Medicina alternativa e pseudociências

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Re: Medicina alternativa e pseudociências

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 2737
Registrado em: Sáb, 21 21America/Sao_Paulo Março 21America/Sao_Paulo 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Spoiler:
Tutu escreveu:
Qui, 05 05America/Sao_Paulo Maio 05America/Sao_Paulo 2022 - 15:32 pm
Agnoscetico escreveu:
Qui, 05 05America/Sao_Paulo Maio 05America/Sao_Paulo 2022 - 14:54 pm
Ainda bem que existe revisão por pares e coisa por tipo. Se fosse baseada em consenso, senso-comum e estável como as crenças populares poderia ta pior.
Quando eu disse estável, queria dizer o oposto de instável. Instável é algo que muda demais e incapaz de ser sólido suficiente para usado. Estável não é sinônimo de fossilizado ou congelado. Pode mudar ou ser substituído, mas não com tanta frequência.
O problema é que alguém pode descobrir novas informações no dia seguinte, mesmo que nova revisão por pares possa demorar algum tempo. Desconheço tempo mínimo padrão pra se bater o martelo e dizer "Agora ta estabilizado".

Re: Medicina alternativa e pseudociências

Tutu
Mensagens: 982
Registrado em: Qui, 09 09America/Sao_Paulo Abril 09America/Sao_Paulo 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Este vídeo esclarece melhor hipnoterapia e PNL. O que deveria ser uma entre milhares de técnicas válidas se torna nome comercial de pseudociências.

youtu.be/oHJjk9tlCxg

Re: Medicina alternativa e pseudociências

Avatar do usuário
f0rest2.0
Mensagens: 7
Registrado em: Qui, 12 12America/Sao_Paulo Maio 12America/Sao_Paulo 2022 - 16:26 pm

Mensagem por f0rest2.0 »

O conhecimento é sistêmico e possui níveis de interpretação. A neurociência nos mostra as bases e estrutura do sistema nervoso, e a psicologia estuda seus aspectos derivados. O behaviorismo tentou retirar a subjetividade da psicologia, e por isso avançou em direção ao cognitivismo e a cognitivo comportamental, pois deixou uma lacuna teórica e prática que teve que ser reparada através de seus pontos fortes. A subjetividade envolve linguagem e emoção, e isso é do plano da percepção. Os conhecimentos se complementam, e o subjetivo continua existindo. Existe aquela frase de que o pensamento é uma nota de rodapé da filosofia da Platão, e tem um ponto de sentindo, o dualismo entre o físico e o ideal. A aproximação dialética entre ambos conduz a conhecimentos mais abrangentes.
A hipnose 'purista' é um tratamento clássico, Abade Faria é referência nesse tipo de 'terapia'. Sugestões mentais em pessoas que estão em estado de sonolência e transe. Nesses instantes a percepção de tempo, espaço e emoção se expandem, e sugestões são muito poderosas para dar certo ou errado, afinal é um estado de subconsciência. Mas nas clínicas de psicologia sempre existe sugestão mental dependendo da abordagem, existem terapias que conduzem ou são conduzidas. A hipnose purista é sugestão mental em estado de transe. Existem diferentes coeficientes de sugestão mental, mas observando atentamente, a massa é sempre sugestionável. Geralmente, essa sugestionabilidade não é benéfica.
E PNL podemos dizer que se trata de técnicas para aperfeiçoar habilidades úteis e de adaptação ao ambiente e para o desenvolvimento pessoal. Mas o fanatismo nisso transforma a pessoa no contrário.
Responder