Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Músicas preferidas, poemas e obras de arte

Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

A partir de qual ponto deixa de ser considerado inspiração para ser considerado plágio?

Gosta de captar uma referencia a outra obra?

Abro com esses exemplos que eu desconhecia totalmente! Eu não tinha idea sobre Deep Purple bossa nova, nem mesmo de Vanuza no Black Sabbath!

Sucessos internacionais "inspirados" em músicas brasileiras
Black Sabbath copiou Vanusa? Sambista brasileiro criou um dos riffs mais famosos da história do rock? Conheça as histórias


Na última semana, Carlos Alberto Decotelli da Silva pediu demissão do Ministério da Educação ainda antes de ser empossado no cargo. O motivo? Uma série de inconsistências no currículo do educador, que se apresentava como doutor por universidade argentina sem ter defendido sua tese. A gota d'água, no entanto, foi o surgimento de uma acusação de plágio na tese de mestrado de Decotelli.

A cópia do trabalho de outras pessoas é uma das mais graves acusações no universo acadêmico. No mundo da música, casos de plágio também podem arranhar a carreira de grandes artistas. Alguns dos mais reconhecidos da história, como os Beatles, Elvis e Michael Jackson conviveram com acusações do tipo e chegaram até a travar batalhas da justiça com artistas menos conhecidos. Outros casos colocaram frente à frente gigantes da indústria fonográfica, como Chuck Berry contra os Beach Boys e Stevie Wonder contra Oasis.

No entanto, em algumas situações, grandes artistas gringos vieram buscar "inspiração" em terras brasileiras. Supostos plágios de grandes sucessos, artista admitindo cópia e até mesmo "plágio visual" estão entre as histórias mais intrigantes. Confira algumas delas:

Riff de 'Smoke on the Water' foi escrito por Carlos Lyra?
O rock possui centenas de riffs de guitarra icônicos. No entanto, poucos são tão conhecidos quanto o de 'Smoke on the Water', sucesso da banda britânica Deep Purple lançado em 1972. A canção entrou na lista das 500 maiores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone e foi considerada pelo canal VH1 como a 11ª melhor música de rock da história.

No entanto, em 1964, a cantora Nara Leão gravou um samba-canção chamado 'Maria Moita', composto por Carlos Lyra, um dos grandes expoentes da bossa nova e um dos maiores parceiros de Tom Jobim. A introdução, feita com instrumentos de sopro, é assustadoramente parecida com o sucesso do Deep Purple. Confira:


youtu.be/zUwEIt9ez7M


youtu.be/xokONwQUa6M


Lyra jamais se pronunciou sobre o caso que, portanto, nunca foi parar na Justiça. Ainda antes da composição do Deep Purple, uma versão em inglês de 'Maria Moita', batizada de 'Maria Quiet', foi gravada pela cantora Astrud Gilberto. Nessa época, a bossa nova já encantava públicos por todo o mundo.

Black Sabbath copiou Vanusa? Ela diz que não
Em 1973, a cantora Vanusa, um dos maiores nomes da Jovem Guarda, lançava seu álbum de número quatro. No disco, apenas uma canção em inglês, 'What to Do'. Alguns meses depois, os ingleses do Black Sabbath lançavam 'Sabbath Bloody Sabbath'. E é justamente o single que dá nome ao álbum, e é um dos grandes sucessos da história da banda, que causou polêmica no Brasil.

Assim como no caso do Deep Purple e de Carlos Lyra, o suposto plágio fica por conta da introdução da música, que é praticamente idêntica à da lançada por Vanusa meses antes. Ouça:


youtu.be/yuVmjv22Nqc


youtu.be/fOnciH5Sy08

Apesar da semelhança, Vanusa minimizou o caso quando perguntada. "Eu acho que é uma coincidência musical. Eu ouvi a música pela primeira vez há dois anos, e eu fiquei convencida que eles não me copiaram", disse a cantora, em entrevista ao site plus 55.

Rod Stewart admitiu "plágio involuntário" de Jorge Ben
Lançada em 1978, a música 'Da Ya Think I’m Sexy', do cantor inglês Rod Stewart, conquistou o topo das paradas de sucesso no mundo inteiro. No entanto, o refrão da canção tinha exatamente a mesma melodia de 'Taj Mahal', sucesso do brasileiro Jorge Ben lançada seis anos antes. Veja:


youtu.be/Hphwfq1wLJs


youtu.be/PaBkFpYYeGU

Dessa vez, o caso foi parar na Justiça, com o brasileiro processando o britânico. No entanto, os dois acabaram resolvendo o caso fora dos tribunais, com Jorge Ben ganhando co-autoria de 'Da Ya Think I’m Sexy' e Stewart doando os lucros do single para a Unicef. Apesar de admitir a cópia, Stewart alega que cometeu "plágio involuntário" e que deve ter ouvido a música de Jorge Ben quando passou um Carnaval no Brasil.

Secos e Molhados x Kiss e o "plágio visual"
Formada no ano de 1970, a banda Secos e Molhados mudou para sempre a cultura brasileira, não apenas por suas icônicas canções e pelas misturas de ritmos e estilos, mas também pelo visual transgressor, marcado, entre outras coisas, pelos rostos completamente maquiados. Três anos depois, em Nova Iorque, surgiu o Kiss, uma das maiores bandas de rock da história. A marca registrada? Os rostos maquiados, que fizeram do Kiss uma das marcas mais reconhecíveis e lucrativas do planeta.

Imagem
Ney Matogrosso garante que Kiss copiou o visual da Secos e Molhados


O cantor Ney Matogrosso, um dos membros originais da Secos e Molhados, defende até hoje que os norte-americanos copiaram o visual dos brasileiros. De acordo com o vocalista, uma turnê do grupo brasileiro fez tanto sucesso no México que ele chegou a ser convidado para fazer carreira nos Estados Unidos, mas acabou recusando. "Alguns meses depois, o Kiss lançou o primeiro album", contou Ney, em entrevista ao programa Conversa com Bial.

Ainda de acordo com Ney Matogrosso, dois integrantes do Kiss vieram ao Brasil e ficaram hospedados na casa do cantor e compositor Zé Rodrix, que teria mostrado aos rockeiros um álbum do Secos e Molhados e contado a eles que o grupo jamais se apresentava sem maquiagem e que a identidade dos membros era praticamente desconhecida, mesma técnica que acabou sendo usada pelo Kiss. Os americanos, no entanto, negam a acusação. “Nunca ouvimos falar nessa tal banda. Não temos ideia do que seja ou de que tocam”, dise Paul Stanley durante uma entrevista coletiva no Brasil em 1994. Pesquisadores também comprovaram que o Kiss surgiu antes da turnê do Secos e Molhados no México.


https://www.terra.com.br/amp/diversao/m ... 5z5au.html

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Ouvi a música do Rod Stewart e não achei parecida. É até bem Rod Stewart, parece com umas 20 outras que ele já fez. Inclusive o refrão. E Taj Mahal é bem Jorge Bem. Parece com todas que ele já fez.

As outras não cheguei a ouvir, mas é muito improvável que Black Sabbath já tenha escutado alguma vez Vanusa.

O Kiss pode ter copiado a maquiagem dos Secos e Molhados, mas tecnicamente e juridicamente isso não é plágio.

Mas convenhamos, só existem oito notas musicais. Semelhanças devem ocorrer de vez em quando.

E o plágio inconsciente deve ser ainda mais comum. Alguma coisa que o compositor ouviu pode ficar desapercebidamente na memória e depois ele acaba usando sem intenção de plágio. Sem sequer se lembrar que já ouviu algo parecido alguma vez.

O que o ex-futuro ministro fez foi diferente: copiou palavra por palavra de textos de outros autores sem dar o devido crédito.

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Pedro Reis escreveu:E o plágio inconsciente deve ser ainda mais comum. Alguma coisa que o compositor ouviu pode ficar desapercebidamente na memória e depois ele acaba usando sem intenção de plágio. Sem sequer se lembrar que já ouviu algo parecido alguma vez.
Neste sentido é importante o registro de patente. Tanto para proteção de sua criação, quanto para certificar que você não terá problemas futuros caso haja outro produto semelhante. Se já houver o produto em questão patenteado, então seu pedido é negado e você tem a chance de modificar o seu antes de inseri-lo no mercado, evitando problemas com direitos autorais.

Obs: direitos autorais em músicas não exige patente, parece que o processo de registro é diferente. Mas me refiro a produtos e serviços comercializados de forma geral.

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Bom tópico.

A lista que eu conheço é essa:

Plágio? "Águas de Março" teria sido inspirada em folclore

Ruy Castro - Defuntos em luta (Stairway to Heaven - Plágio)

Zé Ramalho - O dia em que plagiou o Hulk

“Quando penso em você…”: conheça a polêmica de plágio que envolve Cecília Meireles e Raimundo Fagner

Edson Marques DesaFiat Leo Burnett

Esse último caso acima eu nem sei mais como está.
Li isso em 2015 e não mais acompanhei nem ouvi o outro lado.

Aliás, o nosso antigo fCC tinha um tópico sobre plágio.
Copiei o link na nossa área.

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Andrew Oldham Orchestra fez uma versão orquestral de "The last time" dos Rolling Stones que foi copiada pelo The Verve em "Bitter Sweet Symphony".
Já os Rolling Stones se basearam em "This may be the last time" das Staple Singers que, por sua vez, usaram um tema mais antigo sem autor conhecido.


youtu.be/I_s90-Hi2ZY

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Pedro Reis escreveu:
Sáb, 04 Julho 2020 - 02:12 am
Ouvi a música do Rod Stewart e não achei parecida. É até bem Rod Stewart, parece com umas 20 outras que ele já fez. Inclusive o refrão. E Taj Mahal é bem Jorge Bem. Parece com todas que ele já fez.
Acho bem parecido, e pelo que li, Rod Stewart admitiu que pudesse ter escutado Taj Mahal quando esteve no Brasil. Ele achou que estivesse inventando na hora a música no estúdio, depois de uma noitada com Freddie Mercury e Elton John.

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »


youtu.be/-2la3MlJx3s

Escutem o trecho que começa a partir de 1:03
É trecho da música da 1a fase de Super Mario Bros.

Tem essa aqui também:

youtu.be/ZX5ef_KAZlY
É basicamente outra música do Super Mario Bros, a underground level.

Acho que Koji Kondo era fã de soul funk...

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Regravações de músicas internacionais feitas por outros cantores internacionais. Algumas dessas eu já tinha achado antes:



youtu.be/rz-A6m5mfZg



youtu.be/pHzRSZpPQTA


===========

Regravações feitas em português (mais das melodias do que da letra)


youtu.be/y2pJJiLlZeY

- Entre a serpente e a estrela (Zé Ramalho) ---> Amarillo by morning (Terry Stafford)

- Caminhoneiro (Roberto Carlos) ---> Gentle on my mind (Glen Campbell)

- Those were the days (Mary Hopkin)

- Bem maior (Roupa nova) ---> Longer (Dan Fogelberg)

- Romance no deserto (Fagner) ---> Romance in Durango (Bob Dylan)

- Shambala (B. W Stevenson / Three Dog Night)


=============



youtu.be/Kc9ZKnuEu4Q

Dentre as várias tralhas destaquei algumas com alguma relevância:


- Era um Garoto ... (Engenheiros do Hawaii) ---> C'era un ragazzo (Gianni Morandi)

- Melody lady (Sunshine)

- Catedral (Zelia Duncan) ---> Cathedral song (Tanita Tikaram)

- Qualquer jeito ---> It should have been easy (Bob McDill / Anne Murray)

- Astronauta de mármore (Nenhum de nós) ---> Starman (David Bowie)

- Eva (Rádio taxi) ---> Eva (Umberto Tozzi)


=============

- O Ritmo da Chuva (Demétrius) ---> Rhythm Of The Rain (The Cascades)


youtu.be/bQstQST1GiM


=============


youtu.be/wlVtFZnSsbw

Re: Casos de Plágio, Inspirações e Referências nas Artes

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"So this is Christmas", de John Lennon (em português, "Então é Natal"), se baseia em ¨Stewball", música folclórica com versão do Peter, Paul & Mary.

youtu.be/hXdQB-mR4tg
Responder