Ondas gravitacionais
-
M.a.r.c.e.l
Ondas gravitacionais são ondulações no espaço-tempo correto? Quando imagino o conceito de espaço-tempo, imagino um tecido, onde o espaço é o eixo X e o tempo o Y. Minha pergunta é: As ondulações do espaço tempo se propagam também para o passado? Ou só se propagam para o futuro? Acredito que minha pergunta é valida, visto que essas ondas são coisas diferentes de ondas "normais", já que elas são ondulações do próprio tecido do espaço tempo.
- Fernando Silva
- Conselheiro
Não há resposta ainda para isto.M.a.r.c.e.l escreveu: ↑Sáb, 27 Setembro 2025 - 11:07 amOndas gravitacionais são ondulações no espaço-tempo correto? Quando imagino o conceito de espaço-tempo, imagino um tecido, onde o espaço é o eixo X e o tempo o Y. Minha pergunta é: As ondulações do espaço tempo se propagam também para o passado? Ou só se propagam para o futuro? Acredito que minha pergunta é valida, visto que essas ondas são coisas diferentes de ondas "normais", já que elas são ondulações do próprio tecido do espaço tempo.
Para algumas soluções exóticas das equações de Einstein — como os buracos de minhoca ou as curvas fechadas tipo tempo — a resposta a pergunta é "sim".M.a.r.c.e.l escreveu: ↑Sáb, 27 Setembro 2025 - 11:07 amOndas gravitacionais são ondulações no espaço-tempo correto? Quando imagino o conceito de espaço-tempo, imagino um tecido, onde o espaço é o eixo X e o tempo o Y. Minha pergunta é: As ondulações do espaço tempo se propagam também para o passado? (...)
Porém, nem os buracos de minhoca nem as curvas fechadas tipo tempo foram verificados empiricamente ainda.
GRAVIDADE
Sempre pensei nisto mas sabia que não encontraria respostas, então, quedo-me mudo e triste... até encontrar, também, um angustiado companheiro na net:
... Na ciência, detesto fortemente a ideia de propor forças invisíveis para explicar fenômenos visíveis. Isso me parece um pensamento pré-lógico (por exemplo, superstição, dogma religioso, apologética, etc.). Se algo impacta o mundo físico de forma mensurável, então ele próprio deveria ser mensurável.
Mesmo na filosofia não dual, coisas que não podem ser vistas ou medidas não podem, por si mesmas, causar efeitos mensuráveis no mundo material. Por exemplo, na doutrina budista das Duas Verdades, a Verdade Absoluta (que é imaterial e invisível) não dá origem à Verdade Relativa (o reino da experiência comum); a Verdade Relativa é autossuficiente (por meio dos 12 elos da co-originação interdependente).
Quando astrônomos observaram que estruturas de grande escala não se comportam de acordo com nossa compreensão (Newton-Einstein) da gravidade, alguns cosmólogos propuseram objetos e forças invisíveis (matéria escura e, mais tarde, energia escura) para explicar as discrepâncias.
E embora essas teorias relativísticas improváveis (de sistemas e forças que nunca podem ser detectados) possam produzir cálculos que se aproximam bastante das observações, não há um bom equivalente quântico.
A mecânica quântica tem bons modelos para o eletromagnetismo, a força forte e a força fraca, mas ninguém ainda apresentou um modelo viável de gravidade quântica.
Para mim, tudo isso é muito insatisfatório. Aguardo ansiosamente que alguém como Newton ou Einstein dê o salto lógico para o próximo nível de compreensão da gravidade, e espero ouvir sobre isso antes de morrer.
Sempre pensei nisto mas sabia que não encontraria respostas, então, quedo-me mudo e triste... até encontrar, também, um angustiado companheiro na net:
... Na ciência, detesto fortemente a ideia de propor forças invisíveis para explicar fenômenos visíveis. Isso me parece um pensamento pré-lógico (por exemplo, superstição, dogma religioso, apologética, etc.). Se algo impacta o mundo físico de forma mensurável, então ele próprio deveria ser mensurável.
Mesmo na filosofia não dual, coisas que não podem ser vistas ou medidas não podem, por si mesmas, causar efeitos mensuráveis no mundo material. Por exemplo, na doutrina budista das Duas Verdades, a Verdade Absoluta (que é imaterial e invisível) não dá origem à Verdade Relativa (o reino da experiência comum); a Verdade Relativa é autossuficiente (por meio dos 12 elos da co-originação interdependente).
Quando astrônomos observaram que estruturas de grande escala não se comportam de acordo com nossa compreensão (Newton-Einstein) da gravidade, alguns cosmólogos propuseram objetos e forças invisíveis (matéria escura e, mais tarde, energia escura) para explicar as discrepâncias.
E embora essas teorias relativísticas improváveis (de sistemas e forças que nunca podem ser detectados) possam produzir cálculos que se aproximam bastante das observações, não há um bom equivalente quântico.
A mecânica quântica tem bons modelos para o eletromagnetismo, a força forte e a força fraca, mas ninguém ainda apresentou um modelo viável de gravidade quântica.
Para mim, tudo isso é muito insatisfatório. Aguardo ansiosamente que alguém como Newton ou Einstein dê o salto lógico para o próximo nível de compreensão da gravidade, e espero ouvir sobre isso antes de morrer.
É que CIÊNCIA é assim.
Observado 1 FATO, SE POSSÍVEL, são elaborados modelos. Os quais devem ser verificados EMPIRICAMENTE.
Es decir: os resultados numéricos do modelo devem ser comprovados por experimentos confiáveis.
Caso não, permanecem sendo HIPÓTESES.
Sendo que como sublinha sempre nosso colega de profissão Sr. Fernando Silva, pode ser que nunca se saia dessas ESPECULAÇÕES.
E é fundamental ter sempre isso presente: ESPECULAÇÕES "por enquanto". Sendo que este "por enquanto" pode ser pra sempre.
Observado 1 FATO, SE POSSÍVEL, são elaborados modelos. Os quais devem ser verificados EMPIRICAMENTE.
Es decir: os resultados numéricos do modelo devem ser comprovados por experimentos confiáveis.
Caso não, permanecem sendo HIPÓTESES.
Sendo que como sublinha sempre nosso colega de profissão Sr. Fernando Silva, pode ser que nunca se saia dessas ESPECULAÇÕES.
E é fundamental ter sempre isso presente: ESPECULAÇÕES "por enquanto". Sendo que este "por enquanto" pode ser pra sempre.
Se me escapuliu isso…Colega JungF escreveu: ↑Qui, 23 Outubro 2025 - 09:49 amalguns cosmólogos propuseram objetos e forças invisíveis (matéria escura
Não saiu out of the blue, Colega. Se lembra do Virial que a gente na Escola nunca captou bem pra que servia
Então: aplicando o Virial ao movimento OBSERVADO de Sóis em Galáxias, resulta compatível com adicionar massa à equação.
Não sonharam com + massa; nem foram mesas girantes que assopraram isso pros Físicos.
Agora repetindo: resta comprovar empiricamente como sublinhei acima. Por enquanto = modelo HIPOTÉTICO.
Bien sûr : toujoursentão ele próprio deveria ser mensurável.
Na teoria da relatividade geral de Einstein, a gravidade não é uma força, mas sim a curvatura do espaço-tempo causada pela massa e energia. A curvatura do espaço-tempo causada pela massa e energia é mensurável e já foi corroborada por diversas observações ou experimentos, tanto no Sistema Solar quanto em escalas cosmológicas.JungF escreveu: ↑Qui, 23 Outubro 2025 - 09:49 amGRAVIDADE
A matéria/energia escuras não são ad hocs. Na realidade, elas foram postas para explicar evidências observacionais independentes (por exemplo: curvas de rotação de galáxias, lentes gravitacionais, anisotropias da radiação cósmica de fundo, distribuição em grande escala, supernovas tipo Ia que mostram aceleração). Se elas são inferidas pelos seus efeitos gravitacionais, então isso é uma forma legítima de detecção.JungF escreveu: ↑Qui, 23 Outubro 2025 - 09:49 amQuando astrônomos observaram que estruturas de grande escala não se comportam de acordo com nossa compreensão (Newton-Einstein) da gravidade, alguns cosmólogos propuseram objetos e forças invisíveis (matéria escura e, mais tarde, energia escura) para explicar as discrepâncias.
Pra evitar que ele alegueSr. Huxley escreveu: ↑Sex, 24 Outubro 2025 - 00:24 amSe elas são inferidas pelos seus efeitos gravitacionais,
ou
1) que não se sabe se é causado por efeitos gravitacionais;
ou
2) que não se sabe que seja massa ("matéria") a causal;
é que citei o uso do Virial c/+ massa nas equações
Mas claro que resta serem "ontologicamente" constatados tais objetos físicos.
Mas claro que proposição desses enquanto hipóteses pra modelos científicos = 100% legítima.
- Fernando Silva
- Conselheiro
A gente também não vê o ar. Será que ele existe mesmo?
[Qu'est-ce que le Spiritisme ?]
Capítulo 1º – 31 escreveu:Lorsque la table se détache du sol et flotte dans l'espace sans point d'appui, l'Esprit ne la soulève pas à force de bras, mais l'enveloppe et la pénètre d'une sorte d'atmosphère fluidique qui neutralise l'effet de la gravitation, comme le fait l'air pour les ballons et les cerfs volants.
- Fernando Silva
- Conselheiro
Se Deus fosse detectável através de fenômenos mensuráveis, coerentes, repetitivos e previsíveis, seria um assunto para a ciência.Gorducho escreveu: ↑Sex, 24 Outubro 2025 - 11:33 amdestaque meu.
[Qu'est-ce que le Spiritisme ?]Capítulo 1º – 31 escreveu:Lorsque la table se détache du sol et flotte dans l'espace sans point d'appui, l'Esprit ne la soulève pas à force de bras, mais l'enveloppe et la pénètre d'une sorte d'atmosphère fluidique qui neutralise l'effet de la gravitation, comme le fait l'air pour les ballons et les cerfs volants.
O que as religiões fazem é tentar nos convencer de que ele existe apesar de seus supostos atos serem indistinguíveis da ação do acaso.