O Mundo tem um Logos

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Re: O Mundo tem um Logos

Conceito
Mensagens: 49
Registrado em: Ter, 20 Dezembro 2022 - 18:22 pm

Mensagem por Conceito »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 22 Dezembro 2022 - 12:15 pm
Conceito escreveu:
Qui, 22 Dezembro 2022 - 11:13 am
Fernando Silva escreveu:
Qui, 22 Dezembro 2022 - 09:45 am
Conceito escreveu:
Qui, 22 Dezembro 2022 - 00:11 am
Afirmar que o Universo tem um logos é admitir que existe um criador que governa e guia o Universo de forma racional.

Me parece que quem acredita nisto o faz com base na ideia de que as leis da física formuladas por meio da observação e medição de fenômenos naturais seriam a prova de um Universo “Inteligente”, finamente ajustado, do qual se infere que se as leis fossem minimamente diferentes o Universo poderia até mesmo nem existir.

Porém não há evidências objectivas de que tal ser por trás deste fino ajuste exista. Não descarto a possibilidade de que possa existir tal ser, porém ainda não temos evidências concretas da exisistência do mesmo. No fim se resume a uma questão de fé.
Aquilo a que chamamos "leis da física" são, na verdade, apenas descrições dos fenômenos e características que conseguimos observar com nossos limitados 5 sentidos e instrumentos primitivos.
Exato. Só discordo de "instrumentos primitivos" pois para que os nossos instrumentos de última geração sejam primitivos, deve-se supor que existam instrumentos muitíssimos mais avançados que os nossos por aí. Não faz muito sentido quando se observa regiões próximas do Universo. A não ser que você acredite que existam civilizações muito mais avançadas que a nossa.
Eu imagino que o universo seja muito mais complexo do que pensamos e que apenas arranhamos a superfície.
Mas não sei se há civilizações mais avançadas. Há quem diga que elas provavelmente se autodestroem.
Será este o nosso destino? Ou quem sabe colonizaremos novos mundos? Ou talvez encontraremos uma forma sustentável de coexistirmos?

Re: O Mundo tem um Logos

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

A escala de Khardashev vai até 3. Especulam-se um ou dois niveis acima de 3.
Qualquer ser de uma civilização dessas pareceria a nós um deus. O Chidhood's end do Arthur Clarke mostra uma civilização que fazia a humanidade parecer que nem tinha saido do berço (desviavam a luz do sol, controlavam pensamentos, eram praticamente onipresentes) e ela nem era a mais evoluida da historia...
Quem assiste Star Trek vai se lembrar do "Q".
Mas disse "pareceriam" deuses (dada sua superioridade sobre nós), porque fora isso não vejo muito em comum com o(s) deuse(s) dos livros-santos no mercado religioso.
Por mais avançada que uma civilização dessas seja, daí não segue necessariamente que tenha criado o universo, a humanidade, que queiram que os seres humanos sejam moralmente bons (moralmente segundo padrões humanos, ou seja inferiores, do que seja moralidade...), que punam/julguem os maus segundo a mesma moralidade humana, etc e etc.

Re: O Mundo tem um Logos

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Vai que nessa loteria de autodestruição, algumas escaparam. Até para nós ainda há chance, cada vez menor, mas ainda tem, acho.
Me parece que o universo é vasto o suficiente para acomodar várias civilizações superiores a nossa.
O problema é que as distancia que nos separam delas, no espaço e no tempo, parecem ser bem grandes.
É uma possível explicação para o paradoxo de Fermi e teve um artigo onde calcularam que na via lactea não haveriam mais que umas 30.
Tendo em conta o volume ocupado por ela, a distancia media ente tais civilizações seria de milhares de anos-luz
Da Wikipedia
...Sebastian von Hoerner estimated the average duration of civilization at 6,500 years and the average distance between civilizations in the Milky Way at 1,000 light years.
If two civilizations are separated by several thousand light-years, it is possible that one or both cultures may become extinct before meaningful dialogue can be established.
Human searches may be able to detect their existence, but communication will remain impossible because of distance...

Re: O Mundo tem um Logos

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

O Universo segue padrões que tentamos descrever matematicamente por meio de leis.

Re: O Mundo tem um Logos

SchizoGuy
Mensagens: 15
Registrado em: Seg, 30 Janeiro 2023 - 20:22 pm

Mensagem por SchizoGuy »

Típico raciocínio de quem tá implorando para cair num visão teleológica do Universo.

Re: O Mundo tem um Logos

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

O termo "logos" tem origem grega e pode ser traduzido como "razão", "palavra", "discurso" ou "princípio ordenador". A ideia de um logos universal que governa o mundo remonta a filósofos gregos como Heráclito e Platão, que concebiam o logos como um princípio que ordena e organiza a realidade.

No entanto, a existência de um logos universal que governa o mundo é uma questão que continua sendo objeto de debate e controvérsia na filosofia e na ciência. Algumas correntes filosóficas e religiosas afirmam a existência de um logos divino que governa o universo, enquanto outras correntes defendem que o mundo é regido por leis naturais e processos aleatórios.

De um ponto de vista científico, a existência de um logos universal seria difícil de comprovar ou refutar, uma vez que a ciência lida com explicações empíricas e testáveis da realidade, enquanto o logos é um conceito mais abstrato e especulativo. Em resumo, a existência de um logos universal é uma questão aberta a interpretações e depende das crenças e perspectivas de cada pessoa.

Re: O Mundo tem um Logos

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Batman escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 01:34 am
O termo "logos" tem origem grega e pode ser traduzido como "razão", "palavra", "discurso" ou "princípio ordenador". A ideia de um logos universal que governa o mundo remonta a filósofos gregos como Heráclito e Platão, que concebiam o logos como um princípio que ordena e organiza a realidade.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.

Re: O Mundo tem um Logos

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:25 pm
Batman escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 01:34 am
O termo "logos" tem origem grega e pode ser traduzido como "razão", "palavra", "discurso" ou "princípio ordenador". A ideia de um logos universal que governa o mundo remonta a filósofos gregos como Heráclito e Platão, que concebiam o logos como um princípio que ordena e organiza a realidade.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.
Entendi Gabarito. Realmente usei o chatGPT nestas últimas postagens porque achei incrível a capacidade dessa IA de fornecer respostas coerentes e ao mesmo tempo abordar alternativas dentro da própria resposta que podem ajudar no debate.

Minha intenção foi fornecer uma introdução coerente do assunto do tópico que possibilitasse futuros debates em que cada usuário pudesse expor suas opiniões a respeito.

Mas vou usar o chatGPT agora apenas para dar uma base para futuras opiniões. No mais peço desculpas se fugiu um pouco do objetivo do tópico ou do fórum.
Responder