O que está acontecendo com a música?
O que está Acontecendo com a MÚSICA?!
youtu.be/hae9W2kc3PE
O vídeo traz reflexões acerca da mudança de paradigmas na cultura musical.
• Atualmente, a música não é mais apreciada, e sim ouvida como ruído de fundo enquanto as pessoas desempenham alguma outra atividade. Portanto, de uma forma geral as músicas populares não precisam exigir concentração, e sim apenas um ritmo agradável.
• Artistas estão sendo pressionados a produzirem músicas com trechos virais para o TikTok.
• As produtoras estão medindo o nível da música a partir de ferramentas estatísticas de IA baseado na probabilidade da música viralizar.
Como consequência disso tudo, os resultados são músicas sem autenticidade, apenas com variações do que já existe e que não duram, apenas viralizam por um tempo e logo saturam, caindo no esquecimento.
Ainda assim, há bons artistas empenhados em produzir trabalhos criativos, e a internet nos possibilita encontrá-los, mesmo que não estejam entre os mais populares.
youtu.be/hae9W2kc3PE
O vídeo traz reflexões acerca da mudança de paradigmas na cultura musical.
• Atualmente, a música não é mais apreciada, e sim ouvida como ruído de fundo enquanto as pessoas desempenham alguma outra atividade. Portanto, de uma forma geral as músicas populares não precisam exigir concentração, e sim apenas um ritmo agradável.
• Artistas estão sendo pressionados a produzirem músicas com trechos virais para o TikTok.
• As produtoras estão medindo o nível da música a partir de ferramentas estatísticas de IA baseado na probabilidade da música viralizar.
Como consequência disso tudo, os resultados são músicas sem autenticidade, apenas com variações do que já existe e que não duram, apenas viralizam por um tempo e logo saturam, caindo no esquecimento.
Ainda assim, há bons artistas empenhados em produzir trabalhos criativos, e a internet nos possibilita encontrá-los, mesmo que não estejam entre os mais populares.
Cinzu escreveu: ↑Qui, 18 Julho 2024 - 10:01 am
O vídeo traz reflexões acerca da mudança de paradigmas na cultura musical.
• Atualmente, a música não é mais apreciada, e sim ouvida como ruído de fundo enquanto as pessoas desempenham alguma outra atividade. Portanto, de uma forma geral as músicas populares não precisam exigir concentração, e sim apenas um ritmo agradável.
• Artistas estão sendo pressionados a produzirem músicas com trechos virais para o TikTok.
• As produtoras estão medindo o nível da música a partir de ferramentas estatísticas de IA baseado na probabilidade da música viralizar.
Como consequência disso tudo, os resultados são músicas sem autenticidade, apenas com variações do que já existe e que não duram, apenas viralizam por um tempo e logo saturam, caindo no esquecimento.
Ainda assim, há bons artistas empenhados em produzir trabalhos criativos, e a internet nos possibilita encontrá-los, mesmo que não estejam entre os mais populares.
Muito bom mantermos o hábito aqui no fórum de comentar e fazer uma boa descrição de vídeos que postamos.
Dessa forma, se tem já uma ideia do que ele aborda, sem ter que entrar nele.
Mas seria bom também colocar o título dele, pois pode acontecer de o vídeo ser tirado do ar.
Caso aconteça, vai aparecer somente uma imagem de vídeo removido, sem qualquer registro do título que ele tinha.
Eu tomei a liberdade de editar a postagem de abertura do tópico para fazer isso nesse vídeo.
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Mensagens: 5762
- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
A música que é feita hoje parece a do livro "1984", ou seja, gerada por uma máquina que recicla coisas velhas, sem criar nada de novo.
Ou então como um caleidoscópio: apenas combinações de porcarias que o povão já consome.
Dá a impressão de que você está ouvindo sempre a mesma música - que nem ao menos é boa.
E nem estou falando de lixos como o funk.
Dá para comparar os sambas de Assis Valente, Chico Buarque, Ataulfo Alves ou Noel Rosa com o que se comete hoje?
Ou então como um caleidoscópio: apenas combinações de porcarias que o povão já consome.
Dá a impressão de que você está ouvindo sempre a mesma música - que nem ao menos é boa.
E nem estou falando de lixos como o funk.
Dá para comparar os sambas de Assis Valente, Chico Buarque, Ataulfo Alves ou Noel Rosa com o que se comete hoje?
Na verdade, a música está em qualidade melhor hoje. Hoje qualquer um pode aprender a tocar música e colocar na internet.
Eles apenas não tem grande alcance e não são famosos.
O que piorou foi a música de massas, com lixos como Gustavo Lima e Anita, que são essencialmente comerciais. Mas você sempre pode pesquisar qualquer gênero e ir ouvindo artistas sem fama que atuam por hobby.
A grande mudança que vejo é que agora existem músicas geradas por IA. Isso impactará profundamente o mundo da música.
O maior problema que vejo em sistemas de IA generativa é a incapacidade dela de editar o conteúdo produzido. Se ela faz uma música boa, não consegue mudar a letra ou um instrumento, por exemplo.
Eles apenas não tem grande alcance e não são famosos.
O que piorou foi a música de massas, com lixos como Gustavo Lima e Anita, que são essencialmente comerciais. Mas você sempre pode pesquisar qualquer gênero e ir ouvindo artistas sem fama que atuam por hobby.
A grande mudança que vejo é que agora existem músicas geradas por IA. Isso impactará profundamente o mundo da música.
O maior problema que vejo em sistemas de IA generativa é a incapacidade dela de editar o conteúdo produzido. Se ela faz uma música boa, não consegue mudar a letra ou um instrumento, por exemplo.
CITY POP e a saudades do que não vivemos
youtu.be/3V2nbO0DfUQ
Em 2017, subiram a música Plastic Love, que tinha sido publicada em 1984 no Japão e não fez sucesso na época e nem era conhecida.
Então o Youtube saiu recomendando para todo mundo, inclusive para mim, e ela se tornou viral e popularizou o gênero city pop no Ocidente.
Essa popularidade seria mérito próprio ou o Youtube resolveu recomendar intencionalmente para algum propósito?
Recomendações de Youtube considera precedentes no histórico.
Como alguém sente saudade de uma época que não viveu?
youtu.be/3V2nbO0DfUQ
Em 2017, subiram a música Plastic Love, que tinha sido publicada em 1984 no Japão e não fez sucesso na época e nem era conhecida.
Então o Youtube saiu recomendando para todo mundo, inclusive para mim, e ela se tornou viral e popularizou o gênero city pop no Ocidente.
Essa popularidade seria mérito próprio ou o Youtube resolveu recomendar intencionalmente para algum propósito?
Recomendações de Youtube considera precedentes no histórico.
Como alguém sente saudade de uma época que não viveu?
@dhalsinhc
A nossa identificação com o city pop deve ser pq boa parte das aberturas de tokusatsus e trilhas sonoras de snes, Gênesis e nintendinho que são baseados neste estilo.
Maior barato isso de Inteligência Artificial aliada à edição de áudio.
Eu estou muito curioso sobre o futuro da música.
Onde vai ficar a criação?
Como é que o mercado vai administrar esses novos "autores" cibernéticos?
E como o público vai reagir e consumir algo que é criado com alguns cliques?
Vamos decretar o fim do esforço criativo!
Isso de o artista imergir numa catarse emocional e tentar extrair dela o sumo da experiência, tudo isso vai para o vinagre.
Cabô!
Bom, pelo menos, nessa linha de criação, pois sempre haverá a vertente da criação natural.
Mas o que me trouxe a esse tópico agora à noite foi uma "instalação" da artista Yoko Ono realizada há alguns anos.
Na ocasião, tudo não passou de gritaria e marketing, cujo resultado assustou quem passava pelo local.
Alguns anos depois, alguém teve a brilhante ideia de "aperfeiçoar" aquela "arte" em estado bruto, tão incompreendida.
E adaptou um acompanhamento musical para a gritaria.
Escolheu um clássico dos Anos 80, Africa, da banda Toto.
Eis o resultado:
Yoko Ono Sings "Africa" #yokoono #africa #toto
youtu.be/OYEkzvlNtb4
Eu estou muito curioso sobre o futuro da música.
Onde vai ficar a criação?
Como é que o mercado vai administrar esses novos "autores" cibernéticos?
E como o público vai reagir e consumir algo que é criado com alguns cliques?
Vamos decretar o fim do esforço criativo!
Isso de o artista imergir numa catarse emocional e tentar extrair dela o sumo da experiência, tudo isso vai para o vinagre.
Cabô!
Bom, pelo menos, nessa linha de criação, pois sempre haverá a vertente da criação natural.
Mas o que me trouxe a esse tópico agora à noite foi uma "instalação" da artista Yoko Ono realizada há alguns anos.
Na ocasião, tudo não passou de gritaria e marketing, cujo resultado assustou quem passava pelo local.
Alguns anos depois, alguém teve a brilhante ideia de "aperfeiçoar" aquela "arte" em estado bruto, tão incompreendida.
E adaptou um acompanhamento musical para a gritaria.
Escolheu um clássico dos Anos 80, Africa, da banda Toto.
Eis o resultado:
Yoko Ono Sings "Africa" #yokoono #africa #toto
youtu.be/OYEkzvlNtb4
Aqui está o original:
(Convenhamos que o aprimoramento da "arte" bruta valeu demais a pena)
Fireworks by Katy Perry (Yoko Ono cover)
youtu.be/lrJz9Dh5MsM
Isso foi em 2012!
(Convenhamos que o aprimoramento da "arte" bruta valeu demais a pena)
Fireworks by Katy Perry (Yoko Ono cover)
youtu.be/lrJz9Dh5MsM
Isso foi em 2012!