Engenharia

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Re: Engenharia

Pedro Reis
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4

Re: Engenharia

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

🤔COMO A CHINA consegue CONSTRUIR muitas OBRAS em POUCO TEMPO ❓

youtu.be/Sf14Ywh7Q3U
A China é um ótimo exemplo em eficiência administrativa, por não ter burocracia e aborrecimentos na hora de pôr projeto em frente. Além disso, desenvolveu tecnologia boa de construção de pontes e ferrovias, e agora vai contar com inteligência artificial. Com o canteiro de obras que escala o topo, constroem prédio de 57 andares em 19 dias.

Re: Engenharia

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 04 Outubro 2022 - 12:48 pm
A China é um ótimo exemplo em eficiência administrativa, por não ter burocracia e aborrecimentos na hora de pôr projeto em frente. Além disso, desenvolveu tecnologia boa de construção de pontes e ferrovias, e agora vai contar com inteligência artificial. Com o canteiro de obras que escala o topo, constroem prédio de 57 andares em 19 dias.
Quando uma ditadura decide o que deve ser feito e não é preciso estudar a viabilidade econômica de um projeto, sim, as coisas são executadas mais rápido.

Re: Engenharia

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Tutu
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Fernando Silva escreveu:
Qua, 05 Outubro 2022 - 11:25 am
Quando uma ditadura decide o que deve ser feito e não é preciso estudar a viabilidade econômica de um projeto, sim, as coisas são executadas mais rápido.
Eles estudam sim a viabilidade econômica e agora estudam os impactos ambientais. O que a "ditadura" faz é tomar decisão sem ser atrasado por oposição, caso existam outras ideias para gastar verba ou caso algum grupo queira manter um terreno como está.

Re: Engenharia

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qua, 05 Outubro 2022 - 20:56 pm
Fernando Silva escreveu:
Qua, 05 Outubro 2022 - 11:25 am
Quando uma ditadura decide o que deve ser feito e não é preciso estudar a viabilidade econômica de um projeto, sim, as coisas são executadas mais rápido.
Eles estudam sim a viabilidade econômica e agora estudam os impactos ambientais. O que a "ditadura" faz é tomar decisão sem ser atrasado por oposição, caso existam outras ideias para gastar verba ou caso algum grupo queira manter um terreno como está.
Pois é, tanto estudam que as construtoras estão falindo. Era um esquema de pirâmide.

https://www.infomoney.com.br/mercados/c ... e-minerio/

https://vocesa.abril.com.br/mercado-fin ... do-global/

Re: Engenharia

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Cinzu
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Re: Engenharia

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

😱A INCRÍVEL cidade FLUTUANTE da Coreia do Sul❗

youtu.be/2PjcvQkZCs0


😱O INSANO projeto de DUBAI para CRIAR uma CIDADE nas ALTURAS🚡

youtu.be/t6sNnG7SSds
Dubai que cresceu rápido do nada, agora continua crescendo.
Parece ficção científica, com pobre morando na cidade baixa e a elite na alta.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »


youtu.be/Om6b0_ffyFQ
15 edifícios demolidos simultaneamente na China

Re: Engenharia

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Por que as ruas Brasileiras são de Asfalto em vez de Concreto?

youtu.be/8Lzk-2888kM

Ruas de concreto são mais caras e tem projeto mais difícil, mas por outro lado tem durabilidade maior. Portanto o custo total da escolha do concreto é mais barato. E concreto é mais ecológico também.
É impressionante que quando se trata de obras públicas, a primeira coisa que vem na nossa cabeça é que terá desvio de dinheiro kkk virou piada

Marcus Rique:
Um detalhe importante. A noite as estradas de concreto possibilitam uma visão muito mais nítida para os motoristas. Mesmo em noites de chuva e contra o farol de outro veículo.

Ramon Moreira:
Entre Belo horizonte e João Monlevade devem dar uns 90 quilômetros, destes 54 são pista de concreto com quatro e cinco faixas em certos pontos. Cara é a melhor pista que existe, sem buracos, o veículo anda super bem, é algo sensacional.

Emilson Serafim de Oliveira:
Na ponte Rio-Niteroi, devido a problemas de aderência do concreto asfáltico â chapa de aço na região do vão central, há mais de vinte anos atrás foi feita a substituição por concreto cimentício. Não foi uma simples substituição, foram muitos testes e técnicas específicas. O resultado foi excelente e está ainda hoje em muito bom estado.

Leonardo Chaves:
Um dia eu conversando com um amigo laboratorista, prestador de serviço pro estado... Depois de apontar as vantagens do concreto em relação ao asfalto, perguntei o por quê de ainda ser utilizado o asfalto, ele respondeu:"porque tem eleições a cada quatro anos...".

Re: Engenharia

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 21:08 pm
Por que as ruas Brasileiras são de Asfalto em vez de Concreto?

Ruas de concreto são mais caras e tem projeto mais difícil, mas por outro lado tem durabilidade maior. Portanto o custo total da escolha do concreto é mais barato. E concreto é mais ecológico também.
Conheço pequenos trechos aqui no Rio que foram asfaltados com material mais resistente, resultado de pesquisas.
Estão lá, intactos, há décadas, apesar do trânsito pesado.

Mas, claro, isto não dá voto nem gera dinheiro, oficialmente e por fora, para as empresas de asfaltamento e reparos e quem as contrata.

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Bom, o tópico é sobre engenharia e achei adequado postar um comentário por aqui sobre aquele acidente do submarino.

Publicaram que fez três viagens apenas, a escotilha era certificada para 1500m mas o mergulho chegava a 4000, na primeira ou segunda viagem fizeram um reparo no casco e o outro submarino similar teve um monte de problemas.
Não consigo imaginar um casco de algo que precisa suportar milhares de toneladas de pressão recebendo reparos sendo que até cilindro de extintor de incêndio não pode receber solda ou coisa do tipo justamente pelo risco de romper.
Como uma coisa dessa podia operar sem qualquer restrição?

Re: Engenharia

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Zero
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Running Apple 1 software on a breadboard computer (Wozmon)

youtu.be/HlLCtjJzHVI

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

O Sistema de Produtividade INSANO de Stephen Wolfram


youtu.be/if8NM1BbZ34

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Tutu escreveu:
Ter, 25 Abril 2023 - 21:08 pm
Por que as ruas Brasileiras são de Asfalto em vez de Concreto?

youtu.be/8Lzk-2888kM

Ruas de concreto são mais caras e tem projeto mais difícil, mas por outro lado tem durabilidade maior. Portanto o custo total da escolha do concreto é mais barato. E concreto é mais ecológico também.
Em Curitiba há vários trechos de pavimentos rígidos e semirrígidos. Nos pontos de parada dos ônibus, onde há maior esforço devido à frenagem, são rígidos. O asfalto nessas condições não dura nada.

O que mais desgasta os pavimentos asfálticos é o tráfego de alta intensidade. Infelizmente no Brasil, grande parte das movimentações de cargas são feitos por caminhões, e isso acaba com as estradas.
Se tivéssemos um modal ferroviário para o transporte de cargas e as rodovias fossem destinadas principalmente a veículos médios e leves, a durabilidade dos pavimentos asfálticos seria muito maior.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Re: Engenharia

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Zero
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Mensagem por Zero »

Video Pong for one or two players

Video Pong for one or two players

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Re: Engenharia

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JungF
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Mensagem por JungF »

Coisa maravilhosa de se ver. Sou do tempo em que CI era coisa rara, alta tecnologia.

Re: Engenharia

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Zero
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How are Microchips Made? 🖥️🛠️ CPU Manufacturing Process Steps


youtu.be/dX9CGRZwD-w

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Zero escreveu:
Sáb, 24 Fevereiro 2024 - 18:39 pm
Video Pong for one or two players

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Joguei o original dos anos 70, um amigo de infância tinha um Telejogo original em 1980, era daquele que os dois botões de girar que ficavam no próprio console e era só em preto e branco com três opções de jogos.
Ping Pong, Futebol e outro qualquer, todos quase iguais, tinha que rebater uma bola quadrada em todos eles.

Como a coisa envelhece, lembro como fiquei feliz com meu primeiro console compatível com Atari.

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

JungF escreveu:
Seg, 26 Fevereiro 2024 - 17:38 pm
Coisa maravilhosa de se ver. Sou do tempo em que CI era coisa rara, alta tecnologia.
Eu gostaria de ter o mesmo conhecimento técnico de quem fez isso, escolhi a profissão errada. Lá no clube de fliperama que eu frequento de vez em quando tem um sujeito que conserta as máquinas, coisa rara de se achar hoje.

Vc abre o placar analógico da máquina e o negócio parece uma teia de aranha com fios para todo lado, o sujeito cobrava ( A dez anos atrás) R$ 800,00 para consertar a bobina (Só uma, cada máquina tem quatro delas) que mexia os números.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

As rotas bioceânicas são um conjunto de ferrovias e rodovias que estão sendo construídas no Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A ligação facilitará o acesso do Brasil ao Oceano Pacífico, e dos demais países citados ao Oceano Atlântico.

DESCUBRA TUDO sobre as Obras da ROTA BIOCEÂNICA - Conexão entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile

youtu.be/Yokplifvfos

FERROVIA BIOCEÂNICA - A Rota Bioceânica Que Ligará o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico

youtu.be/-dKR0OtgzC4

Interessante notar que as exportações via Porto de Santos até a China levam em média 50 dias. A rota bioceânica vai facilitar exportações pelo Chile, cujo percurso leva em média 38 dias, o que reduzirá o tempo e custo de transportes a aproximadamente 2/3.

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Como consequência, a tendência é que as movimentações da China no Porto de Santos diminuam; e em contrapartida, podemos ter aumento de importações e exportações à Europa, oriundas da Argentina, Paraguai e Chile.

Re: Engenharia

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JungF
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Mensagem por JungF »

Que obras fantásticas, na concepção de comercio internacional e as repercussões econômicas. Até então não tinha tido notícias a respeito.

Re: Engenharia

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Zero
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Mensagem por Zero »

Walking Through a Big PCB Factory in China | JLCPCB

youtu.be/jTBOSob5MLg

Re: Engenharia

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Gabarito
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Mensagem por Gabarito »

A Rodovia Mais Impressionante da China


youtu.be/ByKogBy6i3w

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Brasil terá o maior prédio residencial do mundo, o Senna Tower, que será construído em Balneário Camboriú, Santa Catarina

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• O edifício terá mais de 500 metros de altura
• Atualmente, o maior edifício de Balneário Camboriú é o One Tower, com 290 m de altura, e o maior da América Latina é o Gran Torre Santiago, com 300 m.
• O atual recorde de maior prédio residencial do mundo é do Central Park Tower, que tem 472 metros de altura e 98 andares.
• O projeto é uma parceria entre a FG Empreendimentos e a marca Senna, em homenagem ao piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna
• O Senna Tower será o primeiro residencial supertall do mundo a receber o selo LEED Platinum, o maior nível de classificação de construções sustentáveis
• O edifício terá 228 unidades, incluindo 18 mansões suspensas, 204 apartamentos, 4 coberturas duplex e 2 coberturas triplex
• O Senna Tower terá espaços de lazer, entretenimento e gastronomia abertos ao público
• O edifício contará com oito elevadores de ultravelocidade e seis pavimentos de lazer privados
• O investimento total é de aproximadamente R$ 3 bilhões.

Fontes:
https://clickpetroleoegas.com.br/brasil ... -do-mundo/
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/n ... 0de%202024.
https://www.brunocassola.com.br/noticia ... sionarios/

Re: Engenharia

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Cinzu escreveu:
Sáb, 05 Outubro 2024 - 11:21 am
Brasil terá o maior prédio residencial do mundo, o Senna Tower, que será construído em Balneário Camboriú, Santa Catarina
O projeto prevê proteção contra a subida do nível do mar?

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 06 Outubro 2024 - 10:21 am
Cinzu escreveu:
Sáb, 05 Outubro 2024 - 11:21 am
Brasil terá o maior prédio residencial do mundo, o Senna Tower, que será construído em Balneário Camboriú, Santa Catarina
O projeto prevê proteção contra a subida do nível do mar?
Ainda são muitas etapas até viabilizar o empreendimento e há poucas informações sobre o andamento dos projetos. Mas são escritórios de fora do Brasil.

Stephane Domeneghini, da FG Talls, lidera a parte arquitetônica e o gerenciamento do projeto. Fatih Yalniz, da WSP Nova York, é o engenheiro responsável pela estrutura do edifício, enquanto John Kilpatrick, da RWDI, conduziu testes de dinâmica estrutural para garantir que o edifício atenda aos mais rigorosos padrões de segurança.

Re: Engenharia

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Gabarito
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Mensagem por Gabarito »

Cinzu escreveu:
Sáb, 05 Outubro 2024 - 11:21 am
Brasil terá o maior prédio residencial do mundo, o Senna Tower, que será construído em Balneário Camboriú, Santa Catarina

Parece que o fetiche de chegar nas nuvens voltou com tudo.
O patamar está mudando e, para acompanhá-lo, começou a troca da unidade de medida.

Tem agora gente medindo prédios em quilômetros de altura.

Príncipe saudita retoma construção de edifício mais alto do mundo, que terá 1km de altura
Empresa do bilionário Alwaleed bin Talal, que é membro da Casa Real, obtém financiamento. Quando concluído, prédio vai superar o atual recordista, o Burj Khalifa, de Dubai, que tem 828 metros de altura

Por Bloomberg — Jeddah
07/10/2024 10h08 Atualizado 07/10/2024

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Jeddah Tower terá um quilômetro de altura e será o maior arranha-céu do mundo — Foto: Adrian Smith/Gordon Gill Architecture/Divulgação

A empresa saudita Kingdom Holding, cujo proprietário majoritário é o príncipe Alwaleed bin Talal, membro da Casa Real do país, está retomando a construção de uma torre em Jeddah, que, quando concluída, deverá atingir um quilômetro de altura, tornando-se o arranha-céu mais alto do mundo.

Os trabalhos foram retomados mais de uma década após o projeto ter sido concebido.

Desenhado para imitar os contornos de uma planta do deserto brotando, o edifício foi idealizado pelo arquiteto americano Adrian Smith. Ele contará com um hotel Four Seasons, apartamentos, escritórios, três lobbies nos andares superiores e o deck de observação mais alto do mundo no 157º andar.

A torre permaneceu meio construída por anos devido a restrições de financiamento. Agora, os desenvolvedores dizem que a construção levará 42 meses, e 63 dos 157 andares já foram concluídos. Quando estiver pronta, a torre superará o atual recordista, o Burj Khalifa de Dubai, inaugurado em 2010 e com 828 metros de altura.

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Quando estiver concluído, o Jeddah Tower ultrapassará o atual detentor do recorde, o Burj Khalifa do Dubai, que foi inaugurado em 2010 e tem 828 metros — Foto: Bloomberg

A Kingdom, com sede em Riad, informou que uma empresa associada, a Jeddah Economic Co., assinou um acordo de 7,2 bilhões de riais (US$ 1,9 bilhão) com o Grupo Binladin, da Arábia Saudita, para retomar a construção da torre da Jeddah Economic Company. Segundo Jeddah, quaisquer custos restantes serão financiados por meio de recursos internos e facilidades bancárias.

Originalmente chamada de "Torre Kingdom", a estrutura foi projetada para se erguer a partir de três bases separadas em inclinações contínuas que terminam em diferentes alturas, ajudando a equilibrar o peso do edifício e estabilizá-lo contra o vento. Ela será o centro de uma cidade econômica que incluirá escritórios, residências, empreendimentos comerciais e de hospitalidade.


Veja fotos de empreendimentos imobiliários de marcas de luxo

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Empreendimento imobiliário de Mercedes Benz em Miami — Foto: Instagram/mercedesbenzresidences

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Render da Torre Elle Residence, a ser construída em Miami — Foto: Reprodução

Mais fotos no link da fonte.

9 fotos
Projeto Casa Living, en San Isidro, Argentina — Foto: Reprodução

Veja fotos de empreendimentos imobiliários de marcas de luxo

O desenvolvimento da infraestrutura da primeira fase, que abrange 1,3 milhão de metros quadrados, já foi executado. Isso inclui eletricidade, água, esgoto, drenagem pluvial e conectividade de internet de alta velocidade.

Quando concluída, a estrutura fará parte de uma lista exclusiva de arranha-céus chamados de "mega-altos" — edifícios com 600 metros ou mais, de acordo com o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. Atualmente, existem apenas quatro desses: o Burj Khalifa, o Merdeka 118, em Kuala Lumpur, a Torre de Xangai e a Torre do Relógio Real de Meca, na cidade sagrada saudita de Meca.

Re: [Arqueologia] O Mistério das Bolsas

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Bati nisso ao acaso, parece ser real e tirando a baboseira de nazis embutida no vídeo começo a me perguntar se realmente um bando de caras das cavernas que viveram há milênios atrás teriam capacidade de fazer uma coisa dessa.

Sim, parece uma construção artificial, não coisa da natureza, tem centenas de metros de profundidade com blocos de até 200 toneladas esculpidos e encaixados perfeitamente como nas pirâmides egípcias, não foi totalmente explorada, tem paredes retas paralelas e possivelmente uma ligação com outra caverna maior porqur tem corrente de ar a centenas de metros sob o solo.

Basicamente é uma pirâmide enterrada.

Megaestructura Subterránea Prehistórica Encontrada en Rusia - El Eje Khara-Hora


youtu.be/c8kH9vV05zw.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

O Incrível Projeto que Salvou Israel

youtu.be/FYY-ezj0Kes

Resumo com IA:

• Israel enfrentava uma realidade árida, com chuvas limitadas a 3-4 meses por ano, especialmente no norte. A solução foi criar o National Water Carrier (Transportador Nacional de Água), um projeto monumental para redistribuir água pelo território.

• O projeto transporta água do Mar da Galileia para o sul de Israel, usando aquedutos, túneis, e reservatórios. Três linhas principais distribuem água potável, água salobra, e água reciclada para irrigação, somando 140 milhões de m³ por ano ao deserto do Negev.

• Inicialmente, propunha-se captar água do rio Jordão, mas tensões geopolíticas levaram à reformulação do plano. A solução final foi usar o Mar da Galileia como fonte principal, elevando a água 209 metros até 44 metros acima do nível do mar.

• A construção, entre 1956-1964, envolveu bombas de alta potência, tubos capazes de suportar pressões extremas, e túneis projetados para evitar perdas.

• Processos sofisticados de purificação incluem métodos biológicos com peixes que controlam algas e vegetação. Permitiram o reflorestamento, a recuperação de aquíferos contaminados, e a criação de novos assentamentos no Negev. Israel se tornou líder em irrigação por gotejamento e exporta US$ 2,5 bilhões em produtos agrícolas e US$ 2 bilhões em tecnologias hídricas anualmente.

• Comparado à transposição do Rio São Francisco (Brasil) e ao sistema Sul-Norte (China), o projeto israelense destaca-se pela eficiência, com perdas de apenas 3% de água durante o transporte.

• Be'er Sheva cresceu de 20 mil habitantes para mais de 200 mil, tornando-se um polo tecnológico. O sistema viabilizou o desenvolvimento agrícola, tecnológico e econômico de Israel.

• O National Water Carrier serve como modelo global para o enfrentamento da escassez de água, demonstrando o poder da tecnologia e do planejamento para transformar desafios em oportunidades.

Re: Engenharia

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Gabarito
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Mensagem por Gabarito »

Cinzu escreveu:
Sáb, 16 Novembro 2024 - 19:19 pm
O Incrível Projeto que Salvou Israel

Resumo com IA:

• Israel enfrentava uma realidade árida, com chuvas limitadas a 3-4 meses por ano, especialmente no norte. A solução foi criar o National Water Carrier (Transportador Nacional de Água), um projeto monumental para redistribuir água pelo território.

• O projeto transporta água do Mar da Galileia para o sul de Israel, usando aquedutos, túneis, e reservatórios. Três linhas principais distribuem água potável, água salobra, e água reciclada para irrigação, somando 140 milhões de m³ por ano ao deserto do Negev.

• Inicialmente, propunha-se captar água do rio Jordão, mas tensões geopolíticas levaram à reformulação do plano. A solução final foi usar o Mar da Galileia como fonte principal, elevando a água 209 metros até 44 metros acima do nível do mar.

• A construção, entre 1956-1964, envolveu bombas de alta potência, tubos capazes de suportar pressões extremas, e túneis projetados para evitar perdas.

• Processos sofisticados de purificação incluem métodos biológicos com peixes que controlam algas e vegetação. Permitiram o reflorestamento, a recuperação de aquíferos contaminados, e a criação de novos assentamentos no Negev. Israel se tornou líder em irrigação por gotejamento e exporta US$ 2,5 bilhões em produtos agrícolas e US$ 2 bilhões em tecnologias hídricas anualmente.

• Comparado à transposição do Rio São Francisco (Brasil) e ao sistema Sul-Norte (China), o projeto israelense destaca-se pela eficiência, com perdas de apenas 3% de água durante o transporte.

• Be'er Sheva cresceu de 20 mil habitantes para mais de 200 mil, tornando-se um polo tecnológico. O sistema viabilizou o desenvolvimento agrícola, tecnológico e econômico de Israel.

• O National Water Carrier serve como modelo global para o enfrentamento da escassez de água, demonstrando o poder da tecnologia e do planejamento para transformar desafios em oportunidades.

Imagem
Excelente a ideia de fazer o resumo do vídeo por Inteligência Artificial.

Como eu costumo solicitar, ter um breve texto que sintetize o assunto dos vídeos facilita muito quem não tem tempo para assisti-los, principalmente os mais longos.

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

O problema da maioria dos vídeos hoje é que 1/3 dele é gasto com conversa fiada, 1/3 com propaganda de camiseta e o resto com o que realmente importa, então de 30 min vc aproveita 10.
O resumo escrito realmente fica melhor, tanto que acostumei a fazer isso com os vídeos que eu posto aqui para usuário descartar logo de cara se não interessa.

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

**Postei um vídeo no tópico de arqueologia mas uma caverna artificial com mais de 100m de profundidade feito há milênios cabe no "arqueologia" ou em "engenharia " ?
O negócio é feito em blocos como as pirâmides mas no subsolo.

Re: Engenharia

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Gabarito
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Mensagem por Gabarito »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 18 Novembro 2024 - 16:25 pm
**Postei um vídeo no tópico de arqueologia mas uma caverna artificial com mais de 100m de profundidade feito há milênios cabe no "arqueologia" ou em "engenharia " ?
O negócio é feito em blocos como as pirâmides mas no subsolo.

Aquele tópico em que você postou o vídeo da caverna pode ser considerado arqueologia.
Mas como aquele tópico estava mais voltado ao "Mistério das Bolsas", ele passaria a caber melhor aqui, em "Engenharia".
Por isso, eu movi a postagem para cá.

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Agradeço, alguns assuntos parecem se misturar.
Eu acho perfeitamente possível construir uma pirâmide com as técnicas que mostraram acima, já comentei que sem muito esforço eu mesmo levantei um peso de 1.200 quilos só com roletes e uma alavanca, já transportaram um obelisco de 300 toneladas em um navio...

Só não imagino como colocaram uma pedra de 200 toneladas a 100m de profundidade.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 18 Novembro 2024 - 19:03 pm
Agradeço, alguns assuntos parecem se misturar.
Eu acho perfeitamente possível construir uma pirâmide com as técnicas que mostraram acima, já comentei que sem muito esforço eu mesmo levantei um peso de 1.200 quilos só com roletes e uma alavanca, já transportaram um obelisco de 300 toneladas em um navio...

Só não imagino como colocaram uma pedra de 200 toneladas a 100m de profundidade.
Criei um tópico esses dias onde um construtor americano move pedras de grandes dimensões utilizando basicamente conceitos de alavancas, rolamentos e deslizamentos: viewtopic.php?f=23&p=38321

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 18 Novembro 2024 - 19:03 pm
Só não imagino como colocaram uma pedra de 200 toneladas a 100m de profundidade.
É mais difícil ir contra a gravidade do que a favor dela.

Uma possível solução seria escavar valas por etapas enquanto as rochas são afundadas aos poucos no solo e empilhadas no nível do terreno.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 18 Novembro 2024 - 19:03 pm
Só não imagino como colocaram uma pedra de 200 toneladas a 100m de profundidade.
Essa animação da execução de reservatórios enterrados com peças pré-fabricadas ajuda a dar uma noção.

How It Works - Sunk Caisson Construction for Lift Stations

youtu.be/MaYjxifnZj8

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Cinzu escreveu:
Ter, 19 Novembro 2024 - 19:06 pm
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 18 Novembro 2024 - 19:03 pm
Agradeço, alguns assuntos parecem se misturar.
Eu acho perfeitamente possível construir uma pirâmide com as técnicas que mostraram acima, já comentei que sem muito esforço eu mesmo levantei um peso de 1.200 quilos só com roletes e uma alavanca, já transportaram um obelisco de 300 toneladas em um navio...

Só não imagino como colocaram uma pedra de 200 toneladas a 100m de profundidade.
Criei um tópico esses dias onde um construtor americano move pedras de grandes dimensões utilizando basicamente conceitos de alavancas, rolamentos e deslizamentos: viewtopic.php?f=23&p=38321

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 18 Novembro 2024 - 19:03 pm
Só não imagino como colocaram uma pedra de 200 toneladas a 100m de profundidade.
É mais difícil ir contra a gravidade do que a favor dela.

Uma possível solução seria escavar valas por etapas enquanto as rochas são afundadas aos poucos no solo e empilhadas no nível do terreno.
Já levantei um peso de 1.200kg com uma alavanca e roletes, não é difícil, na verdade foi muito simples.
Pedra descendo por gravidade? Sim, possível, mas sabe de uma coisa que ninguém comenta?
Quantas pirâmides enormes existem só no Egito? As pedras saíram de algum lugar a dezenas de quilômetros, possível, sem problema nisso.

Onde estão os resíduos do trabalho? Uma pirâmide que tem 150m de altura geraria resíduos do trabalho com no mínimo 1/3 do volume total mas onde estão? Não estão na pedreira nem nas imediações da obra, então onde estão?

Só se não for toda feita em blocos, se for como na muralha da China que tem a parte externa em blocos e o resto é lama prensada, talvez os resíduos das pirâmides estejam dentro dela, talvez a parte externa seja feita por blocos, as galerias sejam blocos e o resto entre a parede externa e as galerias seja o entulho.

Acha possível?

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Qui, 21 Novembro 2024 - 21:22 pm
Já levantei um peso de 1.200kg com uma alavanca e roletes, não é difícil, na verdade foi muito simples.
Pedra descendo por gravidade? Sim, possível, mas sabe de uma coisa que ninguém comenta?
Quantas pirâmides enormes existem só no Egito? As pedras saíram de algum lugar a dezenas de quilômetros, possível, sem problema nisso.

Onde estão os resíduos do trabalho? Uma pirâmide que tem 150m de altura geraria resíduos do trabalho com no mínimo 1/3 do volume total mas onde estão? Não estão na pedreira nem nas imediações da obra, então onde estão?

Só se não for toda feita em blocos, se for como na muralha da China que tem a parte externa em blocos e o resto é lama prensada, talvez os resíduos das pirâmides estejam dentro dela, talvez a parte externa seja feita por blocos, as galerias sejam blocos e o resto entre a parede externa e as galerias seja o entulho.

Acha possível?
O que eu acho mais impressionante e até comentei no outro tópico é: como faziam para alimentar milhares de escravos que trabalhavam o dia inteiro em funções improdutivas? Afinal, os recursos gastos na construção dos grandes monumentos não traziam retornos às sociedades antigas em termos de produção de alimentos.

A organização para alimentar e gerenciar essa força de trabalho exigia uma economia sólida, que soubesse administrar excedentes e tivesse uma cadeia de suprimentos organizada.

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Sei lá, talvez os homens ficassem com o serviço mais pesado e as mulheres e crianças na produção agrícola.
Mas o ponto em que toquei não é estranho? Existem centenas de obras de grande porte só no Egito contando pirâmides, tumbas subterrâneas e templos mas não existem resíduos de pedras cortadas, não há entulho nas imediações delas nem nas pedreiras de onde saíram.

Os caras esculpiram milhões de blocos de pedras e ainda tiveram o trabalho de levar resíduos para bem longe? Deveria ter uma pilha gigantesca em algum lugar.

O que eu sempre digo é que todos prestam atenção no que fica visível mas deve ter algo grande ainda bem escondido sob o solo.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sáb, 23 Novembro 2024 - 07:41 am
Sei lá, talvez os homens ficassem com o serviço mais pesado e as mulheres e crianças na produção agrícola.
Mas o ponto em que toquei não é estranho? Existem centenas de obras de grande porte só no Egito contando pirâmides, tumbas subterrâneas e templos mas não existem resíduos de pedras cortadas, não há entulho nas imediações delas nem nas pedreiras de onde saíram.

Os caras esculpiram milhões de blocos de pedras e ainda tiveram o trabalho de levar resíduos para bem longe? Deveria ter uma pilha gigantesca em algum lugar.

O que eu sempre digo é que todos prestam atenção no que fica visível mas deve ter algo grande ainda bem escondido sob o solo.
Vale destacar que muitos dos monumentos antigos foram parcialmente cobertos por areia ao longo do tempo. A Esfinge, por exemplo, só tinha a cabeça visível. Foi necessário processos de restauração e escavação dos entornos para que que tivessem a aparência turística que vemos hoje.

Então ainda deve ter muita coisa soterrada. Inclusive detritos de construções que colapsaram. As que permaneceram íntegras durante todo esse tempo, talvez seja minoria.

Re: Engenharia

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Por falar nisso, há pouco tempo foi encontrado na Amazônia cidades antigas que datam de 500 a.C.
https://g1.globo.com/ciencia/noticia/20 ... onia.ghtml

Re: Engenharia

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

E tocando no assunto pedra gigante esculpida com precisão de décimos de milímetros, lembrei que alguém por aqui comentou que Machu Picchu tinha pedras que eram exatas só na fachada mas tinham forma de cunhas na parte interna.
Não é assim, são blocos mesmo.

Esse vídeo aqui é em espanhol mas dá para entender bem, vale a pena assistir.

youtu.be/snumxl70S2Y
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