Discutindo o significado de palavras

Conversas descontraídas sem compromisso

Discutindo o significado de palavras

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2224
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Idioleto é o sistema linguístico individual, usado por uma única pessoa durante um tempo da sua vida, que reflete sua maneira particular de usar a língua, trazendo características pessoais (posição social, idade, região etc,). Contém as construções gramaticais mais usada, pronúncia particular e o próprio conjunto de palavras. Uma mesma palavra pode ter um significado levemente diferente de uma pessoa para outra.

Neste tópico vamos discutir o significado de palavras da língua portuguesa (e outras línguas), que costumam ter significado diferente dependendo da pessoa. Ou tendo um significado de dicionário muito diferente do usado pela maioria das pessoas no cotidiano.


Começando:

Chique
Para alguns significa elegante ou de alto nível (como conquista ou status). Para outros significa simplesmente "bom".


Gostar, amor, paixão
Existe confusão e as palavras costumam ser trocadas. Por isso, nos baseamos no contexto para entender o significado. Na minha opinião são três sentimentos.

Gostar: Ter visão positiva de um objeto ou pessoa por causa de sua utilidade, mas trata-se de um objeto substituível. A pessoa gosta de um bom funcionário, ou do próprio carro, ou de um livro, ou de um cantor famoso.

Amor: É gostar de um ser humano (ou animal de estimação), desejando o bem-estar e a presença dele. Não aceita a perda por ser insubstituível. Pode-se amar um familiar, amigo e cônjuge/namorado.

Paixão: É ter o desejo de contato físico com um ser humano do sexo oposto, mas por causa do corpo (pelo menor por causa do corpo). Pode ou não ocorrer simultaneamente com amor ou gostar. No caso de gostar (não amar) significa gostar por causa da utilidade como objeto sexual.
Responder