minhas palestras

Músicas preferidas, poemas e obras de arte

minhas palestras

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

não sei se postei na melhor área, fiquem à vontade para trocar a seção.

Live: Retorno ao Estado Originário de Ser em Saint-Martin e Laozi

youtu.be/tt-kIc6IdJA
"Nessa live do dia 26/09 às 18h, Chrystian Revelles e Chiu Yi Chih discutirão as visões místicas de Saint-Martin e de Laozi, abordando a questão da regeneração da condição humana. É preciso compreender que o ser humano nos primórdios ainda mantinha em si a Unidade da sua inocência originária, porém com a sua degeneração gradual foi se afastando da sua essência divina. Saint-Martin (séc.XVIII), precursor da Teosofia e leitor dos Upanishads e do I Ching, buscou o despertar da consciência humana por meio da sua ideia de regeneração e de retorno ao estado originário de ser e, desse modo, se aproxima da concepção taoísta de retorno ao estado do recém-nascido, onde justamente ocorre a morte simbólica do velho homem e a sua "Comunhão Misteriosa" com o princípio do Dao.

Chrystian Revelles é pesquisador de Letras na UFSM, editor e iniciado na tradição Martinista em Santa Maria no Rio Grande do Sul, tradição de natureza hermética e platônica centrada na figura de Jacob Boehme e Louis-Claude de Saint-Martin.

Chiu Yi Chih (邱奕智) é professor de filosofia chinesa clássica, filósofo, poeta e tradutor do “Dao De Jing” de Laozi e “Vazio Perfeito” de Liezi. Mestre em Filosofia Antiga Grega (USP). Em breve, será publicada a tradução comentada de “A arte da guerra” de Sun Tzu (Editora Mantra). Atualmente está traduzindo “Ensinamentos de Bodhidharma” e escrevendo seu novo livro “Caminho taoísta na pandemia”. Curso de Taoísmo: Harmonia entre corpo e espírito com início em 8 de outubro: https://www.mandarimtaoismo.com/curso... / Inscrevam-se pelo winnerchiu@gmail.com"

Re: minhas palestras

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

My Lectures, for portuguese-speaking Martinists
https://www.reddit.com/r/martinists/com ... artinists/

Re: minhas palestras

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Re: minhas palestras

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

criso escreveu:
Dom, 26 Setembro 2021 - 20:48 pm

Live: Retorno ao Estado Originário de Ser em Saint-Martin e Laozi

Chrystian Revelles e Chiu Yi Chih discutirão as visões místicas de Saint-Martin e de Laozi, abordando a questão da regeneração da condição humana. É preciso compreender que o ser humano nos primórdios ainda mantinha em si a Unidade da sua inocência originária, porém com a sua degeneração gradual foi se afastando da sua essência divina.
Se é preciso compreender, eu quero compreender.

criso, por favor, poderia ser mais específico?

Você poderia apontar em que período histórico exatamente (ou pré-histórico) essa condição do ser humano "manter em si a Unidade da sua inocência originária" ocorria?

Haveria hoje ainda, ou muito recentemente, povos primitivos onde os homens não se afastaram de sua essência divina?

Talvez alguma tribo isolada e ainda não contactada nas selvas da Venezuela ou de Bornéu.

Ainda uma curiosidade: quando o homem "mantinha em si sua essência divina", era pacífico?

Ele não matava, não guerreava, não fazia mal a outros humanos e talvez até aos animais?

Re: minhas palestras

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

criso escreveu:
Dom, 26 Setembro 2021 - 21:01 pm
My Lectures, for portuguese-speaking Martinists
https://www.reddit.com/r/martinists/com ... artinists/
Esse título me lembra Groucho Marx, que disse : "eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio".
Responder