Pesquisadores descobrem sistema de filtragem de água Maya de 2.000 anos

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Pesquisadores descobrem sistema de filtragem de água Maya de 2.000 anos

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Imagem

Mais de 2.000 anos atrás, os maias construíram um sistema complexo de filtragem de água com materiais coletados a quilômetros de distância. Agora, relata Michelle Starr para o Science Alert , pesquisadores realizando escavações na antiga cidade de Tikal, no norte da Guatemala, descobriram vestígios dessa maravilha milenar da engenharia.

Conforme detalhado na revista Scientific Reports , os autores do estudo descobriram que os maias construíram o sistema de filtração do reservatório Corriental já em 2.185 anos atrás, não muito depois do estabelecimento de Tikal ter começado por volta de 300 aC

O sistema – que dependia de quartzo cristalino e zeólita , um composto de silício e alumínio, para criar o que os pesquisadores chamam de “peneira molecular” capaz de remover micróbios nocivos, metais pesados ​​e outros poluentes – permaneceu em uso até o abandono da cidade por volta de 1100 Hoje, os mesmos minerais são usados ​​em sistemas modernos de filtragem de água.

“O que é interessante é que este sistema ainda seria eficaz hoje e os maias o descobriram há mais de 2.000 anos”, disse o autor principal Kenneth Barnett Tankersley , arqueólogo da Universidade de Cincinnati, em um comunicado .

De acordo com o Science Alert , os arqueólogos pensavam anteriormente que o primeiro uso do zeólito para filtrar água datava do início do século 20. Os pesquisadores documentaram outros tipos de sistemas de água – incluindo aqueles centrados em areia, cascalho, plantas e tecidos – usados ​​no Egito, Grécia e Sul da Ásia já no século 15 aC

“Muitas pessoas vêem os nativos americanos no hemisfério ocidental como não tendo a mesma engenharia ou força tecnológica de lugares como Grécia, Roma, Índia ou China”, diz Tankersley. “Mas quando se trata de gestão de água, os maias estavam milênios à frente.”

De acordo com a declaração, a qualidade da água teria sido uma grande preocupação para os antigos maias, já que Tikal e outras cidades do império foram construídas sobre calcário poroso que deixava pouca água disponível durante as secas sazonais. Sem um sistema de purificação, beber do reservatório Corriental deixaria as pessoas doentes devido à presença de cianobactérias e substâncias tóxicas semelhantes.

Imagem

O sistema de filtração Tikal usava quartzo e zeólita para remover metais pesados ​​e contaminantes biológicos. (Kenneth Barnett Tankersley / Universidade de Cincinnati)
Os membros da equipe de pesquisa descobriram anteriormente que outros reservatórios na área estavam poluídos com mercúrio, possivelmente do pigmento que os maias usavam em paredes e túmulos. Como Kiona N. Smith relatou para a Ars Technica em junho, a água para beber e cozinhar para a elite de Tikal parece ter vindo de duas fontes que continham altos níveis de mercúrio: o Palácio e os Reservatórios do Templo. Comparativamente, a nova pesquisa mostra que Corriental estava livre de contaminação.

Os pesquisadores escreveram que os maias provavelmente encontraram o quartzo e o zeólito a cerca de 18 milhas a nordeste da cidade, próximo ao Bajo de Azúcar, onde os materiais purificaram naturalmente a água.

Leia também: Drones podem plantar árvores e reflorestar o planeta mais rápido que os humanos

“Foi provavelmente por meio de observação empírica muito inteligente que os antigos maias viram que esse material em particular estava associado à água limpa e fizeram algum esforço para transportá-lo de volta”, diz o co-autor Nicholas P. Dunning , geógrafo da Universidade de Cincinnati, em a declaração. “Eles tinham tanques de decantação por onde a água fluía em direção ao reservatório antes de entrar no reservatório. A água provavelmente parecia mais limpa e provavelmente tinha um gosto melhor também. ”

Tikal, conhecido como Yax Mutal por seus antigos habitantes, consistia em mais de 3.000 estruturas. No auge em 750, era o lar de pelo menos 60.000 pessoas, como David Roberts relatou para a revista Smithsonian em 2005. Após seu abandono há 900 anos, grande parte da cidade foi perdida até o final do século 20, quando arqueólogos guatemaltecos escavaram o que é conhecido como o Mundo Perdido , um complexo de pirâmides e edifícios que há muito estavam escondidos na selva.

Os pesquisadores encontraram registros escritos que fornecem uma cronologia completa dos governantes de Tikal ao longo de um período de 800 anos. Em 1979, a Unesco designou o Parque Nacional de Tikal como Patrimônio Mundial, citando suas estruturas e arte bem preservadas, que atestam o desenvolvimento da cultura e da ciência maia.

O sistema de filtragem recém-descoberto aumenta a compreensão dos pesquisadores sobre as realizações científicas do Maya. Em seguida, diz Tankersley , ele deseja procurar outros locais maias que possam ter usado a mesma tecnologia de purificação de água.
Fonte: https://www.pensarcontemporaneo.com/pes ... 2-000-anos
Artigo citado: https://www.nature.com/articles/s41598-020-67044-z
Responder