O guia de bolso para prevenção de besteiras

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

O guia de bolso para prevenção de besteiras

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Com intuito de extrair o mais importante, fiz uma síntese do texto "O guia de bolso para prevenção de besteiras", uma metodologia simples, mas muito útil para identificar informações falsas e imprecisas.

Bem como, o tópico está destinado para discussão e acréscimo de informações referentes a esse tema.

Texto completo encontra-se aqui.
O guia de bolso para prevenção de besteiras

1. Quem está me dizendo isso?

Mais especificamente, quem está escrevendo isso e para qual publicação? Qual a credibilidade dessa publicação? Quais são os seus possíveis vieses? Considere um pedaço de merda que circulou na internet no início deste ano: o jornal britânico Daily Mail publicou uma foto impressionante de um nascer do sol projetado em uma tela ao ar livre. O artigo que a acompanha, de James Nye, tinha a manchete “China começa a televisionar o nascer do sol em telas de TV gigantes porque Pequim está muito nublada pela poluição”. Digamos que você não está familiarizado com o Daily Mail. Uma rápida olhada em suas outras manchetes (“O que o seu cocô diz sobre você?”, “Homem é preso após passear pelado no Wal-Mart”) lhe dirá que ele pode ser educadamente descrito como uma arapuca. É seguro supor, para fins do PPB, que ele está mais interessado em tráfego de visitantes do que em precisão.

2. Como é que ele ou ela sabe disso?

Uma busca por James Nye no Google mostra que ele tem base no Brooklyn. Hmm. Então é provável que ele não tenha visto as tais telas de TV em primeira mão. Sim, há uma foto com o artigo, mas não sabemos onde ela foi tirada, o que está acontecendo além do enquadramento e se a manchete descreve com precisão o que a foto mostra. Estamos dependendo do repórter para confirmar isso, e parece que ele não estava lá. (A pesquisa por Nye no Google também mostra uma publicação no blog do Poynter Institute – um observatório de notícias escrupulosas – que o acusa de forjar a cena de um tribunal em um artigo no Daily Mail sobre o julgamento de um assassinato Geórgia.)

3. Considerando o nº 1 e o nº 2, é possível que ela ou ele esteja errado?

Ou mentindo? Nye está escrevendo para um jornal que preza a viralidade, e não parece que ele esteve em qualquer lugar perto de Pequim quando escreveu o artigo. Sim.

4. Se a resposta ao nº 3 é “sim”, encontre outra fonte independente.

Ok, bem, o Time e a CBS News também utilizaram essa história. Ambos baseiam a suas reputações na precisão, então eles têm interesse em preservá-la – em outras palavras, eles provavelmente são mais confiáveis que o Daily Mail. Mas as publicações no Time e na CBS (agora com correções envergonhadas) simplesmente creditam a história ao Daily Mail, sem nenhum sinal de reportagem original. Então eles não são fontes independentes. Eles têm essencialmente a mesma fonte que o Daily Mail. Tente novamente.

5. Repita até que a resposta ao nº 3 seja “improvável pra caramba”.

Se você realmente quisesse saber a verdade aqui, você poderia começar encontrando o fotógrafo – o que pode dar algum trabalho, já que a foto é creditada a uma agência em vez de um indivíduo. Mas, mesmo se ele ou ela confirmasse o contexto da fotografia, não se podia contar com isso – afinal, o fotógrafo também tem interesse na popularidade da história e pode querer protegê-la. Melhor seria encontrar um amigo, ou um amigo de um amigo confiável, que morasse em Pequim e estivesse disposto a dar uma olhada nas telas para você. Mas essa pessoa precisaria fazer mais do que apenas confirmar se as telas existem. Ela teria que confirmar que a imagem estava sendo exibida aos cidadãos por causa da poluição, o que significa que ela provavelmente teria que ser fluente em mandarim e ter contatos suficientes para saber a quem perguntar e onde encontrá-los. Espere. Essa pessoa não está começando a parecer muito com um jornalista?

O que leva ao meu ponto maior. Prevenir besteira é demorado e a verificação minuciosa dos fatos de todo um artigo pode parecer uma forma particularmente estúpida de costurar. Há uma boa razão para que os meus posts no Facebook e no Twitter sejam quase que exclusivamente sobre a minha família e meus amigos, certos programas de TV e artigos escritos por mim e pessoas que conheço e confio. Eu não tenho muito tempo para praticar o PPB de graça, e eu não quero compartilhar besteira.

Então, você poderia tentar perseguir o fotógrafo do outdoor do Sol. Você poderia tentar encontrar um conhecido confiável e prestativo em Pequim. Mas você provavelmente é uma pessoa ocupada e provavelmente não se importa tanto assim com esta história em particular. Então, em vez disso, você poderia ficar bem sentado enquanto a notícia circula e deixar um jornalista profissional verificá-la – ainda temos alguns assim, afinal. Com confiança, o jornalista sediado em Pequim, Paul Bischoff, escrevendo para a publicação ética e consciente na Tech in Asia, logo relatou que a história do Daily Mail era uma furada. A tela da TV na foto está localizada em Pequim, mas está exibindo um comercial de turismo que inclui uma série de imagens em transição. Uma das quais é um nascer do Sol. Bischoff reclamou:

“Sim, Pequim está poluída, assim como também temos criticado na Tech in Asia, mas esta história é uma besteira completa. A mídia internacional deveria estar envergonhada por não ter nem tirado um tempo para desconfiar do Daily Mail, uma das fontes de notícias menos conceituadas do Reino Unido.”

Re: O guia de bolso para prevenção de besteiras

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »


youtu.be/ta3XrNaStXc

"Conhecer a coisa é conhecer a natureza da coisa". Ceticismo é um exercício contínuo.

Re: O guia de bolso para prevenção de besteiras

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

As deepfakes tem tornado-se um problema constante, tanto que o nível que imitação tem tornado-se praticamente indiferenciável em alguns casos. Inclusive já está em uso algoritmos para tentar identificar e discernir o real do simulado.

Em outros casos, como o vídeo acima, ao menos a inteligência artificial faz algo inofensivo, benéfico, em outros, é utilizado com finalidade de divertimento e por vezes, escárnio, mas ainda, como em muitos acontecimentos, isso tem potencial para causar muito estrago, ainda mais se direcionado as pessoas menos informadas.

De qualquer forma, o guia acima servirá para discernir informações textuais de forma rápido e relativamente eficiente, ao menos por enquanto.

Re: O guia de bolso para prevenção de besteiras

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

A falta de ceticismo e discernimento em massa torna as pessoas suscetíveis a manobras de simulacros e informações falsas. O desmascaramento de algo falso ocorre após uma multidão já ter dado crédito e disseminado, e como o ceticismo diário que praticamos é escasso, muitos continuam acreditando. "Uma mentira mil vezes dita pode se tornar uma verdade -- na mentalidade do indivíduo?!"
A epoché, suspesão dos juizos, deve ser usada nesses casos em que não há uma resposta clara, casos nos quais se tem que fazer uma arqueologia para encontrar o conhecimento na fonte e ter uma confirmação. O ceticismo não é apenas uma postura ou corrente filosófica e científica, mas também uma investigação.

Re: O guia de bolso para prevenção de besteiras

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O esforço para contestar uma besteira é muito maior que o de defender essa besteira.
E acaba não mudando a opinião de quem acredita na besteira.
Anexos
Agnotologia-Stonner.jpg
Responder