Tópico para artistas que levam um estilo de vida excêntrico, um pouco fora do comportamento da maioria das pessoas.
Também pode relacionar o histórico, repertório ou alguma obra de arte fora dos padrões.
Artistas excêntricos
Eu começo com a cantora Enya.
Recebi um texto que me chamou a atenção pela sua vida reclusa num castelo, sem companheiro ou filhos.
O nome dela vem do original gaélico irlandês, Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin.
Uma de suas músicas que sempre me leva a devaneios é "Only Time":
Enya - Only Time (Official 4K Music Video)
youtu.be/7wfYIMyS_dI
Recebi um texto que me chamou a atenção pela sua vida reclusa num castelo, sem companheiro ou filhos.
O nome dela vem do original gaélico irlandês, Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin.
Uma de suas músicas que sempre me leva a devaneios é "Only Time":
Enya - Only Time (Official 4K Music Video)
youtu.be/7wfYIMyS_dI
ENYA
A cantora que fez fortuna e mora em um castelo onde só é possível chegar de helicóptero
A cantora e compositora irlandesa Eithne Pádraigín Ní Bhraonáin, a rainha da New Age, mais conhecida como Enya, é uma das pessoas mais enigmáticas da indústria musical.
Enya O'Brennan, uma adaptação do gaélico irlandês para a fonética e a ortografia do inglês, apareceu pela última vez em público há mais de oito anos e vive reclusa em seu castelo de estilo vitoriano chamado Castelo Manderley, na cidade de Killiney, não muito longe de Dublin.
A propriedade de 4 milhões de euros representa apenas uma ínfima parte da sua fortuna pessoal, que ultrapassa os cem milhões de euros, o que o torna uma das três pessoas mais ricas da Irlanda.
Não é casada nem tem filhos, aos 63 anos não é conhecida por outra companhia senão a de uma dezena de gatos e os serviçais que cuidam do seu castelo
Enya começou no mundo da música em 1979 com vários de seus irmãos como parte do grupo Clannad, antes de seguir carreira solo e lançar até o momento 8 álbuns que venderam mais de 80 milhões de cópias, sem nunca ter dado um show ao vivo.
Ela é a artista solo irlandesa com maior número de vendas totais e a segunda artista exportadora do país, depois da banda U2.
Enya, como é mundialmente conhecida.
Vida pessoal
A casa de Enya em Killiney, Condado de Dublin
Em 1997, Enya comprou Manderley Castle, uma casa de castelo listada em Killiney, condado de Dublin, por 2,5 milhões de libras irlandesas em leilão.[45] Anteriormente conhecido como Castelo Victoria e Castelo Ayesha, ela renomeou o castelo inspirada na casa do livro Rebecca de Daphne du Maurierr.[46] Em 2009, durante sua pausa de três anos da música, comprou uma casa no sul da França.[47]
Desde a década de 1980, ela atraiu a atenção de vários perseguidores. Em 1996, um italiano que foi visto em Dublin com uma fotografia de Enya pendurada no pescoço se esfaqueou do lado de fora do pub dos pais dela depois de ser expulso do local.[48] Em maio de 2005, a cantora se dispôs a gastar cerca de 250 mil libras em melhorias de segurança, cobrindo as lacunas na parede externa do castelo e instalando postes de amarração e grades de ferro.[45] Apesar dessas melhorias, em outubro de 2005, duas pessoas invadiram sua casa. Um deles atacou e amarrou uma de suas governantas e saiu com vários de seus itens depois que ela deu o alarme em seu quarto seguro.[49]
Enya é conhecida por manter um estilo de vida privado, dizendo: "A música é o que vende. Não eu, ou o que eu defendo... é assim que eu sempre quis".[39][50] Ela não é casada e é uma tia substituta das duas filhas dos Ryans.[51] Em 1991, ela disse: "Tenho medo do casamento porque tenho medo de que alguém me queira por causa de quem eu sou, em vez de porque me amava... Eu não iria me precipitar em nada inesperado, mas penso muito sobre isso".[52] O relacionamento que ela teve com um homem terminou em 1997,[42] na época em que ela considerou tirar um tempo fora da música para ter uma família, mas descobriu que estava se pressionando sobre o assunto e "segui o caminho que eu queria seguir".[35] Ela se declara "mais espiritual do que religiosa... Retiro da religião o que gosto".[31]
Em 2006, Enya ficou em terceiro lugar em uma lista dos artistas irlandeses mais ricos, com uma fortuna estimada em 75 milhões de libras, e em 95.º na lista de ricos do Sunday Times dos 250 irlandeses mais ricos.[53] Na edição de 2016, que listou seus 50 maiores "Milionários da Música da Grã-Bretanha e Irlanda", ela emergiu como a cantora mais rica, com uma fortuna de 91 milhões de libras, sendo listada no 28.º lugar.[54]
Em 2017, uma espécie de peixe recém-descoberta, Leporinus enyae, encontrada na área de drenagem do rio Orinoco, foi nomeada em sua homenagem.[55][56]
O asteroide 6433 Enya tem o nome dela.[57]