Ciência e Fé conflitam ou não?

Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)

Re: Ciência e Fé conflitam ou não?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Dom, 16 Outubro 2022 - 18:34 pm
Nesses tempos repletos de bizarrices, nao me espantaria de todo se algum matematico saisse dizendo que pi vale 3 (porque esta na biblia) ou astronomo tentando ressuscitar a teoria geocentrica ou (o horror!) usando astrologia.
Os crentelhos dizem que a Bíblia nos ensina muitas coisas que os cientistas só descobriram recentemente. Tudo besteira.
No caso do pi, estão errados porque o trecho fala de um círculo de 3 alguma coisa de circunferência e 1 alguma coisa de diâmetro.
Isto só mostra que o autor não sabia que a relação era constante, caso contrário não teria se dado ao trabalho de especificar as duas medidas.

Re: Ciência e Fé conflitam ou não?

Conceito
Mensagens: 49
Registrado em: Ter, 20 Dezembro 2022 - 18:22 pm

Mensagem por Conceito »

Sendo a ciência um ramo específico do conhecimento, caracterizado por seu princípio empírico e lógico, com base em evidências objectivas, e a fé como sendo uma convicção de algo por meio de fundamentos subjectivos, não vejo como ambas não entrariam em conflito. Ciência e Fé se opõem em seus próprios fundamentos.

Re: Ciência e Fé conflitam ou não?

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

A relação entre ciência e fé tem sido objeto de debate ao longo da história. Algumas pessoas argumentam que ciência e fé são mutuamente exclusivas e, portanto, conflitantes, enquanto outras acreditam que elas podem coexistir pacificamente.

No entanto, é importante destacar que ciência e fé são duas formas diferentes de entender o mundo e abordar questões fundamentais, e cada uma delas tem sua própria metodologia e formas de conhecimento. A ciência se baseia em evidências empíricas e na observação do mundo natural para desenvolver teorias e explicações para fenômenos observáveis, enquanto a fé se baseia em crenças e valores religiosos ou espirituais.

Por isso, é possível que algumas crenças religiosas entrem em conflito com descobertas científicas, como, por exemplo, a teoria da evolução e a crença na criação divina. No entanto, muitas pessoas conseguem reconciliar suas crenças religiosas com a ciência, considerando que a religião trata de questões que não podem ser completamente explicadas pela ciência, como a existência de um ser superior e a vida após a morte.

Em resumo, embora ciência e fé possam apresentar conflitos em algumas áreas específicas, elas também podem coexistir harmoniosamente e oferecer perspectivas complementares para a compreensão do mundo.

Re: Ciência e Fé conflitam ou não?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Batman escreveu:
Ter, 14 Março 2023 - 23:19 pm
A relação entre ciência e fé tem sido objeto de debate ao longo da história. Algumas pessoas argumentam que ciência e fé são mutuamente exclusivas e, portanto, conflitantes, enquanto outras acreditam que elas podem coexistir pacificamente.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.

Re: Ciência e Fé conflitam ou não?

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:21 pm
Batman escreveu:
Ter, 14 Março 2023 - 23:19 pm
A relação entre ciência e fé tem sido objeto de debate ao longo da história. Algumas pessoas argumentam que ciência e fé são mutuamente exclusivas e, portanto, conflitantes, enquanto outras acreditam que elas podem coexistir pacificamente.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.
Entendi Gabarito. Realmente usei o chatGPT nestas últimas postagens porque achei incrível a capacidade dessa IA de fornecer respostas coerentes e ao mesmo tempo abordar alternativas dentro da própria resposta que podem ajudar no debate.

Minha intenção foi fornecer uma introdução coerente do assunto do tópico que possibilitasse futuros debates em que cada usuário pudesse expor suas opiniões a respeito.

Mas vou usar o chatGPT agora apenas para dar uma base para futuras opiniões. No mais peço desculpas se fugiu um pouco do objetivo do tópico ou do fórum.
Responder