - 12:36 pm
Bjorn Lomborg escreveu:Ao discutir as mudanças climáticas, muitos fazem uma afirmação simples, mas errada: eles insistem que se não fizermos tudo para reduzir o CO₂ tanto quanto possível, o resultado será nada menos que desastroso.

O presidente eleito Biden afirma que “as mudanças climáticas são uma ameaça existencial para a humanidade”, e o Secretário-Geral da ONU acredita que a humanidade está “caminhando para a beira do abismo”.

No entanto, essa narrativa catastrófica está basicamente errada. A mudança climática é um problema real, mas seus impactos totais costumam ser muito exagerados.

O último relatório do Painel do Clima da ONU estima que o impacto negativo total da mudança climática na década de 2070 seja equivalente a cada pessoa perdendo 0,2% a 2% de sua renda.

Dado que a ONU espera que a pessoa média então seja 363% mais rica que hoje, isso significa que o clima fará com que sejamos "apenas" 356% mais ricos. Um problema, mas claramente não é o fim do mundo.

Para muitos, esse resultado parece errado. Continuamos ouvindo sobre como a mudança climática está aumentando os furacões, inundações, secas e incêndios florestais. Essa impressão incorreta é causada por notícias cada vez mais sensacionalistas. No entanto, os dados em sua maioria contradizem as reportagens de catástrofes.

Read more in my latest WELT op-ed:
https://www.welt.de/.../Kosten-des-Klimawandels-Bjoern...

To see data on hurricanes, floods, droughts and wildfires, see my latest peer-reviewed article: https://www.sciencedirect.com/.../pii/S0040162520304157

Or see it presented see the figures directly:
Hurricanes: https://twitter.com/bjornlomborg/status ... 3859112964
Floods: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 4301471745
Droughts: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 5857756161
Wildfire: https://twitter.com/BjornLomborg/status ... 9599547392
Não vou dizer que concordo com o autor do texto, mas é um ponto relevante a ser discutido. O tema de mudanças climáticas muitas vezes é superestimado quando usado com finalidades políticas e por ativistas. Basta lembrarmos do discurso de Greta na ONU.
Bem, ele é formado em ciências políticas, né? Mas não é impossível ele estar certo ao estar analisando dados de outra área.
Porém, ele fez afirmações que não parecem ser o que climatologistas tem publicado.

O artigo do science direct mencionado está com o link quebrado, assim como o da WELT.

EDIT: O do science direct é https://www.sciencedirect.com/science/a ... 2520304157
E o autor é ele mesmo.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Titoff escreveu:
Dom, 10 Janeiro 2021 - 13:54 pm
O artigo do science direct mencionado está com o link quebrado, assim como o da WELT.

EDIT: O do science direct é https://www.sciencedirect.com/science/a ... 2520304157
E o autor é ele mesmo.
Editei minha postagem e arrumei os links.

Autocitação não é necessariamente um problema, principalmente quando se trata de artigos revisados por pares. Entretanto, a falta de outras fontes além daquelas do próprio autor é um ponto a se atentar.

Outro problema é quando ocorre a formação de bolhas de pesquisas, que consiste basicamente em um número pequeno de pesquisadores citando trabalhos apenas destes autores. Isso ocorre muito em pesquisas de negacionistas.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

REAÇÃO DE UM CLIMATOLOGISTA A JORDAN PETERSON


youtu.be/heq2VLYXrrw

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Association of Air Pollution and Heat Exposure With Preterm Birth, Low Birth Weight, and Stillbirth in the US

Question
Are increases in air pollutant or heat exposure related to climate change associated with adverse pregnancy outcomes, such as preterm birth, low birth weight, and stillbirth, in the US?

Findings
In this systematic review of 57 of 68 studies including a total of 32 798 152 births, there was a statistically significant association between heat, ozone, or fine particulate matter and adverse pregnancy outcomes. Heterogeneous studies from across the US revealed positive findings in each analysis of exposure and outcome.

Meaning
The findings suggest that exacerbation of air pollution and heat exposure related to climate change may be significantly associated with risk to pregnancy outcomes in the US.

Evidence Review
This systematic review involved a comprehensive search for primary literature in Cochrane Library, Cochrane Collaboration Registry of Controlled Trials, PubMed, ClinicalTrials.gov website, and MEDLINE. Qualifying primary research studies included human participants in US populations that were published in English between January 1, 2007, and April 30, 2019. Included articles analyzed the associations between air pollutants or heat and obstetrical outcomes. Comparative observational cohort studies and cross-sectional studies with comparators were included, without minimum sample size. Additional articles found through reference review were also considered. Articles analyzing other obstetrical outcomes, non-US populations, and reviews were excluded. Two reviewers independently determined study eligibility. The Arskey and O’Malley scoping review framework was used. Data extraction was performed according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA) reporting guideline.
Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamane ... le/2767260

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 10 Janeiro 2021 - 20:35 pm
REAÇÃO DE UM CLIMATOLOGISTA A JORDAN PETERSON


youtu.be/heq2VLYXrrw
Ó só, falaram até do Bjorn Lomborg, mencionado em post anterior.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Pois é. Se o que ele diz no vídeo é verdade, esse Bjorn Lomborg é quase um Ricardo Felício dos EUA.

O que foi dito lá pelo minuto 7 é muito importante. Que os países mais afetados pelas mudanças climáticas são os que menos emitem CO2, enquanto aqueles que mais contribuem para o desequilíbrio climático, são os que menos sentem os impactos ambientais. E isso de certa forma quebra esse argumento de alguns posts atrás citando uma estimativa de perda de renda média para daqui 50 anos. Dados de perda de renda média são irrelevantes e desonestos quando se trata de desigualdades. É o equivalente a dizer que se ocorresse uma tragédia e toda a população do Brasil fosse dizimada, isso não seria nada demais, pois em termos globais, somente 2,5% da população teria sido perdida.

Por outro lado, também percebi que o climatologista acabou incorrendo no mesmo erro do Peterson. Ele critica o Peterson por palpitar sobre diversos assuntos, mas neste único vídeo, o climatologista acaba também por palpitar sobre vários assuntos distintos. Na questão energética, por exemplo, comete o erro de pensar que as energias renováveis seriam suficientes para suprir nossa crescente demanda, ignorando a baixa eficiência que estas fontes de energia apresentam, somado ao fato de também degradarem o meio ambiente. Parques eólicos e solares necessitam de áreas territoriais muito extensas para produzirem pouca quantidade de energia; fora que a produção de painéis solares passa por um processo industrial deletério ao meio ambiente. Ou seja, apesar de ser uma fonte de energia com baixo impacto ambiental no quesito geração, os impactos não são tão baixos quando analisamos o quesito construção e instalação da usina. Além disso, o climatologista desdenhou da energia nuclear apenas porque exige altíssimas quantidades de água para refrigerar o sistema, sendo que essa água não é potável — pode e normalmente utiliza-se água do mar. E simplesmente ignorou o fato da energia nuclear ser disparada a fonte mais eficiente de geração de energia que existe.

Há também outros pontos que não vou citar aqui. Mas a impressão que tive é que se Jordan Peterson possui um claro viés à direita, esse climatologista por outro lado possui um claro viés à esquerda.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Mudanças climáticas causam secas e inundações em países pobres. A população foge para outros países, cria problemas e provoca genocídio e guerras.
Fanáticos religiosos se aproveitam da situação e prometem milagres a quem os seguir, aumentando os atentados terroristas e dando força a aberrações como o Boko Haram e o Estado Islâmico.
Multidões desesperadas tentam chegar à Europa. Muitos morrem pelo caminho e os que chegam causam reações xenófobas que levam à eleição de governos de extrema direita. Criam-se guetos em países civilizados como França, Inglaterra ou Bélgica, onde jovens revoltados são recrutados por líderes religiosos extremistas.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Empresas extraem gás carbônico do ar. Ele é injetado no subsolo, usado para produzir combustível etc.

Imagem

https://spectrum.ieee.org/energy/fossil ... om-the-sky
Responder