Existe ex-ateu?

Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)

Existe ex-ateu?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2224
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vamos considerar o significado de ateu aqui como sendo alguém que não acredita na existência de um deus abrahâmico, podendo ser ateu ou agnóstico.

Na minha opinião existem somente dois tipos de ex-ateus:
1. Uma pessoa que cresceu sabendo nada de religião, porque todos nascem ateus, e depois foi convertida para a religião.
2. Uma pessoa que esteve em coma e começou a ter delírios que foram convincentes para ela. É como a alma saísse do corpo e visitasse o mundo espiritual. Relatos de experiência quase-morte ocorrem com pessoas de diferentes culturas e tem um padrão comum, sendo a diferença a explicação porque depende da cultura.

O resto dos declarados são falsos, porque se uma pessoa cresceu religiosa e depois parou de acreditar, esse é um caminho sem volta.
É comum pessoa famosa ateia se converter a uma religião só para poder agradar o público, isso ocorre com políticos, cantores, escritores e muitos pastores. Ela se comporta publicamente como religiosa sem acreditar.

O outro tipo de ex-ateu são pessoas que sofreram por causa de regras da religião ou da igreja, ou foram "abandonadas por Deus", então tomaram raiva de Deus ou da igreja. Elas não pararam de acreditar de fato. Então anos depois, elas se reconciliam com a religião e se declaram ex-ateias.


EXISTE EX-ATEU? #PergunteAoAteu 14 (#Pirula 234)

youtu.be/Uj3X3figfz4

Re: Existe ex-ateu?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Acho que um desconvertido que tem uma grande dependência psicológica da religião pode voltar para ela apesar da razão lhe dizer que aquilo tudo é besteira, tipo um ex-fumante que volta ao cigarro mesmo sabendo que lhe faz mal porque não aguenta mais a fissura.

Como mencionado, há pessoas que são ateias apenas porque nasceram numa família ateia, não porque estudaram o assunto e concluíram racionalmente pela falta de sentido das crendices. Estas são vulneráveis e podem perfeitamente adotar uma religião um dia.

E há o ateu modinha ou adolescente que rejeita a religião dos pais por rebeldia e autoafirmação, mas, quando cresce ou passa a moda, cede ao apelo emocional.

Outro dia, assisti a uma entrevista com uma americana que cresceu numa família de ateus. Os pais, os avós e até a bisavó eram ateus.
Só que, depois de velhos, os pais dela acabaram se juntando a grupos negacionistas e defensores de teorias da conspiração tipo QAnon e começaram a estocar armas e comida.
Ela concluiu que eles, por um lado, nunca tinham analisado racionalmente as religiões, não tendo portanto argumentos e, por outro lado, sentiam necessidade de fazer parte de um grupo que lhes desse o conforto do "pertencimento".

Re: Existe ex-ateu?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um ateu é alguém sem deuses, mas pode não ter deuses por várias razões:
- porque ativamente os rejeitou depois de conhecê-los e defende sua inexistência
- porque ativamente decidiu ignorá-los depois de conhecê-los, sem defender sua inexistência
- porque passivamente não procurou saber mais sobre deuses embora tenha ouvido falar
- porque sequer ouviu falar de deuses

Um agnóstico dá um passo além e defende a ideia de que não é possível se ter uma resposta sobre o assunto.
O que não impede que haja tanto agnósticos que não creem em deuses como agnósticos que creem.

Re: Existe ex-ateu?

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1114
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Não vejo nada demais alguém que não acreditava em determinada crença mesmo conhecendo-a e depois passou a crer, por qualquer motivo que seja. Acho tá sendo feito um malabarismo para negar o óbvio.

Re: Existe ex-ateu?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cinzu escreveu:
Sex, 09 Dezembro 2022 - 20:28 pm
Não vejo nada demais alguém que não acreditava em determinada crença mesmo conhecendo-a e depois passou a crer, por qualquer motivo que seja. Acho tá sendo feito um malabarismo para negar o óbvio.
O problema está no "por qualquer motivo que seja".

Não acontece só com religião. As pessoas costumam fazer coisas que sua razão condena.

Re: Existe ex-ateu?

Johnny
Mensagens: 93
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:27 pm

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 10 Dezembro 2022 - 09:04 am
Cinzu escreveu:
Sex, 09 Dezembro 2022 - 20:28 pm
Não vejo nada demais alguém que não acreditava em determinada crença mesmo conhecendo-a e depois passou a crer, por qualquer motivo que seja. Acho tá sendo feito um malabarismo para negar o óbvio.
O problema está no "por qualquer motivo que seja".

Não acontece só com religião. As pessoas costumam fazer coisas que sua razão condena.
Exato. Na maioria das vezes a pessoa tem uma determinada crença, e ser ateu é uma crença, apenas por convicção, achismos ou outra coisa que não seja pelo conhecimento e estudo do caso. Na maioria das vezes a pessoa é crente por medo ou por almejar uma vantagem após a morte. Eu tenho fé de que a religião é um meio de controle de massas, pois tornar um povo submisso sem ter que usar do estado para isso é uma vantagem colossal.

A partir do momento que a pessoa resolve se libertar de uma crença ou mesmo ideologia, buscando fatos históricos, estudos de povos e uso da ciência, ele passa a ver o mundo de uma forma mais clara, objetiva, não se culpa por erros comuns aos ser humano e busca alternativas para recuperar sua dignidade.

Re: Existe ex-ateu?

Conceito
Mensagens: 49
Registrado em: Ter, 20 Dezembro 2022 - 18:22 pm

Mensagem por Conceito »

Acho perfeitamente possível uma pessoa que não crê em Deus passe a crer. O ato de crer é apenas um processo de auto-convencimento de que algo faz sentido.
Existem tantas vertentes religiosas e até filosóficas que admitem a existência de Deus, que talvez alguma, de alguma forma, faça sentido para algum ateu e ele passe a crer.
As pessoas podem mudar sua forma de pensar. Não acho um absurdo por exemplo um ateu passar a ser deísta.

Re: Existe ex-ateu?

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Sendo filosófico e pedante, haveria que se definir o que o hipotético ex-ateu entende por "deus" e por "crer", isso antes e depois de abandonar o ateísmo.
Essas palavras podem significar muitas coisas. Para muitos religiosos, inclusive, deístas ou panteístas não são muito diferentes de ateus.
Responder