por que se definir como "ateu"?

Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)

por que se definir como "ateu"?

criso
Registrado em: Qui, 19 19America/Sao_Paulo Março 19America/Sao_Paulo 2020 - 15:57 pm

Mensagem por criso »

não é estranho tomar pela própria identidade uma definição-negativa, com base no que não se é?

a+theos, SEM DEUS
se deus é irrelevante para ti, porque se definir a partir dele? a ponto de assumir um rótulo pra isso.

Por que não se dizer fisicalista, naturalista, positivista, cientificista, etc?

Re: por que se definir como "ateu"?

Pedro Reis
Registrado em: Ter, 24 24America/Sao_Paulo Março 24America/Sao_Paulo 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Se eu disser que sou fisicalista vão pensar que eu "fiscalizo" alguma coisa. Se eu disser que sou positivista vão achar que eu cultivo o pensamento positivo. E se eu disser naturalista vão pensar que sou um desses tipos que frequenta praia de nudismo.

Ateu todo mundo sabe o que é: um desses comunistas que fez pacto com o diabo.

Acontece que o normal, a norma, é acreditar em alguma abobrinha religiosa. E se todas as coisas no mundo fossem cinza, não haveria uma palavra para designar a cor cinza.

É natural que alguém se identifique como ateu porque essa é a condição diferente. Por default imagina-se que a pessoa seja católica, evangélica, espírita, seiichi-noiê, qualquer coisa... então você simplesmente diz: "Não, eu não creio em nada disso".

criso
Registrado em: Qui, 19 19America/Sao_Paulo Março 19America/Sao_Paulo 2020 - 15:57 pm

Mensagem por criso »

OK. Faz sentido.

Cinzu
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Você está certo. E para o ateu, não faz mesmo sentido se rotular como tal. Eu não costumo sair por aí dizendo que sou um "não-palmeirense" só porque não torço para o Palmeiras. E por aí vai...

Geralmente o rótulo de ateu, quem atribui são os próprios religiosos, para definir aquele que não compartilha de nenhuma crença religiosa. Então a palavra "ateu" acaba sendo usada como sinônimo para "pessoa sem crenças religiosas". Nada mais do que isso. Mas não é o tipo de coisa que você coloca no currículo ou usa para se apresentar quando conhece alguém.

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Também sou a-fadista e a-duendista, já que não creio em fadas e duendes.

Podemos dizer que todo religioso é ateu em relação aos deuses dos outros.

Pois eu também não acredito nos deuses dos outros.

JungF
Registrado em: Sáb, 07 07America/Sao_Paulo Março 07America/Sao_Paulo 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Minha pergunta é: não se vê um fórum de religiosos, quer dizer, para religiosos não importando qual seja essa religião. Debateriam espiritismo, catolicismo, budismo, qualquer ismo; acho que acabaria em discussões violentas.

Mas existem os fóruns voltados para o ceticismo/ateísmo, que por sinal não debatem sobre tais temas. Tudo, no geral, mas não especificamente Ateísmo/Ceticismo.
Vez ou outra surge um tópico: "por que sou ateu", ou algo parecido.
Mas acho que não existem assuntos caracteristicamente cético/ateu; ou haverá?.
Responder