Sobre Publius Lentulus e a aparencia de JC

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Sobre Publius Lentulus e a aparencia de JC

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Já é sabido e notório de onde o tio Xico Chavier tirou o Lentulo/Emmanuel: de uma crestomatia do Radagasio Taborda
Mas as fontes anti-chiquistas que vi na net não explicam algumas coisas importantes ao leigo, tais como:

1) O que, diabos, é crestomatia?
Paulo Gurgel escreveu:A palavra crestomatia é uma palavra composta, registada no início do século XVII. É composta de dois elementos, ambos gregos, de chrêstos, que significa "útil", e de máthesis, "aprendizagem", do verbo manthanein que significa “aprender”. O significado do substantivo crestomatia seria portanto "aquilo que é útil para a aprendizagem, que é útil no processo educativo" e refere-se a coletânea de textos escolhidos em função do ensino: recolha de fragmentos de prosa tirados de autores clássicos, célebres, que escrevem "bem" e são "bons" para o ensino.
2) Que crestomatia é essa desse sujeito de nome incomum?
Vasco Arruda escreveu:O que popularizou o vocábulo (crestomatia) no Brasil foi a publicação, em 1931, do livro Crestomatia: excertos escolhidos em prosa e verso dos melhores escritores brasileiros e portugueses, pelo professor gaúcho Radagasio Taborda.
3) E de onde o Radagasio tirou esse Lentulo?
Daqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Letter_of_Lentulus

Antes do Seculo XV (1421, 1460) não há referencia alguma ao tal Lentulo. Historiadores como Josefo sequer o mencionam.
Em suma, nenhum testemunho pré-1400.
Eis que 1400 anos depois ele sai da cartola, tal como o Lancelot no ciclo Arturiano (outra figura que originalmente não existia).

------------------------------

Sobre o aspecto do JC histórico retratado pelo suposto Lentulo e posteriormente embelezado pelos que tiveram esse retrato como certo:
Não bate com testemunhos de apologetas e teólogos cristãos tais como Justino, Tertuliano e Irineu, que viveram pelo menos 1100 anos antes nos séculos II/III, portanto bem mais próximos da época que JC viveu.
Num deles JC era descrito como meio corcunda... e eram apologetas cristãos, do cristianismo primitivo quem disseram isso, e não detratores pagãos ou anti-cristãos (a exceção de Celso).
Wikipedia escreveu:The focus of many early sources was on the physical unattractiveness of Jesus rather than his beauty. The second-century anti-Christian philosopher Celsus wrote that Jesus was "ugly and small"
and similar descriptions are presented in a number of other sources as discussed extensively by Robert Eisler, who in turn often quotes from Ernst von Dobschütz' monumental Christusbilder.
Tertullian states that Jesus's outward form was despised, that he had an ignoble appearance, and the slander he suffered proved the 'abject condition' of his body.
According to Irenaeus, he was a weak and inglorious man, and in the Acts of Peter he is described as small and ugly to the ignorant.
Andrew of Crete relates that Christ was bent or even crooked  and in the Acts of John he is described as bald-headed and small with no good looks.
Como teria reagido um espírita que tivesse estudado pelo livro do Taborda?
Editado pela última vez por fenrir em Sáb, 08 Janeiro 2022 - 09:05 am, em um total de 4 vezes.

Re: Sobre Publius Lentulus e a aparencia de JC

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Dê 1 olhada no Reformador de
1/7/1900, pg. 3 - A physionomia do Christo
e
1/1/1903, 1ª pg. - A personalidade de Jesus

Re: Sobre Publius Lentulus e a aparencia de JC

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Põe o quote ai, Sr Gorducho.
Ao menos numa pesquisa rapida no Google, não encontrei o texto dessas referencias.

Acha que o CX tirou o Lentulo do reformador e não do Taborda?
De qualquer forma a fonte, tanto do Reformador, quanto da crestomatia do Radagasio é a mesma:
A "Letter of Lentulus" de escritor anônimo (nao era o Ludolph of Saxony, do Vita Christi).
Esse Ludolph, morreu uns 100 anos antes da 1a impressão do Vita Christi, ao qual "enriqueceram" com a carta do Lentulo
Editado pela última vez por fenrir em Sáb, 08 Janeiro 2022 - 09:34 am, em um total de 4 vezes.

Re: Sobre Publius Lentulus e a aparencia de JC

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

O tal do Letulus teria feito uma poesia que segundo os espíritas tem tudo a ver com tudo mas olhando friamente parece mais com coisa de virjão cdf ginasial delirante com terceiras intenções, a la Fernando Pessoa cismando que é Olavo Bilac.

Vejam se é ou não é:

Alma gêmea, de minh,alma
Flor de luz, da minha vida
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão.

Quando eu errava no mundo
Triste e só no meu caminho
Chegastes devagarinho
E me encheste o coração

Vinhas nas bençãos dos deuses
Na divina claridade
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor.

És meu tesouro infinito
Juro-te eterna aliança
Porque sou, tua esperança
Como és todo o meu amor.

Alma gêmea de minh'alma
Se eu te perder algum dia
Serei a escura agonia
Da saudade nos teus véus.

Se um dia me abandonares
Luz terna dos meus amores
Hei de esperar-te entre as flores..[...]


Muito termos e expressões difíceis de remeterem à época em que se sugere ter sido escrito.

.
Editado pela última vez por O organoléptico em Sáb, 08 Janeiro 2022 - 10:10 am, em um total de 2 vezes.

Re: Sobre Publius Lentulus e a aparencia de JC

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. fenrir escreveu:
Sáb, 08 Janeiro 2022 - 09:04 am
Põe o quote ai, Sr Gorducho.
Ao menos numa pesquisa rapida no Google, não encontrei o texto dessas referencias.
É modo imagem.
FEB > revista Reformador > Acervo
tem 1 Tree View à esquerda c/diretórios por ano.
Responder