Tópico quanticamente energizado

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

moi escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 23:35 pm
Fernando Silva escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 09:28 am
De repente, lembrei de um antigo forista que debochou dos "ocidentais que praticam yoga sem entender nada da espiritualidade por trás dela".
Segundo ele, de nada adiantam as posturas físicas se não adotamos também a religião.
Ao Fernando eu perguntaria, como perguntando estou, se o forista falou mesmo em religião ou usou o termo “espiritualidade”? Ioguis e quejandos costumam diferenciar as duas, quer dizer, uma da outra.
Entendo eu que, na hora em que alguém decide acreditar em "espiritualidade", já define algo como existente e verdadeiro.
Não é uma espiritualidade qualquer, é a dele, específica, que admite certas coisas e rejeita outras.
Isto seria uma religião, ainda que ele seja o único a segui-la.
moi escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 23:35 pm
criso escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 13:07 pm
Quando perdem-se as tradições, enche-se de superstições. Uma breve volta em grupos de Facebook e videos do YouTube é suficiente para constatar que a esmagadora maioria das pessoas que se entorpecem de crendices venenosas para a razão - como horóscopos, feitiços, "viagens astrais", new age, esquisoterismos [entre outras mais diversas idolatrias...] - são pessoas destituídas da vivência tradicional e reverente de uma tradição metafísica ou mística minimamente séria, como o Theravada oriental, a Ortodoxia russa ou o Rito Escocês Retificado da maçonaria, entre outras tantas. Não durariam uma semana num retiro Jesuíta ou Vipassana.
Agora, cá entre nós, o douto Criso, se bem desentendi, respondeu sobre o que não estava no comentário do Fernando. Então, Criso, considerando o Fernando, você acha as posturas suficientes ou a religião deve vir junto (ou a espiritualidade, caso seja o caso)?

Agora, pergunto eu: como se concilia o Theravada oriental, a Ortodoxia russa ou o Rito Escocês Retificado da maçonaria? Falo em termos místicos, ou se preferir metafísicos (continuo curioso sobre sua definição de metafísica).

Theravada é uma das escolas budistas, as outras não o impressionam? Nem o tibetano, místico pra mais de metro?

A Ortodoxia russa, se é o que penso, trata-se do catolicismo oriental, que ressalta a figura de Cristo, enaltece os santos de lá, e se firma na interpretação que o grupo dá à Bíblia, que não é exatamente a da ICAR.

E o Rito Escocês Retificado, por que só ele? Certo que dizem ser o mais místico de todos, mas toda a Maçonaria tem forte apelo místico. São bem uma dezena ou mais de ritos, só o retificado mereceu sua aprovação? Isso sem considerar as duas maçonarias, a especulativa e a mística. A primeira é a de três graus, a outra vai até o 33...

Pra complicar o já complicado quadro, esses saberes não se bicam (alguns poriam “pseudo” antes de saberes, mas deixa pra lá...), assim, quem opta por um há de desprezar os demais. A não ser que gnoseologicamente se almeje uma dificilmente realizável síntese de tudo, o que parece ser sua pretensão...
Pois é, eu pensei nisso. Basta ser "místico", "espiritualizado"? Os detalhes da crença não vêm ao caso? Não faz mal se envolve sacrifícios humanos, por exemplo, desde que a pessoa respeite a tradição e tenha vivência?

Tipo, eu não posso criticar os sacrifícios humanos porque não tenho a vivência, não estudei o assunto a fundo?

Re: Tópico quanticamente energizado

moi
Mensagens: 13
Registrado em: Sex, 19 19America/Sao_Paulo Junho 19America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm

Mensagem por moi »

moi escreveu:
Seg, 22 22America/Sao_Paulo Junho 22America/Sao_Paulo 2020 - 21:18 pm
E Dante, Okham, Tomás de Aquino, podem falar?
criso escreveu:O Católico Dante, da teófila Divina Comédia! Ockham, o frade franciscano! Aquino e sua Suma Teologica!
Creio não pescou meu provocativo... Entendi que citara os nomes que citou considerando-os lídimos, lúcidos e legítimos representantes da grandiosa confraria mística, autoridades que não poderiam ser caladas. Ora, se se não pode calar seus nomes outros também têm igual direito de falar, mesmo que suas falas não digam o que gostaria que dissessem...

Ocorre meu caro que há um ponto que parece não ainda percebeu: toda especulação metafísica é isso: especulação. Filósofos fazem uso de suas poderosas capacidades reflexivas para conjeturarem sistemas explicativos do que subjaz ao “mundo sensível”, no dizer platônico. Kant afirmava que a metafísica é impossível nos moldes que a ciência é possível. Observe que as várias idealizações metafísicas não se complementam ou se somam (embora Platão pensasse de outro modo, depois falo disso). Os vários pensadores lucubraram, imaginativamente, como estaria fundamentada a realidade visível e perquirível. Os resultados são criativos, inspirativos, enriquecedores... para o pensamento; em termos práticos não servem para nada, são inverificáveis, inaferíveis!
moi escreveu:E Parmênides, Aristóteles, Epicuro, podem falar?
criso escreveu:Epicuro, que supôs a metakosmia! Parmênides e seu poema sobre O Ser que tanto influenciou Platão e toda a tradição metafísica! E, claro, Aristóteles, O Filósofo que considerava a Metafísica como a Filosofia Primeira e a Mãe de todas as Ciências! Você ganharia mais lendo esta única obra (A Metafísica, de Aristóteles) do que perdendo muitas horas da sua vida nesse fórum.
Esse seu parágrafo daria material para muita conversa... vamos a uma pequenina...

Deveras, Parmênides muito influenciou Platão na elaboração do sistema metafísico que urdiu. Porém, não foi só ele, Heráclito e Pitágoras também entraram na jogada. O filósofo ateniense supôs que seus antecessores haviam intuído aspectos de uma realidade maior. Não estavam errados, apenas parcialmente certos. Então, esforçou-se por sintetizar num apanhado único a contribuição daqueles.

Mas como fazer isso, se Parmênides assevera que o ser era imutável, portanto, imóvel: se o ser se movesse deixaria de ser... (sentiu a sutileza?).
Heráclito entendia que a realidade é feita de uma sucessão de mudanças. Ao acabar de escrever esta frase já não mais serei o que começou. Tudo muda o tempo todo no mundo, diria outro filósofo. Nunca é demais lembrar que Heráclito influenciou Hegel, a ponto deste admitir que a base de seu pensamento estava arrimada no pensador grego!

Pitágoras concebia que os números constituiam a essência da realidade. Todas as coisas poderiam ser numericamente explicadas. No pensar dos dessa escola, números não eram meras abstrações, mas entidades concretas. O uno gerou a díade, do encontro desses viera a tríade, assim por diante...

Como coerentificar essas idealizações no mesmo pacote? Platão conseguiu! Sensacional feito!

Para Platão, Heráclito teria identificado o “mundo sensível”, aquele que nossos sentidos percebem, o qual é caricatura do mundo real, o das Ideias Eternas, este vislumbrado por Parmênides. Como não quis deixar Pitágoras de fora, pôs os números numa categoria intermediária, entre o sensível e o real. Pronto, estava descrita a realidade em toda sua plenitude!

Só que tinha um Aristóteles no caminho... Este fora aluno de Platão. Ao examinar detidamente a ideia de seu mestre o pupilo concluiu que o professor levara a realidade maior para esfera inatingível, urdia trazê-la de volta à Terra. E assim concebeu um outro sistema que sacudiu os alicerces do platonismo, embora não tenha alterado o fundamento do pensar platônico de haver um substrato imutável sobre o qual se assentava a realidade mutante. Na visão Aristotélica, as coisas não eram reproduções mal-ajambradas de uma dimensão perfeita, nada disso, as coisas eram constituídas de forma e matéria e uma “força” (ou causa) nelas agia para que realizassem suas naturezas, a essa “força” denominou “causa eficiente”. Todo ser traz em si, potencialmente, sua plena realização para qual caminha inexoravelmente, graças uma outra força que atuava conjuntamente com a causa eficiente, a causa final.

Então, entendo que os grandes pensadores têm o que dizer e merecem ser ouvidos, todos eles, em vez de apenas os de sua simpatia. Seja como for, o que dizem não é passível de verificação objetiva, nem posto sob experimentação, portanto deve ser encarado como demonstração da beleza da capacidade humana de especular a respeito daquilo que não consegue atingir e é nesse âmbito que devem ser estudados. Falo da metafísica, não da filosofia em geral.

Os conhecimentos especulativos, uns de alto nível, outros meros devaneios, dentre os quais se incluem sua gnoseologia, têm seus encantos e para quem com eles se encante nada contra estudá-los detidamente. O que não podem, ou não deveriam, é ser oferecidos como respostas taxativas às inquirições metafísicas com as quais parte da humanidade se preocupa, tipo “de onde vim?”, “para onde vou?”, “o que estou fazendo no mundo?”. Todas os retornos dados a essas e outras questões são provisórios, conjeturais e passíveis de objeções. Sem desconsiderar que, para muitos, tais inquirições não têm sentido (ou resposta) e debalde será o esforço de tentar enfrentá-las...

Considerando essas peculiaridades (ou, se preferir, limitações) é apaixonante conferir até onde a especulação criativa consegue ir, e o que é capaz de produzir nessa rica caminhada. Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Nietschze, Witigenstein, e tantos outros, lucubraram sofisticadas reflexões que oferecem muitas camadas de leituras enriquecedoras.
criso escreveu: Só essa tentativa de antagonizar que levantou, despropositadamente, grandes religiosos e metafísicos, bem como críticos da razão, já é um atestado de incompetência referencial para tangenciar o assunto. Pode haver sim discussão, por exemplo, entre um keynesiano e um hayekiano, ambos formados em economia, e, com seus arcabouços e conhecimentos, comparando e contrastando suas conclusões distintas. Porém, a relação que aqui se apresenta não é entre estudiosos com considerações divergentes, mas Quem Sabe e quem Não Sabe.

Eu poderia sim te ensinar metafísica e misticismo, mas nunca discutir com você. A única relação possível é: você senta, escuta e aprende. Como essa não é a intenção - uma vez que os pressupostos evidenciam não haver a mínima abertura para o Aprendizado, senão a ânsia autoafirmativa de vomitar noções superficiais e preconcebidas -, para que desperdiçar o meu e o seu tempo?
Deverasmente...
A única relação que acha seja possível não acho que seja possível... Voce não conhece meu cabedal de saber místico, metafísico, tampouco sabe de minha escola... E se eu for um peripatético? Como poderia sentar e escutar? Peripatéticos aprendem caminhando...

Desconsiderando sua sarrafada depreciativa do saber alheio, digo-lho que metafísica se discute sim, isso é o que vem sendo feito história a fora. Pré-socráticos discutiam a arché (fundamento): terra, ar, fogo, água, quatro elementos, átomo foram propostas de explicar a base da existência.

Aristóteles discutiu com Platão. Descartes discutiu com os que negavam ser o conhecimento possível, etc., isso para ficar nos grandes da filosofia. A gnose, que é uma filosofia de meia colher, possui diversas escolas que postulam concepções contraditórias umas das outras e o pau come. Sem falar das religiões, onde o pau come de verdade...

Louvo-lhe, sem blague, pelo ilibado domínio desses mistérios esotéricos, humildemente admiro o esforço realizado para dominar tais conhecimentos, mas prefiro dedicar minhas horas de ócio produtivo a examinar um Descartes, aguentar um Kant, ou Hegel, me deleitar com Bertrand Russel, tentar entender o que Marx queria, coisas assim...

Mas, se quiser discutir, tamos juntos...

Re:

moi
Mensagens: 13
Registrado em: Sex, 19 19America/Sao_Paulo Junho 19America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm

Mensagem por moi »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 07:27 am
Entendo eu que, na hora em que alguém decide acreditar em "espiritualidade", já define algo como existente e verdadeiro.
Não é uma espiritualidade qualquer, é a dele, específica, que admite certas coisas e rejeita outras.
Isto seria uma religião, ainda que ele seja o único a segui-la.
Creio haver diferença entre religião e espiritualidade. As religiões ensinam (ou deveriam ensinar) espiritualidade, que seria o modo de se harmonizar com o transcendental, conseguindo-se, assim, uma vivência excelente neste mundo. Elas aproveitariam o sentimento religioso, (que dizem) inerente ao homem, dando-lhe adequado direcionamento. Há quem questione essa concepção, ponderando que as religiões são castradores, limitativas e impedem que a verdadeira/plena espiritualidade seja alcançada. Esta se obteria por meio de certas práticas, como a meditação, Ioga.

Suponho que espiritualidade seja "verdadeira", no sentido de que há pessoas fortemente inclinadas para o místico; não concordo que seja sentimento geral, inerente a todo ente humano. Também não concordo que uma vez místico sempre místico, pois o impulso que induz o infeliz a esses caminhos pode ser direcionado para outras vias, assim suponho.

Fernando Silva escreveu: Pois é, eu pensei nisso. Basta ser "místico", "espiritualizado"? Os detalhes da crença não vêm ao caso? Não faz mal se envolve sacrifícios humanos, por exemplo, desde que a pessoa respeite a tradição e tenha vivência?
Tipo, eu não posso criticar os sacrifícios humanos porque não tenho a vivência, não estudei o assunto a fundo?
A espiritualidade permearia todas as crenças e até algumas não-crenças. Espiritualidade seria característica de quem busca interação com a dimensão maior, espiritual; religiosidade seria predicado do indivíduo ativamente identificado com agremiação religiosa.

Podemos buscar entender o que motivava sacrifícios humanos e de animais, ou de outros agradinhos às potestades, sem necessariamente concordar com as práticas, ou pactuar com elas.

Re: Tópico quanticamente energizado

moi
Mensagens: 13
Registrado em: Sex, 19 19America/Sao_Paulo Junho 19America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm

Mensagem por moi »

Agora, peço humílimas desculpas por ter aceitado o desvio do tema proposto: o tópico deveria ser quanticamente energizado e eu dando adubo para outras vias místicas... uso em minha defesa o fato de que há muito, e não é pouco, misticismo na quântica mística (por isso que é mística: talvez mais mítica que mística), mas reconheço que essa ampliação leva a conversa para distante da especificidade do assunto. Sorry geral. Porém se o Criso voltar não poderei deixar de talá...

Re: Tópico quanticamente energizado

moi
Mensagens: 13
Registrado em: Sex, 19 19America/Sao_Paulo Junho 19America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm

Mensagem por moi »

Gigaview escreveu:
Sex, 15 15America/Sao_Paulo Maio 15America/Sao_Paulo 2020 - 17:18 pm
FÍSICA REAGINDO AO COACH QUÂNTICO EXPLICANDO FÍSICA QUÂNTICA


youtu.be/M-MnZOJycm0
Esse foi o melhor vídeo!

Re: Re:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 16:29 pm
Podemos buscar entender o que motivava sacrifícios humanos e de animais, ou de outros agradinhos às potestades, sem necessariamente concordar com as práticas, ou pactuar com elas.
Para isto, é preciso primeiro abandonar a crença cega em que a "sabedoria dos antigos" é inatacável.
É preciso aceitar a possibilidade que grande parte dela não passe de elucubrações ociosas e até equivocadas.
Ou até mesmo inaceitáveis, como no caso das religiões que fazem sacrifícios humanos.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 267
Registrado em: Qui, 19 19America/Sao_Paulo Março 19America/Sao_Paulo 2020 - 15:57 pm

Mensagem por criso »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 15:26 pm
Que diferença há entre uma salada de crenças misticóides recente e uma salada antiga, como as citadas, que se tornaram respeitáveis por serem antigas, mas não por terem provado que se baseiam em fatos?
O problema não é ser recente, o problema é ser uma salada. O Rito Escocês Retificado, que citei anteriormente, não tem nem três séculos, então pode ser considerado uma tradição iniciática relativamente moderna, por exemplo. Agora, o que faz o ocidental no seu frênesi de consumo não é entregar-se a uma espiritualidade para vivenciá-la integralmente, mas sim recortar arbitrariamente elementos que o instigam e chamar esse Frankenstein de espiritualidade. Uma coisa pode ser antiga e ser bullshit, como o são as mais diversas superstições e idolatrias de todos os tempos, por exemplo. Pode também ser nova e ser verdadeira. O que importa é a vivência e a profundidade - e, dessas duas coisas, o homem consumista e ansioso da pós-modernidade ocidental foge como o Diabo da Cruz. Na verdade, ele se deleita com a espiritualidade da mesma maneira que vai ao cinema ou come um hambúrguer. Quando entra o compromisso, a dedicação, a austeridade, então ele sai correndo. Não quer saber dessas coisas.
Fernando Silva escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 15:26 pm
A pergunta que fiz continua de pé: por que estudar algo que, depois de tanto tempo, não mostrou ter alguma utilidade prática ou se basear em fatos?
Qual porcentagem do seu dia, dos teus pensamentos, dos teus sentimentos e objetivos se dedica exclusivamente, absolutamente, a coisas palpáveis? Se vivesse assim, não haveria diferença entre ti e um bicho, como um porco, que só existe para comer, dormir e para a preservação da espécie. O ponto-auge de nossa condição humana é exatamente nossa subjetividade. É para coisas completamente invisíveis e abstratas que nos dirigimos, cotidianamente. O que é uma obra de arte? O que é uma "realização pessoal"? Quais são nossos medos, nossos anseios? O que são nossos valores? Tudo isso pertence ao reino do Invisível. Até quando parece pertencer ao Reino Visível (por ex.: digamos que "meu sonho é ser um advogado"), o que é exatamente Ser um Advogado, senão uma condição metafísica? É a roupa, por acaso? O diploma? Mas o diploma é só um papel. O cargo? Mas o cargo fica onde? Não pode ser segurado. É que a existência Humana é uma existência Metafísica. Todos os nossos sonhos, nossas maiores alegrias e angústias, são espirituais. É complicado usar essa palavra aqui, pois, num senso-comum e superficial, espiritual é sinônimo de gasparzinhos e viagens astrais. E é muito previsível que as mesmas pessoas que assim interpretam a espiritualidade sejam as que mais veementemente a rechacem, porque não acusam senão uma caricatura projetada por suas próprias mentes. Até quando eu pareço ter uma intenção material, por exemplo, "ter uma casa bonita e casar com uma boa mulher", não é a coisa material que eu quero, mas uma condição, uma situação, um Sentimento. O que nós queremos e fazemos o tempo todo não visa as coisas, mas a Experiência Subjetiva delas. E é por isso que o misticismo, como a metafísica, como a literatura, como a arte, possuem um valor incomensuravelmente mais profundo do que qualquer coisa palpável. Nossa consciência não é palpável. A Mente não tem lugar. Igualmente sem-lugar é tudo que realmente importa para nós.
Gorducho escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 16:20 pm
Mas afora o intelecto nosso, o que pode-nos "orientar moralmente" :?:
Revelações místicas :?:
:think:
No contexto de Hume? Não! Algo muito mais simples, direto e intuitivo do que isso - o Sentimento.
Gorducho escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 16:20 pm
Então... comece esclarecendo qual o motivo pra supor a existência duma Santa/Santíssima Trindade (eg. como em Aurora 3 : 36) :?:
Se você tentar contar uma história que viveu para alguém, o fará utilizando as palavras da língua na qual foi alfabetizado, certo? Da mesma maneira, quando um místico tem uma experiência, ele a insere dentro de seu próprio contexto cultural. Conforme você se aprofundar em Boehme, verá que ele fez um esforço imenso para fazer caber suas visões na mentalidade e nos recursos expressivos que tinha em sua época. A Trindade, como o Céu e o Inferno, eram parte do imagético que assombrava o inconsciente e a imaginação dele e de outros de seu tempo. Boehme viu que o Universo começou com uma Explosão, como dizem os atuais cientistas. Viu que antes dessa explosão, houve uma Contração a um ponto infinitamente abissal, como dizem os atuais cientistas. Viu que fomos feitos da mesma matéria das estrelas, como dizem os atuais cientistas. Viu que a Terra girava em torno do Sol, e que haviam poucos princípios universais que regiam toda a multiplicidade dos fenômenos (como também acreditam os atuais cientistas). Viu ainda a Força Gravitacional, que chamou "adstrigência", conforme o linguajar alquímico da época. Tudo isso viu um mero sapateiro luterano, e tentou encaixar conforme as imagens, símbolos e explicações de sua própria cultura. Por isso Boehme é tão fascinante.
Fernando Silva escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 16:53 pm
A sabedoria dos antigos nos diz que Javé não é Deus e sim o Demiurgo, um aeon, ou seja, uma criatura do verdadeiro deus. Foi o Demiurgo que criou a humanidade e o mundo material e nos enganou, se fazendo passar por Deus para ser adorado. O verdadeiro deus mandou Jesus para nos ensinar a verdade.

A sabedoria de outros antigos nos diz que, sim, Javé é o verdadeiro deus e Jesus é seu filho.

Como conciliar essas coisas?
O senso comum e superficial dirá o seguinte: os gnósticos dizem uma coisa; os cristãos, dizem outra. Ou os gnósticos estão certos e os cristãos, errados; ou os cristãos estão errados e, os gnósticos, certos. Isso é um pensamento caricatural. Como seria um verdadeiro aprofundamento? Deveríamos fazer perguntas do tipo - quem é Javé para um e para outro? O que eles interpretam por esse nome? Quais eram os valores, contextos, experiências que produziram essas crenças? Os dois podem estar errados. Os dois podem estar certos (sob um aspecto X ou Y). Ou, ainda, ambos podem estar nem-errados nem-certos. Se você levou uma flechada, o que importa mais - saber de onde a flecha veio, a intenção de quem atirou, o material de que é feita, ou simplesmente REMOVER E TRATAR O FERIMENTO? Será que vale a pena ficar sangrando e esperar até morrer enquanto se tenta conciliar todos os mistérios, só porque não conseguiu resolvê-los? "Ah, é paradoxal! Como levei uma flecha se não vi ninguém ali?" Não interessa. Você levou a flechada. Você está sangrando, e agora? O que você vai fazer com isso? O que vamos fazer com isso? É a pergunta que nos devemos fazer.
moi escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 23:35 pm
Agora, cá entre nós, o douto Criso, se bem desentendi, respondeu sobre o que não estava no comentário do Fernando. Então, Criso, considerando o Fernando, você acha as posturas suficientes ou a religião deve vir junto (ou a espiritualidade, caso seja o caso)?
O brasileiro pula onda pra Iemanjá, faz uma postura indiana, sentada em meditação budista, reza prece espírita, usa uma simpatiazinha de São Cipriano, batiza o filho na Igreja Católica e corre pro terreiro se a coisa ficar preta. E ele chama isso, esse seu Frankenstein de crendices, de Espiritualidade. Se tiver realmente que vivenciar algo, entregando-se integralmente, aí o bicho pega. É isso que quis dizer.
moi escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 23:35 pm
Agora, pergunto eu: como se concilia o Theravada oriental, a Ortodoxia russa ou o Rito Escocês Retificado da maçonaria?
Se fizerem isso não é nem mais um frankenstein, deve ser um Megazord! Aquele do Power Rangers. Não tem o que conciliar. Cada um no seu quadrado. Cada uma dessas práticas espirituais, sérias e respeitáveis, se insere dentro de um contexto, dentro de certos valores, dentro de um ambiente propício, dentro de todo um campo fenomenológico.
moi escreveu:
Ter, 23 23America/Sao_Paulo Junho 23America/Sao_Paulo 2020 - 23:35 pm
E o Rito Escocês Retificado, por que só ele? Certo que dizem ser o mais místico de todos, mas toda a Maçonaria tem forte apelo místico. São bem uma dezena ou mais de ritos, só o retificado mereceu sua aprovação? Isso sem considerar as duas maçonarias, a especulativa e a mística. A primeira é a de três graus, a outra vai até o 33...
Eu não pratico o REAA, este por ti citado, mas, pelo pouco que vislumbrei dele, já tem uma certa "mistureba" e "salada". O Adonhiramita, então, aqui no Brasil se fundiu de elementos teosóficos. Não é praticado em nenhum outro lugar do mundo. O RER possui toda uma sistemática, é um rito coerente e integral, com suas classes internas e referências ao Martinezismo, foi organizado por um grande iniciado, Jean-Baptiste Willermoz, com a ajuda de Saint-Martin e dos antigos Coens de Pasqually. Não falo dos outros ritos porque não os conheço, assim como gostaria que as pessoas, num geral, não metessem o bedelho e não dessem pitacos e vereditos sobre aquilo que não vivenciaram.
Fernando Silva escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 07:27 am
Tipo, eu não posso criticar os sacrifícios humanos porque não tenho a vivência, não estudei o assunto a fundo?
Olha, se você estuda Ética, Filosofia Moral, ou enfim, tem uma base para tecer uma crítica fundamentada e dar o seu parecer, então ótimo. Isso seria louvável. Geralmente, o que ocorre é o contrário. As pessoas que realmente se interessam por um tema, vão fazer coisa melhor com seu tempo (ex.: ler um bom livro sobre), enquanto as que mais se dedicam a vomitar opiniões e julgamentos superficiais por aí são as que não tem profundidade nenhuma e abordam de uma forma caricata. Como por exemplo o forista que comparou estudar misticismo a listar excrementos. É evidentemente uma pessoa sem profundidade alguma, que não sabe do que fala. Antes, ficasse quieto, poupando-nos de sua mediocridade. Mas geralmente se dá o contrário - quem Não Sabe abre a boca para falar asneiras, e quem Sabe tem mais o que fazer do que discutir com pombo.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 14:07 pm
Desconsiderando sua sarrafada depreciativa do saber alheio, digo-lho que metafísica se discute sim, isso é o que vem sendo feito história a fora. Pré-socráticos discutiam a arché (fundamento): terra, ar, fogo, água, quatro elementos, átomo foram propostas de explicar a base da existência.
Evidentemente que se discute. Seu comentário é irretocável. Uma coisa é discutir, a outra é comparar o estudo do misticismo a perder tempo listando excremento, como um forista aqui fez. Isso não é discussão, simplesmente um vômito de ignorância e preconceito. Por isso, minha intenção aqui não é converter ninguém, muito menos dar o assunto por encerrado, senão desmascarar a estupidez, a estreiteza de pensamento, quando ela se faz manifesta.

Re: Tópico quanticamente energizado

moi
Mensagens: 13
Registrado em: Sex, 19 19America/Sao_Paulo Junho 19America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm

Mensagem por moi »

criso escreveu:
Dom, 21 21America/Sao_Paulo Junho 21America/Sao_Paulo 2020 - 13:59 pm
Você sabe o que é misticismo? Sabe definir conceitualmente o que significa e suas implicações? Já leu um único livro sobre metafísica? Sabe a diferença entre esoterismo, exoterismo, superstição e iniciação? Consegue fazer uma interpretação hermenêutica, simbólica, de uma escritura religiosa? Consegue diferenciar sabedoria tradicional de invenções new age e esquisotéricas? É autoevidente que não. Todas essas superstições listadas ao longo do tópico servem ao espírito consumista e fútil da decadência ocidental, e em nada guardam relação com o bom e velho misticismo, rosacrucianismo, metafísica etc.
Criso, para nosso esclarecimento, diga orientativamente:

- o que é misticismo?
- o que é esoterismo?
- o que é exoterismo?
- o que é superstição?
- o que é iniciação?
- o que é metafísica?

- Apresente exemplos de sabedoria tradicional e de new age, sem identificar o que é, para ver se conseguimos distinguir corretamente.

- poste escritura religiosa de sua escolha, a fim de conferir se somos capazes de interpretá-la hermeneuticamente.

Pretendo verificar se o seu "É autoevidente que não [sabe nada de misticismo]" aplicado a esse grupo é fruto de arrogância ou de espírito de ampla visão [quântica].

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 267
Registrado em: Qui, 19 19America/Sao_Paulo Março 19America/Sao_Paulo 2020 - 15:57 pm

Mensagem por criso »

moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- o que é misticismo?
JAMES, William. The Varieties of Religious Experience.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- o que é esoterismo?
FAIVRE, Antoine. Western Esotericism: A Concise History.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- o que é exoterismo?
HANEGRAAFF, Wouter. Dictionary of Gnosis & Western Esotericism.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- o que é superstição?
SAGAN, Carl. O Mundo Assombrado Pelos Demônios.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- o que é iniciação?
EVOLA, Julius. The Doctrine of Awakening.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- o que é metafísica?
ARISTÓTELES. Metafísica.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- Apresente exemplos de sabedoria tradicional e de new age, sem identificar o que é, para ver se conseguimos distinguir corretamente.
LINGS, Martin. Sabedoria Tradicional e Superstições Modernas.
moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 19:13 pm
- poste escritura religiosa de sua escolha, a fim de conferir se somos capazes de interpretá-la hermeneuticamente.
ASHTAVAKRA. Ashtavakra Gita.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Criso, cita logo o Google. Tem tudo isso e muito mais.

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

moi
Mensagens: 13
Registrado em: Sex, 19 19America/Sao_Paulo Junho 19America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm

Mensagem por moi »

criso escreveu: Conforme você se aprofundar em Boehme, verá que ele fez um esforço imenso para fazer caber suas visões na mentalidade e nos recursos expressivos que tinha em sua época. A Trindade, como o Céu e o Inferno, eram parte do imagético que assombrava o inconsciente e a imaginação dele e de outros de seu tempo. Boehme viu que o Universo começou com uma Explosão, como dizem os atuais cientistas. Viu que antes dessa explosão, houve uma Contração a um ponto infinitamente abissal, como dizem os atuais cientistas. Viu que fomos feitos da mesma matéria das estrelas, como dizem os atuais cientistas. Viu que a Terra girava em torno do Sol, e que haviam poucos princípios universais que regiam toda a multiplicidade dos fenômenos (como também acreditam os atuais cientistas). Viu ainda a Força Gravitacional, que chamou "adstrigência", conforme o linguajar alquímico da época. Tudo isso viu um mero sapateiro luterano, e tentou encaixar conforme as imagens, símbolos e explicações de sua própria cultura. Por isso Boehme é tão fascinante.
Vai encarar?

-----------------------------
A Aurora Nascente
por Jacob Boehme | 1 jan 2011
4,8 de 5 estrelas 18
Capa Comum
R$90,00
R$6,00 de frete
________________________________________
Kindle
R$11,50
________________________________________
Capa dura R$396,03 :o

https://www.amazon.com.br/s?k=jacob+boe ... _sb_noss_1

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 267
Registrado em: Qui, 19 19America/Sao_Paulo Março 19America/Sao_Paulo 2020 - 15:57 pm

Mensagem por criso »

moi escreveu:
Qua, 24 24America/Sao_Paulo Junho 24America/Sao_Paulo 2020 - 22:37 pm
criso escreveu: Conforme você se aprofundar em Boehme, verá que ele fez um esforço imenso para fazer caber suas visões na mentalidade e nos recursos expressivos que tinha em sua época. A Trindade, como o Céu e o Inferno, eram parte do imagético que assombrava o inconsciente e a imaginação dele e de outros de seu tempo. Boehme viu que o Universo começou com uma Explosão, como dizem os atuais cientistas. Viu que antes dessa explosão, houve uma Contração a um ponto infinitamente abissal, como dizem os atuais cientistas. Viu que fomos feitos da mesma matéria das estrelas, como dizem os atuais cientistas. Viu que a Terra girava em torno do Sol, e que haviam poucos princípios universais que regiam toda a multiplicidade dos fenômenos (como também acreditam os atuais cientistas). Viu ainda a Força Gravitacional, que chamou "adstrigência", conforme o linguajar alquímico da época. Tudo isso viu um mero sapateiro luterano, e tentou encaixar conforme as imagens, símbolos e explicações de sua própria cultura. Por isso Boehme é tão fascinante.
Vai encarar?

-----------------------------
A Aurora Nascente
por Jacob Boehme | 1 jan 2011
4,8 de 5 estrelas 18
Capa Comum
R$90,00
R$6,00 de frete
________________________________________
Kindle
R$11,50
________________________________________
Capa dura R$396,03 :o

https://www.amazon.com.br/s?k=jacob+boe ... _sb_noss_1
Começa por esse aqui, pelo PhD em Física Teórica Basarab Nicolescu: http://jacobboehmeonline.com/yahoo_site ... 155043.pdf

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 17America/Sao_Paulo Junho 17America/Sao_Paulo 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Nada contra o Jacob Boehme, cujo o pensamento refletia muito de sua época. O cara foi um grande visionário, com algumas aberturas para a ciência moderna. Que importa isso? Também foram visionários Giordano Bruno, Guilherme de Ocã etc . A ciência vai além da genialidade espontânea. Exige TRABALHO de pesquisa e PROVA. A pessoa que não pode fornecer evidência para o que pensa ou para o que supostamente descobriu, não passa de um CHUTADOR, na visão científica atual. Esse peso é o que diferencia um Newton de um Boehme.

Eu já li livros de ficção bastante grandes, com ideias fantásticas, que pareciam muito sensatas, mas que careciam evidência. No fundo essas ideias só podem servir de inspiração para a pesquisa, ou quando, pelo peso da narrativa, não levam para um beco sem saída de ideias falsas. Brilhantemente narradas, mas falsas. O vulgo tem muito mais a ganhar com algumas noções científicas modernas, que se deixar levar por narrativas longas, principalmente no Brasil, um país pobre, que tem que correr contra o tempo na disputa tecnológica.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Frencisco Toucinho escreveu:
Qui, 25 25America/Sao_Paulo Junho 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:34 am
Nada contra o Jacob Boehme, cujo o pensamento refletia muito de sua época. O cara foi um grande visionário, com algumas aberturas para a ciência moderna. Que importa isso? Também foram visionários Giordano Bruno, Guilherme de Ocã etc . A ciência vai além da genialidade espontânea. Exige TRABALHO de pesquisa e PROVA. A pessoa que não pode fornecer evidência para o que pensa ou para o que supostamente descobriu, não passa de um CHUTADOR, na visão científica atual. Esse peso é o que diferencia um Newton de um Boehme.
Conforme comentei no início do tópico, Copérnico viveu de 1473 a 1543, enquanto que Boheme foi de 1575 a 1624, o que significa que o conceito de geocentrismo já existia bem antes de ele nascer.

Quanto ao resto de suas elucubrações - ou chutes, como você disse - não vejo por que atribuir seus possíveis acertos a alguma inspiração mística.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 17America/Sao_Paulo Junho 17America/Sao_Paulo 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 25 25America/Sao_Paulo Junho 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:41 am
Frencisco Toucinho escreveu:
Qui, 25 25America/Sao_Paulo Junho 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:34 am
Nada contra o Jacob Boehme, cujo o pensamento refletia muito de sua época. O cara foi um grande visionário, com algumas aberturas para a ciência moderna. Que importa isso? Também foram visionários Giordano Bruno, Guilherme de Ocã etc . A ciência vai além da genialidade espontânea. Exige TRABALHO de pesquisa e PROVA. A pessoa que não pode fornecer evidência para o que pensa ou para o que supostamente descobriu, não passa de um CHUTADOR, na visão científica atual. Esse peso é o que diferencia um Newton de um Boehme.
Conforme comentei no início do tópico, Copérnico viveu de 1473 a 1543, enquanto que Boheme foi de 1575 a 1624, o que significa que o conceito de geocentrismo já existia bem antes de ele nascer.

Quanto ao resto de suas elucubrações - ou chutes, como você disse - não vejo por que atribuir seus possíveis acertos a alguma inspiração mística.

Sim, mas, segundo o Criso, esse não foi o único chute do cara. Pode até existir algo que se aproveite nas metáforas do místico. Não que eu ache que valha a pena o tempo gasto.

Infelizmente, o criso mostrou um ponto frágil da ciência: ninguém sabe de onde a inovação viria. A prova vem do raciocínio e do trabalho, mas uma boa ideia ninguém pode prever.

Já antecipo, cortando as asinhas dos sonhadores: uma boa ideia nada vale se não puder CONVENCER o resto do mundo a respeito.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Frencisco Toucinho escreveu:
Qui, 25 25America/Sao_Paulo Junho 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:55 am
Infelizmente, o criso mostrou um ponto frágil da ciência: ninguém sabe de onde a inovação viria. A prova vem do raciocínio e do trabalho, mas uma boa ideia ninguém pode prever.
Lembrei do August Kekulé, que estava tentando descobrir a estrutura molecular do benzeno.
Certa noite, ele sonhou com uma cobra mordendo o próprio rabo e lhe ocorreu que a molécula formava um círculo.
Imagem
Não sei se algum místico já atribuiu este sonho a alguma inspiração divina.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Frencisco Toucinho
Mensagens: 158
Registrado em: Qua, 17 17America/Sao_Paulo Junho 17America/Sao_Paulo 2020 - 21:14 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Frencisco Toucinho »

Imagem

kkkk

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 364
Registrado em: Sex, 20 20America/Sao_Paulo Março 20America/Sao_Paulo 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

:think: Basicamente pelo que entendi até agora
Böhme: D·us emerge de si mesmo
e pode ser considerada 1 correspondência c/o big bang da Física.
:think:
+ não encontrei motivos pra por 3s aí
:think:
Gostaria que Criso esclarecesse com suas próprias palavras se a interpretação é certa ou não. Eu invoquei com essa Trindade e não posso seguir adiante antes de elucidar isso (pra depois então tentar passar pra sétupla organização do Real).

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gorducho escreveu:
Qui, 25 25America/Sao_Paulo Junho 25America/Sao_Paulo 2020 - 10:55 am
:think: Basicamente pelo que entendi até agora
Böhme: D·us emerge de si mesmo
e pode ser considerada 1 correspondência c/o big bang da Física.
:think:
+ não encontrei motivos pra por 3s aí
:think:
Gostaria que Criso esclarecesse com suas próprias palavras se a interpretação é certa ou não. Eu invoquei com essa Trindade e não posso seguir adiante antes de elucidar isso (pra depois então tentar passar pra sétupla organização do Real).
Pois é. Com a devida e conveniente interpretação de palavras confusas e obscuras de alguém que viveu séculos atrás, consegue-se "provar" que essa pessoa previu tais e tais avanços da ciência.
Tipo essa de "Deus emerge de si mesmo" = "o Universo surgiu do Big Bang".

Nada diferente das tentativas de interpretação das centúrias de Nostradamus.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 364
Registrado em: Sex, 20 20America/Sao_Paulo Março 20America/Sao_Paulo 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Notar no entanto que eu não estou certo desse meu entendimento. Por isso gostaria que ele (Criso) se pronunciasse.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 26 26America/Sao_Paulo Junho 26America/Sao_Paulo 2020 - 09:51 am
Gorducho escreveu:
Qui, 25 25America/Sao_Paulo Junho 25America/Sao_Paulo 2020 - 10:55 am
:think: Basicamente pelo que entendi até agora
Böhme: D·us emerge de si mesmo
e pode ser considerada 1 correspondência c/o big bang da Física.
:think:
+ não encontrei motivos pra por 3s aí
:think:
Gostaria que Criso esclarecesse com suas próprias palavras se a interpretação é certa ou não. Eu invoquei com essa Trindade e não posso seguir adiante antes de elucidar isso (pra depois então tentar passar pra sétupla organização do Real).
Pois é. Com a devida e conveniente interpretação de palavras confusas e obscuras de alguém que viveu séculos atrás, consegue-se "provar" que essa pessoa previu tais e tais avanços da ciência.
Tipo essa de "Deus emerge de si mesmo" = "o Universo surgiu do Big Bang".

Nada diferente das tentativas de interpretação das centúrias de Nostradamus.
Muitas "coisas" nem são escritas, mas interpretadas a partir da leitura de símbolos e ilustrações.

Coisa do tipo:

Imagem

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Finalmente um aplicativo quântico para resolver todos os problemas da sua vida.


youtu.be/_SJRO-_mJnM

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »


------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »


------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 833
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Esse Lair Ribeiro é fanfarrão dos grandes. Já conheci muita gente que acredita nas crendices dele.

E é das antigas. Desde a década de 90 já é popular com suas charlatanices.


youtu.be/Yfv2hXRkXPM

Nessa entrevista do roda vida, de 1993, ele falava sobre metodologias de "prosperar financeiramente através da espiritualidade".

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 691
Registrado em: Ter, 17 17America/Sao_Paulo Março 17America/Sao_Paulo 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Argh... o dotô lair é quantico também? Essa é a charlatonice da vez?

Eu vejo as explicações de como funciona a "medicina quantica," "reprogramação de DNA," etc., e penso que estamos praticamente no mesmo nível de Asgaard (da marvel).

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Qua, 15 15America/Sao_Paulo Julho 15America/Sao_Paulo 2020 - 15:29 pm
Argh... o dotô lair é quantico também? Essa é a charlatonice da vez?

Eu vejo as explicações de como funciona a "medicina quantica," "reprogramação de DNA," etc., e penso que estamos praticamente no mesmo nível de Asgaard (da marvel).
Não esqueça da "limpeza de aura" oferecida por alguns charlatães.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 104
Registrado em: Qua, 04 04America/Sao_Paulo Março 04America/Sao_Paulo 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Este tópico é um "click-bait" para os chamados místicos.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 691
Registrado em: Ter, 17 17America/Sao_Paulo Março 17America/Sao_Paulo 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 16 16America/Sao_Paulo Julho 16America/Sao_Paulo 2020 - 10:48 am
Titoff escreveu:
Qua, 15 15America/Sao_Paulo Julho 15America/Sao_Paulo 2020 - 15:29 pm
Argh... o dotô lair é quantico também? Essa é a charlatonice da vez?

Eu vejo as explicações de como funciona a "medicina quantica," "reprogramação de DNA," etc., e penso que estamos praticamente no mesmo nível de Asgaard (da marvel).
Não esqueça da "limpeza de aura" oferecida por alguns charlatães.
🤦‍♂️

Fiquei sabendo que o dotô lair "tratou" o jornalista marcelo rezende.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Terapias alternativas, como mesa quântica e constelação familiar, se popularizam na quarentena

Yoni eggs e terapia craniosacral são outras presentes na lista e feitas também à distância

Eduardo Vanini 03/08/2020

Quem a introduziu à novidade foi a numeróloga Luciane Angelo, baseada em São Paulo, que tem o método entre os seus serviços e passou a oferecê-lo à distância. O trabalho é feito com ajuda de um tabuleiro com símbolos que representam diferentes aspectos da vida, por meio do qual ela faz um mapeamento sobre a frequência energética da pessoa atendida.
Imagem
“Passo um pêndulo sobre esses desenhos e, caso ele gire, significa que há um desequilíbrio ali. Então, ponho um cristal sobre a figura e, por fim, envio um áudio completo sobre a análise, com conselhos que seriam benéficos para a pessoa, como evitar discussões no emprego, trabalhar a autoestima e fugir da autossabotagem.”

[...]
A terapeuta Laura Pitangui também tem levado boas-novas às clientes. À frente da Casa Vênus, no Rio, ela apresentou os yoni eggs, ovos de cristal feitos para serem introduzidos na vagina, a várias delas. Junto a práticas como a meditação, esse uso visa a promover uma conexão ancestral com o feminino e purificar a energia uterina. Cada egg pode permanecer por até dois dias dentro do corpo, conforme as respostas do organismo da mulher. Também há possibilidade de se fazer exercícios de contração do períneo, o pompoarismo, para fortalecer a musculatura dessa região e mantê-la ativa durante o processo.
Imagem
“O útero é o órgão onde estão todas as memórias da mulher ao longo da sua vida. Quando purificamos e transmutamos esses registros, ela se fortalece e cura lembranças ligadas a abusos, por exemplo. Por isso, um dos efeitos é o resgate da autoconfiança”, comenta Laura.O atendimento completo dura três meses, ao longo dos quais varia-se a cor e a natureza da pedra usada nos ovos, enviados pelo correio. Cada exemplar relaciona-se a um chacra diferente ao longo do atendimento, que também inclui práticas de ioga voltadas à região pélvica, exercícios de vaporização vaginal e automassagem. Segundo Laura, tudo funciona muito bem à distância. “Tenho atendido pessoas em Portugal e na Inglaterra.”
https://oglobo.globo.com/ela/beleza/bem ... 1-24558763

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

...oh my god...

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 03 03America/Sao_Paulo Agosto 03America/Sao_Paulo 2020 - 13:32 pm
Terapias alternativas, como mesa quântica e constelação familiar, se popularizam na quarentena

Yoni eggs e terapia craniosacral são outras presentes na lista e feitas também à distância

Quem a introduziu à novidade foi a numeróloga Luciane Angelo, baseada em São Paulo, que tem o método entre os seus serviços e passou a oferecê-lo à distância. O trabalho é feito com ajuda de um tabuleiro com símbolos que representam diferentes aspectos da vida, por meio do qual ela faz um mapeamento sobre a frequência energética da pessoa atendida.

“Passo um pêndulo sobre esses desenhos e, caso ele gire, significa que há um desequilíbrio ali. Então, ponho um cristal sobre a figura e, por fim, envio um áudio completo sobre a análise, com conselhos que seriam benéficos para a pessoa, como evitar discussões no emprego, trabalhar a autoestima e fugir da autossabotagem.”
7,5 bilhões de pessoas no planeta, mas o pêndulo, mesmo à distância, vai reagir conforme a "frequência energética" da pessoa sendo atendida ...

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 06America/Sao_Paulo Março 06America/Sao_Paulo 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Charlatanismo quântico: o que de fato a física tem a ver com isso


03 de abril de 2020 - 20:56


As teorias da Física Quântica são fascinantes.

Para quem gosta de pensar fora da caixa, conteúdos sobre o tema estão disponíveis gratuitamente no Responde Aí

Física Quântica é uma das áreas mais desafiadoras e instigantes da Física.

O estudo é voltado para analisar e descrever como se comportam os componentes de dimensões bem reduzidas, como átomos, moléculas e partículas subatômicas.

Dessa forma, foi possível chegar a algumas descobertas, como por exemplo, compreender os mecanismos dos decaimentos radioativos e do efeito fotoelétrico, além da produção do raio-X e as emissões de luz pelos átomos.
As leis da física são diferentes na Física Quântica.

Ao se tratar de mecanismos tão reduzidos, como átomos e moléculas, é impossível dizer exatamente onde o objeto está, ou a sua real velocidade.

Todas as medidas apuradas são expressas em probabilidades, algo inerente à natureza da Física Quântica.

Obviamente, por essas características, a Física Quântica se tornou, durante muitos anos, uma incógnita, uma ciência de difícil compreensão.

Não são poucos os casos de físicos que chegaram a duvidar, questionar, e até mesmo negar os estudos feitos na área.

Sendo assim, diversas teorias começaram a ser criadas, o que, por sua vez, levou ao surgimento de alguns mitos e crenças.


Charlatanismo Quântico: o que é?

Uma das correntes que tentaram fazer sucesso pegando carona nos estudos da Física Quântica acabou ganhando o nome de “charlatanismo quântico”.

Segundo o dicionário Michaelis, o termo charlatanismo é descrito como “crime que consiste em explorar a crença do povo, apregoando cura milagrosa e garantida”.

Só por aí já dá pra entender os riscos proporcionados por uma prática desse tipo.

Podemos classificar como “charlatanismo quântico” os tipos de anúncios que encontramos por aí oferecendo dezenas de cursos e até mesmo curas milagrosas, produtos que prometem a solução para diversos problemas (saúde, finanças, emprego, amor), terapias infalíveis, orações abençoadas, todos tendo como base termos relativos à Física Quântica.

Faça uma busca rápida na internet e veja como é fácil encontrar cursos de coaches quânticos, remédios quânticos, curas quânticas e até orações quânticas.

Essas orações são vendidas e divulgadas por falsos profetas, que se apropriam da fé alheia para obterem lucro ou algum tipo de vantagem.

As mentiras da terapia quântica
Um dos exemplos desse charlatanismo é a corrente que prega que, apenas com a força do pensamento, você pode mover um objeto, sem necessidade de contatos físicos.

A crença que o pensamento humano pode afetar a realidade física tem sido associada a fenômenos quânticos, confundindo as pessoas.

Existem artigos que prometem até a cura para doenças graves, utilizando vagos conceitos da física, sem nenhum embasamento científico correto, negligenciando os estudos e recomendações da medicina, que seriam os principais pilares em casos como esses.

O maior risco acontece quando o paciente acaba deixando de lado o tratamento convencional, indicado pelo seu médico, para se dedicar a uma promessa que vai lhe tomar tempo e dinheiro, e sem nenhuma perspectiva real de melhoria.

Esses charlatões aproveitam do desconhecimento dos conceitos da física por grande parte da população para iludir seus potenciais clientes.

Geralmente usam conceitos confusos, teorias mal explicadas e palavras difíceis e rebuscadas para serem vistos como inteligentes e estudiosos.

E nesses textos de divulgação podem, inclusive, conter nomes de físicos famosos, como Einstein, Heisenberg e Schrodinger, que servem apenas para tentar dar um ar de seriedade ao produto que está sendo vendido. Mas, na realidade, tudo não passa de um golpe para poder ganhar dinheiro.

Os charlatões aproveitam do desconhecimento dos conceitos da física por grande parte da população para iludir seus potenciais clientes


Espiritualidade

Por outro lado, há sim um estudo por parte de alguns físicos sobre a relação entre fenômenos quânticos e a espiritualidade.

São pesquisas sérias, feitas por profissionais renomados, mas que ainda não chegaram a um veredito, logo, tudo ainda é especulação. Os cientistas da física quântica classificam esta área como pseudociência.


Aprendizado


Assim, com tantas ofertas de produtos e serviços “quânticos” por aí, o estudante ou profissional que deseja se aprofundar nos estudos sobre a Física Quântica de verdade pode até ter dificuldade para encontrar um material de qualidade na internet que lhe traga bom conteúdo e chance de aprendizado.

Por isso, a sugestão é procurar portais confiáveis, que realmente tenham compromisso com a verdade, como é o caso do Responde Aí.

O site é especializado nas disciplinas de exatas (matemática, química, física) e conta com um material bem didático, com videoaulas, exercícios, resumos, além de um aplicativo para celular que permite o estudo de forma off-line.



https://www.boqnews.com/etc/charlatanis ... -com-isso/
.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 763
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Que loucura inventaram dessa vez???
Sistema Financeiro Quântico?

🙃

FakeNews - Sistema Financeiro Quântico.jpg

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Não vai faltar otário para se inscrever.
Osny Ramos

Como você está se sentindo com o que virá depois de tudo que está acontecendo?
Está preocupado com os problemas financeiros que terá que enfrentar? Você já está se preparando para retomar a sua vida, o seu trabalho?

Você saiba que a Física Quântica pode te ajudar a vencer esta crise? Pode te ajudar a passar por tudo isso?
Há mais de 25 anos eu venho pesquisando e ensinando como a Física Quântica pode ser utilizada, como ferramenta para a realização de nossos sonhos e projetos.

Como podemos utilizá-la para superar crises e problemas, vencer nossos traumas e crenças limitantes.
E tudo isso, sem misticismo! Sem ter que rezar! Sem ter que pagar dízimos! Tudo de graça!

Se te interessa saber como fazer isso, então venha aprender comigo a utilizar a Física Quântica, para enfrentar os desafios que virão, depois dessa pandemia.

Eu vou te ensinar a fazer isso entre os dias 12 e 18 de outubro, através do Encontro com a Física Quântica, um evento online e gratuito.
Para fazer a sua inscrição clique no botão Saiba mais.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

E tem mais:
Osny Ramos

Atualmente, uma quantidade grande de pessoas vive só, embora desejando encontrar alguém, para um relacionamento amoroso.
Eu recebo muitas mensagens de pessoas que perguntam se a Física Quântica pode ser utilizada para encontrar este alguém que elas procuram.
Se você também é uma dessas pessoas, que está procurando alguém, então saiba que isso é possível. E eu afirmo isto sem misticismo!

Eu sou Osny Ramos e afirmo isso com base nos mais de 25 anos de estudos e pesquisas sobre a utilização prática dos princípios da Física Quântica.
E também com base nos muitos depoimentos que recebo, de pessoas que aprenderam a utilizar a Física Quântica em suas vidas, e conseguiram encontrar esse alguém que procuravam, com quem iniciaram uma nova vida e agora vivem felizes.

Se você também deseja realizar este sonho, então venha participar do Encontro
com a Física Quântica, que vai ser realizado entre os dias 12 e 18 de outubro.
Nesse evento, eu vou falar bastante, sobre o modo como esse sonho pode se tornar realidade.
Clique em “Saiba mais”, abaixo deste vídeo para fazer a sua inscrição

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 05 05America/Sao_Paulo Outubro 05America/Sao_Paulo 2020 - 08:49 am
E tem mais:
Osny Ramos

Atualmente, uma quantidade grande de pessoas vive só, embora desejando encontrar alguém, para um relacionamento amoroso.
Eu recebo muitas mensagens de pessoas que perguntam se a Física Quântica pode ser utilizada para encontrar este alguém que elas procuram.
Se você também é uma dessas pessoas, que está procurando alguém, então saiba que isso é possível. E eu afirmo isto sem misticismo!

Eu sou Osny Ramos e afirmo isso com base nos mais de 25 anos de estudos e pesquisas sobre a utilização prática dos princípios da Física Quântica.
E também com base nos muitos depoimentos que recebo, de pessoas que aprenderam a utilizar a Física Quântica em suas vidas, e conseguiram encontrar esse alguém que procuravam, com quem iniciaram uma nova vida e agora vivem felizes.

Se você também deseja realizar este sonho, então venha participar do Encontro
com a Física Quântica, que vai ser realizado entre os dias 12 e 18 de outubro.
Nesse evento, eu vou falar bastante, sobre o modo como esse sonho pode se tornar realidade.
Clique em “Saiba mais”, abaixo deste vídeo para fazer a sua inscrição
Olha o currículo...
Com formação em Engenharia, Física e Filosofia, Osny Ramos é autor dos livros: Tratado de Ontologia das Cores; As cores nos Ambientes; O Efeito Psíquico das Cores nos Ambientes; A Física Quântica em Nossa Vida e A Física Quântica na Vida Real. Atualmente está escrevendo seu sexto livro – Epigenética Quântica. É espiritualista sem ser religioso. É metafísico, mas não é místico. Há mais de 25 anos vem estudando e pesquisando como e quando os princípios quânticos atuam sobre as pessoas, nas suas relações e atividades.
https://osnyramos.com.br#blog

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Seg, 05 05America/Sao_Paulo Outubro 05America/Sao_Paulo 2020 - 12:58 pm
Há mais de 25 anos vem estudando e pesquisando como e quando os princípios quânticos atuam sobre as pessoas, nas suas relações e atividades.
https://osnyramos.com.br#blog
Este é um velho argumento dos crentes: "Há xx anos que eu estudo o assunto, inclusive me formei em teologia, portanto só posso estar certo e você errado".

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Charlatanismo quântico na veia.
Osny Ramos

No Emaranhamento Quântico as partículas existem naturalmente conectadas uma com as outras. Elas estão apenas conectas, mas não se relacionam. Para se relacionarem elas têm que entrar em Correlação Quântica.

Na realidade humana as pessoas também se encontram conectadas uma com as outras. Isso significa que você já está conectado com a pessoa que você procura, e ela também está conectada com você.

Para o encontro acontecer, é necessário apenas que vocês se relacionem, e isso é possível através de comportamentos de Correlações Quânticas, por meio da Consciência.

Lembre-se: EM ALGUM LUGAR ALGUEM TE PROCURA!

Adquira o livro, e saiba como utilizar a Física Quântica na sua vida prática, para resolver problemas, concretizar projetos, superar deficiências, curar doenças e atingir metas e objetivos, nas atividades e nos relacionamentos.

O livro não ensina nem técnicas nem métodos: ele ensina você a tomar posse do sujeito quântico, que naturalmente você já é, e isso você faz através de compreensões e comportamentos quânticos.

O livro está rigorosamente fundamentado em princípios de ciência, e nada tem a ver com misticismo, crenças, religião ou auto-ajuda.
https://osnyramos.com.br/

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Será que ele explica como casais quanticamente emaranhados se transformam em matéria e anti-matéria nos tribunais?

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 1664
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Uma salada de física "quântica", espiritismo, catolicismo e Deusa Mãe.
Tem para todos os gostos.

https://saltoquantico.com.br

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Extraído da página acima:
Em espetacular quadro mental, o Espírito Gustavo Henrique exibiu-me o momento em que o Espírito Eugênia-Aspásia e outras damas do Plano Sublime de Consciência que a auxiliavam, em profundo estado de concentração e prece, mãos postas em direção à grande tormenta, constituíram uma barreira “humana” de muitos quilômetros, em forma de seta, com a Mestra Espiritual postada à frente, no vértice dessa espécie de “escudo místico”…

Resultado – o furacão Sandy teve seu raio de ação destrutiva dispersado, sendo diminuídas assim as avarias e mortes que poderia causar, além de seu vórtice principal ter sido desviado da grande Nova York, salvaguardada especialmente pela Comunidade de Almas Celestes que intervieram, em Nome de Deus.
:violin:

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »


------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.

Re: Tópico quanticamente energizado

Avatar do usuário
Gigaview
Moderador
Mensagens: 1880
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Imagem

------
Every complex problem has a solution which is simple, direct, plausible—and wrong.

O pensamento crítico não é ofensa, mas direito protegido constitucionalmente pela liberdade de expressão.
Responder