Mudanças Climáticas

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Restrições ao uso de água na Europa


youtu.be/tPrgBaekhdE

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Alerta para o efeito estufa devido ao consumo de carvão em jornal de 1912
Imagem

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Após seca de 3 anos, lendário Jardim do Éden está virando um deserto, no Iraque

Cerca de 6 mil famílias sofrem com a falta de água e convivem com a ameaça à biodiversidade local

Por AFP — Bagdá, Iraque 17/08/2022


Imagem

Local do bíblico Jardim do Éden, os míticos pântanos da Mesopotâmia, atual Iraque, sufocam e minguam após três anos de seca. A estiagem reduziu consideravelmente o fluxo de rios e afluentes dos vizinhos Turquia e Irã.

Grandes áreas do que antes eram os pântanos de Huwaizah, na fronteira com o Irã, agora estão secas e sua vegetação amarelada. A mesma imagem é vista nos pântanos de Chibayish, um destino turístico popular no sul do Iraque.
Imagem
Os pântanos do sul do Iraque foram declarados Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 2016, tanto por sua biodiversidade quanto por sua história.

Mas, agora, leitos secos serpenteiam pelos pântanos outrora verdes, e o Lago Um al Naaj encolheu, transformando-se em algumas poças de lama em meio ao solo seco.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... erto.ghtml

Comentários dos leitores:

VAMOS LÁ...A CULPA É DO CAPITÃO...QUE VENHAM GRETA E DI CAPRIO.

--------

COMO ASSIM? ESSE NEGÓCIO DE AQUECIMENTO GLOBOA, É COISA DE COMUNISTA..

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Europa assiste à agonia de seus principais rios
Pedras da fome aparecem
Sem água até para resfriar usina nuclear

youtu.be/nVD6g40rrJ4

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

China: a seca se espalha e país entra em estado de alerta:
https://information.tv5monde.com/video/ ... uvernement

Argélia: incêndios por toda a parte destroem e matam
https://information.tv5monde.com/afriqu ... entives-se

Córsega: tempestades com violência inédita destroem e matam
https://information.tv5monde.com/info/l ... ers-468423

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Seca recorde no Hemisfério Norte deve se tornar norma nas próximas décadas, apontam cientistas

Relatório da ONU indica que mais de 2,3 bilhões de pessoas enfrentam estresse hídrico em todo o mundo atualmente. Até 2050, a seca pode afetar mais de 75% da população global

Por Amanda Scatolini 19/08/2022


Imagem
Um crânio de ovelha jaz no leito seco do rio Guadiana, sob a ponte medieval Puente de la Mesta, em Villarta de los Montes, na Espanha Thomas Coex / AFP

A seca recorde atual no Hemisfério Norte, com desertificação de áreas, rios secos, favorecimento de incêndios florestais e prejuízo para as economias locais, não é mais um fenômeno isolado. Agravado sobretudo pelas mudanças climáticas, esse cenário deve se tornar a norma nas próximas décadas, apontam cientistas. Segundo relatório da ONU de maio deste ano, mais de 2,3 bilhões de pessoas enfrentam estresse hídrico em todo o mundo e, até 2050, a seca pode afetar mais de 75% da população global.

Como consequência do aquecimento global, os verões cada vez mais quentes e longos favorecem situações extremas, como a ausência de chuva em determinadas regiões, explica o cientista climático Alexandre Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Nos últimos dois meses, as excepcionais ondas de calor na Europa causaram queimadas em 660 mil hectares — um recorde para o período desde que os dados de satélite começaram a ser registrados, em 2006. A situação agravou a seca que, segundo projeção do Joint Research Centre (JRC), que compila dados para o Observatório Europeu da Seca (EDO, na sigla em inglês), pode ser a maior do velho continente em 500 anos.

Uma caminhada pelo curso do emblemático rio Tâmisa, no Reino Unido, agora é marcada por poças, lama e carcaças de animais. A nascente do rio está completamente seca. O cenário não é muito diferente ao longo do rio Reno, na Alemanha, que chegou ao crítico nível de menos de 40 centímetros de profundidade na região de Frankfurt. Sob tais condições, a principal rota fluvial do país, e uma das mais importantes da Europa, torna-se inutilizável e causa um impacto de até US$ 80 bilhões para o PIB europeu.

Imagem
A carcaça de um lagostim americano encontra-se no leito seco do rio Tâmisa, em Ashton Keynes, Reino Unido — Foto: Adrian Dennis / AFP

Nos EUA, também afetado pelas ondas de calor extremo, a estiagem agora atinge 42 dos 50 estados, sobretudo no Sul do país, de acordo com dados desta semana do Sistema Nacional Integrado de Informação sobre Secas, afetando mais de 130 milhões de pessoas e cerca de 233 milhões de hectares de plantações. Impactado há anos pela seca, o leito do rio Colorado, uma via fluvial importante na região Oeste, atingiu apenas 34% de sua capacidade máxima neste ano. Na tentativa de frear um “colapso catastrófico” do sistema hídrico, os EUA impuseram um racionamento para os sete estados alimentados pelo rio.

A situação na Ásia e no Oriente Médio é semelhante. Na China, enquanto indústrias são forçadas a parar por causa da escassez de água nos reservatórios hidrelétricos, autoridades tentam induzir chuvas em partes do país mais afetadas pela seca, em meio a uma onda de calor recorde. No Iraque, os pântanos do lendário local bíblico do Jardim do Éden, no Sul do país, sofrem há anos com a seca e o processo de desertificação. A seca no reservatório de Mossul, no Rio Tigre, chegou a tal ponto que arqueólogos foram capazes de encontrar ruínas de uma cidade de mais de 3 mil anos no local.

Imagem
Um menino caminha perto de um barco deixado no leito seco de uma seção dos pântanos do sul do Iraque de Chibayish, na província de Dhi Qar. A seca no Iraque reflete um declínio no nível das vias navegáveis ​​devido à falta de chuva e fluxos mais baixos dos países vizinhos a montante, Irã e Turquia. — Foto: ASAAD NIAZI / AFP

— A desertificação, a perda dos mananciais e não apenas de nascentes, a degradação ambiental, processos de erosão e assoreamento, todos têm um impacto muito grande — explica Costa. — A conjunção de intervenções locais e a má gestão dos recursos naturais fatores com a mudança global do clima, que comprovadamente aumenta a probabilidade de eventos extremos, adiciona, e muito, ao risco de insegurança hídrica, tanto em curto quanto em longo prazo.

Há diferentes classificações para a seca, explica o professor. A meteorológica é o primeiro alerta e leva em conta os dados de pluviometria de uma região em um período específico. Caso persista, ressecando o solo, evolui para a seca agrícola. O cenário mais grave — que pode ser irreversível — é a seca hídrica, quando rios e bacias hidrográficas perdem significativamente seus volumes de água, afetando o abastecimento de cidades. Nessa fase também há uma degradação ambiental mais grave, com consequências para a fauna e a flora.

— É por isso que se fala de emergência climática, porque os impactos e os riscos são extremamente severos.

Outro grave problema das secas constantes é o maior risco de incêndios florestais, como os que atingiram recentemente a Califórnia, nos EUA, destruindo mais de 6 mil hectares em poucos dias. Com isso, as emissões de dióxido de carbono aumentam, acelerando ainda mais o processo de aquecimento global, o que os cientistas chamam de feedback climático — ou “efeito rebote”.

Queda na produção

A seca no Hemisfério Norte também desencadeou uma série de problemas econômicos, levando algumas nações a estabelecerem medidas de contenção da crise. O Reino Unido, que registrou o mês de julho mais seco desde o ano de 1935, segundo a agência meteorológica britânica, declarou estado de seca há uma semana, o que obriga companhias de água a elaborarem planos de contingência para lidar com a escassez de água.

Com a seca mais grave em 70 anos, a Itália declarou estado de emergência em algumas regiões em julho. A estiagem no vale do Rio Pó prejudicou as culturas de azeitonas, tomates e arroz em até 30% em comparação com dados de 2021.

Na França, usinas nucleares responsáveis por mais de 70% da eletricidade do país reduziram as atividades temporariamente pelo aumento da temperatura dos rios, usados para resfriar os reatores. Por causa da seca, a colheita de milho deve ser até 20% inferior à do ano passado, informou o Ministério da Agricultura do país.

A China também enfrenta problemas de limitação da eletricidade, com apagões contínuos e paralisações de fábricas para poupar a rede elétrica sobrecarregada. Nesta sexta-feira, o Ministério de Recursos Hídricos do país alertou que as condições severas de seca no país podem perdurar até setembro, afetando principalmente o curso do rio Yangtze.

Imagem
Detalhe dos tijolos encontrados após seca do Rio Tigre — Foto: Reprodução / Universidade de Tubinga

Hemisfério Sul

As secas no Hemisfério Norte são um prenúncio do que pode ocorrer no Hemisfério Sul? Segundo o professor Costa, tudo indica que sim. Estudos indicam o risco de a frequência de dias com temperaturas entre 35°C e 40°C aumentar nos próximos anos, o que pode levar a quadros mais severos de estiagem nas regiões afetadas.

— Pode haver uma tendência de várias dezenas de dias, especialmente na região central, de temperaturas batendo a casa dos 40 graus. A Austrália, por exemplo, tem passado por temperaturas extremas e queimadas catastróficas. Isso não ocorre só na Europa ou nos EUA.

Além das queimadas, o professor vê como indicativos de uma mudança de cenário no Brasil as tempestades de areia causadas pela falta de chuvas no interior paulista. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o semiárido brasileiro (que compreende boa parte da região Nordeste e o Norte do estado de Minas gerais) enfrenta um processo acelerado de desertificação, estimulado principalmente pela elevação da temperatura e por períodos de seca mais intensos.

— É muito lamentável que a gente não fale diariamente disso. Não dá mais para dizer que a crise climática está batendo nas nossas portas, ela já entrou e está na nossa sala de estar. Temos que agir de maneira célere nessa década se a gente tem algum compromisso com as gerações futuras — finaliza.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... stas.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

'Cinturão de calor extremo' cobrirá região central dos EUA em 30 anos

Projeção mostra que sensação térmica poderá ser superior a 51ºC. Calor é o fenômeno meteorológico que mais mata nos Estados Unidos

Por AFP — Nova York 16/08/2022


Imagem
Incêndio florestal atinge a Califórnia David McNew / AFP

Os Estados Unidos vão desenvolver, em 30 anos, um "cinturão de calor extremo", que vai do estado da Louisiana até o Lago Michigan, cruzando o Meio-Oeste do país, segundo um relatório divulgado na segunda-feira.

Essa área, que abriga mais de 100 milhões de americanos e abrange um quarto do país, experimentará pelo menos um dia de calor extremo por ano a partir de 2053, com uma sensação térmica de mais de 51°C, de acordo com a organização sem fins lucrativos First Street Foundation.

Ao longo de três décadas, mais de mil municípios serão afetados, principalmente nos estados do Texas, Louisiana, Arkansas, Missouri, Illinois, Iowa, Indiana e Wisconsin.

O Centro-Oeste dos Estados Unidos será particularmente afetado devido à distância do mar, mas o calor extremo também atingirá regiões da Costa Leste e o Sul da Califórnia, segundo o documento. O calor é o fenômeno meteorológico que mais mata nos Estados Unidos, superando as enchentes e os furacões.

A First Street Foundation baseia suas projeções em um cenário montado por especialistas em clima da ONU, em que as emissões de gases de efeito estufa atingirão seu ápice na década de 2040, antes de começar a diminuir.

Apesar dessas temperaturas extremas localizadas, todo o país ficará mais quente, de acordo com o relatório. A maior mudança nas temperaturas é esperada no condado de Miami-Dade, na Flórida.

As ondas de calor, que fazem com que os dias muito quentes aconteçam sem interrupção, também serão prolongadas. Em 30 anos, grandes regiões do Texas e da Flórida poderão experimentar mais de 70 dias consecutivos de termômetros a 38°C.

— Temos que nos preparar para o inevitável — alertou Matthew Eby, fundador da First Street Foundation. — As consequências serão terríveis — completou.

https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... anos.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Estamos pagando a conta da destruição causada pelos ultrarricos?

youtu.be/52epepvDVu4

Os ricos tem o estilo de vida que mais degrada o meio ambiente: roupas, jatinhos, iates, etc. Os 1% mais ricos são responsáveis por 20% da poluição.
Um americano médio degrada 8 vezes mais que um indiano médio. Os 10% mais ricos, 2 vezes mais que a média e os 1% mais ricos 7,5 vezes mais que a média.

Existe uma ideia boba de limitar pessoas de fazer múltiplas viagens de avião no mesmo ano. O problema não é a quantidade e sim a necessidade. Quem faz negócios precisa viajar com frequência, enquanto quem faz turismo não podemos chamar de "necessidade". E como classificar quem está visitando a família (ajudar a viajar ou desencorajar morar longe)?

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sáb, 27 Agosto 2022 - 17:03 pm
Estamos pagando a conta da destruição causada pelos ultrarricos?

youtu.be/52epepvDVu4

Os ricos tem o estilo de vida que mais degrada o meio ambiente: roupas, jatinhos, iates, etc. Os 1% mais ricos são responsáveis por 20% da poluição.
Um americano médio degrada 8 vezes mais que um indiano médio. Os 10% mais ricos, 2 vezes mais que a média e os 1% mais ricos 7,5 vezes mais que a média.

Existe uma ideia boba de limitar pessoas de fazer múltiplas viagens de avião no mesmo ano. O problema não é a quantidade e sim a necessidade. Quem faz negócios precisa viajar com frequência, enquanto quem faz turismo não podemos chamar de "necessidade". E como classificar quem está visitando a família (ajudar a viajar ou desencorajar morar longe)?
Os ultrarricos podem até gastar muito e poluir muito, mas eles são poucos.

O que degrada mais o meio ambiente é o estilo de vida da classe média americana, europeia e chinesa.
São bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo. E requerendo fábricas poluentes, agricultura e pecuárias poluentes e destruidoras.

O que fazer, pedir a eles que comam pouco, não usem o carro, não viajem, usem as roupas, sapatos, celulares etc. até se desmancharem?

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um terço do país em baixo d'água, colheitas perdidas, estradas e cidades destruídas.
Temporais deixam um terço do Paquistão submerso, com mais de 1.130 mortos; vídeo

Chuvas de monção são consideradas as piores em 30 anos. Mais de 33 milhões de pessoas foram afetadas pelas enchentes

Por AFP — Baluchistão e Sindh, Paquistão 30/08/2022


Imagem
Uma família atravessa área atingida por inundações no distrito de Charsadda Abdul MAJEED/AFP

Dezenas de milhões de paquistaneses continuam a lutar contra as piores chuvas de monções em três décadas, que mataram pelo menos 1.136 pessoas, varreram inúmeras casas e destruíram terras agrícolas.

Um terço do Paquistão está atualmente "submerso", disse a ministra da Mudança Climática, Sherry Rehman, nesta segunda-feira, citando uma "crise de proporções inimagináveis".

Imagem
Área residencial inundada após fortes chuvas de monções na província do Baluchistão — Foto: Fida HUSSAIN/AFP

As chuvas de monção que começaram em junho são "sem precedentes em 30 anos", disse o primeiro-ministro, Shehbaz Sharif, enquanto percorria as áreas afetadas no Norte. No Sul, o rio Indo, o mais importante do país, ameaça transbordar.

As autoridades paquistanesas atribuem as chuvas devastadoras às mudanças climáticas e dizem que o país está sofrendo as consequências de práticas ambientais irresponsáveis ​​em outras partes do mundo.

Mais de 33 milhões de pessoas, uma em cada sete paquistanesas, foram afetadas pelas enchentes e quase um milhão de casas foram destruídas ou severamente danificadas, revelou o governo.

"Tudo virou um grande oceano, não há lugar seco para onde você possa bombear a água", disse o ministro Rehman, acrescentando que o custo econômico será devastador.

Segundo autoridades, mais de 80 mil hectares de terras aráveis ​​foram destruídos, bem como mais de 3.400 quilômetros de estradas e 157 pontes.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... rtos.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Mudanças climáticas estão derrubando a economia chinesa?
Todo país do mundo só tem notícia ruim.
Seca gerando menos enegia em hidrelétricas, prejudicando a navegação em rio e ameaçando a agricultura.

youtu.be/HCZ1VFAJM-g


(...)

WebSérie Mudanças Climáticas (Jubilu)
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... EoExRkc5Q3
* O que é o Aquecimento Global? |Ep. 1
* Como AGEM os Gases do Efeito Estufa |Ep. 02
* Quais as Consequências das Mudanças Climáticas? |Ep. 03
* Qual o IMPACTO das Mudanças Climáticas no Brasil? |Ep. 04
* Como as Mudanças Climáticas afetam a ECONOMIA? |Ep. 5

Vídeo anterior à série: https://www.youtube.com/watch?v=vzDWFsfrFGY

(...)

Série Meio Ambiente (Átila Iamarino)
https://www.youtube.com/playlist?list=P ... zJPKyNpJVK
* Desmatamento no Brasil
* Queimadas no Brasil
* E se o Brasil virar deserto?
* Como o Brasil produz tanto e tem tanta fome?
* Como cidades fazem um calor de matar

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Cidade norte-americana de Jackson sem água potável

https://pt.euronews.com/2022/09/03/cida ... ua-potavel



youtu.be/dMSHuo3reYs

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agronegócio sofre com mudanças climáticas, e indenizações saltam 353% em um ano

Problemas estão se tornando mais intensos e frequentes, resultando em quebras de safra

Por Eliane Oliveira — Brasília 08/09/2022


As mudanças climáticas começam a afetar o agronegócio brasileiro, segundo especialistas e produtores. E alguns números comprovam essa situação: a quebra de safra por problemas climáticos levou o pagamento de indenizações a produtores, dentro do programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do Ministério da Agricultura, ao recorde de R$ 7,7 bilhões no primeiro semestre deste ano.

— Há oito ou dez anos, eu diria que a agricultura era perfeita. O que observo hoje são picos de frio e de calor. Não é que o verão ou o inverno tenham mudado. Mas os extremos de calor e frio acontecem com mais frequência. Há duas semanas, a temperatura estava 30 graus na sexta-feira e no sábado e caiu a zero na segunda-feira — diz Librelotto, que já ganhou prêmios por iniciativas destinadas a aumentar a produtividade para enfrentar eventos climáticos adversos.

— Estamos esquecendo das mudanças climáticas diretas induzidas também pelo desmatamento. Quando falamos de mudanças climáticas globais, é sobre algo que já chegou. O Centro-Oeste, por exemplo, grande produtor de alimentos, já passa por mudanças bruscas no regime de chuvas.

Claudio Angelo, do Observatório do Clima, lembra que o aquecimento global afeta a agricultura e a pecuária.

— Se há secas muito severas, fora da normalidade, não haverá capim suficiente para o gado na pecuária, o que vai influenciar na produção e no preço da carne e do leite. A fruticultura, a produção de grãos, tudo é afetado — explica ele.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no fim de 2021, a estiagem em toda a Região Sul afetou fortemente a produtividade das lavouras, sobretudo milho e soja. No caso do milho, a estimativa era de 8.159 quilogramas por hectare (kg/ha), mas acabou encerrando a safra em 4.990 kg/ha, uma quebra de 39%. A soja teve uma redução ainda maior em relação ao que havia sido projetado: de 3.530 kg/ha para 1.835 kg/ha.

Já a diretora-executiva do Instituto de Manejo e Certificação Florestal Agrícola (Imaflora), Marina Piatto, alerta que as mudanças climáticas vão gerar com mais intensidade não apenas seca, mas excesso de chuvas, ou seja, fenômenos extremos:
https://oglobo.globo.com/economia/notic ... -ano.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Água sobe 5m na Flórida com o furacão Ian:
Vídeo:
https://fb.watch/fTXuG1g05T/

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O aquecimento global acaba com as geleiras dos Andes e os rios e lagos secam.

Este vídeo mostra como o segundo maior lago da Bolívia virou um deserto.
O povo, que vivia da pesca havia séculos, está indo embora.

https://information.tv5monde.com/video/ ... -lac-popoo

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Como o CONCRETO está DESTRUINDO O PLANETA

youtu.be/tk-n06ILbPQ

O cimento é responsável por 8% da emissão de CO2. 40% disso é energia para esquentar o material (que poderia ser convertida em solar).

O que fazer? Deixar pessoas morando favela e casas instáveis? Existe muito a melhorar no terceiro mundo.
O que nos resta é cortar CO2 na indústria do transporte, da moda, e em casos extremos até a carne bovina.

Re: Mudanças Climáticas

Conceito
Mensagens: 49
Registrado em: Ter, 20 Dezembro 2022 - 18:22 pm

Mensagem por Conceito »

Analisando um gráfico de temperatura média global dos últimos 2 mil anos, claramente se observa que neste intervalo de tempo é normal a temperatura média global oscilar entre épocas mais frias e outras mais quentes.

Porém, essa oscilação possui uma amplitude menor do que a amplitude verificada a partir do início do séc XX, onde há uma tendência de crescimento mais vertiginoso.

Não se pode negar que tal resultado além de potencializado pela ação humana, também gera reflexos claros no cotidiano.

Derretimentos recordes de geleiras, secas mais intensas e prolongadas, ondas de calor e frio mais intensos devido a pertubação das correntes atmosféricas, etc.

O principal gás responsável por este aquecimento é o dióxido de carbono, produto da queima de combustíveis fósseis e do carvão vegetal. Metano e óxido nitroso também contribuem para o aumento do efeito estufa.

Não tenho informações de quais seriam as fontes energéticas mais eficientes se comparmos a quantidade de CO2 emitida por KW produzido, pórem suponho ser as energias solar, eólica e a nuclear.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Eventos extremos na Califórnia: depois de uma seca que levou a gigantescos incêndios florestais, vem a chuva incessante e inunda tudo:

Imagem

https://information.tv5monde.com/info/d ... pee-485196

https://metsul.com/sucessao-de-ciclones ... alifornia/

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

É assim que o mundo ficará se todo gelo Derreter...

youtu.be/jECb3N3clvA

Re: Mudanças Climáticas

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Desde 1880 que as temperaturas médias globais tem aumentado em 0,08°C por década. A partir de 1981 essas mesmas temperaturas médias globais aumentaram em 0,18°C a cada década também.

Essas mudanças de temperatura global geram mudanças no clima que levam não somente a ondas de calor mais intensos, como também a ondas de frio e chuvas.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Depois da inundação de janeiro, a Califórnia está debaixo de tempestades de neve, que é um fenômeno muito raro na região:
https://information.tv5monde.com/video/ ... s-la-neige

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Permafrost é a água congelada no subsolo da Sibéria. Tem muito gás estufa diluído nesse gelo. Se for derretido, vai acelerar o aquecimento global.
https://en.wikipedia.org/wiki/Permafrost

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Mudanças climáticas: a urgente luta para salvar a Terra

youtu.be/BB7cRi5wwh0

Falam demais, mas nenhum governo leva a sério. Há no máximo projetos lentos.
Dizer os países mais poluidores do mundo é uma métrica inútil. O que deveria ser considerado é poluição per cápita.

No caso do Brasil só falam de Amazônia, como se quisessem que não haja indústria. Mas há esperança com hidrogênio verde.
Spoiler:
DESMATAMENTO: REALIDADE OU EXAGERO DA MÍDIA ???

youtu.be/TyT159ubZLs
O que não entendo é essa captura de carbono feito por floresta. Esse carbono terá que ser armazenado em algum lugar e no longo prazo pode ter um excesso acumulado que pode fazer mal à própria floresta.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qua, 01 Março 2023 - 23:19 pm
O que não entendo é essa captura de carbono feito por floresta. Esse carbono terá que ser armazenado em algum lugar e no longo prazo pode ter um excesso acumulado que pode fazer mal à própria floresta.
A floresta captura carbono ao transformá-lo em matéria orgânica: folhas, tronco, frutos.
Por que isto faria mal à própria floresta?

O petróleo e o carvão que consumimos hoje foi armazenado durante centenas de milhões de anos pela vegetação.

O problema é que, em 200 anos, devolvemos à atmosfera (e continuamos devolvendo) o carbono que levou todos esses milhões de anos para se acumular em baixo da terra.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Uma coisa estranha de acontecer. Pelo menos nunca tinha ouvido falar de acontecer em tempos mais atuais:

Seca na Áustria deixa lago sem água
Governo quer investir em infraestruturas para abastecer de água potável a população.

youtu.be/pOaQu_Veuv0

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Se fosse nordeste brasileiro e numa era menos tecnológica não seria estranho, mas na França de hoje. Macron lembrando um político populista do nordeste:

Macron escolhe luta contra seca para virar a página da Previdência
Savines-le-Lac, 30 mar (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, apresentou nesta quinta-feira um programa de 50 medidas para combater a seca, em sua primeira saída do Eliseu desde a aprovação da reforma da Previdência que gerou uma crise política no país.

youtu.be/4WKe0a13M7A

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Qui, 30 Março 2023 - 23:53 pm
Se fosse nordeste brasileiro e numa era menos tecnológica não seria estranho, mas na França de hoje. Macron lembrando um político populista do nordeste:

Macron escolhe luta contra seca para virar a página da Previdência
Savines-le-Lac, 30 mar (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, apresentou nesta quinta-feira um programa de 50 medidas para combater a seca, em sua primeira saída do Eliseu desde a aprovação da reforma da Previdência que gerou uma crise política no país.

youtu.be/4WKe0a13M7A
No nordeste brasileiro, é o normal. É uma região seca.
Na França, é novidade. A neve das montanhas está sumindo, os rios estão secando, as florestas estão queimando.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A dupla moral dos países ricos no debate climático

youtu.be/GPanEwLSFG4

Poluição na Nigéria: X; na Índia: 2X; na China: 7X; na Alemanha: 10X; nos EUA: 17 X.
1% mais rico polui o que os 50% mais pobre polui.
Ricos poluem mais e pobres sofrem mais.
A industrialização fez rico ter ar condicionado (que esquenta o meio ambiente) e pobre ter onda de calor.

O problema é que não tem gente levando a sério. Enquanto a direita fala que "verde é o novo vermelho", a esquerda inventou uma merda de incluir ideias degeneradas do politicamente correto. Essas ideias tem nenhuma relação com o clima e é equivalente a pedir clima melhor com orações.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 14:50 pm
Poluição na Nigéria: X; na Índia: 2X; na China: 7X; na Alemanha: 10X; nos EUA: 17 X.
1% mais rico polui o que os 50% mais pobre polui.
Ricos poluem mais e pobres sofrem mais.
A industrialização fez rico ter ar condicionado (que esquenta o meio ambiente) e pobre ter onda de calor.
Nenhuma novidade.
Tutu escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 14:50 pm
O problema é que não tem gente levando a sério. Enquanto a direita fala que "verde é o novo vermelho", a esquerda inventou uma merda de incluir ideias degeneradas do politicamente correto. Essas ideias tem nenhuma relação com o clima e é equivalente a pedir clima melhor com orações.
Aí já questão off-topic sobre militância ideológica de comportamento (esquerda e direita).

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 15:36 pm
Aí já questão off-topic sobre militância ideológica de comportamento (esquerda e direita).
Isso significa que não podemos contar com a política para resolver o problema da crise climática. Um lado negligencia enquanto outro nem tem ideias concretas (e quando tem embutem muito lixo no pacote).

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 15:54 pm
Agnoscetico escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 15:36 pm
Aí já questão off-topic sobre militância ideológica de comportamento (esquerda e direita).
Isso significa que não podemos contar com a política para resolver o problema da crise climática. Um lado negligencia enquanto outro nem tem ideias concretas (e quando tem embutem muito lixo no pacote).
É só separar ideologia comportamental do pacote. Com ou sem política, sempre pode haver 'lacração' na vida social das pessoas.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 16:49 pm
É só separar ideologia comportamental do pacote. Com ou sem política, sempre pode haver 'lacração' na vida social das pessoas.
Não é um assunto off, porque tendo como objetivo solucionar o problema de mudanças climáticas, os governos seriam os agentes mais eficazes para implantar soluções e transformações. Mas como a política é influenciada pelo grande capital (tanto pela indústria petroquímica quanto por lacradores) é muito difícil que um governante faça algo útil passando por cima de lobistas e malucos ideológicos.

Para o eleitor não existe a possibilidade de separar a ideologia comportamental do pacote e assim é muito difícil dar apoio a políticos ambientalistas. Partidos verdes têm se movido para o lado da esquerda, causando antipatia no eleitor da direita. Pessoas de centro muitas vezes enfrentam o dilema em eleições polarizadas entre escolher se destrói ou meio ambiente ou a família.

Sei que esse assunto tem grande potencial de gerar longa discussão off sobre política, mas eu queria apontar as dificuldades que existem para um governo fazer alguma coisa concreta contra as mudanças climáticas.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 18:07 pm
Para o eleitor não existe a possibilidade de separar a ideologia comportamental do pacote e assim é muito difícil dar apoio a políticos ambientalistas. Partidos verdes têm se movido para o lado da esquerda, causando antipatia no eleitor da direita. Pessoas de centro muitas vezes enfrentam o dilema em eleições polarizadas entre escolher se destrói ou meio ambiente ou a família.

Sei que esse assunto tem grande potencial de gerar longa discussão off sobre política, mas eu queria apontar as dificuldades que existem para um governo fazer alguma coisa concreta contra as mudanças climáticas.
Para que eleitor? Pra mim que não seria. Agora, se a população acaba pondo dois opções de populistas, não dando chance pra terceiros, aí complica. A questão ambiental é obrigatória, pois se o clima piorar de um jeito grave, vai ferrar pra direita, esquerda, centro.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Seca deixa Espanha e Itália em agonia
Madrid já pediu a Bruxelas para desbloquear fundos de emergência para o desenvolvimento agrícola

youtu.be/ag4SG4I_mb0

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O rio Pó, o maior da Itália, está secando.

https://pt.euronews.com/video/2022/07/0 ... os-da-seca

Os rios da Espanha também, causando desertificação e morte dos peixes. Estamos em abril e a temperatura normal seria em torno de 20⁰, mas vem subindo e, este ano, tem feito mais de 40⁰C, algo inédito.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023 ... ideo.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Em Portugal:
Quase 90% do território nacional esteve em situação de seca no mês de Abril. A Comissão Europeia já avisou que está a acompanhar a situação da seca no sul da europa e alertou para o impacto nos agricultores.

Quase 90% do território em seca no mês de Abril


youtu.be/iTIJIxnEwvg

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O Canadá está pegando fogo e a fumaça cobre também os EUA. Mas ainda tem gente que nega o aquecimento global.
Imagem
New York coberta pela fumaça:
Imagem

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Não adianta, vão continuar negando ...
EUA registram ao menos um desastre climático por dia de uma costa a outra: bem-vindos ao ‘novo normal’

Nesta semana, até Vermont, que frequentemente encabeça as listas de ‘melhores estados para se viver’ longe dos efeitos do aquecimento global, sofreu com enchentes catastróficas no país

Por David Gelles, The New York Times 14/07/2023


Inundações catastróficas no Vale do Hudson, onde está localizada a cidade de Nova York. Uma onda de calor implacável em Phoenix. Temperaturas oceânicas atingindo 32 ºC na costa de Miami. Um dilúvio surpreendente em Vermont, que frequentemente encabeça as listas de “melhores estados para se viver para evitar as mudanças climáticas”. Um raro tornado em Delaware, e vários alertas de enchentes em diferentes partes de Arkansas e Louisiana. Uma década atrás, qualquer um desses eventos teria sido visto como improvável. Esta semana, porém, aconteceram simultaneamente, à medida que as mudanças climáticas estimulam condições meteorológicas extremas, levando a governadora democrata Kathy Hochul, de Nova York, a chamá-los de “nosso novo normal”.

No mês passado, a fumaça dos incêndios florestais canadenses também cobriu as principais cidades dos Estados Unidos, uma onda de calor mortal atingiu o Texas e Oklahoma e chuvas torrenciais inundaram partes de Chicago.

— Não é apenas uma invenção da sua imaginação, e não é porque todo mundo agora tem um smartphone — diz Jeff Berardelli, meteorologista-chefe e especialista em clima da WFLA News em Tampa, na Flórida. — Vimos um aumento no clima extremo. Isso sem dúvida está acontecendo.

E é provável que fique mais extremo. Este ano, um poderoso El Niño se desenvolvendo no Oceano Pacífico está prestes a liberar calor adicional na atmosfera, alimentando ainda mais condições climáticas severas em todo o mundo.

— Vamos ver coisas acontecendo este ano ao redor da Terra que não vimos na História moderna — acrescenta o meteorologista.

Imagem

E mesmo com tempestades, incêndios e inundações se tornando cada vez mais frequentes, a mudança climática é um assunto periférico para a maioria dos eleitores. Em uma nação focada na inflação, escândalos políticos e brigas com celebridades, apenas 8% dos americanos identificaram o aquecimento global como a questão mais importante que o país enfrenta, de acordo com uma pesquisa recente da NPR/PBS NewsHour/Marist.

À medida que os desastres climáticos se tornam mais comuns, eles podem estar perdendo seu poder de comoção. Um estudo de 2019 concluiu que as pessoas aprendem a aceitar o clima extremo como normal em apenas dois anos.

— Esta não é apenas uma questão complexa, mas está competindo por atenção em um mundo dinâmico, incerto e complicado — afirma Anthony Leiserowitz, diretor do programa de Comunicação sobre Mudanças Climáticas da Universidade Yale.

Apesar do crescente alarme entre os cientistas do clima, há poucos sinais do tipo de mudança social generalizada que reduziria as emissões de gases de efeito estufa que estão aquecendo perigosamente o planeta.

— Cada vez mais pessoas reconhecem a mudança climática como um problema, mas não gostam das soluções — afirma Paul Slovic, professor da Universidade de Oregon especializado em psicologia do risco e tomada de decisão. — Eles não querem abrir mão do conforto e das conveniências que obtemos ao usar energia de fontes erradas e assim por diante.

Na quinta-feira passada, no que os pesquisadores dizem ter sido o dia mais quente da História moderna, um número recorde de voos comerciais, cada um emitindo mais gases que aquecem o planeta, estava no ar, de acordo com o site de rastreamento aéreo Flightradar24.

À medida que os incêndios florestais e o aumento do nível do mar destroem comunidades da Califórnia à Carolina do Norte, os residentes continuam a reconstruir áreas propensas a desastres.

E enquanto mais eletricidade está sendo gerada por energia eólica, solar e outras energias limpas, o mundo ainda é amplamente alimentado por combustíveis fósseis como petróleo, gás e carvão, as principais fontes de emissões que aquecem o planeta.

Os efeitos cumulativos de todos esses gases de efeito estufa estão agora em exibição aterrorizante em todo o mundo. O planeta aqueceu em média 1,2 °C em comparação com os níveis pré-industriais, alimentando uma série estonteante de eventos climáticos extremos.

[...]

Nos Estados Unidos, a mudança climática é uma questão partidária, com muitos líderes republicanos questionando a ciência climática estabelecida, promovendo os combustíveis fósseis e se opondo às energias renováveis.

Cientistas do clima e ambientalistas têm esperança de que cada novo furacão e tempestade de granizo possa levar os americanos à ação.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... rmal.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Na boa? Quero que as mudanças climáticas que se foldam. Demorei muitos anos para ter meu V8 e agora vem com essa palhaçada querendo que países pobres paguem a conta do que fizeram os mais ricos? Eles não tem água como nós temos? FODAM-SE. America do sul tem agora mais petróleo e muitas outras fontes energéticas e eles não? FODAM-SE. Falta água no RJ e SP por excesso de população? FODA-SE, onde moro não temos problemas de captação e vamos continuar a lavar quintal com chuva sim. No mais, estou velho e os jovem que se virem para resolver o problema, não venham querer me foder na minha vez de ser feliz. Virem veganos ou o escambau, não é problema meu.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Chuvas em Pequim matam 11 e evacuam mais de 127 mil moradores

Segundo dados das autoridades chinesas, 27 pessoas estão desaparecidas

Por iG Último Segundo 01/08/2023


Imagem
Tufão Doksuri na China


youtu.be/N1f5tkbeeNE

Chuvas torrenciais atingem Pequim e outras partes do norte da China desde o último fim de semana devido ao tufão Doksuri , deixaram 11 mortos, segundo a emissora estatal CCTV. As autoridades chinesas acionaram ainda um alerta máximo diante do risco de inundações. A previsão é de que a chuva permaneça até quarta-feira (2).

Segundo dados das autoridades chinesas, 27 pessoas estão desaparecidas e mais de 127 mil moradores foram evacuados da cidade.
https://ultimosegundo.ig.com.br/politic ... dores.html

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O nível da água no Canal do Panamá está baixando porque os rios que o alimentam estão secando por falta de chuva.
Ficaria muito caro abrir canais para trazer a água do mar até as várias eclusas.
A quantidade de navios que passam por lá está sendo reduzida.
Em breve, os navios terão que passar pelo sul da Patagônia, aumentando muito o percurso. Ou pelo Ártico, durante o verão.


youtu.be/pbWzHzeIxHg

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Encontro de escoteiros de todo o mundo vira desastre com o calor incomum.
Centenas de escoteiros adoecem em meio à onda de calor que atinge a Coreia do Sul

Quase 40 mil adolescentes - a maioria alunos do ensino fundamental e médio - viajaram de 155 países diferentes para participar do evento no país asiático

Gawon BaeJessie Yeungda CNN - 04/08/2023


Centenas de escoteiros adolescentes adoeceram em um evento global na Coreia do Sul, enquanto uma onda de calor sufocante varre o país, irritando alguns pais que pediram o cancelamento do encontro de 12 dias.

Quase 40 mil participantes – a maioria alunos do ensino fundamental e médio – viajaram de 155 países diferentes para participar do evento, um festival de uma semana com apresentações culturais e atividades ao ar livre, de acordo com Kim Hyun-sook, presidente do Comitê Organizador do Jamboree e Ministro de Igualdade de Gênero e Família.

A visita deles ocorre ao mesmo tempo em que a Coreia do Sul registra consistentemente temperaturas de até 35 °C, provocando alertas de ondas de calor em todo o país e representando uma grande dor de cabeça para os organizadores do jamboree.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacio ... ia-do-sul/
Editado pela última vez por Fernando Silva em Sáb, 05 Agosto 2023 - 17:04 pm, em um total de 1 vez.

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Na China, a enchente continua. E também na Europa.
Tempestades na China deixam ao menos 15 mortos e 4 desaparecidos

Na Holanda, onde ventos chegaram a 145 km/h, mulher morre após ter carro atingido por árvore

5.jul.2023


Na mesma semana em que foi registrado o dia mais quente no planeta, chuvas intensas provocaram desastres em vários locais do globo, da Ásia à Europa.

Na China, temporais haviam deixado ao menos 15 mortos e quatro desaparecidos até esta quarta-feira (5). Na mesma data, a Holanda registrou sua tempestade mais intensa desde 2018, que causou uma morte e provocou caos nos sistemas aéreo e ferroviário do país.

Na mesma semana em que foi registrado o dia mais quente no planeta, chuvas intensas provocaram desastres em vários locais do globo, da Ásia à Europa. Na China, temporais haviam deixado ao menos 15 mortos e quatro desaparecidos até esta quarta-feira (5). Na mesma data, a Holanda registrou sua tempestade mais intensa desde 2018, que causou uma morte e provocou caos nos sistemas aéreo e ferroviário do país.

Uma das regiões mais atingidas foi a de Chongqing, no sudoeste, que concentra 31 milhões de habitantes. Lá, mais de 130 mil pessoas tiveram seus cotidianos afetados pela tempestade, com uma ponte ferroviária desabando e a água inundando prédios residenciais e arrastando entulhos pelas ruas. Enquanto isso, na província vizinha de Sichuan, mais de 460 mil foram afetados —85 mil deles foram obrigados a abandonar suas casas.

O país registra há várias semanas fenômenos meteorológicos extremos, de chuvas intensas a ondas de calor escaldantes, algo que especialistas creditam à crise climática. Moradores da capital Pequim e de outras localidades têm sido com frequência aconselhados a permanecer em suas casas devido ao calor, com os termostatos registrando números superiores a 35°C —em junho, a cidade registrou 41,1°C, maior temperatura desde o início dos registros, em 1961. Enquanto isso, o Ministério das Finanças liberou 320 milhões de yuanes (R$ 212 milhões) para emergências e resgates nas regiões mais afetadas. E o líder do regime chinês, Xi Jinping, ordenou que autoridades locais "priorizem a segurança e a manutenção das propriedades da população", de acordo com a agência estatal Xinhua.

Mesmo pelo tamanho de sua população —é hoje o segundo país mais populoso do mundo, atrás da Índia—, a China apresenta um dos maiores números de pessoas obrigadas a deixar suas casas por eventos climáticos extremos. Em 2022, foram mais de 3,6 milhões de deslocados internos por esses motivos, segundo levantamento do Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno. Galeria Tufão, temporais e onda de calor: eventos climáticos extremos atingem Ásia Tufão, temporais e onda de calor: eventos climáticos extremos atingem Ásia Mudanças climáticas levam a recordes de temperatura e de chuvas; Paquistão, China e Coreia do Sul foram atingidos

Já a Europa viu um de seus principais aeroportos, o Schipol, em Amsterdã —onde aterrissam voos procedentes da Ásia e do Oriente Médio, entre outros—, anunciar o cancelamento de 400 voos depois que a tempestade Poly provocou chuvas torrenciais e ventos similares aos de um furacão. Rajadas de vento de 145 km/h atingiram a costa do mar do Norte, derrubando árvores que impediam o tráfego e danificavam carros e residências flutuantes ao longo dos canais de Amsterdã. Uma delas caiu sobre o carro de uma mulher de 51 anos em Haarlem, perto da cidade, que morreu. Agentes da Guarda Costeira ainda resgataram pessoas em embarcações perto de Volendam e de Urk, no norte.

Trens de alta velocidade com destino a Londres, no Reino Unido, e Colônia e Hamburgo, na Alemanha, também foram suspensos, assim como muitos serviços de trem nacionais. Chuvas tão fortes no país costumam se limitar ao período de outubro a abril —a última do tipo ocorrida em um verão foi em 2015, e foi a primeira em um século.
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/202 ... idos.shtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um quarto da população mundial está prestes a esgotar sua água disponível, mostra relatório

Vinte e cinco países usam 80% de seus suprimentos renováveis a cada ano, com problema podendo chegar a mais 1 bilhão de pessoas até 2050

Por O Globo 16/08/2023


Imagem
Mulher equilibra balde de água na cabeça próximo à capital sudanesa, Cartum — Foto: ASHRAF SHAZLY/ AFP

O mundo está enfrentando uma “crise hídrica sem precedentes”, impulsionada pelo aumento da demanda e pela aceleração da crise climática, segundo o novo relatório do Instituto de Recursos Mundiais (WRI, na sigla em inglês). Os dados revelam que 25 países que abrigam um quarto da população global usam regularmente 80% de seus suprimentos renováveis a cada ano, o que representa um “estresse hídrico extremo”, com mais 1 bilhão de pessoas podendo ser afetadas até 2050.

[...]

Os cinco países que enfrentam maior estresse hídrico são Bahrein, Chipre, Kuwait, Líbano e Omã, com a lista dos 25 incluindo ainda Arábia Saudita, Chile, San Marino, Bélgica e Grécia. Globalmente, cerca de 4 bilhões de pessoas, ou metade da população mundial, estão expostas a estresse hídrico extremamente alto pelo menos um mês por ano, segundo o relatório. Em 2050, este número pode estar próximo de 60%.

“Viver com esse nível de estresse hídrico põe em risco a vida, o emprego, a alimentação e a segurança energética das pessoas. A água é fundamental para o cultivo e criação de gado, produção de eletricidade, manutenção da saúde humana, promoção de sociedades equitativas e cumprimento das metas climáticas mundiais. Sem uma melhor gestão da água, o crescimento populacional, o desenvolvimento econômico e as mudanças climáticas estão prestes a piorar o estresse hídrico”, dizem os autores do relatório publicado pelo WRI, uma organização não governamental com base em Washington, nos Estados Unidos.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... orio.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Metade dos maiores lagos do mundo está secando, diz estudo

18/05/2023

Pesquisadores analisaram os 2 mil maiores lagos e reservatórios do planeta, usando dados de satélites de quase três décadas. Mais da metade perdeu água, devido principalmente à mudança climática e ao consumo humano.


Mais da metade dos maiores lagos e reservatórios do mundo está secando, devido principalmente à mudança climática e ao consumo humano de água, colocando em risco a futura segurança hídrica da humanidade, apontou um estudo nesta quinta-feira (18/05).

Uma equipe internacional de pesquisadores, que inclui cientistas dos Estados Unidos, França e Arábia Saudita, revelou que algumas das fontes de água doce mais importantes do mundo perderam água a uma taxa cumulativa de cerca de 22 gigatoneladas por ano por quase três décadas.

"Os lagos estão com problemas em todo o mundo, e isso tem implicações em toda a parte", afirmou Balaji Rajagopalan, professor da Universidade do Colorado em Boulder e coautor do estudo publicado na revista científica Science.

"Realmente chamou nossa atenção que 25% da população mundial vive em uma bacia de lagos que está em tendência de declínio", acrescentou, o que significa que cerca de 2 bilhões de pessoas são afetadas pelo problema apontado no estudo.

Segundo Rajagopalan, ao contrário dos rios, que tendem a monopolizar a atenção científica, os lagos não são muito bem monitorados, apesar de sua importância crítica para a segurança hídrica.

Desastres ambientais de grande importância em volumosos corpos d'água – como o Mar Cáspio, entre a Europa e a Ásia, o Mar de Aral, na Ásia Central, e o lago Titicaca, na América do Sul – sinalizaram aos pesquisadores a existência de uma crise mais ampla.

Imagem
Navios abandonados em área seca que um dia ocupou o Mar de Aral, no Uzbequistão

[...]

É "único porque se concentra em lagos específicos e relata a quantidade de água como um volume", disse ela, acrescentando: "Mas é importante ter em mente que muitos suprimentos de água vêm de pequenos lagos e reservatórios", e pesquisas futuras também devem considerá-los.

Globalmente, os lagos e reservatórios de água doce armazenam 87% da água doce líquida do planeta, ressaltando a urgência de novas estratégias para consumo sustentável e mitigação climática.

Imagem
Cientistas confirmaram em 2018 que o lago de Aculeo, no Chile, estava completamente seco

"Se uma boa parte dos lagos de água doce está secando, você verá o impacto chegar até você de uma forma ou de outra. Se não agora, em um futuro não muito distante", alertou Rajagopalan. "Portanto, cabe a todos nós sermos bons administradores [desse recurso]."
https://www.dw.com/pt-br/metade-dos-mai ... a-65672348

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Incêndio 'fora de controle' avança na ilha espanhola de Tenerife

Chamas atingem área de difícil acesso, o que dificulta trabalho dos bombeiros

Por g1 17/08/2023


Imagem
Chamas e fumaça sobem quando um incêndio florestal queima na ilha canária de Tenerife, Espanha, 16 de agosto de 2023. — Foto: Gerardo Ibelli/via REUTERS

O fogo avança descontroladamente na ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, disseram as autoridades na quarta-feira (16). Cerca 250 bombeiros e militares trabalham para conter o incêndio, que ocorre em uma região de difícil acesso.

“O incêndio em Tenerife está fora de controle e o cenário não é positivo", disse Fernando Clavijo, líder da região, em comunicado. "Embora a progressão do fogo esteja lenta, o objetivo de o conter e deter as chamas não foi alcançado, apesar do imenso trabalho das equipas de emergência.”
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023 ... rife.ghtml

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Canadá continua pegando fogo.
Quatro incêndios no Canadá obrigam à evacuação da maior cidade do norte

SIC Notícias 17.08.2023

Imagem

Imagem
Quatro incêndios no Canadá obrigam à evacuação da maior cidade do norte -BC WILDFIRE SERVICE

Devido ao avanço das chamas, as autoridades de Yellowknife pediram aos moradores que saíssem de casa até ao fim de semana. A cidade está rodeada por quatro incêndios

A maior cidade do norte do Canadá está a ser evacuada por causa do avanço das chamas. As autoridades de Yellowknife pediram aos moradores que saíssem de casa até ao fim de semana.

As forças armadas continuam mobilizadas para prestar ajuda aos habitantes. A cidade está rodeada por quatro incêndios e, por essa razão, foi ativado o estado de emergência desde segunda-feira.

O Canadá tem sido fustigado por fortes incêndios nos últimos meses. Mais de 13 milhões de hectares já arderam.
https://sicnoticias.pt/mundo/2023-08-17 ... e-be32ae4f

Re: Mudanças Climáticas

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Ja tem algumas mudanças em larga escala: mudanca da cor do oceano em algumas regioes devido a proliferacao de algas por conta do aumento da temperatura da agua... vegetacao aparecendo na antartida e na encosta dos andes onde so havia gelo ou rocha nua.

E continuo achando que nada realmente efetivo sera feito por que haverao idiotas negando o fato mesmo depois do planeta virar uma sauna, e estes vao se desdobrar, se vao se esforçar ao maximo para atrapalhar.

Deixaremos um mundo de merda as geracoes que vierem

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Em todo o mundo, secam os rios e o transporte fica mais caro.
'Never normal': seca e mudanças climáticas ameaçam vias cruciais para a navegação global

Restrições de fluxo no canal do Panamá devem elevar os preços dos presentes de Natal nos EUA; No Brasil, importados podem ficar mais caros

Por Aline Rabello 28/08/2023


O “engarrafamento” na entrada do Canal do Panamá chegou a cento e trinta navios na semana passada, afetando uma rota estratégica que liga os oceanos Atlântico e Pacífico — por onde passam mais de 5% do comércio marítimo global. O aumento nas restrições de travessia do canal já ameaça elevar os preços nos feriados de Natal e Ano Novo, especialmente nos Estados Unidos e até no Brasil, segundo analistas. O canal é apenas um exemplo da crise provocada pelas mudanças climáticas em vias de navegação cruciais para o mercado global e regional, como o rios Reno (Europa), Mississippi (EUA) e Yangtzé (China).

O canal do Panamá teve uma redução drástica no volume de água pelas alterações no regime de chuvas agravadas pelo fenômeno El Niño, turbinado pelas mudanças climáticas. O número de barcos fazendo a travessia caiu de 40 para 32 por dia. A administração do canal vem diminuindo o “calado” — a distância da lâmina d'água até a quilha do navio — permitido, o que implica em menos carga nas embarcações, para economizar a água que move os barcos nas eclusas. Os atrasos, em alguns casos, passam de vinte dias.

Desafio logístico

Especialistas já consideram que haverá aumento nos preços para o consumidor final nos EUA. As restrições afetam inúmeros países e praticamente todos os tipos de mercadorias — incluindo soja e gás natural liquefeito dos EUA, cobre e cerejas frescas do Chile e carne bovina do Brasil, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Como alternativa, alguns navios descarregam centenas de contêineres no porto de Balboa, no Pacífico, e voltam a carregá-los em Colón, no Caribe. Os contêineres são levados por trem de uma costa a outra do Panamá. Isso tem forte impacto nos prazos e nos preços do transporte global.

— O cancelamento de planejamento de rotas aumentou mais de 10% em julho. Quais são os impactos? Há impactos para todas as rotas da Europa para Ásia, por exemplo — exemplifica Jacquin, que afirma que já há risco de inflação — Basicamente nos Estados Unidos, mas tudo que é produto importado da China para o Brasil tem risco de inflação muito grande — prevê.

'Novo Clima'

Embora especialistas aleguem que o uso de recursos hídricos no Panamá possa ter relação com a crise, a seca extrema é o seu principal fator.

— Os impactos das mudanças climáticas são muito regionalizados. Na América Central a queda da precipitação vai ser enorme, por causa do aumento da temperatura do mar próximo da região do Caribe, essa região vai ficar muito mais seca — explicou Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

Para o especialista, todas as rotas de navegação comercial do mundo estão em risco:

— Não há região do planeta hoje que não tenha sofrido alterações no ciclo hidrológico. O novo clima mudou a navegabilidade na maior parte das bacias hidrográficas — alerta Artaxo.

Outro exemplo dos impactos das mudanças climáticas na navegação é o rio Reno, a principal via de comércio da Europa. A redução no nível de suas águas se torna cada vez mais frequente, obrigando empresas a buscarem alternativas de transporte muitas vezes mais caras e demoradas. A Basf, por exemplo, que tem sede na Alemanha — o país mais afetado — está redirecionando a logística para soluções que incluem trens e caminhões.

Para a gigante do setor químico, esta artéria de transporte é relevante, pois é o canal de escoamento para a maior fábrica do segmento no mundo, em Ludwigshafen. Operadores de fretes marítimos já buscam investir em navios que possam atravessar um Reno mais seco, mas a projeção do custo para transformar a frota local de cerca de nove navios em embarcações de águas rasas pode chegar a 90 bilhões de euros (R$ 474 bilhões), de acordo com a Bloomberg. E o trecho francês do rio também é afetado, especialmente entre Marselha e o norte da França, segundo Jacquin:

— Todas as rotas fluviais na França estão abaixo do nível e isso já impacta a transferência (de cargas) através da Europa.

A elevação das temperaturas no inverno europeu reduz as camadas de gelo que antes garantiam o suprimento do Reno durante os meses secos de verão. Após as ondas de calor deste ano, um trecho do rio perto de Frankfurt atingiu níveis que obrigaram embarcações a navegar com cerca da metade da capacidade. As chuvas atenuaram o problema nas últimas semanas, mas este é um desafio que os especialistas veem como definitivo.

O mesmo ocorre na bacia do rio Mississippi, nos Estados Unidos. Os níveis voltaram a cair, pelo segundo ano consecutivo, causando alerta para a navegação na principal via fluvial americana, crucial para o transporte de grãos, carvão, petróleo e gás natural. No estado de Illinois, onde o Mississippi se une ao rio Ohio, a profundidade chegou a cair 1,8 metro em julho. No ano passado, com uma seca recorde, as dificuldades logísticas resultaram em perdas de cerca de US$ 20 bilhões.

Imagem
Vista aérea mostra uma barcaça navegando ao longo do rio Reno, atingido pela seca, onde o nível da água caiu para 6,48 metros acima de Normaal Amsterdams Peil (NAP), um novo recorde de baixa em Lobith, na Holanda, em 18 de agosto de 2022 — Foto: Rob Engelaar / ANP / AFP

— O rio Mississippi está secando, porque o Meio-Oeste americano está sofrendo um aumento grande de temperatura. Evapora mais água e chove menos — disse Artaxo.

O rio Yangtzé, o maior da China e o terceiro mais extenso do mundo, ficou com nível tão baixo que navios que normalmente cruzam suas águas não puderam navegar. Houve redução na geração de energia hidrelétrica e a indústria local sofreu cortes de abastecimento que levaram a paralisações de produção.

E o Brasil também enfrenta os mesmos desafios, embora a navegação não seja tão importante na logística nacional:

— Toda a parte do centro-oeste brasileiro e a bacia do rio São Francisco estão sofrendo profundas reduções na taxa de precipitação. E na Amazônia, nós estamos observando secas cada vez mais intensas — alerta Artaxo.(Com Bloomberg)
https://oglobo.globo.com/mundo/clima-e- ... newsdiaria

Re: Mudanças Climáticas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Responder