Redes sociais alternativas
- Agnoscetico
No antigo Clube cpetico tinha um tópico sobre ao Orkut (da qual eu não gostava) e pus algumas alternativas, inclusive algumas que seriam versões alternativas do Orkut.
Como não tô com sites anotados aqui agora, por ora vai esse:
SocialDub
Achei agora pouco. Parece com layout de Facebook mas não conheço as funcionalidades nem sei quanto é confiável sobre questão de dados. Quem aí já conhecer, se puder, diz mais informações:
https://www.socialdub.com
SocialDub
Achei agora pouco. Parece com layout de Facebook mas não conheço as funcionalidades nem sei quanto é confiável sobre questão de dados. Quem aí já conhecer, se puder, diz mais informações:
- Fernando Silva
- Conselheiro
O que eles afirmam:
Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
A social network that champions free speech, individual liberty and the free flow of information online. All are welcome.
- Agnoscetico
Esse aí eu já conhecia como Gab.ai , na mesma linha do Minds.com . A maioria é pessoal de direita pra extrame-direita.Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 09:40 amO que eles afirmam:Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
A social network that champions free speech, individual liberty and the free flow of information online. All are welcome.
https://www.minds.com“Minds is the anti-Facebook that pays you for your time.”
A maioria ter uma determinada visão não invalida o enunciado A social network that champions free speech, individual liberty and the free flow of information online. All are welcomeAgnoscetico escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 21:18 pmEsse aí eu já conhecia como Gab.ai , na mesma linha do Minds.com . A maioria é pessoal de direita pra extrame-direita.Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 09:40 amO que eles afirmam:Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
Aqui o fórum é dominado por uma visão esquerdista....e daí?
- Agnoscetico
Eu não disse que invalidava, só fiz uma observação.aronax escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:29 pmA maioria ter uma determinada visão não invalida o enunciado A social network that champions free speech, individual liberty and the free flow of information online. All are welcomeAgnoscetico escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 21:18 pmEsse aí eu já conhecia como Gab.ai , na mesma linha do Minds.com . A maioria é pessoal de direita pra extrame-direita.Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 09:40 amO que eles afirmam:Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
Não sei se tu é dos mais antigos desde o Clube cético, mas quando passei a frequentar, já bem tarde, entre 2014 pra 2016, a maioria era de direita, talvez mais pra liberal / minarquista / libertário e alguns conservadores (tinha até monarquista), os esquerdistas que me vem a memória agora era o Juca, Cinzu (se não me engano) e Barata Teno; tem outro que costumava postar até recentemente mas esqueci o nick.
Já me consideraram até de petista não-assumido por fazer críticas a alguns pontos dos que se definiam como liberais ou apenas anti-petistas. O fato de muita gente aqui ser anti-Bolsonaro nesses tempos não quer dizer que sejam esquerdistas.
Verdade. Atualmente qualquer um contra o Bozo é considerado de esquerda e comunista pelos bolsomínions. Outra praga decorrente desse governo.Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:52 pmEu não disse que invalidava, só fiz uma observação.aronax escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:29 pmA maioria ter uma determinada visão não invalida o enunciado A social network that champions free speech, individual liberty and the free flow of information online. All are welcomeAgnoscetico escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 21:18 pmEsse aí eu já conhecia como Gab.ai , na mesma linha do Minds.com . A maioria é pessoal de direita pra extrame-direita.Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 09:40 amO que eles afirmam:Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
Não sei se tu é dos mais antigos desde o Clube cético, mas quando passei a frequentar, já bem tarde, entre 2014 pra 2016, a maioria era de direita, talvez mais pra liberal / minarquista / libertário e alguns conservadores (tinha até monarquista), os esquerdistas que me vem a memória agora era o Juca, Cinzu (se não me engano) e Barata Teno; tem outro que costumava postar até recentemente mas esqueci o nick.
Já me consideraram até de petista não-assumido por fazer críticas a alguns pontos dos que se definiam como liberais ou apenas anti-petistas. O fato de muita gente aqui ser anti-Bolsonaro nesses tempos não quer dizer que sejam esquerdistas.
- Agnoscetico
CORREÇÃO: Não era Cinzu, era "Homem cinza" ou algo assim.
Eu era da STR, depois fórum do Alenonimo, e depois do CC.....Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:52 pm
Não sei se tu é dos mais antigos desde o Clube cético, mas quando passei a frequentar,
Fiquei em dúvida se isso é uma rede social ou um refúgio pra Trumpistas se consolarem.Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 09:40 amO que eles afirmam:Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
Já estava te corrigindo!Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 19:46 pmCORREÇÃO: Não era Cinzu, era "Homem cinza" ou algo assim.
O outro que você esqueceu provavelmente era o JJ.
Mas, fiquei curioso sobre qual seria essa "visão esquerdista" que domina aqui no fórum.
Visão esquerdista = não comer as merdas que Bolsonaro caga?
Visão esquerdista = não comer as merdas que Bolsonaro caga?
- Agnoscetico
Tive essa dúvida também. Mas é bem provavel que eles abram espaço pra algum eventual esquerdista que queira "invadir" pra não parecer que o "free speech" é só pra quem for de direita.
Sim.
- Agnoscetico
Vi anunciarem a rede social do Trump uma tal de Truth social. Achei essa aí abaixo. Pode ser que seja bom dar espiada, vai saber quando vão postar fake news e disseminar; caso já se saiba delas antes, já dê pra elaborar refutação antes que algum estrago seja feito ou pelo menos diminuir o estrago.
TRUTH Social
https://truthsocial.com
TRUTH Social
https://truthsocial.com
Editado pela última vez por Agnoscetico em Ter, 08 Fevereiro 2022 - 22:44 pm, em um total de 2 vezes.
-
Trumphets da Verdade, Truemphts...
- Arcanjo Lúcifer
Acabaram de noticiar hoje que querem reativar o Orkut, espero que façam pois tive muita diversão por lá, principalmente na comunidade dedicada ao serviço militar da turma de 1988 em que estive.Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 18 Maio 2021 - 17:33 pmNo antigo Clube cpetico tinha um tópico sobre ao Orkut (da qual eu não gostava) e pus algumas alternativas, inclusive algumas que seriam versões alternativas do Orkut.
SocialDub
Histórias da velha dedo duro que morava na porta do TG, as "assombrações" do prédio cheio de barulhos esquisitos que botava medo no pessoal, histórias dos plantões de 24 horas com piranhas desconhecidas ligando no meio da noite para marcar encontros, sargentos aparecendo de surpresa as duas da manhã em noite chuvosa de inverno para dar batida.
A velha maldita dava assunto para uns três capítulos de um livro, se ela escutasse um alfinete caindo no chão ligava para o sargento no mesmo minuto.
https://valor.globo.com/empresas/notici ... ades.ghtml
- Agnoscetico
Reencontrei três que fiquei na dúvida se já postei no antigo CC, então reposto aqui:
MeWe
https://mewe.com
Esses dois parece ser um tipo de plataforma pra criar rede social e não redes sociais em si:
Yooco
https://www.yooco.org
Esse ainda não sei se só tem apenas a versão paga ou tem alguma versão free ou se é freemium:
Ning
https://www.ning.com/pt-br
MeWe
https://mewe.com
Esses dois parece ser um tipo de plataforma pra criar rede social e não redes sociais em si:
Yooco
https://www.yooco.org
Esse ainda não sei se só tem apenas a versão paga ou tem alguma versão free ou se é freemium:
Ning
https://www.ning.com/pt-br
- Fernando Silva
- Conselheiro
O valor e a utilidade de uma rede social são diretamente proporcionais ao número de participantes (e também à qualidade deles, mas é difícil filtrar).
- Agnoscetico
Spoiler:
- Agnoscetico
- Agnoscetico
Mudaram Twitter pra X.com mas não conferi muito depois que vi a mudança e não sei que configurações mudaram.
Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 25 Julho 2023 - 14:25 pmMudaram Twitter pra X.com mas não conferi muito depois que vi a mudança e não sei que configurações mudaram.
Com “X”, Musk pretende transformar Twitter em aplicativo que faz tudo
Inspirado no WeChat, da China, Elon Musk quer um “super app” capaz de gerenciar a vida digital das pessoas e de tirar o Twitter do buraco
[...]
- Agnoscetico
Leon e Nilce fala que que Musk ta fazendo tudo pra que o Twitter / X perca espaço pra concorrência, no caso eles falam sobre o Threads.
Entra várias coisas, eles falaram sobre o processo que Musk abriu contra empresa de advocacia que o ajudou a comprar o Twitter
(Ainda tem muito direitista que vê nesse Musk um exemplo de empreendedor)
Apesar de ter comentários no vídeo dizendo que Threads não vai substituir o Twitter. Mas vamo ver se o Musk continuar restringindo as coisas (como achar threads de Twitter pelo Google, pra visualizar post é preciso ta logado, etc) se vai continuar a manter o público de lá.
A NOVA REDE SOCIAL! - THREADS
youtu.be/zfFMa0lI1sQ
Entra várias coisas, eles falaram sobre o processo que Musk abriu contra empresa de advocacia que o ajudou a comprar o Twitter
(Ainda tem muito direitista que vê nesse Musk um exemplo de empreendedor)
Apesar de ter comentários no vídeo dizendo que Threads não vai substituir o Twitter. Mas vamo ver se o Musk continuar restringindo as coisas (como achar threads de Twitter pelo Google, pra visualizar post é preciso ta logado, etc) se vai continuar a manter o público de lá.
Elon Musk abre processo de US$ 90 milhões (R$ 438 milhões) contra empresa de advocacia que o ajudou a comprar o Twitter
Na ação, Elon Musk acusa a firma de advocacia Wachtell, Lipton, Rosen & Katz de enriquecimento ilícito e pede de volta o dinheiro que foi pago pelos seus serviços. Entenda a polêmica
https://epocanegocios.globo.com/empresa ... tter.ghtml
Spoiler:
A NOVA REDE SOCIAL! - THREADS
TRANSCRIÇÃO
Spoiler:
youtu.be/zfFMa0lI1sQ
- Agnoscetico
Não é exatamente uma rede social, mas tem funções que tem em redes sociais:
Lemmy
Tem muita coisa que parece com Reddit.
https://lemmy.eco.br
https://join-lemmy.org
Lemmy é uma plataforma de agregação de links e discussões sociais auto-hospedada. É totalmente gratuita e aberta, sem controle de alguma empresa. Isso significa que não há publicidade, rastreamento ou algoritmos secretos. O conteúdo é organizado em comunidades, facilitando a inscrição em tópicos de interesse e a ignorância de outros. A votação é usada para destacar os itens mais interessantes.
Lemmy
Tem muita coisa que parece com Reddit.
https://lemmy.eco.br
https://join-lemmy.org
Lemmy é uma plataforma de agregação de links e discussões sociais auto-hospedada. É totalmente gratuita e aberta, sem controle de alguma empresa. Isso significa que não há publicidade, rastreamento ou algoritmos secretos. O conteúdo é organizado em comunidades, facilitando a inscrição em tópicos de interesse e a ignorância de outros. A votação é usada para destacar os itens mais interessantes.
- Arcanjo Lúcifer
Tive uns bate bocas com o Tenno que se referia ao Haddad como "O melhor prefeito que São Paulo já teve" no tópico sobre as ciclovias de SP e eu mostrava que eles só apareciam bem na foto se fossem na Paulista ou bairro nobre, o resto era só calçada e buraco pintado de vermelho.Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:52 pmEu não disse que invalidava, só fiz uma observação.aronax escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:29 pmA maioria ter uma determinada visão não invalida o enunciado A social network that champions free speech, individual liberty and the free flow of information online. All are welcomeAgnoscetico escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 21:18 pmEsse aí eu já conhecia como Gab.ai , na mesma linha do Minds.com . A maioria é pessoal de direita pra extrame-direita.Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 19 Maio 2021 - 09:40 amO que eles afirmam:Mas o que notei foi um monte de negacionistas, defensores da cloroquina e trumpistas usando do seu direito ao "free speech" para falar bobagem.Welcome to Gab.com
Pena que ele se afastou, queria saber o que ele acha agora que o Caghada virou ministro e enfiou o país num buraco maior que as ciclovias com déficit que chega a quase um bilhão e que vai aumentar no próximo ano, aumento generalizado de impostos e todas essas merdas que os petistas invariavelmente fazem.
O "melhor prefeito que São Paulo já teve" até agora só aumentou a carga tributária e o rombo no orçamento simultaneamente, aliás, já que existe o tópico sobre minhas profecias sobre política tb deveriam fazer outro, algo como "O que os esquerdistas disseram no antigo CC" quando tinha até forista de esquerda defendendo ainda mais aumento de impostos "para atender melhor aos pobres" já que o ídolo deles se tornou presidente mais uma vez e eles tiveram seus desejos de pagar mais impostos totalmente realizados.
Queria muito poder comparar as opiniões deles de alguns anos atrás com a situação atual quando tudo que pediram se realizou.
Sobre o tema do tópico, eu frequentava a VK, uma rede social russa onde meus conhecidos do Orkut se reuniram por poucos meses, ainda tenho inscrição lá mas não uso mais.
- Fernando Silva
- Conselheiro
Ou a gente aceita o pacote todo ou nos chamam de extremista do lado oposto.Agnoscetico escreveu: ↑Ter, 08 Junho 2021 - 17:52 pmJá me consideraram até de petista não-assumido por fazer críticas a alguns pontos dos que se definiam como liberais ou apenas anti-petistas. O fato de muita gente aqui ser anti-Bolsonaro nesses tempos não quer dizer que sejam esquerdistas.
Quem critica o Lula é visto como bolsonarista radical. E vice-versa.
Isentões são desprezados pelos dois lados.
- Fernando Silva
- Conselheiro
Antes de 2000, rodei por alguns fóruns gringos.
Depois fiquei um tempo na seção de cartas dos leitores da revista Isto É, edição de dezembro de 2000, que perguntava na capa "Você acredita em Jesus?". Era para ter só alguns comentários, mas virou um monstro, com milhares de posts.
Daí fui para o FCB (Fórum Cético Brasileiro). Quando ele acabou, fui para a STR, depois para o RéV e também para o fórum do Alonônimo, que virou CC.
Por algum tempo, frequentei o Ateus do Brasil, mas vivia dando problema e perdendo tudo.
- Agnoscetico
Spoiler:
Spoiler:
- eremita
Participo bastante do Lemmy, que o Agnoscético mencionou. E recomendo, apesar de todos os problemas.
Cada instância é tipo Reddit: usuário registra-se lá, post links/perguntas nas comu[nidade]s, discute, vota no que outros tem postado. A diferença maior é que, quando registra-se numa instância, pode participar do que acontece noutras instâncias, devido à federação.
Ou seja. Ninguém controla a roba toda.
Para quem quer usar o Lemmy mais em português, as instâncias que recomendo são lemmy.pt e lemmy.eco.br. Não sei como são as regras destas duas, já que participo mais em inglês e italiano.
Cada instância é tipo Reddit: usuário registra-se lá, post links/perguntas nas comu[nidade]s, discute, vota no que outros tem postado. A diferença maior é que, quando registra-se numa instância, pode participar do que acontece noutras instâncias, devido à federação.
Ou seja. Ninguém controla a roba toda.
Para quem quer usar o Lemmy mais em português, as instâncias que recomendo são lemmy.pt e lemmy.eco.br. Não sei como são as regras destas duas, já que participo mais em inglês e italiano.
[Морс] Кўис ессе кредис, Беллум?
Стрепитулос екс скрибендо аудис...
- Agnoscetico
E tem notícia de que o Orkut (oficial, não as alternativas de reavivamento que devo ter chegado a postar no antigo CC - talvez eu procure depois) ia retornar. Na verdade já tinha uma especulação desde 2022:
Site do Orkut é reativado e gera especulação sobre volta da rede social
https://epocanegocios.globo.com/Tecnolo ... ocial.html
Nunca fui muito fã dele, mas pra quem tem afinidade, ta aí:
Orkut de volta? Fundador da rede social revela planos de retorno
youtu.be/_KVi_Lkaa7I
Site do Orkut é reativado e gera especulação sobre volta da rede social
https://epocanegocios.globo.com/Tecnolo ... ocial.html
Nunca fui muito fã dele, mas pra quem tem afinidade, ta aí:
Orkut de volta? Fundador da rede social revela planos de retorno
youtu.be/_KVi_Lkaa7I
Na época em que o Orkut era modinha, eu não gostava muito. Mas depois que foi encerrado e vieram as alternativas, passei a ter saudades.Agnoscetico escreveu: ↑Qui, 15 Agosto 2024 - 15:17 pmSite do Orkut é reativado e gera especulação sobre volta da rede social
O sistema de comunidades do Orkut, que se assemelhava bastante ao sistema de fórum que usamos, era bem melhor que os formatos de discussão das atuais redes sociais mais populares (instagram, facebook, twitter e outras).
- eremita
Provavelmente não voltaria a usar o Orkut, mas também acho que era melhor do que as redes sociais em sentido estrito (como as que mencionou). Elas focam demais em "quem" fala e de menos em "o que" é falado, e ainda por cima tudo perde contexto nelas.Cinzu escreveu: ↑Qui, 15 Agosto 2024 - 17:51 pmNa época em que o Orkut era modinha, eu não gostava muito. Mas depois que foi encerrado e vieram as alternativas, passei a ter saudades.
O sistema de comunidades do Orkut, que se assemelhava bastante ao sistema de fórum que usamos, era bem melhor que os formatos de discussão das atuais redes sociais mais populares (instagram, facebook, twitter e outras).
- Fernando Silva
- Conselheiro
O Orkut foi invadido por brasileiros e avacalhado. Virou zona, com hackers inundando com comentários idiotas as comunidades de que não gostavam. Até diziam que o site Tal tinha sido "orkutizado".Agnoscetico escreveu: ↑Qui, 15 Agosto 2024 - 15:17 pmE tem notícia de que o Orkut (oficial, não as alternativas de reavivamento que devo ter chegado a postar no antigo CC - talvez eu procure depois) ia retornar. Na verdade já tinha uma especulação desde 2022:
Um exemplo foi a comunidade do Religião é Veneno: recebeu uns 900 comentários idênticos: "Mudem o nome do Religião é Veneno". Talvez algum hacker crentelho.
E não somente a comunidade em si, mas os perfis dos frequentadores, como eu. Acabei ficando sem saco.
Acho que hoje em dia, com toda essa polarização raivosa, vai ser ainda pior.
- eremita
Claro que você fala isso! Você não é um de nós, portanto nos odeia! E odeia a tudo que é bom, sano, e correto! Agora dá licença que vou criar 9001 perfis falsos para te encher o sacoFernando Silva escreveu: ↑Sex, 16 Agosto 2024 - 10:58 amAcho que hoje em dia, com toda essa polarização raivosa, vai ser ainda pior.
Falando sério: se o Orkut voltar acho que vai ter um sistema de moderação bem melhor do que era no passado. Naquela época dava pra juntar meia dúzia de usuários veteranos e dizer "tá, vocês são moderadores agora. Se um bosta postar bosta, removam ambos, OK?" Hoje em dia não dá mais, é esvaziar o oceano com baldinho, qualquer comu maior precisa de sistema para detectar bots e trolagem.
E pensando bem neste assunto, talvez a Google tenha dois incentivos para isso: bater de frente com o Facebook e apunhalar o Reddit pelas costas. (A Google tem tendência de trair seus próprios vassalos.) Tem mercado para isso porque tá todo mundo puto da vida com o Reddit, o Twitter, e o FB/Threads/IG, e parte da razão é moderação ruim.
- Agnoscetico
Mas só falta saber se isso não vai ser apenas mais uma euforia passageira de nostalgia.eremita escreveu: ↑Sex, 16 Agosto 2024 - 16:58 pmClaro que você fala isso! Você não é um de nós, portanto nos odeia! E odeia a tudo que é bom, sano, e correto! Agora dá licença que vou criar 9001 perfis falsos para te encher o sacoFernando Silva escreveu: ↑Sex, 16 Agosto 2024 - 10:58 amAcho que hoje em dia, com toda essa polarização raivosa, vai ser ainda pior.
Falando sério: se o Orkut voltar acho que vai ter um sistema de moderação bem melhor do que era no passado. Naquela época dava pra juntar meia dúzia de usuários veteranos e dizer "tá, vocês são moderadores agora. Se um bosta postar bosta, removam ambos, OK?" Hoje em dia não dá mais, é esvaziar o oceano com baldinho, qualquer comu maior precisa de sistema para detectar bots e trolagem.
E pensando bem neste assunto, talvez a Google tenha dois incentivos para isso: bater de frente com o Facebook e apunhalar o Reddit pelas costas. (A Google tem tendência de trair seus próprios vassalos.) Tem mercado para isso porque tá todo mundo puto da vida com o Reddit, o Twitter, e o FB/Threads/IG, e parte da razão é moderação ruim.
E, falando no Google, lembrei do G+, que fracassou (não sei se a interface ajudava muito). E não sei se ela ia querer apostar num Orkut, que era mais nichado por brasileiro, pra competir com Facebook, que tem alcance internacional e já se estabeleceu por, talvez, mais de uma década, depois de ter contado com golpe de sorte com o problema de servidor que o Myspace (onde maioria dos norte-americanos tinha se estabelecido), que ficou desconfigurado, com urls quebradas, etc. Lembro de ter entrado no FB numa época em que Orkut ainda devia ta no auge, só pra testar a plataforma.
- Fernando Silva
- Conselheiro
O Facebook começou a crescer no Brasil no final de 2006 ou início de 2007.Agnoscetico escreveu: ↑Sex, 16 Agosto 2024 - 17:43 pmLembro de ter entrado no FB numa época em que Orkut ainda devia ta no auge, só pra testar a plataforma.
- Agnoscetico
Devo ter entrado nessa época, mas não lembro das pessoas comentarem pela internet sobre como faziam com o Orkut. Pode ser impressão minha, mas parecia que as pessoas ainda tavam experimentando o FB quando o Orkut já tava mais estabelecido entre brasileiros.Fernando Silva escreveu: ↑Sáb, 17 Agosto 2024 - 09:58 amO Facebook começou a crescer no Brasil no final de 2006 ou início de 2007.Agnoscetico escreveu: ↑Sex, 16 Agosto 2024 - 17:43 pmLembro de ter entrado no FB numa época em que Orkut ainda devia ta no auge, só pra testar a plataforma.
- eremita
Aparentemente, devido à briga de dois imbecis (Musk e Moraes), o Xitter não vai mais funcionar sob o território controlado pelo governo brasileiro.
Então, só avisando p'o povo que gosta de microblogging: já ouviram falar do Mastodon? É tipo uma federação de Xitters.
P'a maior parte dos lusófonos, recomendo dar uma olhada nas instâncias conversafiada.net, bolha.us e masto.pt. P'os curitibanos: deem uma olhada na cwb.social.
Então, só avisando p'o povo que gosta de microblogging: já ouviram falar do Mastodon? É tipo uma federação de Xitters.
P'a maior parte dos lusófonos, recomendo dar uma olhada nas instâncias conversafiada.net, bolha.us e masto.pt. P'os curitibanos: deem uma olhada na cwb.social.
- Agnoscetico
Eu já tava ora postar sobre isso.eremita escreveu: ↑Sáb, 17 Agosto 2024 - 15:32 pmAparentemente, devido à briga de dois imbecis (Musk e Moraes), o Xitter não vai mais funcionar sob o território controlado pelo governo brasileiro.
E tem um tópico sobre esse caso do Twitter, Musk, e Moraes:
Twitter Files - Pedidos para censura e bloqueio de contas
viewtopic.php?f=20&t=838&start=50
- Fernando Silva
- Conselheiro
Vai continuar funcionando, apenas não terá um escritório no Brasil.eremita escreveu: ↑Sáb, 17 Agosto 2024 - 15:32 pmAparentemente, devido à briga de dois imbecis (Musk e Moraes), o Xitter não vai mais funcionar sob o território controlado pelo governo brasileiro.
Isso significa que em tese o twitter não deverá nenhuma satisfação às leis ou decisões da justiça brasileira?Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 18 Agosto 2024 - 10:14 amVai continuar funcionando, apenas não terá um escritório no Brasil.eremita escreveu: ↑Sáb, 17 Agosto 2024 - 15:32 pmAparentemente, devido à briga de dois imbecis (Musk e Moraes), o Xitter não vai mais funcionar sob o território controlado pelo governo brasileiro.
O que as autoridades brasileiras (STF) poderiam fazer em relação a isso? Bloquear o acesso dos servidores brasileiros ao domínio do twitter?
Há outros casos semelhantes a esse, de sites proibidos de serem acessos no Brasil?
- eremita
Ah, obrigado pela correção. Acabei falando besteira.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 18 Agosto 2024 - 10:14 amVai continuar funcionando, apenas não terá um escritório no Brasil.eremita escreveu: ↑Sáb, 17 Agosto 2024 - 15:32 pmAparentemente, devido à briga de dois imbecis (Musk e Moraes), o Xitter não vai mais funcionar sob o território controlado pelo governo brasileiro.
- Agnoscetico
Eu tinha criado outro sobre redes sociais, mas específico sobre vigilância delas. Apesar que eu citei outras redes sociais lá voltadas pra ser espaço pra liberdade de expressão (segundo os que não aceitam censura pro conspiracionismo deles).
Vigilância de meios de comunicação, redes sociais, etc
viewtopic.php?t=307
Outras redes sociais alternativas:
Parler
Confusão: Parler sai do ar e Parlor tem enxurrada de downloads; entenda
https://archive.is/poecG
https://olhardigital.com.br/2021/01/11/ ... ds-entenda
Kanye West compra a rede social Parler
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia ... rler.ghtml
Que tinha sido tirado do ar por big techs por ter sido usado pelos que invadiram a Casa Branca. Então, por uma confusão de troca de letras (de "e" pelo "o"), muitos órfãos do tal Parler teriam baixado "Parlor", pensando ser o mesmo ou a mesma rede social com uma letra trocada.
GETTR
https://gettr.com
Usado pela alt-right, bolsonaristas e afins. Antes tinha muitos comentários no perfil como do Bolsonaro, por exemplo, mas pelo que andei vendo agora, tem poucos. Vou supor que o pessoal voltou as redes sociais mais usadas.
@GETTR Brasil Oficial
https://gettr.com/user/gettrbrasilofc
@Jair Messias Bolsonaro
https://gettr.com/user/jairbolsonaro
Koo
https://www.kooapp.com
Esse era tido como uma pretensa alternativa ao Twitter. Não vingou e foi encerrado.
(...)
E foi noticiado a prisão do CEO do Telegram. Sobre isso postei aqui:
viewtopic.php?p=36905#p36905
Vigilância de meios de comunicação, redes sociais, etc
viewtopic.php?t=307
Outras redes sociais alternativas:
Parler
Confusão: Parler sai do ar e Parlor tem enxurrada de downloads; entenda
https://archive.is/poecG
https://olhardigital.com.br/2021/01/11/ ... ds-entenda
Kanye West compra a rede social Parler
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia ... rler.ghtml
Que tinha sido tirado do ar por big techs por ter sido usado pelos que invadiram a Casa Branca. Então, por uma confusão de troca de letras (de "e" pelo "o"), muitos órfãos do tal Parler teriam baixado "Parlor", pensando ser o mesmo ou a mesma rede social com uma letra trocada.
GETTR
https://gettr.com
Usado pela alt-right, bolsonaristas e afins. Antes tinha muitos comentários no perfil como do Bolsonaro, por exemplo, mas pelo que andei vendo agora, tem poucos. Vou supor que o pessoal voltou as redes sociais mais usadas.
@GETTR Brasil Oficial
https://gettr.com/user/gettrbrasilofc
@Jair Messias Bolsonaro
https://gettr.com/user/jairbolsonaro
Koo
https://www.kooapp.com
Esse era tido como uma pretensa alternativa ao Twitter. Não vingou e foi encerrado.
(...)
E foi noticiado a prisão do CEO do Telegram. Sobre isso postei aqui:
viewtopic.php?p=36905#p36905
- Agnoscetico
Eu vi por aí que muita gente órfão do Twitter, ta migrando pra um tal:
Bluesky
https://bsky.app
COMENTÁRIOS
Bluesky
https://bsky.app
COMENTÁRIOS
Spoiler:
- Agnoscetico
No trend do Google:
jay ceo bluesky
https://www.google.com/search?q=jay+ceo+bluesky
jay ceo bluesky
https://www.google.com/search?q=jay+ceo+bluesky
'Nós sabemos o que os brasileiros querem e vamos mudar a plataforma para eles. Chegamos para ficar', diz Jay Graber, CEO da Bluesky
https://epocanegocios.globo.com/tecnolo ... iros.ghtml
Após receber 2 milhões de usuários do país em uma semana, plataforma diz que pretende implementar vídeos e trending topics em suas próximas atualizações
A rede social Bluesky foi a maior beneficiada com o bloqueio do X/Twitter pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no sábado (31/8). Em pouco mais de uma semana, recebeu 2 milhões de brasileiros.
Agora, a plataforma está acompanhando a interação dos usuários para fazer mudanças estruturais necessárias e preparando os moderadores para evitar fake news durante as eleições municipais que vão ocorrer no próximo mês em todo país.
Leia mais: Quem é Jay Graber, a CEO do Bluesky
Em entrevista a Época Negócios, Jay Graber, CEO da Bluesky, afirmou que a rede social veio para ficar no Brasil e que a empresa está acompanhando o feedback dos brasileiros para fazer as mudanças pedidas.
Uma das principais reclamações dos usuários, por exemplo, é a falta dos trending topics - lista de assuntos em alta na plataforma. “Na próxima grande atualização do aplicativo, lançaremos o vídeo, que é outro recurso que muitos brasileiros têm pedido. Esperamos lançar os trending topics depois disso”, disse a executiva.
Preparo para eleições municipais
A jovem CEO, de 33 anos, destacou também que o time de moderação da Bluesky vai oferecer cobertura 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante as eleições municipais brasileiras, buscando responder à maioria das denúncias sobre fake news em até um dia. “Além da base sólida de moderação da Bluesky, os usuários podem assinar conteúdos das instituições em que confiam”, acrescenta.
Alguns podem encara isso como censura a d̶e̶s̶i̶n̶f̶o̶r̶m̶a̶ç̶ã̶o̶ 'liberdade de expressão'
Jay compartilhou, ainda, uma nota de Aaron Rodericks, chefe de confiança e segurança da Bluesky, reforçando que, em casos de violações graves, como risco para locais de votação ou autoridades eleitorais, a plataforma pode remover conteúdo ou contas.
O mesmo cuidado prezado com a veracidade das informações, segundo a executiva, é dado ao clima da plataforma. Para ela, a Bluesky é uma rede social “agradável” e menos tóxica que o X/Twitter, e assim deve continuar sendo. “Equilibramos facilidade de uso, diversão e uma experiência agradável. Confiança e segurança são fundamentais para a Bluesky.”
(...)
Jay Graber: quem é a CEO do BlueSky, rede social que virou opção ao X
https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/tecn ... opcao-ao-x
Pelo menos dois milhões de brasileiros optaram por nova plataforma em meio à suspensão do antigo Twitter pelo STF
Com a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, os usuários da antiga "rede do passarinho" viveram, além da abstinência digital, um dilema: para qual rede social migrar? Pelo menos dois milhões de brasileiros já se decidiram e optaram pelo BlueSky, plataforma muito parecida com a de Elon Musk – bloqueada no país pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
No fim da tarde de segunda-feira (2), o perfil oficial da rede comemorou a chegada dos novos usuários, com uma mensagem em português: "Dois milhões de pessoas novas na última semana! Uma calorosa recepção a todos". No sábado (31), um dia após o bloqueio do X, foi a vez de Jay Graber, CEO do BlueSky, dar as boas-vindas aos brasileiros.
Ontem, ela falou novamente sobre as novas contas criadas na plataforma, dizendo estar muito feliz "em poder apoiar todos que estão se juntando" à rede. Graber já teve tempo, até, para compartilhar memes brasileiros, como o visto abaixo:
Em entrevista ao Correio Braziliense, a CEO afirmou que pretende remunerar os criadores de conteúdo da plataforma. A informação se disseminou nas redes sociais – incluindo no BlueSky – e o nome de Graber foi parar nos termos mais pesquisados no Brasil nesta terça-feira (3), segundo o Google Trends.
Quem é Jay Graber
Lantian "Jay" Graber nasceu em 1991, em Tulsa, no estado norte-americano de Oklahoma, filha de uma acupunturista que deixou a China nos anos 1980 e um professor de matemática.
Em entrevista para a Forbes americana, em 2023, ela contou que seu primeiro nome, Lantian, significa céu azul em mandarim. Sua mãe queria que ela tivesse "liberdade ilimitada" e as "oportunidades que não teve", afirmou.
O nome não poderia ser mais apropriado. Pouco mais de 30 anos depois de seu nascimento, se tornou CEO do BlueSky (céu azul, em inglês), rede social que tem feito sucesso no Brasil após a suspensão do X (antigo Twitter).
Graber se formou em 2013, na Universidade da Pensilvânia, onde estudou Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em seu perfil no LinkedIn, ela informou que seu primeiro trabalho foi na ONG Free Press, que defende o direito à conexão e comunicação, em 2014.
De 2015 a 2018, passou a atuar como engenheira de software e trabalhou em duas empresas do ramo de criptomoedas. No ano de 2019, criou uma rede social focada em eventos, a Happening.
Mas foi em 2021 que veio a grande oportunidade de sua vida. Em dezembro, foi escolhida por Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter, para comandar uma nova rede social. Era o BlueSky.
O BlueSky funciona de forma muito semelhante ao Twitter antigo, com recursos e até o visual parecidos com o da plataforma suspensa no Brasil. Os posts na rede social podem ter apenas 300 caracteres e há a possibilidade de republicar postagens e compartilhar fotos.
É possível, também, seguir, pesquisar contas de outras pessoas e ver atualizações em uma linha do tempo. Produzido em código aberto, o Bluesky se diferencia pela possibilidade de integração entre plataformas e maior controle sobre o consumo de conteúdos.