Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Pode ser que a técnica de forçação em ambos os casos seja tratamento fisioterápico que calhou de serem realizados por quiropratas.
No caso, realizada por um "mixer" que é o quiroprata que segue alguns princípios científicos para não expor demais suas convicções pseudocientíficas, ao contrário dos "straights" que são fiéis seguidores dos ensinamentos de Palmer.

Atualmente a quiropraxia é reconhecida como uma especialidade da fisioterapia, logo um quiroprata não formado em fisioterapia é um curandeiro como outro qualquer e um fisioterapeuta especializado em quiropraxia é um curandeiro certificado.

https://revistaquestaodeciencia.com.br/ ... m-made-usa
https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=10768

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Fulano escreveu:
Dom, 26 Julho 2020 - 23:21 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 25 Julho 2020 - 09:21 am
Fulano escreveu:
Sáb, 25 Julho 2020 - 03:51 am
Por falar em quiropraxia, contarei minha experiência.

Estava com um problema no meu pé. Passei por diversos fisioterapeutas, num deles cheguei a fazer 10 sessões com “choquinho” e ultrassom, além de exercícios na clínica e em casa.

Fui num quiroprata, que é fisioterapeuta. O meu problema no meu pé é que tinha um dedo que não poderia forçar para baixo que doía muito. Nenhum fisioterapeuta forçou esse dedo. O quiroprata disse que deveria forçá-lo pra liberar não sei o quê (não me lembro). Nessa sessão, só forçando o dedo pra baixo, praticamente resolvi meu problema, pelo menos a dor. Além de forçar, ele fez toda aquela técnica de quiroprática na coluna.

O mesmo já aconteceu com um dedo da mão. Tava num fisioterapeuta e as sessões “tradicionais” de fisioterapia não resolvia nada. Aí ele resolveu aplicar as técnica quiropráticas ou osteopáticas que a mudança foi praticamente instantânea, forçou meu dedo de maneira que supostamente não poderia, pois as angulações que ele forçou doíam muito.

Agora não sei se essas técnicas são fisioterápicas e coincidentemente os quiropratas as utilizaram. Com os poucos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que conversei, nenhum deles tratou a quiropraxia ou osteopatia como pseudociência.
Isso de forçar (e doer) é normal em fisioterapia. Já vi alguns fazendo.

Como eu digito muito com os 10 dedos, tive tendinite. Na clínica, um dos exercícios era forçar os dedos da mão para trás. Até hoje eu faço isto diariamente.

Só seria charlatanismo se envolvesse "imposição das mãos", "energia" e outras besteiras.
No caso do meu dedo do pé, forçar do jeito que forcei, era muito dolorido e outros fisioterapeutas não fizeram como pediram para evitar esse movimento. No total foram mais de vinte sessões entre 3 fisioterapeutas diferentes, além dos exercícios em casa. Quando o fisioterapeuta quiroprata pediu para que eu forçasse o dedo até o limite da articulação com algumas repetições, a dor diminuiu uns 90%. Forçar o dedo era contra-intuitivo no tratamento e foi o que justamente funcionou. Lembro vagamente da explicação dele e sei que não teve nada de místico, era algo como o músculo/articulação estar travado(a) e essa forçação fosse para liberar o local.

Com um dedo na mão foi a mesma coisa, como já disse anteriormente: sessões "tradicionais" de fisioterapia até que o fisioterapeuta resolver fazer o que seria quiropraxia. Houve intensa forçação no meu dedo e o resultado foi imediato após essa sessão.

Pode ser que a técnica de forçação em ambos os casos seja tratamento fisioterápico que calhou de serem realizados por quiropratas.
O contra-intuitivo pode dar certo.

Quando era moleque torci o pé jogando futebol e foi uma torção séria. Não tratei direito e depois disso o tornozelo inchava quando jogava bola ou mesmo se ficasse muito tempo em pé. Crescia um ovo do tamanho de uma laranja, mas não doía, então eu esperei que aquilo curasse sozinho só que na verdade parecia até estar piorando. Daí fui a um ortopedista considerado muito bom e o diagnóstico veio a ser artrite crônica. O tratamento era com infiltrações de cortisona.

Ele aplicou a primeira injeção, enfaixou meu tornozelo com atadura e mandou que ficasse em repouso por uma semana, até a próxima sessão de infiltração. Mas eu tinha uns 12, 13 anos e acabara de entrar de férias. E como não sentia dor acabei fazendo tudo que o médico recomendou que não fizesse. No dia de voltar ao consultório minhas ataduras eram mulambos... óbvio que não tinha feito repouso coisa nenhuma. E o pior é que na sala de espera havia 2 pessoas e incrivelmente com o mesmo problema. Com a diferença que ambas exibiam tornozelos impecavelmente enfaixados. As ataduras branquinhas, branquinhas enquanto a minha parecia a de um mendigo.

Vi que ia dar merda e deu: o cara ficou furioso e levei a maior bronca! Ele começou a dizer que era um problema muito sério, difícil de tratar e que aquelas pessoas no consultório já tinham feito várias infiltrações e iriam fazer muitas outras mais e coisa e tal... Mas enquanto o médico ia dando o esporro ia também desenfaixando o meu pé... Quando terminou de tirar as ataduras, a surpresa: o pé estava totalmente curado!

Só tomei aquela única infiltração e nunca mais tive problema. O cara me disse que esse tratamento geralmente dura meses.

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

O médico basicamente disse para você não atravessar a rua sem olhar para os dois lados. Você atravessou e nada aconteceu.

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Uma evidência anedótica sempre nasce de um resultado inesperado e no mínimo vira uma estória mas também pode mudar o curso de uma vida, por exemplo, se motivar uma conversão místico-religiosa.

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Fulano
Mensagens: 209
Registrado em: Sáb, 28 Março 2020 - 10:38 am

Mensagem por Fulano »

Pedro Reis escreveu:
Seg, 27 Julho 2020 - 06:46 am
Fulano escreveu:
Dom, 26 Julho 2020 - 23:21 pm
Fernando Silva escreveu:
Sáb, 25 Julho 2020 - 09:21 am
Fulano escreveu:
Sáb, 25 Julho 2020 - 03:51 am
Por falar em quiropraxia, contarei minha experiência.

Estava com um problema no meu pé. Passei por diversos fisioterapeutas, num deles cheguei a fazer 10 sessões com “choquinho” e ultrassom, além de exercícios na clínica e em casa.

Fui num quiroprata, que é fisioterapeuta. O meu problema no meu pé é que tinha um dedo que não poderia forçar para baixo que doía muito. Nenhum fisioterapeuta forçou esse dedo. O quiroprata disse que deveria forçá-lo pra liberar não sei o quê (não me lembro). Nessa sessão, só forçando o dedo pra baixo, praticamente resolvi meu problema, pelo menos a dor. Além de forçar, ele fez toda aquela técnica de quiroprática na coluna.

O mesmo já aconteceu com um dedo da mão. Tava num fisioterapeuta e as sessões “tradicionais” de fisioterapia não resolvia nada. Aí ele resolveu aplicar as técnica quiropráticas ou osteopáticas que a mudança foi praticamente instantânea, forçou meu dedo de maneira que supostamente não poderia, pois as angulações que ele forçou doíam muito.

Agora não sei se essas técnicas são fisioterápicas e coincidentemente os quiropratas as utilizaram. Com os poucos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que conversei, nenhum deles tratou a quiropraxia ou osteopatia como pseudociência.
Isso de forçar (e doer) é normal em fisioterapia. Já vi alguns fazendo.

Como eu digito muito com os 10 dedos, tive tendinite. Na clínica, um dos exercícios era forçar os dedos da mão para trás. Até hoje eu faço isto diariamente.

Só seria charlatanismo se envolvesse "imposição das mãos", "energia" e outras besteiras.
No caso do meu dedo do pé, forçar do jeito que forcei, era muito dolorido e outros fisioterapeutas não fizeram como pediram para evitar esse movimento. No total foram mais de vinte sessões entre 3 fisioterapeutas diferentes, além dos exercícios em casa. Quando o fisioterapeuta quiroprata pediu para que eu forçasse o dedo até o limite da articulação com algumas repetições, a dor diminuiu uns 90%. Forçar o dedo era contra-intuitivo no tratamento e foi o que justamente funcionou. Lembro vagamente da explicação dele e sei que não teve nada de místico, era algo como o músculo/articulação estar travado(a) e essa forçação fosse para liberar o local.

Com um dedo na mão foi a mesma coisa, como já disse anteriormente: sessões "tradicionais" de fisioterapia até que o fisioterapeuta resolver fazer o que seria quiropraxia. Houve intensa forçação no meu dedo e o resultado foi imediato após essa sessão.

Pode ser que a técnica de forçação em ambos os casos seja tratamento fisioterápico que calhou de serem realizados por quiropratas.
O contra-intuitivo pode dar certo.

Quando era moleque torci o pé jogando futebol e foi uma torção séria. Não tratei direito e depois disso o tornozelo inchava quando jogava bola ou mesmo se ficasse muito tempo em pé. Crescia um ovo do tamanho de uma laranja, mas não doía, então eu esperei que aquilo curasse sozinho só que na verdade parecia até estar piorando. Daí fui a um ortopedista considerado muito bom e o diagnóstico veio a ser artrite crônica. O tratamento era com infiltrações de cortisona.

Ele aplicou a primeira injeção, enfaixou meu tornozelo com atadura e mandou que ficasse em repouso por uma semana, até a próxima sessão de infiltração. Mas eu tinha uns 12, 13 anos e acabara de entrar de férias. E como não sentia dor acabei fazendo tudo que o médico recomendou que não fizesse. No dia de voltar ao consultório minhas ataduras eram mulambos... óbvio que não tinha feito repouso coisa nenhuma. E o pior é que na sala de espera havia 2 pessoas e incrivelmente com o mesmo problema. Com a diferença que ambas exibiam tornozelos impecavelmente enfaixados. As ataduras branquinhas, branquinhas enquanto a minha parecia a de um mendigo.

Vi que ia dar merda e deu: o cara ficou furioso e levei a maior bronca! Ele começou a dizer que era um problema muito sério, difícil de tratar e que aquelas pessoas no consultório já tinham feito várias infiltrações e iriam fazer muitas outras mais e coisa e tal... Mas enquanto o médico ia dando o esporro ia também desenfaixando o meu pé... Quando terminou de tirar as ataduras, a surpresa: o pé estava totalmente curado!

Só tomei aquela única infiltração e nunca mais tive problema. O cara me disse que esse tratamento geralmente dura meses.
Com toda essa movimentação, você fez uma sessão de quiropraxia involutariamente. :D

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Mais um caso de guru tarado.

viewtopic.php?p=6668#p6668

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Cura de Pura Energia

Imagem

A Cura de Pura Energia permite que Graciano esteja totalmente aberto para sentir e/ou ver a energia presente em cada um de nós.

Durante uma sessão de cura, Graciano “se afasta” e entra na modalidade de cura, facilitando a energia canalizada que pode restabelecer a sua energia/força vital e ajudar o seu próprio corpo a curar-se a si mesmo.

Não é incomum que um cliente experimente uma maravilhosa e agradável energia positiva dentro e alguns são capazes de ver cores, pessoas vivas e em alguns casos pessoas que já passaram para outro plano de existência.

As mãos são veículos para a energia e, muitas vezes os clientes sentem o calor e/ou frio proveniente das mãos.

Durante a sessão não é incomum que muitas pessoas entrem num sono profundo – O P.R.S.P.E; Padrão Restaurador de Sono de Pura Energia.

A Cura de Pura Energia é completamente segura, não invasiva e uma força energética imersa no divino amor e luz.

Para alguns, a leveza, peso, ou algum movimento físico pode às vezes ocorrer devido às mudanças de emoções; a euforia da abertura do coração, através da capacidade de deixar-se ir, libertando os bloqueios e problemas ou até mesmo sentir leves dores psíquicas por um curto período de tempo na medida que a energia de dor/bloqueio é transformada através da cura de pura energia.

Como almas únicas, a Cura de Pura Energia afecta-nos a todos de forma diferente.

Uma vez que tudo é energia, a cura de pura energia afecta simultaneamente todos os níveis da sua vida, físico, emocional, mental e espiritual.

Benefícios

Melhora os padrões de sono
Alivia dores e magoas
Reduz o stress
Melhora a qualidade de vida
Restaura o equilíbrio emocional
Acelera a recuperação de lesões
Acalma e conforta durante momentos de tristeza
Melhora um sentido mais profundo de consciência e conexão
Limpa os “Chakras” do corpo
Ajuda a abandonar a “bagagem” de relacionamentos passados
Melhora a energia e o bem-estar

Quanto Dura?

Uma sessão dura aproximadamente 60 minutos.

O custo para uma sessão é de 50 € (Euros)

– Para marcar uma sessão ou para mais informações use o seguinte indereço

Email: gracianocianoconstantino@hotmail.com

Graciano Constantino

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

O cara é um mala.
Além de curar, já viveu em Machu Pichu e em Atlântida.
Também conversou com ETs.

https://gracianoconstantino.com/quem-sou/

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sex, 04 Setembro 2020 - 14:53 pm
O cara é um mala.
Além de curar, já viveu em Machu Pichu e em Atlântida.
Também conversou com ETs.

https://gracianoconstantino.com/quem-sou/
Faltou "limpeza de aura" na lista.
E não foi usada a palavra "quântico".

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Psychic in Texas Fails to Foresee Flood
September 23, 2020

Imagem
https://www.coasttocoastam.com/article/ ... see-flood/

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Inacreditável!!!

Ministério da Saúde terá de informar se feijão do pastor Valdemiro cura Covid

Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde publique em seu site se feijões anunciados pelo pastor Valdemiro Santiago curam a Covid-19.

Em maio, em plena pandemia, o líder Igreja Mundial do Poder de Deus disse em vídeo que fiéis estavam sendo curados após plantar uma semente do feijão, que poderia ser enviada em troca de uma “oferta espontânea” em dinheiro.

O Ministério Público Federal conseguiu retirar os vídeos do YouTube e pediu que o Ministério da Saúde apresentasse a cura milagrosa como fake news.

Na decisão, o juiz Tiago Bitencourt de David determinou que a pasta informe “em caráter contínuo, de forma cuidadosa e respeitosa, neutra” se o feijão tem ou não eficácia contra a doença, mas sem usar o termo fake news, de modo a não ofender os evangélicos da igreja.

“Ao Ministério da Saúde cumpre apontar o que funciona e o que não funciona contra a Covid-19. Ao fazê-lo desse modo, não melindra injustamente qualquer credo, apenas cumprindo mandamento constitucional que determina a proteção, a promoção e a recuperação da saúde.”
https://www.oantagonista.com/brasil/min ... -covid-19/

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Gigaview escreveu:
Qua, 28 Outubro 2020 - 23:37 pm
Inacreditável!!!

Ministério da Saúde terá de informar se feijão do pastor Valdemiro cura Covid

Justiça Federal determinou que o Ministério da Saúde publique em seu site se feijões anunciados pelo pastor Valdemiro Santiago curam a Covid-19.

Em maio, em plena pandemia, o líder Igreja Mundial do Poder de Deus disse em vídeo que fiéis estavam sendo curados após plantar uma semente do feijão, que poderia ser enviada em troca de uma “oferta espontânea” em dinheiro.

O Ministério Público Federal conseguiu retirar os vídeos do YouTube e pediu que o Ministério da Saúde apresentasse a cura milagrosa como fake news.

Na decisão, o juiz Tiago Bitencourt de David determinou que a pasta informe “em caráter contínuo, de forma cuidadosa e respeitosa, neutra” se o feijão tem ou não eficácia contra a doença, mas sem usar o termo fake news, de modo a não ofender os evangélicos da igreja.

“Ao Ministério da Saúde cumpre apontar o que funciona e o que não funciona contra a Covid-19. Ao fazê-lo desse modo, não melindra injustamente qualquer credo, apenas cumprindo mandamento constitucional que determina a proteção, a promoção e a recuperação da saúde.”
https://www.oantagonista.com/brasil/min ... -covid-19/
O que alguém tem que fazer para ser processado por charlatanismo e curandeirismo no Brasil?

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

James Randi passou batido sendo mencionado em tópicos como Necrologio e de forma aleatória em tópicos de política mas não de ceticismo (pelo menos na busca do site não achei), então deixo um vídeo que achei num canal aleatório com alguns feitos dele.
Vendo alguns outros vídeos sobre morte de James Randi, vi muitos comentários falando que ele não poderia desprovar existência do sobrenatural, sendo que o ônus da prova é de quem alega. Vi comentários também comparando ele ao padre Quevedo. Mas Quevedo era seletivo no ceticismo, pois, pra muitos milagres cristãos ele passava pano.
Agora não sei se há outros iguais a ele (no mesmo nível de qualidade ou que tenha tanta notoriedade) que faça esse trabalho anti-charlatanismo, mesmo entre os da fundação de J. Randi, etc.



youtu.be/L80gjjEOgQM

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

A visita de Tio Spooky, o clarividente que faz limpeza espiritual em casa

Imagem
...

Os atendimentos são realizados a partir de uma pré-seleção de pacientes, feita por Dani. Em geral, Rodrigo trabalha de madrugada, com base em fotos e vídeos enviados por e-mail. "A gente limita as visitas a seis casas por noite, porque senão fica muito exaustivo. Não se esqueça de que ele faz também os tratamentos, por volta de 21 por turno."

Em todos os casos, "para evitar o efeito placebo", o casal não comunica ao paciente o momento em que o tratamento da enfermidade será feito, nem a casa limpa. "A pessoa vai receber um e-mail, informando que ela foi tratada. A gente sempre dá um feedback, pede para avisar se ela se sentiu bem, se houve algum desconforto ou coisa do tipo."

...


https://tab.uol.com.br/noticias/redacao ... copiaecola

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Mais outro Pai Diná da vida.
Desafio ele chamar o James Randi do "Além" e dizer "Você tava errado, o sobrenatural existe".
E desafio ele advinhar que fiz esse desafio aqui sem ninguém dizer nada pra ele.


Esse Spooky é mais um desses que usa coisas genéricas e aleatórias. Até um ilusionista que faz Leitura fria e Mentalização / Programação neurolinguística deve conseguir resultado melhor.




youtu.be/8UWLNnnJ4s8

Re: Charlatanismo, Curandeirismo e Fraudes Espirituais

Avatar do usuário
jesuscraciaNÃO
Mensagens: 82
Registrado em: Sex, 20 Novembro 2020 - 09:23 am

Mensagem por jesuscraciaNÃO »

O processo de cura é humana, não tem nada a ver com nenhuma entidade, deuses, amuletos ou presença de mortos, mapas astrais e todas essas piadas. Estudos comprovam o efeito placebo, quando várias pesquisas começaram a mostrar que ele é realmente efetivo. E não somente nos testes clínicos. Ao “botar fé” que o tratamento recebido vai funcionar, o paciente desencadeia uma série de reações em seu corpo capazes de minimizar dores e melhorar a resposta do sistema imunológico (o exército de defesa do organismo). SIMPLES... Se o médico colocar no leito da minha cama um coco de cachorro que ele pegou ali fora enquanto estava fumando e colocar ali na minha cama e dizer: paciente esse coco vai te salvar se você tiver fé (ACREDITAR NESSE COCO)

PORRA É ÓBVIO QUE EU QUERO ME CURAR, VOU ACREDITAR NAQUELE COCO... DAI O EFEITO PLACEBO FAZ O RESTO COM AJUDA DOS MEDICAMENTOS.
BINGO...

OS MILAGRES, AS CURAS SÃO HUMANAS
O PRÓPRIO JESUS DIZ VARIAS VEZES QUANDO ELE CURAVA AS PESSOAS - VÁ E NÃO PEQUES MAIS, SUA FÉ O CUROU
NENHUM MOMENTO ELE FAZ QUE JESUS TE CUROU KKKKKKKK
Responder