Astronomia

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Re: Astronomia

JungF

Mensagem por JungF »

Gorducho escreveu:
Ter, 03 Junho 2025 - 09:08 am
AG V - 11 escreveu:[...] os astros tinham, segundo Ptolomeu, movimentos próprios, mais ou menos grandes, segundo sua distância do centro. As estrelas fixas faziam uma revolução em 25.816 anos. Esta última avaliação denota o conhecimento da precessão dos equinócios, que se realiza de fato em 25.868 anos.
:think:
Segundo o Ptolomeu, citando o Iππαρχος, não eraImagem/ano
36000 anos :?:
Nos tempos de Kardec não eram tão precisos os cálculos e, curiosamente, até nos dias de hoje se fizermos uma busca pelo período exato da precessão dos equinócios, não encontraremos uma unanimidade, variando, conforme a fonte, entre 25 770 a algo próximo de 25 816 anos.

O IAU 2006 precession model (da União Astronômica Internacional) estima o período em cerca de 25.771,5 anos.

Outras fontes, como trabalhos astrofísicos que levam em conta fatores de longo prazo, usam valores entre 25.765 e 25.816 anos.
Além do que, há diferença entre a precessão tropical e a sideral. Também, devido às muitas interações de massas e distancias dos corpos á volta do Sol.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

COMEÇOU A CAIR DE NOVO MEU LOGIN, COLEGA :!:
PERDI TODA RESPOSTA :-L
CONEXÃO TOTALMENTE ESTÁVEL ME PARECE.
QUANDO DER RESPONDO...

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Gorducho escreveu:
Qui, 05 Junho 2025 - 09:41 am
QUANDO DER RESPONDO...
Já tentou uma velha rezadeira?

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

É impressionante...
Administração cogitou em queda de conexão INTERNET. Mas por razões que não vêm ao caso temos 3 cá. Agora tou n'1 Wi-Fi a qual aparenta ser totalmente estável.
Ade+ supor que QUANDO eu vá Enviar caia me parece probabilidade equivalente a ganhar na Mega-Sena :think:

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Alô, Gorducho: 👇

Off_topic:
Gorducho escreveu:
Qui, 05 Junho 2025 - 09:41 am
QUANDO DER RESPONDO...

Não perca seus textos, Gorducho!

Escreva tudo no Bloco de Notas ou no Word.
Quando estiver pronto, e somente assim, cole seu texto pronto e revisado para o formulário de postagem do fórum.
Se houver problema, é só tentar de novo, com todo o texto já salvo. Basta colar de novo.

Aliás, eu uso o UltraEdit, um editor de texto que me oferece uma infinidade de recursos para agilizar as tags do PhpBB do fórum.
Por exemplo, para inserir esse itálico da frase anterior, me bastou apenas as teclas ALT-1 no UltraEdit que ele encapsulou o trecho selecionado na tag [ i] e [ /i].

Todas as outras tags já foram configuradas por mim, negrito, URL, IMG, quote, etc..., o que agiliza demais o trabalho.
E eu nunca perco texto por falta de energia ou conexão.

Além disso, existem vários programas para gerenciar Área de Tranferência.
Se, por acaso, eu ainda não salvei o texto no editor, se eu tiver teclado CTRL-C para copiar algo, isso fica salvo no cache do programa, o que me permite recuperar quando quiser, depois que a energia voltar, se foi esse o caso.

O programa que eu uso é o ArsClip.

Ou seja, são inúmeras as formas de você se proteger desses incidentes desagradáveis.
Perder texto e ter que forçar a memória para se lembrar e escrever tudo de novo é algo MUITO chato.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Então Colega JungF: evidentemente não entendeu o que eu falei :-L
O Kardec diz, referindo-se ao dito pelo Πτολεμαιος
As estrelas fixas faziam uma revolução em 25.816 anos.
MAS... este citando o Iππαρχος menciona 36000 anos. Implicitamente, claro.
Mas o que me fez fazer essa observação foi que não pude deixar de associar ao capítulo VI psicografado pelo Flammarion e daí à cronologia do afastamento dele da Société.
Se o Kardec tivesse mostrado os manuscritos – nas partes científicas, claro… – pra ele imagino que ele não tivesse deixado passar eis que certamente conhecia o Almagesto :think:
Então: ele é admitido em 15/11/61 e fica 2 anos
As Forças Naturais Desconhecidas escreveu: [...] au bout de deux années d'exercices de ce genre, [...]
Então deduz-se que ele se afasta início de ‘64.
Foi essa a motivação, Colega.

JungF

Mensagem por JungF »

Off_topic:
Provavelmente! Rusguinhas internas, creio eu. Mas Flammarion fez um panegírico alentado ao pé do túmulo (mausoléu) de Kardec.
E aí, está sem tempo ou paciência para ler o HenrI Sausse (Des preuves? - En voila!)?

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Colega JungF escreveu:
Qui, 05 Junho 2025 - 11:06 am
Provavelmente! Rusguinhas internas, creio eu. Mas Flammarion fez um panegírico alentado ao pé do túmulo (mausoléu) de Kardec.
Não foram rusgas, foi divergência quanto aos objetivos.
  • O Flammarion queria ESTUDAR Espiritismo.
  • O objetivo do Kardec claramente era REFORMAR A RELIGIÃO CRISTÃ.
Mas sempre se mantiveram em bons termos tanto que o Kardec cita obras dele, aproveita as mensagens arquivadas na Société e, claro, manda pra ele o livro c/dedicatória
C. Flammarion escreveu:[...] (dont j'ai conservé un des premiers exemplaires, avec sa dédicace).
Obs: acho que "mausoléu" = tipo capela. Gramaticalmente acho que se chama "túmulo" só. Aliás extremamente elegante acho.
E aí, está sem tempo ou paciência para ler o HenrI Sausse (Des preuves? - En voila!)?
Esses últimos dias fiquei usando basicamente telefone. Hoje de tarde ou amanhã baixo.
Grato.

JungF

Mensagem por JungF »

Desconheço de onde veio a ideia de que Kardec priorizava reformar a Religião Cristã, contrapondo a Flammarion que queria estudar a DE.
No caso e na época, preponderava o Catolicismo sempre dogmático. A pp DE, sem precisar de Kardec, atacava em cheio as bases do Catolicismo negando a existência de um Inferno eterno e trazendo a Reencarnação como um dos seus pilares.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Depois lhe respondo c/as pertinentes citações...
Agora tenho tarefas exigindo deslocamentos. E ao tentar responder pro Sr. Gabarito caiu de novo o Login. Sendo que não fiz redação prévia fora como ele disse e, claro, perdi a resposta :mrgreen:

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Gorducho escreveu:
Qui, 05 Junho 2025 - 12:54 pm
Depois lhe respondo c/as pertinentes citações...
Agora tenho tarefas exigindo deslocamentos. E ao tentar responder pro Sr. Gabarito caiu de novo o Login. Sendo que não fiz redação prévia fora como ele disse e, claro, perdi a resposta :mrgreen:
Imagem
(Eu te disse)

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Bien sûr M. l'administrateur !
É quié preciso ter paciência & método :-|

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Colega JungF escreveu:
Qui, 05 Junho 2025 - 12:40 pm
Desconheço de onde veio a ideia de que Kardec priorizava reformar a Religião Cristã, contrapondo a Flammarion
  1. Do próprio amigo e até sócio no Banque des échanges Maurice de la Châtre:
    [...] lhe fizeram, desde a idade de quinze anos, conceber a ideia de uma reforma religiosa, para a qual trabalhou em silêncio durante longos anos, com o pensamento de chegar à unificação das crenças; mas lhe faltava o elemento indispensável para a solução desse grande problema.
  2. Do descaso dele por experimentação, que acabou frustrando o Flammarion. E.g.
    As Forças Naturais Desconhecidas escreveu:On ne faisait aucune expérience physique de table tournante, mouvante ou parlante. Le président, Allan Kardec, déclarait n'y attacher aucune valeur. Les enseignements des Esprits lui paraissaient devoir former la base d'une nouvelle doctrine, d'une sorte de religion.
que queria estudar a DE.
Eu não falei isso :naughty:
Eu falei que ele queria estudar ESPIRITISMO. DE foi o que o Kardec fez c/a finalidade Religiosa.
no caso e na época, preponderava o Catolicismo sempre dogmático.
E o Kardec pôs o dogma da Reencarnação.
A pp DE, sem precisar de Kardec, atacava em cheio as bases do Catolicismo negando a existência de um Inferno eterno e trazendo a Reencarnação como um dos seus pilares.
Por isso mesmo = REFORMA. Se mantivesse as estruturas todas do Cristianismo main não seria Reforma :naughty:
Responder